Sunteți pe pagina 1din 25

INTRODUO A CINCIA DOS MATERIAIS

Professora Ana Mara Prez Ceballos Engenheira Metalrgica, M. Sc.

Aula 2 Novembro de 2012

MONOCRISTAIS
Para um material cristalino, quando o arranjo peridico e repetido de tomos for perfeito ou se estende atravs de toda a amostra sem interrupo, o resultado um MONOCRISTAL. Todas as clulas unitrias encadeiam-se da mesma maneira e tm a mesma orientao.
Fotografia de um monocristal de granate encontrado na China [1].

Arranjo atmico num monocristal. O arranjo dos tomos peridico ao largo de todo o volum.

ANISOTROPIA
As propriedades fsicas de monocristais de algumas substncias dependem da direo cristalogrfica na qual as medies sejam feitas. Por exemplo, o mdulo elstico, a condutividade eltrica, e o ndice de refrao podem ter valores diferentes nas direes [100] e [111]. Esta direcionalidade das propriedades denominada ANISOTROPIA e est associada com a varincia do espaamento atmico ou inico com a direo cristalogrfica.

Cristal de gesso cortado com una faca num certo plano cristalogrfico. http://www.doitpoms.ac.uk/tlplib/atomic-scalestructure/single2.php

Os planos de clivagem de um cristal so planos, atravs dos quais o material pode quebrar ou separar-se facilmente, isto , porque as foras de ligao perpendiculares a esses planos so mais fracas do que nas outras direes. O diamante e quartzo no tem planos de clivagem, por esta razo necessria uma fora maior para fratura-los.

ANISOTROPIA

Mdulo elstico para metais em certos planos cristalogrficos [1].

ANISOTROPIA

Birrefringncia num cristal de calcita. http://es.wikipedia.org/wiki/Birrefringencia

Num monocristal de quartzo, existe apenas uma direo na qual no h dupla refrao (birrefringncia). Se a amostra cortada de modo que a luz incidente paralelo a esta direo, no h nenhuma transmisso de luz atravs do vidro. A direco cristalogrfica que exibe esta propriedade conhecida como o EIXO PTICO.

POLICRISTALES
A B

Um slido policristalino formado por um agregado de muitos pequenos cristais ou gros. A juno entre estes gros ou cristais chamado de contorno de gro. Cada gro pode se pensar como um monocristal. Durante a solidificao no estado A se geram pequenos ncleos que crescem em certas direes (B) hasta que seu crescimento se v impedido pelo encontro com um cristal vizinho (C).

Esquema da formao de um policristal durante a solidificao [1].

POLICRISTALES

Arranjo atmico num policristal. O arranjo dos tomos peridico ao longo de cada gro.

A forma tridimensional dos gros de um policristal semelhante forma individual das bolhas de sabo formadas por injeo de gs numa soluo de sabo contido dentro de uma caixa transparente.
http://www.doitpoms.ac.uk/tlplib/atomic-scale-structure/poly.php

POLICRISTALES
Para muitos materiais policristalinos, a orientao cristalogrfica dos gros que o constituem completamente randmica. Nestas circunstncias, apesar de cada gro poder-se comportar como anisotrpico, a amostra formado pelo agregado de cristais se comporta isotropicamente. Um material exibe isotropia quando o valor das propriedades medidas independente da direo cristalogrfica na que se faz a medida. A magnitude da propriedade medida est dada pela media de todos os valores medidos nas diversas direes. Algumas vezes os gros dos materiais policristalinos tm uma orientao cristalogrfica preferencial, neste caso se considera que os materiais presento textura cristalogrfica.

DEFEITOS EM CRISTAIS
As propriedades de alguns materiais esto influenciadas pela presencia de imperfeies nos cristais. Portanto, importante saber que existem vrios tipos de defeitos e da influncia que exercem sobre o comportamento dos materiais. Exemplo: A liga 70%Cu-30%Zn muito mais resistente e dura que o Cu puro.
RT Liga 70%Cu-30%Zn: 338-469 MPa RT Cu puro: 224-314 MPa

Defeitos Pontuais

Defeitos Lineares

Defeitos Planares

Defeitos Volumtricos

DEFEITOS DE PONTO
VACNCIAS
O mais simples dos defeitos de pontos uma vacncia ou stio vazio da rede, isto , est faltando um tomo no stio normalmente ocupado. Vacncias so formadas durante a solidificao e tambm como um resultado de vibraes atmicas, que causam o deslocamento de tomos a partir de seus stios normais na rede. O nmero de vacncias est dado por:
N o nmero total de stios de tomos, Qv a energia de ativao (energia de vibrao requerida para a formao de uma vacncia), T a temperatura absoluta, em kelvin, e k a constante universal do gs ideal por molcula ou constante de Boltzmann k 1,38 x 10-23 J/atom-K,

N v = Ne

Q kT

Representao em duas dimenses de uma vacncia [1].

DEFEITOS DE PONTO
TOMOS INTERSTICIAIS
Os interstcios podem ser preenchidos por tomos da mesma espcie dos que fazem parte da rede cristalina ou por outro tipo de tomos (impurezas).

Representao em duas dimenses de um tomo intersticial da mesma espcie [1].

Representao em duas dimenses de um tomo impureza intersticial [1].

DEFEITOS DE PONTO
TOMOS SUBSTITUCIONAIS
Quando tomos de impurezas ocupam stios da rede cristalina que estariam ocupados pelos tomos da rede original. Para que se presente um tomo substitucionais: tamanho atmico estrutura cristalina diferencia de eletronegatividade nmero de valncia
Representao em duas dimenses de um tomo impureza substitucional[1].

Exemplo: Soluo slida substitucional Cu-Ni rCu= 0,128 nm, rNi= 0.125 nm, FCC, eletronegatividade Cu=1,9 Ni=1,8, valncia +1 Cu, +2 Ni

DEFEITOS DE PONTO

Efeito dos tomos substitucionais e intersticiais sobre a rede cristalina e sobre a curva tenso-deformao [3].

DEFEITOS DE PONTO
PARES DE FRENKEL E SCHOTTSKY
Frenkel: Um ction se desloca de seu ponto de rede ao interstcio e origina uma vacncia. Schottsky: Dois ons de carga oposta se perdem, gerando um par de buracos por causa da sua ausncia.

Representao em duas dimenses de pares de Frenkel e Schottsky [1].

DEFEITOS DE PONTO
Vacncias

Metais

tomos Intersticiais tomos Substitucionais

DEFEITOS DE PONTO
Pares de Frenkel

Cermicas

Pares de Schottsky

DEFEITOS LINEARES
DISCORDNCIAS
Uma discordncia um defeito linear ou unidimensional ao redor de alguns tomos desalinhados, este tipo de defeitos se aparecem durante processos de solidificao ou deformao mecnica, causando a distoro da rede. A magnitude e direo da distoro da rede associada presencia da discordncia dada em termos do vetor de Burgers . Para uma discordncia de aresta, este perpendicular direo da discordncia. Para uma discordncia em parafuso, este paralelo direo da discordncia.

Posies atmicas ao redor de uma discordncia de aresta [1].

DEFEITOS LINEARES
DISCORDNCIAS DE ARESTA
um defeito linear que dado pela presena de uma poro extra de um plano de tomos, ou meio plano, cuja aresta termina dentro do cristal.

http://www.doitpoms.ac.uk/tlplib/dislocations/media.php?type=video&file=trueglide.mov&caption=Animation+of+slip+by+dislocation+glide&width=305&height=245 &popup=&return=dislocation_glide

Movimento de uma discordncia de aresta ao aplicar um esforo


http://www.ic.arizona.edu/ic/mse257/class_notes/disclo cation.html

DEFEITOS LINEARES
DISCORDNCIAS EM PARAFUSO
um defeito linear que dado pela rotao e deslizamento de um plano de tomos sobre outros.

Discordncia em parafuso[1].

DEFEITOS LINEARES
DISCORDNCIAS MISTAS
Muitas discordncias encontradas em materiais cristalinos provavelmente no so nem discordncias de aresta pura nem discordncias em espiral puras, mas sim compostas de ambos os tipos discordncias; estas so denominadas discordncias mistas.

Discordncia Mista[1].

DEFEITOS LINEARES
DISCORDNCIAS

This TEM image shows the interior of a quartz grain experimentally deformed.
http://virtualexplorer.com.au/special/meansvolume/contribs/jessell/lectures/lec1.html

DEFEITOS PLANARES OU INTERFACIAIS


Defeitos interfaciais so contornos que tm 2 dimenses e normalmente separam regies dos materiais que tm diferentes estruturas cristalinas e/ou orientaes cristalogrficas. Estas imperfeies incluem superfcies externas, contornos de gro, contornos de maclas, falhas de empilhamento e contornos de fases. Contornos de gro de baixo e alto angulo [1].

DEFEITOS EM SLIDOS

http://homepages.spa.umn.edu/~vinals/research/defect_motion/inde x.html

DEFEITOS EM SLIDOS

DEFEITOS EM SLIDOS

Corroso intergranular num ao inox


http://www.weldreality.com/stainlesswelddata.htm

REFERNCIAS
[1] Callister W., Materials Science and Engineering, and Introduction. John Wiley and sons, 7 Ed, 2007. [2] Ed.

Askeland D.R., Phul P.P., Ciencia e Ingeniera de los Materiales, Ed. Thomson, 4 Ed, 2006. Restrepo J.W, Notas del Curso Introduccin a la Ciencia y Mecnica de los Materiales , EIA.

[3]

http://www.doitpoms.ac.uk/tlplib/crystallography3/index.php http://www.doitpoms.ac.uk/tlplib/dislocations/index.php http://www.youtube.com/watch?v=lCCOdG9dILk&list=LPDirqXAt57a0&index=8&fe ature=plcp http://www.youtube.com/watch?v=J_2FdkRqmCA&feature=related

S-ar putea să vă placă și