Sunteți pe pagina 1din 6

CALENDRIO ESCOLAR

CURSOS DE GRADUAO CAMPUS VIOSA ANO LETIVO 2012

PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO 2012

SETEMBRO 24 Reincio das atividades acadmicas do semestre 2012/I 28 - ltimo dia para que as Diretorias dos Centros de Cincias enviem, Pr-Reitoria de Ensino, devidamente aprovados pelas respectivas Cmaras de Ensino, os relatrios de concluso de curso dos pos sveis formandos do semestre letivo.

OUTUBRO 01 e 02 Cancelamento (excluso) de disciplinas via SAPIENS 01 e 02 Trancamento de matrcula, na dependncia de comprovao do atendimento s exigncias das disciplinas que estiver cursando, especialmente quanto freqncia, mediante atestado dos professores responsveis. 05 - ltimo dia para entrada, no Registro Escolar, dos pedidos de reativao de matrcula, pelos graduados na UFV, em cursos que possuem modalidades e/ou habilitaes, para a obteno de formao complementar. 05 - ltimo dia para que os departamentos confirmem, ao Registro Escolar, a relao das disciplinas que sero oferecidas no segundo semestre letivo de 2012, de acordo com a proposta de horrio de aulas divulgada na pgina eletrnica do Registro Escolar. 05 - ltimo dia para que a Pr-Reitoria de Ensino proceda primeira anlise dos relatrios de concluso de curso dos possveis formandos, na dependncia dos resultados do semestre letivo. 12 Feriado Nacional 19 - ltimo dia para entrega, no Registro Escolar, dos pedidos de afastamento (por at dois semestres letivos), a partir do segundo semestre letivo de 2012. 19 - ltimo dia para que a Pr-Reitoria de Ensino divulgue os resultados dos pedidos dos estudantes em situao de desligamento. 22 - Incio do perodo para elaborao dos Planos de Estudos, com os orientadores acadmicos, conforme dias e horrios estabelecidos pelos Coordenadores dos Cursos. 22 - Incio do perodo para solicitao de matrcula, pelo SAPIENS, para o segundo semestre letivo de 2012, para efetivao da mesma com base nos planos de estudos. 25 a 26 - Entrada, nos departamentos, dos pedidos de inscrio de estudantes no vinculados semestre letivo. para o segundo

29 - Final do recebimento, pela Pr-Reitoria de Ensino, de solicitao de Revalidao de Diploma de graduao, expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior.

NOVEMBRO 02- Feriado Nacional 03Trmino das aulas do primeiro semestre letivo de 2012.

DIAS LETIVOS DO PRIMEIRO SEMESTRE 2012 FEVEREIRO MARO ABRIL MAIO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO TOTAL 3 28 21 14 06 25 2 99

06 a 09 - Exames finais. 09 - ltimo dia para os Diretores de Centro de Cincias encaminharem Pro - Reitoria de Ensino propostas de alteraes nos projetos pedaggicos dos cursos, mudanas em programas analticos das disciplinas e criao de disciplinas, para a elaborao do Catalogo de Graduao. 09 - ltimo dia para os departamentos encaminharem ao Registro Escolar, as solicitaes dos estudantes no vinculados, para cursar disciplinas no prximo semestre letivo. 12 - ltimo dia para que os departamentos faam o lanamento de notas e conceitos do primeiro semestre l e t i vo de 2012, no SAPIENS. 12 - ltimo dia para abertura de todos os processos relativos s solicitaes de estudantes, no Registro Escolar, visando a matrcula no prximo semestre letivo. 12 - ltimo dia para elaborao dos Planos de Estudos, com os orientadores acadmicos, conforme dias e horrios estabelecidos pelos Coordenadores dos Cursos. 12 - ltimo dia para solicitao de matrcula, pelo SAPIENS, para o segundo semestre letivo de 2012, para efetivao da mesma com base nos planos de estudos. 14 - ltimo dia para que os departamentos enviem ao Registro Escolar os formulrios de alterao do conceito I, referentes ao primeiro semestre letivo de 2012. 14 16 ltimo dia para solicitao de Exame complementar no Registro Escolar. Divulgao, pelo Registro Escolar, do resultado da matrcula para o segundo semestre letivo, via SAPIENS.

19 - ltimo dia para que os Diretores de Centros de Cincias encaminhem ao Registro Escolar, os resultados das solicitaes dos estudantes, visando a matrcula no prximo semestre letivo. 19 Incio do acerto de matrcula, pelos estudantes, via SAPIENS.

19 - ltimo dia para apresentao dos graduandos estrangeiros Diretoria de Relaes Internacionais - DRI, munidos de passaporte, carteira de identidade ou protocolo, para obteno da declarao de matrcula 21 ltimo dia para que a Pr-Reitoria de Ensino envie Reitoria a relao dos estudantes aptos a colar grau.

23 - Colao de Grau. 23 23 23 Final do acerto de matrcula, pelos estudantes, via SAPIENS. Matrcula de estudante no vinculado (das 14h s 16h), no Registro Escolar. Matrcula em disciplinas facultativas, via SAPIENS.

SEGUNDO SEMESTRE LETIVO 2012

26 -

Incio das aulas do segundo semestre letivo de 2012.

26 - Incio do recebimento, pela Pr-Reitoria de Ensino, de solicitao de Revalidao de Diploma de graduao, expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior. 26 - ltimo dia para os departamentos solicitarem, Pr-Reitoria de Ensino, o cancelamento de oferecimento de disciplinas cujo nmero de estudantes matriculados seja inferior a 10. 28 a 30 - Matrcula em disciplinas de tutoria. 30 Incio do perodo para excluso de disciplinas, via SAPIENS, a partir de 18h.

30 - Incio do perodo de incluso de disciplinas, nas vagas geradas em funo das excluses e devido aos trancamentos de matrculas j lanados, via SAPIENS, a partir das 18h.

DEZEMBRO 03 a 07 Simpsio de Integrao Acadmica (SIA) 04 Trmino do perodo para excluso de disciplinas, via SAPIENS, s 24h.

04 - Trmino do perodo de incluso de disciplinas, nas vagas geradas em funo das excluses e devido aos trancamentos de matrculas j lanados, via SAPIENS, s 24h. 10 - ltimo dia para encaminhamento Pr-Reitoria de Ensino dos pedidos de alterao de notas do primeiro semestre de 2012, de acordo com a Resoluo 05/94, do CEPE. 14 - ltimo dia para solicitao de reconsiderao de desligamento, no Registro Escolar, para o prximo semestre letivo, para os estudantes em situao de desligamento. 21 ltimo dia para solicitao, no Registro Escolar, de Exame de Suficincia, para o semestre corrente.

22 - Incio do recesso escolar

JANEIRO 13 - Final do recesso escolar 14- Reinicio das aulas 21 - ltimo dia para trancamento professores das disciplinas. de matrcula, independentemente da assinatura dos

21 - ltimo dia para que os estudantes que no efetivaram a matrcula no segundo semestre letivo de 2012, solicitem ao Registro Escolar afastamento especial. 28 - ltimo dia para que o Registro Escolar encaminhe Pr-Reitoria de Ensino o nmero de vagas ociosas.

FEVEREIRO 04 a 08 - Perodo para que os possveis formandos, do segundo semestre letivo, confirmem seus dados, via SAPIENS. 05 - ltimo dia para que a Pr-Reitoria de Ensino encaminhe, para publicao, o edital de preenchimento de vagas ociosas nos cursos de graduao.

08 - ltimo dia para aplicao dos Exames de Suficincia, de acordo com a Resoluo do CEPE. 11 a 13 - Recesso (Carnaval) 18 - ltimo dia para entrada no Registro Escolar de solicitaes para cursar disciplinas em outra Instituio de Ensino Superior, para o prximo semestre letivo. 18 - ltimo dia para solicitao de estudantes para participar de mobilidade intercampi no prximo semestre letivo, no Registro Escolar. 18 a 22 - Inscrio para o preenchimento de vagas ociosas, conforme edital publicado pela Pr-Reitoria de Ensino. 28 - ltimo dia para trancamento de matrcula, na dependncia de comprovao do atendimento s exigncias das disciplinas que estiver cursando, especialmente quanto freqncia, mediante atestado dos professores responsveis. 28 - ltimo dia para que as Diretorias dos Centros de Cincias enviem, ao Registro Escolar, os resultados dos Exames de Suficincia.

MARO

11 - ltimo dia para que a Pr-Reitoria de Ensino divulgue o resultado do seletivo para o preenchimento das vagas ociosas, para o primeiro semestre letivo de 2013.

processo

11 - ltimo dia para que as Diretorias dos Centros de Cincias enviem Pr-Reitoria de Ensino, devidamente aprovados pelas respectivas Cmaras de Ensino, os relatrios de concluso de curso dos possveis formandos do semestre letivo. 22 - ltimo dia para entrada, no Registro Escolar, dos pedidos de reativao de matrcula, pelos graduados na UFV, em cursos que possuem modalidades e/ou habilitaes, para a obteno de formao complementar. 22 - ltimo dia para que os departamentos confirmem, ao Registro Escolar, a relao das disciplinas que sero oferecidas no primeiro semestre letivo de 2013, de acordo com a proposta de horrio de aulas divulgada na pgina eletrnica do RES. 22 - ltimo dia para que a Pr-Reitoria de Ensino proceda primeira anlise dos relatrios de concluso de curso dos possveis formandos, na dependncia dos resultados do semestre letivo. 28 a 31 Recesso Escolar Semana Santa

ABRIL

01 - ltimo dia para entrada, no Registro Escolar, dos pedidos de afastamento (por at dois perodos letivos), a partir do primeiro semestre letivo de 2013. 01 a 03 - Matrcula e solicitao de aproveitamento de disciplinas pelos aprovados e classificados no processo de preenchimento de vagas ociosas junto ao Registro Escolar. 08 - ltimo dia para que a Pr-Reitoria de Ensino divulgue os resultados dos pedidos dos estudantes em situao de desligamento. 08 - Incio do perodo para a elaborao dos Planos de Estudos, com os orientadores acadmicos, conforme dia e horrio estabelecidos pelos Coordenadores dos Cursos. 08 - Incio do perodo para solicitao de matrcula, pelo SAPIENS, para o primeiro semestre letivo de 2013, para efetivao da mesma com base nos Planos de Estudos. 11 e 12 - Entrada, nos departamentos, dos pedidos de inscrio de estudantes no vinculados para o primeiro semestre letivo de 2013.

12 - Final do recebimento, pela Pr-Reitoria de Ensino, de solicitao de Revalidao de Diploma de graduao, expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior. 20 - Trmino das aulas do segundo semestre letivo de 2012.

DIAS LETIVOS DO SEGUNDO SEMESTRE 2012 NOVEMBRO DEZEMBRO JANEIRO FEVEREIRO MARO ABRIL TOTAL 05 18 16 21 23 18 101

23 a 26

- Exames finais.

26 - ltimo dia para os departamentos encaminharem ao Registro Escolar, as solicitaes dos estudantes no vinculados, para cursar disciplinas no prximo semestre letivo. 29 - ltimo dia para que os departamentos faam o lanamento das notas do segundo semestre letivo de 2012, no SAPIENS. 29 - ltimo dia para abertura de todos os processos relativos s solicitaes de estudantes, no Registro Escolar, visando a matrcula no prximo semestre letivo. 29 - ltimo dia para elaborao dos Planos de Estudos, com os orientadores acadmicos. 29 - ltimo dia para solicitao de matrcula, pelo SAPIENS, para o primeiro semestre letivo de 2013, para efetivao da mesma com base nos Planos de Estudos. 30 ltimo dia para que a Pr-Reitoria de Ensino envie Reitoria a relao dos estudantes aptos a colar grau.

MAIO 03 - Colao de Grau Cursos dos Centros de Cincias Humanas e Centro de Cincias Biolgicas e da sade. 03 - ltimo dia para que os departamentos enviem ao Registro Escolar os formulrios de alterao do conceito I, referentes ao segundo semestre letivo de 2012. 03 Divulgao, pelo Registro Escolar, do resultado da matrcula, via SAPIENS

06 - ltimo dia para que os Diretores dos Centros de Cincias encaminhem ao Registro Escolar, os resultados das solicitaes dos estudantes, visando a matrcula no prximo semestre letivo. 06 06 08 ltimo dia para solicitao de Exame complementar no Registro Escolar. Incio do acerto de matrcula, pelos estudantes, via SAPIENS. ltimo dia para que a Pr-Reitoria de Ensino envie Reitoria a relao dos estudantes aptos a colar grau.

10 - Colao de Grau - Cursos dos Centros de Cincias Exatas e Tecnolgicas e Centro de Cincias Agrrias.

CALENDRIO ESCOLAR GRADUAO ANO LETIVO 2013

PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO 2013

10 10 10

Matrcula em disciplinas facultativas, via SAPIENS. Matrcula de estudante no vinculado (das 14 s 16 h), no Registro Escolar

- Final do acerto de matrcula, pelos estudantes, via SAPIENS.

12 - Confirmao da matrcula de calouros 13/05 Incio das aulas do primeiro semestre letivo de 2013.

06/09 Final das aulas do primeiro semestre letivo de 2013 10 a 13/09 Exames Finais 15 a 20/09 - Semana do Fazendeiro 23 a 27/09 Acerto de matrcula 27/09 Colao de Grau 01/10 Incio das aulas do segundo semestre letivo de 2013 23/12 11/01 Recesso escolar 15/02 Final do segundo semestre letivo de 2013 18 a 21/02 Exames Finais 28/02 e 07/03 Colao de Grau 03 a 07/03 Acerto de matrcula 10/03 Incio do primeiro semestre letivo de 2014

S-ar putea să vă placă și