Sunteți pe pagina 1din 5

1

Evoluo de Pra-Raios em Estudos de Sobretenses


PEA 5761 - Marcos Rosa dos Santos - N. USP: 5473863 - Coordenao de Isolamento. Sumrio O objetivo deste trabalho foi o de comentar e analisar a utilizao de equipamentos no lineares denominados de pra-raios, discutir os fenmenos e efeitos causados pelas descargas atmosfricas diretas e indiretas em equipamentos do sistema eltrico de potncia (SEP). Termos do ndice Pra-raios, Descargas Atmosfricas, Direta, Indireta, Sistema de Potncia.

II. PRODUTOS E METODOLOGIAS PARA PROTEO DOS SISTEMAS ELTRICOS Consoante o problema especfico com relao DA, existem metodologias e produtos de proteo com tal finalidade, destacando-se os dispositivos pra-raios e supressores de surto. Verifica-se a necessidade de instalao dos dispositivos pra-raios em vrias areas, onde a demanda de solues contra DA alta: - Proteo de ambientes e estruturas contra as correntes e tenses associadas incidncia direta de DA; - Proteo de LT de alta tenso contra a incidncia direta de descargas; - Proteo de redes de mdia e baixa tenso (redes de distribuio e de telecomunicaes) contra tenses induzidas por DA prximas; - Proteo de equipamentos e dispositivos eletrnicos sensveis. A eficcia da soluo depende basicamente da consistncia da metodologia, da qualidade do produto de proteo e, sobretudo, das hipteses assumidas quanto aos parmetros de DA e do meio circundante, por exemplo: - Caracterizao adequada dos parmetros de descargas; - Caracterizao das sobretenses; - Caracterizao de parmetros do solo nas condies impostas pelas correntes de descarga; - Conhecimento da dinmica de estabelecimento das solicitaes (sobretenses e sobrecorrentes) que acometem os sistemas submetidos aos efeitos das descargas. III. SOBRETENSES ATMOSFRICAS Foi escolhida uma ETD de responsabilidade operativa da AES Eletropaulo para estudo de caso, a subestao Tamoio, localizada na regio de Diadema, estado de So Paulo. A ETD TMO possui 35.522 consumidores, 34.361 na regio de Diadema e 1.161 em So Bernardo do Campo. Devido significncia das DA nas sadas de LT, Estaes Transformadoras de Distribuio (ETD), Subestaes (S/E) e equipamentos, justifica muitos cuidados com estes equipamentos e linhas diante dos surtos atmosfricos. No caso de interrupes, o prejuzo para a concessionria de energia se dar devido s perdas no faturamento, custos sociais, confiabilidade da rede frente aos reguladores oficiais. J para o consumidor, o prejuzo se dar devido interrupo de energia e perdas de produo, entre outros fatores.

I. INTRODUO A constante evoluo dos sistemas eltricos exige das concessionrias de eletricidade um fornecimento de energia cada vez mais estvel e confivel. Linhas de transmisso de energia so elementos vitais nesta confiabilidade e esto sujeitas a desligamentos temporrios provocados por descargas atmosfricas (DA), que causam descargas por superao do nvel crtico de tenso (flashover) nos isoladores, levando o disjuntor da subestao alimentadora a desligar a linha. Os pra-raios para linhas de transmisso (LT) so desenhados para excelente desempenho na proteo contra sobretenses, onde so aplicados diretamente suspensos na linha protegendo os isoladores de suspenso contra "flashover" provocado por DA e para a reduo do nvel de sobretenso nos condutores das LT, tanto para surtos provocados por DA como para surtos de manobras. O espectro de agentes envolvidos com os problemas advindos das sobretenses por DA muito amplo, contemplando os setores de produo, transmisso e distribuio de eletricidade, os consumidores de energia, a indstria do setor eletro-eletrnico, novas indstrias emergentes, parcela do setor cientfico nacional na rea de engenharia e a sociedade civil. Os efeitos mais importantes decorrem da incidncia direta de descargas e da induo eletromagntica gerada por descarga nas proximidades dos pontos de incidncia. As solicitaes determinadas por estes efeitos tm natureza diversificada, mas so mais relevantes os riscos segurana dos seres vivos e o impacto em sistemas eletro-eletrnicos. Tm grande interesse para a engenharia os efeitos das descargas atmosfricas diretas (DAD) em LT e estruturas e os efeitos das descargas atmosfricas indiretas (DAI) nas redes de distribuio de energia e de comunicao, incluindo os danos em equipamentos do sistema eltrico e nas cargas dos consumidores conectados a tais redes.
M. R. Santos, aluno de Doutorado PEA 5761 Coordenao de isolamento. funcionrio da AES Eletropaulo, Brasil (e-mail: marcos.rosa@AES.com).

O fenmeno que provoca as descargas atmosfricas tem caractersticas particulares. O equacionamento de uma DA muito complexo devido o raio no possuir forma distinta e constante. A formao de um canal ionizado e chamado de Leader e estabelecida atravs da camada de ar entre a nuvem e a terra. A efetiva passagem da corrente pelo canal ionizado chamada de corrente de retorno (Return Stroke). Nas figuras abaixo esto representadas as descargas em funo do tipo de carregamento eltrico das nuvens, carregadas com diferentes distribuies de carga.

No incio, a descarga se d com formao de um canal LEADER descendente, que se aproxima da terra progressivamente, aumentando o campo eltrico e propiciando uma movimentao ascendente de cargas com polaridade oposta, situadas no solo.

Fig. 5. Descarga atmosfrica- formao do canal de descarga.

Fig. 1. Descarga nuvem-terra negativa.

A suportabilidade do isolamento, associada s sobretenses atmosfricas, chamada de tenso nominal suportvel a impacto atmosfrico ou tenso crtica de descarga. A onda utilizada para testes de isolamento, 1,2x50 s representada abaixo, oferece uma idia dos tempos envolvidos em um fenmeno desta natureza.

Fig. 2. Descarga nuvem-terra positiva.

Fig. 6. Onda padronizada de impulso atmosfrico.

Onde:

I: Intensidade da corrente tf: tempo de frente td: tempo de cauda (ou descida)

Em testes de laboratrio, frequentemente, encontrada a forma de onda com exponencial dupla

u (t ) = U mx e t e t
Fig. 3. Descarga nuvem-terra negativa.

(1)

que quando se aplica a transformada de Fourier verifica-se a existncia de componentes significativas de alta frequncia. Para o clculo de sobretenses atmosfricas (SA), a onda pode ser modelada atravs de um gerador de corrente, incluindo o efeito da impedncia do canal em paralelo.

Fig. 4. Descarga nuvem-terra positiva.

Fig. 7. Representao do impulso atmosfrico.

A polaridade (-) predominante nas DA dos raios em LT.

O comportamento probabilstico das intensidades de corrente de raio, com polaridade (-), pode ser aproximado para corrente entre 5 kA e 200 kA:

IV. MODELO ELETROGEOMTRICO Este artigo trata o estudo de sobretenses em Linhas de Transmisso, portanto todos os comentrios sero para estes equipamentos. O modelo de clculo para uma LT foi realizado atravs dos estudos dos dados extrados de uma extensa relao de desligamentos, baseando-se na proposio de uma trajetria para o canal do raio. Esse canal propaga-se continuamente, nem sempre na mesma direo, e na sua ponta existe uma regio que pode dar incio descarga, desde que exista algum caminho condutor dentro dessa rea. Essa regio definida por uma distncia de atrao, conforme a figura a seguir, ou seja, o raio atinge o primeiro condutor a penetrar no cone coberto pela distncia de atrao (strike distance).

PI = 1+

1 I 31
2,6

(2)

Estudando os casos de DA em estruturas que transportam energia em longas distncias, maiormente sujeitas s intempries da natureza, so classificadas em situaes crticas as LT e torres metlicas. Linhas e cabos, quando submetidos DA, sofrem sobretenses em altas freqncias, na ordem de centenas de Hz. O clculo dos parmetros envolvidos neste fenmeno pode ser realizado atravs dos mtodos tradicionais, levando-se em conta os devidos acoplamentos, o efeito pelicular, a resistividade do solo, etc. Com relao s torres de LT, estas podem ser modeladas com maior preciso nos resultados quando consideradas as impedncias de surto e tempo de trnsito das torres. As torres no muito elevadas podem ser representadas com impedncias concentradas, onde, de acordo com estudos e frmulas empricas, na ordem de 70 a 250 .

Fig. 9. Canal e distncia de atrao.

Algumas propostas so apresentadas para o comportamento mdio da distncia de atrao, que uma funo da intensidade da corrente do raio, segundo o modelo eletrogeomtrico. Abaixo a equao da distncia de atrao para os cabos condutores, cabos-guarda e solo.

rs = 10I 0,65
Fig. 8. Formas tpicas de torres.

(4)

O clculo de tempo de trnsito de torre pode ser obtido considerando-se o aumento do caminho de propagao devido aos braos desta estrutura. A velocidade de propagao corresponde a 80% da velocidade da luz (c-300 m/ s), porm a sugesto para a simplificao dos clculos de se utilizar a prpria velocidade da luz, claro que considerando sua geometria.

Onde:

rs: distncia de atrao (m) I: amplitude da corrente de raio (kA)

Portanto, uma LT, juntamente com o solo, apresenta as seguintes envoltrias definidas pelas distncias de atrao, para um determinado nvel de corrente.

t =
Onde:

ht c
ht: Altura da torre (m) t: tempo de trnsito da torre

(3)

Fig. 10. Distncia de atrao.

As envoltrias de blindagem mudam conforme o valor da corrente, e para nveis elevados de corrente cresce a proteo dos cabos-guarda, devido a interseco das curvas dos cabosguarda com as do solo, permitindo somente descargas nos cabos-guarda ou no solo. medida que a corrente diminui, a regio que pode causar uma falha de blindagem evidenciada, aumentando a superfcie de exposio dos cabos condutores. No caso de correntes bem reduzidas, pode-se imaginar pequenos crculos em torno dos condutores, sem nenhuma interseco, sem blindagem.

Portanto, ser feita uma anlise para o perodo de dois anos para duas linhas de transmisso de 88 kV, onde sero apresentados os desligamentos, as causas, montante de carga interrompida, tempo de interrupo e as condies atmosfricas no momento dos desligamentos. Para efeito de segurana, sero preservados os nomes das linhas, bem como suas fontes de alimentao. Essas linhas sero chamadas neste trabalho de circuitos 1 e 2. Abaixo, as tabelas descritivas referente aos desligamentos.

Tab. 1. Dados estatsticos da LT n. 1 de 88 kV.

Fig. 8. Superfcie de exposio em funo da corrente de raio.

V. ESTUDO DE CASO O efeito atmosfrico tem influncia direta em equipamentos do sistema eltrico de potncia. Em perodos de chuvas, onde tambm ocorrem muitas descargas atmosfricas, os equipamentos do sistema de potncia so submetidos a uma maior severidade em funo de descargas atmosfricas, ventos, umidade, etc, pois esto totalmente expostos a esses efeitos. As concessionrias, preocupadas com o desempenho de seus sistemas e, principalmente, com os ndices de qualidade estipulados pelos rgos reguladores, elaboram planos de manuteno preventiva e corretiva em preservao se seus equipamentos nestas ocasies. Os sistemas de aterramento de subestaes, bem como de seus equipamentos, necessitam da aplicao de tcnicas muito elaboradas para a minimizao de fenmenos como tenso de passo e tenso de toque, preservando as condies adequadas de manobras. Outro equipamento que sofre aes severas dos efeitos atmosfricos a LT. Estes equipamentos, por atravessar regies de matas, campos abertos, lagos, etc, se tornam, muitas vezes, o ponto de descarga dos raios, estes podendo atingir a torre, ou mesmo os prprios condutores.
Tab. 2. Dados estatsticos da LT n. 2 de 88 kV.

Cada desligamento descrito nas tabelas 1 e 2 reflete a real situao da operao da subtransmisso em tempo real, com suas causas e conseqncias. Abaixo, esto apresentados os grficos dos circuitos por data e montante de carga interrompida.

Fig. 9. Grfico de interrupo de carga da LT n. 1 de 88 kV.

atmosfricas. VI. CONCLUSO Este trabalho apresentou todas as formas de descargas atmosfricas, os sentidos do Leader e a formao das descargas subseqentes. No caso de torres utilizadas em linhas de transmisso e subtransmisso, os efeitos esto diretamente relacionados com suas geometrias. O campo eltrico deve ser estudado em cada geometria em determinao da configurao e disposio dos cabos-guarda. O modelo de proteo contra descargas atmosfricas, apresentado neste trabalho, eletrogeomtrico, apresentou a maior confiabilidade em comparao aos demais, para estas estruturas metlicas. No estudo de caso com desligamentos reais, podem-se verificar as pocas de maior criticidade a que as linhas so submetidos. Perodos de chuvas e ventos fortes esto diretamente relacionados aos desligamentos. Para o estudo realizado na linha n. 2 de 88 kV, verificou-se que, mesmo com o baixo ndice de desligamentos no ano de 2008, nos foram constatados desligamentos relacionados com a causa Defeito Transitrios no ano de 2009, porm, devido experincia operacional, pode-se concluir que a linha n. 2 no sofreu interrupo por DA, visto que a linha n. 1 apresenta um desligamento no ano de 2009.

Fig. 10. Grfico de interrupo de carga da LT n. 2 de 88 kV.

Com o elevado ndice de desligamentos causados por descargas atmosfricas, decidiu-se implantar pra-raios em dois trechos da LT n. 2, aproveitando resultados de projeto de pesquisa e desenvolvimento Repotencializao de Linhas de Transmisso e Melhoria de Desempenho. Abaixo, foto da instalao dos pra-raios, realizada em 31/01/2009.

VII. REFERNCIA BIBLIOGRFICA


Fig. 11. Fotografia do pra-raios instalado na LT n. 2 de 88 kV.

[1] ZANETTA Jr, L. C. Transitrios Eletromagnticos em Sistemas de [2] PIANTINI, A. PEA-5762 Desempenho de Linhas Areas Frente a
Descargas Atmosfricas POLI: 2009. Potncia So Paulo: EDUSP, 2003.

VIII. BIOGRAFIA Marcos Rosa dos Santos nasceu em So Paulo, Brasil, em 13 de maro de 1971. Graduado em Engenharia Eltrica, nfase em Eletrnica, pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) em 2003. Concluiu o Mestrado pela Escola Politcnica da Universidade de So Paulo na rea de Sistemas de Potncia no ano de 2008 e atualmente aluno de Doutorado em Sistemas de potncia pela mesma entidade. Trabalha na AES Eletropaulo desde 1985. Iniciou como Aprendiz de Eletricista de Manuteno, passou pela rea de Operao de Estaes e atualmente trabalha no Centro de Operao do Sistema, coordena a operao do sistema eltrico de potncia, nvel de tenso, carregamento e freqncia, so as principais grandezas controladas, todas em tempo real. Despacha com as equipes de operao, manuteno e proteo do sistema de subtransmisso.

Fig. 12. Fotografia do pra-raios instalado na LT n. 2 de 88 kV.

Analisando os desligamentos da LT n. 2, separando-os por perodos de 12 meses, verifica-se que no ano de 2007, 80% dos desligamentos foram classificados como Defeito transitrio. No ano de 2008 ocorreu apenas um desligamento classificado como defeito transitrio, que foi responsvel por 25% dos desligamentos. J no ano de 2009, contabilizando os dados at o oitavo dia do ms de dezembro, houve somente um desligamento, classificado como desligamento acidental, porm com zero por cento de desligamentos classificados como defeito transitrio, causados na maioria das vezes por descargas

S-ar putea să vă placă și