Sunteți pe pagina 1din 5

Histria da beleza sculo XVI

A construo da beleza: sculo XVI

(Maria Stuart) "Que necessidade de se preocupar com as pernas j que no a coisa que precisa mostrar?" (dilogo entre me e filha no fim do sculo XVI)

A anatomia era moralizada e hierarquizada pelos tratados de beleza deste sculo. Ela punha em evidncia "os membros honrados" e "fora do olhar" os membros depreciados: "A natureza induz as mulheres e os homens a desvendar as partes altas e a esconder as partes baixas, porque as altas, como sede da beleza, devem ser vistas, o que no ocorre com as outras, que so apenas o fundamento e a sustentao das superiores" (Firenzoule, Discurso sobre a beleza das damas).

Os vestidos acrescentam s suas formas sobrepostas um intenso alargamento. Eles quase ficam horizontais abaixo da cintura, sustentados por "anquinhas" e suas lminas de ferro ou de madeira, transformando a saia em pedestal do busto, destacando a importncia do "alto".

(Bronzino)

O busto, o rosto e as mos seriam os nicos lugares chamando para a esttica fsica, descobrindo-se "principalmente numa parte, a saber, a parte superior que olha para a luz do Sol".

Flurance Rivault organiza uma aparncia fsica mais do que nunca hierarquizada: partes baixas tornadas "pilotis", partes mdias tornadas "escritrios e cozinhas", partes altas feitas para o olhar e a ostentao entregues beleza. Na literatura, a aluso a essas partes ocorre vrias vezes:

"Seios esbranquiados como alabastro/Teus olhos como dois sis/Teus belos cabelos" (Ronsard).

A mo e o brao tambm participam desse prestgio do "alto"...

(Catarina de Mdicis)

A mo deve ser longa, branca, leve. Henrique VIII se demora encarregando vrios emissrios de avaliar a beleza da duquesa de Npoles que ele deseja desposar: "Eles vero sua mo nua e observaro exatamente como ela feita, se ela espessa ou delgada, grossa ou magra, comprida ou curta. Eles observaro seus dedos, se so compridos ou curtos, grandes ou pequenos, grossos ou estreitos nas pontas". A beleza passa a ter sexo ou a feminizao da beleza: A fora foi dada ao homem, a beleza mulher. Para um, o "trabalho da cidade e do campo", para a outra, "o agasalho da casa". O homem no saberia cuidar de sua tez para melhor enfrentar "trabalhos e intempries". A mulher deveria vigiar sua tez, para alegrar e deleitar o homem fatigado e enfastiado. O homem deve ser dominador, terrvel e belo. Ele precisa impressionar mais do que seduzir: "Os homens tm o corpo robusto feito de fora, o queixo e grande parte das bochechas providos de plos, a pele rude e espessa porque os costumes e condies do homem se acompanham de gravidade, severidade, audcida e maturidade" (J. Libault). Nas palavras de Vigarelo: "A beleza valoriza o gnero feminino a ponto de aparecer nela como a perfeio. Isso aprofunda a nova ascedncia do sensvel e do gosto. E confirma uma mudana de cultura: o reforo do estatuto da mulher na modernidade, mesmo se no puder superar a obscura e repetitiva certeza de uma inferioridade" (Vigarelo, 2006, p. 23) e mais adiante: " a primeira forma moderna de um reconhecimento social" (p. 24).

(Jeanne dAragon)

Jeanne DAragon, de quem Francisco I quis adquirir o retrato, era julgada to bela que se tornou objeto de vrias "apoteoses poticas". Em 1551, a academia veneziana de Dubbiosi redigiu um decreto para lhe dedicar um templo, honraria dedicada ao seu esplendor e virtude. Jacomo Ruscelli, em 1552, considerou-a um exemplo arquetpico, ao qual todas as outras belezas deveriam ser comparadas.

(trechos retirados do livro A histria da beleza, de Georges Vigarello*). *VIGARELLO, G. Histria da beleza. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

S-ar putea să vă placă și