Sunteți pe pagina 1din 29

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO UFRRJ PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM HISTRIA PPHR PROGRAMA DE EDUCAO TUTORIAL PET HISTRIA

OFICINA DE PALEOGRAFIA II (Tipos caligrficos: sculos XVII-XVIII / Tipos documentais: bitos, testamentos, inventrios)

Prof. Ms. Nelson Henrique Moreira de Oliveira

Seropdica, novembro de 2010

1 Nelson Henrique Moreira de Oliveira1 I. Tipos Caligrficos Utilizados na Amrica Portuguesa nos Sculos XVII e XVIII: origens e caractersticas. O alfabeto latino, originado do grego assim como, em alguma medida tambm do etrusco2 e que se desenvolveu de diferentes formas nas diversas lnguas escritas nacionais, sofreu inmeras transformaes ao longo dos sculos3. No s teve variaes em termos de estilo, influenciado pelas diversas culturas pelas quais foi utilizado e modificado, j em forma de idiomas prprios, como tambm e, principalmente, foi acometido de incontveis degeneraes. A crescente necessidade das sociedades antigas tardias e medievais em produzir um nmero sempre maior de registros das mais diversas atividades polticas, econmicas, culturais e outras, juntamente com a velocidade com que se tinha de realizar tais registros desde a Antiguidade, provocou a corrupo da escrita em suas verses vernculas. A escrita era antes grafada em bases mais rgidas (monumentos ptreos, placas de metais diversos, paredes e outros) e com instrumentos mais comuns ao uso de escultores o que a tornava, dessa forma, muito mais duradoura. Com o correr dos sculos passou a ser registrada com instrumentos impressores menores, delicados e precisos, em bases leves, fceis de transportar, manusear e guardar. No entanto, tornaram-se muito frgeis e suscetveis deteriorao e perda definitiva, inclusive pela prpria tinta utilizada e pelo instrumento de escrita, que vincava o papel, depois cortado pela corroso causada pela tinta que se depositava nos sulcos. Alm disso, a maior liberdade que tais instrumentos permitiam aos escribas fez com que os mesmos inovassem, saindo da prtica costumeira, criando degenerescncias4. Somado a tais fatores, junte-se o fato de que, tambm ao longo do tempo, a escrita, que fora antes dominada por poucos letrados, na sua maioria funcionrios reais, nobres e membros da Igreja5, passou gradativamente a ser conhecida e utilizada por outros indivduos de diferentes estamentos sociais e qualidades, como mercadores, mestres e organizaes de ofcios. Tais pessoas, por no terem tido a mesma formao dos primeiros e, portanto, sem dominar a lngua e a escrita em sua plenitude, modificaram e ajudaram a corromper a grafia do idioma, tornando o registro de informaes e ideias muito mais rpido, porm, com o custo de terem produzido uma caligrafia na

Mestre em Histria Social pelo Programa de Ps-Graduao em Histria PPHR, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ. 2 Cf. BERWANGER, Ana Regina; Leal, Joo Eurpedes Franklin. Noes de paleografia e de diplomtica. 2. ed. Santa Maria: Ed. UFSM, 1995. p. 38. 3 Cf. MENDES, Ubirajara Dolcio. Noes de Paleografia. 2. ed. So Paulo: Arquivo Pblico do Estado de So Paulo, 2008. p. 31. 4 Cf. MENDES, idem. pp. 29-30. 5 Segundo Berwanger e Leal, O Cristianismo difundiu o alfabeto latino no Ocidente e, atravs da Biblia, fixou o latim., da terem sido os religiosos os que em maior nmero e por mais tempo dominaram a escrita na Europa. Cf. BERWANGER, idem. p. 39.

2 maioria das vezes ininteligvel e de m qualidade. A no existncia de gramticas em tempos mais remotos e a deteriorao fsica dos suportes das escritas contriburam para agravar este quadro. H que se acrescentar, porm, que o prprio latim que deu origem s lnguas nacionais, era j uma corrupo do latim clssico. Segundo Berwanger:
A lngua falada pela aristocracia [romana] e pelos intelectuais era o latim literrio, erudito, diferente do latim vulgar, falado pelo povo, por pessoas incultas, pelas tropas do exrcito. Divulgado em todas as regies ocupadas pelos romanos, o latim vulgar acabou dominando as lnguas locais e sofrendo influncias destas. Esta adaptao vai fazer com que surjam novos idiomas os neolatinos. As principais lnguas neolatinas so o portugus, o francs, o espanhol e o italiano. Do latim ainda se originaram o romeno (falado na Romnia), o catalo (na Catalunha, regio da Espanha), o rtico (na Rcia, ou seja, Sua, ustria e Itlia, o provenal (falado na Provena, regio da Frana, e hoje transformado em dialeto), o sardo (na Sardenha) e o dalmtico (falado na Dalmcia, antiga Iugoslvia e hoje lngua morta).6

Ainda segundo a autora, cada regio fazia uso de um diferente tipo de escrita cursiva e a adaptava, tendo ainda como base o latim. Assim, nasceram as escritas nacionais: merovngia na Glia (Frana) e, alm desta, a carolngia ou minscula carolina; a lombrdica ou longobrdica na Itlia e, no sul desta, a escrita beneventana, a irlandesa na Irlanda, a anglo-sax na Inglaterra e, na Espanha e em Portugal, a visigtica. A mais importante destas escritas nacionais foi a carolngia, criada no mosteiro de Saint Martin, na cidade de Tour, na Frana, e que foi muito utilizada entre os sculos IX e XII, influenciando profundamente todas as outras escritas nacionais. A responsvel por levar esta escrita para Portugal foi a Ordem de Cluny. Foi utilizada at a inveno da imprensa e tinha como caractersticas as letras minsculas, arredondadas, hastes baixas, com formas regulares, simples, claras e sem rebuscamento7. Grosso modo, de acordo com Berwanger, pode-se distinguir basicamente a escrita de uma forma geral, com relao dimenso das mesmas, como maiscula e minscula, e quanto execuo redonda (ou sentada; era traada com capricho e lentido para manuscritos litrgicos, literrios e cientficos) e cursiva (traada com rapidez e descuido)8, como se pode perceber nos exemplos a seguir.

6 7

BERWANGER, idem. p. 39. Cf. BERWANGER, idem. pp. 46-47. 8 Cf. BERWANGER, idem. p. 43.

3 Maisculas:

Fonte: BERWANGER9.

Minsculas:

Fonte: BERWANGER10.

Escrita Capital Quadrada:

Fonte: BERWANGER11.

A escrita capital quadrada se caracterizava por seus traos harmoniosos e elegantes e por serem todas as letras maisculas, com a mesma altura exceto o F e o L que ultrapassavam as outras; alm disso, o A no tinha o trao horizontal e o que j se apresentava com uma abreviatura: o Q12. A capital rstica derivou-se da capital quadrada quando os escribas buscaram escrever de forma mais corrente, rpida; isso alterou as formas retas dos caracteres originais, tornando os traos curvilneos, deixando as letras mais altas e estreitas (ovaladas na vertical). Outras letras ficaram

BERWANGER. idem, ibidem. p. 43. BERWANGER. idem, 11 BERWANGER. idem, ibidem. p. 43. 12 Cf. BERWANGER, idem, p. 44.
10

4 mais altas o F, o L, o B, o G e todas tenderam ao arredondamento; o V tendia para o U e o A continuava sem o trao horizontal13.

Capital Rstica:

Fonte: BERWANGER14.

Utilizada em livros e documentos, a escrita rstica, tendo sofrido ainda mais arredondamento, deu origem escrita uncial15, no sculo IV ou V; eram todas as letras ainda maisculas, como a escrita capital rstica, o H e o Q ultrapassavam as linhas gerais mais altas e baixas do padro do restante da escrita. Berwanger e Mendes defendem que nesta escrita j se pronunciava a influncia da escrita cursiva16.

Escrita Uncial:

Fonte: MENDES17.

A utilizao de uma nova escrita no eliminava instantaneamente a anterior; havia uma transio e muitos documentos durante perodos relativamente longos apresentaram duas ou mais escritas. Assim, conforme Mendes, era:
(...) muito comum encontrarem-se pginas nas quais, de mistura com o uncial, o copista entrosou letras do tipo capital. Alm disso, com o tempo, o cursivo vai cada vez mais

13 14

Cf. BERWANGER, idem, p. 44. BERWANGER. idem, ibidem. p. 44. 15 Segundo Ubirajara Dolcio Mendes, embora muitos creiam que uncial venha de uncia (polegar em latim), a possibilidade de que tenha derivado de ungula (unha em latim). MENDES, op. cit. pp. 32-33. 16 Cf. MENDES, op. cit. pp. 32-33; e BERWANGER, op. cit. p. 45. 17 MENDES, op. cit. p. 33.

5
influenciando a escrita que diramos documental ou livresca, por serem usadas nos documentos e livros.18

Ainda de acordo com o autor, nos sculos V e VI surge esta escrita que j no era mais a uncial, mas, tampouco, era a cursiva; adotou-se a denominao de semiuncial para classific-la. Era usada especialmente para notas marginais e interlineares, uma vez que podia ser escrita em tamanho menor. Mendes aponta a falta ou escassez de matria base para a escrita (papiro e pergaminho) como uma das causas que fizeram os escribas escreverem em tamanho menor, j que assim poupavam o material que lhes faltava19.

Escrita Semiuncial:

Fonte: MENDES20.

A escrita carolngia, do sculo VIII, j considerada cursiva, ainda que de muito boa qualidade, com formas simples, traos elegantes; foi sendo adotada na Europa gradualmente e, aos poucos, foi substituindo as demais. A escrita gtica que, embora tenha belo tracejado estilstico, seja de leitura mais difcil, foi usada a partir do sculo XII e foi a principal variante da escrita carolngia21.

Escrita Carolngia:

Fonte: MENDES22.

18 19

MENDES, op. cit. p. 34. Cf. MENDES, idem. pp. 34-35. 20 MENDES, idem. ibidem. p. 35. 21 MENDES, idem. p. 35. 22 MENDES, idem. p. 35.

Escrita Gtica:

Fonte: MENDES23.

Em Portugal a escrita gtica, usada entre os sculos XIII e XVI, teve trs variaes; a gtica cortes, adotada nas cortes a partir de meados do sculo XIV e utilizada at meados do sculo XVI, perodo em que se complica seu traado, que ficou mais fino, as letras menores e mais ligadas. A gtica processual, que era uma degenerao da gtica cortes e tinha seu uso voltado em documentos judiciais e processos pblicos; tinha como caractersticas ser maior que a cortes, com muitos enlaces e arabescos e com espaos irregulares entre as palavras. Os escribas que a utilizavam o faziam com descuido e rapidez, tornando a leitura muito difcil. Por ltimo havia a gtica encadeada, usada pelos notrios, escrives e tabelies entre os sculos XVI e parte do XVII; atingiu o nvel mais alto de degenerescncia da escrita portuguesa, pois tinha linhas inteiras escritas sem que o escriba levantasse a pena do papel, ligando todas as letras e palavras24.

Escrita Gtica Cortes:

Fonte: BERWANGER25.

23 24

MENDES, idem. p. 36. Cf. BERWANGER. idem. pp. 47-48. 25 BERWANGER, idem. ibidem. p. 47.

A escrita Gtica Processual:

Fonte: BERWANGER26.

A escrita Gtica Encadeada:

Fonte: BERWANGER27.

A escrita cursiva, tambm chamada minscula cursiva, veio a seguir com as letras pequenas e unidas umas s outras, j que se desejava e precisava-se escrever mais rpido e havia a preguia do escriba e do copista em levantar a mo, que, no entanto, erguia-se apenas para levar o instrumento impressor tinta. A escrita minscula cursiva deu origem s escritas nacionais28. Mendes nos apresenta a escrita cursiva em trs momentos, no sculo I temos a cursiva romana, com traos sem flexibilidade e letras bem separadas; no sculo VI, as letras so mais unidas, o tracejado quase todo curvilneo, no sculo XVI as letras se apresentam bem menores e todas ligadas29:

26 27

BERWANGER, idem. ibidem. p. 48. BERWANGER, idem. p. 48. 28 Cf. BERWANGER, idem. ibidem. pp. 45-46. 29 Cf. MENDES, idem, ibidem. pp. 36-37.

8 Escrita Cursiva romana do sculo I:

Fonte: MENDES30.

Escrita Cursiva do sculo VI:

Fonte: MENDES31.

Escrita cursiva portuguesa do sculo XVI:

Fonte: MENDES32.

No caso da lngua portuguesa, cabe ressaltar que a escrita gtica foi majoritariamente utilizada ao longo da Idade Mdia, chegando ao sculo XV. Segundo Berwanger, na Amrica portuguesa, a escrita mais utilizada j a partir do sculo XVI foi a humanstica, criada em Florena e introduzida na pennsula Ibrica no final do sculo XV. De acordo com a autora, a maioria da documentao brasileira foi grafada com esta escrita33.

30 31

MENDES, idem. p. 36. MENDES, idem. p. 36. 32 MENDES, idem. p. 37. 33 Cf. BERWANGER, op. cit. p. 49.

9 Escrita Humanstica:

Fonte: BERWANGER34.

Como sobredito, no sculo XVII, a escrita humanstica foi a mais utilizada na Amrica portuguesa, ainda que outras tenham permanecido em uso at o sculo XVIII35; nos registros paroquiais, cartoriais, judiciais e governamentais do perodo que compreende o final do sculo XVI e incio do XVII at o final do sculo XVIII, encontram-se, ainda que esparsos, traos das escritas gtica cortes (em especial em documentos do governo), a gtica processual, em documentos judiciais e processos pblicos, a gtica encadeada, muito usada por notrios (tabelies e escrives). Tambm podem ser encontrados documentos nos quais tenha sido impressa a escrita cursiva portuguesa, ainda que esta fosse mais comum no sculo XVI. Grande parte dos registros paroquiais feitos por clrigos de origem lusitana na Amrica portuguesa utilizou a escrita humanstica; ao passo que os escrives, tabelies e outros oficiais da justia e do governo fizeram uso mais comum das escritas gticas e da cursiva, embora isto no tenha sido regra, uma vez que, como anteriormente dito, as novas escritas no substituam as antigas repentinamente e muitas escritas

34 35

BERWANGER. op. cit. p. 49. Cf. SOUZA, Erica Cristina C.; Megale, Heitor; Toledo Neto, Slvio de Almeida. A escrita no sculo XVII. In: MEGALE, Heitor; Toledo Neto, Slvio de Almeida (orgs.). Por minha letra e sinal: documentos do ouro do sculo XVII. Cotia: Ateli Editorial, 2006. pp. 113-126.

10 foram utilizadas nas mesmas pocas. No sculo XVIII, por exemplo, no Conselho Ultramarino, utilizava-se a escrita cursiva, que fora utilizada mais intensivamente at o sculo XVI36.

II. O Traado da Pena. Embora houvesse colees tipolgicas empregadas nas aulas de caligrafia aplicadas pelos mestres dos sculos XVII e XVIII aos seus discpulos estudantes da arte das letras, como os alfabetos abaixo apresentados por Manuel de Andrade de Figueiredo37, era difcil fazer com que os mestres escribas e copistas, notrios, clrigos e outros letrados seguissem os regramentos estabelecidos para o bem escrever. Assim, a degenerescncia da escrita atravs da corrupo dos caracteres, fugindo aos estilos, era inevitvel; da a grande variedade de estilos sendo utilizados simultaneamente nas mesmas pocas e lugares e, mesmo dentro de um estilo, inmeras variaes.

Alfabetos Maisculo e Minsculo do Sculo XVIII.

Fonte: FACHIN38.

Conforme j mencionado antes, a urgncia em escrever e, em alguns casos, a escassez de material base, fez com que os escribas passassem a escrever mais rpido, com tipos menores e mal executados. Um dos mtodos mais eficazes para decifrar os caracteres manuscritos observar o sentido da escrita, ou seja, o traado feito pelo escriba ao desenhar a letra. Extraindo-se as voltas, os arabescos e partes ornamentais das letras, possvel decifrar muitas das letras ilegveis. Certamente esta no a nica dificuldade, pois existe a corroso por tinta, a perfurao por animais (roedores, insetos), o corte causado pelo prprio instrumento impressor, as manchas, o esmaecimento da tinta e a umidade absorvida pelo papel, entre outras. Ainda assim, conhecer o desenho primordial das letras, subtrair da compreenso os arabescos ornamentais e apreender o estilo do traado do escriba

36

Cf. FACHIN, Phablo Roberto Marchis. Descaminhos e dificuldades: leitura de manuscritos do sculo XVIII. Goinia: FAPESP/Trilhas Urbanas, 2008. p. 77. 37 FIGUEIREDO, Manuel de Andrade de. Nova escola para aprender a ler, escrever e contar: primeira parte. Lisboa Occidental: Oficina de Bernardo da Costa de Carvalho, 1722. Apud. FACHIN, idem. p. 82. 38 FACHIN. idem. p. 82.

11 auxiliam na decifrao dos caracteres. Alm, obviamente, de ter conhecimento sobre os estilos, as expresses, jarges e abreviaturas mais utilizadas no idioma com o qual est grafado o documento. Fachin desenvolveu estudo neste sentido, voltado interpretao da escrita dos escribas do Conselho Ultramarino. particularmente interessante perceber como se pode decifrar, na maioria das vezes e com a prtica contnua, os caracteres envoltos em arabescos e ornamentos. A mesma tcnica, essencialmente de observao e comparao, pode ser utilizada na anlise de outros tipos documentais, de pocas, lugares e instituies diferentes, como os exemplos a seguir:

A letra A maiscula:

Fonte: FACHIN39.

A letra A minscula:

Fonte: FACHIN40.

Como pode ser notado nos exemplos acima, a tcnica empregada por Fachin pode ser utilizada na maior parte dos documentos dos sculos XVI em diante, quer sejam registros paroquiais, da justia, de particulares ou do governo. Procedimento semelhante e que pode auxiliar na tarefa de ler e transcrever documentos manuscritos a coleo de abreviaturas, o que tambm

39 40

FACHIN. op. cit. p. 83. FACHIN. idem. p. 92.

12 pode ser feito com um vocabulrio montado a partir das expresses encontradas nos documentos, entre outras. Da mesma maneira que deve haver disciplina e organizao na rotina do trabalho de leitura e transcrio de documentos manuscritos, a fim de tornar a tarefa mais producente, as transcries devem seguir normas. Uma delas so as Normas Tcnicas Para Transcrio e Edio de Documentos Manuscritos, do Arquivo Nacional41; a outra, muito utilizada por pesquisadores e instituies do Estado de So Paulo e da regio sul do Brasil, so as Normas Para Transcrio de Documentos Manuscritos Para a Histria do Portugus no Brasil. Esta segunda est presente na maior parte das obras de publicao da Srie Diachronica42.

III. Os tipos documentais: paroquiais (bitos e testamentos) e jurdicos (inventrios). Tendo em considerao o exposto a respeito dos tipos caligrficos, suas peculiaridades estilsticas e que agentes costumavam trabalhar majoritariamente com quais tipologias documentais, a seguir sero apresentadas as formas e caractersticas dos documentos em questo: registros de bitos, testamentos e inventrios post-mortem.

III.1. bitos. O assento de bito o mais simples e sucinto destes trs tipos de documentos; ainda assim, no menos importante, j que havia normas a seguir para seu registro43. No entanto, embora

41

Disponvel In: <http://www.arquivonacional.gov.br/normas.htm> , tambm j disponibilizadas no material impresso da Oficina de Paleografia I, realizada em 2009. 42 No Segundo Seminrio para a Histria do Portugus do Brasil, realizado em Campos do Jordo, no perodo de 10 a 16 de maio de 1998, a Comisso de elaborao de Normas para a transcrio de documentos manuscritos para a Histria do Portugus do Brasil, formada pelos seguintes pesquisadores: Csar Nardelli Cambraia (USP), Gilvan Mller de Oliveira (UFSC), Heitor Megale (USP), Marcelo Modolo (mestrando, USP), Perminio Souza Ferreira (UFBA), Slvio de Almeida Toledo Neto (USP), Tnia C. Freire Lobo (UFBA), Valdemir Klamt (UFSC), apresentou subsdios para a fixao de normas e, aps ampla discusso sobre a matria, levou a plenrio um elenco de normas, tendo sido aprovado o texto que a Srie Diachronica segue em suas publicaes. In: MEGALE. op. cit. p. 147. 43 Como se faro os assentos dos defuntos. Em todas as Igrejas Parochiaes deve haver livro, em que se assentem os nomes dos defuntos, o que se introduzio por muitas razes convenientes. Por tanto mandamos, que em todas as Igrejas Parochiaes haja um livro, em que se assentem os nomes dos que morrerem, e que cada um dos Parochos de nosso Arcebispado no dia em que o defunto fallecer, ou ao mais tardar dentrro dos tres primeiros seguintes, faa no dito livro assento do seu fallecimento, escrevendo-o ao comprido, e no por abreviatura, ou algarismo, na maneira seguinte. Aos tantos dias de tal mez, e de tal anno falleceo da vida presente N. Sacerdote Diacono, ou Subdiacono; ou N. marido, ou mulher de N. ou viuvo, ou viuva de N., ou filho, ou filha de N., do lugar de N., freguez desta, ou de tal Igreja, ou forasteiro, de idade de tantos annos, (se commodamente se puder saber) com todos, ou tal Sacramento, ou sem elles: foi sepultado nesta, ou em tal Igreja: fez testamento, em que deixou se dissessem tantas Missas por sua alma, e que se fizessem tantos Officios; ou morreo ab intestado, ou era notoriamente pobre, e por tanto se lhe fez o enterro sem se lhe levar esmola. (grifo nosso). CONSTITUIES PRIMEIRAS do Arcebispado da Bahia feitas e ordenadas pelo illustrissimo, e reverendssimo senhor D. Sebastio Monteiro da Vide 5 arcebispo do dito Arcebispado, e do Conselho de sua Magestade: propostas, e aceitas em o Snodo Diocesano, que o dito senhor celebrou em 12 de junho do anno de 1707. 1. ed. Lisboa 1719 e Coimbra 1720: So Paulo: Typographia 2 de Dezembro de Antonio Louzada Antunes, 1853. Braslia: Senado Federal, 2004. Livro IV, Ttulo XLIX, Pargrafo 831, p. 292.

13 houvesse regras cannicas regulando tais assentos, ao se examinar os mesmos, em muitos deles percebe-se que nem sempre os escribas seguiam as recomendaes das Constituies Primeiras do Arcebispado da Bahia, de 1707.
(...) os assentos de bitos trazem a data do bito e/ou do enterramento e o local do mesmo (igreja, freguesia, cidade), geralmente mencionando a encomenda e a sepultura na qual o falecido foi enterrado: se em cova da fbrica, isto , da parquia, ou de alguma irmandade. A seguir vem o nome do falecido, sua condio social e estado matrimonial (solteiro, casado, vivo), o sexo, faixa etria aproximada (...), condio jurdica: livre, forro ou cativo (e, neste ltimo caso, quem era o senhor), se ocupava posto, cargo ou funo militar, civil, poltica ou eclesistica. Em alguns casos, poucos, na verdade, mencionava-se a causa mortis. Depois da meno do falecimento com ou sem sacramentos, registrava-se, em geral, a informao se o falecido havia feito ou no testamento (quando a pessoa no fazia testamento por no possuir bens, em geral, o escriba informava que no fez testamento por ser pobre, ou por no ter de que etc.). Por fim havia a informao sobre o tipo e a cor do hbito morturio, data, local e a assinatura do padre ou coadjutor responsvel pelo registro.44

Apesar das normas, em muitos casos os clrigos encarregados de fazer os assentos deixavam de informar a causa mortis do finado, bem como sua idade. Em outros casos desrespeitavam a regra de no utilizar abreviaturas. No entanto, como os bitos so padronizados pelas normas cannicas, sua leitura relativamente fcil, j que no variam muito as informaes, exceto nomes, datas e outros pequenos detalhes. O assento de bito formava um conjunto com o testamento; muitas das vezes, quando h omisso de determinado dado em um destes, pode-se encontr-lo no outro e vice-versa, embora nem sempre ocorra; mas o cruzamento de dados entre os dois documentos auxilia no s na coleta de dados histricos como ajuda na leitura paleogrfica, j que um nome ou outra informao ilegvel em um deles pode estar legvel no outro.

III.2. Testamentos. Os testamentos so fontes ricas em informaes que servem a estudos ligados religio e cultura assim como aspectos econmicos, sociais e polticos. So documentos de natureza paroquial, mas tambm cartorial. Sua estrutura de certa forma simples, consistindo em quatro ou cinco partes principais: o prembulo, que a parte da encomenda da alma; a seguir, a data e a localizao de onde vivia o testador e/ou onde foi redigido o testamento; depois os dados pessoais do testador, nome, naturalidade, filiao, estado matrimonial, filhos, condio/qualidade (no caso de libertos), a razo pela qual estava fazendo o seu testamento e o estado de sade fsica e mental do mesmo. A segunda parte so os legados espirituais, onde o testador encomendava a alma s divindades e santos de sua devoo; indicava o local e a forma do funeral e do enterro, o nmero de
44

OLIVEIRA, Nelson Henrique Moreira de. Forros senhores da freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Iguau Fins do sculo XVIII. Dissertao de Mestrado. Seropdica: PPHR/UFRRJ, 2010. p. 4.

14 missas por inteno da prpria alma e pelas de outras pessoas indicadas, geralmente parentes, familiares e, no caso de libertos, s vezes, seus ex-senhores, assim como muitos senhores, incluindo forros, ordenavam missas pelos seus cativos falecidos. A terceira parte era destinada ao patrimnio do testador e continha uma relao dos bens mveis, imveis e de raiz, alforrias, vendas de escravos, disposies, heranas e herdeiros, legados materiais, identificao de dvidas e crditos, doaes a igrejas e irmandades religiosas, a pobres e doentes, parentes e agregados. A quarta parte era destinada s disposies gerais e autenticao (escatocolo), ou seja, a assinatura ou sinal do testador ou, nos casos em que o testador era iletrado (a grande maioria das pessoas), assinatura ou sinal de um terceiro que pelo mesmo assinasse, assinaturas do escrivo ou tabelio, oficiais pblicos responsveis pelo registro, das testemunhas e, por fim, a aprovao, muitas vezes lanada no prprio corpo do testamento. Em alguns testamentos registrava-se o codicilo, que era a confirmao, aprovao ou alterao do testamento, no todo ou em parte, pelo testador. s informaes do modelo padro, os testadores, ainda que por meio da mo de um redator, acrescentavam dados de suas vidas pessoais e de seus entes e agregados, escravos e seus negcios e informaes diversas de seu cotidiano, informaes estas que no eram registradas nos inventrios45.

45

OLIVEIRA, idem. pp. 4-5. Para mais informaes especficas sobre os temas que abordam assentos de bitos, testamentos, inventrios, morte, legislao sobre os mesmos e assuntos correlatos, consultar: DURES, Margarida. Os testamentos e a Histria da famlia. Conferncia apresentada no mbito do mestrado de demografia. Campinas, Instituto de Filosofia e Cincias Humanas, Universidade Federal de Campinas, 2004. Disponvel In: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/3364> Acesso em 03. jan. 2010. __________. Uma primeira aproximao aos testamentos: Venade e a prtica de testar da sua populao. In: FEIJ, Rui G.; Martins, Hermnio; Cabral, Joo de Pina. A morte no Portugal contemporneo. Aproximaes sociolgicas, literrias e histricas. [s.l.]: Querco, 1985. Conhecer Portugal. Vol. 4. p. 166. Disponvel In: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/browse?type=type&valve=bookPart> Acesso em 3. jan. 2010. __________. Estratgias de sobrevivncia econmica nas famlias camponesas minhotas: os padres hereditrios (scs. XVIIIXIX). Boletim de Histria Demogrfica. n. XII:35. jan. 2005. p. 7. Disponvel In: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/3218> Acesso em 04. jan. 2010. ARAJO, Maria Luclia Viveiros. Reflexes sobre a pesquisa historiogrfica dos testamentos. So Paulo: 2005. Disponvel In: <http://www2.tjrs.jus.br/institu/memorial/RevistaJH/vol5n10/9_Maria%20Lucilia_Viveiros.pdf> Acesso 3 jan 2010. ________. Os caminhos da riqueza dos paulistanos na primeira metade do Oitocentos. SP, 2003. Tese (Doutorado em Histria Econmica) Fac. Fil. Letras e C.Humanas, Universidade de So Paulo. ALMEIDA, Joseph Cesar Ferreira de. O testamento no mbito da herana: uma anlise demogrfica. In: XIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, Ouro Preto, MG, 2002. Disponvel In: http://abep.org.br/usuario/GerenciaNavegacao.php?caderno_id=086&nivel=1 Acesso em: 03. jan. 2010. CDIGO PHILIPPINO ou Ordenaes e Leis do Reino de Portugal: recopiladas por mandado del-Rey d. Philippe I. Edio fac-similar da 14 ed. De 1870, segundo a primeira, de 1603, e a nona, de Coimbra, de 1821, por Cndido Mendes de Almeida. Braslia: Senado Federal, 2004. CONSTITUIES PRIMEIRAS (...). op. cit. REIS, Joo Jos. A morte uma festa: ritos fnebres e revolta popular no Brasil do sculo XIX. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. RODRIGUES, Claudia. Lugares dos vivos na cidade dos mortos: transformaes fnebres no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1997. ________. Nas fronteiras do alm: a secularizao da morte no Rio de Janeiro (sculos XVIII e XIX). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. PAIVA, Eduardo Frana. Escravos e libertos nas minas gerais do sculo XVIII: estratgia da resistncia atravs dos testamentos. So Paulo: ANNABLUME, 1995. ________. Escravido e Universo Cultural na Colnia, 1716-1789. Belo Horizonte: UFMG, 2001. HARVEY, Barbara. Living and Dying in England 1100-1540: The Monastic Experience. Oxford: Clarendon Press, 1993. BAYARD, Jean-Pierre. Sentido Oculto dos Ritos Morturios: morrer morrer? So Paulo: Paulus, 1996. CASTRO, Estevam de. Breve aparelho e modo fcil para ajudar a bem morrer um cristo, com a recopilao da matria de tratamentos, e penitncia, vrias oraes devotas, tiradas da Escritura Sagrada, e do ritual romano de N.

15 Os testamentos se prestam, ainda, inmeras possibilidades de pesquisa, como informa Margarida Dures:
Os mais conhecidos so os estudos das mentalidades e comportamentos. Viso da Morte e do Alm, doutrina e religiosidade, crenas e devoes so alguns dos temas tratados neste mbito atravs da explorao dos contedos religiosos do bem da alma e legados pios. Mas os testamentos tambm so preciosos para os estudos de demografia histrica. Embora estas escrituras no sejam a fonte por excelncia destes estudos, atravs delas podemos colher informaes que completam e colmatam algumas das lacunas dos registros paroquiais. Em geral, o testador preocupa-se em indicar o/os seus casamentos com o nome do(s) cnjuge(s) assim como a descendncia do(s) matrimnio(s). Refere a descendncia falecida, casada ou celibatria e a descendncia presente ou ausente do agregado domstico. Estas indicaes permitem a reconstituio dos agregados domsticos alm dos ciclos familiares e dos estudos genealgicos assim como tambm possibilitam os estudos de mobilidade e emigrao. As disposies materiais, com a nomeao do sucessor e a repartio da herana, permitem uma aproximao transmisso do poder, nome e prestgio e constituio e valor do patrimnio. A natureza e valor das legtimas assim como dos legados possibilitam o acesso s disponibilidades financeiras dos agregados domsticos e o conhecimento de um patrimnio mvel que no de somenos importncia no cmputo geral da herana. Roupas de casa e de vestir, jias, utenslios domsticos e de trabalhar, mobilirio so algumas das rubricas que preenchem os testamentos e nos permitem o estudo da composio e a avaliao das fortunas dos diferentes grupos sociais. To importantes quanto os aspectos acabados de referir so tambm as menes a dvidas ou a dinheiros que andam emprestados que do ocasio a estudos que avaliam a natureza e o grau de endividamento das famlias. Ainda no mbito das disposies materiais e atravs da anlise qualitativa de inmeras expresses podemos aceder ao estudo das relaes e sentimentos familiares, j que os testadores no se inibem, hora da morte, de demonstrar as suas preocupaes em relao aos cnjuges sobreviventes e aos descendentes celibatrios que toda a vida dependeram deles. Os afetos, a confiana ou desconfiana que nutrem por alguns familiares, a saudade que lhe merecem parentes falecidos, as relaes e redes vicinais so ainda outros temas que podem ser abordados atravs dos testamentos.46

Ainda de acordo com Dures, no sculo XVIII havia vrios tipos de testamentos, Os testamentos pblico, cerrado e aberto eram as trs formas consideradas ordinrias, enquanto os testamentos nuncupativos, juntamente com os militares, eram considerados formas extraordinrias

S. P. Paulo V, acrescentada da devoo de vrias missas. Lisboa: Oficina Miguel Menescal, 1677. Apud. RODRIGUES, Claudia. Nas fronteiras do alm: a secularizao da morte no Rio de Janeiro (sculos XVIII e XIX). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. CASTRO, Joo de. Mestre da vida que ensina a viver e morrer santamente. Apud. RODRIGUES, Claudia. Nas fronteiras do alm: a secularizao da morte no Rio de Janeiro (sculos XVIII e XIX). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. ARAJO, Ana Cristina. A morte em Lisboa: atitudes e representaes 1700-1830. Lisboa: E. Notcias, 1997. Apud. RODRIGUES, Claudia. Nas fronteiras do alm: a secularizao da morte no Rio de Janeiro (sculos XVIII e XIX). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. SAMARA, Eni de Mesquita. Testamentos e Inventrios: Fontes Documentais para a Histria Social e Econmica de So Paulo sculos XVIII e XIX. CEDHAL, So Paulo. Apud. ARAJO, Maria Luclia Viveiros. Reflexes sobre a pesquisa historiogrfica dos testamentos. Disponvel In: <http://www2.tjrs.jus.br/institu/memorial/RevistaJH/vol5n10/9_Maria%20Lucilia_Viveiros.pdf> Acesso 3 jan 2010. SOARES, Antnio Franquelim Neiva, O Snodo de 1713 e as suas Constituies, in Actas do IX Centenrio da S de Braga, Braga, 1990. Apud. DURES, Margarida. Os testamentos e a Histria da famlia. Conferncia apresentada no mbito do mestrado de demografia. Campinas, Instituto de Filosofia e Cincias Humanas, Universidade Federal de Campinas, 2004. Disponvel In: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/3364> Acesso em 03. jan. 2010. MENESES, Antnio Lacerda de. Os sepultamentos na freguesia de Iguass. In: Caminhando. Ano XX, n. 168. Nova Iguau: Diocese de Nova Iguau, nov. 2004. p. 10. 46 DURES, op. cit. 2004.

16 de testar.47 Segundo a autora, tendo como base os Apontamentos de Teologia Sacramental, no sculo XVIII existiam:
dois modos de fazer o testamento: ahum fechado e outro aberto: ho fechado sempre se fas por scripto e fechasse pera que as testemunhas que o destar presentes no saibo a vontade do testador: ho aberto he aquelle que se faz diante as testemunhas. Mas para que o testamento seja vlido tem de obedecer a certas solemnidades. Se o testamento for por scripto que o testador assine sabendo screver ou rogue outro que o faa por elle se no pode e depois disto que diante sinco testemunhas... ho entreguem a hum tabliam [sic]... Depois o tabeliam diante as sinco testemunhas far seu instromento daprovao na forma custumada... o testamento aberto ou nuncupativo [poderia] ser feito no tabelio, pelo prprio testador ou outra pessoa qualquer a quem o pea ou pode ser vocal no caso de estar para morrer e no [houvesse] tempo para o escrever. Em qualquer dos casos [tinha] de ter a assinatura de vrias testemunhas.48

Para o Portugal do sculo XVIII, Margarida Dures considerou quase inexistentes os testamentos registrados por tabelies, mas descobriu um manancial espantoso de testamentos includos nos registros paroquiais, j que, entre os portugueses do fim do sculo XVIII, esta prtica estava bastante disseminada; o tabelio tinha um papel bastante reduzido, afirma a autora, uma vez que tabelies aprovavam mais testamentos do que os escreviam e as aprovaes, que eram tambm poucas, eram registradas no prprio corpo do testamento, no importando se fosse cerrado ou nuncupativo; os testamentos ento ficavam em posse do testador at sua morte49. Para a transcrio paleogrfica de testamentos, conhecer a estrutura destes documentos, que seguem um padro, fornece boa base para analisar os tipos caligrficos e o traado do escriba.

III.3. Inventrios Post-Mortem. Assim como o registro de bito forma um conjunto com o testamento, este forma um conjunto com o inventrio post-mortem50, que era a sequncia processual do testamento na esfera judicial/secular. Os testamentos faziam parte do leque dos registros paroquiais e da mesma forma que eram regidos pelas leis cannicas, sendo documentos jurdicos, tambm eram regulamentados pelas leis seculares, tanto que no s eram assentados nos livros de bitos da freguesia do testador, quanto eram registrados em cartrio; os inventrios corriam pelo juiz de resduos e rfos: este duplo aspecto regimental chamava-se mixti fori51 (foro misto). O inventrio nem sempre era procedido,
47 48

DURES, idem. Apontamentos de Teologia Sacramental (sc. XVIII), Arquivo Distrital de Braga (A.D.B.). MS. 613. Apud. DURES, op. cit. 1985. 49 Cf. DURES, idem. 50 Inventrio, do latim inventarium, significa elencar, relacionar, listar; post-mortem, tambm do latim, significa aps a morte, depois da morte; assim, listagem de bens que se faz aps a morte do indivduo. Cf. Dicionrio de Latim Online: Disponvel In: http://www.scribd.com/doc/3488541/IDIOMAS-LAT-Dicionario-de-Latim-Palavras-eExpressoes-mais-utilizadas. Acesso: 6. fev. 2010. 51 Cf. CONSTITUIES PRIMEIRAS (...), op. cit. Livro IV, Ttulo XLIII, Pargrafos 803-808, pp. 285-286.

17 por escolha do testador, fosse por conta das custas ou por inteno de no ter o cabedal revelado, embora sua obrigatoriedade fosse prevista em lei52. De acordo com Maria Luclia Viveiros Arajo:
Essa documentao [o testamento] pode ser localizada em diferentes arquivos. Eles eram transcritos nos inventrios post-mortem. Entretanto, nem todo testamento era seguido de inventrio, essa documentao pode estar nos cartrios ou transcrita nos livros [paroquiais].53

No caso dos inventrios post-mortem, seus processos listavam os bens do finado incluindo escravos, moradas, roupas, jias e outros bem como seus valores, alm de dvidas, que incluam as despesas realizadas no funeral, ou seja, mortalhas, sepultura, missas, entre outras. As partilhas eram, atravs destes processos, verificadas pelo juiz de resduos e rfos. O inventrio, tambm chamado de auto de inventrio, tem uma estrutura simples, embora um pouco mais complexa que o testamento, j que era feito de vrios documentos e suas providncias moviam mais agentes. Primeiramente, h a identificao do inventariado (o finado: qualificao, nome, ofcio/ocupao, residncia, estado matrimonial solteiro, casado, vivo), informando se morreu com testamento, deixando ou no filhos herdeiros, legtimos ou ilegtimos, viva ou outros herdeiros. O inventariante tambm nomeado e qualificado nesta etapa. A seguir vem o termo de abertura pelo juiz de rfos e o texto propriamente dito, onde h a data, local e a instituio, pelo juiz, dos partidores e avaliadores judiciais que ficavam responsveis pela avaliao dos bens do inventariado e dos beneficiados (herdeiros). Em seguida listavam-se os bens, acompanhados de seus valores (bens de raiz: terras, casas de morada e benfeitorias, casas de engenhos e maquinrio, plantaes, alm de criaes, escravos entre outros tipos de bens); em alguns inventrios indicavam-se os bens do testador com maior riqueza de detalhes, em outros os bens eram apenas listados. Dvidas e crditos tambm eram lanados, com os respectivos nomes de credores e devedores. Em seguida h o fechamento do auto de inventrio com as assinaturas do juiz e do inventariante. Depois h o titulo dos filhos, nomeando-os, com idades e qualidades (bastardo ou legtimo). Em alguns casos o testamento vinha transcrito logo aps esta parte; poderia tambm ser anexada uma cpia manuscrita do mesmo, incluindo aprovaes do tabelio e codicilos. Da mesma maneira, se anexavam declaraes, recibos e documentos avulsos (prestaes de contas do testamenteiro/inventariante). Ao longo de todo o documento podem ser vistas assinaturas e rubricas

52

Para informaes a respeito da legislao, tanto cannica quanto secular, sobre testamentos, juiz de resduos e rfos, partilhas, herana e sucesso ver In: CDIGO PHILIPPINO ou Ordenaes e Leis do Reino de Portugal: recopiladas por mandado del-Rey d. Philippe I. Edio fac-similar da 14 ed. De 1870, segundo a primeira, de 1603, e a nona, de Coimbra, de 1821, por Cndido Mendes de Almeida. Braslia: Senado Federal, 2004. Tomo I, Ttulo LXII, pp. 116134, e Tomo III, Ttulo XXXVII, p. 815, Ttulo XLVI, pp. 832-833, Ttulos LXXX-CVII, pp. 900-1016. Ver tambm: CONSTITUIES PRIMEIRAS (...), op. cit. Livro IV. Ttulos XXXVII-XLIV, Pargrafos 774-811. pp. 277-287. 53 ARAJO, Maria Luclia Viveiros. op. cit. 2005. p. 9.

18 que eram os despachos do juiz, lanamentos do escrivo judicial, entre outros, cumprindo as exigncias feitas pelo primeiro.

19 Lista de Documentos.

1. Normas Para Transcrio de Documentos Manuscritos Para a Histria do Portugus no Brasil. 2. Tabela: Abecedrio de manuscritos (APESP). 3. bito e testamento de Manoel Jos de Abreu. St Ant de Jacutinga. 07/04/1786. ACDNI. 4. Inventrio. Dyoguo Sanches. So Paulo, 1598. APESP. 5. Auto de inventrio. Sargento-Mor Jernimo de Crasto Guimares. So Paulo, 1798. APESP.

20 Normas Para Transcrio de Documentos Manuscritos Para a Histria do Portugus no Brasil. 1. A transcrio ser conservadora. 2. As abreviaturas, alfabticas ou no, sero desenvolvidas, marcando-se, em itlico, as letras omitidas na abreviatura, obedecendo aos seguintes critrios: a. respeitar, sempre que possvel, a grafia do manuscrito, ainda que manifeste idiossincrasias ortogrficas do escriba, como no caso da ocorrncia munto, que leva a abreviatura m.to a ser transcrita munto. b. no caso de variao no prprio manuscrito ou em coetneos, a opo ser a forma atual ou a mais prxima da atual, como no caso de ocorrncias Deos e Deus, que levam a abreviatura D.s a ser transcrita Deus. 3. No ser estabelecida fronteira de palavras que venham escritas juntas, nem se introduzir hfen ou apstrofo onde no houver. Exemplos: epor ser; aellas, daPiedade; ominino; doserta; mostrandoselhe; achandose; sesegue. 4. A pontuao original ser rigorosamente mantida. No caso de espao maior intervalar deixado pelo escriba, ser marcado [espao]. Exemplo: que podem perjudicar [espao].Osdias passa eninguem comparece. 5. A acentuao original ser rigorosamente mantida, no se permitindo qualquer alterao. Exemplos: aRepublica; docommercio; edemarcando tambem lugar; Rey D. Jose; oRio Pirah; oexercicio; que h munto conveniente. 6. Ser respeitado o emprego de maisculas e minsculas como se apresentam no original. No caso de alguma variao fsica dos sinais grficos resultar de fatores cursivos, no ser considerada relevante. Assim, a comparao do traado da mesma letra deve propiciar a melhor soluo. 7. Eventuais erros do escriba ou do copista sero remetidos para nota de rodap, onde se deixar registrada a lio por sua respectiva correo. Exemplo: nota 1. Pirassocunda por Pirassonunga; nota 2. deligoncia por deligencia; nota 3. adverdinto por advertindo. 8. Inseres do escriba ou do copista na entrelinha ou nas margens superior, laterais ou inferior entraro na edio entre sinais < >, na localizao indicada. Exemplo: <fica definido que olugar convencionado acasa depedro nolargo damatriz>. 9. Supresses feitas pelo escriba ou pelo copista no original sero tachadas. Exemplo: todos ninguem dospresentes assignaron; sahiram sahiram aspressas para o adro. No caso de repetio

21 que o escriba ou o copista no suprimiu, passa a ser suprimida pelo editor que a coloca entre colchetes duplos. Exemplo: fugi[[gi]]ram correndo [[correndo]] emdirea opao. 10. Intervenes de terceiros no documento original devem aparecer no final do documento informando a localizao. 11. Intervenes do editor ho de ser rarssimas, permitindo-se apenas em caso de extrema necessidade, desde que elucidativas a ponto de no deixarem margem de dvida. Quando ocorrerem, devem vir entre colchetes. Exemplo: na deixe passar neste [registo] de Areas. 12. Letra ou palavra no legvel por deteriorao justificam interveno do editor na forma do item anterior, com a indicao entre colchetes [ilegvel]. 13. Trecho de maior extenso no legvel por deteriorao receber a indicao [corrodas 5 linhas]. Se for o caso de trecho riscado ou inteiramente anulado por borro ou papel colado em cima, ser registrada a informao pertinente entre colchetes e sublinhada. 14. A diviso silbica das linhas do documento ser preservada, ao longo do texto, na edio, pela marca de uma barra vertical: | entre as linhas. A mudana de flio receber a marcao com o respectivo nmero na seqncia de duas barras verticais: | | 1v. | | 2r. | | 2v. | | 3r. | | 4. 15. Na edio as linhas sero numeradas de cinco em cinco. Essa numerao ser encontrada margem direita da mancha, esquerda do leitor. Ser feita de maneira contnua por documento. 16. As assinaturas simples ou as rubricas sero sublinhadas. Os sinais pblicos sero indicados entre colchetes. Exemplos: assinatura simples: Bernardo Jose de Lorena; sinal pblico: [Bernardo Jose de Lorena].

22

23

bito e testamento de Manoel Jos de Abreu. S. A. de Jacutinga. 07/04/1786. ACDNI.

24

Inventrio. Dyoguo Sanches. So Paulo, 1598. APESP.

25

Auto de inventrio. Sargento-Mor Jernimo de Crasto Guimares. So Paulo, 1798. APESP.

26 Bibliografia. ALMEIDA, Joseph Cesar Ferreira de. O testamento no mbito da herana: uma anlise demogrfica. In: XIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, Ouro Preto, MG, 2002. Disponvel In: http://abep.org.br/usuario/GerenciaNavegacao.php?caderno_id=086&nivel=1 Acesso em: 03. jan. 2010. APONTAMENTOS de Teologia Sacramental (sc. XVIII), Arquivo Distrital de Braga (A.D.B.). MS. 613. Apud. DURES, Margarida. Uma primeira aproximao aos testamentos: Venade e a prtica de testar da sua populao. In: FEIJ, Rui G.; Martins, Hermnio; Cabral, Joo de Pina. A morte no Portugal contemporneo. Aproximaes sociolgicas, literrias e histricas. [s.l.]: Querco, 1985. Conhecer Portugal. Vol. 4. p. 166. Disponvel In: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/browse?type=type&valve=bookPart> Acesso em 3. jan. 2010. ARAJO, Ana Cristina. A morte em Lisboa: atitudes e representaes 1700-1830. Lisboa: E. Notcias, 1997. Apud. RODRIGUES, Claudia. Nas fronteiras do alm: a secularizao da morte no Rio de Janeiro (sculos XVIII e XIX). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. ARAJO, Maria Luclia Viveiros. Reflexes sobre a pesquisa historiogrfica dos testamentos. So Paulo: 2005. Disponvel In: <http://www2.tjrs.jus.br/institu/memorial/RevistaJH/vol5n10/9_Maria%20Lucilia_Viveiros.pdf> Acesso 3 jan 2010. ________. Os caminhos da riqueza dos paulistanos na primeira metade do Oitocentos. SP, 2003. Tese (Doutorado em Histria Econmica) Fac. Fil. Letras e C.Humanas, Universidade de So Paulo. BAYARD, Jean-Pierre. Sentido Oculto dos Ritos Morturios: morrer morrer? So Paulo: Paulus, 1996. BERWANGER, Ana Regina; Leal, Joo Eurpedes Franklin. Noes de paleografia e de diplomtica. 2. ed. Santa Maria: Ed. UFSM, 1995. CASTRO, Estevam de. Breve aparelho e modo fcil para ajudar a bem morrer um cristo, com a recopilao da matria de tratamentos, e penitncia, vrias oraes devotas, tiradas da Escritura Sagrada, e do ritual romano de N. S. P. Paulo V, acrescentada da devoo de vrias missas. Lisboa: Oficina Miguel Menescal, 1677. Apud. RODRIGUES, Claudia. Nas fronteiras do alm: a secularizao da morte no Rio de Janeiro (sculos XVIII e XIX). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. CASTRO, Joo de. Mestre da vida que ensina a viver e morrer santamente. Apud. RODRIGUES, Claudia. Nas fronteiras do alm: a secularizao da morte no Rio de Janeiro (sculos XVIII e XIX). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. CDIGO PHILIPPINO ou Ordenaes e Leis do Reino de Portugal: recopiladas por mandado delRey d. Philippe I. Edio fac-similar da 14 ed. De 1870, segundo a primeira, de 1603, e a nona, de Coimbra, de 1821, por Cndido Mendes de Almeida. Braslia: Senado Federal, 2004. CONSTITUIES PRIMEIRAS do Arcebispado da Bahia feitas e ordenadas pelo illustrissimo, e reverendssimo senhor D. Sebastio Monteiro da Vide 5 arcebispo do dito Arcebispado, e do Conselho de sua Magestade: propostas, e aceitas em o Snodo Diocesano, que o dito senhor

27 celebrou em 12 de junho do anno de 1707. 1. ed. Lisboa 1719 e Coimbra 1720: So Paulo: Typographia 2 de Dezembro de Antonio Louzada Antunes, 1853. Braslia: Senado Federal, 2004. Dicionrio de Latim On-line: Disponvel In: http://www.scribd.com/doc/3488541/IDIOMAS-LATDicionario-de-Latim-Palavras-e-Expressoes-mais-utilizadas. Acesso: 6. fev. 2010. DURES, Margarida. Os testamentos e a Histria da famlia. Conferncia apresentada no mbito do mestrado de demografia. Campinas, Instituto de Filosofia e Cincias Humanas, Universidade Federal de Campinas, 2004. Disponvel In: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/3364> Acesso em 03. jan. 2010. __________. Uma primeira aproximao aos testamentos: Venade e a prtica de testar da sua populao. In: FEIJ, Rui G.; Martins, Hermnio; Cabral, Joo de Pina. A morte no Portugal contemporneo. Aproximaes sociolgicas, literrias e histricas. [s.l.]: Querco, 1985. Conhecer Portugal. Vol. 4. p. 166. Disponvel In: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/browse?type=type&valve=bookPart> Acesso em 3. jan. 2010. __________. Estratgias de sobrevivncia econmica nas famlias camponesas minhotas: os padres hereditrios (scs. XVIII-XIX). Boletim de Histria Demogrfica. n. XII:35. jan. 2005. p. 7. Disponvel In: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/3218> Acesso em 04. jan. 2010. FACHIN, Phablo Roberto Marchis. Descaminhos e dificuldades: leitura de manuscritos do sculo XVIII. Goinia: FAPESP/Trilhas Urbanas, 2008. HARVEY, Barbara. Living and Dying in England 1100-1540: The Monastic Experience. Oxford: Clarendon Press, 1993. MEGALE, Heitor; Toledo Neto, Slvio de Almeida (orgs.). Por minha letra e sinal: documentos do ouro do sculo XVII. Cotia: Ateli Editorial, 2006. MENDES, Ubirajara Dolcio. Noes de Paleografia. 2. ed. So Paulo: Arquivo Pblico do Estado de So Paulo, 2008. MENESES, Antnio Lacerda de. Os sepultamentos na freguesia de Iguass. In: Caminhando. Ano XX, n. 168. Nova Iguau: Diocese de Nova Iguau, nov. 2004. p. 10. Normas Para a Transcrio de Documentos Manuscritos Para a Histria do Portugus do Brasil. In: MEGALE, Heitor; Toledo Neto, Slvio de Almeida (orgs.). Por minha letra e sinal: documentos do ouro do sculo XVII. Cotia: Ateli Editorial, 2006. Normas Tcnicas Para Transcrio e Edio de Documentos Manuscritos, do Arquivo Nacional. Disponvel In: <http://www.arquivonacional.gov.br/normas.htm> OLIVEIRA, Nelson Henrique Moreira de. Forros senhores da freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Iguau Fins do sculo XVIII. Dissertao de Mestrado. Seropdica: PPHR/UFRRJ, 2010. PAIVA, Eduardo Frana. Escravos e libertos nas minas gerais do sculo XVIII: estratgia da resistncia atravs dos testamentos. So Paulo: ANNA-BLUME, 1995. ________. Escravido e Universo Cultural na Colnia, 1716-1789. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

28 REIS, Joo Jos. A morte uma festa: ritos fnebres e revolta popular no Brasil do sculo XIX. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. RODRIGUES, Claudia. Lugares dos vivos na cidade dos mortos: transformaes fnebres no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1997. ________. Nas fronteiras do alm: a secularizao da morte no Rio de Janeiro (sculos XVIII e XIX). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. SAMARA, Eni de Mesquita. Testamentos e Inventrios: Fontes Documentais para a Histria Social e Econmica de So Paulo sculos XVIII e XIX. CEDHAL, So Paulo. Apud. ARAJO, Maria Luclia Viveiros. Reflexes sobre a pesquisa historiogrfica dos testamentos. Disponvel In: <http://www2.tjrs.jus.br/institu/memorial/RevistaJH/vol5n10/9_Maria%20Lucilia_Viveiros.pdf> Acesso 3 jan 2010. SOARES, Antnio Franquelim Neiva, O Snodo de 1713 e as suas Constituies, in Actas do IX Centenrio da S de Braga, Braga, 1990. Apud. DURES, Margarida. Os testamentos e a Histria da famlia. Conferncia apresentada no mbito do mestrado de demografia. Campinas, Instituto de Filosofia e Cincias Humanas, Universidade Federal de Campinas, 2004. Disponvel In: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/3364> Acesso em 03. jan. 2010. SOUZA, Erica Cristina C.; Megale, Heitor; Toledo Neto, Slvio de Almeida. A escrita no sculo XVII. In: MEGALE, Heitor; Toledo Neto, Slvio de Almeida (orgs.). Por minha letra e sinal: documentos do ouro do sculo XVII. Cotia: Ateli Editorial, 2006. pp. 113-126.

S-ar putea să vă placă și