Sunteți pe pagina 1din 37

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS

BIOFSICA I

Curso: Cincias Biolgicas (4 termo) Prof. Rodolfo

PLANO DE ENSINO Disciplina: Biofsica I Curso: Cincias Biolgicas Departamento: Cincias Professor: Rodolfo Langhi OBJETIVOS GERAIS Prover conceitos fundamentais de biofsica para a compreenso dos fenmenos biolgicos, a nvel macroscpico, celular e molecular, relacionando as leis fsicas com a biologia. Estabelecer a relao entre a cincia da biofsica e o desenvolvimento da pesquisa e tecnologia, baseada na observao e experimentao dos fenmenos. CRITRIOS DE AVALIAO Anlise do desempenho do aluno em aula Entrega peridica de folhas de exerccios Avaliaes individuais Trabalhos de pesquisa e reflexo em sala de aula e em campo Apresentaes orais METODOLOGIA Aulas expositivas Pesquisas individuais e em grupo sob orientao do professor Resoluo de exerccios em aula Seminrios EMENTA Natureza da matria. Espectro eletromagntico. Radiaes: tipos, aplicaes e cuidados. Ondulatria e audio. Ultra-som, infra-som e acstica. ptica e viso. Caractersticas ondulatrias e particulares da luz. Corretivos para viso.

CONTEDO PROGRAMTICO 1. Radiaes 1.1 conceito 1.2 espectro eletromagntico 1.3 tipos de radiaes, aplicaes e cuidados 2. Audio 2.1 ondulatria da fonao e audio 2.2 funcionamento do processo auditivo 2.3 bioacstica 2.4 aplicaes mdicas do som (ultra-som) 3. Viso 3.1 natureza da luz e propriedades 3.2 biofsica do olho humano 3.3 anormalidades e correes da viso BIBLIOGRAFIA BSICA DURN, J. E. R. Biofsica: fundamentos e aplicaes. So Paulo: Prentice Hall, 2003. FRUMENTO, A. S. Biofsica. Argentina: Intermdica, 1974. HENEINE, I. F. Biofsica Bsica. So Paulo: Atheneu: 1991. OKUNO, E. e CHOW, C. Fsica para cincias Biolgicas e mdicas. So Paulo: Harbra, 1986. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR GARCIA, E. A. C. Biofisica. So Paulo: Salvier, 1997. GUYTON, A. C. Fisiologia humana. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1984.
Radiaes A luz tem natureza eletromagntica, onde composta por pequenos corpsculos que so ejetados das fontes luminosas com grande velocidade. Segundo teorias, a luz se

propaga com velocidade constante no vcuo. Hoje se admite que sua natureza simultaneamente corpuscular e ondulatria. Assim, cada fton uma onda e uma partcula. O espectro eletromagntico inclui radiaes de freqncia muito baixas, como aquelas relacionadas com as transmisses de rdio (ondas largas), at radiaes de freqncia muito elevadas como os raios csmicos. A faixa de radiaes eletromagnticas que pode ser captada pelo olho humano est situada entre 370 e 740nm. Esta faixa muito pequena se comparada gama de freqncia do espectro eletromagntico que inclui freqncia de at 1024Hz. Para calcularmos a energia de um feixe eletromagntico utilizamos as seguintes equaes: Ec = m . v2 2 Atravs do Sistema Internacional temos que: Ec = energia cintica (J) m = massa (Kg) v = velocidade da partcula (m/s)

.f= v

(lmbda) = comprimento da onda (m)


f = freqncia da onda (Hz) v = velocidade (m/s) A freqncia o nmero de vezes que o fenmeno se repete em um intervalo de tempo, medido em ciclos por segundo (Hertz Hz), onde esses ciclos so os movimentos completos, o de ida e volta mesma posio inicial. O perodo (T) a durao do ciclo. As ondas eletromagnticas podem interagir com a matria como se fossem partculas. A energia radiante muitas vezes se comporta como se estivesse compactada, formando pacotes aos quais se chama de quanta (singular quantum) ou ftons. Os ftons se propagam com a velocidade da luz e transportam uma energia (E) que funo da sua freqncia (f) e h a constante de Plank(6,63x10-34J.s): E=h.f A energia transportada pelos ftons medida em eltron-volt (eV = 1,6x10-13J). Um eV corresponde energia cintica adquirida por um eltron quando acelerado, a partir

do repouso, por uma diferena de potencial de 1V. Ftons com energia superior a 15eV so capazes de ionizar tomos e molculas e por isso se chamam radiaes ionizantes.

Tipos de Radiaes As radiaes de ambos os tipos, corpusculares e eletromagnticas, quando possuem energia suficiente atravessam a matria ionizando tomos e molculas, e assim modificando-lhes o comportamento qumico. Existem 3 tipos de radiaes que so elas: - Alfa (): A partcula alfa formada por dois prtons e dois nutrons e por isso semelhante ao ncleo de hlio. A distncia que a partcula percorre antes de parar chamada alcance. O alcance das partculas alfa muito pequeno, cerca de 0,33x10-2 cm no tecido humano e 0,55cm no ar, sendo detida por uma folha de papel. Seu uso em humanos proibido e a ingesto de alimentos contaminados com emisso alfa muito grave. - Beta ( ): A partcula beta tem a massa do eltron, e pode ser negativa (negatron) ou positiva (positron). Seu alcance no tecido humano de 0,50cm e no ar de 420cm. Ela capaz de atravessar vrios centmetros de uma camada de ar, e betas mais energticas passam uma folha de papel ou de lamina pouco espessa de mica. - Gama ( ): Os raios gamas so ondas eletromagnticas extremamente penetrantes. Eles interagem com a matria pelo efeito fotoeltrico, Compton ou pela produo de pares, e nesses efeitos so emitidos eltrons ou pares eltron psitron, que por sua vez ionizam a matria. Seu alcance no tecido humano de 9,91cm e no ar transparente. As radiaes gama so as menos ionizantes, mas seu perigo reside justamente na dificuldade de proteo.

Raios X

Os raios X so tambm ondas eletromagnticas, exatamente como os raios gama, diferindo apenas quanto origem, pois os raios gamas se originam dentro do ncleo atmico, enquanto que os raios X tm origem fora do ncleo, na dexcitao dos eltrons. Produo de Raio X Os raios X so produzidos essencialmente por dois mecanismos: 1. Raio X orbital 2. Raio X de frenagem quando eltrons so acelerados acima de certa velocidade e chocam-se contra obstculos, a energia cintica liberada como Raio X. Propriedade dos Raios X De acordo com a energia intrnseca, os raios X so classificados em: Duros (muito energticos); Mdios; Moles (pouco energticos). O nome duro e mole est relacionado capacidade de penetrao dos raios X: os duros penetram mais profundamente que os moles, sendo capazes de atravessar os ossos e os raios X moles penetram apenas os tecidos moles (pouco densos). Radiaes na Natureza Nosso planeta est exposto radiao csmica (partculas com grande energia provenientes do espao) e a radiao proveniente de elementos naturais radioativos existentes na crosta terrestre como potssio, csio, etc. Cerca de 30 a 40% dessa radiao se deve a raios csmicos, alguns materiais radioativos como: Potssio-40, Carbono-14, Urnio,etc; presentes em quantidades variadas nos alimentos.

Proteo contra radiao Pela exposio radiao, tornou-se necessrio estabelecer meios de proteo aos que trabalham com radiao e populao em geral. Trs grandezas fsicas so definidas para medir a radiao: 1. Exposio (X) Os raios X ou gama, ao interagir com os tomos de um meio, produzem eltron ou pares de eltron-psitron. A exposio X uma grandeza fsica definida para esses raios tendo o ar como meio de integrao. A unidade de exposio o Roentgen (R). X = Q m 2. Dose absorvida (D) Uma vez que a exposio definida em termos de ionizao das partculas do ar, ela no pe adequada para descrever a energia de qualquer tipo de radiao absorvida por qualquer tipo de meio. Dessa forma, foi introduzida a grandeza dose absorvida (D). Ela definida pela ICRU como sendo energia (E) absorvida da radiao pela massa (m) do absorvedor. A unidade oficial o Rad (radiotion absorved dose): 3. Dose Equivalente (H) Os efeitos qumicos e biolgicos que ocorrem num meio exposto radiao dependem no s da energia absorvida pelo meio, mas tambm do tipo da radiao incidente e da distribuio da energia absorvida. Definida como o produto da dose absorvida (D) pelo fator de qualidade (Q) e pelos fatores de modificao (N). H = D.Q.N O fator de qualidade Q produz maior nmero de ionizao no tecido por unidade de comprimento, causa maior dano biolgico do que aquela que produz maior nmero de ionizao por unidade de comprimento. D = E/m

Limite de Radiao Os limites so estabelecidos de forma a restringirem os efeitos somticos nos indivduos expostos na sua descendncia direta e na populao como um todo. A ICRP fixou 50mSv o limite anual de dose equivalente para os que trabalham com radiao. Para a populao em geral, limitou-se em 5mSv a dose equivalente anual.

Nutrons Os Nutrons so partculas sem carga e no produzem ionizao diretamente, so corpusculares, mas a fazem indiretamente, transferindo energia para outras partculas carregadas que, por sua vez, podem produzir ionizao. So muito penetrantes e podem ser blindadas por materiais ricos em hidrognio, por exemplo, a parafina e a gua. Sua carga 0 e sua massa 1,675x10-27 kg.

Radioistopos Os ncleos de um dado elemento com nmero diferente de nutrons so chamados de istopos do elemento. Estes podem ser estveis (no se modificam espontaneamente, no so radioativos) e instveis (emitem espontaneamente partculas ou energia pelo ncleo). Os istopos instveis so radioativos e por isso conhecidos como radioistopos.

Decaimento A velocidade com que as substancias radioativas se desintegram varia de um radionucldeo para outro. Essa taxa de desintegrao proporcional ao numero de tomos instveis que esto presente na amostra. = 0,693 t 1/2

Meia-vida o tempo necessrio para que a atividade de uma amostra diminua para a metade do valor inicial. Depois, sua outra metade sofre decaimento. Para calcular a meia-vida usamos a seguinte equao: N = No 2t/T onde: N o numero de tomos que restou aps o decaimento em um tempo t No o numero de tomos da amostra antes de contagem do tempo do decaimento T a Meia-vida.

Datao por C-14 Um dos elementos usados o


14

C, que tem especial interesse biolgico, porque

participa do ciclo do carbono em seres vivos. O 14C radiativo (instvel). J o 12C estvel. A cada 1 tomo de 14C temos 1012 tomos de 12C. O 14C continuamente formado na atmosfera pelo bombardeamento do nitrognio por nutrons csmicos e, como o CO2, absorvido pelas plantas e ingerido pelos animais. Assim, cada ser biolgico recebe sua cota de
14

C durante sua vida. Aps a morte, a

incorporao cessa e o carbono radioativo comea a se decompor, sem ser reposto.

Energia (E) a propriedade que confere aos corpos a capacidade de produzir um trabalho. Todo sistema possui energia, seja ela mecnica, eltrica, magntica, qumica ou qualquer outra. Por isso, todos podem, sob determinadas condies executar trabalho.

Trabalho (W) o fenmeno que se observa quando a energia de um sistema se transforma ou se transmite a outro sistema. As unidades de energia e de trabalho so as mesmas. A unidade Joule (J) definida como trabalho executado por uma forca de 1N ao mover uma massa. A energia transportada por uma radiao de natureza ondulatria dada pelo produto da constante de Plank (h) pela freqncia (v) da radiao expressa em ciclos/s. Assim: E=h.v Onde h = 6,625x10-27 erg.s As relaes entre as unidades citadas so as seguintes: 1N = 105d 1J = 107erg 1cal = 4,14J 1cal = 2,26x1019eV

Potncia (P) A potncia de uma fonte de radicao definida como sendo a energia que ela libera por uma unidade de tempo. Isso equivale taxa com que a energia de um sistema esta sendo transformada ou esta sendo transmitida a outro sistema. Assim: P = E T a unidade de potncia o erg/s e no sistema MKS ela expressa em J/s. Esta unidade se chama watt. Energia Gravitacional

A energia potencial simplesmente a Fora multiplicada pela altura (h) no campo G: Ep = m.g.h

CONCEITOS BASICOS SOBRE RADIAES A radiao a propagao de energia sob vrias formas, sendo dividida geralmente em dois grupos: radiao corpuscular e radiao eletromagntica. 1-RADIAO CORPUSCULAR Ela constituda de um feixe de partculas elementares, ou ncleos atmicos. K= 1 mv2 2

2- RADIAO ELETROMAGNTICA Ondas eletromagnticas so constitudas de campos eltricos e magnticos oscilantes e se propagam com velocidade constante c no vcuo. Ondas de rdio, ondas luminosas (luz), raios infravermelhos, raios ultravioletas, raios x e raios gama so exemplos de radiao eletromagntica. As grandezas usadas para a caracterizao de uma onda eletromagntica so o comprimento de onda ( ) e a freqncia ( f ). f = v

No caso de uma partcula de uma onda eletromagntica f = c = 3 x 108 m/s 3-TEORIA DOS QUANTA Ftons so partculas sem carga e massa de repouso nula. Plank descobriu que todos os ftons, associados a uma freqncia particular f de luz, possuem a mesma energia E, diretamente proporcional a f. Isto :

E = hf

Em que: h= uma constante universal chamada constante Plank, e vale 6,63x 10-34 . f= a freqncia. E = a energia. A energia E tambm pode ser calculada em funo . Substituindo-se a freqncia f dada pela equao, obtm-se: E = hc O fton a menor quantidade de luz que pode ser emitida ou absorvida em qualquer processo. 4-DUALIDADE ONDA-PARTCULA Louis de Broglie apresentou a teoria de que a matria possusse tanto caractersticas ondulatrias como corpusculares. Essa proposio escrita matematicamente pela forma: mv = h Onde: = comprimento da onda de Broglie. mv = carter corpuscular m= massa e v= velocidade. h/ = carter ondulatrio. Um elton-volt a energia adquirida por um eltron ao atravessar, no vcuo, uma diferena de potencial igual a um volt. Sendo o valor da carga do eltron e igual a 1,6x10-13 C. 5-APLICAO : MICROSCPIO ELETRNICO. O funcionamento do microscpio eletrnico se baseia nas propriedades ondulatrias do eltron, isto , faz uso do eltron como onda. A capacidade de resoluo dos microscpios pticos limitada pelos efeitos da difrao da luz, que o fenmeno pelo qual a luz desviada quando encontra um obstculo ou aberturas. O microscpio eletrnico supera essa dificuldade, pois os comprimentos de onda associados a eltrons so muito menores que os da luz visvel utilizados em microscpio pticos.

6-TIPOS DE RADIAES E SUAS CARACTERSTICAS As radiaes de ambos os tipos corpusculares ou eletromagnticas, quando possuem energia suficiente, atravessam a matria, ionizando (removendo eltrons), de tomos e molculas, e assim modificando-lhes o comportamento qumico. Radiao alfa ou Partcula alfa ( X ). As partculas alfa so ncleos do tomo de hlio, constitudos de dois prtons e dois nutrons. A distncia que uma partcula percorre antes de parar chamada alcance. O alcance das partculas alfa muito pequeno. As partculas alfa so produzidas principalmente nos decaimentos de elementos pesados como urnio, trio, plutnio, rdio... Pode ser blindada por uma folha finssima de alumnio. Radiao beta ou Partcula beta ( ). Partculas beta so eltrons (e- ) e psitrons ( e+ ). A radiao beta, ao passar por um meio material, tambm perde energia ionizando os tomos que encontra no caminho. Para blindar as partculas beta pode-se usar plstico ou alumnio. Neutrons ( n ). Os nutrons so partculas sem carga e no produzem ionizao diretamente, mas o fazem indiretamente, transferindo energia para outras partculas carregadas que, por sua vez, podem produzir ionizao. Os nutrons percorrem grande distncia atravs da matria. Pode ser blindada por materiais ricos em hidrognio, como a parafina ou a gua. Radiao gama ou Raios gama ( y ). Os raios gama so ondas eletromagnticas extremamente penetrantes. Um fton de radiao gama pode perder toda ou quase toda energia numa nica interao, e a distncia que ele percorre antes de interagir no pode ser prevista. Pode ser blindada por materiais como chumbo, concreto, ao ou terra. Raios X Os raios x so tambm ondas eletromagnticas, exatamente como os raios gama, diferindo apenas quanto origem, pois os raios gama se originam dentro do ncleo atmico, enquanto que os raios x tm origem fora do ncleo, na desexcitao dos eltrons. Quadro sobre o alcance das radiaes: 1 Mev ( mega eltron-volt) Alcance no ar ( cm ) Alfa 0,55 Alcance no tecido humano (cm) 0,33x10-2

Beta X ou Gama

420 transparente

0,5 9,91

7-DATAO POR MEIO DE RADIAO Datao por Carbono 14 : Podem-se medir idades de materiais orgnicos de centenas e at dezenas de milhares de anos. No ar existe pequenssima frao de carbono-14, em forma de gs carbnico. Para cada 1012 , tomos de carbono-12 h um de carbono 14. Esses tomos de carbono-14 so produzidos por colises de raios csmicos, incidentes nas camadas mais externas da atmosfera, com o nitrognio do ar. Os organismos vivos, absorvem o carbono do ar diretamente, pela fotossntese, ou diretamente, pela ingesto de plantas ou animais. Quando morre, organismo cessa de absorver o carbono do ar. A quantidade de carbono-12 se mantm constante. O carbono-14, por sua vez, vai se desintegrando sem ser substitudo. Portanto, a frao de carbono-14 no total vai diminuindo. Dessa forma, medindo a radioatividade existente no material, pode-se determinar a frao do carbono-12, para o carbono-14. A comparao dessa frao com a que havia antes da morte do organismo fornecer informao para se deduzir a idade da pea. 8-LIMITES MXIMOS DE RADIAO PERMISSVEIS Os limites mximos permissveis so estabelecidos de forma a restringirem os efeitos somticos nos indivduos expostos, na sua descendncia direta e na populao como um todo. Levando em conta experincias anteriores, a ICRP fixou em 50mSv o limite anual de dose equivalente para os que trabalham com radiao. Nessa dose no est includa a proveniente de exposio natural nem a de exposies mdicas. Pra indivduos do pblico, a Comisso limitou em 5mSv a dose equivalente anual. 9-PROTEO CONTRA RADIAES rem- roenter equivalent men rad- radiation absorved dose sievert (Sv)- 1 sievert = 100ren 1 ren = 1 rad 10-ESPECTROS ATMICOS O segundo conceito quntico de Bohr resume-se na seguinte afirmao: A radiao eletromagntica pe emitida ou absorvida quando o eltron faz uma transio de uma rbita estacionria a outra. Por outro lado, enquanto a rbita do eltron permanecer a mesma, o tomo no perder nem ganhar energia. Portanto, quando um eltron passa se um nvel de energia para outro, a energia perdida ou ganhas emitida ou absorvida sob forma de um nico fton de freqncia f .

Energia inicial Energia final Energia do fton Energia inicial, Ei = - 13,6 eV n2i Energia final , Ef = - 13,6 eV n2f Se Ei for maior do que Ef haver a emisso de um fton, mas se Ei for menor do que Ef haver absoro de um fton. Portanto: Energia do fton = hf Ei Ef = 13,6 ( 1 - 1 ) = hf ( eV ) n2f n2i Espectro de Emisso

Gs Excitado Fotogrfica

Fenda

Prisma

Placa

Essa figura pode ser obtida fotografando-se a radiao emitida por um gs de tomos de hidrognio, aps ser decomposta por um prisma ou espectgrafo. O gs de tomos, a uma presso pouco menor que a atmosfrica, emite essa radiao quand convenientemente excitado, em geral pela passagem de corrente eltrica. Posteriormente outras sries foram descobertas, mas todas da regio visvel do espectro de radiao eletromagntica. Como na regio do ultravioleta est a srie de Lyman, contendo raias epectrais emitidas pelo tomo de hidrognio quando o eltron efetua a transio de ni maior ou igual a 2 para nf igual a 1. Espectro de Absoro

Fonte de Luz contnua

Gs

Fenda

Prisma

Placa Fotogrfica

No espectro de absoro obtido colocando-se o gs de tomos que se quer analisar entre uma fonte de luz contnua e a fenda. Nesse caso, o gs no excitado previamente. O modelo bsico do tomo o mesmo para todos os elementos. Cada tomo possui uma srie de nveis de energia que podem ser ocupados por seus eltrons. Quando um tomo absorve ou emite energia, o(s) eltron(s) muda(m) de um nvel de energia para outro. Desde que os nveis de energia so quantizados, o tomo somente capaz de absorver ou emitir quantidades discretas de energia. O diagrama de nveis de energia para tomos de cada elemento uma caracterstica desse elemento. Ele pode ser obtido atravs dos espectros de absoro e de emisso. Portanto, os espectros de absoro e de emisso de um material indicam a presena de tomos de diferentes elementos no material. A espectroscopia de absoro ou de emisso tem um papel importante nas anlises qumicas dos materiais em geral, pois a composio qumica de uma matria pode ser deduzida dos exames de espectros. O espectro de absoro mais importante no estudo de molculas de interesse biolgico, j que esse espectro pode ser obtido temperatura ambiente. Na obteno do espectro de emisso em geral ocorre elevao de temperatura, que pode provocar a degradao das molculas. 11-DESINTEGRAO NUCLEAR Consideraes Gerais Um ncleo constitudo de prtons e de nutrons. Entretanto, o nmero de nutrons dentro do ncleo pode variar de elemento para elemento. Os ncleos de um dado elemento com nmero diferente de nutrons so chamados istopos do elemento. Estes podem ser estveis e instveis Os ncleos dos istopos instveis esto em nveis energticos excitados e eventualmente podem dar origem emisso espontnea de uma partcula do ncleo, passando, ento, de um ncleo (pai) para outro (filho) em nvel energtico menos excitado ou fundamental. Essa partcula pode ser alfa, eltron, psitron ou fton da radiao gama. Os istopos instveis so portanto radioativos e tambm conhecidos por radioistopos. Os istopos estveis no sofrem desintegrao radioativa e so portanto no-radioativos. Ex: O carbono tem dois istopos estveis (126 C e 136 C ) e diversos radioistopos (116C, 14 15 6C, 6C etc). Leis Da Desintegrao Radioativa Numa desintegrao radioativa, o ncleo emite espontaneamente uma partcula alfa (um ncleo de 42 He), uma partcula beta ( um eltron ou um psitron) eu um raio gama ( um fton), adquirindo, assim, uma configurao mais estvel. 12-MEIA-VIDA Pode-se dizer que aps um dado intervalo de tempo, chamado meia vida, metade dos ncleos (portanto, metade dos tomos) ter-se desintegrado. Na prxima meia-vida, metade dos tomos remanescentes ir sofrer decaimento. Cada radioistopo tem uma meia-

vida caracterstica. Um radioistopo com uma meia-vida longa decai mais lentamente que aquele com uma meia-vida curta. Ex: A meia-vida do 13153I, usado no estudo do funcionamento da tireide de 8 dias, enquanto que a do 158O, empregado na investigao respiratria de 2,1 minutos e a do 146 C, utilizado na pesquisa de comportamento metablico de protenas, acares e gorduras de 5760 anos. Equao da meia-vida de um tomo: N=No 2 t/T Onde: N = n de tomos que restou depois do decaimento em um tempo t. No = n de tomos da amostra antes da contagem do tempo do decaimento. T = meia-vida ( tempo que o elemento tem pra ficar at a metade). t= tempo O que o tomo emite ao desintegrar-se? Emite radiaes alfa, beta e gama. 13-RAIOS X Os raios X, como os raios gama, so ondas eletromagnticas e, portanto, sua velocidade de propagao a radiao eletromagntica e vale c = 3x108 m/s no vcuo. Eles diferem do gama somente quanto origem, pois os raios gama provm do ncleo ou da aniquilao de partculas, enquanto que os raios X, tm sua origem fora do ncleo. 14-PRODUO DE RAIOS X Num tubo de raios X a maioria dos eltrons incidentes sobre o alvo perde sua energia cintica de modo gradual nas inmeras colises, convertendo-a em calor. Esta razo pela qual um alvo deve ser feito de material de alto ponto de fuso. A temperatura atingida pelo alvo to alta que ainda so necessrios mtodos especiais para seu esfriamento. Os ftons de raios X podem ter qualquer energia, desde valores prximos do zero at um valor mxi o, determinado pela energia do eltron incidente. Ento, quando h um feixe de eltrons, haver a produo de um espectro contnuo de raios X de vrias energias ou, melhor, de vrios comprimentos de onda, uma vez que: E = hf = hc Onde: E = energia de um fton da radiao X emitida h = a constante de Planck f = a frequncia da radiao X emitida c = a velocidade da luz = o comprimento de onda da radiao emitida

15-ENERGIA =F.d = = Trabalho (J) F = Fora (N) d = deslocamento (m) Cos = cosseno = ngulo de vetor

= F . cos . . d

P= t

P = Potncia (W) T = intervalo de tempo (s)

Ec= Energia Cintica Ec = 1 m . v 2


2

Peso = m . g

Peso = ( N ) m = massa (Kg) g = acelerao da gravidade ( 9,8m/s )

Epg= m. g. h

Epg = energia potencial gravitacional ( J ) m = massa (Kg) h = altura (m)

1 cal = 4,186 J ( Uma caloria a quantidade de calor trocada ou usada para aumentar a temperatura de 1g de gua de 14,5 c 15,5 c). No confundir cal com Cal. Cal usada em dietas. 1Cal = 1.000cal = 1Kcal. Q=m.c. t Q = Quantidade de calor trocada (cal) C = calor especfico pelo material t = Intervalo de Tempo (s)

O trabalho s aparece quando h deslocamento. Algum que faz um tremendo esforo para segurar um caixote pesado no realiza trabalho. Quanto maior a energia cintica, mais energia ser produzida. Sol: Fonte primria de energia da Terra.
A principal fonte de energia da Terra o Sol, que responsvel por mais de 99% do seu balano energtico. Da energia solar incidente decorrem os combustveis fosseis e vegetais , a biomassa, as energias hidrulicas e elicas, etc. Cerca de 30% a 35% da energia solar incidente diretamente refletida e espalhada de volta ao espao, na forma de radiao ultravioleta. Aproximadamente 47% dela absorvida pela atmosfera, pela superfcie terrestre e pelos oceanos, e convertida em calor, determinando a temperatura ambiente; outros 23% so consumidos na evaporao, convecco, precipitao e circulao superficial da gua, formando o ciclo hdrico. Uma pequena frao 0,2% provoca conveces e circulaes atmosfrica e ocenica, produzindo ondas ocenicas, e finalmente dissipada sob forma de calor devido ao atrito. Por fim, uma frao minscula, cerca de 0,02% absorvida pela clorofila das plantas e de alguns microorganismos, iniciando o processo da fotossntese que, em ultima analise, a base energtica do mundo vivo.

Uma pequena parte da matria orgnica produzida, fica depositada em ambientes onde existe deficincia de oxignio, prevenindo, portanto, sua degradao total e a perda de energia, dando origem aos combustveis fosseis.

Ondas
Onda uma perturbao ou distrbio transmitido atravs do vcuo ou de um meio gasoso, liquido ou solido. Existe uma variedade muito grande de ondas numa corda, numa mola, as ondas sonoras, eletromagnticas, etc. Essas ondas podem diferir em muitos aspectos, mas todas podem transmitir energia de um ponto a outro. Observaes: O som se propaga mais rpido em elementos slidos, pois as molculas esto mais unidas. O som no se propaga no vcuo, pois no h praticamente partculas para vibrarem e consequentemente no ocorre perturbaes.

Ouvimos as freqncias do som entre 20Hz e 2000Hz 1 = 10-10m

Tipos de Ondas Dependendo do meio de propagao das ondas , elas podem ser Mecnicas ou Nomecanicas. Ondas Mecnicas: so as que se propagam em meios deformveis ou elsticos. Elas se originam de uma perturbao ou distrbio numa regio de um meio elstico. Ex.: Ondas sonoras, ondas na gua, ondas numa corda , etc. - Ondas No-mecnicas ou Eletromagnticas: no necessitam de meio material para sua propagao. Ex.: Luz, rdio, Raio X, etc. Analisando a relao entre a direo da perturbao e a da propagao, as ondas podem ser classificadas em transversais e longitudinais. Transversais: Movimento de propagao da onda perpendicular a direo da fonte perturbadora. Ex.: corda, ondas na gua Longitudinais: Movimento da propagao tem a mesma direo da fonte. Ex.: mola, som. As ondas ainda podem ser progressivas ou estacionrias. Numa onda Progressiva cada partcula do meio vibra com a mesma amplitude (ondas produzidas na fala), enquanto numa onda Estacionria a amplitude funo da posio do ponto, sendo mxima nos ventres. Outra caracterstica que todos os pontos do meio oscilam com a mesma freqncia, exceto os ns, que esto permanentemente em repouso (ondas originais no interior de uma flauta). Observaes: Freqncia alta agudo 2000Hz Ultra-som Freqncia baixa grave 20Hz Infra-som A velocidade da onda constante, se no mudar de meio.

v = . f

ou v =

Quando a onda muda de meio (do ar para a gua por exemplo), sua velocidade muda. Como a f no pode mudar, o que muda o . v

v = . f

ou f =

Crista da onda

Vale ou Ventre

Ondas Estacionarias: n 2l F

fn =

Onde: fn freqncia ressonncia (natural); n o numero de ventre; l o comprimento da corda; F a fora de tenso da corda; a densidade linear do material da corda. Transporte de Energia por onda Considere uma srie de peas de domin enfileiradas em p, separadas entre si por uma pequena distancia. Ao se tocar a primeira delas, todas cairo, uma reao em cadeia, havendo transmisso de energia de uma pea a outra, sem que elas se desloquem. Isso anlogo ao transporte de energia por uma onda progressiva, em que cada ponto do meio (por exemplo de uma corda) transmite a vibrao ao ponto seguinte, e assim

sucessivamente. Dessa forma, a transmisso de energia por uma onda progressiva feita no sentido de sua propagao. Se a corda for colocada no vcuo, no haver perda de energia para o meio, mas se estiver no ar ou na gua, isso ocorrer. Nesse caso, por transmisso de vibrao as partculas que a rodeiam, a corda dissipara energia continuamente e a corda ir amortecendo. No caso das ondas estacionarias, no h transmisso de energia ao longo da corda em nenhuma direo, pois a energia no pode ultrapassar os pontos nodais que esto sempre em repouso. Dessa forma, a energia permanece estacionaria na corda, alterando-se entre energia cintica de vibrao e energia potencial elstica. De modo geral, quando no h dissipao de energia, pode-se dizer que a intensidade de uma onda progressiva igual energia E transmitida pela onda dividida pela rea S, perpendicular direo de propagao, num intervalo de tempo t, isto : E S .t se

I=

A energia transportada no sentido de propagao de uma onda progressiva. Numa onda estacionaria no h propagao de energia.

Amortecimento

Frente de Ondas So de 3 tipos: Onda Unidimensional: A frente de onda um ponto. Ex.: Corda Onda Bidimensional: A frente de onda uma curva plana. Ex.: Lagoa Onda Tridimensional: A frente de onda uma esfrica com uma superfcie. Ex.: Ondas sonoras, propagao esfrica.

I=

E S .t

I=

E 4r 2 .t

P 4 .r 2

Intensidade da Onda Ao ouvirmos o som emitido pela explorao de uma bomba potente, dizemos vulgarmente que estamos recebendo um som muito forte. Na linguagem da fsica, diz-se que este som tem grande intensidade. A intensidade ( I ) de uma onda sonora definida como a taxa mdia de transmisso de energia, por unidade de rea, para esta onda. Logo a unidade no SI para intensidade W/m2. E S .t

I=

Onde: I = intensidade S = rea E = energia t = intervalo de tempo Lei do Inverso das Distncias I1 d 22 = I 2 d12 Onde: I1 a intensidade do som a uma distancia d1 da fonte; I2 a intensidade do som a uma distancia d2 da fonte

Intensidade dos Limites da Audio O nvel de intensidade sonora medido em dB, unidade de nvel sonoro, nome escolhido em reconhecimento ao trabalho de Alexander Graham Bell. Essa unidade definida de tal modo que: ao som de menor intensidade que conseguimos escutar, foi atribudo ao valor zero decibel ( 0dB) ao som mais intenso que ouvimos, sem sentir dor, corresponde ao valor de 120dB.

Utilizamos as seguintes frmulas para calcular a intensidade: Po 2 2. .v

I= Onde: I a intensidade

P0 a amplitude de presso das partculas do meio a densidade do meio v a velocidade do som no meio P0 = .v.W . A
A a amplitude de deslocamento horizontal dos elementos do meio

W a freqncia angular (W = 2 . f) Biofsica da Fonao Introduo A fala e o canto so meios de comunicao mais evoludos de que dispe o homem. A voz humana desempenha um papel fundamental na integrao do homem como ser social, o sons articulados da fala e do canto, muito interessa os sons que no esto relacionados lingistica, tal como os sons do riso, da tosse, do choro, do grito, do gemido, do suspiro, do

balbuciar, dos estalos com a lngua, do bocejo, etc. A compreenso dos mecanismos de produo dos sons pode auxiliar o diagnostico e o acompanhamento dos pacientes. Os principais componentes anatmicos do aparelho fonador do homem so: fossas nasais, boca e anexos, vula, faringe, traquia, brnquios e bronquolos, pulmes, msculo da parede torcica, diafragma e msculos abdominais, centros nervosos coordenados da fala e do canto, centro nervosos responsveis pelo controle da respirao. A produo da voz Vibrao das cordas vocais: A voz o efeito da corrente de ar que vem dos pulmes atravs da laringe e da boca acompanhada de vibraes das cordas vocais, que so pregas situadas ao longo das paredes laterais da laringe, tencionadas e posicionadas por vrios msculos especficos nos limites da laringe. Durante a respirao normalmente esto abertas. Na produo da voz, as cordas vocais esto fechadas. Nesse caso o ar expirado dos pulmes aumenta a presso logo abaixo das cordas vocais afastando-as para permitir o rpido fluxo areo. A presso das cordas vocais diminui, e aproxima novamente, acarretando um aumento de presso e a repetio de seqncia. Uma analise do espectro de freqncia dos sons produzidos por um homem mostra que a freqncia fundamental tpica de cerca de 125Hz, acompanhada de diversas harmonia. As cordas vocais do homem mais comprida e possuem maior massa que da mulher, e a freqncia fundamental tpica para mulheres de 250Hz. A analise de Fourier numa conversao normal varia de 300Hz a 3000Hz. A energia para dizer uma frase tpica de 10-5J. Se uma pessoa falasse continuamente um ano, a energia sonora produzida seria que a quantidade de calor necessria para ferver um copo de gua (8x104J). Na conversao normal 60dB, dependendo do local, podendo abaixa-la para 45dB, num local silencioso e aumenta-lo para 90dB numa festa barulhenta. Biofsica da Audio

Introduo A grande parte das informaes que o ser humano recebe so transmitidas por ondas sonoras. E alem de participar da audio, o aparelho auditivo humano tambm est relacionado com o equilbrio do corpo. A audio envolve um sistema mecnico que estimula as clulas receptoras do som, chamadas clulas ciliadas, sensores que produzem o potencial de ao nas clulas nervosas e o crtex auditivo, que uma parte do crebro que decodifica e interpreta esses estmulos nervosos. O ouvido constitudo de 3 partes: ouvido externo com orelha e o canal auditivo, o ouvido mdio com um sistema de trs ossculos que so o martelo, bigorna e estribo e o ouvido interno com a cclea contendo fluidos, onde ocorre a comunicao do som em pulso eltrico Freqncias sonoras audveis e limiar de audio O ouvido humano pode detectar freqncias sonoras na faixa de 16 a 17000Hz, estes limites variam com a idade e tambm de um indivduo ao outro; o ouvido no apresenta a mesma sensibilidade para todas as freqncias, como pode se mostrar com o auxilio do audiograma. A sensibilidade do ouvido humano A sensibilidade do ouvido humano varia com a freqncia do som. O intervalo de freqncia das ondas sonoras audveis varia de 20Hz a 2000Hz; a sensibilidade no uniforme em todo intervalo de freqncia. Sendo maior entre 2KHz e 5KHz. A medida que as pessoas envelhecem a mxima freqncia audvel diminui, e o nvel de intensidade sonora deve aumentar para ser detectvel. Os limites so desde 10-12 W/m2 at 1W/m2. O nvel de intensidade sonora medida em decibis.

I (dB ) = 10. log I 0 O Ultra-som Alguns animais como por exemplo, os morcegos, os golfinhos, as mariposas, etc, fogem do perigo atravs das ondas ultra-snicas que eles prprios emitem. Desde ento, houve um aumento muito grande de aplicaes do ultra-som nos mais diversos campos. Aplicaes tpicas de ultra-som em baixa intensidade dentro dessa categoria so: ensaio no-destrutivo de materiais, a medida da propriedade elstica de materiais e diagnose medica. Terapia medica, atomizao de lquidos, limpeza por cativao, ruptura de clulas biolgicas, soldas e homogeneizao de materiais so aplicaes de alta intensidade. Uso de Ultra-som na Medicina As vantagens da diagnose com o ultra-som so sua segurana, sua convencencia por no ser traumtica, alem de sua capacidade de detectar fenmenos para os quais os raios X e outros meios de diagnose so insensveis. A possibilidade de identificar positivamente tecidos de diferentes tipos, por exemplo, distinguir um tecido maligno de outro so, por meio de medidas ultra-snicas no-invasivas representaria uma revoluo na diagnose medica, muito importante para exame de crianas e de mulheres gravidas. Gerao e Deteco de Ultra-som As ondas ultra-snicas so geradas por transdutores ultra-snicos tambm chamados simplesmente transdutores. Transdutor um dispositivo que converte um tipo de energia em outro, convertem energia eltrica em energia mecnica e vice-versa.

O contrario tambm ocorre, isto , a aplicao de presses por exemplo, presses acsticas, que causam variaes nas dimenses de materiais prezoeletricos, provocam o aparecimento de campos eltricos neles. O mesmo transdutor que emite o sinal ultra-snico pode funcionar como detector, pois os ecos que voltam a ele produzem vibrao no cristal fazendo variar sua dimenso fsica.. Os sinais ultra-snicos so transmitidos ao interior do corpo, colocando-se o transdutor em contato com a pele, usando-se gua ou gel para eliminar o ar e obter um bom acoplamento transdutor-pele, que aumenta a transmisso dos sinais ultra-snicos ao interior do corpo e do eco de volta ao detector. Formao de Imagem A informao diagnostica sobre a profundidade das estruturas no corpo pode ser obtida enviando-se um pulso de ultra-som atravs do corpo e medindo-se o intervalo de tempo t entre o instante de emisso do pulso e o de recepo do eco. A freqncia de uma onda ultra-snica refletida na interface de uma estrutura estacionaria igual freqncia da onda acidente. Se a estrutura for mvel, como o caso do fluxo sangneo ou do corao, haver uma variao na freqncia da onda refletida com relao a da onda incidente, e esse efeito se chama Efeito Doppler. O uso do Efeito Doppler para examinar as partes internas do corpo humano que se movem, como a vlvula metral, as paredes do corao, a fisiologia fetal e os fluidos, especialmente o sangue, chamado Tcnica Doppler, diagnose realizada por ultra-som. Na medida da velocidade v de sangue, por exemplo, numa artria, uma onda ultrasnica continua emitida por um transdutor estacionrio recebida por algumas clulas vermelhas do sangue, que se afastam da fonte. A diferena f entre as freqncias do ultrasom emitido e recebido pode ser deduzido pelas formulas, levando-se em conta que h um angulo entre a direo de movimento do sangue e do ultra-som, e que a velocidade v do ultra-som muito maior que a velocidade v do sangue. Para realizarmos o calculo do ultra-som temos a seguinte frmula:

f = Onde: f a freqncia inicial do ultra-som; V a velocidade do sangue v a velocidade do ultra-som

2 fV cos v

o ngulo
f a diferena entre as freqncias do ultra-som recebido e emitido Isso permite detectar o bloqueio de vasos, tromboses, etc. Em geral a potncia utilizada na diagnose pela tcnica Doppler da ordem de 10mW/cm2. usado tambm para descobrir distancia de estrela e tambm no ultra-som transdutor que emite som.

APNDICE
Notao Cientfica

A notao cientfica uma forma de representar, tornar a escrita de um nmero muito grande ou muito pequeno o mais fcil para se trabalhar.

Potncia de Base 10 Exemplo: 101 = 10 102 = 100 103 = 1000 10-1 = 0,1 10-2 = 0,01 10-3 = 0,001

Multiplicando por potncia de base 10 Quando efetuamos a multiplicao por 101 , 102 e 103 , deslocamos a vrgula uma, duas, trs casas para a direita, observe a quantidade de casa a ser deslocada sempre igual ao expoente da potncia. Exemplo: 3,12 x 101 = 31,2 4,589 x 102 = 458,9 0,45896 x 103 = 458,96 45 x 104 = 450.000 Quando efetuamos a multiplicao por 10-1 , 10-2 , 10-3 , deslocamos a vrgula uma, duas, trs casas para a esquerda, observe a quantidade de casa a ser deslocada sempre igual ao expoente da potncia. Exemplo: 459 x 10-2 = 4,59 5.879 x 10-1 = 587,9 48.965 x 10-3 = 48,965

457 x 10-4 = 0,0457

- Propriedades 1 Propriedade: Produto de potncias de mesma base. am x an = am + n Para multiplica potncias de mesma base, repetimos a base e somamos os expoentes. Exemplo: 32 x 34 = 3(2 + 4) = 36 2 Propriedade: Diviso de potncias de mesma base. am = am - n an Para dividir potncias de mesma base, repetimos a base e subtramos os expoentes. Exemplo: 45 = 45 2 = 43 42 3 Propriedade: Potenciao de potncia. (an)m = an . m Para elevar uma potncia a um outro expoente, repetimos a base e multiplicamos os expoentes. Exemplo: (32)3 = 32 x 32 x 32 = (32)3 = 36 4 Propriedade: Distributividade em relao multiplicao. (a . b)m = am . bm Para elevar um produto ou um quociente a um expoente, elevamos cada fator a esse expoente ou, no caso do quociente, elevamos o dividendo e o divisor ao mesmo expoente. Exemplo: (2 . 5)2 = 22 . 52

5 Propriedade: Distributividade em relao diviso. a b


m

am = m b

23 2 Exemplo: = 3 5 5 6 Propriedade: Expoentes fracionrios am = n


n

am

Uma potncia de expoente fracionrio representa uma raiz, e podemos escreve-la assim: onde a > 0 , m e n so nmeros inteiros e n 0. Observe que: - o denominador da frao ndice da raiz (n); - a base (a) elevada ao numerador (m) o radicando (am). Exemplo: 4 1 = 2
2

41 =

4=2

EXERCCIOS DE BIOFSICA I
1) Se a intensidade de radiao solar da terra for de 1,35 x 103 w/m2, qual a intensidade da radiao solar no planeta mercrio, cuja distncia do Sol 0,387 vezes a distncia do Sol Terra? I1 = 1,35 . 103 w/m2 I1 = d22 Im = dT2 2 Im = ? I2 d 1 IT dm2 dm = 0,387 Im = 12 3 dT = 1 1,35 . 10 0,3872

Im = 9 . 103 w/m2 ou Im = 9000 w/m2 2) No som mais fraco para o ser humano detectar com freqncia de 1000Hz, a amplitude de presso vale 2 . 10-5 N/ m2..Calcule a amplitude de deslocamento dos elementos do ar. Po = 2.10-5 N/m2 Po = . . w . A F = 1000 Hz A = Po A=? . . 2 3 1,2 = Kg/m A = 2.10-5 ar = 343 m/s 1,2 . 343 . 2 . 3,14 . 1000 A = 2 . 10-5 2,6 . 10-6 A = 0,77 . 10-11 A = 7,7 . 10-12 m 3) Calcule o nvel de intensidade sonora numa converso normal, sabendo se que a intensidade deste som vale 10-6 w/m2 . =? I = 10-6 w/m2 = 10 . log I Io = 10 log 10-6 10-12 = 10 log ( 10-6 . 1012 ) = 10 log 106 = 10 . 6 = 60dB 4) Considere uma onda sonora na faixa do ultra som com intensidade de 10 5 w/m2. Calcule: a) O nvel de intensidade desta onda. b) A energia transmitida numa superfcie de 10-4 m2 em 1 min. c) A amplitude de presso dessa onda no ar. Dados: ar = 1,2 k/m3 , ar = 343 m/s a) I = 105 w/m2 = 10 log 105 =? 10-12 = 10 log ( 105 . 1012 ) = 10 log 1017 = 10 . 17 = 171 dB b) E = ? S = 10-4 m2 T = 1 min = 60s c) I = Po
2

I=E S . T E = I . S . T E = 105 . 10-4 . 60 E = 60 . 10 Po2 = I 2 .

E = 600 S

Po = I 2 . Po = 105 . 2 . 1,2 .105 Po = 823,2 . 105 Po = 82,32 . 106 Po = 82,32 . 106 Po = 9 . 103 N/m2 5) A freqncia do som emitido por uma fonte vale 3.000 Hz. Se a fonte se aproxima do observador com velocidade de 50 m/s em relao a Terra, e este se aproxima da fonte com velocidade de 5,0 m/s tambm em relao Terra, qual a freqncia por ele ouvida ? Considere a velocidade do som no ar 340m/s. fr = f Vs + Vo fr = 3.000 . 340 + 5,0 Vs Vf 340 50 fr = 3.000 . 345 280 fr = 3.569Hz 6) Em um tubo de Kundt, cheio de ar, no qual a velocidade de propagao das vibraes vale 320 m/s, a distncia entre 2 depsitos sucessivos de p foi de 8,0 cm. A freqncia da onda estacionria produzida no interior do tubo igual a : Cada depsito de p, corresponde a um n da onda estacionria, assim 8 cm corresponde ao comprimento de um fuso onda. = 8 cm = = 0,16 m Vsom = 320 m/s 2 V=.f 320 = 0,16 . f f = 320 0,16 f = 2.000 Hz 7) A meia vida do 14C 5600 anos. Qual ser sua constante de decaimento? = 0,693 t = 0,693 5600 = 0,000124 = 1,24 x 10-4 8) Calcular a energia potencial da massa de sangue de 100g na cabea de um indivduo de 1,70m em p e deitado, com a cabea a 5 cm (0,05m) do solo. Em p Ep = 0,1 x 9,8 x 1,70 Ep = 1,67 Joules Deitado Ep = 0,1 x 9,8 x 0,05 Ep = 0,049 Joules

2..

9) Calcule o comprimento de onda de um eltron proveniente de um feixe de um microscpio eletrnico, cuja velocidade de 5.107m/s, sabendo-se que a massa do eltron de 9,11 x 10-31Kg: = h m.v . = 6,63.10-34 45.55.10-24 = 0,15.10-34.1024 = 0,15.10-10 = 45,55. 10 .10
-31 7

6,63.10-34 9,11.10-31.5.107 6,63.10 = 1,5.10-11m


-34

Exerccios sobre a matria a)Calcule a energia do fton da luz amarela, sabendo-se que a sua frequncia de 6x1014 Hz. E = h.f E = 6,63x10-34 . 6x1014 E = 39,78x10-20 J b)Calcule o comprimento de onda de um eltron proveniente de um feixe de um microscpio eletrnico, cuja velocidade de 5x107 m/s. (massa do eltron 9,11x10-13 Kg). m.v = h =h m.v = 6,63x10-34 0,22x10-3 . 5x107 = 6,63x10-34 45,55x10-31x107 = 6,63x10-34 45,55x10-24 =0,15x10-34x1024 = 0,15x10-10 = 1,5x10-11 m c) Calcule o nmero de tomos do ouro radioativo (198 Au) aps 12,15 dias, se inicialmente a amostra tinha 108 tomos. E a meia-vida de 2,7 dias. N = No 2 t/T

N= 108 2 12,15/ 2,7 N= 108 24,5 N= 108 22,6 N = 4,4x106 tomos.

10) Um som de 1.000Hz emitido no ar, onde a velocidade de 340m/s, e penetra na gua, onde sua velocidade 1.500m/s. O que acontece com a freqncia e o comprimento da onda? A freqncia no se altera. O comprimento da onda ser: No ar: = v 340 = = 0,34m f 1.000

Na gua: =

v 1.500 = = 1,5m f 1.000

11) Quantos decibis tem um som de 10-5 W/m? Usando a relao: dB = ? I = 10


5

I 0 = 1012 105 dB = 10log 12 = 10 x 7 = 70 decibis 10 12) Uma onda sonora com um nvel de intensidade tem 70dB atinge um

tmpano cuja rea de 0,55 cm2.

a)Qual a energia absorvida por esse tmpano em 10 minutos? I = intensidade (W/m2)

= nvel de intensidade (dB) = 70 dB


S = 0,55 cm2 = 0,55 x 10-4 t = 10 min = 600s

I=

E S .t

E = I . S. t E = 10-5 . 0,55x10-4 . 600 E = 300x10-9 J ou E = 3,3x10-7 J

S-ar putea să vă placă și