Sunteți pe pagina 1din 5

Relatora: Vanessa Gonalves Daniel MDULO III EXIGIBILIDADE DO CRDITO TRIBUTRIO SEMINRIO IV REALIZAO DA DVIDA ATIVA: EXECUO FISCAL

AL E MEDIDA CAUTELAR FISCAL

RELATRIO GERAL

1) Qual a natureza jurdica do instrumento constritivo do patrimnio do contribuinte-devedor previsto no art. 185-A do CTN (conhecido como penhora on line)? Trata-se de espcie de penhora ou medida cautelar satisfativa? A decretao da indisponibilidade a que se refere o art. 185-A fato jurdico suficiente abertura de prazo para apresentao de embargos? Delimitar os pressupostos e os limites legais decretao da indisponibilidade a que se refere o art. 185-A do CTN. necessria demonstrao por parte da Fazenda de que inexiste outros bens capazes de garantir a dvida? (Vide anexo II). Ou aplica-se o art. 655-A CPC?

Natureza Jurdica: Divergncia

- A grande maioria dos alunos entendeu que a penhora on line detm natureza penhora (constrio). - Alguns alunos entenderam o ato de bloqueio advm de medida cautelar satisfativa, pois, tem o cunho de evitar a dilapidao do patrimnio por parte do contribuinte, no entanto seu processo posterior ao bloqueio, ou seja, a converso em renda ao Fisco trata-se de penhora. - Outros alunos entenderam que a penhora on-line tem natureza de medida cautelar assecuratria, em razo do fato de que ela efetivamente precede ao ato formal de penhora.

- Houve a opinio ainda, de que a natureza jurdica acautelatria. No se trata de espcie de penhora e nem de medida cautelar satisfativa, e sim de uma espcie de

medida cautelar assecuratria do recebimento do crdito tributrio, a qual, aps a decretao da indisponibilidade dos bens, ser convertida em penhora.

A indisponibilidade a que se refere o art. 185-A fato jurdico suficiente abertura de prazo para apresentao de embargos?

O grupo unnime no sentido de entender que a mera decretao da indisponibilidade dos bens no enseja a abertura do prazo para a apresentao dos embargos. Para abertura do citado prazo se faz mister a intimao/cincia nos autos antes da citao do executado acerca da penhora (artigo 185-A CTN), e por conseguinte a concesso de 30 (trinta) dias para oposio de embargos, nos termos do art. 16, III, lei 6.830/80 Lei de Execuo Fiscal (LEF).

Pressupostos e os limites legais decretao da indisponibilidade a que se refere o art. 185-A do CTN

Unnime: Segundo o CTN, artigo 185-A, so pressupostos da penhora: Devida citao; No pagamento; Deixar de apresentar bens penhora; No forem encontrados bens penhorveis. * (Porm, a partir de 2006, atravs da lei 11.382/2006, ao Cdigo de Processo Cvil foi acrescido o art. 655-A. No qual se apresenta a desnecessidade de encontrar bens penhorveis)

necessria demonstrao por parte da Fazenda de que inexiste outros bens capazes de garantir a dvida? Ou aplica-se o art. 655-A CPC?

- Quanto a necessidade de demonstrao, por parte da Fazenda, de que inexistem outros bens capazes de garantir a dvida, parte dos alunos entendem ser necessria, em funo da aplicao dos princpios constitucionais da livre iniciativa e da funo social da propriedade (que decorreria da sobrevivncia da prpria empresa), alm da aplicao do artigo 620 do CPC, no tocante a razoabilidade da deciso do juiz, ao processar a execuo do modo menos oneroso ao devedor.

- J a outra parte do grupo entende que o esgotamento da busca por outros bens desnecessria aps o advento da Lei 11.382/06 aplicando-se o artigo 655-A do CPC por ser compatvel com o art. 185-A. Esse entendimento foi pacificado pelo STJ.

2) O Administrador, quando chamado para responder pelo dbito tributrio com fundamento no art. 135 do CTN, deve integrar o processo administrativo tributrio? (Vide anexo III). Se no integrar (o processo administrativo), qual o fundamento legal para que haja a cobrana (redirecionamento) e em que prazo ela deve ser efetuada? (Vide anexos IV e V).

Houve divergncia de entendimento.

- O primeiro entendimento defende que no necessrio que o administrador integre o processo administrativo, uma vez que sua defesa ser oportunizada no mbito judicial. - Uma segunda corrente argumenta que poder integrar o processo administrativo, em razo do princpio da inafastabilidade da jurisdio.

- Outra parte dos alunos entendeu que o administrador deve fazer parte do processo administrativo tributrio, em razo da observncia dos princpios do contraditrio e da ampla defesa.

- Um grupo entende que o crdito tributrio constitudo contra empresa no est constitudo contra o scio, portanto no hbil para embasar uma execuo fiscal contra este. Neste caso o redirecionamento s poderia ocorrer caso a Fazenda promovesse o lanamento contra o scio antes do prazo de decadncia.

- Alguns alunos entenderam que se o nome do administrador estiver registrado na Certido de Dvida Ativa (CDA), o mesmo deveria ter participado do processo administrativo tributrio, uma vez que a CDA o reflexo de tal procedimento.

Fundamento legal para que haja a cobrana (redirecionamento)

- O redirecionamento da execuo fiscal tem como fundamento a ocorrncia de atos praticados com excesso de poder ou infrao da lei, contrato social ou estatuto (artigo 135,III do CTN) e/ou o enquadramento da Smula 435 do STJ (dissolvio irregular).

- O fundamento adotado para que haja a cobrana contra o administrador o fato de que o artigo 568 do CPC somente exige que o devedor esteja devidamente indicado no ttulo executivo (inciso I), no havendo tal previso quanto s demais figuras passveis de serem posicionadas no polo passivo do processo executivo. Outro fundamento aplicvel o fato de que, ao assumir o encargo de administrador, a pessoa j tem cincia das implicaes que a funo traz, dentre elas, de responder pelos dbitos da Pessoa Jurdica, nos termos especificados pela Lei.

- O grupo que entendeu que o dbito constitudo em relao a empresa no est constitudo perante o administrador, entende que a nica hiptese de redirecionamento sem que o scio integre o processo administrativo e consequentemente a CDA, no caso dos scios de sociedade de pessoas (art. 134, VII do CTN), quando a empresa no tiver bens suficientes para quitao do dbito, pois neste caso ocorrer a responsabilidade subsidiria.

Prazo

Todos entendem ser o prazo de 5 anos com divergncia em relao ao marco inicial, o qual entendem ser a partir: - do fato gerador; - da citao da empresa; e a partir do esgotamento dos meios de localizao de outros bens da PJ (actio nata).

3) A CDA que instrui a petio inicial do executivo fiscal pode ser retificada quantas vezes bem entender o Fisco? Quais vcios fundamentam sua retificao? At que momento ela pode ser alterada (vide anexo VI)?

Unnime: Todos os alunos concordaram com a possibilidade da Fazenda Pblica pode substituir a certido de dvida ativa (CDA) quantas vezes forem necessrias quando se tratar de erros materiais, formais ou de supresso de parcelas certas, contudo no pode haver substituio em casos que impliquem alterao do prprio lanamento como o

caso da modificao do sujeito passivo da execuo, vedado pela smula 392 do Superior Tribunal. A CDA poder ser emendada ou substituda at a deciso de primeira instncia, assegurada a devoluo do prazo para embargos.

S-ar putea să vă placă și