Sunteți pe pagina 1din 4

Anotaes

Florianpolis SC, 12 de abril de 2012

Reciclando com Minhocas


Atualmente a coleta seletiva apenas recolhe os materiais reciclveis (papel, plstico, vidro e metal). Os resduos slidos orgnicos representam aproximadamente 50% dos resduos produzidos em nossos lares. Estes resduos so coletados junto aos rejeitos (fraldas, papel higinico, entre outros) e so despejados em aterros sanitrios. Outras formas de gesto dos resduos slidos urbanos poderiam trazer diversos benefcios para a sociedade e meio ambiente, como: a reduo de gastos com o transporte, coleta e destinao dos resduos orgnicos, maior aproveitamento de recursos e preveno a poluio do ar, de recursos hdricos e do solo. Uma das melhores formas de separar os resduos slidos domsticos seria classificando-os em trs tipos: reciclveis, orgnicos (casca de fruta e legumes, podas de jardins, entre outros) e rejeitos (todos materiais com biodegradao lenta ou no passveis de reciclagem). Materiais como: pilhas, baterias e materiais eletrnicos devem ser devolvidos para seus respectivos distribuidores. Um mtodo adequado para reciclar os resduos orgnicos a compostagem. Este mtodo tambm pode ser complementado com a adio de minhocas, tal processo conhecido como vermicompostagem.

Quanto ao bom funcionamento?


- Sempre acrescentar substrato na proporo; 2 partes de orgnico seco (folhas, papel, serragem) para cada parte de orgnico mido (restos de cozinha); - Sempre que possvel, procure cortar os resduos maiores, para reduzir o tempo de decomposio; - Adicionar a cama de minhocas, inicialmente, pequenas quantidades de resduos de cada vez, para que a quantidade inicial de vermes seja suficiente para degradar o substrato adicionado; - O sistema dever ser colocado num local abrigado da chuva e sombra, tambm no deve estar em contato direto com o cho; - A cama nunca dever estar encharcada. Se houver excesso de gua, acrescentar matria orgnica seca em quantidade suficiente para absorver a umidade; - Acama tambm nunca dever estar seca demais, pois, assim, servir de abrigo para pragas; - Aps o manuseio, manter sempre o sistema fechado, para evitar a fuga de minhocas e a entrada de concorrentes.

O que pode ser vermicompostado?

So passveis de tratamento em uma Vermicomposteira os seguintes resduos; - restos de frutas, verduras e legumes; - casca de ovo - p e filtro de caf - saquinhos de ch - guardanapo e papel toalha - podas de jardim - po, entre outros.

Com ajuda dos aneldeos (minhocas), o processo de estabilizao sofre uma acelerao e, o adubo que seria gerado em at 120 dias, agora estabilizar em cerca de 60 a 90 dias. A presena das minhocas tambm garante uma melhor higienizao do material, pois possui potencial bacterioesttica. Na vermicompostagem so utilizadas as vermicomposteiras que so caixas ou espaos onde so depositados os resduos orgnicos juntamente com as minhocas. As vermicomposteiras podem ser verticais (adotado no programa) ou horizontais. No primeiro caso, so utilizadas caixas empilhadas onde as minhocas migram para as caixas que tiverem matria orgnica a ser decomposta. No segundo, os vermes migram de um lado a outro dentro de um canteiro, onde alternadamente se retira o hmus e se coloca nova matria orgnica para ser decomposta.

O que uma vermicomposteira?


um ambiente adequado no qual podemos depositar nossos resduos orgnicos biodegradveis de forma simples e eficiente. No sistema, atravs de microorganismos e minhocas, todo este resduo ser estabilizado e convertido em dois fertilizantes naturais; o biofertilizante e o hmus.

Princpios bsicos da Vermicompostagem

VIDA O minhocrio um sistema vivo, com fungos, bactrias, micro-organismos, insetos e minhocas. Cada um deles tm papel fundamental na decomcomposio e/ou criao das condies ideais para obteno de um hmus de qualidade.

Como funciona a vermicomposteira?

DIVERSIDADE Assim como para ns, uma diversidade de alimentos tambm necessrio para a sade do seu minhocrio. Quanto maior a diversidade do substrato, mais rico ser o hmus.

O sistema composto por trs caixas empilhadas. A primeira tem a funo de coletar o biofertilizantes e, as duas superiores, so as denominadas digestoras, onde acontece a bioestabilizao dos resduos orgnicos biodegradveis. Estas caixas digestoras possuem orifcios no fundo para possibilitar que as minhocas migrem da caixa com os resduos recm convertidos em adubo para a caixa que estar recebendo alimento fresco. Os orifcios tambm so responsveis pela drenagem do excedente de umidade. O sistema ainda possui uma tampa que tem pequenos furos, visando oferecer uma ambiente arejado, porm, sem possibilitar a entrada de concorrentes.

UMIDADE Para que o sistema vivo do minhocrio funcione bem necessrio certa umidade, nem muito molhado, nem muito seco. Garantindo o equilbrio da umidade, garante-se tambm o no aparecimento de reaes indesejveis.

AERAO Tratando-se de um sistema vivo, fundamental uma boa oxigenao do substrato, assim, evita-se a emisso de gases que so responsveis pelo mal cheiro.

S-ar putea să vă placă și