Sunteți pe pagina 1din 130

RACIOCNIO LGICO EM EXERCCIOS

Professor: Brunno Lima E-mail: brunnolima@euvoupassar.com.br Facebook: www.facebook.com/brunno.lima.144

RACIOCNIO LGICO
1) Estruturas lgicas. 2) Lgica de argumentao: analogias, inferncias, dedues e concluses. 3) Lgica sentencial (ou proposicional): proposies simples e compostas; tabelasverdade; equivalncias; leis de De Morgan, diagramas lgicos. 4) Lgica de primeira ordem.

MATEMTICA
5) Princpios de contagem e probabilidade. 6) Operaes com conjuntos. 7) Raciocnio lgico envolvendo problemas aritmticos, geomtricos e matriciais.

RACIOCNIO LGICO EM EXERCCIOS

Professor: Brunno Lima E-mail: brunnolima@euvoupassar.com.br Facebook: www.facebook.com/brunno.lima.144

MDULO I: ESTRUTURAS LGICAS E LGICA SENTENCIAL

REVISO

REVISO DE CONTEDOS
1.1) CONCEITO DE PROPOSIO todo conjunto de palavras ou smbolos que exprimem uma ideia de sentido completo e que, alm disso, pode ser julgado como verdadeiro (V) ou falso (F).

REVISO DE CONTEDOS
Exemplos: A: Gabriel foi aprovado no concurso para Escrivo da Polcia Federal. B: Fernando estuda e Patrcia viaja. C: 53 = 52 + 1. D: Se Fernando tem dois carros novos, ento ele rico.

REVISO DE CONTEDOS
1.2) NO SO PROPOSIES Frases imperativas: Arrume a baguna. Frases interrogativas: Qual o nmero do seu telefone? Frases exclamativas: Que maravilha!

REVISO DE CONTEDOS
1.3) PRINCPIOS BSICOS DA LGICA 1) Princpio do terceiro excludo: Toda proposio s pode ser V ou F, excluindo-se qualquer outra possibilidade. 2) Princpio da no-contradio: Uma proposio no pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo.

REVISO DE CONTEDOS
1.4) SENTENAS ABERTAS H expresses s quais no se pode atribuir um valor lgico V ou F, por exemplo: Ele juiz do TRT da 5. Regio, ou x + 3 = 9. Nessas expresses, o sujeito uma varivel e pode ser substitudo por um elemento arbitrrio, transformando a expresso em uma proposio que pode ser valorada como V ou F. Expresses dessa forma so denominadas sentenas abertas, ou funes proposicionais.

REVISO DE CONTEDOS

Outros exemplos: O nmero de mulheres x e o de homens y. Ele rico.

REVISO DE CONTEDOS
1.5) PROPOSIES SIMPLES No possui proposio como parte integrante de si mesma. Exemplos: A: Roma a capital da Itlia. B: Jorge Henrique professor de Direito do Trabalho.

REVISO DE CONTEDOS
1.6) PROPOSIES COMPOSTAS So formadas a partir de proposies simples. Exemplos: P: A palavra bicicleta polisslaba e Raul cearense. Q: Se Bernardo carioca, ento Filomena uruguaia.

REVISO DE CONTEDOS
1.7) CONECTIVO SMBOLO - OPERAO LGICA
Conectivo Simbologia Operao Lgica

no e, mas ou ou... ou... se... ento... se e somente se

ou ~

Negao Conjuno Disjuno Inclusiva Disjuno Exclusiva Condicional Bicondicional

REVISO DE CONTEDOS
ATENO! A proposio Todas as crianas com 10 anos ou mais sero atendidas pelo Dr. Jos Carlos simples ou composta?

REVISO DE CONTEDOS
ATENO! A proposio Carlos e Bernardo so felizes simples ou composta?

REVISO DE CONTEDOS
ATENO! A proposio Fernando planejou e executou a tarefa simples ou composta?

QUESTES DE CONCURSOS

01) (TCNICO JUDICIRIO-TRE-ES/JANEIRO DE 2011-CESPE) Segundo os princpios da no contradio e do terceiro excludo, a uma proposio pode ser atribudo um e somente um valor lgico.

02) (TCNICO JUDICIRIO-TRE-ES/JANEIRO DE 2011-CESPE) A frase Que dia maravilhoso! consiste em uma proposio objeto de estudo da lgica bivalente.

03) (ANALISTA-SEBRAE/JUNHO DE 2010-CESPE) Entre as frases apresentadas a seguir, identificadas por letras de A a E, apenas duas so proposies. A: Pedro marceneiro e Francisco, pedreiro. B: Adriana, voc vai para o exterior nessas frias? C: Que jogador fenomenal! D: Todos os presidentes foram homens honrados. E: No deixe de resolver a prova com a devida ateno.

04) (ANALISTA-SEBRAE/JUNHO DE 2010-CESPE) Com relao s frases a seguir, identificadas por letras de A a D, todas so proposies simples e mais de uma delas V. A: A Lua um planeta. B: O sistema de governo no Brasil o parlamentarista. C: Todo nmero natural o quadrado de um nmero real. D: Os conjuntos dos nmeros pares e dos nmeros primos so disjuntos.

05) (CARGOS DE NVEL SUPERIOR-MCT-FINEP/AGOSTO DE 2009-CESPE) Acerca de proposies, considere as seguintes frases. I) Os Fundos Setoriais de Cincia e Tecnologia so instrumentos de financiamento de projetos. II) O que o CT-Amaznia? III) Preste ateno ao edital! IV) Se o projeto for de cooperao universidadeempresa, ento podem ser pleiteados recursos do fundo setorial verde-amarelo.

So proposies apenas as frases correspondentes aos itens a) I e IV. b) II e III. c) III e IV. d) I, II e III. e) I, II e IV.

06) (ANALISTA JUDICIRIO REA: JUDICIRIA TRT 17 REGIO/ABRIL DE 2009-CESPE) Na sequncia de frases abaixo, h trs proposies. Quantos tribunais regionais do trabalho h na regio Sudeste do Brasil? O TRT/ES lanou edital para preenchimento de 200 vagas. Se o candidato estudar muito, ento ele ser aprovado no concurso do TRT/ES. Indivduo com 50 anos de idade ou mais no poder se inscrever no concurso do TRT/ES.

07) (TCNICO JUDICIRIO REA: ADMINISTRATIVA TRT 17 REGIO/ABRIL DE 2009-CESPE) A sequncia de frases a seguir contm exatamente duas proposies. A sede do TRT/ES localiza-se no municpio de Cariacica. Por que existem juzes substitutos? Ele um advogado talentoso.

08) (TCNICO JUDICIRIO-REA: ADMINISTRATIVASTJ/SETEMBRO DE 2008-CESPE) Nas sentenas abaixo, apenas A e D so proposies: A: 12 menor que 6. B: Para qual time voc torce? C: x + 3 > 10. D: Existe vida aps a morte.

09) (ANALISTA-SEBRAE/AGOSTO DE 2008-CESPE) A proposio Joo viajou para Paris e Roberto viajou para Roma um exemplo de proposio formada por duas proposies simples relacionadas por um conectivo de conjuno.

10) (ANALISTA-SEBRAE/AGOSTO DE 2008-CESPE) A frase Pedro e Paulo so analistas do SEBRAE uma proposio simples.

11) (ANALISTA-SEBRAE/AGOSTO DE 2008-CESPE) A proposio O SEBRAE facilita e orienta o acesso a servios financeiros uma proposio simples.

(TCNICO JUDICIRIO-STF/JULHO DE 2008-CESPE) O texto abaixo deve ser considerado para o julgamento dos itens de 12 a 15. Filho meu, ouve minhas palavras e atenta para meu conselho. A resposta branda acalma o corao irado. O orgulho e a vaidade so as provas de entrada da runa do homem. Se o filho honesto ento o pai exemplo de integridade.

12) (TCNICO JUDICIRIO-STF/JULHO DE 2008-CESPE) A primeira frase composta por duas proposies lgicas simples unidas pelo conectivo de conjuno. Resoluo: Filho meu, ouve minhas palavras e atenta para meu conselho.

13) (TCNICO JUDICIRIO-STF/JULHO DE 2008-CESPE) A segunda frase uma proposio lgica simples. Resoluo: A resposta branda acalma o corao irado

14) (TCNICO JUDICIRIO-STF/JULHO DE 2008-CESPE) A terceira frase uma proposio lgica composta. Resoluo: O orgulho e a vaidade so as provas de entrada da runa do homem.

15) (TCNICO JUDICIRIO-STF/JULHO DE 2008-CESPE) A quarta frase uma proposio lgica em que aparecem dois conectivos lgicos. Resoluo: Se o filho honesto ento o pai exemplo de integridade.

16) (ESCRITURRIO-BANCO DO BRASIL-SELEO 001/MAIO DE 2008-CESPE) A frase Quanto subiu o percentual de mulheres assalariadas nos ltimos 10 anos? no pode ser considerada uma proposio.

17) (ASSISTENTE DE CHANCELARIA-MRE/MARO DE 2008-CESPE) Considere a seguinte lista de sentenas: I Qual o nome pelo qual conhecido o Ministrio das Relaes exteriores? II O Palcio Itamaraty em Braslia uma bela construo do sculo XIX. III As quantidades de embaixadas e consulados gerais que o Itamaraty possui, so respectivamente, x e y. IV O baro do Rio Branco foi um diplomata notvel. Nessa situao, correto afirmar que entre as sentenas acima, apenas uma delas no proposio.

18) (ESCRIVO DE POLCIA-SGA-AC/FEVEREIRO DE 2008-CESPE) A frase Se o mercrio mais leve que a gua, ento o planeta Terra azul, no considerada uma proposio composta.

19) (ESCRIVO DE POLCIA-SGA-AC/FEVEREIRO DE 2008-CESPE) A frase Voc sabe que horas so? uma proposio.

20) (ESPECIALISTA EM POLTICAS PBLICAS-SEGER-ES/OUTUBRO


DE 2007-CESPE)

Na lista de afirmaes abaixo, h exatamente 3 proposies: Mariana mora em Pima. Em Vila Velha, visite o Convento da Penha. A expresso algbrica x + y positiva. Se Joana economista, ento ela no entende de polticas pblicas. A SEGER oferece 220 vagas em concurso pblico.

21) (ESCRITURRIO-BANCO DO BRASIL-SELEO 002/AGOSTO DE 2007-CESPE) H duas proposies no seguinte conjunto de sentenas: (I) O BB foi criado em 1980. (II) Faa seu trabalho corretamente. (III) Manuela tem mais de 40 anos de idade.

23) (AUXILIAR TCNICO DE CONTROLE EXTERNO-TCE-AC/DEZEMBRO DE 2006-CESPE) Na lista de frases a seguir, h exatamente duas proposies. I - Esta frase falsa. II - O TCE/AC tem como funo fiscalizar o oramento do estado do Acre. III - Quantos so os conselheiros do TCE/AC?

24) (ANALISTA MINISTERIAL EM CINCIAS JURDICAS-MPE-TO/AGOSTO DE 2006-CESPE) Na lista abaixo, h exatamente 3 proposies. I) Faa suas tarefas. II) Ele um procurador de justia muito competente. III) Celina no terminou seu trabalho. IV) Esta proposio falsa. V) O nmero 1.024 uma potncia de 2.

25) (TCNICO EM INFORMTICA-PRODEST/JUNHO DE 2006-CESPE) Considere a seguinte lista de frases: 1) Rio Branco a capital do estado de Rondnia. 2) Qual o horrio do filme? 3) O Brasil pentacampeo de futebol. 4) Que belas flores! 5) Marlene no atriz e Djanira pintora. Nessa lista, h exatamente 4 proposies.

REVISO

REVISO DE CONTEDOS 1.8) Tabelas-verdade


1) Negao ( ou ~)

NO

V F

REVISO DE CONTEDOS

REVISO DE CONTEDOS

2) Conjuno ( )

E, MAS

V V F F

V F V F

REVISO DE CONTEDOS

3) Disjuno Inclusiva () OU V V F F V F V F

REVISO DE CONTEDOS

4) Disjuno Exclusiva ( ) OU...OU... V V F F V F V F

REVISO DE CONTEDOS

5) Condicional ( ) SE... ENTO... V V F F V F V F

REVISO DE CONTEDOS

6) Bicondicional ( )
SE E SOMENTE SE

V V F F

V F V F

QUESTES DE CONCURSOS

26) (ASSISTENTE EM CINCIA E TECNOLOGIAMCT/NOVEMBRO DE 2008-CESPE) Considere as seguintes proposies. A: 3 + 3 = 6 e 4 2 = 8; B: 3 + 1 = 6 ou 5 3 = 15; C: 4 - 2 = 2 ou 6 3 = 4. Nesse caso, correto afirmar que apenas uma dessas proposies F.

27) (SOLDADO DA PM-AC/NOVEMBRO DE 2008-CESPE) Considere as seguintes proposies: A: 6 1 = 7 ou 6 + 1 > 2 B: 6 + 3 > 8 e 6 3 = 4 C: 9 3 > 25 ou 6 7 < 45 D: 5 + 2 um nmero primo e todo nmero primo mpar. Nesse caso, entre essas 4 proposies, apenas duas so F.

28) (ASSISTENTE EM CINCIA E TECNOLOGIAMCT/NOVEMBRO DE 2008-CESPE) Considere as seguintes proposies. A: Se 3 < 5, ento 4 < 2; B: Se 5 par, ento todo palmeirense sopaulino; C: Se So Paulo a capital do Rio de Janeiro, ento Braslia fica na Regio Centro-Oeste. Nesse caso, h apenas uma proposio F.

29) (ANALISTA EM CINCIA E TECNOLOGIAMCT/NOVEMBRO DE 2008-CESPE) Considere as proposies. A: 4 > 1; F: A C; B: 3 < 6; G: A D; C: 5 > 9; H: C D; D: 8 > 11; I: C B E: A B; Nesse caso, correto afirmar que, nessa lista de 9 proposies, apenas 4 so V.

30) (ASSISTENTE EM CINCIA E TECNOLOGIA 1MCTI/AGOSTO DE 2012-CESPE) Julgue o prximo item, considerando a proposio P, a seguir: O desenvolvimento cientfico do pas permanecer estagnado se, e somente se, no houver investimento em pesquisa acadmica no Brasil. Se a proposio P for verdadeira, ento as proposies O desenvolvimento cientfico do pas permanece estagnado e H investimento em pesquisa acadmica no Brasil tero os mesmos valores lgicos.

Resoluo: O desenvolvimento cientfico do pas permanecer estagnado se, e somente se, no houver investimento em pesquisa acadmica no Brasil V.

31) (ASSISTENTE EM CINCIA E TECNOLOGIA 1MCTI/AGOSTO DE 2012-CESPE) possvel que a proposio Se o Brasil dispe de recursos humanos capacitados, ento o pas realizou investimentos consistentes, contnuos, de longo prazo e de porte para construir sua competncia cientfica seja verdadeira, ainda que a proposio O Brasil dispe de recursos humanos capacitados seja falsa.

Resoluo: O Brasil dispe de recursos humanos capacitados F. Se o Brasil dispe de recursos humanos capacitados, ento o pas realizou investimentos consistentes, contnuos, de longo prazo e de porte para construir sua competncia cientfica

32)

(ANALISTA LEGISLATIVO - CMARA DOS DEPUTADOS ATRIBUIO: TCNICO EM MATERIAL E PATRIMNIO/JUNHO DE 2012-CESPE)

Admitindo-se que a proposio Eu no recebi dinheiro para pressionar pela aprovao desse projeto de lei seja verdadeira, tambm ser verdadeira a proposio Se ele no depositou dinheiro em minha conta, eu no recebi dinheiro para pressionar pela aprovao desse projeto de lei, mesmo que seja falsa a proposio Ele no depositou dinheiro em minha conta.

Resoluo: Eu no recebi dinheiro para pressionar pela aprovao desse projeto de lei V. Se ele no depositou dinheiro em minha conta, eu no recebi dinheiro para pressionar pela aprovao desse projeto de lei

33) (AGENTE DE POLCIA FEDERAL/MAIO DE 2012-CESPE) Se a proposio Eu no sou traficante for verdadeira, ento a premissa Se eu fosse traficante, estaria levando uma grande quantidade de droga e a teria escondido ser uma proposio verdadeira, independentemente dos valores lgicos das demais proposies que a compem.

Resoluo: Eu no sou traficante V. Se eu fosse traficante, estaria levando uma grande quantidade de droga e a teria escondido

34) (GESTOR DE ATIVIDADE JORNALSTICA-EBC/SETEMBRO DE 2011-CESPE) Se as proposies O diretor-geral est de frias e O diretor-geral voltar a comandar a empresa forem verdadeiras, ser verdadeira a proposio O diretorgeral est de frias, mas no voltar a comandar a empresa.

Resoluo: O diretor-geral est de frias V. O diretor-geral voltar a comandar a empresa V. O diretor-geral est de frias, mas no voltar a comandar a empresa.

35)

(ESPECIALISTA EM POLTICAS PBLICAS E GESTO GOVERNAMENTALSEGER-ES/FEVEREIRO DE 2011-CESPE)

Caso seja verdadeira a proposio muitos consumidores contam com o limite da conta para fechar o ms, o valor lgico da proposio muitos consumidores contam com o limite da conta e com o pagamento mnimo do carto para fechar o ms ser verdadeiro, independentemente do valor lgico da proposio muitos consumidores contam com o pagamento mnimo do carto para fechar o ms.

Resoluo: muitos consumidores contam com o limite da conta para fechar o ms V.

muitos consumidores contam com o limite da conta e com o pagamento mnimo do carto para fechar o ms

36) (ANAL. JUDICIRIO-REA: APOIO ESPECIALIZADOESPECIALIDADE: ANLISE DE SISTEMAS-TRE-ES/JANEIRO DE 2011-CESPE) Considere que a proposio O professor Carlos participou do projeto ou a aluna Maria eleitora seja falsa. Nesse caso, a proposio Se o professor Carlos participou do projeto, ento a aluna Maria eleitora ser verdadeira.

Resoluo: O professor Carlos participou do projeto ou a aluna Maria eleitora F.

Se o professor Carlos participou do projeto, ento a aluna Maria eleitora

37) (ANALISTA ESPECIALIZAO: GESTO LOGSTICA-SERPRO/MAIO DE 2010-CESPE) Considerando todas as possibilidades de julgamento V ou F das proposies simples que formam a proposio O SERPRO processar as folhas de pagamento se e somente se seus servidores estiverem treinados para isso, correto afirmar que h apenas uma possibilidade de essa proposio ser julgada como V.

38) (ANALISTA ESPECIALIZAO: GESTO LOGSTICA-SERPRO/MAIO DE 2010-CESPE) Considerando todas as possibilidades de julgamento V ou F das proposies simples que formam a proposio Se Pedro for aprovado no concurso, ento ele comprar uma bicicleta, correto afirmar que h apenas uma possibilidade de essa proposio ser verdadeira.

39) (AUDITOR-SEBRAE/NOVEMBRO DE 2008-CESPE) Considerando que as proposies Seu chefe lhe passa uma ordem e Voc no aceita a ordem sem questionla sejam V, a proposio Se seu chefe lhe passa uma ordem, ento voc aceita a ordem sem question-la julgada como F.

Resoluo: Seu chefe lhe passa uma ordem V. Voc no aceita a ordem sem question-la V. Se seu chefe lhe passa uma ordem, ento voc aceita a ordem sem question-la.

REVISO

REVISO DE CONTEDOS
1.9) ORDEM DE PRECEDNCIA DOS CONECTIVOS

(BRUNNO LIMA) Julgue os quatro itens a seguir: 40) Se p falsa e q falsa, ento a proposio (~ p ~ q) q falsa.

(~ p ~ q) q

41) (BRUNNO LIMA) Se ~ p falsa e q falsa, ento a proposio (p ~ q) (q r) verdadeira.

(p ~ q) (q r)

42) (BRUNNO LIMA) Se ~ p verdadeira, q falsa, r falsa e ~s falsa, ento a proposio (q s) (~r p) verdadeira.

(q s) (~r p)

43) (BRUNNO LIMA) Se p falsa, ento p (q r) verdadeira.

p (q r)

(AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO-TCDF/MARO DE 2012-CESPE)

Com a finalidade de reduzir as despesas mensais com energia eltrica na sua repartio, o gestor mandou instalar, nas reas de circulao, sensores de presena e de claridade natural que atendem seguinte especificao: P: A luz permanece acesa se, e somente se, h movimento e no h claridade natural suficiente no recinto. Acerca dessa situao, julgue os dois itens seguintes.

44) (AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO-TCDF/MARO DE 2012-CESPE) Se fiscais visitarem um local da repartio em horrio no qual haja claridade natural suficiente e, enquanto se movimentarem nesse local, a luz permanecer acesa, ser correto inferir que o dispositivo instalado atende especificao P.

Resoluo: H claridade natural suficiente A luz permaneceu acesa P: A luz permanece acesa se, e somente se, h movimento e no h claridade natural suficiente no recinto.

45) (AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO-TCDF/MARO DE 2012-CESPE) Em recinto onde tiver sido instalado um dispositivo que atenda especificao P, a luz permanecer acesa enquanto no houver claridade natural suficiente. Resoluo: P: A luz permanece acesa se, e somente se, h movimento e no h claridade natural suficiente no recinto.

(INSPETOR DE POLCIA CIVIL DE 1 CLASSE-PC-CE/MARO DE 2012-CESPE)

O exerccio da atividade policial exige preparo tcnico adequado ao enfrentamento de situaes de conflito e, ainda, conhecimento das leis vigentes, incluindo interpretao e forma de aplicao dessas leis nos casos concretos. Sabendo disso, considere como verdadeiras as proposies seguintes. P1: Se se deixa dominar pela emoo ao tomar decises, ento o policial toma decises ruins. P2: Se no tem informaes precisas ao tomar decises, ento o policial toma decises ruins.

P3: Se est em situao de estresse e no teve treinamento adequado, o policial se deixa dominar pela emoo ao tomar decises. P4: Se teve treinamento adequado e se dedicou nos estudos, ento o policial tem informaes precisas ao tomar decises. Com base nessas proposies, julgue o item a seguir.

46) (INSPETOR DE POLCIA CIVIL DE 1 CLASSE-PC-CE/MARO DE 2012-CESPE) Admitindo-se como verdadeiras as proposies O policial teve treinamento adequado e O policial tem informaes precisas ao tomar decises, ento a proposio O policial se dedicou nos estudos ser, necessariamente, verdadeira.

Resoluo: O policial teve treinamento adequado V. O policial tem informaes precisas ao tomar decises V. Se teve treinamento adequado e se dedicou nos estudos, ento o policial tem informaes precisas ao tomar decises V.

(ANALISTA LEGISLATIVO-INFORMTICA-AL-CE/DEZEMBRO DE 2011-CESPE)

A fim de convencer um cliente a contratar os servios de carto pr-pago, o gerente de uma instituio financeira argumentou com as seguintes proposies: P1: Se uma pessoa no possui conta-corrente nem carto pr-pago, ento ela efetua seus pagamentos em dinheiro. P2: Se uma pessoa efetua seus pagamentos em dinheiro, ento ela carrega muito dinheiro no bolso. P3: Se uma pessoa carrega muito dinheiro no bolso, ento ela corre o risco de ser assaltada.

P4: Se uma pessoa possui conta-corrente mas no possui carto pr-pago, ento ela efetua seus pagamentos com dbito em conta. P5: Se uma pessoa efetua seus pagamentos com dbito em conta, ento ela corre o risco de perder o controle financeiro. Com base na situao apresentada acima, julgue o item subsequente.

47) (ANALISTA LEGISLATIVO-INFORMTICA-AL-CE/DEZEMBRO DE 2011-CESPE) Admitindo-se que seja verdadeira a proposio uma pessoa efetua seus pagamentos em dinheiro, correto concluir que P1 ser verdadeira independentemente do valor lgico das proposies uma pessoa no possui conta-corrente e uma pessoa no possui carto prpago.

Resoluo: uma pessoa efetua seus pagamentos em dinheiro V. P1: Se uma pessoa no possui conta-corrente nem carto pr-pago, ento ela efetua seus pagamentos em dinheiro.

48) (CARGOS DE NVEL SUPERIOR-SEDUC-AM/MAIO DE 2011-CESPE) Se P Q representa a proposio P e Q, se as proposies P e [P Q] R forem verdadeiras e se a proposio R for falsa, ento a proposio Q tambm ser falsa.

Resoluo: PV [P Q] R V RF [P Q] R

49) (ASSISTENTE ADMINISTRATIVO-SEDUC-AM/MAIO DE 2011-CESPE) Se as proposies P e [P Q] R so verdadeiras e a proposio Q falsa, ento a proposio R necessariamente falsa.

Resoluo: PV [P Q] R V QF [P Q] R

50)

(TCNICO JUDICIRIO-REA: APOIO ESPECIALIZADO-ESPECIALIDADE: PROGRAMAO DE SISTEMAS-TRE-ES/JANEIRO DE 2011-CESPE)

Caso sejam verdadeiras as proposies P e Q, a proposio (~P Q) (~ Q P) ser verdadeira. Resoluo: PV QV (~P Q) (~ Q P)

Considerando que os smbolos , , , e representem as operaes lgicas ou, no, condicional, bicondicional e e, respectivamente, julgue o item a seguir, acerca da proposio composta P: (p ~ q) (~ p r) , em que p, q e r so proposies distintas. 51) Se a proposio p for verdadeira, ento P ser falsa.

(ANALISTA JUDICIRIO-REA: APOIO ESPECIALIZADO-ESPECIALIDADE: ANLISE DE SISTEMAS-TRE-ES/JANEIRO DE 2011-CESPE)

Resoluo: pV P: (p ~ q) (~ p r)

52) (TCNICO JUDICIRIO-REA: ADMINISTRATIVA-STJ/SETEMBRO DE 2008-CESPE) A proposio Se 9 for par e 10 for mpar, ento 10 < 9 uma proposio valorada como F. Resoluo: Se 9 for par e 10 for mpar, ento 10 < 9

53) (ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO-ADMINISTRAO PBLICA-TCE-AC/MAIO DE 2008-CESPE)

Considere a tabela acima, que contm valoraes de proposies simples A, B e C. Nesse caso, assinale a opo correspondente proposio composta a partir de A, B e C que sempre V para cada linha de valoraes de A, B e C conforme a tabela.
a) [A ( B) C] [( A) B ( C)] [A ( B) ( C))] b) [A B C] [( A) B ( C)] [A ( B) ( C)] c) [A ( B) C] [A B ( C)] [A ( B) ( C)] d) [A ( B) C] [( A) B ( C)] [( A) B C] e) [A B C] [( A) B C] [A ( B) ( C)] A

Resoluo:

a) [A ( B) C] [( A) B ( C)] [A ( B) ( C))]

(TCNICO DO INSS / MARO DE 2008-CESPE) Proposies so sentenas que podem ser julgadas como verdadeiras ou falsas, mas no admitem ambos os julgamentos. A esse respeito, considere que A represente a proposio simples dever do servidor apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exerccio da funo, e que B represente a proposio simples permitido ao servidor que presta atendimento ao pblico solicitar dos que o procuram ajuda financeira para realizar o cumprimento de sua misso.

Considerando as proposies A e B acima, julgue os trs itens subsequentes, com respeito ao Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal e s regras inerentes ao raciocnio lgico. 54) (TCNICO DO INSS / MARO DE 2008-CESPE) Represente-se por A a proposio composta que a negao da proposio A, isto , A falso quando A verdadeiro e A verdadeiro quando A falso. Desse modo, as proposies Se A ento B e Se A ento B tm valores lgicos iguais.

Resoluo: A: dever do servidor apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exerccio da funo B: permitido ao servidor que presta atendimento ao pblico solicitar dos que o procuram ajuda financeira para realizar o cumprimento de sua misso. Se A ento B

Se A ento B

55) (TCNICO DO INSS / MARO DE 2008-CESPE) Sabe-se que uma proposio na forma Ou A ou B tem valor lgico falso quando A e B so ambos falsos; nos demais casos, a proposio verdadeira. Portanto, a proposio composta Ou A ou B, em que A e B so as proposies referidas acima, verdadeira.

Resoluo: A: dever do servidor apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exerccio da funo B: permitido ao servidor que presta atendimento ao pblico solicitar dos que o procuram ajuda financeira para realizar o cumprimento de sua misso. Ou A ou B

56) (TCNICO DO INSS / MARO DE 2008-CESPE) A proposio composta Se A ento B necessariamente verdadeira.

Resoluo: A: dever do servidor apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exerccio da funo B: permitido ao servidor que presta atendimento ao pblico solicitar dos que o procuram ajuda financeira para realizar o cumprimento de sua misso. Se A ento B

(ANALISTA DO INSS/MARO DE 2008-CESPE) Considere as proposies simples e compostas apresentadas abaixo, denotadas por A, B e C, que podem ou no estar de acordo com o artigo 5. da Constituio Federal. A: A prtica do racismo crime afianvel. B: A defesa do consumidor deve ser promovida pelo Estado. C: Todo cidado estrangeiro que cometer crime poltico em territrio brasileiro ser extraditado. De acordo com as valoraes V ou F atribudas corretamente s proposies A, B e C, a partir da Constituio Federal, julgue os dois itens a seguir.

58) (ANALISTA DO INSS/MARO DE 2008-CESPE) De acordo com a notao apresentada acima, correto afirmar que a proposio (A) (C) tem valor lgico F. Resoluo: A: A prtica do racismo crime afianvel. C: Todo cidado estrangeiro que cometer crime poltico em territrio brasileiro ser extraditado. (A) (C)

(ANALISTA DO INSS/MARO DE 2008-CESPE) Roberta, Rejane e Renata so servidoras de um mesmo rgo pblico do Poder Executivo Federal. Em um treinamento, ao lidar com certa situao, observou-se que cada uma delas tomou uma das seguintes atitudes: A1: deixou de utilizar avanos tcnicos e cientficos que estavam ao seu alcance; A2: alterou texto de documento oficial que deveria apenas ser encaminhado para providncias; A3: buscou evitar situaes procrastinatrias. Cada uma dessas atitudes, que pode ou no estar de acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal (CEP), foi tomada por exatamente uma das servidoras.

Alm disso, sabe-se que a servidora Renata tomou a atitude A3 e que a servidora Roberta no tomou a atitude A1. Essas informaes esto contempladas na tabela a seguir, em que cada clula, correspondente ao cruzamento de uma linha com uma coluna, foi preenchida com V (verdadeiro) no caso de a servidora listada na linha ter tomado a atitude representada na coluna, ou com F (falso), caso contrrio.

Com base nessas informaes, julgue os trs itens seguintes.

Resoluo: A1: deixou de utilizar avanos tcnicos e cientficos que estavam ao seu alcance; A2: alterou texto de documento oficial que deveria apenas ser encaminhado para providncias; A3: buscou evitar situaes procrastinatrias. Renata tomou a atitude A3 Roberta no tomou a atitude A1

59) (ANALISTA DO INSS/MARO DE 2008-CESPE) A atitude adotada por Roberta ao lidar com documento oficial fere o CEP.

60) (ANALISTA DO INSS/MARO DE 2008-CESPE) A atitude adotada por Rejane est de acordo com o CEP e especialmente adequada diante de filas ou de qualquer outra espcie de atraso na prestao dos servios.

61) (ANALISTA DO INSS/MARO DE 2008-CESPE) Se P for a proposio Rejane alterou texto de documento oficial que deveria apenas ser encaminhado para providncias e Q for a proposio Renata buscou evitar situaes procrastinatrias, ento a proposio P Q tem valor lgico V. Resoluo: P: Rejane alterou texto de documento oficial que deveria apenas ser encaminhado para providncias Q: Renata buscou evitar situaes procrastinatrias PQ

62) (AGENTE TCNICO-MPE-AM/JANEIRO DE 2008-CESPE) No fluxograma ilustrado abaixo, as instrues devem ser executadas seguindo-se o fluxo das setas de acordo com a avaliao da proposio que ocorre em cada caixa oval. Nesse caso, quando A e B tm valoraes contrrias, a execuo do fluxograma termina em NEGA.

Resoluo:

Resoluo:

63) (ANALISTA-SOFTWARE BSICO-SERPRO/MAIO DE 2006-CESPE) Considere que uma frmula H tenha somente as letras A, B e C como proposies simples e que tenha valorao V somente nas situaes mostradas na tabela abaixo.

Nessas condies, pode-se afirmar que uma possvel forma para H (A B C) (A B C) ( A B C).E

Resoluo:

(A B C) (A B C) ( A B C)

(ANALISTA JUDICIRIO-TRT 10 REGIO/DEZEMBRO DE 2004-CESPE) Considerando que P, Q, R e S so proposies verdadeiras, julgue os quatro itens seguintes. 64) P Q verdadeira. Resoluo: P Q

65) (ANALISTA JUDICIRIO-TRT 10 REGIO/DEZEMBRO DE 2004-CESPE) [( P Q) ( R S)] verdadeira. Resoluo: [( P Q) ( R S)]

66) (ANALISTA JUDICIRIO-TRT 10 REGIO/DEZEMBRO DE 2004-CESPE) [P (Q S) ] ( [(R Q) (P S)] ) verdadeira. Resoluo: [P (Q S) ] ( [(R Q) (P S)] )

67) (ANALISTA JUDICIRIO-TRT 10 REGIO/DEZEMBRO DE 2004-CESPE) (P ( S)) (Q ( R)) verdadeira. Resoluo: (P ( S)) (Q ( R))

(AGENTE DA POLCIA FEDERAL-REGIONAL/SETEMBRO DE 2004-CESPE) Julgue os trs itens: 68) Se as proposies P e Q so ambas verdadeiras, ento a proposio ( P) ( Q) tambm verdadeira. Resoluo: P V Q V ( P) ( Q)

69) (AGENTE DA POLCIA FEDERAL-REGIONAL/SETEMBRO DE 2004-CESPE) Se a proposio T verdadeira e a proposio R falsa, ento a proposio R ( T) falsa. Resoluo: T V R F R ( T)

70) (AGENTE DA POLCIA FEDERAL-REGIONAL/SETEMBRO DE 2004-CESPE) Se as proposies P e Q so verdadeiras e a proposio R falsa, ento a proposio (P R) ( Q) verdadeira. Resoluo: P V Q V R F (P R) ( Q)

S-ar putea să vă placă și