Sunteți pe pagina 1din 7

APOSTILA DE TTICA DE COMBATE A INCNDIO

CAS/2010

UNIDADE II

OBJETIVOS DA UNIDADE
Esta Unidade tem por objetivo descrever para os alunos as fases do incndio, afim de que o mesmo tenha conhecimento das caractersticas de cada fase sendo capaz de identific-las em uma situao real.

UNIDADE II FASES DO INCNDIO o processo de desenvolvimento de um incndio, desde sua fase inicial at a final. A maioria dos incndios comea de forma pequena ou incipiente, e vai adquirindo maior proporo e intensidade, medida que encontra oxignio e combustvel disponveis, e se extingue em razo do consumo dos materiais combustveis e a falta de comburente (oxignio). As fases do incndio, descritas a seguir, obedecem fundamental o processo evolutivo de um incndio em local fechado. Dessa forma o incndio se desenvolve em seis fases distintas, que so: 1. Ecloso Aqui o agente gneo atua sobre o combustvel e o comburente, e a combusto se inicia. Nesta fase ocorrem os seguintes fatores: Presena de grande quantidade de comburente no ambiente; Aumento gradual da temperatura do combustvel que est queimando (a maior parte do calor gerado consumido pelo combustvel que est queimando); Aumento da emanao de vapores pelo mesmo combustvel; Temperatura ambiente normal ou com ligeira elevao; Incio da emanao de fumaa. 2. Incubao o estgio em que o calor produzido na fase inicial ir aquecer o ambiente. Neste momento observamos os seguintes fenmenos: Outros combustveis presentes no ambiente comeam a emanar vapores; A temperatura do ambiente j est elevada e em ascenso; Os vapores emanados preenchem a parte mais alta do ambiente; 3. Generalizao, exploso ambiental ou flashover Em conseqncia do aquecimento gradual do ambiente, os combustveis sofrem pirlise e, assim lanaro gases no ambiente. Aps algum tempo, atingida a temperatura de ignio e os materiais se inflamam mesmo na ausncia de chama. Tem-se assim uma generalizao do calor e das chamas no ambiente. 3.1.1. Caractersticas do flashover Paredes superaquecidas; Trincas, fissuras e etc; Muita produo de fumaa; Presena de materiais volteis favorecem o flashover; Grande quantidade de materiais em suspenso no ar favorecem o flashover.

3.1.2. Riscos relacionados ao flashover Exploses; Colapso estrutural; Desidratao da estrutura; Intoxicao; Propagao do incndio. 3.1.3. Aes preventivas e de combate Uso de EPI; Resfriar a estrutura externamente; Antes de entrar no compartimento os bombeiros devem aplicar jatos de gua neblinada na parte superior da porta de acesso, antes de abrirem a porta. Isso ir prevenir a combusto dos gases superaquecidos que iro sair pela abertura da porta. Fazer abertura de portas e janelas vagarosamente; Neblinar o teto do ambiente; Faa uso da ventilao negativa; Uso de tcnicas de ventilao natural para permitir que os gases superaquecidos saiam e no se acumulem no interior da rea sinistrada (o que ir tambm contribuir para ampliar a visibilidade no local); A linha que for penetrar no ambiente dever ser protegida por outra com jato neblinado.

4. Propagao Simultaneamente com o que ocorre na fase anterior, h a propagao do fogo. Esta propagao se d a partir do ponto de origem desde que existam combustveis e oxignio suficientes, Esta propagao verifica-se mediante um simples mecanismo: a transmisso do calor aos combustveis do ambiente. So observados os seguintes passos: Os corpos continuam queimando porque os vapores emanados esto acima do ponto de inflamao; A expanso da rea que est queimando causa o aquecimento de outros combustveis que cercam a rea inicial, repetindo o processo anterior at que todo o combustvel seja consumido. 4.1. Fase descendente ou queima lenta Aps o consumo de todo o ar existente no ambiente, caso no exista um suprimento constante de oxignio, como, por exemplo, em um ambiente que no h ventilao, observa-se uma reduo da velocidade de queima e conseqente reduo ou desaparecimento das chamas. Esta fase caracteriza pelos seguintes fatores: A temperatura ambiente est elevada; Os vapores e a fumaa presentes aumentam a presso interna do ambiente; Os combustveis queimam com chama lenta ou brasa; A temperatura elevada continua provocando liberao de vapores pelos combustveis presentes; Existe pouca ou nenhuma visibilidade;

Os rudos de crepitao caractersticas da queima so reduzidos ou desaparecem.

Esta fase apresenta o risco de ocorrncia de um fenmeno muito importante nos incndio conhecido como BACKDRAFT. 4.1.1. BACKDRAFT Tem origem em uma combusto rica e lenta, gerada pela combusto incompleta ocorrida nas fases anteriores; Produz muito calor; Devido alta temperatura dentro do ambiente e pela pequena quantidade de comburente em seu interior, h criao de uma zona de alta presso. Neste momento, caso ocorra suprimento de ar abertura de um porta ou janela a presena de brasas pode funcionar como agente gneo e a elevada presso interna provoca a expanso violenta dos gases e vapores combustveis que voltam a se inflamar pelo novo suprimento de ar, em outras palavras o fogo existente no interior do ambiente ir buscar o comburente que se encontra em uma zona de baixa presso. 4.1.2. Identificao de um backdraft Calor excessivo, notando-se pela temperatura na porta e/ou nas paredes; Fumaa sob presso, num ambiente fechado; Fumaa escura, tornando-se densa, mudando de cor (cinza amarelada) e saindo do ambiente sob forma de lufadas; Pequenas chamas ou inexistncia destas; Resduos de fumaa impregnando os vidros das janelas; Rudo de janela vibrando; Pouco rudo e visibilidade no ambiente. 4.1.3. Aes preventivas e de combate Utilizar EPI mscara autnoma e roupa de aproximao completa. Neblinar a estrutura e a porta de entrada antes de adentrar o ambiente (resfriamento); Os bombeiros devero atuar abaixados ou deitados para prevenir-se de uma exploso; O bombeiro que for quebrar a janela dever faz-lo abaixado e utilizando preferencialmente um ferramenta longa, tipo croque, enxada e gadanho; Poder ser realizada a ventilao positiva no telhado, de forma cautelosa, tendo em vista o risco adicional de que a estrutura do telhado dever sustentar o peso do militar; Fazer a abertura da porta de forma bem vagarosa, devendo-se atentar para a reduo da presso interna; Neblinar o teto logo que entrar no ambiente; A linha que for penetrar no ambiente dever ser protegida por outra com jato neblinado.

5. Fase final ou extino Em decorrncia do consumo dos materiais combustveis, o incndio se auto-extinguir. Caractersticas externas ao ambiente: Fumaa cinza clara rarefeita fluindo naturalmente pelas aberturas ou ausncia de fumaa; A temperatura pode ainda estar elevada, mas encontra-se em declnio; Presena de resduos da combusto como cinzas, fuligem e materiais carbonizados. A ecloso e a incubao so as fases iniciais do incndio, em que o incndio pode ser mais rapidamente controlado. A generalizao e a propagao so as fases destrutivas do incndio e quanto mais avanarem, mais difcil ser o domnio do fogo e maior ser a destruio, tornando mais difcil a elucidao da origem e causas do sinistro. RELAO ENTRE ELEVAO DE TEMPERATURA E TEMPO Em um incndio, a reao de combusto ter o seu tempo de durao determinado pela quantidade de combustvel e comburente existentes no ambiente em questo. O tempo relacionado com a temperatura, geralmente analisado tomando-se por base a curva mostrada na figura abaixo:

CURVA PADRO DE ELEVAO DE TEMPERATURA

A curva terica no retrata as caractersticas encontradas em um incndio que ocorre livremente, cuja curva mais acentuada entre a primeira e segunda fase decaindo na terceira fase at a extino do incndio.

RESUMO DA UNIDADE
Nesta unidade verificamos as fases do incndio, bem como fizemos uma recapitulao dos fenmenos backdraft e flashover, com suas respectivas aes preventivas e de combate, sendo verificada ainda relao de variao de temperatura durante o desenvolvimento de um incndio.

S-ar putea să vă placă și