Sunteți pe pagina 1din 31

Grficos

Prof. Dr. Centro UFABC e-mail

Muitas vezes a simples medio e obteno de um valor para uma grandeza no suficiente para uma boa descrio de um fenmeno. Frequentemente, h um interesse em analisar a dependncia entre duas grandezas, ou seja, saber como varia uma grandeza quando variamos controladamente a outra. Por exemplo, um eletrocardiograma permite ao mdico ver o comportamento do corao do paciente por um certo perodo de tempo e possibilita que sejam reconhecidas imediatamente qualquer anomalias. O eletrocardiograma um tipo de grfico. Nesta aula estudaremos o que so grficos e como constru-los adequadamente. Podemos dizer que um grfico como um instrumento que possibilita ver a relao entre grandezas diferentes e obter respostas imediatas apenas com o olhar sobre o comportamento de uma grandeza fsica em funo de outra grandeza.

Sistema de eixos cartesianos ortogonais


Para construir um grfico, utiliza-se um sistema de eixos cartesianos ortogonais (visto na primeira aula) que so dois eixos perpendiculares entre si, sendo o ponto de interseco denominado origem. Os valores das grandezas envolvidas so colocados utilizando uma escala adequada para cada eixo. O eixo na horizontal (por conveno) denominado eixo das abcissas e nele so colocados os valores da varivel independente (por exemplo, tempo). O eixo na vertical denominado eixo das ordenadas e nele so colocados os valores da varivel dependente (por exemplo, espao).

Localizao de um ponto no plano cartesiano


O par de coordenadas (t, S) localiza a posio do ponto no plano cartesiano definido pelos eixos cartesianos. Para tal, traa-se uma perpendicular do ponto ao eixo das abcissas e outra perpendicular ao eixo das ordenadas, determinando, respectivamente, a abcissa e a ordenada do ponto.
S (espao) Eixos das ordenadas

S1

P (t, S)

t1 Eixos das abcissas

t (tempo)

Regras para construo de grficos


Para construir qualquer grfico envolvendo grandezas fsicas, deve-se observar as seguintes regras: Coloque ttulo e legenda. Escolha escalas adequadas para colocar os valores nos eixos. Coloque, de forma clara, as grandezas a serem representadas nos eixos com as suas respectivas unidades. Coloque os valores das grandezas apenas com os nmeros necessrios leitura; no coloque valores especiais. Quando houver diversas sries de medidas, conveniente distingui-las com diferentes smbolos (, , , e outros). Procure traar a melhor reta ou curva, devendo recorrer a mtodos matemticos quando os valores encontrados no esto adequados

Regras para construo de grficos

Figura 1: variao da velocidade em funo do tempo de um corpo se deslocando em movimento variado

Eixos, 1
Cada um dos eixos deve conter o nome (ou smbolo) da varivel representada, a escala de leitura e a unidade correspondente. Escolha uma escala conveniente para a qual o grfico represente bem o intervalo medido para cada varivel. A regra prtica para esta definio dividir a faixa de variao de cada varivel pelo nmero de divises principais disponveis. Toma-se ento um arredondamento a valor superior e de fcil leitura. Estes valores de fcil leitura so: 1, 2 ou 5 unidades ou qualquer mltiplo ou submltiplo de 10 delas. As escalas dos eixos no precisam comear na origem (zero, zero). Elas devem abranger a faixa de variao que voc quer representar. conveniente que os limites da escala correspondam a um nmero inteiro de divises principais.

Eixos, 2
Indique os valores correspondentes s divises principais abaixo do eixo x e esquerda do eixo y usando nmeros grandes. As unidades devem ser escolhidas de maneira a minimizar o nmero de dgitos nos valores que indicam o valor da diviso principal. Uma regra prtica tentar usar no mximo trs dgitos nestes valores, fazendo uso de potncias de 10 na expresso das unidades para completar a informao. Ao traar os eixos no papel milimetrado, no use a escala marcada no papel pelo fabricante. voc quem define a sua escala, baseando-se nos seus dados. Tambm no use os eixos nas margens do papel. Desenhe os seus prprios, porque voc precisar de espao para a identificao das variveis e para a legenda. Por fim, abaixo ou esquerda dos nmeros da escala, conforme o caso, escreva o nome (ou smbolo) da varivel correspondente e a unidade para leitura entre parnteses (km, 105 N/cm, etc.).

Dados
Assinale no grfico a posio dos pontos experimentais: use marcas bem visveis (em geral crculos pequenos). Nunca indique as coordenadas dos pontos graficados no eixo. Coloque barras de erros nos pontos, se for o caso. Se os erros so menores que o tamanho dos pontos, indique isso na legenda. s vezes ajuda a visualizao traar a melhor curva mdia dos pontos, ignorando alguns pontos que fogem demasiadamente do comportamento mdio. Em outras palavras, pode-se dizer que a curva mdia deve ser traada de maneira a minimizar os deslocamentos da curva em relao aos pontos experimentais ao longo do traado. Use o seu critrio. No correto simplesmente ligar os pontos experimentais.

Legenda e ttulo
Todo grfico deve ter um ttulo, pelo qual referido no texto. Geralmente, o ttulo do grfico colocado na legenda, abaixo do grfico. A legenda deve conter tambm uma descrio sucinta do que apresentado no grfico. Note que uma legenda tipo velocidade vs tempo redundante pois esta informao j est contida nos rtulos dos eixos.

Exemplo 1
Construir um grfico de S = f(t), espao em funo do tempo, dada a tabela abaixo. S (cm) 0 3 6 9 12 15 t (s) 0 1 2 3 4 5 Observe que o espao (S) a varivel dependente e o tempo (t) a varivel independente, e que quando a grandeza tempo (t) dobra, triplica ou quadruplica seu valor, a grandeza espao (S) tambm dobra, triplica ou quadruplica seu valor, indicando que as grandezas espao e tempo so diretamente proporcionais. Adotar uma escala, por exemplo: 1 cm - 3 cm para a varivel S 1 cm - 1 s para a varivel t No papel milimetrado

Exemplo 1
16 14 12 10 8 6 4 2 0

S (cm)

3 4 t (s)

Figura 2 Variao da posio em funo do tempo .....

Possveis retas

Possveis retas

Determinao da inclinao da reta


16 14 12 10 8 6 4 2 0

S (cm)

3 4 t (s)

Figura 2 Variao da posio em funo do tempo .....

Determinao da inclinao da reta


Observe que o grfico S versus t da figura anterior uma reta passando pela origem, indicando que o espao uma funo do 1o. grau do tempo. A inclinao da reta dada pelo quociente entre a diferena das ordenadas e a diferena das abcissas.

a = Inclinao da reta =

S final Sinicial t final tinicial

Determinao da inclinao da reta


16 14 12 10 8 6 4 2 0
B

S (cm)

3 4 t (s)

Figura 2 Variao da posio em funo do tempo .....

Determinao da inclinao da reta


a= S final Sinicial t final tinicial S B S A 15 5 = = = 2,5 cm/s tB t A 5 1

O valor encontrado o da velocidade, e podemos concluir que: A velocidade de um mvel pode ser determinada a partir do grfico S versus t (quando este for uma reta), pela inclinao da reta. Quanto mais inclinada a reta estiver em relao ao eixo das abcissas, para uma mesma escala, maior ser a velocidade e vice-versa.

Determinao da inclinao da reta


16 14 12 10 8 6 4 2 0 b 0
B

S (cm)

( y2 y1 )
A

( x2 x1 )
1 2 3 4 t (s) 5 6

Figura 2 Variao da posio em funo do tempo .....

A equao da reta
y = ax + b
Equao da reta

( y2 y1 ) a= ( x2 x1 )
b = y1 ax1

Coeficiente angular

Coeficiente linear

Outro exemplo

Melhor reta?

Nem tudo uma reta...

Relaes no-lineares
Alguns exemplos:
Dependncia No-Linear:

f ( x) = y = K x n

log y = log K x n

)
Reta em um grfico Di-Log Y= log y; X=log x

log y = log K + n log x

Dependncia Exponencial:

f ( x) = y = K e

n x

log y = log K + n (log e ) x

Reta em um grfico Mono-Log Y= log y; X= x

Grfico retilneo em papel monolog


Um grfico monolog possui uma escala linear, no eixo das abcissas, e uma escala log, no eixo das ordenadas. Este tipo de grfico bastante til para uma funo exponencial da forma: nx

y =ke

onde k e n so constantes

Aplicando logaritmos aos dois lados da equao:

onde:

log y = nx log e + log k ou Y = AX + B

Y = log y

A = n log e ; B = log k

coeficiente angular: A = n

Grfico retilneo em papel monolog


Atenuao radioativa: seja um atenuador de espessura x colocado entre uma fonte radioativa e um contador Geiger-Mller. O nmero de contagens (N) em um certo intervalo de tempo (t) dado por:

N = N0 e log N = log e x + log N 0


A B

log N 2 log N1 u A= = x2 x1 x2 x1

Grfico retilneo em papel dilog


y = kx
n

log y = n log x + log k ou Y = AX + B

Y = log y X = log x B = log k

uy log y2 log y1 n= = h log x2 log x1 ux

Avaliao da incerteza em grficos


D (x4, y4)

16 14 12 10 8 6 4 2 0

C (x3, y3)

S (cm)

A (x1, y1)

B (x2, y2)

3 4 t (s)

Avaliao da incerteza em grficos


Reta AC

y3 y1 coeficiente angular = = k1 x3 x1 y4 y2 coeficiente angular = = k2 x4 x2


k1 + k2 coeficiente angular da reta mdia = k = 2

Reta BD

k1 k2 incerteza = k = 2

Para se fazer bem grficos preciso bastante treino. No site voc encontra uma lista de exerccios sobre grficos para colocar seus conhecimentos a prova. FORTEMENTE recomendado que voc faa a lista, em especial os grficos lineares, antes de iniciarmos as aulas de experimentos.

Na prxima aula iniciaremos os experimentos.


O roteiro deve ser baixado do site: https://sites.google.com/site/femec3q2011/ Para a entrada no laboratrio na prxima aula OBRIGATRIO: Que o estudante esteja usando o jaleco, roupas adequadas segundo as normas de segurana dos laboratrios . Entregue o pr-relatrio DEVIDAMENTE PREENCHIDO no incio da aula. No esquea de definir com seus colegas quem so os integrantes de seu grupo. Lembre-se que no final da aula deve ser entregue UM nico roteiro por grupo.

Referncias
Tabacniks, Manfredo Harri. Conceitos bsicos de teoria de erros, Reviso 2009 (AAQ), IFUSP, 2009. Vuolo, Jos Henrique. Fundamentos da teoria de erros. Ed. Edgard Blcher, So

Paulo, SP. 2a Ed. 1992.

S-ar putea să vă placă și