Sunteți pe pagina 1din 18

O Desenho Infantil

Georges-Henri Luquet

ASSESSORIA DE EDUCAO INFANTIL/ SME / PMI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO CENFOP- CENTRO DE FORMAO PEDAGGICA ASSESSORIA DE EDUCAO INFANTIL

O Desenho infantil
" importante o professor compreender os sistemas de desenho em seus nveis de construo e a apropriao desse objeto de conhecimento pela criana. No se trata de etiquetar a criana quanto aos nveis do desenho, mas de entender a construo dessa linguagem. Analice Pilar
O desenho pode ser conceituado como um conjunto de traos cuja execuo foi determinada pela inteno de representar um objeto real, quer a semelhana procurada seja ou no obtida. O desenho um sistema de linhas cujo conjunto tem uma forma. Mas esta forma pode ter, na inteno do desenhador, duas finalidades diferentes. Pode ser executada pelo prazer que proporciona vista, pelo seu simples aspecto visual, ou para reproduzir objetos reais. O desenho infantil no um processo que se pe a servio de tal ou tal disciplina, mas uma atividade que pertence prpria criana e cujo estudo se justifica por si mesmo. a partir desse princpio que certas comparaes e aproximaes podem ser estabelecidas com outras formas do conhecimento. O desenho pode em certo sentido ser considerado como um processo que permite representar objetos, tanto pelo conhecimento que temos deles ou pela maneira como os concebemos, como pela aparncia que oferecem aos olhos. Luquet compreendeu maravilhosamente que o desenho da criana est na realidade mais perto daquilo que ele chama de arte primitiva. Os elementos do desenho infantil so: a inteno, a interpretao, o tipo, o modelo interno e o colorido. 1- A INTENO: A criana desenha para se divertir. O desenho ser praticado com predileo pelas crianas de temperamento calmo e por todas as crianas em momentos de solido ou em circunstncias que no permitem atividades livres ou quando a necessidade de mudana as leva a divertir-se com outra coisa. s vezes pode prolongar-se por um longo tempo e constituirse apenas de rabiscos. Mas mesmo este jogo precisa ser valorizado. O desenho para a criana um jogo. A criana considera o desenho como um jogo ou precisamente por esta razo, toma este jogo a srio tanto como outros. So tomados to a srio ao ponto de influenciar profundamente a personalidade da criana. Muitas vezes a criana faz os seus desenhos e dedica-os a uma pessoa determinada, ou ela mesma faz a sua crtica (aprovao ou reprovao). Geralmente ela se satisfaz com as suas produes grficas, mas no pode suportar sempre um julgamento favorvel. Frequentemente a criana depois de ter comprovado uma imperfeio, desculpa-se ou tenta justificar como razo, uma determinada circunstncia. O desenho da criana uma finalidade sem fim.
ASSESSORIA DE EDUCAO INFANTIL/ SME / PMI

Ou seja, o desenho se caracteriza por sua inutilidade, um carter de necessidade que se distingue do carter puramente de contemplao esttica. A criana corrige no seu desenho a parte considerada defeituosa. A correo tcita um processo muito frequente e consiste em riscar a parte considerada defeituosa, desenhando a correo de forma justaposta, ou abandonando a primeira verso e desenhando outro. Tambm pode deixar o pormenor reconhecido como mau e limita-se a justapor a correo (desenha outro do lado).

O desenho ou a atividade grfica compe-se de dois elementos: a ao de desenhar em geral e a execuo de um desenho determinado. Dentre os motivos ou assuntos tratados pelas crianas no desenho, a figura humana (o boneco) mais frequente. Mas no se limita a isto o repertrio grfico da criana, inclui-se desde os seres e objetos a todos os gneros tratados pelos artistas profissionais: retratos, paisagens, natureza morta, cenas de famlia, ilustraes de histrias reais ou imaginadas. Nota-se que algumas crianas num determinado perodo de tempo demonstra uma predileo por determinado motivo. Mas esta no uma situao que ocorre com todas. Em regra geral a criana representa nos seus desenhos tudo que faz parte da sua experincia, tudo o que est aberto sua percepo. A criana representa os objetos que ela conhece. O desenho uma ntima ligao do psquico e do moral. A inteno de desenhar tal objeto o prolongamento e a representao da sua representao mental. O objeto representado o que nesse momento ocupava no esprito do desenhador um lugar exclusivo ou preponderante.

Fatores sugestivos da inteno de cada desenho.


1- Percepo e recordao: Ocorre a influncia de circunstncias exteriores. A solicitao do adulto para que a criana faa um determinado desenho tem influncia bem restrita e passageira e s parecem eficazes para os motivos que a criana desenha espontaneamente. As circunstncias exteriores estimulam a espontaneidade da criana e no a subordinam a uma vontade estranha, quando lhe prope um motivo sem lhe impor (percepo ou recordao do objeto). Os objetos sugestivos podem ser: objetos reais, desenhos anteriores (da criana ou de outros), lbuns, livros, catlogos. Desenhos so inspirados por circunstncias imediatas ou do prprio dia, circunstncias mais antigas, recordaes sugestivas (manifestam desejo de reviver uma situao), circunstncias mais ou menos prolongadas.

ASSESSORIA DE EDUCAO INFANTIL/ SME / PMI

Thiago, 1 perodo, Creche Me Dolores. Representao do moinho de vento sugerida por recordao, percepo sugerida por imagem

Um desenho no um substituto do objeto correspondente, a obra da criana, produto e manifestao da sua atividade criadora. O exerccio desta atividade o mesmo e acompanha-se de igual prazer, quer o desenho reproduza um objeto presente ou ausente. No princpio, quando ainda no constituiu um repertrio grfico, os desenhos dos outros podem fornecer temas j familiares que orientem a inteno da criana em desenhar qualquer coisa. A criana, tanto nos desenhos copiados e inspirados na natureza como nos desenhos de memria, no se preocupa com a perspectiva, que substitui por um outro modo de representao que a mudana do ponto de vista. 2-Associao de ideias: O traado de um desenho (desenho evocador) acompanhado da ideia de um objeto correspondente. Essa evocao do objeto ocorre por associao da ideia de um objeto diferente e relacionado ao primeiro. E esta ideia ser expressa no desenho. O papel da associao de ideias transparece nos desenhos consecutivos. Associao por semelhana:A deficincia da execuo d aos traos uma semelhana que no existe entre os objetos reais. A associao por semelhana de ordem grfica, enquanto a associao de ideias de ordem intelectual (mental).

Kamily, 3 anos e 4 meses, C.E.I. Maria Maria Representou o que disse ser um sapo e por semelhana grfica mudou a inteno e a interpretao para a menininha e por associao de ideia desenhou o lobo mau comendo a menininha.

ASSESSORIA DE EDUCAO INFANTIL/ SME / PMI

3-Automatismo grfico: Parece com a associao de ideias, pois nos dois casos h um desenho consecutivo a um desenho inicial. Mas no automatismo grfico os dois desenhos (e os seguintes) representam o mesmo objeto. Existem suas formas de apresentao do automatismo: O automatismo imediato: O desenho imediatamente seguido de um ou vrios desenhos do mesmo motivo. O automatismo grfico contnuo: consiste numa tendncia de fazer de novo os mesmos desenhos com o intervalo de um ou vrios dias.
Ana Carolina, 1 perodo, Escola Municipal GAME

A inteno no resulta apenas da influncia isolada de tal ou tal fator, mas de vrios fatores ao mesmo tempo. O anncio do que se vai desenha nem sempre se confirma graficamente, pois por outros fatores como a incapacidade de traar o que se tinha inteno resulta numa outra forma que a criana consegue perceber. 2- A INTERPRETAO O desenho uma vez executado ou em execuo recebe do seu autor uma interpretao. A inteno era apenas o prolongamento de uma ideia que a criana tinha no esprito no momento de comear o traado. Do mesmo modo a interpretao deve-se a uma ideia que tem no esprito (no pensamento), enquanto executa o traado ao qual d o nome. Entretanto, a criana d frequentemente a um desenho traado ou em execuo uma interpretao diferente da sua inteno primitiva. a interpretao sobreposta. A interpretao a maior parte das vezes determinada pela semelhana do traado com um objeto j conhecido da criana. o chamado objeto denominativo. Haver ou no coincidncia da interpretao com a inteno, segundo o grau de correspondncia do traado com a inteno. E a no coincidncia proveniente da falta de aptido grfica (treino). A relao mais frequente da inteno com a interpretao resultante da prtica constante. A no relao da inteno com a interpretao cria internamente na criana um conflito, que s ser resolvido com o seu prprio traado. A mobilidade do pensamento infantil facilita que criana substitua a inteno inicial pelo desenho que conseguiu traar, esquecendo-se rapidamente da inteno inicial. Conforme a intensidade da inteno e da interpretao o seu conflito produz resultados diversos. Se a inteno est intrinsecamente forte e a interpretao fraca a criana pode reconhecer o seu desenho como defeituoso. Pode ocorrer tambm uma hesitao enunciando diversas interpretaes ou no enuncia nada. A materialidade do traado pode servir de suporte a diferentes sugestes de interpretao.

ASSESSORIA DE EDUCAO INFANTIL/ SME / PMI

Bruno, 3 anos e 5 meses. C.E.I. Novo Lar Caravelas II Anunciou o que ia desenhar Desenhou sem relao perfeita entre o traado e a inteno (impercia grfica). Interpretou de acordo com a inteno No segundo dia permaneceu a interpretao inicial No terceiro dia permaneceu a interpretao inicial

Os fatores de interpretao:
So os mesmos da inteno: A semelhana com certo objeto ou o modelo interno desse objeto (associao de ideias). A evocao de uma ideia qualquer (recordao), As circunstncias exteriores (percepo), A impercia grfica, O mesmo acontece com a interpretao de pormenores do desenho. Uma vez que o desenho recebe uma interpretao diferente da inteno primitiva, essa interpretao tornase uma inteno secundria que provoca a adio de pormenores apropriados.

Por um enriquecimento gradual, o repertrio grfico da criana chega a compreender uma grande variedade de motivos. Se o automatismo grfico leva a criana a reproduzir os mesmos motivos, a influncia das circunstncias exteriores e da associao de ideias suscita nela a inteno de desenh-los de novo e de desenhar novos motivos. A passagem de um motivo original a um motivo novo derivado do primeiro, pertence sem dvida aos desenhos que executados com a inteno de representar um certo motivo recebem uma interpretao diferente. A interpretao de um desenho diferente da inteno primitiva provoca a passagem dos motivos originais aos motivos derivados, determinados pela imperfeio do traado, pode-se dizer que o enriquecimento do traado, do repertrio grfico da criana devido em boa parte a profundas faltas de percia.

ASSESSORIA DE EDUCAO INFANTIL/ SME / PMI

3- O TIPO Consiste na representao que uma determinada criana d de um mesmo objeto ou motivo atravs da sucesso dos seus desenhos e que apresenta uma evoluo gradual. Como toda evoluo, esta tambm resultante de dois fatores: A conservao do tipo (elemento de estabilidade) e A modificao do tipo ( elemento de modificao). A conservao do tipo uma tendncia da criana para reproduzir do mesmo modo os desenhos de um mesmo motivo. o que se denomina conservao primria. Somente a prtica do desenho pode levar a criana a notar a imperfeio do seu desenho, a que ela se ope a aceitar mesmo quando lhe indicado. A criana manifesta tendncia para a conservao do tipo, no s nos seus prprios desenhos, mas tambm pela sua atitude para com os desenhos dos outros (quando algum desenha para ela). Pode-se acreditar que as modificaes trazidas ao tipo num desenho, sejam o efeito de qualquer circunstncia acidental ou de simples incapacidade. A resistncia que a criana demonstra na modificao do tipo notvel ou por vezes no se conserva nos desenhos seguintes. O desenho pode conciliar a inovao com a conservao do tipo. O novo sobrevive ao lado do velho sem suplant-lo. O tipo original tende a ficar como estava no desenho inicial (conservao primria). As modificaes, que depois de certa resistncia, so introduzidas, e se conservam, constituem a conservao secundria. A conservao primria e a secundria estaro em concorrncia nos desenhos seguintes, havendo a coexistncia dos dois. A modificao do tipo pode ser produzida no s por objetos reais, mas tambm por modelos ou desenhos de outras pessoas que representam o objeto de outro modo. Por associao de ideias e ou semelhana do traado a criana pode fazer modificaes no no seu tipo j existente, mas na forma sob a qual aparece um tipo novo. A adio de pormenores novos ao desenho de um motivo que no tinha nos exemplares anteriores determinada pelos mesmos fatores que determinam a inteno do desenho.

David , 4 anos e 2

Melany, Maternal III Creche Me Dolores

4- O MODELO INTERNO

meses C. E. I. Jardim de Luz

Corresponde a uma realidade psquica existente no esprito (mente) do desenhador. O desenho uma reconstruo original da criana que resulta de uma elaborao muito complicada apesar da sua espontaneidade. O objeto exterior s serve de sugesto, na realidade o modelo interno que desenhado. A prova que os desenhos do natural e os desenhos copiados apresentam os mesmos caracteres que os desenhos de memria. Nos desenhos do natural, a criana copia no o objeto real mas o seu modelo interno.
ASSESSORIA DE EDUCAO INFANTIL/ SME / PMI

A inteno do desenho acompanhada do modelo interno da criana. Se o desenho traado no papel a reproduo no da sensao ou da imagem visual do objeto representado, mas do modelo interno correspondente, resulta que quando a criana tem um objeto para desenhar pela primeira vez, precisa de criar o seu modelo interno.

Victor, 4 anos. C.E.I Doce Lar Registro da histria do Bonequinho Doce Representou o tipo utilizando o seu modelo interno

Ana Luza, C.E.I Doce Lar. Registro da histria do Bonequinho Doce Representou influenciada por circunstncia exterior desenho parecido com a ilustrao do livro

Na escolha inconsciente dos motivos que desenha a criana ser conduzida pela dificuldade da execuo, normalmente essa dificuldade pode ser entendida como um obstculo de ordem grfica, entretanto, quando a criana tem a inteno de desenhar qualquer objeto, esta inteno realiza-se pelo desenho correspondente, por mais imperfeita que seja a sua execuo. Portanto, a dificuldade que faz obstculo ao trao inicial no de ordem grfica, mas de ordem psquica. a preguia mental que leva a criana a evitar o esforo de criar o modelo interno correspondente. Uma vez que o desenho inicial de um motivo obrigou a criana a criar o seu modelo interno, este mantido no seu pensamento e pelos desenhos seguintes do mesmo motivo. O modelo interno intervm no s na execuo do desenho, mas tambm na significao que a criana lhe atribui. Os desenhos infantis representam mais frequentemente imagens genricas que imagens individuais, sobretudo no princpio. Um desenho genrico, regra geral, no recorre a um modelo interno que lhe seja prprio, no se distingue em nada de um desenho individual, e a sua generalidade reside unicamente na significao que o desenhador lhe atribui porque ao anunci-lo ou enunci-lo d-lhe o nome. Diante de um objeto ou de um desenho a criana no v os pormenores, mas o que o seu esprito percebe na medida em que eles lhe interessam, proporcionalmente importncia que lhe atribui. A importncia relativa atribuda pela criana aos diferentes elementos constitutivos de um objeto, tem por critrio o lugar que eles ocupam nos seus desenhos. A criana tende a representar no seu desenho de um objeto todos os elementos que considera essenciais, mesmo quando invisveis, ao contrrio descuida dos que so visveis pois para ela tem importncia secundria. 5- O COLORIDO As crianas apresentam grandes diferenas individuais quanto ao uso da cor. Percebe-se que desde muito pequenas as crianas so sensveis a cor por ela prpria. Ao interesse que a criana d cor por si mesma alia-se o fato de o colorido num bom nmero de desenhos, ter uma papel puramente decorativo, sem relao com o objeto representado. O uso da cor tem tambm um papel realista. decorativo quando a cor no tem mais de um carter acidental do objeto representado, e realista quando a cor essencial ao objeto.
ASSESSORIA DE EDUCAO INFANTIL/ SME / PMI

Thas, 5 anos e 2 meses C. E. I. Raios de Luz

A evoluo do desenho infantil


Um desenho consiste num sistema de linhas cujo conjunto tem uma forma. Mas esta forma pode ter, na inteno do desenhador duas finalidades diferentes. Pode ser executada pelo prazer que proporciona vista, pelo seu simples aspecto visual, ou para reproduzir objetos reais. H duas espcies de desenhos: o figurativo e o no figurativo (geomtrico). A criana no demonstra grande interesse pelo desenho geomtrico, quando desenham figuras geomtricas o fazem para imitar desenhos feitos por outras pessoas e imediatamente procuram dar-lhes uma interpretao figurativa. O desenho infantil realista pela escolha de seus motivos e pelo seu prprio fim. Em geral a tendncia realista da criana contenta-se com pouco. A conscincia que ela tem de ter procurado a semelhana basta para lhe fazer crer que a encontrou, ainda que um observador imparcial seja de opinio diferente. O desenho infantil no possui as mesmas caractersticas do incio ao fim. Porm convm fazer sobressair o carter distinto das suas fases sucessivas. 1- O REALISMO FORTUITO A princpio, para a criana, o desenho executado simplesmente para fazer linhas, estando munida de acessrios variados, deixa marcas no papel ou outro suporte. A criana pode chegar por si prpria ideia e a inteno de o fazer. A marca pode ser produzida at pelos dedos sujos. Estas marcas so vistos pela criana que reconhece ser o autor. Esta marca involuntria para criana um produto da sua atividade. A conscincia do poder de criar marcas d origem a um prazer em produzir tais marcas, que procura renovar, que de espordicos se tornam intencionais. Na maior parte dos casos a inteno de traar induzida pela imitao dos adultos (imitao do ato e no das formas produzidas), do qual ignora a finalidade e que para ela prpria no tem utilidade. A criana comea por fazer traos, pois ao execut-los tem a certeza de possuir um poder criador. Quando comea a traar linhas, a criana no s viu, mas observou imagens em livros, jornais ou catlogos. Mesmo a criana que viu outras pessoas fazendo desenhos continua durante mais ou menos um tempo a traar simples linhas sem inteno figurada. Aps executar os traos, a princpio no lhes d interpretao, enquanto mais tarde interpreta traados que so absolutamente semelhantes, na sua materialidade, ao traos anteriores. Chega um dia em que a criana nota uma certa semelhana entre alguns dos seus traados e um objeto real, considera-o ento como uma representao do objeto, enunciando uma interpretao. Mas, como a semelhana do traado se produziu de maneira fortuita, esse acontecimento no se renova imediatamente, e reconhece que s acidentalmente consegue fazer um traado que se parea com qualquer coisa. A criana levada a aplicar a cada um dos seus desenhos uma interpretao, sendo extremamente hesitante, desta forma um mesmo traado receber sucessivamente vrios interpretaes. Nesse momento a criana no est ainda na posse de uma perfeita faculdade grfica. capaz de produzir de uma maneira mais constante traados que pelo menos a seus olhos parecem qualquer coisa, mas at agora nunca fez qualquer desenho cuja inteno fosse precedida e provocada pela inteno de representar um objeto determinado. A semelhana fortuita entre o traado e o objeto a que a criana d o nome das mais rudimentares e a criana ao mesmo tempo em que se apercebe disso reconhece essa imperfeio.

ASSESSORIA DE EDUCAO INFANTIL/ SME / PMI

A execuo de figuras em que uma semelhana fortuita aperfeioada intencionalmente, compreende dois momentos. Desenho involuntrio: No primeiro momento a semelhana involuntria, no foi produzida expressamente. No um desenho propriamente dito, sendo este caracterizado pela prvia inteno de produzir uma imagem e no s a imagem de um objeto qualquer, mas de um objeto determinado e rigorosamente a criana no tem o direito de que se lhe atribua a faculdade grfica total (forma).
Ana Luiza, 3 anos, C.E.I. Novo Lar Caravelas II Anunciou o que ia desenhar (tubaro) O traado no corresponde a inteno Interpretou o desenho No 2 (bicho) e no 3dia (dinossauro) mudou a interpretao

Desenho voluntrio: A criana busca a semelhana do seu traado com o objeto que nomeia. Em consequncia da tendncia que chamamos automatismo grfico imediato, quando a criana tenta fazer um desenho premeditado o faz normalmente para representar o mesmo objeto. Nesta fase o traado rene todos os elementos do traado propriamente dito: a inteno, execuo e interpretao correspondente a inteno. Por toscas que possam ser as suas produes, a criana adquire a faculdade grfica total. Consciente da sua faculdade grfica ela exercita-se voluntariamente, anunciando o desenho que vai fazer antes de o executar.

Igor, Barco, 2007

Em resumo, a criana comea por fazer traos sem qualquer objetivo, mas no chega a desenh-los com a inteno de representar alguma coisa, e s mais tarde verifica que os seus traos produzem acidentalmente uma parecena no procurada. A primeira fase do desenho infantil um realismo fortuito que se transforma em realismo intencional por uma srie contnua de transies. A criana executa linhas, traos, crculos, sem a inteno de representar um objeto real e no interpreta o que desenhou.
ASSESSORIA DE EDUCAO INFANTIL/ SME / PMI

10

2- REALISMO FALHADO Ao chegar no desenho propriamente dito a criana quer ser realista. Mas esta inteno choca com obstculos que dificultam a sua manifestao. O primeiro obstculo de ordem fsica, a criana no sabe dirigir e limitar os seus movimentos grficos de modo a dar ao seu traado o aspecto que queria. Esta deficincia de execuo faz com que numerosos desenhos sejam absolutamente incompreensveis, no s pela ausncia de explicaes do desenhador, mas mesmo depois das mesmas serem dadas. Outro obstculo de ordem psquica e refere-se ao carter ao mesmo tempo limitado e descontnuo da ateno infantil. Nos primeiros desenhos, s reproduz um nmero restrito de pormenores ou elementos efetivos do objeto representado. No quer dizer que ignore a existncia dos pormenores, mas ela no tem preocupao em represent-los. Na realidade, ha criana inteno em todos aqueles que pensa, medida que pensa sua representao mental prolonga-se pelos movimentos grficos que se traduzem no desenho. A criana pensa numa certa ordem de acordo com o grau de importncia que lhes atribui e acrescenta tanto quanto sua ateno suporta. Ela pensa no que precisa representar e ao mesmo tempo cuida dos movimentos grficos atravs dos quais executa a sua representao. No momento em que sua ateno se enfraqueceu, considera o seu desenho terminado. A imperfeio geral do desenho, caracterstica essencial da fase do realismo falhado, qual chamaremos incapacidade sinttica, manifesta-se a propsito de diversas relaes e em primeiro lugar nas propores. Em muitos desenhos, as dimenses relativas dos diversos elementos no tm nenhuma correspondncia com as relaes dos mesmos pormenores na realidade. No momento em que executa a criana no pensa mais nos que traou. No realismo falhado a criana executa o desenho com uma inteno e interpretao, mas com imperfeio devido aos obstculos de ordem fsica e de ordem psquica.

Caractersticas do realismo falhado:


Desproporo: Pode ser resultado de causas mltiplas, por exemplo, a imperfeio grfica, a impotncia da criana para interromper os traos no momento desejado, ou o espao disponvel do papel o far encurtar certos traos por falta de espao, ou o far alongar o traado pelo horror do vazio. Muitas vezes o exagero das dimenses de qualquer parte do desenho traduo inconsciente da importncia que o desenhador lhe atribui.

Marcos, 2 perodo, E. M. GAME. Desproporo entre os elemenos.

Anna Laura, 6 anos. C.E.I Bela Vista. Realismo intelectual que conserva a desproporo caracterstica do realismo falhado. Tangncia entre os elementos, incluso e orientao corretos.

ASSESSORIA DE EDUCAO INFANTIL/ SME / PMI

11

A negligncia das relaes entre os diferentes elementos de um mesmo desenho: 1- De tangncia: elementos que na realidade so tangentes (prximos) aparecem representados disjuntos.

Guilherme, 2 perodo C.E.I. Maria Maria Vagalume

2- De incluso: partes do desenho representadas fora do corpo do desenho (olhos fora do rosto, etc).
caro, 2 perodo LEIDE Lua representada fora do lugar. Incluso de elementos descontextualizados (queijo e faca)

3-De orientao: a criana indiferente a orientao do conjunto do desenho em relao ao suporte sobre o qual traado. Em muitos desenhos, certos pormenores recebem uma orientao diferente da do resto, sem que a criana choque com isso.

Atos, 1 perodo, C.E. Pastor Antnio Rosa.

A incapacidade sinttica, atenua-se gradualmente na medida em que a ateno da criana se torna menos descontnua, ela ento conseguir pensar no pormenor que desenha e ao mesmo tempo nos que j esto representados, portanto, tornando-se capaz de sentir e de fazer as suas relaes. Entretanto o progresso efetua-se por gradaes quase insensveis e compe-se de perodos de estagnao e mesmo de regresso. A incapacidade sinttica est longe de ser corrigida de repente, um defeito que havia desaparecido em vrios desenhos, volta a ser encontrado em desenhos posteriores e s depois de um perodo mais ou menos longo definitivamente eliminado.
ASSESSORIA DE EDUCAO INFANTIL/ SME / PMI

12

3- REALISMO INTELECTUAL Uma vez superada a incapacidade sinttica, j nada impede que o desenho infantil seja planamente realista. Na concepo infantil, um desenho para ser parecido deve conter todos os elementos reais do objeto, mesmo os invisveis, quer do ponto de vista donde focado quer de qualquer outro ponto de vista e por outro lado deve dar a cada um desses pormenores a sua forma caracterstica. Este realismo intelectual pode ser levado at o ponto de reproduzir no desenho no s os elementos concretos invisveis, mas tambm os elementos abstratos que s tem existncia no esprito do desenhador. As crianas tm preocupao com a legenda de seu desenho, esta colocada para explic-lo aos outros. Elas so acrescidas muito cedo aos desenhos, mesmo quando ainda no sabe escrever, fazendo-se compreender por uma escrita espontnea ou pictrica, julgando esta adio indispensvel devido a imperfeio de seu desenho, para que os outros possam compreender o que quis representar. Na generalidade dos casos, ela no desenha para um pblico, mas para a sua satisfao. O realismo intelectual leva ao emprego de processos variados e alguns no ultrapassam o que pode se esperar de uma criana de seis ou sete anos. A criana inventa espontaneamente os seus processos, sendo: 1- Diversas formas de destacar os pormenores de um desenho que na realidade se confundem e se ocultam mais ou menos e portanto estabelecer entre eles uma descontinuidade por vezes difcil de distinguir.

Lara, 2 perodo. E.M. GAME

2- Um processo relativamente simples, para por em evidncia os elementos invisveis de um objeto o que pode chamar de transparncia, que consiste na representao de elementos como se aqueles que os ocultam, tornados transparentes, permitissem v-los.

Ana Laura, 2 perodo. LEIDE Letcia, 4 anos e 9 meses. C.E.I Jardim de Luz
ASSESSORIA DE EDUCAO INFANTIL/ SME / PMI

13

3- Um processo j mais complexo a planificao, que consiste em representar o objeto em projeo no solo, como se fosse visto em linha reta. Na representao planificada o objeto representado de um ponto de vista desusado, mas possvel.

barata Larissa, 1 perodo. C.E.I. Peniel . Planificao da mesa

Sulianny, 4 anos e 4 meses, C.E.I Jardim de Luz O barco e a barata foram registrados planificados e as pernas da barata foram depois rebatidas

4- Outro processo o rebatimento, aplicado sobretudo ao que poderamos chamar os suportes dos objetos e que consiste em rebat-los de cada lado do corpo como se estivessem unidos por um eixo a volta do qual se poderia faz-los girar. Esta forma de representao de certo modo exigida pelo realismo intelectual para os objetos representados em linha reta, pois deste ponto de vista estando os suportes encobertos pelo corpo, no haveria outro modo de os por em evidncia. O emprego do rebatimento nos desenhos de objetos planificados no se limita aos seus suportes, estende-se s partes verticais que tm com o corpo a mesma relao que os suportes, com uma nica diferena, dirigem-se para o ar em vez de se dirigirem para baixo. O rebatimento tambm aplicado a objetos erguidos sobre o solo e tendo em relao a ele a mesma situao. Os objetos representados em rebatimento podem estar situados no s sobre dois planos verticais paralelos, mas tambm sobre um nmero maior de planos que limitam um espao traado, ou seja, diversos planos de viso.

Philipe, 5 anos e 5 meses. C.E.I. Meninos de Jesus. Rebatimento das pernas da lagarta, corpo planificado. Nicole, 1 perodo, LEIDE. Brinquedo gira gira representado planificado e as crianas rebatidas em volta.
ASSESSORIA DE EDUCAO INFANTIL/ SME / PMI

14

5- A mudana de ponto de vista outro desses processos, que consiste no uso dos diversos processos simultanemente no mesmo desenho. A mudana de ponto de vista encontra-se igualmente na representao dos seres vivos.
Rebeca, 2 perodo. LEIDE Vrios processos: rebatimento das asas do avio, transparncia (cabine do avio), planificao (corpo do avio), destaque do pormenor (chapu ), correo tcita, tangncia, incluso de elementos relacionados, mudana de perspectiva ( rvore em outro plano).

Os diversos processos testemunham a habilidade da criana e a fora do realismo intelectual que esses processos tm por finalidade satisfazer. Mas o mais notvel ainda que no contente por utiliz-los separadamente a criana recorre a todos simultaneamente no mesmo desenho. Portanto, o realismo intelectual traz ao desenho contradies flagrantes com a experincia e se pode dizer absurdos empricos, que escapam criana porque ela tem a sua ateno totalmente monopolizada pela execuo do desenho (durante e depois da execuo). A criana que desenha em realismo intelectual reproduz no desenho elementos reais do objeto, mesmo os invisveis, representando-os em vrios pontos de vista e com muitos pormenores 4- REALISMO VISUAL No realismo visual o desenho fiel ao objeto real, representa exatamente o que v na sua aparncia. A substituio do realismo intelectual pelo visual ocorre a maior parte das vezes entre os 8 e 9 anos. Mas sem dvida, h neste ponto grandes diferenas individuais. Muitas crianas, a partir de uma idade muito pequena, manifestam uma inteno do realismo visual.
Ana Paula, 6 anos e 2 meses. C.E.I. Raios de Luz A galinha foi representada na frente das rvores, em perspectiva, mas apresenta automatismo grfico (rvores) e correo tcita (no sol). O cho representado com vrios rabiscos (realismo fortuito).

ASSESSORIA DE EDUCAO INFANTIL/ SME / PMI

15

O realismo visual exclui os diferentes processos impostos pelo realismo intelectual. Examinando na sua sucesso cronolgica os desenhos de uma mesma criana, assiste-se ao desaparecimento gradual desses processos e pode-se observar desenhos em que foram usados e outros em que deixaram de o ser. Assim, transparncia segue-se a opacidade, o rebatimento e mudana de ponto de vista viram perspectiva. A perspectiva modifica o aspecto que apresenta a linha de um objeto ou de um pormenor visto de frente, pois ignora as leis da perspectiva. A perspectiva que aplica aos seus desenhos, no sendo o resultado nem de uma observao imediata nem de uma construo cientfica, no pode ser conseguida seno de recordaes visuais por vezes longnquas, do objeto representado ou mesmo de objetos em linhas gerais. Acredita-se que as diferentes recordaes visuais utilizadas para reconstruir a perspectiva de um mesmo objeto no conseguem imediatamente uma sntese coerente. Os erros de perspectiva no podem ser corrigidos seno pela prtica do desenho natural. A substituio do realismo intelectual pelo visual, a aquisio do sentido sinttico e outros progressos grficos no se faz de uma s vez. O realismo visual tem de lutar contra os hbitos contrrios profundamente enraizados e tambm no se fixa logo a seguir sua apario. A maioria dos adultos desenha em realismo intelectual. Examinando desenhos de adultos e crianas no ser difcil encontrar semelhanas em muitos, comparando-se desenhos de adultos ao de crianas de uns 12 anos. Mas seja qual for a idade em que se prolongue o perodo do desenho infantil para um determinado adulto, o seu fim marcado pela renncia ao realismo intelectual como modo de representao grfica, pelo firme propsito de se conformar com a aparncia visual, ainda que obstculos diversos impeam esta inteno de se realizar plenamente. Portanto o realismo intelectual pode subsistir ao lado do realismo visual. CONCLUSES: A evoluo individual do desenho como todas as modificaes de atividade, est sujeita a regresses. A modificao do tipo e a evoluo espontnea do desenho mostram que em muitos casos, quando a criana encontra por si mesma ou porque lhe foi sugerida qualquer inovao que a sua mentalidade nesse momento achou vantajosa, apodera-se dela prontamente. Quando a criana conserva intactos os seus tipos ou os seus processos porque estes do satisfao sua mentalidade do momento e a sua conservao uma prova no de preguia, mas de constncia. Considerando as operaes mentais que contribuem particularmente para o desenho infantil verifica-se primeiro que a observao aguda e espontaneamente atenta que testemunha o realismo est de acordo com as condies da existncia porque para se adaptar ao meio e domin-lo evidentemente preciso ter adquirido dele um conhecimento to pormenorizado quanto possvel. O desenho tal como a criana o pratica por si mesma, contribui para o seu desenvolvimento mental. O que ter melhor a fazer o educador apagar-se, deixar a criana desenhar o que quer, propondo-lhe temas sempre que ela necessita, sobretudo quando lhe pede, mas sem lhos impor e sobretudo deix-la desenhar como quer o seu modelo. A condio fundamental que a interveno do educador no faa perder criana o seu gosto espontneo pelo desenho, este o perigo de certas intervenes, mesmo que a criana no retenha seno as sugestes que lhe so vantajosas relativamente sua mentalidade no momento. certo e fundamental que nenhum progresso dever realizar-se ferindo as tendncias espontneas da criana. Pelo contrrio, o ensino deve apoiar-se nelas, limitando-se a fornecer-lhes os meios mais aptos sua satisfao. A distino terica que se estabelece entre as quatro fases do desenho menos distinta e cada uma dessas fases prolonga-se enquanto a seguinte j comeou. O desenho passa sucessivamente por quatro fases: o realismo fortuito, realismo falhado, o realismo intelectual ( apogeu do desenho infantil) e o realismo visual ( submisso da execuo perspectiva).

ASSESSORIA DE EDUCAO INFANTIL/ SME / PMI

16

Referncias: 1- Resumo do livro: LUQUET, Georges-Henri.(1927-1969) O desenho infantil. Porto: Ed. Minho, 1969. Trad: Maria Teresa Gonalves de Azevedo. 2- Artigos da internet: Sobre o pensamento de Georges-Henri Luquet Maria Lcia Batezart Duarte Anlise do desenho Infantil segundo as ideias de Luquet Melissa Haag Rodrigues Evoluo do desenho infantil Prof. Ilda Martinez ( EPADRV) Revista Nova Escola 3- Desenhos das crianas dos Centros de Educao Infantil das Redes Conveniada e Municipal

O menininho, de Helen E. Buckley:


"Era uma vez um menininho que contrastava com a escola bastante grande. Uma manh a professora disse que os alunos iriam fazer um desenho. - Que bom! - Ele gostava de fazer desenhos. Ele pegou sua caixa de lpis de cor e comeou a desenhar. Mas a professora disse para esperar, que ainda no era hora de comear. E ela esperou at que todos estivessem prontos. - Agora, disse a professora, ns iremos desenhar flores. - Que bom! - pensou o menininho. Ele gostava de desenhar flores e comeou a desenhar flores com lpis rosa, azul e laranja. Mas a professora disse que ia mostrar como fazer. E a flor era vermelha com caule verde. - Assim, disse a professora, agora vocs podem comear. O menininho olhou para a flor da professora, ento olhou para a sua flor. Gostou mais da sua flor, mas no podia dizer isso. Ele virou o papel e desenhou uma flor igual da professora. Num outro dia, quando o menininho estava em aula ao ar livre, a professora disse que os alunos iriam fazer alguma coisa com o barro. - Que bom! - pensou. Ele gostava de trabalhar com barro. Ele pensou que podia fazer com ele todos os tipos de coisas: elefantes, camundongos, carros e caminhes. Comeou a juntar e amassar a sua bola de barro. Mas a professora disse para esperar. E ela esperou at que todos estivessem prontos. - Agora, disse a professora, ns iremos fazer um prato. - Que bom! - pensou o menininho. Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos. A professora disse que era para esperar, que iria mostrar como fazer. E ela mostrou a todos como fazer um prato fundo. - Assim, disse a professora, agora vocs podem comear. O menininho olhou para o prato da professora, olhou para o prprio prato e gostou mais do seu, mas ele no podia dizer isso. Amassou seu barro numa grande bola novamente e fez um prato fundo igualzinho ao da professora. E muito cedo o menininho aprendeu a esperar e a olhar e a fazer as coisas exatamente como a professora. E muito cedo ele no fazia mais coisas por si prprio. Ento, aconteceu que o menininho e a sua famlia se mudaram para outra cidade, e o menininho tinha que ir para outra escola. Esta escola era ainda maior que a primeira. E no primeiro dia, a professora disse que os alunos fariam um desenho: - Que bom! - pensou o menininho, e esperou que a professora dissesse o que fazer. Ela no disse. Apenas
ASSESSORIA DE EDUCAO INFANTIL/ SME / PMI

17

andava pela sala. Quando veio at o menininho disse: - Voc no quer desenhar? - Sim, mas o que vamos desenhar? - Eu no sei, at que voc o faa. - Como eu posso faz-lo? - Da maneira que voc gostar. - E de que cor? - Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores, como eu posso saber qual o desenho de cada um? - Eu no sei. - disse o menininho. E comeou a desenhar uma flor vermelha com caule verde.

ASSESSORIA DE EDUCAO INFANTIL/ SME / PMI

18

S-ar putea să vă placă și