Sunteți pe pagina 1din 22

O sOFRIMENTO DO CORPO E DA PsIQUE sOB A DOMINAO sOCIAL1

Dulce Regina dos santos Pedrossian

Resumo: Este texto resultante da pesquisa terica denominada A ideologia da racionalidade tecnolgica, o narcisismo e a melancolia: marcas do sofrimento, que teve como objetivo verificar a relao entre o narcisismo, a melancolia e a ideologia da racionalidade tecnolgica por meio de alguns conceitos mediadores, tais como indstria cultural e fenmenos de massa, que tendem a reproduzir a dominao social nos diversos mbitos da vida do indivduo na sociedade atual. Para sua elaborao, utilizamos escritos de autores e estudiosos da teoria crtica da sociedade e da teoria freudiana. Palavras-chave: Teoria crtica da sociedade. Dominao social. Ideologia da racionalidade tecnolgica.

Quando Adorno (1955/1986) se refere psicologia social analiticamente orientada e procura compreender a relao existente entre indivduo e sociedade em funo no apenas dos comportamentos irracionais da coletividade, como, tambm da reduo dos indivduos a comportamentos adaptativos e voltados para o lucro, evidencia que no h uma relao harmnica entre a psicologia social analiticamente orientada e a teoria freudiana. No entanto, Adorno concebe o pensamento freudiano como importante, sendo que, em escritos de Freud, encontra possibilidade de organizar a relao existente entre a gnese das questes psquicas e a gnese das questes sociais, ou seja, de compreender que o fenmeno social se estende ao psquico e, esse, igualmente, estende-se ao social. Assim, no momento em que adotamos a teoria freudiana, no promovemos uma fratura entre a psicologia social e a psicanlise, pois,
1 Trabalho decorrente da tese de doutorado PUCSP (2005). Apoio Institucional: CAPES/PICDT
Psicologia UsP, So Paulo, abril/junho, 2008, 19(2), 159-180

159

para Freud (1921/1976a), a psicologia individual , sobretudo, psicologia social. Mais ainda, no propomos uma separao entre teoria e prtica psicanaltica a teoria de Freud foi baseada, principalmente, na clnica, no se reduzindo a ela. Tendo em vista as duas teorias de explicao dos fenmenos a teoria crtica da sociedade e a teoria freudiana no pretendemos, neste estudo, integrar as duas concepes tericas, mas confront-las, e, com isso, as relaes de tenso entre elas necessitam ser analisadas com suficiente amplitude, advertindo, de acordo com Adorno (1955/1986), para a particularidade do objeto de estudo. Esse enunciado demarca, portanto, nossa reflexo no decorrer deste trabalho, sendo que a psicologia social analiticamente orientada est, de forma implcita ou explcita, igualmente presente na anlise, pois, para Adorno (1955/1986), a ciso entre indivduo e sociedade impe a necessidade de uma psicologia social que no s organize seus preceitos com uma teoria da sociedade, mas, tambm, utilize uma orientao psicanaltica. O mal-estar na cultura, proveniente do ajustamento acirrado do indivduo ao meio social e do declnio da prpria individuao, pode ser explicado pelo fato de a ideologia manifestar-se na prpria sociedade real (Adorno, 1951/1998a). Nesse texto de 1951, Adorno j visualizava que a sociedade organizada, de acordo com o modelo do ato de troca, veste uma capa de normalizao da ideologia com o intento de encobrir o potencial dialtico do movimento social. Quanto mais a sociedade progride, mais se apresenta racionalizada, convertendo-se em espao de domnio dos indivduos entre si, sobre a natureza e sobre a cultura, e no apenas ...a racionalidade ligada dominao est ela prpria na base do sofrimento (Horkheimer & Adorno, 1947/1985, p. 159), como, tambm, algo especfico da ideologia da racionalidade tecnolgica o seu carter formal de dominao. Os conceitos de dominao e de ideologia da racionalidade tecnolgica esto, portanto, intimamente relacionados e, com isso, os termos ideologia, racionalidade tecnolgica, racionalidade tcnica e razo tcnica, presentes nos escritos dos frankfurtianos estudados, conservam a dominao social. A sntese entre o particular e o todo no possvel, pelo menos, no momento em que a liberdade ainda inexistente (Crochk, 1990). A totalidade diz respeito sociedade e legitima o universal ainda que nem sempre e nem para todos. A concepo de universal traz consigo elementos que todos os homens podem desenvolver, como a linguagem e o pensamento, que podem estar comprometidos com a liberdade e/ou com a dominao. Marcuse (1941/1999a, p. 76) evidencia a eliminao da racionalidade individualista e do indivduo econmico livre, e sob o efeito do aparato, sendo que esse termo indica dispositivos, instituies e organizaes da indstria em sua condio social dominante, ...a racionalidade individua-

160

O SOFRIMENTO DO CORPO E DA PSIQUE SOB A DOMINAO SOCIAL

Dulce Regina dos Santos Pedrossian

lista se viu transformada em racionalidade tecnolgica (p. 77). No entanto, para o autor:
A individualidade... no desapareceu. O sujeito econmico livre, em vez disso, tornou-se objeto de organizao e coordenao em larga escala, e o avano individual se transformou em eficincia padronizada. Esta ltima se caracteriza pelo fato de que o desempenho individual motivado, guiado e medido por padres externos ao indivduo, padres que dizem respeito a tarefas e funes predeterminadas. (Marcuse, 1941/1999a, p. 78)

Na relao sujeito-objeto, a separao torna-se ideolgica, ao ser firmada sem mediao. A existncia individual, que necessita ser considerada, encontra-se encoberta diante da tendncia objetiva. Com o enfraquecimento da capacidade de pensar sobre si mesmo e sobre o que faz, as atitudes particulares so regidas pela lgica da eficincia estandardizada, como se ainda pudessem atuar na qualidade de indivduos e algo procedesse da sua atuao. O desempenho do indivduo, na sociedade capitalista, guiado por normas externas, ou melhor, a liberdade individual est limitada escolha dos meios mais adequados para atingir uma meta que ele no delimitou de forma direta. Nesse ponto, Marcuse (1964/1967), em um outro texto, tem algo a nos acrescer:
Essa absoro da ideologia pela realidade no significa, contudo, o fim da ideologia Pelo contrrio, em sentido especfico, a cultura industrial avanada . mais ideolgica do que sua predecessora, visto que, atualmente, a ideologia est no prprio processo de produo. Esta proposio revela, de forma provocadora, os aspectos polticos da racionalidade tecnolgica prevalecente. O aparato produtivo e as mercadorias e servios que ele produz vendem ou impem o sistema social como um todo... Os produtos doutrinam e manipulam; promovem uma falsa conscincia que imune sua falsidade. E, ao ficarem esses produtos benficos disposio de maior nmero de indivduos e de classes sociais, a doutrinao que eles portam deixa de ser publicidade; torna-se um estilo de vida. (pp. 31-32, itlico do autor)

O fato de a ideologia manifestar-se na realidade social no implica o fim da ideologia. As contradies sociais continuam a existir, possibilitando ao indivduo apesar da falta de movimento de sua conscincia perceber que a racionalidade da tcnica se encontra engendrada no processo de produo. H necessidade de crtica permanente para que o esclarecimento, como autoconscientizao, exceda o carter afirmativo da cultura que administra a produo e o consumo. Na representao da totalidade social injusta desaparece toda a responsabilidade do pensamento. A falsa conscincia trata-se de algo cientificamente ajustado sociedade atual. Se, de um lado, podemos considerar
Psicologia UsP, So Paulo, abril/junho, 2008, 19(2), 159-180

161

os fenmenos de massa como um processo secundrio Os horrores que hoje ameaam o mundo no so produzidos pelas massas, mas por tudo aquilo e por todos aqueles que se servem das massas, depois de terem-nas engendrado (Horkheimer & Adorno, 1956/1973, pp. 85-86) de outro, os veculos de comunicao mediante predisposio, estmulo e reao (p. 87), constituem perigo social (p. 87), no apenas por atuarem na base das inclinaes psquicas, mas tambm por alimentarem o processo sistemtico do conformismo. No s a opinio pblica como sucedneo da razo impossibilita a compreenso do todo, bem como a cultura industrializada turva a conscincia do indivduo ao funcionar como instrumento de determinao dos fins. Como exemplificao, no seu estudo a respeito da televiso concebida como sntese do cinema e do rdio Adorno (1953/1969a; 1953/1969b) adverte sobre as mensagens abertas ou encobertas (essas ltimas, por serem psicologicamente mais efetivas, so priorizadas) que as produes televisivas transmitem ao expectador; quanto mais completo o mundo em termos de aparncia, tanto menos supervel o surgimento da ideologia. O autor tambm acrescenta que a televiso (produto do antiesprito objetivo) reproduz a tendncia econmica fundante da sociedade contempornea, que no pretende superar o status quo, ao contrrio, reafirma-o; o mundo imaginrio, sem lacunas, resulta fragmentrio, e mesmo que, inconscientemente, o observador suspeite que a realidade em que vive no coincide com o exibido na tela, resigna-se com a situao, pois a real estranheza que prevalece entre os homens e as coisas encoberta. As imagens da televiso esto presentes para conferir brilho vida cinzenta do observador, propiciando, tambm, um suposto efeito socializador ao reunir membros da famlia e amigos, cujos laos sociais j se encontram enfraquecidos, pois no h mais espao para o dilogo. Os meios de comunicao de massa penetram no dia-a-dia das pessoas e veiculam contedos ideolgicos. O princpio a disseminao de programas para que o teleouvinte possa no apenas tolerar o fastio, a nusea e a monotonia do mundo vivido, como, tambm, aprender a conviver com o prprio sofrimento, ao assistir desgraa do outro. A televiso no age sozinha, mas em consonncia com outros meios de comunicao, cada um com sua lgica especfica, apesar de tenderem cada vez mais uniformizao. A aparente objetividade e o formalismo da televiso colaboram com a insensibilidade dos ouvintes, e a frieza e a intransigncia para com o outro encobrem as dores da existncia. Crochk (2003a) explica isso:
O formalismo, presente na ideologia da racionalidade tecnolgica, transforma o desigual em igual, o infeliz em feliz, o oprimido em livre e o injusto em justo, ao negar as condies sociais que geram a infelicidade, a opresso e a injustia. (p. 18)

162

O SOFRIMENTO DO CORPO E DA PSIQUE SOB A DOMINAO SOCIAL

Dulce Regina dos Santos Pedrossian

Quanto mais os meios de comunicao se desenvolvem, mais a lgica binria passa a prevalecer, juntamente com a absoro do contedo pela forma. A sociabilidade implica adaptao; os clichs e os esteretipos colaboram com a manifestao de atitudes marcadas pela silenciosa aceitao do sofrimento alheio. A responsabilidade de o indivduo, por exemplo, estar infeliz e/ou oprimido recai nele prprio, e as circunstncias sociais desumanas no so consideradas. E mais, a televiso com seu vocabulrio restrito e uniforme contribui no empobrecimento da percepo acerca da realidade, oferecendo ao telespectador a iluso de ter encontrado a paz perdida. A televiso colabora com o fortalecimento da realidade existente, na tentativa manifesta de ludibriar e de seduzir o consumidor por meio da reduo da tenso entre o veiculado na tela e a vida cotidiana. J problemtico o fato de a televiso surgir da esfera do entretenimento, e ...quando proposta para a educao, empresta a essa o carter de indstria cultural (Crochk, 2003b, p. 99). A televiso traz a interpretao a priori: substitui a viso de mundo do indivduo pela tela, de tal forma que, ao obst-lo de entender a determinao social, a experincia do indivduo torna-se mecnica e endurecida, conformando-se com a realidade em que vive. Considerada a ideologia da racionalidade tecnolgica, mesmo concebendo o indivduo como produto do meio scio-econmico inserido na sociedade que se conserva irracional, apesar de toda racionalizao, possvel afirmar que seu corpo e sua psique2 vm sofrendo alteraes. No s sua individualidade vem sendo negada, como vem perdendo a capacidade de resistir diante da engrenagem da cultura de massa. Se a sociedade atual no favorece a satisfao das pulses dos indivduos, e contenta-se em converter tudo que encontra a um mero instrumento, o propsito remanescente do ego seria a perpetuao de sua atividade de mediao em um todo irracional? Marcuse (1955/1999b) aponta aspectos importantes na configurao do ego do indivduo. O indivduo com um ego estruturado tem condies de adequar suas necessidades realidade externa, bem como de discernir entre o prazer como fim em si mesmo e o prazer sem dano para si prprio e para o meio externo. A administrao, nos dias atuais, volta-se para a aparente racionalidade da vida, no permitindo a autonomia da deciso individual. A preocupao recai no apenas na competncia e na solvncia de problemas imediatos, como tambm na conservao da forma atual de operao do capitalismo, de modo que o trabalho passa a ser fim em si mesmo. Se ele traz tal conotao, no podemos consider-lo como no-dominador, pois envolve a violncia, e no a liberdade.
2 No decorrer deste estudo, utilizamos os termos psique e esprito (alma), ainda que no tenham o mesmo significado se formos buscar a gnese desses conceitos. Alm do mais, no podemos conceber o corpo e o esprito separados um do outro, entretanto, tal diviso pode ser explicada pela ruptura entre indivduo, natureza e cultura, que coloca mostra o exigido pelo carter formal da ideologia atual.
Psicologia UsP, So Paulo, abril/junho, 2008, 19(2), 159-180

163

bem sabido que a justia caminha de mos dadas com a igualdade e a liberdade, entretanto, no podemos desconsiderar que a violncia atinge diversas esferas de nossas vidas, -6r exemplo, famlia, trabalho e lazer, incapacitando o indivduo de lutar por seus direitos fundamentais. Como expresso por Adorno (1947/1993): A mais extrema injustia transforma-se num simulacro de justia, a desqualificao dos homens torna-se imagem enganosa de sua igualdade (p. 170). Apesar da existncia das leis, a violncia impera, no apenas a fsica, mas tambm a psquica por meio da represso do contedo das pulses , que gera maior hostilidade em relao cultura. Com isso, a criao de laos vai se tornando difcil de ser realizada, o que compromete a forma como a sociedade vem se constituindo. O enfraquecimento da ligao entre os membros familiares um fato e, conseqentemente, o indivduo, com o ego debilitado, sente-se solitrio e vulnervel sob as condies da burocracia da explorao e da dominao, ficando predisposto ao sofrimento psquico desde cedo, pois:
A conscincia moral e a responsabilidade pessoal degeneram objetivamente sob as condies da burocratizao total, nas quais extremamente difcil atribuir-se ainda uma autonomia e onde o funcionamento do aparato determina a autonomia pessoal, pondo-se acima dela. Essa representao corrente contm, entretanto, um forte elemento ideolgico: o conceito de burocracia recobre (como o de administrao) realidades muito diferentes e at mesmo antagnicas: a burocracia da dominao e da explorao algo muito diferente da administrao das coisas que visa ao desenvolvimento e satisfao , planejados das necessidades individuais vitais (Marcuse, 1963/1998, p. 98).

Esse trecho suscita-nos algumas reflexes: 1. A falta de autonomia do indivduo relaciona-se com as condies de burocratizao da totalidade social; 2. As determinaes sociais interferem nas determinaes psquicas do indivduo. Este, ao perder a capacidade de fazer uma anlise da sociedade, propicia que as normas sociais se conservem sob o domnio do aparato. A responsabilidade pessoal e a conscincia moral desvinculam-se das condies sociais, gerando o sofrimento do corpo e da psique; 3. O conceito de burocracia (da explorao e da dominao), sob um acentuado teor ideolgico, alia-se ao conceito de administrao, de modo que a tenso entre ambos enfraquecida. O indivduo deixa de refletir sobre seus prprios objetivos para ajustar-se ao todo social; 4. Com a degenerao da responsabilidade pessoal e da conscincia moral, a mxima passa a ser a reproduo da irracionalidade nas diversas instncias da vida do indivduo. No que se refere, mais uma vez, ao mbito familiar, o enfraquecimento da autoridade da famlia resulta no enfraquecimento do superego, solapando no apenas a capacidade de julgar do indivduo, como tambm minando a condio de ser responsvel por seus atos. Quanto mais narcisista, mais o indivduo fica vulnervel ao poder e ao domnio social.

164

O SOFRIMENTO DO CORPO E DA PSIQUE SOB A DOMINAO SOCIAL

Dulce Regina dos Santos Pedrossian

Esclarecemos que o ponto de partida para a elaborao da pesquisa foi a tese de livre-docncia de Crochk (1999), em que desenvolve uma pesquisa emprica com o objetivo de verificar se h correlao significativa entre a ideologia da racionalidade tecnolgica e as caractersticas narcisistas de personalidade. O autor chama a ateno para o fato de que a sociedade media a relao entre ideologia e personalidade e que essa relao histrica. Na parte de sua tese em que trata da discusso entre o narcisismo e a autoconservao, h o seguinte:
O narcisista quer nas suas relaes com o mundo, no tocante autoconservao, quer com os objetos de amor, quer na constituio de seu ideal, teria a tendncia permanente e insistente para a regresso a aquele estado de no diferenciao, enquanto aquele que no o pode ao longo de seu desenvolvimento presenciar a supremacia do mundo externo sobre si mesmo e, encontrando nesse motivos para prazer e possibilidades de combate ao sofrimento, pode resistir mais aos apelos narcisistas. (Crochk, 1999, pp. 95-96)

Percebemos que o autor aproxima o narcisismo da propenso do indivduo regresso. Essa se relaciona com a indiferenciao constantemente solicitada pela cultura atual que demanda ordenaes psquicas para que o indivduo no se diferencie da realidade social , sendo que essa possibilitaria oportunidades para sua individuao. A tese desse paradoxo leva ao sofrimento humano, pois os indivduos submetem-se s exigncias ideolgicas. Crochk (1999) tambm aproxima os conceitos de narcisismo e de melancolia, a partir do texto freudiano Psicologia de grupos e anlise do ego, asseverando:
se a melancolia provm de uma relao amorosa, o tipo de vnculo que a motivou pode estar ligado ao narcisismo, o que ocasionaria a pouca resistncia da catexia libidinal e a fora de atrao que a faz se voltar para o ego, que pela identificao converte-se no objeto. (p. 103)

A escolha objetal no deixa de ser realizada mediante uma base narcisista. Ao se deparar com dificuldades, a catexia objetal pode retroceder ao narcisismo. O que parece estar em evidncia, na pesquisa de Crochk (1999), o enfraquecimento do ego, levando-nos a reconhecer que a tendncia regresso est presente no s no narcisismo, mas, tambm, na melancolia, tendo em vista a necessidade de autoconservao. Por assim dizer, convm distinguirmos o enfraquecimento do ego em face das condies objetivas: Contrapondo-se ao seu carter pervertido que busca o prazer no prprio corpo, tomado como objeto de amor, o narcisismo se apresenta como algo universal necessrio para a sobrevivncia (p. 89). Como afirma o autor, em um outro texto:
Psicologia UsP, So Paulo, abril/junho, 2008, 19(2), 159-180

165

nem a sociedade irracional criticada por Adorno, nem o indivduo que abdica da conscincia, ao abandonar as relaes com os objetos, isto , o tipo narcisista, podem ser reduzidos nosografia psicanaltica; antes, deve-se buscar, nas exigncias sociais, as reaes individuais a elas. (Crochk, 2000a, p. 22)

Observa-se que o estudo do narcisismo por intermdio do indivduo enquanto mnada insuficiente, o que demanda uma reflexo sobre a relao indivduo, cultura e sociedade. Nesse sentido, Adorno (1951/1998b) chama a ateno para uma dimenso importante: Somente o conformismo poderia aceitar a atual insanidade objetiva como um simples acidente de percurso do desenvolvimento histrico. A regresso essencial ao desenvolvimento conseqente da dominao (p. 109). Com certeza, na poca atual,a sociedade se autonomiza cada vez mais em relao aos seus membros e o indivduo vive uma regresso psquica maior (Crochk, 2000b, p. 530) e, via de regra, o ego sofre com essa regresso. A defesa pessoal, alm de manifestar-se na domesticao do corpo e da psique, materializa-se na negao do desejo humano. No entendimento de Adorno (1969/1995a):
o indivduo no est menos cativo dentro de si que dentro da universalidade, da sociedade. Da o interesse em reinterpretar sua priso como liberdade. O cativeiro categorial da conscincia individual reproduz o cativeiro real de cada indivduo. Mesmo o olhar da conscincia que descobre aquele cativeiro determinado pelas formas que ele lhe implantou. No cativeiro em si, poderiam os homens perceber o cativeiro social: impedir tal coisa constituiu e constitui um interesse, capital da conservao do status quo (pp. 191-192, destaque do autor) .

O cativeiro individual tem uma verdade diversa do cativeiro social, mas mesmo essa veracidade deve ser remetida ao que a sociedade requer do indivduo para o seu ajustamento. O autor argumenta que em cada poca a sociedade produz a personalidade tipo de distribuio da energia psquica que necessita:
Um mundo em que a tcnica ocupa uma posio to decisiva como acontece atualmente, gera pessoas tecnolgicas, afinadas com a tcnica. Isto tem a sua racionalidade boa: em seu plano mais restrito elas sero menos influenciveis, com as correspondentes conseqncias no plano geral. Por outro lado, na relao atual com a tcnica existe algo de exagerado, irracional, patognico. Isto se vincula ao vu tecnolgico Os homens inclinam-se a considerar a tcnica como sendo . algo em si mesma, um fim em si mesmo, uma fora prpria, esquecendo que ela a extenso do brao dos homens. Os meios e a tcnica um conceito de meios dirigidos autoconservao da espcie humana so fetichizados, por que os fins uma vida humana digna encontram-se encobertos e desconectados da conscincia das pessoas. (Adorno, 1967/2000a, pp. 132-133, destaque do autor)

Ao que parece, a tcnica apoderou-se do corpo e do esprito das pessoas devido s condies materiais que esto sendo estabelecidas por

166

O SOFRIMENTO DO CORPO E DA PSIQUE SOB A DOMINAO SOCIAL

Dulce Regina dos Santos Pedrossian

uma histria de dominao e coero. O carter formal de dominao da ideologia da racionalidade tecnolgica, mediante a adeso dos indivduos aos fenmenos de massa, propicia o sofrimento do corpo e da psique humana. Para Adorno (1969/2000b, p. 181), a emancipao difcil de ser concretizada devido forma como o mundo est organizado. O princpio da heteronomia, alm de propiciar o enfraquecimento do eu, impossibilita que os indivduos sigam suas prprias determinaes. A fragilidade do eu e a regresso psquica esto presentes no indivduo narcisista e no indivduo melanclico, e a A expresso da fraqueza e da impotncia da alma individual testemunho da violncia contra a humanidade naquelas pessoas que, como vtimas, representam o todo (Adorno, 1953/1998c, p. 172). A coao contra a humanidade deu-nos a chave para a compreenso do estado de irracionalismo geral. O desalento e a inibio do indivduo indicam ser a fora motriz da dor de existir do melanclico que se sente, provavelmente, impotente diante da violncia do todo. Freud (1926/1976b) coloca a depresso3 no campo das inibies:
Quando o ego se v envolvido em uma tarefa psquica particularmente difcil, como ocorre no luto, ou quando se verifica uma... supresso de afeto, ou quando um fluxo contnuo de fantasias sexuais tem de ser mantido sob controle, ele perde uma quantidade to grande de energia sua disposio que tem de reduzir o dispndio da mesma em muitos pontos ao mesmo tempo... Temos aqui um ponto a partir do qual deve ser possvel chegar a uma compreenso da condio da inibio geral que caracteriza estados de depresso, inclusive a mais grave de suas formas, a melancolia. (pp. 110-111)

A melancolia decorre de restries das funes do ego, resultante de uma perda significativa de energia, de perda de um objeto, caracterizandose pelo desejo inibido, pela inibio generalizada. Como bem destaca Crochk (1999), a teoria freudiana estabelece uma correspondncia entre narcisismo, como sofrimento psquico, e melancolia, cuja representao exprime-se pela modificao do ego em funo de um objeto perdido, ainda que no se conhea que objeto esse. Na alterao do ego esto presentes sentimentos de inferioridade e de auto-recriminao, incapacidade de amar; falta de interesse pela realidade externa, dentre outros. No fortuito que Freud (1917/1976c) afirma que:
A tendncia do melanclico para o suicdio torna-se mais compreensvel se considerarmos que o ressentimento do paciente atinge de um s golpe seu prprio ego e o objeto amado e odiado. Na melancolia, bem como em outros distrbios narcsicos, emerge, um acento especial, um trao particular na vida
3 Ao recorrermos a Freud, constatamos que o autor emprega, no transcurso de sua obra, os termos melancolia, distrbio narcsico, psiconeurose narcsica, neurose narcsica, depresso e depresso melanclica, sem distingui-los claramente.
Psicologia UsP, So Paulo, abril/junho, 2008, 19(2), 159-180

167

emocional do paciente... acostumamos a descrever como ambivalncia Com . isso queremos significar que esto sendo dirigidos mesma pessoa sentimentos contrrios amorosos e hostis. (p. 498, destaque do autor)

Com relao ao sentimento de ambivalncia, trao fundamental dos investimentos vividos pelo melanclico em relao ao objeto, Freud (1917/1974a) argumenta que, na melancolia, a relao com o objeto complicada devido a esse sentimento. Esse pode ser constitucional - um elemento de toda relao amorosa constituda por esse ego singular ou decorrer exatamente daquelas experincias que implicaram a ameaa da perda do objeto. Aqui, podemos expor o que pensa Freud (1917/1974a), que por meio da analogia entre melancolia e luto nos adverte sobre a manifestao da inibio melanclica:
No luto, verificamos que a inibio e a perda de interesse so plenamente explicadas pelo trabalho do luto no qual o ego absorvido. Na melancolia, a perda desconhecida resultar num trabalho interno semelhante, e ser, portanto, responsvel pela inibio melanclica. A diferena consiste em que a inibio do melanclico nos parece enigmtica porque no podemos ver o que que o est absorvendo to completamente. O melanclico exibe ainda uma outra coisa que est ausente no luto uma diminuio extraordinria de sua auto-estima, um empobrecimento de seu ego em grande escala. (p. 278)

Para Freud (1917/1974a), a melancolia algo semelhante ao luto, em que existe desalento, falta de amor, retrao dos investimentos nos objetos, em decorrncia de uma perda no sabida, no subjetivada. O melanclico no entende, conscientemente, o que ele acredita ter perdido, diferentemente do que ocorre no luto. O sujeito, no luto, sabe o que perdeu; o melanclico no sabe. Na melancolia, o que se perdeu, inconscientemente, foi o prprio ego que deu lugar ao objeto com o qual rompeu a catexia. Freud (1917/1974a) acrescenta que:
O complexo de melancolia se comporta como uma ferida aberta, atraindo a si as energias catexiais que nas neuroses de transferncia denominamos de anticatexias provenientes de todas as direes, e esvaziando o ego at este ficar totalmente empobrecido (pp. 285-286, destaque do autor).

Um pouco mais adiante, na mesma pgina, indaga ...se uma perda no ego, independentemente do objeto um golpe puramente narcisista contra o ego no bastar para produzir o quadro de melancolia Como . afirma, em um outro texto:
A tese de que as neuroses e as psicoses se originam nos conflitos do ego com as suas diversas instncias governantes isto , portanto, de que elas refletem um fracasso no funcionamento do ego, que se v em dificuldades para reconciliar

168

O SOFRIMENTO DO CORPO E DA PSIQUE SOB A DOMINAO SOCIAL

Dulce Regina dos Santos Pedrossian

todas as vrias exigncias feitas a ele essa tese precisa ser suplementada em mais um ponto. Seria desejvel saber em que circunstncias e por que meios o ego pode ter xito em emergir de tais conflitos, que certamente esto sempre presentes, sem cair enfermo. (Freud, 1924/1976d, p. 193)

Nesse ponto em que Freud d destaque ao fortalecimento do ego, cabe-nos apontar o que pensa Adorno. Para esse autor, Freud reconhece tacitamente que a teoria das pulses por si s no fundamenta os comportamentos sociais; na diferenciao entre pulso de ego e pulso de objeto est codificada a diferena. A psicanlise, sem dvida, tem-se ocupado, sobretudo, das pulses do objeto, descuidando-se da pulso do ego; o organismo que se retrai, pois o ego do indivduo, levado regresso pela sociedade, torna-se frgil (Adorno, 1955/1986). Alm do mais, na concepo de Adorno (1955/1986), a atitude naturalista de Freud resultante da excluso do princpio do novo, na reduo da vida psquica repetio do que ocorreu. Assim, em contradio com a doutrina freudiana da atemporalidade do inconsciente, para Adorno, certamente, esto presentes, nessa instncia, componentes histricos concretos da experincia infantil mais tenra. Ele argumenta, tambm, que o conceito de ego dialtico, psquico e no psquico, fragmento de libido e representante do mundo, mas que Freud no tratou dessa dialtica. Dado o sacrifcio constante, o enfraquecimento, a destruio do ego que est em evidncia no melanclico: Fechamento em si mesmo, narcisao primria, tendncia a tomar o Ego por objeto e as queixas infinitas que disso so corolrios, a ponto de conseguir destruir o nico objeto que ele pode alcanar: o Ego (Hassoun, 1995/2002, p. 78). A destruio do ego leva-nos ao que pensa Adorno (1947/1993):
Quanto mais algum toma para si o partido de sua agresso, tanto mais perfeitamente representa o princpio repressivo da sociedade. Neste sentido, mais talvez do que em qualquer outro, vlida a afirmao de que o mais individual o mais universal. (p. 38)

na busca de interesses notadamente particulares dos indivduos que se pode analisar com maior preciso possvel a substncia do coletivo na universalidade social repressiva. Como afirma Marcuse (1955/1999b):
Segundo Freud, a histria do homem a histria da sua represso. A cultura coage tanto a sua existncia social como a biolgica, no s partes do ser humano, mas tambm sua prpria estrutura instintiva. Contudo, essa coao a prpria precondio do progresso. (p. 33)

Tratando-se do progresso, esse no apenas domina o particular, por meio da adaptao do indivduo na sociedade capitalista, como, tambm, fortalece a ordem atual, e o indivduo no consegue se opor totalidade
Psicologia UsP, So Paulo, abril/junho, 2008, 19(2), 159-180

169

devido misria do corpo e do esprito. A organizao social reproduz a dominao. Os indivduos, calcados em uma razo afastada dos interesses humanos, ficam inclinados a agir de forma imediata e irracional. Se, por um lado, o indivduo sente dificuldade de distinguir o que o mundo externo e o que o mundo interno, de modo que tal indistino j defesa contra o sofrimento, por outro lado, a ruptura entre razo e vida pode resultar no fato de o indivduo no mais entender o que se vive por falta de viver o que se entende. Ou, ainda, para Adorno (1968/2004), o indivduo com conscincia crtica, quanto mais compreende a sociedade, tanto menos com ela se conforma e tanto mais penoso para ele tornar-se til no seu seio. O sofrimento existe de fato e a necessidade de autoconservao excede a capacidade de o indivduo resistir ante os regulamentos sociais para a manuteno da ordem irracional. No apenas os conceitos de dominao e de ideologia da racionalidade tecnolgica esto intimamente relacionados, como, tambm, os conceitos de narcisismo, de melancolia e de ideologia da racionalidade tecnolgica. A melancolia uma forma de o narcisismo manifestar-se; toda melancolia tem marcas do narcisismo. Por seu lado, o narcisismo apresenta-se na melancolia, mas no somente nela, a exemplo do tipo manipulador. Em se tratando de configuraes psquicas que a sociedade demanda para a reproduo do standard estabelecido, podemos extrair consideraes fecundas a partir do que afirma Crochk (2004): 1. O indivduo est cada vez mais se identificando com o todo social irracional, de tal modo que a regresso individual notria; 2. As conformaes narcisistas incluindo o tipo manipulador melanclicas, sadomasoquistas e compulsivas guardam certa relao, e esto associadas com a defesa irracional da tcnica; 3. A sndrome de pnico, na atual sociedade, decorrente de ameaas constantes; 4. A sociedade, que sacrifica seu meio cultural mediante a dominao tcnica, no tem sensibilidade pelas necessidades humanas e, conseqentemente, a cultura que propicia o narcisismo torna a totalidade sombria e melanclica. Nos dias atuais, complicado o indivduo reconhecer-se no outro e perceber a presena da objetividade em si mesmo; e, apesar de o indivduo sentir dificuldade de promover uma anlise crtica da realidade, adaptando-se a um ideal coletivo que o desconsidera a todo o momento, no pretendemos fazer uma apologia do sofrimento. No apenas o sofrimento remete s foras ideolgicas que escravizam os indivduos como, tambm, as pessoas encontram possibilidade de reversibilidade da dor mediante o contato com a realidade externa. O ponto central indica ser o fortalecimento da razo diante da sociedade atual em que o ego (conscincia) perdeu o seu carter de instncia mediadora do conceito, do juzo, da razo, da memria, do pensamento, da ateno, da emoo, da vontade, do desejo, da idia e da linguagem. E, sem dvida, como afirma Tiburi (1995): A razo s pode ser racional quando prova a si mesma sua racionalidade e percebe

170

O SOFRIMENTO DO CORPO E DA PSIQUE SOB A DOMINAO SOCIAL

Dulce Regina dos Santos Pedrossian

que esta no anda s, como tm demonstrado a realidade e a histria (p. 64). Na prontido para a autoconservao, no apenas o corpo negado como, tambm, o esprito, sendo ambos regidos pela automao e consumao, como assevera Adorno (1967/2000a):
possvel falar da claustrofobia das pessoas no mundo administrado, um sentimento de encontrar-se enclausurado numa situao cada vez mais socializada, como uma rede densamente interconectada. Quanto mais densa a rede, mais se procura escapar, ao mesmo tempo em que precisamente a sua densidade impede a sada. Isto aumenta a raiva contra a civilizao. Esta torna-se alvo de uma rebelio violenta e irracional. (p. 122)

Na sociedade atual, a claustrofobia, decerto, est presente tanto no narcisista quanto no melanclico, havendo uma correlao entre a ideologia da racionalidade tecnolgica, o tdio e a claustrofobia. Da mesma forma, a noo de hibernao social conforme expresso de Costa (1989, , p. 134), aproxima-se da claustrofobia da humanidade que se traduz, de , acordo com Crochk (2001, p. 4), em um excesso de regras da sociedade versus indignao contra elas; a crueldade formao reativa do desejo de proximidade dos corpos um dos sinais dessa claustrofobia, e, no por acaso, a passividade ativa entremostra o sofrimento de desamparo interior. O indivduo fica inclinado aos valores, s crenas e s idias disseminadas pela indstria cultural, que passam a intervir no modo de agir e de pensar individual, interferindo na possibilidade de transformao da realidade histrica mantida socialmente pela misria do corpo e do esprito:Quanto menos promessas a indstria cultural tem a fazer, quanto menos ela consegue dar uma explicao da vida como algo dotado de sentido, mais vazia torna-se necessariamente a ideologia que ela difunde (Horkheimer & Adorno, 1947/1985, p. 137). E mais:
A ideologia... reduzida a um discurso vago e descompromissado nem por isso se torna mais transparente e, tampouco, mais fraca. Justamente sua vagueza, a averso quase cientfica a fixar-se em qualquer coisa que no se deixe verificar, funciona como instrumento da dominao. (p. 138)

Os fenmenos de massa fazem parte de nosso cotidiano sem que possamos refletir sobre sua irracionalidade, dada a manipulao constante mediante o planejado pela indstria cultural. O indivduo tende a submeter-se aos princpios de troca para a reproduo do establishment. bom enfatizar que o narcisismo e a melancolia so fenmenos decorrentes de condies subjetivas e objetivas. A melancolia uma afeco do ego, na esfera mesmo em que nele se inscreve a pulso de morte, indagando Freud (1923/1976e): como pode na melancolia, o superego tornar-se uma espcie de espao privilegiado para os instintos de morte? A moralidade, decorrente de necessidades psquicas e sociais, guarda relao
Psicologia UsP, So Paulo, abril/junho, 2008, 19(2), 159-180

171

com a melancolia e, mais uma vez, a crueldade se faz presente. O superego supermoral castiga o ego do indivduo, e quanto mais o indivduo controla sua agressividade, mais se torna intensa a tendncia de seu ideal agressividade contra seu ego. O mundo moderno consiste na retirada do sujeito para sua interioridade, na regresso a uma vida despida de significado, e, quando se priva de toda claridade exterior, no interior do indivduo melanclico que precisamos detectar as tendncias a cair na dominao. No entanto, ao se deleitar com o recolhimento defensivo, a origem da solido torna-se manifesta, considerando-se que:
Com a sociedade, reproduz-se de maneira amplificada a solido. Esse mecanismo prevalece at mesmo nas mais ternas manifestaes do sentimento, a tal ponto que o prprio amor, a fim de abrir um caminho qualquer at o outro, forado a tamanha frieza que se destri com a prpria realizao. (Horkheimer & Adorno, 1947/1985, p. 75)

Com isso, no podemos desvincular a conscincia individual das demandas objetivas do aparato social. Sob tais circunstncias, o que parece estar em jogo a dessublimao institucionalizada:
parece, assim, ser um aspecto da conquista da transcendncia conseguida pela sociedade unidimensional. Assim como essa sociedade tende a reduzir e at a absorver a oposio... no mbito da poltica e da cultura superior, tambm tende a faz-lo na esfera instintiva. O resultado a atrofia dos rgos mentais, impedindo-os de perceber as contradies e alternativas e, na nica dimenso restante da racionalidade tecnolgica, prevalece a Conscincia Feliz. Ela reflete a crena em que o real seja racional e em que o sistema estabelecido a despeito de tudo entrega as mercadorias. As pessoas so levadas a ver no aparato produtivo o agente eficaz de pensamento e ao ao qual se devem render seu pensamento e ao pessoais. E, nessa transferncia, o aparato tambm assume o papel de agente moral. A conscincia absorvida por espoliao, pela necessidade geral de coisas (Marcuse, 1964/1967, p. 88, itlicos do autor)

A falsa conscincia tem por base a represso instintiva e, conseqentemente, o sofrimento do corpo e da psique. No momento em que o princpio individual separado do princpio social, deslocando-se para o aparato produtivo, resta ao indivduo tomar conscincia de sua prpria desrazo. Mais ainda:
a perda da conscincia em razo das liberdades satisfatrias concedidas por uma sociedade sem liberdade favorece uma conscincia feliz que facilita a aceitao dos malefcios dessa sociedade. o indcio de autonomia e compreenso em declnio. (Marcuse, 1964/1967, p. 85, itlicos do autor)

172

O SOFRIMENTO DO CORPO E DA PSIQUE SOB A DOMINAO SOCIAL

Dulce Regina dos Santos Pedrossian

A conscincia feliz resulta da materializao da racionalidade tecnolgica nos indivduos. Esses (integrantes de uma sociedade no-livre) adaptam-se aos aspectos regressivos da sociedade e tendem a reproduzir a fico de uma totalidade digna. A sociedade unidimensional atinge seu intento, a satisfao mediata substituda pela imediata. A conscincia feliz reflete a crena de que o real seja racional, e o indivduo narcisista e melanclico diante da dissoluo da cultura bidimensional, completamente impedido de perceber as contradies da ordem estabelecida, de modo que seu pensamento, sua ao pessoal e sua moralidade, ao trazerem a marca da ideologia da racionalidade tecnolgica, passam a resultar da incorporao e da reproduo da realidade vivida, preservando, assim, a dominao social. Aliado a isso, como vem ocorrendo a autonomizao da sociedade em relao ao indivduo, esse projeta o sofrimento sobre o que lhe acarretado pela sociedade, contra a razo em si, e a conscincia feliz o estado que mascara a ambigidade presente na melancolia. Por seu lado, o conflito entre resistncia e adaptao em face da represso nas diferentes esferas da vida impede a mobilidade da conscincia, ocorrendo uma convivncia narcisista e melanclica com a realidade estabelecida. O confinamento do sujeito em si mesmo o prottipo de que o tdio ... o reflexo do cinza objetivo (Adorno, 1969/1995b, p. 76), ou melhor, o tdio o desespero objetivo. Mas, ao mesmo tempo, tambm a expresso de deformaes que a constituio global da sociedade produz nas pessoas (p. 76). O fortalecimento do ego propicia ao indivduo passar da falsa conscincia para a verdadeira. No mesmo sentido, a possibilidade de uma objeo ao todo pode favorecer a transformao de seu estilo de vida individual por meio do abandono da satisfao repressiva negao dos fins imediatos e dos interesses adquiridos , pois, decerto, a reproduo do existente impede a individuao. Na sociedade atual, o estado de sujeio excede ao de liberdade, levando-nos a pressupor que a interioridade e a subjetividade passam a ser, simplesmente, tonalidades no interior da uniformizao da oferta:
O tdio existe em funo da vida sob a coao do trabalho e sob a rigorosa diviso do trabalho. No teria que existir. Sempre que a conduta no tempo livre verdadeiramente autnoma, determinada pelas prprias pessoas enquanto seres livres, difcil que se instale o tdio; tampouco ali onde elas perseguem seu anseio de felicidade, ou onde sua atividade no tempo livre racional em si mesma, como algo em si pleno de sentido... Se as pessoas pudessem decidir sobre si mesmas e sobre suas vidas, se no estivessem encerradas no sempreigual, ento no se entediariam. (Adorno, 1969/1995b, p. 76)

A manuteno do sempre-igual paralisa as foras de oposio. A irracionalidade do sistema exprime-se na rgida diviso e coero do trabalho. complicada a convivncia humana nos dias atuais e, no por acaso, o trao caracterstico desse momento a atrofia da capacidade de o indivduo
Psicologia UsP, So Paulo, abril/junho, 2008, 19(2), 159-180

173

decidir por si prprio. Com isso, quanto menos algum toma para si a organizao de sua vida, tanto mais fica susceptvel ao tdio. Dessa maneira, possvel aproximar o tdio no apenas da ideologia da racionalidade tecnolgica como tambm do narcisismo e da melancolia. Adorno (1959/1996), em um outro texto, chama-nos ainda a ateno para outro aspecto importante: A desumanizao implantada pelo processo capitalista de produo negou aos trabalhadores todos os pressupostos para a formao e, acima de tudo, o cio (p. 393). A integrao do tempo livre obtida sem maiores impedimentos; as pessoas no entendem o quanto no so livres onde mais livres se percebem, porque o preceito dessa falta de liberdade foi abstrado delas (Adorno, 1969/1995b). Como argumenta, em um outro texto:
A atomizao no est em progresso apenas entre os seres humanos, mas tambm no interior de cada indivduo, entre as esferas de sua vida. Nenhuma realizao pode estar ligada ao trabalho, que perderia assim sua modstia funcional na totalidade dos fins; nenhuma centelha da reflexo pode invadir as horas de lazer, pois ela poderia saltar da para a esfera do trabalho e incendi-la. Enquanto em sua estrutura trabalho e divertimento se tornam cada vez mais semelhantes, as pessoas passam a separ-los de um modo cada vez mais rgido com invisveis linhas de demarcao. De ambos foram expulsos, na mesma proporo, o prazer e o esprito. L como c imperam a seriedade sem humor e a pseudo-atividade. (Adorno, 1947/1993, p. 114)

De passagem, a pseudo-atividade um meio que o indivduo recorre para encobrir sua fragilidade diante da debilidade objetiva de todos na sociedade atual. Se, de um lado, a pseudo-atividade prxis no receptiva teoria e ao conhecimento, e que perde o contato com o objeto resultante das condies objetivas (Adorno, 1969/1995c), de outro, a pseudo-atividade a tendncia para a auto-renncia, nico espao pelo qual ainda se pressupe assegurar a autoconservao. A segurana refere-se ao assentimento mais intensa insegurana, concebida como prerrogativa para a fuga que leve a um outro lugar (Adorno, 1947/1993). certo que a seriedade sem humor e a pseudo-atividade entremostram a desumanizao da totalidade e, como afirma Adorno (1969/1995c, p. 207),A maioria dos ativistas carece de humor Desse modo, podemos correlacionar a se. riedade sem humor desprovida de esprito e de prazer com a ideologia da racionalidade tecnolgica e com a melancolia. A dominao social est presente nas diversas esferas da vida do indivduo, incluindo o trabalho e o lazer que se tornam cada vez mais entrelaados, apesar do esforo do indivduo em separ-los. E, para Marcuse (1955/1999b):
O que se procura a soluo de um problema poltico: a libertao do homem das condies existenciais inumanas... O impulso ldico o veculo dessa libertao. O impulso no tem por alvo jogar com alguma coisa; antes, o jogo

174

O SOFRIMENTO DO CORPO E DA PSIQUE SOB A DOMINAO SOCIAL

Dulce Regina dos Santos Pedrossian

da prpria vida para alm de carncias e compulses externas a manifestao de uma existncia sem medo nem ansiedade e, assim, a manifestao da prpria liberdade. O homem s livre quando est livre de coaes, externas e internas, fsicas e morais quando no reprimido pela lei nem pela necessidade. Mas tal coao a realidade. Assim, num sentido estrito, liberdade a emancipao de uma realidade estabelecida: o homem est livre quando a realidade perde a sua seriedade e quando a sua necessidade se ilumina ... Numa civilizao autenticamente humana, a existncia humana jogar em vez de labutar com esforo, e o homem viver exibindo-se, em vez de permanecer vergado necessidade. (p. 167, destaques do autor)

medida que o indivduo ajusta-se realidade estabelecida de forma desmedida, ele nega tudo que subsiste como impulso ldico em sua existncia. nesse aspecto que se baseia a expresso condies desumanas. Em virtude da falta de liberdade, a exibio traduz-se na livre manifestao de potencialidades (Marcuse, 1955/1999b, p. 169), e a seriedade com humor est intimamente relacionada com a realidade que perde a sua seriedade , no momento em que no apenas as ameaas externas e internas encontram guarida na livre criao humana, como tambm as necessidades e as carncias podem ser satisfeitas sem trabalho alienado. bom lembrar que, para Freud (1927/1974b):
o humor tem algo de liberador a seu respeito, mas possui tambm qualquer coisa de grandeza e elevao... Essa grandeza reside claramente no triunfo do narcisismo, na afirmao vitoriosa da invulnerabilidade do ego. O ego se recusa a ser afligido pelas provocaes da realidade, a permitir que seja compelido a sofrer. Insiste em que no pode ser afetado pelos traumas do mundo externo; demonstra, na verdade, que esses traumas para ele no passam de ocasies para obter prazer. Esse ltimo aspecto constitui um elemento inteiramente essencial do humor. (p. 190)

precisamente o reconhecimento de que o narcisismo, ao aliar-se ao humor, pode ser um antdoto contra a vulnerabilidade do ego. Para Adorno (1955/1986), todos os mecanismos de defesa tm uma marca de narcisismo, e todos os tipos de personalidade tm algo de narcisista. Pressupomos, ento, tomando as palavras de Freud (1914/1974c), que, nesse caso, o narcisismo no seria considerado uma perverso, ...mas o complemento libidinal do egosmo do instinto de autopreservao, que, em certa medida, pode justificavelmente ser atribudo a toda criatura viva (p. 90). Analogamente ao humor:
Se o riso at hoje o sinal da violncia, o prorrompimento de uma natureza cega e insensvel, ele no deixa de conter o elemento contrrio: com o riso, a natureza cega toma conscincia de si mesma enquanto tal e se priva assim da violncia destruidora. (Horkheimer & Adorno, 1947/1985, p. 78)

Psicologia UsP, So Paulo, abril/junho, 2008, 19(2), 159-180

175

A exigncia da eliminao da violncia j est engendrada no plano das necessidades, de modo que tanto o riso quanto o humor derivam do fato de que no existe mais a liberdade do indivduo. No obstante, os autores sinalizam para alm da servido e para alm do endurecimento interior. preciso reconhecer o narcisismo, a melancolia e a ideologia da racionalidade tecnolgica como fenmenos scio-histricos. A compreenso do todo, mediante o estudo desses conceitos, pode servir para entendermos o que leva o indivduo manuteno e ao fortalecimento da sociedade existente e visualizarmos os meios que ele dispe para resistir dominao social em que a perturbao do corpo e do esprito implica a natureza negada. No sem razo, a marca do sofrimento vivido um fato diante da identificao do indivduo narcisista e do indivduo melanclico ao todo sombrio, dando margem a comportamentos imobilistas e adaptativos em uma totalidade social em que a racionalidade tecnolgica invade as reas pblicas e privadas ...com a indicao de que se alcance o melhor e se evite o pior (Horkheimer, 1946/2000, p. 51), conciliando-se, no entanto, com o mal-estar na cultura atual.
Body and psychic suffering under social domination Abstract: This text is the result of theoretical research on The Ideology of technological rationality, narcissism and melancholy, marks of suffering, which had for its objective the verification of the relation between narcissism, melancholy and the ideology of technological rationality through the mediation of some concepts, such as the culture industry, mass phenomena that tend to reproduce social domination in diverse environments of the life of the individual in current society. To this end, we used the concepts of authors and researchers of the Critical Theory of Society and Freudian Theory. Keywords: Critical theory of society. Social domination. Ideology of technological rationality.

La souffrance du corps et de la psych par la contrainte sociale Rsum: Ce texte rsulte dune recherche thorique nomme Lidologie de la rationalit thcnologique, le narcissisme et la mlancolie : marques de la souffrance, qui a comme but vrifier le rapport entre le narcissisme, la mlancolie et lidologie de la rationalit thcnologique au moyen de quelques concepts mdiateurs, tels que lindustrie culturelle, les phnomnes de masse, qui tendent reproduire la

176

O SOFRIMENTO DO CORPO E DA PSIQUE SOB A DOMINAO SOCIAL

Dulce Regina dos Santos Pedrossian

contrainte sociale dans des divers domaines de la vie de lindividu dans la socit actuelle. Pour laborer ce sujet, nous avons utilis les crits dauteurs et des studieux de la Thorie Critique de la Socit et de la Thorie Freudienne. Mots-cls: Thorie critique de la socit. Contrainte sociale. Idologie de la rationalit thcnologique.

El sufrimiento del cuerpo y de la psique bajo la denominacin social Resumen: El texto es el resultado de la investigacin terica nombrada La ideologa de la racionalidad tecnolgica, el narcisismo y la melancola: huellas del sufrimiento. Tiene el objetivo de comprobar la relacin entre el narcisismo, la melancola y la ideologa de la racionalidad tecnolgica por intermedio de algunos conceptos mediadores. stos son la industria cultural y fenmenos masivos que procuran reproducir la dominacin social en las diversas esferas de la vida del sujeto en la actual sociedad. Para la realizacin, utilizamos escritos de autores y expertos en Teora Crtica de la Sociedad y Teora del Freudismo. Palabras-claves: Teora Crtica de la Sociedad; dominacin social; ideologa de la racionalidad tecnolgica.

Referncias
Adorno, T. W. (1969a). Prologo a la televisin. In Intervenciones: nueve modelos de critica (pp. 63-74). Venezuela: Monte Avila. (Trabalho original publicado em 1953) Adorno, T. W. (1969b). La television como ideologa. In Intervenciones: nueve modelos de critica (pp. 75-89). Venezuela: Monte Avila. (Trabalho original publicado em 1953) Adorno, T. W. (1986). Acerca de la relacin entre sociologa y psicologa. In H. Jensen, Teoria crtica del sujeto (pp. 36-83). Buenos Aires: Siglo XXI. (Trabalho original publicado em 1955) Adorno, T. W. (1993). Minima moralia: reflexes a partir da vida danificada (L. E. Bicca, trad., 2a ed.). So Paulo: tica. (Trabalho original publicado em 1947) Adorno, T. W. (1995a). Sobre sujeito e objeto. In T. W. Adorno, Palavras e sinais: modelos crticos 2 (M. H. Ruschel, trad., pp. 181-201). Rio de Janeiro: Vozes. (Trabalho original publicado em 1969) Adorno, T. W. (1995b). Tempo livre. In T. W. Adorno, Palavras e sinais: modelos crticos 2 (M. H. Ruschel, trad., pp. 70-82). Rio de Janeiro: Vozes. (Trabalho original publicado em 1969)

Psicologia UsP, So Paulo, abril/junho, 2008, 19(2), 159-180

177

Adorno, T. W. (1995c). Notas marginais sobre teoria e prxis. In T. W. Adorno, Palavras e sinais: modelos crticos 2 (M. H. Ruschel, trad., pp. 202-229). Rio de Janeiro: Vozes. (Trabalho original publicado em 1969) Adorno, T. W. (1996). Teoria da semicultura. Educao e sociedade. Revista de Cincia da Educao (56), 388-411. (Trabalho original publicado em 1959) Adorno, T. W. (1998a). Crtica cultural e sociedade. In T. W. Adorno, Prismas: crtica cultural e sociedade (A. Wernet & J. M. B. de Almeida, trads., pp. 7-26). So Paulo: tica. (Trabalho original publicado em 1951) Adorno, T. W. (1998b). Aldous Huxley e a utopia. In T. W. Adorno, Prismas: crtica cultural e sociedade (A. Wernet & J. M. B. de Almeida, trads., pp. 91-115). So Paulo: tica. (Trabalho original publicado em 1951) Adorno, T. W. (1998c). Arnold Shoenberg (1874-1951). In T. W. Adorno, Prismas: crtica cultural e sociedade (A. Wernet & J. M. B. de Almeida, trads., pp. 145-172). So Paulo: tica. (Trabalho original publicado em 1953) Adorno, T. W. (2000a). Educao aps Auschwitz. In T. W. Adorno (2000), Educao e emancipao (W. L. Maar, trad., 2a ed., pp. 119-138). Rio de Janeiro: Paz e Terra. (Trabalho original publicado em 1967) Adorno, T. W. (2000b). Educao e emancipao. In T. W. Adorno, Educao e emancipao (W. L. Maar, trad., 2a ed., pp. 169-185). Rio de Janeiro: Paz e Terra. (Trabalho original publicado em 1969) Adorno, T. W. (2004). Lies de sociologia (J. T. Proena - Lies 1 a 3; M. S. de Oliveira a partir da 4a Lio). Portugal: Edies 70. (Trabalho original publicado em 1968) Costa, J. F (1989). Narcisismo em tempos sombrios. In. H. R. Fernandes (Org.), Tempo do desejo: sociologia e psicanlise (pp. 109-136). So Paulo: Brasiliense. Crochk, J. L. (1990). O ajustamento do pensamento em uma sociedade de alto desenvolvimento tecnolgico: o computador no ensino. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo, So Paulo. Crochk, J. L. (1999). A ideologia da racionalidade tecnolgica e a personalidade narcisista. Tese de livre-docncia, Universidade de So Paulo, So Paulo. Crochk, J. L. (2000a). Ulisses e Narciso: o abandono de si mesmo e o abandono a si mesmo. Olhar - Centro de Educao e Cincias Humanas da Universidade Federal de So Carlos, 2(4), 19-37. Crochk, J. L. (2000b). Tecnologia e individualismo: um estudo de uma das relaes contemporneas entre ideologia e personalidade. Anlise Psicolgica, 18(4), 529543. Crochk, J. L. (2001). A formao do indivduo e a dialtica do esclarecimento. Nuances. Revista do Curso de Pedagogia. Faculdade de Cincias e Tecnologia, 7(7), 1-9. Crochk, J. L. (2003a). O desencanto sedutor: a ideologia da racionalidade tecnolgica. Interao. Revista da Faculdade de Educao da UFG, 28(1), 15-35. Crochk, J. L. (2003b). Teoria crtica e novas tecnologias da educao. In B. Pucci et al. (Org.), Tecnologia, cultura e formao - ainda Auschwitz (pp. 97-114). So Paulo: Cortez.

178

O SOFRIMENTO DO CORPO E DA PSIQUE SOB A DOMINAO SOCIAL

Dulce Regina dos Santos Pedrossian

Crochk, J. L. (2004). A normalidade do sofrimento. Manifesto - Revista mensal da oficina de informaes, 5(61), 42-43. Freud, S. (1974a). Luto e melancolia. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 14, pp. 269-291). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1917) Freud, S. (1974b). O humor. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 21, pp. 187-194). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1927). Freud, S. (1974c). Sobre o narcisismo: uma introduo. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 14, pp. 83-119). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1914). Freud, S. (1976a). Psicologia de grupo e a anlise do ego. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 18, pp. 87-179). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1921) Freud, S. (1976b). Inibies, sintomas e ansiedade In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 20, pp. 93-201). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1926) Freud, S. (1976c). Teoria geral das neuroses. Conferncia XXVI - A teoria da libido e o narcisismo. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 16, pp. 481-502). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1917) Freud, S. (1976d). Neurose e psicose. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 19, pp. 185-224). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1924). Freud, S. (1976e). O ego e o id. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 19, pp. 11-83). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1923) Hassoun, J. (2002). A crueldade melanclica (R. Aguiar, trad.). Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. (Trabalho original publicado em 1995) Horkheimer, M. (2000). Eclpse da razo. So Paulo: Centauro. (Trabalho original publicado em 1946) Horkheimer, M., & Adorno, T. W. (1985). Ulisses ou mito e esclarecimento. In M. Horkheimer & T. W. Adorno, Dialtica do esclarecimento: fragmentos filosficos (G. A. de Almeida, trad., pp. 53-80). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1947) Horkheimer, M., & Adorno, T. W. (1985). A indstria cultural: o esclarecimento como mistificao das massas. In M. Horkheimer & T. W. Adorno, Dialtica do esclarecimento: fragmentos filosficos (G. A. de Almeida, trad., pp. 113-156). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1947) Horkheimer, M., & Adorno, T. W. (1985). Elementos do anti-semitismo: limites do esclarecimento. In M. Horkheimer & T. W. Adorno, Dialtica do esclarecimento: fragmentos filosficos (G. A. de Almeida, trad., pp. 157-194). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1947)

Psicologia UsP, So Paulo, abril/junho, 2008, 19(2), 159-180

179

Horkheimer, M., & Adorno, T. W. (1973). A massa. In M. Horkheimer & T. W. Adorno (Orgs.), Temas bsicos da sociologia (A. Cabral, trad., pp. 78-92). So Paulo: Cultrix. (Trabalho original publicado em 1956) Marcuse, H. (1967). A ideologia da sociedade industrial (G. Rebu, trad.). Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1964) Marcuse, H. (1998). A obsolescncia da psicanlise. In H. Marcuse, Cultura e sociedade (I. M. Loureiro, trad., Vol. 2, pp. 91-111). Rio de Janeiro: Paz e Terra. (Trabalho original publicado em 1963) Marcuse, H. (1999a). Algumas implicaes sociais da tecnologia moderna. In H. Marcuse, Tecnologia, guerra e fascismo (M. C. V. Borba, trad., pp. 71-104). So Paulo: Fundao Editora da UNESP. (Trabalho original publicado em 1941) Marcuse, H. (1999b). Eros e civilizao: uma interpretao filosfica do pensamento de Freud (A. Cabral, trad., 8a ed.). Rio de Janeiro: LTC. (Trabalho original publicado em 1955) Pedrossian, D. R. S. (2005). A ideologia da racionalidade tecnolgica, o narcisismo e a melancolia: marcas do sofrimento. Tese de Doutorado, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo. Tiburi, M. (1995). Crtica da razo e mmesis no pensamento de Theodor W. Adorno. Porto Alegre: EDIPUCRS.

Dulce Regina dos santos Pedrossian, Psicloga Doutora do Departamento de Cincias Humanas do Centro de Cincias Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS e Professora Colaboradora de Cursos de Graduao da UFMS. Av. Afonso Pena, 3103, apto. 301 Campo Grande - MS. CEP 79.002-072. Endereo eletrnico: drsp@terra.com.br

Recebido em: 25/07/2006 Aceito em: 9/06/2008

180

O SOFRIMENTO DO CORPO E DA PSIQUE SOB A DOMINAO SOCIAL

Dulce Regina dos Santos Pedrossian

S-ar putea să vă placă și