Sunteți pe pagina 1din 31

ELETRICA BASICA

Assine 0800 703 3000 SAC


BLOG GRTIS

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm
Bate-papo E-mail Notcias Esporte Entretenimento Mulher Shopping

HOSPEDAGEM HTML GRTIS

TEORIAS DA ELETRICIDADE
Como j foi abordado na pgina inicial o objetivo do site informar de forma direta e resumida as teorias de eletricidade. Algumas idias foram tiradas de diversas partes da internet e resumidas para um melhor entendimento. importante ler todo o contedo, pois uma explicao sempre complementa o outro assunto. O texto est dividido em 14 tpicos que esto voltados para a rea veicular. E mais uma vez reforo o conselho: para qualquer tipo de manuteno ou experincia consulte um profissional qualificado. ------------------------------------------Tpicos 1- O tomo 2- Princpios bsicos da eltrica 3- Analogia com o sistema hidrulico 4- Leis de OHM 5- Tenses alternada e contnua 6- Motor de partida 7- Componentes eletrnicos 8- Ondas eletromagnticas 9- Rede CAN (bits e bytes) 10- Modulao por largura de pulso 11- Unidade injetora 12- Common Rail 13- Baterias 14- Equipamentos de teste

1 O tomo

O tomo: Partcula fundamental da matria que formado por nutrons (no tem carga), prtons (carga positiva) e eltrons (carga negativa). O conjunto de tomos forma as molculas que formam as substncias. O tomo semelhante a um tijolo na construo. O conjunto de tijolos forma as paredes (molculas),e elas formam as casas (substncias). Ou ainda podemos compar-lo com as clulas humanas que juntas formam o tecido que formam o corpo.

1 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA
tecido que formam o corpo.

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm

Eletricidade: Fenmeno fsico originado por cargas eltricas estticas ou em movimento. Existe dois tipos de cargas eltricas: positiva e negativa.

2 Princpios bsicos da eletricidade:

TENSO: Diferena de potencial entre dois pontos. Sua unidade de medida o volt (V), em homenagem ao fsico italiano Alessandro Volta. Experincia Esfregando uma caneta no cabelo, os eltrons so transferidos do cabelo para a caneta (plstico) e a mesma fica carregada negativamente. Ao aproximar de pequenos pedaos de papel, eles so atrados porque existem mais eltrons na caneta do que no papel. Cargas eltricas de sinais diferentes se atraem. Numa bateria atravs de processos qumicos, existem placas com cargas negativas e placas com cargas positivas. Ao ligar um consumidor (uma lmpada por exemplo) a diferena de potencial entre os plos faz que ocorra um fluxo de eltrons do plo negativo para o positivo. Nota: O sentido da corrente eltrica do negativo para o positivo, mas no incio da histria da eletricidade definiu-se o sentido da corrente eltrica como sendo do positivo para o negativo. Esse sentido continua a ser utilizado hoje e chamado de sentido convencional da corrente. CORRENTE ELTRICA: o fluxo de eltrons que circula por um condutor. Sua unidade de medida o ampre (A), em homenagem ao fsico francs Andr Marie Ampre. RESISTNCIA ELTRICA: a oposio passagem de corrente eltrica. Sua unidade de medida o ohm (), em homenagem ao fsico alemo George Simon Ohm. POTNCIA ELTRICA: uma grandeza que mede a rapidez com que a energia eltrica transformada em outra energia. Exemplos: O chuveiro converte energia eltrica em calor. A lmpada converte energia eltrica em luz. Sua unidade o watt (W), em homenagem ao matemtico escocs James Watt.

3 Analogia com o sistema hidrulico


Para entender as teorias da eltrica vamos usar o sistema hidrulico para entender o sistema eltrico. Imagine uma caixa dgua, a uma altura de 5 m, com 500 litros de gua. Agora ligue sua sada um cano com uma torneira. Enquanto a torneira estiver fechada, no haver fluxo de gua. Ao abrir a torneira, o potencial hidrulico empurrar a gua pelo cano. Podemos considerar que o cho tem um nvel zero em relao caixa dgua. Por causa dessa diferena de nvel que existe um potencial hidrulico que fora a gua escorrer pelo cano.

2 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm

Obs.: Se colocar um cano mais fino, o fluxo de gua ser menor. A caixa dgua representa a bateria, o fluxo de gua a corrente eltrica e o cano representa o fio. Nota: Numa residncia quando elevamos a altura da caixa dgua, independente da capacidade da mesma (500 litros, 1000 litros), o potencial hidrulico aumenta. 3.1 Porque existem vrias pilhas de 1,5 volts com tamanhos diferentes Vamos pegar o exemplo anterior e colocar dentro cano uma roda que gira com a fora da gua fazendo funcionar um ventilador (vamos usar um pouco de imaginao). Se a quantidade de gua for de 500 litros o ventilador ir funcionar com uma velocidade por um tempo determinado. Mantendo a altura da caixa e aumentando a capacidade para 800 litros, o ventilador ir funcionar com a mesma velocidade por um tempo maior. Por isso existem pilhas de tamanhos diferentes, mas com capacidade maior de fornecimento de energia. Se no exemplo citado, elevasse a caixa, o potencial hidrulico aumentaria, e o ventilador funcionaria mais rpido. Elevando ainda mais a caixa, maior o potencial hidrulico e por conseqncia, danificaria o ventilador. Por isso uma lmpada usada em 12 volts queimaria se fosse utilizada em 24 volts. Ao acionar uma chave em um circuito, a diferena de potencial das pilhas, baterias, empurram os eltrons atravs do condutor passando pelo consumidor. Quanto maior a diferena de potencial, maior o fluxo de corrente eltrica. Quanto mais fino for o fio, mais resistncia, menor o fluxo de corrente eltrica. Nota 1: Pela lei de Ohm o aumento da corrente eltrica diretamente proporcional ao da tenso e inversamente proporcional ao da resistncia eltrica. Nota 2: Ao tomar um choque eltrico a pessoa se comporta como um condutor. Dependendo do valor da diferena de potencial (Tenso), pode ocorrer queimadura grave e at morte.

4 Lei de Ohm
Para calcular corrente eltrica, resistncia, tenso ou potncia utiliza-se a lei de Ohm. V=R.I, onde V= tenso, R= Resistncia I= corrente. Exemplos: - Num circuito de 12V, com uma lmpada com resistncia de 4. Qual a corrente eltrica? Resp.: 12= 4.I || I= 12/4 || I= 3A - Num circuito que tenha uma lmpada de 10 e 8A de corrente. Qual a tenso? Resp.: V= 10.8 || V= 80V Nota: Para calcular a potncia eltrica basta multiplicar a tenso pela corrente consumida. 4.1 Calculando a corrente consumida pela potncia das lmpadas Exemplos: - Uma carreta (24V) com 15 lmpadas de 5W. Potencia total= 75W P=V.I 75/24=3,125A

3 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm

Para proteger esse circuito o fusvel mais prximo vendido para caminhes o de 5A.

- Ligando dois faris auxiliares num circuito de 12V com duas lmpadas de 70W cada. Potncia total= 140W 140/12= 11,67A

5 Tenso Alternada e Tenso Contnua

Tenso contnua Fluxo constante e ordenado de eltrons sempre numa direo. Seu valor no se altera com o tempo. Veja o grfico a seguir:

Ex.: Uma bateria de 9 volts ir fornecer uma tenso sem alterar sua direo.

Tenso alternada O sentido da tenso varia com o tempo. Veja o grfico a seguir:

Ex.: Nesse exemplo o alternador de 12 volts gerar uma tenso que iniciar de 0 volts chegando ao pico (+12V) e depois passando por 0 volts e chegando ao pico negativo (-12V). Nota: Ao aplicar uma tenso alternada, surgir tambm uma corrente alternada.

4 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm

5.1 Induo eletromagntica Uma corrente eltrica gerada ao posicionar um condutor num meio magntico varivel ou movendo um condutor num meio magntico estvel. o princpio de funcionamento dos alternadores e dnamos.

Na figura abaixo temos um exemplo simples:

Um motorzinho como esse possui dois ims colados na carcaa e um induzido (bobina enrolada com fio de cobre). Ao girar o eixo do motor, o campo magntico induz na bobina uma corrente eltrica. A energia extrada atravs de dois cabos ligados na parte traseira do motor. Nota: Ao aplicar uma tenso contnua nos dois cabos ligados na parte traseira do motor, o induzido gerar um campo magntico formando na bobina um plo sul e um plo norte magntico. Os ims da carcaa iro atrair os plos opostos e repelir os plos iguais criando movimento de rotao. Portanto nesse exemplo citado, quando o eixo do motor for girado mecanicamente, ele funcionar como um gerador e quando deixar o eixo livre e aplicar uma tenso nos seus fios ele funcionar como um motor eltrico.

5.2 Gerador e Alternador O dnamo ou simplesmente gerador era muito usado nos carros mais antigos (Fusca, Kombi, etc). Como foi explicado anteriormente, ao ser acionado, uma corrente circula na bobina de campo que se comporta como um im e induz uma corrente eltrica no induzido que extrada atravs das escova que esto ligadas no coletor do induzido.

5 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA
atravs das escova que esto ligadas no coletor do induzido.

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm

O alternador tem a capacidade de fornecer eletricidade em baixas rotaes, maior durabilidade, suporta altas rotaes e atualmente com regulador de tenso multifuno capaz proteger o sistema de eletrnica embarcada presente nos veculos atuais. O alternador veicular composto de rotor (bobina mvel), estator (enrolamento fixado na carcaa), placa retificadora, regulador de tenso, mancais, polia e rolamentos.

6 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm

ROTOR

ESTATOR

PLACA RETIFICADORA

REGULADOR DE TENSO

Funcionamento: A corrente eltrica flui atravs do rotor criando um campo magntico, atravs da rotao induzido a movimentao dos eltrons nas bobinas do estator, que resultar em corrente alternada. Para carregar a bateria, preciso retificar essa corrente, ou seja, fazer que a corrente alternada se transforme em contnua, passando pela placa de diodos. O regulador controla a tenso do alternador controlando a corrente que circular no rotor, pois a variao do campo magntico produzido pelo rotor determina a quantidade de energia gerada pelo alternador. Nota: importante entender que o regulador controla a tenso que sai do alternador controlando a corrente que circula no rotor e assim alterando seu campo magntico, pois a rotao e fluxo magntico influenciam na tenso produzida pelo alternador. Observao: No dnamo a corrente colhida pelas escovas que esto ligadas no coletor do induzido que est dividido em duas partes(ou mais). As duas bobinas produziro um plo sul e plo norte magntico. E assim um plo far a movimentao de eltrons num sentido e o outro plo em outro. Como as escova esto fixas e o coletor em movimento, sempre passar pela escova correspondente a corrente num nico sentido. Observe o desenho abaixo:

7 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm

No alternador, a variao do campo magntico alterna o movimento dos eltrons no estator. Cada ponta do estator est ligada placa retificadora para transformar a corrente eltrica em contnua. No caso do alternador, as escova ligadas ao rotor fornecem energia para ele produzir o campo magntico. Observe a figura abaixo:

5.3 Esquema eltrico do alternador O alternador (estator) possui trs bobinas que produzem energia de forma mais constante. Na figura abaixo est o esquema eltrico do alternador, regulador e bateria.

8 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm

6 Motor de partida
O objetivo do motor de partida fornecer rotao ao motor, at que ele possa funcionar sozinho. Funcionamento: O motor de partida possui uma chave eletromagntica (conhecido por automtico), que aciona um pinho que engrena na cremalheira fazendo o motor girar. Quando o motor entra em funcionamento e a chave do veculo liberada, o pinho volta ao seu estado inicial e o motor de partida para de funcionar.

Segue abaixo algumas figuras que mostram o funcionamento do motor de partida.

1) Posio de repouso.

9 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm

2) A chave de partida acionada, a chave eletromagntica puxa o garfo que empurra o pinho para engrenar na cremalheira e fecha o contato para o induzido girar.

3) O pinho encontra-se totalmente engrenado e o motor de partida tem torque para acionar o motor.

Nota: Se ao funcionar o motor do veiculo a chave de partida no for liberada, o motor de partida ir girar junto com o motor com uma rotao superior e inutilizar o mesmo. Em alguns veculos existem sistemas que no permite a partida com o motor em funcionamento.

7 Componentes Eletrnicos

Diodo - um simples semicondutor que permite a passagem da corrente eltrica num s sentido. composto de cristal semicondutor de silcio ou germnio. Quando polarizado diretamente permite a passagem de corrente eltrica. Se for polarizado inversamente ele bloqueia a corrente.

A lmpada acende com a polarizao direta.

10 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm

A lmpada apaga com a polarizao inversa.

Alguns tipos de diodo:

Diodo Zener O diodo zener quando polarizado inversamente permite manter uma tenso constante em seus terminais, ou seja, estabilizando-a no circuito. Quanto ao valor mximo de corrente admissvel, existem vrios tipos de diodo. Para limitar a corrente que passa no diodo zener a um valor admissvel por ele, ou seja, que ele suporta, associada uma resistncia em srie.

Alguns tipos de diodo zener:

11 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm

Led Diodo emissor de luz (Light Emitting Diode). Basicamente os leds so como pequenas lmpadas com a vantagem de no terem filamentos e no ficarem muito quentes e ainda durarem mais com baixo consumo de energia eltrica. Como o led um diodo, precisa ser polarizado diretamente para emitir luz. Os leds grandes (5mm) suportam uma corrente mxima de 12 a 30 mA que deve ser limitada com ajuda de um resistor em srie. Nota: No tpico sobre resistores ficar esclarecido o uso de resistores para proteger o circuito e componentes eletrnicos.

Resistores Os resistores oferecem oposio passagem de corrente eltrica. Podem ser fixos ou variveis. Resistores fixos no podem ter sua resistncia variada. So identificados atravs de um cdigo de cores, onde cada cor e a posio no corpo dos resistores representam o valor da resistncia e seu fator multiplicativo. A figura abaixo mostra a tabela de cores.

12 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm

Exemplo1: 1 faixa = algarismo 1 (marrom) 2 faixa = algarismo 2 (vermelho)

3 faixa = multiplicador por 1000 (laranja) 4 faixa = tolerncia 5% (ouro) Junte o primeiro algarismo com o segundo (1 e 2 forma-se 12) e multiplique pelo valor do multiplicador (12 x 1000 = 12000). Esse resistor de 12Kohms, +/- 5%.

Exemplo 2: 1 faixa (vermelha) 2 faixa (vermelha) 3 faixa (vermelha) 4 faixa (prata) Resposta: 2 e 2 = 22 x 100 = 2200 ohms ou 2Kohms +/- 10% Nota: Resistores de 5 ou 6 faixas so chamados de resistores de preciso.

13 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm

Smbolo de resistores fixos

importante observar que o resistor ao se opor corrente eltrica, haver gerao de energia trmica que calculado pela equao da potncia(Potncia=Tenso x Corrente). Os fabricantes especificam qual a potncia mxima que o resistor pode dissipar sem se queimar.Existem no mercado resistores de 1/8W, 1/4W, 1/2W, 1W, 2W, etc. Ao projetar um circuito por mais simples que seja necessrio colocar o resistor de potncia adequada para proteo do mesmo. Segue alguns exemplos: Exemplo1:

Primeiro preciso encontrar o valor da corrente do circuito I = V/R = 12/1000 = 0,012. Depois calcular a potncia P = V.I = 12.0,012 = 0,144. Nesse exemplo o led acenderia dentro da sua faixa de trabalho (12 a 30 mA) e o resistor usado poderia ser de 1/4W (dissipa at 250mW). Mas se no mesmo circuito utilizasse uma fonte de 24 volts poderia manter o mesmo valor de resistncia, substituindo o resistor por de maior potncia de dissipao. 24/1000 = 0,024 A 24.0,024 = 0,576 W Nota1: O resistor deve ser de 1W e o led continuaria a funcionar na sua faixa de trabalho (12 a 30 mA) porm com mais intensidade de luz. Para manter o led com a mesma intensidade de luz anterior s multiplicar a tenso pelo valor da corrente (0,012) e encontrar o valor do resistor. Nota2: Se utilizasse no circuito anterior o resistor de 2Kohm para manter a corrente no led de 0,012 A, o valor de dissipao seria de 24.0,012 = 0,288 W. O resistor usado poderia ser de 1/2W. Exemplo 2:

No circuito acima a lmpada acenderia com seu brilho mximo. Para diminuir o brilho s instalar um resistor em srie com a lmpada.

14 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm
diminuir o brilho s instalar um resistor em srie com a lmpada.

Observao: No tpico sobre associao de resistores ficar esclarecido sobre dissipao de potncia em circuitos que contenha dois ou mais resistor.

Resistores variveis - So aqueles que podem ser ajustado para qualquer valor desejado dentro da sua faixa. Reostato Resistor varivel com dois terminais para controlar a corrente. Potencimetro Resistor varivel com trs terminais para controlar a tenso.

Reostato

Potencimetro

Smbolos

15 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm

7.1 Associao De Resistores Para organizar em um circuito um conjunto de resistores interligados, associa-se vrios resistores. O comportamento desta associao varia conforme a ligao entre eles que pode ser em srie, paralelo ou mista. As associaes influenciaro nos valores de tenso, corrente e potncia do circuito. Associao em srie A corrente eltrica que passa em cada resistor da associao sempre a mesma. Em cada resistor haver uma queda de tenso. Lembrete: Associao em srie Mesma corrente e tenso dividida.

Calculando: Resistores em srie podem ter seus valores somados para calcular a corrente total do circuito. Resistncia total = 10 ohms. Corrente total = 12/10 = 1,2 A Para calcular a queda de tenso em cada resistor preciso multiplicar o valor da corrente total do circuito pelo valor de cada resistor do circuito. Resistor 1 4.1,2 = 4,8 volts Resistor 2 6.1,2 = 7,2 volts A soma das quedas de tenso igual ao valor da fonte. (4,8 + 7,2 = 12 volts) Para calcular a potncia de cada resistor s pegar o valor da queda de tenso de cada resistor e multiplicar pela corrente total do circuito. Resistor 1 4,8.1,2 = 5,76 W

Resistor 2 7,2.1,2 = 8,64 W.

Nota: Ao variar a resistncia de apenas um resistor, a queda de tenso ir variar tambm. Num circuito por exemplo de temperatura do motor, a centralina possui internamente um resistor fixo. O sensor de temperatura um resistor varivel que altera a sua resistncia em funo da temperatura do motor. Assim a central faz a leitura da queda de tenso e sabe pelos valores de tenso pr-determinados a temperatura real do motor.

Associao em paralelo: A corrente eltrica divida em cada resistor do circuito. A tenso a mesma em cada resistor.

16 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA
do circuito. A tenso a mesma em cada resistor.

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm

Lembrete: Associao em paralelo Mesma tenso e corrente dividida.

Calculando: Aplicando a lei de Ohm em cada resistor possvel calcular a corrente. Resistor 1 12/4 = 3 A Resistor 2 12/6 = 4 A Para calcular a potncia de cada resistor preciso multiplicar corrente de cada um pelo valor de tenso da fonte. Resistor 1 3.12 = 36W Resistor 2 4.12 = 48W.

Para calcular a resistncia total pode ser usada as seguintes frmulas:

1)Dois resistores de valores diferentes =

2)Dois resistores de valores iguais = o valor de uma das resistncias dividido pelo nmero de resistores utilizados: Onde N = nmero de resistores.

R/N

3)Para mais de dois resistores =

Nota: Ao associar geradores, baterias por exemplo, a regra de srie e paralelo tambm ser aplicada. Exemplo: 2 baterias de 12 volts de 150 ampres cada. Srie: 24 volts e 150 ampres. Paralelo: 12 volts e 300 ampres.

17 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm

Associao mista: aquela onde encontrada resistores em srie e paralelo. Para calcular a resistncia do circuito preciso resolver cada para em separado, ou seja, primeiro resolve a parte ligada em srie e depois em paralelo, ou vice-versa.

Capacitores Armazena energia eltrica. A capacidade de armazenamento de cargas eltricas chamada de capacitncia e sua unidade o farad (F). Ele formado por duas placas paralelas separadas por um material isolante, chamado dieltrico. Funcionamento: Quando o ligamos a uma tenso fixa (uma pilha por exemplo), momentaneamente passa por ele uma pequena corrente, at que suas placas paralelas fiquem carregadas. Uma fica com cargas negativas e outra com cargas positivas, ou seja, a placa do capacitor conectada ao terminal negativo da pilha aceita os eltrons que a pilha produz e placa do capacitor conectada terminal positivo da pilha perde os eltrons para pilha. Quando esta tenso desligada, o capacitor capaz de continuar fornecendo esta mesma tenso durante um pequeno perodo de tempo, funcionando, portanto como uma espcie de bateria de curta durao.

Smbolo

Transistor So utilizados como amplificadores e chaves eletrnicas. Um microfone, por exemplo, gera um sinal muito fraco que ao passa por um circuito eletrnico amplificado para ser usado em um alto falante. Os transistores esto presentes em rels, centrais eletrnicas e processadores. Funcionamento: O transistor tem trs plos: o Emissor (E), o Coletor (C) e a Base (B). Uma voltagem negativa passa do plo emissor para o coletor. Quando se aplica voltagem negativa tambm Base, ela passa a repelir os eltrons da corrente (como num m, negativo repele negativo), criando uma rea de isolamento e assim formando uma barreira que interrompe a corrente eltrica. Quando o transistor est funcionando como isolador, ao se aplicar uma corrente positiva na Base, o processo se inverte, e a barreira que repelia os eltrons desmanchada, permitindo que a corrente negativa volte a passar do Emissor para o Coletor. Para amplificar um sinal sonoro, liga-se o plo positivo do microfone base do transistor e o plo negativo diretamente ao alto-falante .A funo do microfone converter as ondas sonoras em ondas de corrente eltrica positiva que, ao entrarem no transistor repelem os eltrons. Uma ampla onda de eltrons passa

18 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm
no transistor repelem os eltrons. Uma ampla onda de eltrons passa pelo transistor e transforma a fraca onda vinda do microfone em uma grande cpia de si mesma. Essa grande corrente segue ento do ponto Coletor do transistor para o alto-falante, que apresenta assim o sinal sonoro amplificado.

Smbolo

Transistor NPN Conduz se inserido um positivo na base. Transistor PNP Conduz se inserido um negativo na base.

Rel Auxiliar - Um rel uma chave eletromecnica formada por um eletrom e um conjunto de contatos. Quando aplicada uma corrente de baixa intensidade na bobina do rel, cria um campo magntico que atrai o contato permitindo a passagem de alta corrente para o consumidor.

Exemplo: Ligando faris de milha - No pino 30 liga um positivo direto da bateria passando por fusvel de proteo. No pino 85 liga um negativo (pode ser na prpria lataria do veculo), no pino 86 pode ligar, por exemplo, no fio do farol alto passando por uma chave simples. E no pino 87 a sada para os faris de milha. Funcionamento: Ao acionar o farol alto a corrente passar pela chave auxiliar do rel. Se ela estiver fechada, chegar no pino 86. Como o pino 85 fornece negativo bobina do rel, essa por sua vez acionar o contato e a corrente passar do pino 30 para o 87 alimentando os faris de milha. A vantagem dessa ligao que foi possvel adicionar faris extras sem comprometer o funcionamento da chave de farol do veculo que foi projetada para fornecer a potncia que somente os faris originais exigem.A bobina do rel consumir uma baixa corrente e com os contatos fechados, a alta corrente alimentar os faris auxiliares.

8 Ondas eletromagnticas

Ondas eletromagnticas so ondas que se formam a partir da combinao

19 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm

dos campos magntico e eltrico que se propagam no espao transportando energia. Uma onda uma perturbao (um desvio de alguma coisa) que se propaga no espao, transmitindo energia e informao. Por exemplo, podemos chacoalhar uma corda num lado, e o desvio da corda vai se propagar pela corda. Som uma onda de presso, que se inicia pelas vibraes de uma corda vocal, se propaga pelo ar e finalmente detetado pelo tmpano. Da mesma maneira, chacoalhando (acelerando) uma carga eltrica, podemos gerar uma onda eletromagntica. A radiao eletromagntica muitas das vezes descrita por sua freqncia e expressa em hertz. (O hertz (smbolo Hz) a unidade derivada para freqncia, a qual expressa em termos de oscilaes por segundo (s-1 ou 1/s). A unidade nomeada em homenagem ao fsico alemo Heinrich Rudolf Hertz).

importante entender que variando as oscilaes, temos diversos tipos de ondas eletromagnticas. O espectro eletromagntico mostra os tipos de ondas eletromagnticas que so classificadas pela sua freqncia de oscilao ou pelo seu comprimento de onda.

Nota: Podemos citar como ilustrao a pedra na gua. Se jogarmos uma pedra pequena na gua ir produzir uma onda nela. Se jogarmos uma pedra maior, a onda ser maior. Existem circuitos que produzem ondas eletromagnticas para diversos fins. Estaes de rdio produzem ondas eletromagnticas para transmisso de informaes, programas, etc. Celulares produzem ondas eletromagnticas para comunicao com outros celulares. Um carrinho de controle remoto tem seus comandos enviados do controle para o brinquedo atravs de ondas eletromagnticas. Tais exemplos citados esto na faixa conhecida como ondas de rdio. Observe na figura que aumentando a freqncia, ou seja, as oscilaes, outros tipos ondas eletromagnticas surgem. Abaixo alguns exemplos:

Ex.: (1) Rdio O rdio formado basicamente por duas peas: transmissor e receptor. Num programa de rdio, por exemplo, a voz do locutor captada pelo microfone passando por um circuito eletrnico que vai amplificar e enviar atravs de uma antena em todas as direes. Quando

20 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm
amplificar e enviar atravs de uma antena em todas as direes. Quando um receptor for sintonizado vai receber a transmisso.

Ex.: (2) Forno microondas No forno de microondas um dispositivo chamado magntron produz ondas eletromagnticas com freqncia de 2450 MHz e irradiada para o interior do compartimento onde esto os alimentos. A energia absorvida aumenta a vibrao das molculas, produzindo o aquecimento dos alimentos.

Ex.: (3) Luz: A luz emitida por uma lmpada uma onda eletromagntica visvel ao olho humano. Os tomos liberam os ftons quando os seus eltrons so excitados. Um eltron do tomo tem nveis diferentes de energia, dependendo de uma srie de fatores, incluindo a sua velocidade e distncia do ncleo. Eltrons de diferentes nveis ocupam orbitais diferentes. Geralmente, eltrons com maior nvel de energia movem-se em orbitais mais afastadas do ncleo. Quando um tomo ganha ou perde energia, a mudana se reflete no movimento dos eltrons. Quando alguma coisa passa energia para o tomo, um eltron ser temporariamente impulsionado para um orbital mais alto, ou seja, mais afastatado do ncleo. O eltron s mantm esta posio por uma pequena frao de segundo e, quase que imediatamente, atrado de volta ao ncleo, para sua posio orginal. Assim que o eltron retorna ao seu orbital de origem, libera a energia extra na forma de um fton (em alguns casos, um fton luminoso).

Ex.: (4) Raio X Os raios X so emisses eletromagnticas de natureza semelhante luz visvel. So utilizados nas anlises das condies dos rgos internos, pesquisas de fraturas, etc. Na industria tambm so utilizados para avaliar condies de peas fabricadas. O organismo humano no pode ficar exposto continuamente aos raios X.

9 Rede CAN (bits e bytes)

O CAN (Controlled Area Network) foi desenvolvido na dcada de oitenta por Robert Bosh Gmb para interconexo entre dispositivos de controle em automveis, mas em poucos anos esta tecnologia migrou para outras reas. Atualmente encontram-se padres baseados no CAN em outros tipos de veculos como caminhes, nibus, barcos, satlites, mquinas agrcolas, mquinas da construo civil e mquinas militares. Outros padres com o CAN foram desenvolvidos para automao de plantas industrias, aplicaes na rea de robtica e para aplicaes em instrumentao, como em instrumentao mdica e agrcola. Com o aumento da tecnologia, conforto, segurana nos veculos, se fez necessrio um gerenciamento mais preciso dos sistemas eletrnicos presentes nos mesmo (freio abs, air bag, gerenciamento de motores, etc.) Para cada sistema citado, uma central eletrnica faz o gerenciamento, recebendo informaes dos sensores e comandando atuadores para executar tarefas pr-determinadas. A maioria dos veculos (automveis, nibus, caminhes) possui uma rede interligando essas centrais (conhecida como Rede CAN). Esse sistema permite um diagnostico mais preciso, reduo de chicotes eltricos, fusveis e rels. Segue abaixo um exemplo do Wolkswagen Plo: Dentro do Polo, pode haver at 13 centrais eletrnicas de comando, conhecidas como centralinas ou ECUs. Cada uma responsvel por uma funo especfica, como o disparo do airbag, o funcionamento do motor, a ao do ABS, o trio eltrico e assim por diante. O interessante

21 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm
a ao do ABS, o trio eltrico e assim por diante. O interessante que todas essas centralinas so interligadas em rede atravs do sistema CAN (Control Area Network). como se fosse uma rede de computadores na intranet, onde todos podem trocar informaes entre si sobre o status do modelo. E qual a vantagem dessa interligao? O interessante que, apesar de cada centralina ser independente, muitas vezes precisam captar mensagens de como vo certas funes do carro para trabalharem corretamente e de forma eficiente. Para se entender como funciona esta rede de comunicao na prtica, basta que se imagine uma coliso. Ao receber a informao da coliso, a centralina responsvel pelos airbags dispara o dispositivo e, simultaneamente, envia essa informao para a rede. Outra ECU, a que monitora, por exemplo, o fornecimento de combustvel, sabe que aquele dado importante para ela e, de imediato, interrompe o fluxo desligando a bomba eltrica. Por fim, uma terceira centralina tambm informada, a de Conforto: ela ativa o piscaalerta, acende a luz interna e destrava as portas. um verdadeiro trabalho em equipe de computadores.

9.1 Bits e Bytes Bit - (simplificao para dgito binrio, "BInary digiT" em ingls) a menor unidade de informao que pode ser armazenada ou transmitida. Usada na Computao e na Teoria da Informao. Um bit pode assumir somente 2 valores, por exemplo: 1 ou 0, verdadeiro ou falso.

Observe o circuito abaixo:

Existe apenas dois valores para este circuito: 1 - chave ligada e lmpada acesa (on) ou 0 - chave desligada e lmpada apagada (off).

Byte - Para os computadores, representar 256 nmeros binrios suficiente. Por isso, os bytes possuem 8 bits. Basta fazer os clculos. Como um bit representa dois valores (1 ou 0) e um byte representa 8 bits, basta fazer 2 (do bit) elevado a 8 (do byte) que igual a 256.

9.2 Como as centrais se comunicam As centrais eletrnicas utilizam conjunto de pulsos eltricos (bits) para se comunicarem. Assim como num cdigo Morse, o intervalo de sons ou luzes representa uma mensagem ou o apito de um policial de trnsito (silvos breves, longos, etc) que representa uma ao a ser obedecida. A rede de dados citada utiliza o protocolo CAN (protocolo um conjunto de regras determinadas a serem seguidas) para a interconexo entre elas.

22 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm

Mas como isso acontece? Podemos citar um exemplo bem simples (bem simples mesmo...): Vamos imaginar que numa fazenda voc instale um motor eltrico que atravs de uma correia faz funcionar uma bomba que puxa gua de uma cisterna e envie para uma caixa dgua. Junto com esse sistema, existe um outro motor eltrico que envia gua para um sistema irrigao. Para todo esse sistema existe uma central eletrnica que controla os dois motores e receba a informao de nvel de gua na caixa. Para controlar essa central existe uma outra que est localizada na sua casa a 40 metros de distncia. As duas esto ligadas por apenas um cabo par tranado (no final do tpico explicaremos o motivo do par tranado). Os componentes de todo esse sistema so: Central 1 Dentro da residncia. Com boto de acionamento e boto de desligamento para o motor da bomba dgua. Boto de desligamento para sistema de irrigao. Boto de desligamento geral. Cinco luzes pilotos para indicao do funcionamento dos motores 1 e 2 e falha de funcionamento dos motores e tambm funcionamento do sistema de irrigao. Central 2 Recebe comando da central e funciona o motor 1 da bomba dgua. Recebe informao do nvel de gua da caixa e comanda o motor 2 de irrigao. Tambm recebe informaes de sensores dos motores 1 e 2 que informam se a correia de funcionamento no est quebrada. Motor1 Bomba dgua. Motor 2 Sistema de irrigao. Sensores Nvel de gua da caixa, correia do motor 1 e correia motor 2. Para que tudo isso funcione, foi adotado um sistema simples de comunicao entre as centrais. O programador das centrais estabeleceu que a comunicao seria feita durante o tempo 1 segundo dividido por 4. E a espera de resposta de 4 segundos. Ele tambm programou as mensagens (conjunto de pulsos eltricos) para cada ao no sistema. O valor 1 equivale a 5 volts e o valor 0 a zero volt. Ao ligar o boto de acionamento a central 1 pulsar a seguinte mensagem: 1 0 1 0. Ou seja, cada parte do segundo (250 milissegundos) ter um valor eltrico ou no. (Como a central foi programada para entender pulsos eltricos durante 1 segundo dividido por 4, ela entender essa mensagem e executar uma ao). Ao receber essa mensagem a central 2 funcionar o motor 1. Se tudo estive ok, a central 2 enviar seguinte mensagem: 1 0 0 1, e a central 1 acender a luz piloto indicando o motor 1 em funcionamento. Se correia estiver quebrada, a central 2 ser informada atravs do sensor de funcionamento da correia e desligar o motor 1 e enviar a seguinte mensagem: 1 1 0 0. Ento a central 1 acender a luz piloto de falha de funcionamento do motor 1. Analisando a mensagem no grfico teramos:

Acionamento do motor 1.

23 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm

Motor 1 em funcionamento.

Falha do funcionamento do motor 1.

Para cada ao (acionamento do motor 2, falha no funcionamento, nvel de gua), teramos tambm mensagens pr-determinadas que estariam no mesmo formato: 1 1 1 0, 1 0 0 0, etc. Se a central 2 estivesse programada para funcionar o sistema de irrigao quando o nvel da caixa dgua estivesse completo, ela executaria essa ao e informaria a central 1. Ao quebrar a correia, a central 2 desligaria a o motor e mandaria uma mensagem para a central 1 informando a falha. Atualmente nos veculos, uma simples lmpada de placa queimada informada ao motorista pelo painel de instrumentos. Geralmente funciona assim: a central responsvel pelo gerenciamento das lmpadas identifica a lmpada queimada e coloca a mensagem na rede. O painel recebe essa mensagem e informa ao motorista atravs de um display qual lmpada que est queimada. Lmpadas, sensores, unidades injetoras, etc, so monitoradas pelas diversas centrais para conforto e segurana dos veculos.

Como foi dito anteriormente, esse um exemplo muito simples, para que voc possa entender que as centrais se comunicam atravs de um conjunto de pulsos eltricos que uma vez j programada informar qual a ao a ser executada. No nosso exemplo com apenas um cabo par tranado foi possvel enviar e receber vrios comandos que num sistema eltrico convencional seria preciso de no mnimo um fio para cada tarefa. A rede Can em veculos por exemplo, fez que reduzisse o nmero de fios, fusveis e rels tornando o sistema mais confivel e com possibilidade de diagnosticar falhas com mais preciso. claro que na rede Can as mensagens no funcionam como nosso exemplo (4 bis por segundo). Num caminho, por exemplo, a central do motor est ligada a rede que funciona a 250 Kbits por segundo. Alm de a velocidade ser muito, mas muito maior que o nosso exemplo, as mensagens tambm possuem mais bits que identificam melhor as aes a serem tomadas pelas centrais e funcionam com valores de tenso de 3,5 e 1,5 volts. Esse exemplo simples serviu para entender o princpio de funcionamento de um sistema complexo como esse. importante fazer uma leitura no tpico que est no link que segue abaixo e tambm uma pesquisa mais detalhada sobre o assunto. http://pt.wikilingue.com/es/Autocarro_CAN

Nota: Considerando-se fios eltricos como o meio de transmisso dos dados, existem trs formas de se constituir um barramento CAN, dependentes diretamente da quantidade de fios utilizada. Existem redes baseadas em 1, 2 e 4 fios. As redes com 2 e 4 fios trabalham com os sinais de dados CAN_H (CAN High) e CAN_L (CAN Low). No caso dos barramentos com 4 fios, alm dos sinais de dados, um fio com o VCC (alimentao) e outro com o GND (referncia) fazem parte do barramento, levando a alimentao s duas terminaes ativas da rede. As redes com apenas 1 fio tm este, o fio de dados, chamado exclusivamente de linha CAN. Considerando o CAN fundamentado em 2 e 4 fios, seus condutores eltricos devem ser tranados e no blindados. Os dados enviados

24 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm
eltricos devem ser tranados e no blindados. Os dados enviados atravs da rede devem ser interpretados pela anlise da diferena de potencial entre os fios CAN_H e CAN_L. Por isso, o barramento CAN classificado como Par Tranado Diferencial. Este conceito atenua fortemente os efeitos causados por interferncias eletro-magnticas, uma vez que qualquer ao sobre um dos fios ser sentida tambm pelo outro, causando flutuao em ambos os sinais para o mesmo sentido e com a mesma intensidade. Como o que vale para os mdulos que recebem as mensagens a diferena de potencial entre os condutores CAN_H e CAN_L (e esta permanecer inalterada), a comunicao no prejudicada.

10 Modulao por largura de pulso (PWM Pulse-Width Modulation)

Para controlar o brilho de uma lmpada ou a rotao de um motor podemos usar um reostato controlando a corrente do circuito ou um circuito digital que controla o tempo em que a tenso vai ser aplicada sobre uma carga. A tcnica PWM funciona assim: nela gerada uma forma de onda quadrada onde o ciclo de carga (tempo em que a forma de onda permanece em "1") define a velocidade/brilho do sistema analgico. Se configurarmos um circuito eletrnico para que o a forma de onda fique 30% do seu tempo ligada e 70% desligada, o resultado ser um brilho/velocidade de 30% de sua capacidade total. Ex.: Uma lmpada de 10 W ligado a um sistema tenso de 3,6 V aplicado lmpada. de 12 V. Teramos uma

A tcnica PWM usada em circuitos eletrnicos, controle de abertura de bicos injetores, vlvulas solenides em caixas automatizadas, etc.

Resumindo: Controlando a largura do pulso, ou seja, o tempo que forma de onda est ligada, possvel controlar tenso aplicada sobre o componente consumidor. Porque ao ligar e desligar a fonte de energia num tempo controlado, o valor da tenso ter seu valor alterado de acordo com o que foi explicado.Para que exista esse controle, preciso um circuito eletrnico. O tempo de abertura de um bico injetor controlado por PWM. A central altera seu tempo de abertura de acordo com as informaes recebidas dos diversos sensores.

11 Unidade injetora

(UIS) SISTEMA DE UNIDADE INJETORA: O sistema UIS integra a bomba de alta presso e o injetor em uma s unidade compacta para cada cilindro do motor. O UIS substitui o conjunto porta-injetor dos sistemas convencionais, dispensando o uso de tubos de alta presso (canos de bico), o que possibilita atingir elevados valores de presso. Cada unidade esta instalada no cabeote do motor e realiza a injeo de combustvel diretamente em cada cilindro. A injeo controlada por meio de uma vlvula eletromagntica de acionamento rpido, essa vlvula controlada pela unidade eletrnica de comando que determina o melhor momento e o volume adequado de combustvel que ser injetado para cada condio de funcionamento eficiente e seguro, que inclui funes de diagnose do sistema.

25 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm

12 Common Rail

No sistema de injeo de presso modulada "Common Rail" a produo de presso e a injeo so acopladas. A presso de injeo produzida independente da rotao do motor e do volume de injeo e est no "Rail" ( acumulador de combustvel de alta presso) pronta para a injeo. O sistema consiste numa bomba de alta presso que fornece a presso atravs de uma rampa comum a todos os injetores, o que permite fornecer uma presso (de 1350 bar a 1600 bar) constante de injeo, independentemente da rotao do motor, sendo o comando dos injetores feito por vlvulas magnticas presentes na cabea dos mesmos. A sua vantagem um menor rudo de funcionamento, arranque a frio quase instantneo, e uma clara melhoria de prestaes e diminuio da poluio e de consumo. Com a ajuda dos sensores, a unidade de comando pode captar a condio atual de funcionamento do motor e do veculo em geral. Ela processa os sinais gerados pelos sensores recebidos atravs de cabos de dados. Com as informaes obtidas ela tem condio de exercer comando e regulagem sobre o veculo e, principalmente, sobre o motor.

13 Baterias

ACUMULADORES AUTOMOTIVOS

26 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA
ACUMULADORES AUTOMOTIVOS

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm

So utilizados em veculos automotores de exploso, tais como: motocicletas, automveis, nibus, caminhes, tratores, etc., para partidas e suprir as necessidades de iluminao, rdios e acessrios eletro-eletrnicos. Suas caractersticas so bastante evidentes com relao aos outros tipos devido ao seu tamanho compacto suas caracterstica internas oferecendo uma baixa resistncia interna. A vida mdia de uma bateria de aproximadamente 19.320 Km por ano. Vrios fatores contriburam para melhorar a vida das baterias em servio tais como: - Ligas de chumbo utilizadas nas grades das placas com menores teores de antimnio, resistentes a sobrecargas. - Reduo das espessuras das placas e o uso de mais placas na clula. - Separadores com menores resistncias hmica. desempenhos e controlados

- Reguladores de voltagem com melhores eletronicamente. BATERIA LIVRE DE MANUTENO : SELADOS

So baterias automotivas de concepo moderna a qual tira do usurio a obrigao de se efetua manuteno peridica no tocante a adio de gua. Estas baterias so hermeticamente fechadas providas de orifcios pequenos para escape dos gazes, no permitindo que o usurio efetue leituras de densidades do eletrlito. O seu estado de carga verificado atravs da leitura de Voltagem entre os plos terminais, como mostraremos a seguir. Para se saber a densidade, mede-se a voltagem (tenso) entre os plos e calcula-se a densidade pela equao abaixo: D = V /X -0,84 D= Densidade em g/cm3 V= Voltagem (tenso) X= Nmero de clulas 0,84= Constante Exemplo: Voltagem igual a 12,60 volts, divide por "x" nmero de clulas (elementos) da bateria e subtrai-se a constante 0,84. D= 12,60/6 - 0,84 D= 2,10- 0,84 D= 1,260 g/cm3 Esta bateria s deve ser instalada em veculos que estejam equipados com regulador de voltagem eletrnico, que lhe garante uma melhor estabilidade de Carga.

A RECARGA DA BATERIA

Quando uma bateria submetida a um processo de carga e descarga, denominamos de ciclos. A restituio da carga feita atravs do fornecimento de energia por uma fonte externa. Esta fonte carregadora deve ser suprida de energia eltrica, cuja tenso (voltagem), seja superior a tenso da bateria em circuito aberto e a polaridade no se inverta durante a carga (fonte de corrente contnua). Para recarregar uma bateria primeiramente deve-se ter os terminais do carregador e da bateria ligados entres si, e seja feito idntico com os terminas negativos. A corrente (amperagem) aplicada deve ser de acordo com o tipo e caracterstica de cada bateria a ser recarregada. corrente em amperes recomendada para indo de carga poder ser de 1/20 /(mnimo) a 1/10 (mxino) da capacidade nominal em Amper hora (AH) da bateria. Exemplo: Bateria com capacidade de 140 Ah, poder ser carregada com 7 a 14 amperes, observando o limite da temperatura para que a mesma no ultrapasse o mximo permitido que de 60 graus Centgrados. A bateria dever ser retirada do aparelho somente quando estiver a plena carga. Uma maneira de se saber quando a bateria esta a plena carga

27 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm
Uma maneira de se saber quando a bateria esta a plena carga verificando: - Nvel do eletrlito - Temperatura do eletrlito - Densidade do eletrlito - Voltagem - Colorao das placas

NVEL DO ELETRLITO A importncia de se verificar o nvel do eletrlito, que o mesmo em hiptese nenhuma deve situar-se abaixo das placas sob pena de danificar a bateria completamente. O nvel deve ser verificado com um tubo de vidro ou plstico provido e uma marcao. O mesmo deve ser introduzido no vaso atravs do orifcio da tampa, at que atinja o topo dos separadores, feche a extremidade superior com o dedo polegar retirando o tubo ainda fechado e verifique visualmente a altura do nvel. Caso esta altura no coincida com a especificao deve-se corrigir imediatamente, com gua destilada ou desmineralizada no caso de completar o nvel, se estiver acima do especificado retire o eletrlito somente quando a bateria estiver plena carga. O nvel especificado para a bateria automotiva de aproximadamente de 1,2 a 1,5 centmetros ou siga a recomendao do fabricante.

TEMPERATURA DO ELETRLITO importante a verificao da temperatura do eletrlito j que a capacidade e a vida til da bateria depende da mesma. Para se medir a temperatura de uma bateria utiliza-se um termmetro de vidro, o qual introduzido pelo orifcio da tampa de tal modo que o mesmo fique imerso no eletrlito alguns minutos (+ ou - 3 minutos), aps isto, l-se na coluna graduada a temperatura. Podemos considerar satisfatria a temperatura de no mximo 60C. importante a observao da temperatura, pois, a mesma tem influncia direta na leitura da densidade do eletrlito, conforme tabela abaixo: CARGA DENSIDADE VOLTAGEM(12) VOLTAGEM(6) 100% 1,260 12,60 6,30 75% 1,250 12,54 6,27 50% 1,230 12,42 6,21 25% 1,180 12,12 6,06 DESCARREGADA 1,160 12,0 6,0 OS VALORES ACIMA REFEREM -SE UM ELETRLITO 20C

DENSIDADE DO ELETRLITO J vimos anteriormente que a densidade do eletrlito aumenta durante a carga e diminui durante a descarga da bateria. A densidade verificada mediante a utilizao de um instrumento denominado "densimetro" tipo chupeta. Para se realizar a medio da densidade, introduz-se o bico da borracha no interior do vaso de tal modo que o mesmo fique mergulhado na soluo. A seguir, comprime-se a seringa soltando-a imediatamente permitindo que o eletrlito suba atravs do bulbo de vidro, fazendo com que o hidrmetro (bia) flutue sem encostar na parede do bulbo, efetuando a leitura no ponto que ficar o nvel do eletrlito. importante que a medio da densidade deva ser feita antes de adicionar gua, sendo esta menos densa que o cido, poder causar uma falsa leitura. Lembre-se que ao efetuar a leitura no se esquea de verificar a temperatura para se fazer correo. Exemplo: Leitura tirada com densmetro = 1.240 g/cm3 com temperatura de 55C. Verificando na tabela acrescentamos 20 pontos obtendo-se leitura real de 1.260 g/cm3 . Cuidado ao preparar soluo, jamais coloque gua no cido sulfrico puro (concentrado), coloque sempre o

28 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm
coloque gua no cido sulfrico puro (concentrado), coloque sempre o cido na gua, faa este processo lentamente pois, caso contrrio haver um aumento elevado da temperatura podendo ocorrer acidentes.

VOLTAGEM DA BATERIA A medida de voltagem ou tenso de uma bateria de grande importncia, ela nos d uma idia do funcionamento aliada ao parmetro anteriores. Na bateria existe uma placa com potencial positivo e outra com potencial negativo. A diferena deste potencial ou seja, a voltagem da bateria em circuito aberto dada pela diferena destes potenciais. E = Ep - En, onde "E" dado em volts. A voltagem de uma bateria depende tanto da temperatura como da densidade. A voltagem final de carga denomina-se voltagem existente entre os plos de uma bateria no instante final do processo de carga. A medio da voltagem deve ser realizada um voltmetro de preciso com variao mxima de 0,1%.

COLORAO DAS PLACAS Com auxlio de uma lanterna podemos visualmente observar esta colorao. As placas positivas so de colorao castanha escuro e as negativas de cinza prateado.

CAPACIDADE DE UMA BATERIA A capacidade de uma bateria pode ser expressa em "Amper-hora" e em "Watt-hora" universalmente adota-se a unidade "Amper-hora" (Ah). A capacidade a quantidade de energia em amperes-horas que uma bateria pode fornecer em certo regime de descarga durante um certo tempo (perodo), at a voltagem atingir o instante final de descarga. Matematicamente, podemos expressar que o produto da intensidade de corrente fornecida pelo perodo de tempo durante o qual ocorre este fornecimento, isto : C20= l xT Ex.:C= 5Ax20h=100Ah Onde: C20 = Capacidade da bateria l = Intensidade de corrente de descarga T = Perodo de tempo durante a descarga (horas). Se a bateria tem por exemplo 100 Ah de capacidade podemos dizer que a mesma poder fornecer energia para um equipamento consumindo 5 amperes durante 20 horas. (Regime da norma ABNT 20 horas). Para baterias automotivas a voltagem (tenso) final de descarga de 10,5 V. A seguir mostraremos os principais fatores que afetam a capacidade de uma bateria: - A resistncia hmica e a construo interna - intensidade de corrente de descarga - Densidade de eletrlito - Nvel do eletrlito (volume) - Temperatura do eletrlito - DR - corrente de partida (A) 27C - Define a quantidade de amperes para a partida eltrica de um veculo, 27C conforme norma ABNT. - CCA - 10C ( Cold Cranking Amper) - Define tambm a corrente de partida eltrica de um veculo, com temperatura de (-)10(dez graus abaixo de zero) conforme norma americana SAE, traduzindo para nosso equivale-se a corrente de partida (A) 27C.

29 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm

14 Equipamentos de teste

Multmetro

Aparelho para medir grandezas eltricas. chamado de multmetro pois capaz de fazer anlise de vrios intrumentos de medidas num s aparelho. Existe multmetros com vrias funes, para ser usado tanto na indstria como na rea veicular. Apresentaremos aqui as funes mais comuns. Tenso DCV (direct current voltage), para medir tenso contnua que vai de 200 mV, 2 V, 200 V, 1000V. ACV (alternated current voltage), para medir tenso alternada que vai de 250 V a 750 V Nota: Alguns multmetros apresentam as siglas para tenso contnua (VCC) e tenso alternada (VCA). Ou ainda smbolos:

Tenso Contnua Tenso Alternada Na opo tenso contnua, pode medir bateria, sada do alternador, alimentao de fusveis, alimentao de sensores. Na opo tenso alternada pode medir sensores indutivos. Resistncia Para medir resistores, sensores, que vai de 200. 2K, 20K, 200K, 2.000K, 20M e 200M. Continuidade Para medir diodos, fusveis, continuidade de fios. Para usar essas funes apresentadas, o cabo preto vai estar conectado na sada COM e o cabo vermelho na sada com os smbolos de tenso e resistncias. Apesar dos multmetros possurem mais funes, essa trs so as mais usadas por um eletricista veicular. Na seo Links Interessantes, tem dois links com tutoriais do multmetro em vdeo. http://www.youtube.com/watch?v=mivobcHnSx0 http://www.youtube.com/watch?v=5r1_Ih_fZQM Ampermetro Utilizado para medir a intensidade da corrente eltrica. Para

30 de 31

17/1/2013 15:42

ELETRICA BASICA

http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm
Utilizado para medir a intensidade da corrente eltrica. Para testar um alternador por exemplo, deve ser ligado em srie entre o cabo principal do alternador que vai para a bateria. Existe o ampermetro alicate que no precisa de desconectar nenhum cabo, basta prender a ponta do alicate no cabo do componente a ser testado.

Osciloscpio um aparelho que mostra atravs de grfico as diferenas de potencial. O eixo horizontal representa o tempo e o eixo vertical representa a tenso. usado para medir: sensor indutivo, sensor hall, pedal de acelerador, sincronismo entre os sinais de rotao e fase do motor. Na seo Links Interessantes tem um link para tutorial do osciloscpio em vdeo. http://www.microcontrolador.com/esquemateca/hp54600b/index.php

Scanner Aparelho para diagnstico eletrnico de veiculos. Ele capaz de verificar as condies de funcionamento do motor, sistemas embarcados como ABS, airbag, cambio automatizado, entre outros de diversos veculos de marcas diferentes. Para diagnstico especfico de cada marca, a montadora do veculo disponibiliza um aparelho para uso exclusivo nos veculos da sua marca. Atravs desse aparelho possivel uma manuteno mais especfica, como, por exemplo, atualizar o software da caixa automatizada. Tambm tem a funo de fazer download de atualizaes e programaes direto da montadora. Um outro exemplo possibilidade de um tcnico da fbrica diagnosticar atravs da internet um veculo para auxiliar o mecnico local no diagnstico.

<"VOLTAR AO TOPO">

31 de 31

17/1/2013 15:42

S-ar putea să vă placă și