Sunteți pe pagina 1din 12

Meio ambiente e direitos humanos

Elaborado em 11.2000. Atualizado em 08.2002. Andria Minussi Facin advogada em Porto Alegre (RS), especialista em Direito Pblico pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
HTTP://JUS2.UOL.COM.BR/DOUTRINA/TEXTO.ASP?ID=3463

Sumrio:
1. Noo de Direito Ambiental e Meio Ambiente; 2. Noo de Direitos Humanos; 3. Direito Ambiental e Direitos Humanos; 4. Reconhecimento do Direito Ambiental e Meio Ambiente como Direito Fundamental.

"O meio ambiente , atualmente, um dos poucos assuntos que desperta o interesse de todas as naes, independentemente do regime poltico ou sistema econmico. que as conseqncias dos danos ambientais no se confinam mais nos limites de determinados pases ou regies. Ultrapassam as fronteiras e, costumeiramente, vm a atingir regies distantes. Da a preocupao geral no trato da matria que, em ltima anlise, significa zelar pela prpria sobrevivncia do homem." (Vladimir Passos de Freitas, na obra "Direito Administrativo e Meio Ambiente, p. 7)

1/2

1. NOO DE DIREITO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE O termo ambiente de origem latina - "ambiens, entis: que rodeia"
(1)

-,

determinando, dentre seus significados, o que encontra-se no meio em que vivemos. Muitos doutrinadores consideram redundncia a utilizao da palavra meio e ambiente, pois entendem que o meio o local em que vivemos, e ambiente, da mesma forma, tambm tem o mesmo significado, ou melhor, ambos tm a mesma abrangncia. Contudo, tem-se considerado, que a utilizao da terminologia meio ambiente, seria para dar maior importncia ao tema, devido a sua relevncia no mundo e esta a terminologia consagrada em nosso Pas. Nas palavras de Jos Afonso da Silva, meio ambiente "a interao do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em toda as suas formas" (2). Cumpre assinalar, que desde os remotos tempos, sempre existiram normas voltadas para a tutela da natureza, mas no de forma expressa e abrangente como no presente. E isto se deve ao desenvolvimento atual do mundo e os diversos problemas de destruio do meio ambiente, que fizeram com que as Naes tomassem um posicionamento para proteger a natureza, elaborando legislaes de proteo ambiental. Assim, o Direito Ambiental toma forma, sendo considerado um sistema de normas jurdicas que visam a preservao do meio ambiente, objetivando a melhoria da qualidade de vida humana. Na doutrina, a definio de Direito Ambiental tem sido em torno de ser "um direito fundamental que cumpre a funo de integrar os direitos saudvel qualidade de vida, ao desenvolvimento econmico e proteo dos recursos naturais (...)" (3). Evidencia-se, portanto, que a qualidade do ambiente em que vivemos, influi consideravelmente na qualidade de vida, e as normas jurdicas visam a tutelar este
2/12

direito fundamental do ser humano. Portanto, a qualidade do meio ambiente passa a ser um bem ou patrimnio que deve ser preservado e recuperado, onde o Poder Pblico, pelo comando imperativo das normas, passa a assegurar qualidade de vida, que consequentemente implica em boas condies de trabalho, lazer, educao, sade, segurana.

2. NOO DE DIREITOS HUMANOS Os direitos humanos so todos aqueles direitos inerentes s pessoas humanas, visando a proteo das mesmas, que podem ser aceitos por todas as culturas, ou seja, por todos os povos da Terra em todos os Estados Soberanos. Na doutrina mundial, existe uma classificao histrica dos direitos humanos, que os distingue em Direitos Humanos de Primeira, Segunda e Terceira Gerao. Os Direitos Humanos de Primeira Gerao surgiram no cenrio mundial na Revoluo Francesa, em 1789, e foram preservadas as garantias individuais do ser humano, os direitos civis e polticos. A Segunda Gerao dos Direitos Humanos em espcie, surgiu em meados do sc. XIX, com a Revoluo Industrial, e tem como principal marca, o papel do Estado, que passou a ser o mediador de conflitos coletivos, tendo sua atuao na economia, na proteo dos trabalhadores e na implementao de polticas visando o desenvolvimento social. J os Direitos Humanos de Terceira Gerao, so mais recentes, e tratam especificamente dos direitos difusos. Sua primeira manifestao ocorreu durante e aps a Segunda Guerra Mundial e esto consubstanciados na Carta das Naes Unidas e outras tantas convenes internacionais. A doutrina entende como direitos humanos de Terceira Gerao, os direitos de solidariedade, a proteo do patrimnio histrico, cultural e ambiental, com a inteno de repreender os danos ambientais, e assegurar uma vida digna, para as geraes presentes e futuras.
3/12

Assim, como a doutrina passou a considerar como Direito Humano de Terceira Gerao o direito a um ambiente digno e sadio, quando se viola o direito ao meio ambiente, tambm se viola os direitos humanos.

3. DIREITO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS A construo do Direito Ambiental, na verdade, resulta da luta dos povos por uma nova forma e qualidade de vida, conforme pode ser vislumbrado pela procura do Judicirio para solucionar graves questes do meio ambiente. Sob este prisma, v-se que o meio ambiente pode ser entendido como um direito econmico que pode ser usufrudo por todos. Da resulta a natureza econmica do mesmo, visto que, refere-se preservao da utilizao racional dos recursos ambientais, que tambm so recursos econmicos, de forma a garantir a qualidade de vida do ser humano, que necessita dos recursos ambientais como garantia de sua sobrevivncia na terra. Desta forma, infere-se que o meio ambiente onde se expande a vida humana e o mnimo que o ser humano pode fazer, preserv-lo. Por isto, todo o desenvolvimento econmico-social deve ser compatibilizado com a presuno da qualidade do meio ambiente e do equilbrio ecolgico. Os direitos humanos esto cada vez mais se ampliando, e dentre os mesmos, podese atualmente vislumbrar, o direito um meio ambiente sano, o que demonstra o anseio da sociedade por uma vida com qualidade. Alis, bem acentua Norberto Bobbio, ao comentar sobre os direitos humanos, precisamente sobre o meio ambiente, aduzindo que "o mais importante deles o reivindicado pelos movimentos ecolgicos: o direito de viver num ambiente no poludo" (4).

4/12

A proteo ao meio ambiente pode ser considerada como um meio para se conseguir o cumprimento dos direitos humanos, pois na medida em que ocorre um dano ao ambiente, consequentemente, haver infrao outros direitos fundamentais do homem, como a vida, a sade, o bem estar; direitos estes, reconhecidos internacionalmente. O direito vida, visto como um direito universal do ser humano, visa estabelecer segurana e igualdade todos os povos. Isto significa dizer, que se todas as Naes preservarem e contriburem para um ambiente sadio, todos os povos estaro protegidos, independente de se considerar a classe econmica existente nos mesmos. Contudo, nesta empreitada, no se pode considerar cada Nao individualmente, nem os membros desta separadamente, pois o prejuzo que um deles possa causar, certamente, acarretar tambm prejuzo para outros. E a preservao do ambiente e da vida, faz com que seja preservado o princpio da igualdade, que tambm um direito universal do homem. O direito humano e o direito a um ambiente sadio esto interligados, pois ambos buscam preservar vida, ou melhor, a qualidade de vida na Terra. So direitos que, onde houver a violao de um, haver do outro, posto que, se violados, invadem um o campo do outro, constituindo um duplo desequilbrio, tanto ambiental quanto humano. Destarte, conclui-se, que sempre que houver uma violao ao meio ambiente, haver uma violao aos direitos humanos.

4. RECONHECIMENTO DO DIREITO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE COMO DIREITO FUNDAMENTAL O meio ambiente tema relevante nas Constituies atuais do mundo inteiro, sendo que tem sido consagrado como direito fundamental do ser humano.
5/12

No Brasil, at a publicao da Lei de Poltica Nacional do Meio Ambiente

(5)

, no

havia definio no ordenamento jurdico ptrio sobre meio ambiente, sendo que esta lei passou a consider-lo como patrimnio pblico, que deve ser assegurado e protegido por todos, visto ter cunho de uso coletivo. A Constituio Federal de 1988 foi a primeira a tratar expressamente da questo ambiental, precisamente no art. 225 (6) e em outras normas constitucionais, seja de forma expressa ou implcita. Contudo, pela interpretao das normas, conclui-se que o Direito Ambiental um dos direitos fundamentais da pessoa humana, o que refora a posio de que se trata de direitos humanos. Assim, a Carta Magna tem como bem protegido o meio ambiente como um todo e no o recurso natural individual, pois o meio ambiente um bem comum do povo. No Brasil, as Constituies anteriores de 1988, no consagravam regras especficas sobre o meio ambiente. A Constituio Federal de 1946 foi a nica que trouxe meno sobre o direito ambiental, estabelecendo a competncia para a Unio legislar sobre a proteo da gua, das florestas, da caa e pesca. Portanto, foi a Constituio Federal de 1988, a primeira a tutelar a questo do meio ambiente, em termos especficos e atuais, destinando um significante captulo ao mesmo, alm de outras menes no corpo do texto constitucional. O ncleo normativo do direito ambiental contido no artigo 225 da Carta Magna, est dentro do ttulo constitucional denominado da "Ordem Social", o que faz concluir, que o meio ambiente um direito social do homem. (7) Por este motivo, infere-se que o contedo da norma matriz inserida no mencionado artigo, no sentido de que todos tem direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. O direito fundamental preservao do meio ambiente e o direito vida, a nvel mundial, foi reconhecido pela Declarao do Meio Ambiente, adotada na Conferncia das Naes Unidas, em Estocolmo, em 1972.

6/12

A referida Declarao, consagrou nos seus Primeiro e Segundo Princpios, que o ser humano tem direito fundamental liberdade, igualdade e a uma vida com condies adequadas de sobrevivncia, num meio ambiente que permita usufruir de uma vida digna, ou seja, com qualidade de vida, com a finalidade tambm, de preservar e melhorar o meio ambiente, para as geraes atuais e futuras." (8) O meio ambiente, passou, portanto, a ser considerado essencial para que o ser humano possa gozar dos direitos humanos fundamentais, dentre eles, o prprio direito vida. A proteo ambiental referenciada em Estocolmo faz com que todos os povos comecem a pensar de maneira diferente, ou seja, de que junto com o desenvolvimento econmico do mundo inteiro, deve ser consagrado o direito fundamental da vida humana na terra, visando com isto, a melhora do meio ambiente em benefcio do homem atual e seus descendentes. Frisa-se aqui, a preocupao, mais uma vez, com a vida vindoura. A questo posta acima, um pouco delicada, porque de um lado, existem as medidas de proteo da natureza e de outro, tambm assegurado aos povos o desenvolvimento econmico, como forma de combater a misria. Na verdade, o crescimento econmico deve sempre respeitar a natureza, de forma a no ocasionar sacrifcios e prejuzos ao meio ambiente. Assim, o desafio que se impe, que deve-se encontrar meios de desenvolvimento sem agresso ao meio ambiente, visando com isto, no violar tambm os direitos fundamentais da vida. A Declarao de Estocolmo influenciou elaborao do captulo destinado ao meio ambiente na Constituio Federal de 1988. Na Constituio Federal, como mencionado anteriormente, o direito a um meio ambiente sadio consagrado como um direito humano fundamental, pois o meio ambiente considerado um bem de uso comum do povo e essencial sadia

7/12

qualidade de vida. Destarte, o meio ambiente e os bens ambientais se integram categoria de bens comuns a todos. Ademais, a previso expressa no art. 5, inc. LXXIII,
(9)

que um artigo que se

refere aos direitos e garantias fundamentais, faz concluir que a ao constitucional visando a defesa do meio ambiente, demonstra que este um direito fundamental do ser humano. Infere-se ainda, que no Rio de Janeiro, no ano de 1992, foi realizada a Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - Rio 92 -, que reafirmou os princpios (10) da Declarao de Estocolmo, e introduziu outros sobre o desenvolvimento sustentvel, ou seja, de que o ser humano tem direito uma vida saudvel e em harmonia com a natureza, devendo ainda, estar no centro do desenvolvimento. Assegurou, portanto, a referida Declarao, a "correlao de dois direitos fundamentais do homem: o direito ao desenvolvimento e o direito a uma vida saudvel." (11) Assim, infere-se que em Estocolmo foi aberto o caminho para o reconhecimento do meio ambiente como um direito fundamental entre os direitos sociais do homem. Alis, importante "que se tenha a conscincia de que o direito vida, como matriz de todos os demais direitos fundamentais do homem que h de orientar todas as formas de atuao no campo da tutela do meio ambiente." (12) Frisa-se, que a existncia de outros direitos fundamentais, como o direito de propriedade e o direito ao desenvolvimento dos pases, no inibe a consagrao do direito humano a um meio ambiente saudvel, visto que, se deve primar pelo direito fundamental do ser humano, que o seu direito vida. Acrescenta-se ainda, que a vida somente ser assegurada, se existir a qualidade do meio ambiente, pois este, alm de proteg-la, responsvel pela qualidade de vida.

8/12

Importante salientar, com base nas afirmaes acima, que a funo social da propriedade passa a ter que respeitar os valores ambientais, de forma que o seu desrespeito encerra o no cumprimento da funo social. Na Constituio Federal, a necessidade de um meio ambiente saudvel e ecologicamente equilibrado, foi exigida em direito fundamental pelo ordenamento jurdico. A Carta Constitucional reconhece que as questes ambientais so de importncia relevante para a sociedade, para a preservao dos valores que no podem ser mensurados, porque a defesa ambiental um princpio fundamental. Na interpretao dos dispositivos da Constituio Federal vigente, no que se refere ao meio ambiente, tem-se que buscar conhecimento em recursos que no so jurdicos, pois tem muitos termos tcnicos e especficos referentes a ecologia, que no so termos muito conhecidos em direito. Destarte, preciso levar em conta as diferentes conexes materiais e de sentido com outros ramos do direito e outras reas do conhecimento, no devendo se restringir ao tecnicismo jurdico. A Constituio inseriu contedo humano e social nos dispositivos relativos ao meio ambiente, assegurando a todos o direito de que as condies que regem a vida no sejam mudadas de forma desfavorvel, por serem essenciais. A preocupao da Carta Constitucional foi de preservar o ambiente para geraes futuras, preservando-o e recuperando as reas j degradadas, preocupao esta, que tem sua origem na Declarao de Estocolmo, como mencionado alhures. Destarte, a Constituio imps a todos, uma obrigao de zelo e respeito com o meio ambiente. O direito ao ambiente como um dos direitos fundamentais da pessoa humana um importante marco na construo de uma sociedade democrtica, participativa e socialmente solidria.

9/12

A Constituio Federal, com o intuito de tornar efetivo o exerccio do direito ao meio ambiente sadio, estabeleceu direitos pblicos subjetivos, que podem ser exercidos a qualquer momento, e que se possa exigir do Estado e dos particulares a proteo devida ao ambiente. Infere-se ainda, que a preocupao com as geraes futuras, torna-se um grande desafio para o homem, pois este o depositrio da vida do planeta, e quem deve buscar todos os esforos para dar condies de composio de solues, pois o ambiente o patrimnio da humanidade, e a todos pertence. Alis, a prpria disciplina de Direito Ambiental consagra como o princpio mais importante, o Princpio do Direito Humano Fundamental, pois deste, decorrem todos os outros. Por todos os argumentos expostos, infere-se que a preocupao geral de forma a resguardar o meio ambiente, visto que, a sua destruio afetar todos indistintamente, independente de ter maiores ou menores condies financeiras. A proteo ao meio ambiente relevante, na medida que importante preservar a natureza, como meio da prpria subsistncia e existncia da vida humana. A manifestao dos doutrinadores a este respeito relevante e precisa, vez que a proteo ambiental abrange "a preservao da natureza em todos os seus elementos essenciais vida humana e a manuteno do equilbrio ecolgico, visa tutelar a qualidade do meio ambiente em funo da qualidade de vida, como uma forma fundamental da pessoa humana." (13)

BIBLIOGRAFIA ALMEIDA, Fernando Barcellos de. Teoria Geral dos Direitos Humanos. 1a edio, Porto Alegre, Sergio Antonio Fabris Editor, 1996. ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito Ambiental. 1a edio, Rio de Janeiro, Editora Lumen Juris, 1996.
10/12

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos, traduo de Carlos Nelson Coutinho. 4a reimpresso, Rio de Janeiro, Campus, 1992. FREITAS, Vladimir Passos. Direito Administrativo e Meio Ambiente. 1a edio, 2a tiragem, Curitiba, Juru, 1995. MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 4a edio, So Paulo, Malheiros Editores Ltda, 1992. SILVA, Jos Afonso. Direito Ambiental Constitucional. 2a edio, 2a tiragem, So Paulo, Malheiros, 1997

Notas
1. Machado, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro,.p. 65. 2. Silva, Jos Afonso da. Direito Constitucional Ambiental, p. 2. 3. Antunes, Paulo de Bessa, Direito Ambiental, p. 8. 4. Bobbio, Norberto. A Era dos Direitos, p. 6. 5. Lei n 6.938, de 31 de outubro de 1981, art. 3, inc. I: "O conjunto de condies, leis, influencias e interaes de ordem fsicas, qumica e biolgica, que permite, que abriga e rege a vida em todas as suas formas." 6. "Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. 1. Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao poder pblico: I preservar e restaurar os processos ecolgicos essencias e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas; II preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico; III definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente

11/12

atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justificam sua proteo; IV exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade; V controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; VI promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; VII proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade. (...)" 7. Silva, Jos Afonso da. Direito Constitucional Ambiental, p. 29. 8. "Princpio 1 - O homem tem o direito fundamental liberdade, igualdade e ao desfrute de condies de vida adequada, em um meio ambiente de qualidade tal que lhe permita levar uma vida digna, gozar de bem-estar e portador solene de obrigao de melhorar o meio ambiente, para as geraes presentes e futuras (...)." "Princpio 2 Os recursos naturais da Terra, includos o ar, a gua, o solo, a flora e a fauna, especialmente, parcelas representativas dos ecossistemas naturais, devem ser preservadas em benefcio de geraes atuais e futuras (...)." 9. Art. 5, LXXIII: "qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia;" 10. "Princpio 1 Os seres humanos constituem o centro das preocupaes relacionadas com o desenvolvimento sustentvel. Tm direito a uma vida saudvel e produtiva em harmonia com o meio ambiente." 11. idem nota 7, p. 41. 12. idem nota 7, p. 44. 13. idem nota 7, p. 36.

12/12

S-ar putea să vă placă și