Sunteți pe pagina 1din 12

Leadership in Healthcare Delivery

A prestao dos melhores cuidados ao paciente tem sempre sido o objectivo principal das organizaes de sade. No entanto, tambm certo que as realidades oramentais dos ltimos anos conduziram os gestores de sade a um inevitvel enfoque nas matrias de ndole financeira e de curto prazo, tais como a gesto dos P&L, dos dfices anuais e dos pagamentos a fornecedores, em paralelo com o controlo da despesa e do desperdcio

Nadim Bou Habib CEO do Nova Forum

Leadership in Healthcare Delivery

Este programa pretende ir alm do actual debate muito circunscrito aos drivers dos custos de sade de curto prazo e proporcionar ao leque variado dos gestores de sade ferramentas e conhecimentos de gesto que lhes facilitem a construo de estratgias de curto, mdio e longo prazo slidas e sustentveis que, no final, conduzam as respectivas organizaes a atingir objectivos de maior e melhor acesso dos pacientes aos cuidados de sade; de concepo de planos de desenvolvimento para os seus profissionais; assim como de negociao e sustentao das melhores parcerias com os seus stakeholders.

Tendo por base os principais componentes do ensino da Gesto Aplicada, o programa vai abordar temas fundamentais relacionados com estratgia, finanas, operaes, liderana, comunicao e inovao que sero ilustrados em sala de aula atravs de resoluo de casos reais e de intervenes de key players convidados, facultando aos participantes, por um lado, um efectivo enquadramento nos contextos actual e futuro dos desafios a que as suas organizaes esto sujeitas, e, por outro, a construo das necessrias vises e estratgias de longo prazo.

O CONCEitO

a arQuitECtura

O Programa Leadership in Healthcare Delivery est organizado em 8 mdulos que vo ao encontro das principais questes decorrentes das transformaes a que assistimos no Sistema da Sade Value and Financial management Cost and Value of Health FOrmatO HOrriO Dois dias por semana Strategic Planning for Healthcare Delivery 16h Sextas e Sbados, das 9h00 s 18h00 Operations Design and innovation in Healthcare * 16h Communication in Healthcare Leadership Negotiation
14h00

Healthcare Economics and Policy

8h 16h 8h

DuraO 112 horas

16h 16h 16h

Coffee-break 20

13h00

nH

* Mdulo leccionado em ingls.

09h00

ta
rD

e
Coffee-break 20 18h00

OVERVIEW DO PROGRAMA
Healthcare economics and Policy 8 Horas Objectivo a ausncia de crescimento econmico e as alteraes mais ou menos profundas recentemente ocorridas no servio nacional de sade colocam grandes desafios a princpios nucleares que estiveram na sua gnese, como o da universalidade, assim como grande liberdade de acesso. Entre as restries externas com que se defronta o SNS portugus encontram-se o desenvolvimento de novas tecnologias, as expectativas dos cidados, a gesto das doenas emergentes e das doenas crnicas, o envelhecimento da populao e os hbitos alimentares dos cidados. a estas acrescem restries de mbito interno como a necessidade de mais e melhor capacidade de gesto, de organizao e liderana, de sistemas de informao e a necessidade de recursos humanos adequados em nmero e formao. Este mdulo abordar de forma crtica o desafio mais imediato do SNS dos ltimos e, acredita-se, dos prximos tempos - o da gesto da dotao financeira inscrita no Oramento do Estado assim como a inevitvel sobreposio da gesto por resultados financeiros sobre a gesto por resultados assistenciais, em que o balano entre controlo dos custos e inovao sai muito a perder. abordar tambm a necessria introduo de anlises comportamentais dos pacientes ou consumidores de recursos de sade no momento da adopo de polticas de sade com impacto econmico relevante. No final do mdulo sero abordados conceitos como Valor e a Criao de Valor; alavancas da criao de valor: rentabilidade e crescimento; agregados contabilsticos relevantes: a construo do cash flow e avaliao financeira de projecto. Sero ainda analisadas as relaes entre objectivos estratgicos e o acompanhamento dos processos internos de gesto e a articulao entre sistemas de medio de desempenho com mecanismos de incentivo. Value and Financial management 16 horas Objectivo Este mdulo introduz os principais conceitos e instrumentos utilizados na gesto financeira das organizaes. Os conceitos a abordar incluem: a discusso de conceitos contabilsticos fundamentais, a interpretao de Balanos e de Demonstrao de resultados e a anlise das principais decises financeiras das organizaes, nomeadamente as que dizem respeito ao investimento e financiamento.

Cost and Value of Health 8 Horas Objectivo No incio deste mdulo ser apresentada uma viso slida das vrias tcnicas de alocao de recursos financeiros e modalidades de pagamento, incluindo casos prticos aplicados no sector da sade em Portugal. O objetivo proporcionar aos participantes uma boa compreenso dos modelos aplicados em Portugal, seu enquadramento internacional e perspetivas de evoluo. Por outro lado, uma medio das necessidades em sade e dos custos de sade fundamental para o desenvolvimento de oramentos de sade, para o estabelecimento de prioridades na prestao de cuidados de sade e para a afetao de fundos, e, em ltima instncia, para a prpria tomada de decises polticas do campo da sade. Deste modo, os participantes sero confrontados com os vrios tipos de ferramentas de custeio e modalidades de pagamento, compreendendo que estas tm importantes implicaes na coordenao, qualidade e custos da prestao de cuidados de sade e que uma medio rigorosa e disciplinada do valor dos cuidados de sade atravs dos resultados alcanados tem sido considerada a melhor maneira de impulsionar o progresso do sistema.

Strategic Planning for Healthcare Delivery 16 Horas Objectivo muitas organizaes a operar no Sector da Sade tm tido dificuldade em delinear estratgias claras que acrescentem valor sua organizao, aos seus stakeholders externos e aos seus colaboradores, limitando-se em muitas situaes a gerir com base em oramentos. Este tipo de gesto muitas vezes focada no curto prazo gera dificuldades acrescentadas, nomeadamente na definio dos clientes/utentes principais, na gesto da relao com fornecedores e parceiros e na delineao de carreiras para os colaboradores da organizao. Neste mdulo os participantes abordaro a estratgia desde a sua formulao at sua execuo, permitindo-lhes construir mtricas especificas de acompanhamento que impulsionem e incentivem comportamentos e actividades de valor acrescentado. Os participantes sero tambm desafiados a construir um plano estratgico para uma entidade de sade, definindo clientes principais, a relao com stakeholders e drivers de produtividade a curto, mdio e longo prazo.

Operations Design and Innovation in Healthcare* 16 Horas Objectivo Procurando compreender a importncia que uma concepo e gesto de operaes eficaz tem no desenvolvimento sustentvel da estratgia e competitividade de determinada organizao de sade que lhe permita atingir uma posio de liderana na regio que serve mediante a concretizao de um elevado nvel de qualidade, de uma eficiente reduo de custos e da superao das expectativas dos pacientes, este mdulo abordar conceitos como Patient Flow Logistics, Gesto de Produo e Operaes, Gesto de Qualidade e aprovisionamento, Compras e Negociaes. Os participantes sero ainda desafiados a analisar processos de inovao operacional de service failure como impulsionadores de melhoria operacional e estratgica.
* Mdulo leccionado em ingls.

Communication in Healthcare 16 Horas Objectivo sabido que melhoria dos resultados ao nvel dos cuidados de sade a principal forma de conter os custos em sade: para um sistema que se pretende baseado no valor, alcanar e manter uma boa sade inerentemente menos dispendioso do que gerir uma m sade. No entanto, como os custos no so compartilhados de forma equitativa por toda a rede de assistncia sade, tal significa que cada entidade no processo estar mais preocupada em captar a poupana para si, sempre que possvel desviando os custos para as outras entidades da cadeia de abastecimento. Este mdulo ir percorrer os desafios que as organizaes de sade enfrentam actualmente para se promoverem, para promoverem os seus bens e servios e, tambm, para sustentarem objectivos estratgicos. Partindo do alinhamento estratgico, o mdulo abordar as diversas formas e ferramentas de comunicao disponveis, o processo de planeamento e a construo de key messages. Sero tambm facultadas algumas pistas acerca do papel que a comunicao desempenha no acesso ao mercado, no crescimento do negcio e na reputao organizacional. Entre os contedos eleitos constam a abordagem da percepo pblica do sector da sade, as relaes governamentais e public affairs, as relaes pblicas e medical knowledge, assim como a salvaguarda da reputao em variados tipos de situaes sensveis.

Leadership 16 Horas Objectivo Pretende-se com este mdulo facultar pistas fundamentais sobre um conjunto de questes relacionadas com o processo de Liderana tais como: o que a Liderana; que estilos de Liderana predominam na minha organizao; o meu estilo pessoal de Liderana e a Liderana e gesto de pessoas. ao desenvolvimento destas questes seguir-se- o aprofundamento de temas como o ltimo sculo de investigao sobre liderana: do lder carismtico ao coach; a Liderana Efectiva (o trabalho do lder: criando organizaes autentizticas; o poder e influncia na liderana e os lderes purificantes e organizaes positivas); um modelo de competncias e liderana, onde as melhores prticas de gesto de pessoas, respeito, autoridade e liderana e o papel da justia no funcionamento organizacional sero destacados; o gestor como coach e, finalmente, um ponto especialmente dedicado Liderana de equipas de sade.

negotiation 16 Horas Objectivo Este mdulo oferece uma perspectiva estratgica e estruturada da conduo de negociaes, proporcionando uma reviso dos mais modernos conceitos, instrumentos e prticas de Negociao, ao mesmo tempo que ser disponibilizado aos participantes um conjunto de instrumentos de anlise que permitem a identificao, compreenso e preparao atenta de situaes negociais. Em suma, pretende-se que os participantes entendam a Negociao no contexto de mercados altamente competitivos, com recurso apresentao de casos prticos e exemplos de best practices. Sero aprofundadas noes fundamentais como determinao de objectivos de comunicao, limites de negociao, zona de acordo potencial, ofertas iniciais e padres de concesso, compromissos credveis, pontos focais e dimenso distributiva e integrativa da Negociao. Proceder-se- simulao de Situaes Negociais relacionadas com preo, com fornecedores e clientes para concluir com uma abordagem da Negociao no mbito da Contratao Pblica.

QuEM DEVE PARtICIPAR


O programa Leadership in Healthcare foi concebido para profissionais do sector da Sade que pretendam alargar ou revisitar conhecimentos, executivos com experincia profissional no sector da Sade e potencial de evoluo em funes de liderana e gesto global, ou lderes com responsabilidades funcionais e/ou estratgicas

PROfEssOREs
Professor alexandre Loureno Vogal do Conselho Diretivo da administrao Central do Sistema de Sade desde Dezembro de 2011, para as reas de financiamento e gesto de prestaes de sade. membro do Conselho para a Qualidade na Sade e do Grupo de trabalho sobre Estatsticas da Sade do Conselho Superior de Estatstica. Exerceu funes como tcnico superior na Comisso Nacional da Luta Contra a Sida e no alto Comissariado da Sade, e de administrador Hospitalar no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. Em Dezembro de 2008 foi nomeado, em comisso de servio, Diretor Coordenador de Financiamento e Contratualizao da administrao Central do Sistema de Sade, tendo coordenado o Grupo de trabalho para o Desenvolvimento da Contratualizao com os Cuidados de Sade Primrios especialista em administrao Hospitalar e autor e co -autor de vrios artigos publicados em livros e revistas da especialidade na rea de planeamento e gesto em sade.

Professor Doutor alistair Brandon-Jones Professor Catedrtico da Bath university em Operations & Supply Management. Obteve os seguintes diplomas: BSc, em Warwick; PGDipOmrm em EiaSm, Brussels; PhD em Warwick; e PGCaP em Bath. investigador nas reas de E-enabled supply chains, Electronic procurement, service failure and recovery. Foi galardoado com os prmios Mary Tasker Prize (2011) e Deans award for teaching excellence (2008 and 2010) da university of Bath. Foi tambm nomeado o Professor mais inovador do ano (2011) pelo times Higher Education. um palestrante convidado da Warwick medical School e da university College Dublin, e tem uma experincia significativa em formao de executivos com organizaes de todo o mundo e de vrios sectores, dos quais se destacam sade, servios financeiros, fabril e governos. Liderou tambm o desenvolvimento do myomlab, um ambiente virtual de estudo a utilizar em conjunto com os livros por si publicados de modo a permitir aos alunos uma aprendizagem ao seu prprio ritmo.

Professor Doutor Joo Silveira Lobo mBa pelo iNSEaD, concluiu o 1 ano do DBa (Doctorate of Business administration) na Cranfield School of management. Licenciado em Economia pela universidade tcnica de Lisboa, tem desempenhado funes de gesto no Grupo Sonae, nomeadamente na administrao da Sonae turismo.

Professor Doutor miguel Pina e Cunha Professor Catedrtico da Nova School of Business and Economics e Director acadmico do the Lisbon mBa. Ph.D em marketing (tilburg university), m.Sc. em Comportamento Organizacional (iSPa), licenciado em Psicologia Social e das Organizaes (iSPa). Publicou mais de 70 artigos em revistas internacionais sobre temas como mudana Contnua e Emergente nas Organizaes, Estruturas mnimas, Liderana Positiva, Gesto Nacional (Portugal e Cuba) e Gesto transcultural. autor/organizador de 20 livros, sendo um dos mais re-

Professor Doutor Jos neves adelino Professor Catedrtico da Nova School of Business and Economics. Ph.D. em Finanas pela Kent State university (Eua), licenciado pelo iSEG. Leccionou nos ltimos 20 anos vrias cadeiras de Finanas de Empresa, tendo dedicado a maior parte da sua actividade docente ao mBa da NOVa. tem uma vasta experincia na formao de quadros empresariais e tem colaborado com vrias empresas como Consultor. integra o Conselho de administrao da Sonae SGPS e da Cimpor e tambm membro do Conselho Fiscal do BPi. Pertence ao Comit de investimentos do PVCi. No passado, foi membro do Conselho de administrao da EDP e do BPa.

centes Liderana Positiva (Edies Slabo, 2009).

Professor nadim Habib m.Sc. em Economia pela London School of Economics, conta com uma experincia de mais de 10 anos como consultor de empresas de Sade, apoiando-as na definio e desenvolvimento de estratgias de marketing e Comunicao. Foi director-geral da Hill & Knowlton Portugal. actualmente CEO da Formao de Executivos da NOVa.

Professor Doutor Pedro Pita Barros Professor Doutor Lus almeida Costa Ph.D. e m.Sc. pelo iNSEaD, Licenciado em Economia pela universidade Catlica Portuguesa, actualmente Professor associado da Nova School of Business and Economics, docente do the Lisbon mBa e Professor Visitante do imD em Lausanne, Suia. O seu trabalho de investigao, ensino e consultoria tem-se centrado na formulao de estratgias competitivas e na anlise dos aspectos econmicos e negociais das alianas entre empresas. membro da Strategic management Society, a mais representativa associao de Estratgia Empresarial. Ph.D. em Economia, Professor Catedrtico da Nova School of Business and Economics. research Fellow do Centre for Economic Policy research (Londres), editor-in-chief do international Journal of Healthcare Finance and Economics, e associate Editor das revistas Health Economics, Journal of Health Economics, Healthcare management Science and Portuguese Economic Journal. Para alm da actividade acadmica, tem desempenhado funes como consultor para entidades pblicas e privadas, quer na rea da Sade, quer nos sectores das telecomunicaes e regulao. as suas principais reas de interesse no mbito da investigao so a Economia da Sade e a Poltica da Concorrncia.

PROCEssO DE APRENDIZAGEM
O programa foi desenhado para que os participantes possam Consolidar conceitos Com sesses de exposio formal, que permitem transmitir numa base slida os conceitos fundamentais atravs da discusso de casos desenvolvendo apresentaes e ilustrando-as com exemplos de aplicao prtica

refletir nos conhecimentos adquiridos Promovendo trabalhos em grupo, para potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional decorrente do intercmbio de ideias e experincias Promovendo debates plenrios que permitem partilhar concluses e alargar as perspectivas dos participantes

aplicar conhecimentos a uma realidade concreta utilizando tcnicas de simulao e exerccios prticos que permitem a aplicao concreta dos conhecimentos adquiridos num ambiente controlado, optimizando o seu valor pedaggico

O DEsAfIO PEssOAl PARA AlM DA ExPERINCIA ACADMICA


O Programa Leadership in Healthcare delivery decorre no ambiente nico proporcionado pelo campus da marqus de Fronteira da Nova School of Business and Economics. No centro da cidade, beneficiando de fceis acessos, as instalaes do Palacete Henrique de mendona distinguido com um Prmio Valmor e do Centro de Formao esto perfeitamente dotadas de condies que potenciam o estudo e a reflexo.

fIlOsOfIA DA NOVA
INOVAO
Os participantes na Formao de Executivos da NOVa tm acesso s mais recentes evolues cientficas nas disciplinas da Economia e da Gesto.

sOBRE A NOVA
referncia na investigao, ensino e formao de executivos, a Nova School of Business and Economics faz parte do grupo restrito de 43 escolas mundiais triple Crown, ou seja, acreditadas pelas trs instituies de referncia. Foi a escola portuguesa escolhida para integrar a rede

QuAlIDADE
a Nova School of Business and Economics realiza Formao de Executivos de classe mundial. Para isso, rene uma equipa de docentes internacionalmente reconhecidos e uma estrutura verstil, apostando na qualidade de implementao dos Programas.

CEmS uma aliana estratgica internacional entre conceituadas escolas de Gesto e empresas multinacionais e a nica a oferecer o masters in international management (mim), considerado pelo Financial times como um dos melhores do mundo. Em 2012, a Formao de Executivos da NOVa classificou-se, no ranking do Financial times, entre as 50 melhores escolas de formao de executivos do mundo. Este um dos mais conceituados barmetros mundiais de qualidade da formao ps-experincia em Gesto. a vocao internacional da NOVa evidente: 3 mestrados e Formao de Executivos no ranking mundial do Financial times Programas de intercmbio com 140 escolas em 40 pases Professores de 24 nacionalidades alunos de 30 nacionalidades implementao de Programas de Formao para Executivos em trs continentes Presena permanente em angola desde Janeiro de 2010 com a angola Business School

RElEVNCIA
Na Formao de Executivos, a NOVa parte das organizaes dos seus desafios e necessidades para as solues de formao. Os temas, contedos e abordagens dos Programas procuram assim dar respostas concretas s preocupaes das empresas e dos seus lderes.

Com o apoio de:

(+351) 21 382 80 20 info.nf@novasbe.pt

trao e meio Design

www.novaforum.pt

S-ar putea să vă placă și