Sunteți pe pagina 1din 24

Escola de Administrao Fazendria

Misso: Desenvolver pessoas para o aperfeioamento da gesto das nanas pblicas e a promoo da cidadania.

Concurso Pblico - 2012


(Edital ESAF n. 23, de 6/7/12)

Gabarito

Cargo:

1
1. Nome: 2. 3. 4.

Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil

Prova 1
Conhecimentos Gerais

Instrues

Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. N. de Inscrio:

Verique se o Nmero do Gabarito, colocado na quadrcula acima, o mesmo constante do seu CARTO DE RESPOSTAS e da etiqueta colada na carteira escolar; esses nmeros devero ser idnticos, sob pena de prejuzo irreparvel ao seu resultado neste processo seletivo; qualquer divergncia, exija do Fiscal de Sala um caderno de prova, cujo nmero do gabarito seja igual ao constante de seu CARTO DE RESPOSTAS. O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra legvel, para posterior exame grafolgico:

S podemos dar aquilo que temos em ns mesmos.


5. 6. 7. DURAO DA PROVA: 4h 30min, includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova h 75 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca (tinta azul ou preta) fabricada em material transparente, toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). Por motivo de segurana, somente durante os 30 (trinta) minutos que antecederem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 9.7, do edital regulador do concurso. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida 1 (uma) hora do incio da prova. A no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. Ao sair da sala, entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.

8. 9. 10. 11.

12. 13.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

DIREITO: CONSTITUCIONAL 1 - Assinale a nica opo correta. a) O princpio da livre iniciativa pode ser invocado para afastar regras de regulamentao do mercado e de defesa do consumidor. b) A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelo princpio da concesso de asilo poltico. c) Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre sistemas de sorteios. d) O Estado-membro dispe de competncia legislativa para instituir clusulas tipicadoras de crimes de responsabilidade. e) Compete privativamente Unio legislar sobre procedimentos em matria processual. 2 - Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a nica opo correta. a) O sigilo prossional constitucionalmente determinado exclui a possibilidade de cumprimento de mandado de busca e apreenso em escritrio de advocacia. b) Os dados obtidos em interceptao de comunicaes telefnicas, judicialmente autorizadas para produo de prova em investigao criminal ou em instruo processual penal, no podem ser usados em procedimento administrativo disciplinar instaurado contra a mesma pessoa investigada, haja vista que prevalece no texto constitucional o regime da independncia das instncias. c) Sob a perspectiva objetiva, os direitos fundamentais outorgam aos indivduos posies jurdicas exigveis do Estado, ao passo que, na perspectiva subjetiva, os direitos fundamentais representam uma matriz diretiva de todo o ordenamento jurdico, bem como vinculam atuao do Poder Pblico em todas as esferas. d) O contedo do princpio da dignidade da pessoa humana se identica necessariamente com o ncleo essencial dos direitos fundamentais. e) O estatuto constitucional das liberdades pblicas, ao delinear o regime jurdico a que estas esto sujeitas, permite que sobre elas incidam limitaes de ordem jurdica, destinadas, de um lado, a proteger a integridade do interesse social e, de outro, a assegurar a coexistncia harmoniosa das liberdades, pois nenhum direito ou garantia pode ser exercido em detrimento da ordem pblica ou com desrespeito aos direitos e garantias de terceiros.

3 - Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a nica opo correta. a) A jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal rmou entendimento no sentido de que afronta o princpio da isonomia a adoo de critrios distintos para a promoo de integrantes do corpo feminino e masculino da Aeronutica. b) Enquanto os direitos de primeira gerao realam o princpio da igualdade, os direitos de segunda gerao acentuam o princpio da liberdade. c) O sdito estrangeiro, mesmo aquele sem domiclio no Brasil, tem direito a todas as prerrogativas bsicas que lhe assegurem a preservao da liberdade e a observncia, pelo Poder Pblico, da clusula constitucional do devido processo legal. d) O Supremo Tribunal Federal reconheceu a necessidade do diploma de curso superior para o exerccio da prosso de jornalista. e) As Comisses Parlamentares de Inqurito podem decretar a quebra do sigilo bancrio ou scal, independentemente de qualquer motivao, uma vez que tal exigncia est restrita s decises judiciais. 4 - Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a nica opo correta. a) livre a manifestao do pensamento, sendo permitido o anonimato. b) Os direitos fundamentais se revestem de carter absoluto, no se admitindo, portanto, qualquer restrio. c) As associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso do Ministro da Justia. d) O princpio da isonomia, que se reveste de autoaplicabilidade, no suscetvel de regulamentao ou de complementao normativa. Esse princpio deve ser considerado sob duplo aspecto: (i) o da igualdade na lei; e (ii) o da igualdade perante a lei. e) A Constituio Federal de 1988 admite a aplicao de pena de banimento.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

Prova 1 - Gabarito 1

5 - Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a nica opo correta. a) Ressalvadas as situaes excepcionais taxativamente previstas no texto constitucional, nenhum agente pblico, ainda que vinculado administrao tributria do Estado, poder, contra a vontade de quem de direito, ingressar, durante o dia, sem mandado judicial, em espao privado no aberto ao pblico, onde algum exerce sua atividade prossional, sob pena de a prova resultante da diligncia de busca e apreenso assim executada reputar-se inadmissvel. b) A Constituio Federal de 1988 admite a aplicao de pena de trabalhos forados. c) A atividade de msico deve ser condicionada ao cumprimento de condies legais para o seu exerccio, no sendo cabvel a alegao de que, por ser manifestao artstica, estaria protegida pela garantia da liberdade de expresso. d) A gravao de conversa telefnica feita por um dos interlocutores, sem conhecimento do outro, considerada prova ilcita. e) A defesa da legalizao das drogas em espaos pblicos no constitui exerccio legtimo do direito livre manifestao do pensamento, sendo, portanto, vedada pelo ordenamento jurdico ptrio. 6 - Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a nica opo correta. a) Ningum ser considerado culpado at a prolao da sentena penal condenatria. b) O exerccio concreto da liberdade de expresso assegura ao jornalista o direito de expender crticas a qualquer pessoa, ainda que em tom spero, contundente, sarcstico, irnico ou irreverente, especialmente contra as autoridades e aparelhos de Estado. No entanto, deve responder penal e civilmente pelos abusos que cometer, e sujeitar-se ao direito de resposta previsto no texto constitucional. c) Conceder-se- mandado de injuno para proteger direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico. d) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, o foro especial para a mulher nas aes de separao judicial e de converso da separao judicial em divrcio ofende o princpio da isonomia entre homens e mulheres ou da igualdade entre os cnjuges. e) Nos concursos pblicos, cabvel a realizao de exame psicotcnico, ainda que no haja previso em lei, bastando, apenas, que o edital tenha regra especca sobre tal questo.

7 - Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a nica opo correta. a) A garantia constitucional da ampla defesa no afasta a exigncia do depsito como pressuposto de admissibilidade de recurso administrativo. b) No viola a garantia constitucional de acesso jurisdio a taxa judiciria calculada sem limite sobre o valor da causa. c) Os direitos fundamentais de defesa geram uma obrigao para o Estado de se abster, ou seja, implicam numa postura de natureza negativa do Poder Pblico. Assim, impe-se ao Estado um dever de absteno em relao liberdade, intimidade e propriedade do cidado, permitindo-se a interveno estatal apenas em situaes excepcionais, onde haja, ainda, o pleno atendimento dos requisitos previamente estabelecidos nas normas. d) A extradio ser deferida pelo STF no caso de fatos delituosos punveis com priso perptua, no sendo necessrio que o Estado requerente assuma o compromisso de comut-la em pena no superior durao mxima admitida na lei penal do Brasil. e) Ningum poder ser compelido a associar-se ou a permanecer associado, salvo quando houver previso especca em lei. 8 - Assinale a nica opo correta. a) Compete privativamente Unio proteger os stios arqueolgicos. b) So gratuitas as aes de habeas corpus, habeas data e mandado de segurana. c) A prtica do racismo no constitui conduta ilcita, pois est garantida pelo direito constitucional de liberdade de expresso. d) Ao Distrito Federal atribudo apenas as competncias legislativas reservadas aos Estados. e) A vedao do nepotismo no exige a edio de lei formal para coibir a prtica, uma vez que decorre diretamente dos princpios constitucionais da Administrao Pblica. 9 - Sobre os direitos sociais, assinale a nica opo correta. a) No viola a Constituio o estabelecimento de remunerao inferior ao salrio mnimo para as praas prestadoras de servio militar inicial. b) O Supremo Tribunal Federal assentou o entendimento de que possvel a xao do piso salarial em mltiplos do salrio mnimo. c) A fundao de sindicato depende de autorizao do Ministrio do Trabalho. d) O aposentado liado no tem direito a ser votado nas organizaes sindicais. e) O texto constitucional prev o direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Servio categoria dos trabalhadores domsticos.

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

Prova 1 - Gabarito 1

10- Assinale a nica opo correta. a) O cargo de Ministro da Fazenda privativo de brasileiro nato. b) O cargo de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho privativo de brasileiro nato. c) O brasileiro nato poder ser extraditado no caso de comprovado envolvimento em trco ilcito de entorpecentes e drogas ans. d) So brasileiros natos os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que qualquer deles esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil. e) No sistema jurdico-constitucional ptrio, cabvel a aquisio da nacionalidade brasileira como efeito direto e imediato resultante do casamento civil. 11- Sobre as competncias da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, assinale a nica opo correta. a) Compete privativamente Unio legislar sobre direito penitencirio. b) Compete privativamente Unio legislar sobre registros pblicos. c) Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre desapropriao. d) Compete privativamente Unio legislar sobre juntas comerciais. e) No mbito da legislao concorrente, a competncia da Unio limitar-se- a estabelecer normas gerais. Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados no esto autorizados a exercer a competncia legislativa plena. 12- Assinale a nica opo correta. a) Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividirse ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territrios Federais, mediante aprovao da populao diretamente interessada, atravs de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei ordinria. b) A fuso de Municpios far-se- por lei estadual, dentro do perodo determinado por Lei Complementar Federal, e depender de consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos, sendo prescindvel a realizao de Estudo de Viabilidade Municipal. c) As terras tradicionalmente ocupadas pelos ndios so bens da Unio. d) Os recursos minerais do subsolo so bens dos Municpios. e) Compete aos Estados organizar, manter e executar a inspeo do trabalho.

ADMINISTRATIVO 13- Quanto s autarquias no modelo da organizao administrativa brasileira, incorreto armar que a) possuem personalidade jurdica. b) so subordinadas hierarquicamente ao seu rgo supervisor. c) so criadas por lei. d) compem a administrao pblica indireta. e) podem ser federais, estaduais, distritais e municipais. 14- No compe a Administrao Pblica Federal Direta a) a Secretaria da Receita Federal do Brasil. b) a Presidncia da Repblica. c) o Tribunal Regional Eleitoral. d) o Ministrio dos Esportes. e) a Caixa Econmica Federal. 15- A Smula n. 473 do Supremo Tribunal Federal STF enuncia: A administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. Por meio da Smula n. 473, o STF consagrou a) a autotutela. b) a ecincia. c) a publicidade. d) a impessoalidade. e) a legalidade. 16- incorreto armar, quanto ao regime do ato administrativo: a) a presuno de legitimidade conformidade do ato com a lei. diz respeito

b) a auto-executoriedade a possibilidade de o ato ser posto em execuo pela prpria Administrao Pblica. c) a discricionariedade congura a completa liberdade de atuao do agente pblico na prtica do ato administrativo. d) a imperatividade a capacidade do ato de se impor a terceiros independente de sua concordncia. e) o motivo o pressuposto de fato e de direito que serve de fundamento para a prtica do ato administrativo. 17- No congura princpio norteador do procedimento licitatrio a) vinculao ao instrumento convocatrio. b) julgamento objetivo. c) probidade administrativa. d) igualdade de condies a todos os concorrentes. e) dispensa e inexigibilidade.

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

Prova 1 - Gabarito 1

18- Conforme determina a Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993, so clusulas necessrias em todo contrato administrativo: I. o objeto e seus elementos caractersticos.

20- Quanto s regras impostas aos servidores pblicos federais, consoante disposio da Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, correto armar que: a) para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere, o afastamento do servidor dar-se- sem prejuzo da remunerao. b) o servidor no poder ausentar-se do Pas para estudo ou misso ocial sem autorizao do Presidente da Repblica, Presidente dos rgos do Poder Legislativo e Presidente do Supremo Tribunal Federal. c) para a participao do servidor em programa de psgraduao stricto sensu em instituio de ensino superior no Pas, necessria a compensao de horrio, sem possibilidade de afastamento do exerccio do cargo. d) ainda que no estgio probatrio, a critrio da administrao, podero ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo licenas para o trato de assuntos particulares pelo prazo de at trs anos consecutivos, sem remunerao. e) durante o perodo que mediar entre a sua escolha em conveno partidria, como candidato a cargo eletivo, e a vspera do registro de sua candidatura perante a Justia Federal, o servidor no ter direito a licena. 21- Quanto responsabilidade do servidor pblico, no se pode armar, corretamente, que: a) o servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies. b) a responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros. c) tratando-se de dano causado a terceiros, responder o servidor perante a Fazenda Pblica, em ao regressiva. d) a responsabilidade administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria. e) as sanes civis, penais e administrativas so independentes entre si e, por isso, no podem ser aplicadas cumulativamente.

II. o preo e as condies de pagamento. III. o crdito pelo qual correr a despesa, com a indicao da classicao funcional programtica e da categoria econmica. IV. a obrigao do contratado de manter, durante toda a execuo do contrato, em compatibilidade com as obrigaes por ele assumidas, todas as condies de habilitao e qualicao exigidas na licitao. V. os casos de resciso. a) Todas as assertivas esto corretas. b) Apenas as assertivas I, II, IV e V esto corretas. c) Apenas as assertivas I, II e V esto corretas. d) Apenas as assertivas I, II e III esto corretas. e) Apenas as assertivas I e II esto corretas. 19- Considerando o procedimento previsto na Lei n. 10.520, de 17 de julho de 2002, qual das assertivas abaixo no se aplica ao prego eletrnico: a) do aviso publicado no dirio ocial, devero constar a denio do objeto da licitao, a indicao do local, dias e horrios em que poder ser lida ou obtida a ntegra do edital. b) no curso da sesso, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preos at 10% (dez por cento) superiores quela podero fazer novos lances verbais e sucessivos, at a proclamao do vencedor. c) examinada a proposta classicada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, caber ao pregoeiro decidir motivadamente a respeito da sua aceitabilidade. d) a abertura dos envelopes contendo a documentao para habilitao e as propostas ser realizada sempre em ato pblico previamente designado, do qual se lavrar ata circunstanciada, assinada pelos licitantes presentes e pela Comisso. e) vericado o atendimento das exigncias xadas no edital, o licitante ser declarado vencedor.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

Prova 1 - Gabarito 1

22- Quanto ao recurso administrativo previsto na Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, incorreto armar que: a) salvo disposio legal em contrrio, o recurso no tem efeito suspensivo. b) em regra, a interposio de recurso administrativo depende de cauo prestada pelo requerente. c) o recurso administrativo tramitar, no mximo, por trs instncias administrativas, salvo disposio legal diversa. d) entre outros, tm legitimidade para interpor recurso administrativo as organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos. e) quando interposto fora do prazo, o recurso no ser conhecido. 23- Segundo a Lei n. 8.429, de 2 de junho de 1992, que trata dos atos de improbidade administrativa, correto armar que: a) somente servidor pblico pode ser sujeito ativo de ato de improbidade administrativa. b) o integral ressarcimento do dano causado ao patrimnio pblico somente se d se o agente tiver agido com dolo. c) no caso de enriquecimento ilcito, o agente pblico benecirio somente perder os bens adquiridos at o limite do valor do dano causado ao patrimnio pblico. d) o sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes da referida Lei at o limite do valor da herana. e) a referida Lei apresenta rol taxativo de condutas que importam o cometimento de atos de improbidade administrativa. 24- Previsto no inciso XXXIII do artigo 50, no inciso II do 30 do artigo 37 e no 20 do artigo 216 da Constituio Federal, o direito ao acesso a informaes pblicas foi regulado pela Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011. Quanto ao procedimento de pedido de acesso, incorreto armar que: a) qualquer interessado poder apresentar pedido de acesso a informaes aos rgos e entidades referidos na Lei, por qualquer meio legtimo, devendo o pedido conter a identicao do requerente e a especicao da informao requerida. b) os rgos e entidades do poder pblico devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso a informaes por meio de seus stios ociais na internet. c) sob pena de indeferimento do pedido, os motivos determinantes da solicitao de acesso s informaes de interesse pblico devem ser apresentados pelo cidado requerente.
Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012 6

d) quando no for autorizado o acesso por se tratar de informao total ou parcialmente sigilosa, o requerente dever ser informado sobre a possibilidade de recurso, prazos e condies para sua interposio, devendo, ainda, ser-lhe indicada a autoridade competente para sua apreciao. e) o servio de busca e fornecimento da informao gratuito, salvo nas hipteses de reproduo de documentos pelo rgo ou entidade pblica consultada, situao em que poder ser cobrado exclusivamente o valor necessrio ao ressarcimento do custo dos servios e materiais utilizados. 25- De acordo com o Decreto n. 6.170, de 25 de julho de 2007, relacione os seguintes conceitos e marque a correta correspondncia ao nal. ( ( ( ( ( I. ) Convnio ) Contrato de repasse ) Termo de cooperao ) Concedente ) Interveniente Instrumento por meio do qual ajustada a transferncia de crdito de rgo da administrao pblica federal direta, autarquia, fundao pblica, ou empresa estatal dependente, para outro rgo ou entidade federal da mesma natureza.

II. rgo da administrao pblica federal direta ou indireta, responsvel pela transferncia dos recursos nanceiros ou pela descentralizao dos crditos oramentrios destinados execuo do objeto do convnio. III. rgo da administrao pblica direta e indireta de qualquer esfera de governo, ou entidade privada que participa do convnio para manifestar consentimento ou assumir obrigaes em nome prprio. IV. Instrumento administrativo por meio do qual a transferncia dos recursos nanceiros se processa por intermdio de instituio ou agente nanceiro pblico federal, atuando como mandatrio da Unio. V. Acordo, ajuste ou qualquer outro instrumento que discipline a transferncia de recursos nanceiros da Unio e tenha como partcipe, de um lado, rgo ou entidade da administrao pblica federal, direta ou indireta, e, de outro lado, rgo ou entidade da administrao pblica estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta, ou ainda, entidades privadas sem ns lucrativos. a) V, IV, I, II, III b) I, V, IV, III, II c) IV, I, V, II, III d) V, I, IV, III, II e) V, III, II, IV, I

Prova 1 - Gabarito 1

LNGUA PORTUGUESA Com base na leitura do texto abaixo, responda s questes 26, 27 e 28. No perodo de 1727 a 1760, auge da produo aurfera, a Coroa havia cunhado, em mdia, 01(um) conto e 1555 mil ris em moedas de ouro por ano, uma fortuna. Da por diante, porm, a quantidade de dinheiro que circulava na economia sofreu um impacto tremendo. No decnio 1761-1770, a cunhagem anual de moedas de ouro caiu 18%. A queda continuaria no perodo 1771 a 1790. Ou seja, na penltima dcada do sculo XVIII, a injeo de moedas de ouro que a economia portuguesa recebia anualmente era um quinto do que fora trs dcadas antes. O dinheiro estava desaparecendo. Num primeiro momento, a reao de funcionrios graduados da Coroa foi atribuir a queda nas remessas de ouro para Lisboa a um suposto aumento da sonegao no Brasil. (...) Fiando-se que a causa central do problema era a sonegao, a Coroa acochou (ainda mais) a colnia. Logo no primeiro ano em que os mineradores no conseguiram cumprir integralmente a cota do quinto, Lisboa aplicou um instrumento de cobrana scal que se tornaria sinnimo de tirania: a derrama. O objetivo da derrama era obrigar os colonos a completarem a parcela do quinto no recolhido. Os meios utilizados iam da presso violncia fsica. (...) Havia formas de coleta ainda mais abusivas. Sem nenhum aviso prvio, guardas armados costumavam invadir residncias para efetuar o consco, operaes que acabavam em violncia e prises. A inquietude, claro, tomou conta das sociedades que viviam em reas de minerao, mas a Coroa no se importava com isso. A nica meta era irrigar as nanas reais. (...) A inteno era recolher 634 quilos de ouro referentes ao pagamento a menor, ocorrido no perodo 1769-1771. Mesmo com toda a violncia, o resultado da derrama foi po: 147 quilos, o que no chegava a um quarto do volume pretendido.
(Adaptado de: Figueiredo Lucas, Boa Ventura! A corrida do ouro no Brasil (1697-1810). So Paulo: Record, 2011. Captulo 15, p.284 e captulo16, p. 292)

27- Marque a opo que fornece a correta justicativa para as relaes de coeso referencial no texto. a) era um quinto do que fora trs dcadas antes(l.10 e 11) refere-se economia portuguesa. b) Fiando-se que a causa central do problema era a sonegao(l.16 e 17) refere-se s reas de minerao. c) auge da produo aurfera(l.1) refere-se quantidade de dinheiro que circulava na economia. d) a reao de funcionrios graduados(l.12 e 13) referese aplicao de um instrumento de cobrana. e) mas a Coroa no se importava com isso(l.30 e 31) refere-se inquietude. 28- Assinale a opo incorreta a respeito do uso das estruturas lingusticas do texto. a) Preservam-se a correo e a coerncia, se substituirmos a expresso: a Coroa havia cunhado (l.2) por a Coroa cunhara. b) Preservam-se a correo e a coerncia, se substituirmos a expresso: O objetivo da derrama era obrigar os colonos a completarem(l.21 e 22) por: O objetivo da derrama era obrigar os colonos a completar. c) Preservam-se a correo e a coerncia, se substituirmos a expresso: era um quinto do que fora trs dcadas antes(l.10 e 11) por: era um quinto do que tinha sido trs dcadas antes. d) Preservam-se a correo e a coerncia, se substituirmos a expresso: 147 quilos, o que no chegava a um quarto do volume pretendido por: 147 quilos, os quais no chegavam em um quarto do volume pretendido.(linhas 36 e 37). e) Preservam-se a correo e a coerncia se substituirmos a expresso: a reao de funcionrios graduados da Coroa foi atribuir(l.12 e 13) por: a reao de funcionrios graduados da Coroa foi a de atribuir.

10

15

20

25

30

35

26- Infere-se das ideias do texto lido que: a) Todas as regies brasileiras sofreram presses do sco portugus. b) Portugal devia Inglaterra e a colnia precisava produzir essa riqueza. c) A derrama foi um instrumento de pouca valia para as nanas portuguesas. d) Os mtodos de arrecadao dos impostos na colnia serviram de modelo para outras naes. e) O pagamento do quinto foi elevado a partir de 1769.

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

Prova 1 - Gabarito 1

Considere o texto abaixo para responder s questes 29 e 30. O governo d sinais de que parece superar a longa fase de negao do problema e est mais perto de formatar uma agenda para enfrentar a deteriorao das contas do Instituto Nacional do Seguro Social INSS. No esto em pauta medidas juridicamente controversas nem de impacto sobre o oramento no curto prazo, mas decises a serem tomadas logo para atenuar, no futuro, a expanso da despesa com a Previdncia. Hoje, ela j da ordem de 10% do PIB (incluindo o setor pblico), comparvel de pases mais ricos e com maior nmero de idosos. No caso dos atuais segurados, o fundamental para equilibrar as contas desencorajar as aposentadorias precoces admitidas pela legislao. A alternativa mo a frmula batizada de 85/95, em que os nmeros se referem soma da idade com o tempo de contribuio a ser exigida, respectivamente, de mulheres e homens. A regra, fcil de entender, substituiria o fator previdencirio. Alm disso, caberia impor aos futuros participantes do mercado de trabalho, por exemplo, uma idade mnima para a aposentadoria, como nos regimes previdencirios da maioria dos pases. Trabalhase com 60 anos para mulheres e 65 para homens, nmeros que sero objeto de negociao no Congresso. Atualmente, h quem se aposente antes dos 50, com base no tempo de contribuio (30 e 35 anos, respectivamente, para obter o benefcio integral). O outro item da agenda, disciplinar as penses por morte, rene melhores condies para engendrar uma ao mais imediata, talvez, dadas a dimenso e a obviedade das anomalias por corrigir. Vivos e rfos custaram R$ 100 bilhes ao errio no ano passado (cerca de 20% do gasto previdencirio total), dos quais R$ 60 bilhes na carteira do INSS e o restante no regime dos servidores pblicos. Trata-se de um desembolso dos mais liberais no mundo, resultado de uma legislao extravagante. No leva em conta, por exemplo, o perodo de contribuio pelo segurado, a idade do benecirio ou sua capacidade de sustentar-se.
(Editorial, Folha de S. Paulo, 2/8/2012)

e) A idade ideal para as aposentadorias, de forma a equilibrar as contas do INSS, de 85 anos para as mulheres e 95 anos para os homens. 30- Em relao s estruturas lingusticas do texto, assinale a opo correta. a) Mantm-se a correo gramatical e os sentidos originais do perodo ao se substituir de que(l.1) por do qual. b) O emprego do sinal indicativo de crase em de pases(l.11) justica-se pela fuso da preposio a, exigida pelo adjetivo comparvel, com o artigo denido feminino singular a que acompanha o substantivo despesa, elptico na frase. c) Prejudica-se a correo gramatical e o sentido original do perodo ao se substituir em que(l.16) por na qual. d) A palavras frmula e nmeros(l.16) recebem acento grco com base em regras gramaticais diferentes. e) Em trabalha-se(l.24 e 25) e em se aposente(l.27) o emprego do pronome se tem a mesma funo morfossinttica. Considere o texto abaixo para responder s questes 31 e 32. O Brasil tem o terceiro maior spread bancrio do mundo. O nosso fechou 2011 em 33% s perdemos para Quirquisto (34%) e Madagascar (42%). Pases mais parecidos com o Brasil, como Chile e Mxico, cobram entre 3% e 4%. H possveis explicaes para a anomalia. A mais controversa se a competio aqui mais branda do que em outros mercados. No funcionam no Brasil mecanismos que, no exterior, fazem com que os bancos disputem clientes de forma mais agressiva. O principal deles o cadastro positivo, um sistema que permite a troca de informaes de quem paga seus emprstimos em dia. Ele foi aprovado h quase um ano, mas at agora no deslanchou. Os bancos dizem que as informaes so precrias, porque os clientes precisam autorizar a incluso de seu nome e retir-lo se quiserem, o que torna o sistema pouco convel. O spread elevado tambm se deve a fatores como alta carga tributria e inadimplncia os emprstimos atrelados a garantias so incipientes, o que aumenta o risco de um calote.
(Adaptado de Exame, ano 46, n. 7, 18/4/2012)

10

15

20

25

30

10

35

15

40

29- Com base nas ideias do texto, assinale a opo correta. a) No caso de vivos e rfos, a Previdncia Social, para conceder o benefcio, considera a idade do benecirio e sua capacidade de sustentar-se. b) O sistema da Previdncia Social se benecia quando ocorrem aposentadorias precoces, para pessoas com menos de cinquenta anos. c) Quem se aposenta, hoje, antes da idade de cinquenta anos est se beneciando da regra que leva em conta apenas o tempo de contribuio. d) A despesa com a Previdncia Social, proporcionalmente ao PIB, no Brasil, muito menor se comparada s despesas dos pases desenvolvidos.
Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012 8

31- Preservam-se as relaes argumentativas do texto, bem como sua correo gramatical, ao inserir a) o substantivo anomalia antes de mais controversa (l.6). b) a expresso de spread depois de mecanismos (l.8). c) a expresso do cadastro depois de informaes (l.11). d) o qualicativo bancrio depois de sistema (l.11). e) o pronome essas antes de garantias (l.19).

Prova 1 - Gabarito 1

32- Assinale a opo que d justicativa correta para o uso das estruturas lingusticas no texto. a) Apesar de se referir a uma expresso no plural, o verbo H (l.5) deve ser usado no singular para mostrar que a orao em que ocorre destaca a ideia de anomalia (l.6). b) O valor de condio que a conjuno se (l.6) confere orao em que ocorre seria mantido tambm com o uso de talvez, sem prejudicar a correo gramatical do texto. c) O uso do modo subjuntivo em disputem (l.9) destaca a ideia de hiptese no texto; no entanto, mesmo enfraquecida a hiptese, a coerncia da argumentao e a correo gramatical do texto tambm estariam preservadas com o uso do modo indicativo: disputam. d) Como os demais verbos referentes a clientes (l.15) j esto adequadamente exionados no plural, as normas gramaticais permitem tambm o uso de quiser, em lugar de quiserem (l.16), sem prejuzo para a correo gramatical do texto. e) A ausncia do sinal indicativo de crase antes de fatores (l.18) e garantias (l.19) indica que esses substantivos esto empregados de modo genrico, sem o uso de artigo que os dena. 33- Assinale a opo que, ao preencher a lacuna do pargrafo, provoca erro gramatical e/ou incoerncia na argumentao do texto. A inao, que deveria voltar a ser um problema s no ano que vem, vai causar preocupao no curto prazo._____________________________, mais uma vez a taxa vai car acima do centro, ainda que permanea dentro da margem de segurana. A alta foi pequena, mas d uma ideia do pessimismo que anda dominando os mercados.
(Adaptado de Correio Braziliense, de 7 de agosto de 2012)

34- Assinale a opo que constitui continuao gramaticalmente correta, coesa e coerente para o texto a seguir. Apesar do nvel de emprego ainda elevado, a situao da indstria brasileira piorou consideravelmente desde o ano passado e hoje destoa muito menos do padro internacional. As medidas tomadas pelo governo para isolar o Pas da crise externa, ou para reduzir, pelo menos, o risco de contgio, foram insucientes, at agora, para impulsionar a indstria de transformao. A manuteno do emprego, a elevao do salrio real, a rpida expanso do crdito e a reduo de impostos para alguns setores estimularam o consumo, mas a produo manufatureira foi incapaz de acompanhar a demanda interna.
(Editorial, O Estado de S. Paulo, 2/8/2012)

a) Parte desse estmulo foi aproveitada por produtores estrangeiros bem mais preparados para disputar espao nos mercados. O recuo da atividade industrial brasileira reete, entre outros fatores, o aumento das importaes e a deteriorao do saldo comercial. b) Diante dessa pequena reao de maio para junho foi amplamente insuciente para a retomada do nvel de atividade do ano passado. As maiores perdas em 2012 continuam no setor de bens de capitais, isto , de mquinas e equipamentos. A fabricao desses bens aumentou 1,4% de maio para junho, mas a produo do primeiro semestre foi 12,5% inferior de um ano antes. c) Essa presena do concorrente de fora no ajuda a explicar os nmeros ruins acumulados a partir de 2011. No primeiro semestre, a produo foi 3,8% menor que a de janeiro a junho do ano passado. O resultado acumulado em 12 meses diminuiu 2,3%. d) Quando se examina esse perodo de 12 meses, h uma pequena mudana no conjunto, com reduo de 7,6% na produo de bens durveis de consumo e de 5,5% na fabricao de bens de capital. Durante esses 12 meses, no entanto, a poltica anticrise estimulou o consumo e abriu espao para alguma recuperao das indstrias de bens durveis, como a de automveis e a da linha branca. e) Essa iniciativa legal foi suciente para levar o empresariado a investir com maior entusiasmo em mquinas e equipamentos. Autoridades zeram apelos ao esprito aguerrido dos empresrios, mas sem resultados. Mesmo nos setores beneciados por facilidades scais e medidas protecionistas o efeito foi muito limitado.

a) A serem conrmadas as expectativas do mercado. b) Apesar de conrm-las as expectativas do mercado. c) Se a expectativa do mercado se conrmar. d) Conrmando-se as expectativas do mercado. e) Caso sejam conrmadas as expectativas de mercado.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

Prova 1 - Gabarito 1

35- Assinale a opo que preenche as lacunas de forma gramaticalmente correta, coesa e coerente. O Pas considerado no exterior um grande mercado, principalmente a partir da ampliao da distribuio de renda que houve nos ltimos anos. Por outro lado, a poltica do governo, __1__prioridade expanso do consumo, sem temer o uso de muitos incentivos com esse objetivo, estimulou __2__os interesses externos no nosso mercado domstico. Soma-se a isso o fato __3__, na economia mundial atual, so escassas as oportunidades de grandes negcios e existe um excesso de liquidez, o que torna os investidores ainda mais propensos a investir no Brasil. A forma mais simples e direta a compra de uma empresa nacional j em funcionamento, __4__ uma injeo no muito grande de capital pode aumentar signicativamente sua ecincia. Esse tipo de aporte de capital interessa ao Brasil,__5__ representa entrada de divisas que ajudam a cobrir o dcit em transaes correntes do balano de pagamentos.
(Editorial, O Estado de S. Paulo, 2/8/2012)

d) A reforma poderia ter sido feita em uma conjuntura de vacas gordas, quando a arrecadao bateu sucessivos recordes nas vrias esferas de governo. e) Na China, embora governada por um regime centralizador, existe hoje uma disputa entre as provncias, e o pas no se ressente dessa competio. 37- Os trechos abaixo constituem um texto do Editorial de O Estado de S. Paulo, de 29/7/2012, mas esto desordenados. Ordene-os nos parnteses e indique a sequncia correta. ( ) Desde ento, no apenas a realidade econmiconanceira do pas sofreu mudanas signicativas, com o controle da inao e a transferncia de setores da economia, ento sob o taco do Estado, para a iniciativa privada, como tambm surgiram fenmenos nem sequer sonhados pelo legislador. ( ) O atual Cdigo de Defesa do Consumidor, em vigor h 21 anos, representou em seu tempo um marco na defesa dos direitos da cidadania, mas est longe de englobar, em seus 119 artigos, a complexidade de que se revestiu a atividade econmica a partir da revoluo tecnolgico-informacional. ( ) o caso, entre outros, dos cartes de dbito e crdito com chip, do comrcio e da pirataria eletrnicos, do teleatendimento e da telecobrana, da informatizao do sistema bancrio, dos smartphones e tablets. ( ) A esses e outros traos do cenrio do consumo no pas, intil procurar respostas especcas no Cdigo de Defesa do Consumidor. Foi mais do que oportuna a iniciativa do Senado de criar uma comisso de juristas, cujo trabalho foi concludo em maro, para propor um anteprojeto de reforma do referido instrumento legal. ( ) Filho dos movimentos contra a carestia dos anos 1970 e da hiperinao dos anos 1980, respondia ao contexto em que surgia: o de um pas que emergia da chamada "dcada perdida", engolido pela crise e descrente da eccia da ao governamental depois de sucessivos planos de estabilizao frustrados. a) 1, 5, 2, 4, 3 b) 3, 1, 4, 5, 2 c) 5, 2, 1, 3 4 d) 4, 3, 5, 2, 1 e) 2, 4, 3, 1, 5

1 a) dando b) por dar c) sem dar d) quando d e) ao dar

2
ainda mais pouco insucientemente de menos muito

3
de que de quem que de o qual

4
em que com de na qual que com

5
uma vez que vez que conquanto pois mas

36- Assinale a opo que preenche a lacuna do texto de forma gramaticalmente correta, coesa e coerente. A necessidade de uma reforma tributria quase uma unanimidade nacional. Na rea federal, a que mais pesa na carga tributria, certamente possvel simplicar a estrutura de impostos e contribuies que incidem sobre os mesmos fatos geradores. Mas a esfera estadual que concentra as maiores diculdades do sistema produtivo no que se refere a tributos. como se o pas estivesse dividido em 27 "naes", cada qual com uma interpretao da legislao que deveria, no entanto, ser comum a todas. No deixa de ser salutar que as unidades da federao tenham polticas de atrao de investimento. _________ ______________________________________________ o que poderia ocorrer tambm no Brasil, mas para isso preciso uma reforma que estabelea novas regras de convivncia tributria entre os entes federativos.
(Editorial, O Globo, 29/7/2012)

a) A tentativa de se promover a reforma por meio de um projeto do governo federal no avanou no Congresso. b) Governadores se mostraram temerosos diante das mudanas, ainda que a Unio se dispusesse a compensar eventuais perdas durante um perodo de transio. c) Como as bancadas estaduais se mantiveram relutantes diante do projeto, criou-se um impasse.
Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012 10 Prova 1 - Gabarito 1

38- Assinale a opo correta a respeito do uso da vrgula no texto. Junto inadivel reforma, os pases que j concentram um nmero considervel de gente no topo da pirmide etria deveriam comear a reetir tambm sobre mecanismos bem concretos para estimular a permanncia desse grupo no mercado de trabalho. Rero-me, basicamente, a incentivos de ordem scal, que podem ser concedidos, por exemplo, aos empregadores que contratem funcionrios mais velhos. Se estes continuarem em atividade, no apenas deixaro de impactar negativamente as nanas pblicas como permanecero pagando impostos e produzindo riqueza. No nal, isso bem vindo aos cofres do governo, economia do pas como um todo e tambm s poupanas de cada um.
(Adaptado de Ronald Lee, Fazer mais com menos braos. Entrevista Veja, 30 de maio de 2012)

39- Constitui uma continuidade gramaticalmente correta e coerente com a argumentao do texto o seguinte perodo sinttico: a) Tudo isso neutraliza ou reduz os ganhos de competitividade derivado de tais avanos tecnolgicos e de gesto na empresa. b) A valorizao cambial agrava a perda de competitividade na industria, verdade, mas no a causa principal dessa perda. c) Assim, o desequilbrio provocado pelo xito do agronegcio e da minerao seria revertido para ganho de competitividade em outros seguimentos. d) O pas galgaria um patamar mais alto de crescimento se a proposta dos que armam que pegamos a doena holandesa, tributar as exportaes de commodities. e) No entanto essa valorizao consequncia no intencional dos ganhos de comrcio e da abundncia de recursos externos que valorizam a taxa de cmbio no necessariamente negativos. 40- Assinale a opo incorreta a respeito da relao entre estruturas gramaticais e os mecanismos de coeso que sustentam a coerncia do texto. a) A exo de plural em acarretam (l.4) indica que a desindustrializao (l.4) resulta tanto do efeito de descobertas (l.2) quanto do aumento de preos (l.2 e 3). b) O substantivo ideia (l.5) resume a informao do perodo sinttico anterior, que compara causas e consequncias da valorizao da taxa de cmbio na Holanda e no Brasil. c) A exo de masculino em claro (l.7) estabelece relao de coeso entre esse qualicativo e a orao condicional como um todo. d) O advrbio da (l.12) tem a funo textual de localizar no boom da exportao as consequncias da doena holandesa. e) A opo pelo uso do futuro do pretrito em evidenciaria (l.16), juntamente com o termo diz-se (l.14), indica a posio argumentativa de distanciamento do autor e seu no comprometimento com a veracidade da informao veiculada. 41- Assinale o trecho em que a transcrio do texto adaptado do jornal Correio Braziliense, de 7 de agosto de 2012, desrespeita as regras gramaticais no uso das estruturas lingusticas. a) Ao mesmo tempo em que os analistas do mercado nanceiro elevam a perspectiva para a inao este ano, eles trabalham cada vez mais com a possibilidade de queda para o Produto Interno Bruto (PIB) e tambm para a taxa de juros bsica da economia. b) A principal razo para isso que o setor industrial no d mostras de que vai reagir, revertendo a tendncia de queda na atividade. Pela dcima semana consecutiva, os analistas vm revendo para baixo as expectativas de desempenho da indstria brasileira.

10

a) Por se tratar de pontuao facultativa, com a funo de enfatizar as ideias do texto, a retirada da vrgula depois de reforma (l.1) preservaria a correo e a coerncia textuais. b) Para que sejam respeitadas as normas de pontuao da lngua portuguesa, deve ser inserida uma vrgula depois de etria (l.3). c) Apesar de alterar as relaes semnticas do texto, a omisso da vrgula depois de scal (l.7) tambm respeitaria as regras de pontuao e preservaria a coerncia da argumentao. d) Como marca a nalizao de uma orao, a vrgula depois de atividade (l.9) admite a substituio pelo ponto e vrgula, sem prejudicar a correo do texto. e) No contexto sinttico em que usada, as regras de pontuao admitem como correta a substituio da vrgula depois de governo (l.13), para separar termos de uma enumerao. Considere o texto abaixo para responder s questes 39 e 40. Tem-se armado que o Brasil pegou a doena holandesa, ou seja, o efeito de descobertas ou aumento de preos de recursos naturais, que valorizam a taxa de cmbio e por isso acarretam desindustrializao. A ideia foi inspirada no surgimento de gs da Holanda. Pesquisas acadmicas comprovaram que ocorre a valorizao cambial, mas no cou claro se tal doena causa desindustrializao ou reduo do crescimento econmico. Na Holanda, o boom da exportao de gs valorizou a taxa de cmbio. Ao mesmo tempo, a indstria txtil e de vesturio praticamente desapareceu e a produo de veculos e navios diminuiu. Foi da que veio a tese da doena holandesa. No Brasil diz-se que a valorizao cambial decorrente da expanso das exportaes de commodities evidenciaria a tese da doena holandesa. Nada disso tem comprovao.
(Adaptado de Veja, 30 de maio de 2012) Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012 11

10

15

Prova 1 - Gabarito 1

c) De acordo com o relatrio Focus, a mdia das estimativas para o ano passou de uma contrao na atividade no setor industrial de 0,44% para uma queda maior, de 0,69%. Com isso, as expectativas para o PIB, que j vinham diminuindo, caram mais ainda. d) Segue tambm em queda, segundo os analistas do mercado nanceiro, a previso para a taxa bsica de juros. Agora, segundo a pesquisa Focus, a taxa Selic deve chegar a 7,25% no nal do ano. e) At semana passada, a estimativa que prevalescia era de que o ciclo de reduo da Selic pararia em 7,5%. Atualmente a taxa est em 8%. Com a mudana o mercado nanceiro passa a trabalhar com a perspectiva de que o Banco Central reduza a taxa mais duas vezes. 42- Assinale a opo em que o trecho do texto foi transcrito de forma gramaticalmente correta. a) O governo espera uma melhoria da economia, at o nal do ano, mas, mesmo que essa hiptese se conrme, o efeito positivo sobre as contas scais no sero imediatos, com maior impacto no ano que vem. b) At junho a receita de tributos vinha evoluindo em ritmo inferior ao esperado, como j reconheceu a Secretaria da Receita Federal. O mesmo parece estar ocorrendo com a arrecadao previdenciria, que vinha ajudando sustentar o patamar da arrecadao federal, como mostraram dados do Ministrio da Previdncia relativos ao primeiro semestre. c) As contas scais de junho foram inuenciadas negativamente pelo efeito estatstico do recolhimento do Res da Crise, em junho de 2011. Provavelmente ser tarefa mais difcil atingir as metas de supervit primrio deste ano, num momento em que o Tesouro promete mais recursos para os Estados e promove desoneraes scais. d) Anal, a rea scal ganhou mais relevancia para o equilbrio macroeconmico e, assim, para o controle da inao , na medida da perda relativa de importancia da poltica de juros e do regime de metas de inao. e) Se as presses sobre os preos visveis nos ltimos dias se conrmar, a poltica scal exigir ainda mais ateno, por fragilidades tanto no longo como no curto prazo.
(Editorial, O Estado de S. Paulo, 1/8/2012)

Os especialistas projetam uma queda de at 2%, o que contribuir para o fraco desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) este ano.
(Editorial, O Globo, 3/8/2012)

a) (1) a b) (2) c) (3) h d) (4) a e) (5) 44- Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto. A importncia da indstria __1__ o pas inegvel, __2__seus efeitos multiplicadores, __3__ salrios que paga, __4__arrecadao de impostos. __5__ ganhar competitividade, a indstria necessita de melhoras alheias ao setor, como, por exemplo, uma infraestrutura mais eciente e um sistema tributrio mais adequado. __6__, a indstria brasileira tambm precisa se renovar. Processos produtivos desatualizados, decincias de qualidade e questes gerenciais so desaos especcos do setor, que no dependem inteiramente de polticas pblicas.
(Editorial, O Globo, 3/8/2012)

1 a) para b) do c) com d) no e) em relao


ao

2
por de que com dos dos para

3
pelos pela

4
Para Se com a na da para a

6
Porm Todavia Entretanto Mas No entanto

Quando Ao Enquanto

com os por

45- Assinale a opo que corresponde a erro gramatical na transcrio do texto abaixo. O tipo de investimento estrangeiro que pode ter a melhor acolhida no Pas aquele que (1) representa a implantao de novas unidades de produo, capaz de criar no s mais empregos, mas aportar um contedo tecnolgico inovador e importante. Nesse campo, as necessidades do Brasil so (2) praticamente ilimitadas. Como se v, no se trata (3), em absoluto, de recusar investimentos estrangeiros que, de qualquer modo, apresentam vantagens, mas de procurar direcionar-lhes (4) para onde so mais importantes e necessrios e de estar conscientes de que (5) nem todos eles representam a salvao da economia num momento de diculdades.
(Editorial, O Estado de S. Paulo, 2/8/2012, com adaptaes)

43- Assinale a opo que corresponde a erro gramatical na transcrio do texto abaixo. A pequena reao da indstria em junho (crescimento de 0,2% em relao a maio) no foi suciente para compensar a (1) queda da produo no primeiro semestre, da ordem de 3,8%, quando comparada (2) produo do mesmo perodo de 2011. Segundo o IBGE, responsvel por essa estatstica, a indstria brasileira hoje produz o mesmo que h (3) trs anos. Mesmo que o setor tenha passado por um ponto de inexo, como acredita o ministro da Fazenda, Guido Mantega, pouco provvel que a (4) produo chegue (5) registrar crescimento em 2012.
Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012 12

a) (1) aquele que b) (2) so c) (3) se trata d) (4) direcionar-lhes e) (5) de que

Prova 1 - Gabarito 1

ADMINISTRAO GERAL Nas questes 46 a 55, selecione a opo que melhor representa o conjunto das armaes, considerando C para armativa correta e E para armativa errada. 46- I. Objetivos estratgicos so armaes amplas que descrevem onde as organizaes desejam estar no futuro. O planejamento estratgico consiste no estabelecimento de planos gerais que moldam o destino da organizao.

49- I.

O perl conservador e burocrtico de gerentes est sendo progressivamente substitudo pelo perl que promove a participao e o debate. O gerente, nos tempos atuais, no aceita ser visto como um rbitro que ouve as diversas partes e tem a responsabilidade da tomada da deciso nal.

II.

II.

III. O modelo mais atual de gesto de pessoas no reconhece a existncia de conitos, e a coeso entre as pessoas obtida por meio de decises de cima para baixo. a) E - E - C b) C - E - E c) C - C - E d) C - E - C e) E - C - E 50- I. O conceito de competncia distingue-se do conceito de qualicao, entre outras caractersticas, pelo foco nos resultados e a alta aprendizagem do contexto do primeiro. O processo de escolha utilizado na captao de pessoas em uma abordagem por competncias a observao e a adequao para um cargo especco.

III. O planejamento estratgico realizado no nvel operacional. a) E - E - C b) C - E - E c) C - C - E d) C - E - C e) E - C - E 47- I. As decises programadas so tomadas em condies em que os dados so repetitivos, o ambiente esttico e existe um alto grau de certeza, logo, baseadas em julgamentos pessoais. As decises no programadas constituem novidades e tendem a ser tomadas dentro de regras altamente testadas e rgidas.

II.

II.

III. medida que algum ascende na hierarquia organizacional, a sua capacidade de tomar decises no programadas se torna mais necessria. a) E - E - C b) C - E - E c) C - C - E d) C - E - C e) E - C - E 48- I. Os fatores motivacionais, mesmo que mantidos, no so os responsveis pela reteno das pessoas nas organizaes. um pressuposto do processo de motivao humana que o comportamento humano orientado para objetivos pessoais.

III. Na gesto de pessoas por competncias, a pessoa desenvolvida para uma determinada trajetria dentro da organizao. a) E - E - C b) C - E - E c) C - C - E d) C - E - C e) E - C - E 51- I. Um projeto um esforo temporrio empreendido para criar um produto, servio ou resultado exclusivo. Um processo um conjunto denido de atividades ou comportamentos, executados por homens ou mquinas para alcanar uma ou mais metas.

II.

II.

III. Em relao ao ciclo motivacional humano, uma necessidade pode ser satisfeita ou frustrada, no sendo possvel nenhuma forma de compensao. a) E - E - C b) C - E - E c) C - C - E d) C - E - C e) E - C - E

III. Tanto os projetos como os processos tm seu ciclo de vida com comeo, meio e m e cada incio caracterizado por um novo escopo de execuo. a) E - E - C b) C - E - E c) C - C - E d) C - E - C e) E - C - E

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

13

Prova 1 - Gabarito 1

52- I.

Modelos de processos apresentam sempre um nico escopo independentemente do pblico ou nalidade. Processos de suporte so aqueles que aumentam a capacidade da organizao de realizar seus processos primrios ou nalsticos.

55- I.

A codicao pelo emissor, a transmisso, a decodicao e o feedback constituem o processo de comunicao. A comunicao formal somente se consolida nos uxos direcionais descendente e lateral. O uxo ascendente exclusivo da comunicao informal.

II.

II.

III. Modelos de processos so representaes complexas e cabais de alguma atividade de negcio. a) E - E - C b) C - E - E c) C - C - E d) C - E - C e) E - C - E 53- I. A implantao de um sistema automatizado de folha de pagamento capaz de reduzir redundncias e erros um exemplo de busca pela ecincia. A reduo do nmero de funcionrios e a terceirizao de diversas funes uma ao que promove o aumento da efetividade em um departamento.

III. Como atividade gerencial a comunicao deve proporcionar motivao, cooperao e satisfao nos cargos. a) E - E - C b) C - E - E c) C - C - E d) C - E - C e) E - C - E

RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO

II.

56- A negao da proposio se Paulo estuda, ento Marta atleta logicamente equivalente proposio a) Paulo no estuda e Marta no atleta. b) Paulo estuda e Marta no atleta. c) Paulo estuda ou Marta no atleta. d) se Paulo no estuda, ento Marta no atleta. e) Paulo no estuda ou Marta no atleta. 57- Se Paulo irmo de Ana, ento Natlia prima de Carlos. Se Natlia prima de Carlos, ento Marta no me de Rodrigo. Se Marta no me de Rodrigo, ento Leila tia de Maria. Ora, Leila no tia de Maria. Logo a) Marta no me de Rodrigo e Paulo irmo de Ana. b) Marta me de Rodrigo e Natlia prima de Carlos. c) Marta no me de Rodrigo e Natlia prima de Carlos. d) Marta me de Rodrigo e Paulo no irmo de Ana. e) Natlia no prima de Carlos e Marta no me de Rodrigo. 58- Uma esfera foi liberada no ponto A de uma rampa. Sabendo-se que o ponto A est a 2 metros do solo e que o caminho percorrido pela esfera exatamente a hipotenusa do tringulo retngulo da gura abaixo, determinar a distncia que a esfera percorreu at atingir o solo no ponto B. a) 5 metros b) 3 metros c) 4 metros d) 6 metros e) 7 metros

III. Ecincia e eccia so excelentes parmetros para a medida do desempenho organizacional por indicarem, respectivamente, nfase no alcance e nfase nos meios utilizados para alcanar um objetivo. a) E - E - C b) C - E - E c) C - C - E d) C - E - C e) E - C - E 54- I. Validade, conabilidade e complexidade so consideradas propriedades essenciais de um indicador de desempenho. A sensibilidade a capacidade que um indicador possui de nunca reetir as mudanas decorrentes das intervenes.

II.

III. Os indicadores so usados distintamente nos nveis estratgicos organizacionais e os indicadores de processos, em geral, ocupam os nveis operacionais. a) E - E - C b) C - E - E c) C - C - E d) C - E - C e) E - C - E

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

14

Prova 1 - Gabarito 1

2 1 59- Dada a matriz A 0 1 , o determinante de A5 igual a


a) 20. b) 28. c) 32. d) 30. e) 25.

60- A varincia da amostra formada pelos valores 2, 3, 1, 4, 5 e 3 igual a a) 3. b) 2. c) 1. d) 4. e) 5. 61- O Ministrio da Fazenda pretende selecionar ao acaso 3 analistas para executar um trabalho na rea de tributos. Esses 3 analistas sero selecionados de um grupo composto por 6 homens e 4 mulheres. A probabilidade de os 3 analistas serem do mesmo sexo igual a a) 40%. b) 50%. c) 30%. d) 20%. e) 60%. 62- Marta aplicou R$ 10.000,00 em um banco por 5 meses, a uma taxa de juros simples de 2% ao ms. Aps esses 5 meses, o montante foi resgatado e aplicado em outro banco por mais 2 meses, a uma taxa de juros compostos de 1% ao ms. O valor dos juros da segunda etapa da aplicao igual a a) R$ 221,10. b) R$ 220,00. c) R$ 252,20. d) R$ 212,20. e) R$ 211,10. 63- Um ttulo de R$ 20.000,00 foi descontado 4 meses antes do seu vencimento, a uma taxa de desconto comercial simples de 5% ao ms. A taxa efetiva mensal de juros simples dessa operao igual a a) 6,50%. b) 5,50%. c) 5,25%. d) 6,00%. e) 6,25%. 64- Para construir 120 m2 de um muro em 2 dias, so necessrios 6 pedreiros. Trabalhando no mesmo ritmo, o nmero de pedreiros necessrios para construir 210 m2 desse mesmo muro em 3 dias igual a a) 2. b) 4. c) 3. d) 5. e) 7.

rea para rascunho

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).
Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012 15 Prova 1 - Gabarito 1

65- Em um tanque h 3 torneiras. A primeira enche o tanque em 5 horas, a segunda, em 8 horas, j a terceira o esvazia em 4 horas. Abrindo-se as 3 torneiras ao mesmo tempo e estando o tanque vazio, em quanto tempo o tanque car cheio? a) 10 horas e 40 minutos b) 13 horas e 20 minutos c) 14 horas e 30 minutos d) 11 horas e 50 minutos e) 12 horas e 10 minutos rea para rascunho

ATENO! Somente responda s questes do idioma ESPANHOL se este tiver sido sua opo, quando de sua inscrio.

ESPANHOL Sube Rajoy IVA a 21% en Espaa y aumenta recorte al gasto pblico El presidente del gobierno espaol, Mariano Rajoy, anunci nuevas medidas de ajuste destinadas a reactivar la economa del pas, que incluyen una reforma de la administracin que debera permitir ahorrar 3 mil 500 millones de euros y un incremento del Impuesto al Valor Agregado (IVA). Lo primero prev una reduccin del nmero de empresas pblicas y una disminucin del 30 por ciento el nmero de concejales por tramos de poblacin. Rajoy tambin anunci que dadas las circunstancias excepcionales de la economa, en 2012 suspender el abono del aguinaldo a funcionarios y altos cargos de la administracin. La segunda medida ser un aumento del IVA, cuyo tipo pasar del 18 al 21 por ciento, despus que el gobierno hubiera rechazado durante mucho tiempo tomar tal decisin, pedida por la Comisin Europea y el Fondo Monetario Internacional (FMI). El IVA reducido para algunos productos subir del 8 al 10 por ciento, mientras que se mantendr el tipo sper reducido del 4 por ciento sobre productos de primera necesidad, que incluyen los alimentarios bsicos. Estas condiciones fueron impuestas a Espaa por Bruselas a cambio de una suavizacin del objetivo de reduccin del dcit al 6.3 por ciento del PIB en este ao, al 4.5 por ciento en 2013 y al 2.8 por ciento en 2014.Paralelamente, los ministros de Finanzas de la zona euro lograron acuerdo sobre el plan de ayuda a los bancos espaoles, que incluye la entrega antes de n de mes de 30 mil millones de euros.
(La Jornada 11/07/2012 http://www.jornada.unam.mx/ ultimas/2012/07/11/73315925-espana-rajoy-sube-el-iva-a-21-y-recorta-elgasto-publico)

66- En el texto se dice que entre las medidas de ajuste anunciadas por el presidente del gobierno espaol est: a) la suspensin de la paga extraordinaria a funcionarios pblicos. b) el ahorro de 3,5 millones de euros durante el ao 2012. c) la creacin de nuevos impuestos al consumo. d) el prstamo de 30 millones de millones a la banca local. e) la disminucin del nmero de habitantes por concejal.

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

16

Prova 1 - Gabarito 1

67- De acuerdo con el texto, el socorro a los bancos y la suavizacin del objetivo de reduccin del dcit pblico espaol: a) parecen sucientes para reactivar la economa. b) permitirn ahorrar recursos nancieros estatales. c) se rechazaron durante mucho tiempo. d) garantizan un aumento de los ingresos pblicos. e) supusieron diversos condicionamientos. El FROB cifr la maniobra en 137 millones de euros El Fondo de Reestructuracin Ordenada Bancaria (FROB) ha acusado al exconsejero delegado del Banco de Valencia, Domingo Parra, de los presuntos delitos de estafa, apropiacin indebida y administracin desleal, segn un informe pericial al que ha tenido acceso Cadena SER. Tambin acusa a su socio Aurelio Izquierdo, que presidi la entidad y fue director comercial de Bankia, de participar en los hechos "a ttulo lucrativo". Segn el FROB, los exdirectivos utilizaron el Banco de Valencia para realizar diversas operaciones nancieras e inmobiliarias a travs de sociedades instrumentales sin el conocimiento del consejo de administracin. Y se las considera como generadoras de grave perjuicio para la entidad y una estafa por cerca de 137 millones de euros. El informe del FROB ha sido presentado ante la Audiencia Nacional y la investigacin ser asumida por el magistrado Santiago Pedraz. Se trata de la segunda causa en que se encuentran implicados exdirectivos del banco, que ya cuenta con una investigacin iniciada en el Juzgado N 3 de Valencia, tras la denuncia de pequeos accionistas de la entidad.
(CincoDias, 10/07/2012 http://www.cincodias.com/articulo/ mercados/exdirectivos-banco-valencia-investigados-presuntaestafa/20120710cdscdsmer_6/)

Informe de EU sobre HSBC desnuda vulnerabilidad de banca mexicana El informe del congreso estadounidense sobre la forma como la lial mexicana del banco britnico HSBC transri ms de 7 mil millones de dlares, que en parte a lo mejor corresponden al narcotrco, expone la debilidad de Mxico para frenar el ujo de dinero ilcito. El presidente la Comisin Nacional Bancaria y de Valores de Mxico (CNBV), Guillermo Babatz, admiti este mircoles a la prensa que las revelaciones muestran "diversas fallas, vulnerabilidades del sistema nanciero", pero defendi las medidas adoptadas para fortalecerlo y subray que fueron las investigaciones hechas en su pas las que permitieron desnudarlas. Resalt que entre 2002 y 2009 se advirti al HSBC de la debilidad de sus controles para prevenir el lavado de dinero y se impusieron sanciones, aunque slo de carcter administrativo. Desde 2010, el banco central restringi a menos de 7 mil dlares el monto mximo mensual de las transacciones que pueden realizarse en efectivo en esa moneda ante bancos y casas de cambio. El Congreso tramita otra iniciativa para frenar el blanqueo mediante compras de joyas, casinos, bienes inmuebles y autos. El informe estadounidense hall por ejemplo que el HSBC Mxico opera 50 mil cuentas y fondos por 2 mil 100 millones de dlares en Islas Caimn, donde no tiene ocinas ni empleados. Para el experto argentino en crimen organizado, Edgardo Buscaglia, que trabaja en Mxico y es investigador invitado de la universidad de Columbia en Estados Unidos, las denuncias muestran que Mxico se ha transformado en un "bazar" para el ujo de dinero ilcito.
(La jornada, 18. /07. /2 http://www.jornada.unam.mx/ ultimas/2012/07/18/16327554-informe-de-eu-sobre-hsbc-desnudavulnerabilidad-de-banca-mexicana-cnbv)

68- Dentro del texto, la palabra estafa signica: a) cohecho. b) soborno. c) desfalco. d) perjurio. e) proprina. 69- En el texto se dice que la causa en que estn implicados el exconsejero delegado del Banco de Valencia (BV) y su socio: a) incluye a pequeos accionistas de esa entidad. b) envuelve graves prejuicios. c) es indita en relacin a esa institucin. d) la desconoca el consejo de administracin del banco. e) es la segunda contra exdirectivos del BV.

70- De acuerdo con las declaraciones del presidente de la CNBV, recogidas en el texto, existen fallas en el sistema nanciero local: a) de carcter legal y tcnico. b) aun cuando se fortalecimiento. tomaron medidas para su

c) por falta de control estatal sobre la actividad bancaria. d) debido al volumen de transacciones en efectivo. e) atribuibles a negocios en especie. 71- Segn el texto, la lial mexicana del banco britnico HSBC: a) opera todas sus cuentas dentro del territorio de Mxico. b) transri dinero del narcotrco a Estados Unidos. c) realiz transacciones con bienes muebles e inmuebles. d) carece de fuertes controles de prevencin del lavado de dinero. e) fue sancionada por blanqueo entre 2002 y 2009.

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

17

Prova 1 - Gabarito 1

72- La locucin a lo mejor que aparece en la tercera lnea del texto signica: a) tal vez. b) sin duda. c) de preferencia. d) difcilmente. e) a todas luces. Del sueo a la pesadilla Si bien la actual crisis europea tiene un evidente componente econmico, su principal factor de desajuste parecera ser la acelerada prdida de credibilidad en el proyecto. Por primera vez los inversores, los ciudadanos y hasta los mismos polticos han comenzado a dudar seriamente de la irreversibilidad del proceso de la eurozona y se ha comenzado a pensar en que la eurozona no funcione y que sus actores tengan que dar marcha atrs. Algo para lo que nadie estaba preparado. La unicacin monetaria del espacio europeo fue sin duda un golpe visionario como pocos en la historia, el paso obligado una vez consolidado un mercado comercial gigantesco. Sin embargo, la sustitucin de las monedas nacionales por una continental no vino de la mano de un mecanismo igualmente unicado de manejo scal. Los estados miembros quedaron simplemente obligados a cumplir ciertas metas scales pero nada ms. La Unin Europea no asumi mecanismos efectivos de administracin scal, ni de control de las cuentas pblicas, de cada uno de los miembros. Y este desfase monetario scal tiene una explicacin poltica. Si el rgimen de hacienda pblica dejaba de estar en manos de los estados miembros y pasaba a manos de un organismo supranacional, en ese momento los bancos centrales, los ministros de nanzas, pero ms importante, los propios parlamentos nacionales prcticamente dejaran de tener su razn de ser. La poltica dejara de ser entonces un asunto local para convertirse en una actividad europea en plenitud. El actual parlamento europeo que carece de iniciativa legislativa tendra que convertirse en la fuente directa de legitimidad de todo el andamiaje poltico de la actual Unin Europea. Habra un electorado autnticamente europeo y la Unin Europea dejara entonces de ser tal para convertirse en un Estado federal. Y este es el salto que nadie est dispuesto a dar. Cierto es que en los ltimos aos el proyecto de una federacin ha venido discutindose. Sin embargo, hay sociedades como la francesa, por ejemplo, que requeriran de algn tiempo para aceptarla. Y tiempo es lo que menos tiene hoy la eurozona. Y decisin poltica es lo que ms le est haciendo falta.
(El Universo, 17/07/12 http://www.eluniverso.com/2012/07/17/1/1363/ sueno-pesadilla.html)

73- En el texto se dice que la actual crisis europea tiene un evidente componente econmico: a) vinculado a la consolidacin del comercio. b) pero apenas monetario. c) y otro poltico. d) como nica causa. e) resultante de la unicacin monetaria. 74- Segn el texto, en el marco del proyecto de unin de Europa la unicacin monetaria a) fue una imposicin de algunos pases. b) debi acompaarse de un administracin scal unicado. mecanismo de

c) ha supuesto un golpe para algunos estados miembros. d) ha conservado la credibilidad en el proyecto. e) garantiza la irreversibilidad del proceso de la eurozona. 75- De acuerdo con el texto, el desfase entre lo monetario y lo scal: a) es el resultado de la crisis. b) es un problema insoluble. c) responde al descontrol de las cuentas pblicas. d) se debe a la falta de una plena integracin poltica. e) ha venido discutindose los ltimos aos.

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

18

Prova 1 - Gabarito 1

ATENO! Somente responda s questes do idioma INGLS se este tiver sido sua opo, quando de sua inscrio.

68- Paragraph 3 suggests that Brazil's economy has grown due to a) increased exports to Asia. b) international loans. c) foreign direct investment. d) high prices and ination.

INGLS For questions 66 through 68, choose the best answer in accordance with Text 1. Text 1 Brazil's economy

e) domestic consumption. For questions 69 through 71, choose the best answer in accordance with Text 2 Text 2 A Coup in Paraguay

Government spending and exports of commodities like soy beans and metals to fast-growing countries in Asia, have propelled Brazil's economy to sixth place in the world. But red-hot growth when Latin America's largest economy clocked in a 7.5% growth rate in 2010 appears to have zzled out. The economy stalled in May following an unexpected drop in retail sales. That heightened fears for what was one of the few bright spots of the world economy, making it the worst performer among Brics nations. GDP grew just 0.2% in the rst quarter year-on-year, marking the third straight quarter of near-zero growth. There seem to be few signs that GDP growth will head back up above the 2.6% posted last year. The Bank of Brazil expects growth to be lower than 2.5%. The drop in retail sales raised worries over Brazil's consumer-led growth model, which was fuelled by rising incomes and easy credit. In fact, the amount of loans that could not be paid back hit an all-time high in May, underlining how Brazilians are increasingly struggling to keep debt under control. That prompted banks to tighten lending, and the central bank cut interest rates for the eighth straight time in July to 8%.
[From: BBC.co.uk/news/business July 13 2012 - adapted]

On June 22, 2012, the Paraguayan Senate invoked a clause in the constitution which authorized it to impeach the president for "poor performance in his duties." The President was Fernando Lugo, who had been elected some three years earlier and whose term was about to end in April 2013. Under the rules, Lugo was limited to a single term of ofce. Lugo charged that this was a coup, and if not technically illegal, certainly illegitimate. Almost every Latin American government agreed with this analysis, denouncing the destitution, and cutting relations in various ways with Paraguay. The removal of Lugo had the negative consequence for those who made the coup of making possible the one thing the Paraguayan Senate had been blocking for years. Paraguay is a member of the common market Mercosur, along with Brazil, Argentina and Uruguay. Venezuela had applied to join. This required ratication by the legislatures of all ve member states. All had long since given their assent except the Paraguayan Senate. After the coup, Mercosur suspended Paraguay, and immediately welcomed Venezuela as a member.
[From: International Herald Tribune 18-7-12]

66- Prospects for the Brazilian economy are a) promising, because interest rates are being cut. b) worse that before the May gures were released. c) among the least hopeful in the world today. d) improving in the view of the Bank of Brazil. e) expected to rise to 7.5% again this year 67- The phrase "in the rst quarter year-on-year" refers to a) January-March 2012 compared to the same period of 2011. b) the last nine months of the current year. c) the last trimester of 2011 and the rst of 2012. d) annual economic gures for successive years. e) the period April-June two years running. 69- President Lugo of Paraguay was removed from ofce in a process he considered to be a) b) c) d) e) a poor performance of his duties. premature and destitute. of dubious legality and legitimacy. unfair after a full three years in ofce. technically unnecessary in view of 2013 elections.

70- As a result of Lugo's impeachment, many Latin American governments a) b) c) d) e) applauded the move. severed ties with Paraguay. changed their analysis. impeached their own authorities. charged Lugo with illegitimacy.

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

19

Prova 1 - Gabarito 1

71- The unexpected result of the overthrow of President Lugo was a) the blocking of Venezuela's membership of Mercosur. b) the Paraguayan Senate's ratication of Venezuela's entry into Mercosur. c) the permanent expulsion of Paraguay from Mercosur. d) the admission of Venezuela to Mercosur in Paraguay's absence. e) Venezuela's denunciation of the coup at a Mercosur meeting. For questions 72 through 75, choose the best answer in accordance with Text 3 Text 3 Armenia : prisoner of history ARMENIA tends to feature in the news because of its problems (history, geography, demography and economics to name but a few). But a new report says not all is doom and gloom. The parliamentary elections in May showed signicant improvement. Media coverage was more balanced, and the authorities permitted greater freedom of assembly, expression and movement than in previous years. That bodes well for the future. The economy is still recovering from the global nancial crisis, which saw GDP contract by 14.2% in 2009. In the same period, the construction sector contracted by more than 40%. Remittances from the diaspora dropped by 30%. That led Forbes magazine to label Armenia the world's second worst performing economy in 2011. Over one-third of the country lives below the poverty line. Complaints of corruption are widespread, and ination is high. Low rates of tax collection-19.3% of GDP, compared with a 40% average in EU countrieslimit the government's reach. Cracking down on tax evasion could increase government revenue by over $400 million, says the World Bank. A few, high-prole businessmen dominate the economy. Their monopolies and oligopolies put a signicant brake on business development. Their inuence also weakens political will for the kind of reforms that the country sorely needs.
[From The Economist print edition June 24, 012]

73- The international economic adversities of 2009 had multiple effects on Armenia, including a) a massive boom in the country's construction industry. b) attempts to control the country's endemic corruption. c) critical acclaim of the country's economy in Forbes magazine. d) poverty-reduction plans to bring people into line. e) a drop in funds sent home by Armenians working abroad. 74- According to the World Bank, the government could raise money by a) taking steps to repress tax dodging. b) joining the European Union soon. c) making the rich pay more for business. d) raising tax rates for high-prole businessmen. e) introducing reforms in all sectors.

75- In paragraph 3 line 8, the word "sorely" could best be replaced by a) usually. b) obviously. c) scarcely. d) badly. e) painfully.

72- With regard to the political situation in Armenia, the opening paragraph of the text is a) unnecessarily pessimistic. b) wildly enthusiastic. c) depressingly frank. d) remarkably despondent. e) mildly optimistic.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).
Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012 20 Prova 1 - Gabarito 1

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

21

Prova 1 - Gabarito 1

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

22

Prova 1 - Gabarito 1

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

23

Prova 1 - Gabarito 1

Escola de Administrao Fazendria www.esaf.fazenda.gov.br

S-ar putea să vă placă și