Sunteți pe pagina 1din 5

Mural de Crebros.

Criao colaborada entre professores de arte e alunos dos stimos e oitavos anos do ensino bsico Educao Visual
Resumo: O mural de Crebros o resultado de um trabalho proposto pelos professores Felipe Aristimuo e Ana Prez-Quiroga na disciplina de Educao Visual do terceiro ciclo do Ensino Bsico, no ano letivo 2011/2012. O objetivo do trabalho foi construir um mural com a colaborao de todos os alunos dos stimos e oitavos anos para ser aplicado no saguo da escola. O tema crebros foi escolhido em homenagem ao patrono da escola, o neurologista Antnio Damsio. O projeto foi concebido em vrias etapas, passando pela pesquisa e apropriao de imagens online, a interveno criativa, at a finalizao e impresso do mural. Title: Meta-paper: an example Abstract: This meta-paper describes the style to be used in articles for the meeting Raw Material: Symposium on art education practices. The abstract should be a concise statement of the subject, context and conclusions. Abstracts should not have more than five lines and must be in the first page of the paper. Keywords: meta-paper, conference, referencing.

Introduo

Penetrar no espao fsico da escola Antnio Damsio uma experincia visual muito diferente da de entrar numa escola secundria comum (ou tradicional). A arquitetura em vidro sobre blocos brancos, concebida pelo arquiteto Manuel Tainha, rompe com a tradio, expandindo o conceito de espao escolar. O desafio do projeto aqui apresentado foi o de criar uma interao neste novo espao, promovendo uma aproximao e interao entre o espao e a comunidade escolar atravs da linguagem visual. Tendo em mente essa problemtica, trouxemos a ideia, juntamente com a direo da escola, de fazer esta interveno/viagem visual em forma de mural para ser instalado no saguo principal. A nossa proposta foi a de utilizar, ao longo de vrias etapas de criao colaborada com os estudantes, tanto os materiais mais tradicionais da arte escolar, como os papeis coloridos, tintas e lpis de cor, quanto a impresso digital em grande formato, conectando o humano (comunidade escolar) ao gigante high-tec que a escola que nos foi dada.

1. Primeiro contato com a proposta do mural: Traando o projeto a partir de um posicionamento pedaggico.

Logo na primeira reunio que tivemos (os professores de arte Ana Prez-Quiroga e Felipe Aristimuo) percebemos que tnhamos em comum o posicionamento pedaggico, fundamentando nossa prxis profissional nas teorias da cultura visual como referente para a educao das artes visuais (Hernandz, 2009:). Dentro desse posicionamento, entendemos que existem sempre discursos visuais (na comunicao, na histria da arte, na arquitetura), e o objetivo principal da educao artstica auxiliar os estudantes (e ns mesmos) numa tomada de conscincia no sentido de os converter de receptores a leitores da cultura visual (Acaso, 2009: 75).

Ainda na reunio, descobrimos que ambos somos, para alm de educadores, criadores visuais. Por isso resolvemos ser co-autores do mural junto com os estudantes. Decidimos que no haveria constrangimento algum nesta interao criativa entre professores e alunos, sendo o resultado final uma obra realmente coletiva, muito mais que uma atividade ou exerccio de aula vulgar. A parte de medio do espao da escola, planejamento dos mdulos de repetio e escolha de tcnicas para a impresso digital seria feita por ns e apresentada aos educandos. A parte de interao nas imagens pesquisadas na internet e escolha de cores e tcnicas grficas, seria feita pelos estudantes. Tambm teramos uma simulao no blog dos alunos para que eles conseguissem visualizar como ficaria o trabalho finalizado ao longo do processo de desenvolvimento.

2. Planificao 2.1 Espao e materiais A Escola Secundria Antnio Damsio est localizada no bairro Olivais, em Lisboa. Foi inaugurada em setembro de 2011 e conta com um edifcio inteiro dedicado s artes visuais, dezenas de salas equipadas com computadores, internet e projetor multimdia. Alm disso, Esto tambm disponveis softwares grficos comerciais, como Adobe Photoshop e InDesign.

Justamente por dispormos deste espao e equipamentos, foi que projetamos o mural para ser realizado de forma hbrida, em arte digital e manual. 2.2 Contexto humano As trs turmas nas quais iramos realizar o projeto eram dos stimos (uma turma) e oitvos anos (duas turmas) do ensino bsico. Os estudantes dessas turmas eram, na grande maioria, adolescentes provenientes dos bairros sociais prximos da escola. O que caracterizava essas turmas era o baixo rendimento escolar (repetncia), a falta de competncias para a interao social em contexto de sala de aula e os conflitos. Por outro lado, notava-se uma grande motivao criativa para as artes visuais e expresses.

Tendo em mente este contexto, pensamos em aproveitar a realizao do mural para tentar levantar questes relevantes para o grupo, como o trabalho em equipe, a representao do humano sem identidade (rgos) e a construo das identidades pela imagem. A obra publicitria de Olivietto Toscani, onde so apresentadas as fotografias de um corao de um negro, um branco e um asitico lado-a-lado, pareceu-nos uma excelente fonte de discurso visual para ser levado e debatido em sala de aula.

2.3 Levantamento de questes iniciais Para tornar o trabalho de busca e interveno sobre as imagens mais significativo, levantamos trs questes iniciais que de fato no deveriam ser respondidas a priori pelos educandos, mas acompanhadas por eles durante o fazer e, eventualmente, reformuladas:

- Por que e como vamos representar o crebro pelas artes visuais?

- As imagens dos rgos humanos so bonitas ou feias? Por qu?

- O que mural?

A primeira questo a que situa o fazer ao contexto e sua necessidade prtica. Tambm nesta questo est embutido o posicionamento pedaggico dos professores, na medida em que dizemos representar o crebro pelas artes visuais, isto quer dizer:

escolher um conjunto de elementos capazes de criar significao visual para produzirmos a ideia do crebro e do neurologista em imagem.

A segunda questo pode fazer uma viagem pela histria da arte, do belo ao feio no conceito de arte. O booling que existia nestas turmas contra os alunos homossexuais, gordinhos, negros e mais pobres, poderia tambm ser abordado a partir desta questo. Outra questo neste sentido poderia ser: Ser que estas imagens nas quais estamos trabalhando sero bonitos num grande mosaico?

A terceira questo, mesmo que aparentemente muito bsica, acreditamos ter grande importncia como focalizadora do fazer ao longo das aulas. O mural era o objetivo que, mesmo no existindo ainda, deveria ser imaginado e visualizado ao longo de todo o processo criativo por todos os atores. O mural uma imagem pensada para estar no espao pblico e o aluno exercitaria esta abstrao, de imaginar-se diante desta obra finalizada e exposta enquanto criava a mesma. 2.4 Tempo Tendo em mente a dificuldade que os adolescentes tinham para manter a concentrao num mesmo trabalho por perodos longos, optamos por planejar trs semanas para todo o processo de realizao e concluso do mural.

2.4 Avaliao

A avaliao seria realizada por autoavaliao e, aps a exposio do mural, heteroavaliao.

3 Realizao do trabalho

As turmas receberam bem a proposta, perguntando muitas coisas acerca de como seria impresso o mural.

4. Sobre as referncias

O captulo Referncias bibliogrficas apresenta as fontes citadas, e apenas essas. Cada vez mais as listas bibliogrficas tendem a incluir referncias a materiais no papel, como vdeos, DVD, CD, ou stios na Internet (pginas, bases de dados, ficheiros *.pdf, monografias ou peridicos em linha, fotos, filmes). O captulo Referncias nico e no dividido em subcaptulos.

Concluso A Concluso, a exemplo da Introduo e das Referncias, no uma seco numerada e apresenta uma sntese que resume e torna mais claro o corpo e argumento do artigo, apresentando os pontos de vista com conciso. Pode terminar com propostas de investigao futura.

Referncias bibliogrficas [Este ttulo: Times 12, negrito; toda lista seguinte: Times 11, alinhado esquerda, avano 1 cm]
Castelazo, Tomas (2009) Detalle de la puerta de la celda 18 de la vieja crcel de Len, Guanajuato, Mxico. [Consult. 2009-05-26] Fotografia. Disponvel em <URL: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cell_door_detail.jpg> Eco, Umberto (2007) Como se Faz uma Tese em Cincias Humanas. Lisboa: Presena. ISBN: 978-972-23-1351-3

S-ar putea să vă placă și