Sunteți pe pagina 1din 13

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARABA UEPB CAMPUS VI POETA PINTO DO MONTEIRO CENTRO DE CINCIAS HUMANAS E EXATAS CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMTICA

PROJETO DE PESQUISA

EXPLORANDO RECURSOS UDIOS VISUAIS PARA MOSTRAR A BELEZA DA MATEMTICA

ROBERIO DE OLIVEIRA SANTOS

MONTEIRO-PB 2012

1. Introduo
Esse projeto tem como objetivo descrever uma proposta de pesquisa a ser desenvolvida como trabalho final de concluso do curso de Licenciatura em Matemtica, UEPB, Campus VI. Com essa pesquisa buscamos propor a utilizao de recursos tecnolgicos tendo como principal deles os que so de estilos udios visuais, voltados diretamente para a rea da matemtica. No querendo menosprezar a lousa e pincel que habitualmente vivenciamos em sala de aula, porm acreditamos que atravs dos recursos audiovisuais podemos encontrar solues que possam minimizar algumas questes pendentes de falta de assimilao de contedos e uma metodologia que pode se ter a mais em sala de aula como facilitador e construo do conhecimento em matemtica. A explorao de recursos udios visuais tambm pode contribuir para que os alunos enxerguem a beleza da matemtica, de forma que possa haver reflexes por meio das imagens e sons dos recursos explorados que contribuam na formao dos alunos. O essencial quebrarmos regras e trabalharmos com novas tendncias educacionais, sendo que estas se situam nos recursos multimdia em especial os audiovisuais. Buscaremos nestes recursos algo inovador e prazeroso que contribua na formao de alunos e que situe os mesmos dentro da era miditica, de forma que os alunos possam utilizar estes recursos como facilitadores de ensino/aprendizagem, na sua formao. A pesquisa que pretendemos desenvolver busca mostrar aos alunos a aplicabilidade e a beleza da matemtica a fim de que eles possam desenvolver atitudes positivas em relao esta disciplina. Dessa forma, realizaremos uma sondagem a fim de identificar quais as concepes que os alunos tem com a matemtica. Nossa pesquisa ser realizada em trs etapas; 1. questionrio. 2. alunos. 3. Organizar debates entre os alunos para aprofundar os conhecimentos, A partir dos resultados da etapa anterior ser apresentado vdeos aos Realizar sondagem com os alunos atravs da aplicao de um

atravs de exposio e relatos individuais dos vdeos sobre a matemtica e analise dos dados coletados e discusses dos resultados

Pretendemos mostrar a importncia dos recursos udios visuais, de forma que estes possam ser utilizados como uma ferramenta didtica, permitindo o desenvolvimento da aprendizagem, permitindo assim mais que uma observao de imagens, mas observarmos a interao entre professor e aluno na busca de informaes e conhecimentos da matemtica. Para fundamentar este trabalho vamos nos basear em alguns artigos j publicados a respeitos de recursos audiovisuais de autores como Marcio Nascimento da Silva, Eloza Gurgel Pires, dentre outros que citaremos ao longo do texto.

2. Justificativa
Os recursos multimdia vm sendo atualmente uns dos mais importantes meios de informao do cidado, que busca nestes meios uma maior socializao entre povos e cultura. A televiso, internet, vdeos o celular so hoje meios que foram adotados mundialmente pelas as pessoas pela as diversas funes e caractersticas que os mesmos trazem na vida do cidado, tanto na busca de informao, como tambm na busca de relacionamentos e convvio social de todo um povo. Assim sendo, podemos ver que os recursos multimdia se tornaram amplos e acessveis a todos e buscamos nessa amplitude inserir tambm os recursos multimdia na sala de aula escolar, como alternativa de ensino e aprendizagem, utilizando os tais como facilitador da educao em matemtica. Seguindo o raciocnio acima, queremos mostrar a importncia dos recursos udios visuais no ensino aprendizagem de matemtica, de forma que estes possam ser utilizados como uma ferramenta didtica, visando o desenvolvimento da aprendizagem, permitindo assim mais que uma observao de imagens, mas observarmos a interao entre professor e aluno na busca de informaes e conhecimentos da matemtica.

3. Problema
Com a nova era miditica a informao o principal meio caracterstico dos recursos. Hoje, vemos que em todos os meios sociais os recursos multimdia, em especial os audiovisuais vem sendo constantemente usado como transmissor de conhecimentos em todas as reas do conhecimento. Se estes recursos podem ser utilizados em todas as reas, porque no na educao? justamente pensando nesta pergunta, que um problema surgiu a respeito dos recursos audiovisuais informativos. Nosso problema aqui o seguinte: Como aprender Matemtica atravs da utilizao de recursos? Uma das vantagens em se trabalhar com os recursos audiovisuais na matemtica so as diversidades de mtodos que o mesmo pode oferecer em sala de aula, como: desperta o interesse do aluno em aprender matemtica, faz com que a aprendizagem se torne um pouco mais rpida, aumenta a ateno dos alunos quanto ao que v e ao que ouve, alm de ser recursos acessvel a todos. As desvantagens da utilizao de recursos audiovisuais o mantimento destes materiais em lugares secos e arejados, espaos para guarda-los, alguns so muitos caros e quando quebrados, difcil de substituir a pea, sendo que a mesma as vezes mais caro que o aparelho, essas so umas das desvantagens dos recursos audiovisuais.

4. Objetivos
Geral Mostrar aos alunos a aplicabilidade e a beleza da matemtica a fim de que eles possam desenvolver atitudes positivas em relao a esta disciplina, utilizando recursos udios visuais como facilitador didtico em sala de aula. Especficos Realizar uma sondagem a fim de identificar quais as concepes que os alunos tm com a matemtica; Averiguar quais os conhecimentos prvios que os mesmos trazem na bagagem para um melhor entendimento na aplicabilidade dos recursos udios visual, de forma que aluno e professor falem a mesma lngua. Introduzir em sala exerccios especficos da rea de matemtica por meio de recursos audiovisuais Identificar quais as contribuies que a mesma trousse em nvel educacional dos alunos, e se sim, buscarmos seguirmos e ampliarmos a utilizao dos mesmos, e se no buscarmos entendermos o porque que deu errado averiguando os novos possveis caminhos a serem seguidos.

5. Reviso de literatura
Com o passar do tempo novas formas de comunicao foram surgindo como o cinema que possibilitou uma nova viso de mundo, at ento desconhecida que fez da realidade uma fico e que para poca foi uma das grandes descobertas e at ento o mesmo evoluiu e modificou-se adaptando a contemporaneidade dos dias atuais. A partir da o mundo no seria mais o mesmo e coisas que seriam novas rapidamente foram sobrepostas por outras, o que continua at hoje. Um exemplo desse fato, foi o radio com transmisso sonora, a televiso com suas imagens e sons, e o surgimento dos vdeos que possibilitou uma nova era de fico e realidade, todos com o intuito de aproximar e adaptar as pessoas com uma nova linguagem de comunicao. O modelo de comunicao entre povos e naes desde algum tempo vem sendo contemplado pelos recursos udios visuais como televiso, internet, vdeos, dentre outros. Tais recursos nos aproximam da realidade e nos deixam informados dos principais acontecimentos da nossa regio e do mundo. Estes recursos vm sendo atualmente utilizados tambm no meio educacional como ferramenta de ensino. Aos poucos estes recursos miditicos vm conquistando seu espao nas salas de aulas como ferramenta de ensino e aperfeioando a metodologia do professor que o responsvel por apresentar os mesmos aos alunos. Como toda ferramenta de Ensino, o uso de um filme ou de uma simulao multimdia deve ter uma funo definida no plano de Ensino elaborado pelo Professor para um dado contedo. (ROSA, 2002, p. 32). Os recursos miditicos so recursos muitos comuns hoje e facilmente encontrados em quase todos os ambientes, so exemplos deles os vdeos, a televiso e qualquer outro aparelho que transmita sons ou imagens em movimentos ou no. Assim sendo fcil encontrarmos estes recursos nas salas de aulas como instrumento de comunicao na formao do ensino aprendizagem dos alunos.

No entanto, para que haja comunicao, preciso haver estruturas significantes, que sejam inteligveis a emissores e receptores. Ento, se algo transmitido pelo vdeo, haver comunicao se as formas operadas e os modos de articulao forem comuns a todos os envolvidos nesse processo. Ainda que esse algo no possua uma lei ou lngua natural, possui uma linguagem ou sistema significante que garante sua insero como canal de expresso numa sociedade. (PIRES, 2010, p. 285).

Desta forma fica claro que preciso haver um estudo por parte dos recursos multimdia e antes de se trabalhar com eles, analisar qual o pblico a ser destinado e se o recurso apropriado para levar tal informao, assim como tambm se a linguagem acessvel a todo o publico, ou seja, deve haver certa familiaridade entre emissores e receptores para que no haja uma frustrao das metas a seres atingidas. Um vdeo, por exemplo, tem varias caractersticas que quem v se identifica com ela e at o tomam como exemplos para si.

Um filme ou um programa multimdia tm um forte apelo emocional e, por isso, motivam a aprendizagem dos contedos apresentados pelo Professor. Alm disso, a quebra de ritmo provocada pela apresentao de um audiovisual saudvel, pois altera a rotina da sala de aula. ( ROSA, 2000, p. 39).

Os recursos udios visuais como proposta metodolgica e ferramenta de ensino podem facilitar a aprendizagem dos alunos, uma vez que os mesmos so constitudos de imagens e sons que de certa forma se o contedo apresentado agradvel ao receptor, ele tende a aceitar e sua mente serve como armazenamento destes contedos, pois para ele so informaes importantes. Nossa mente capaz de registrar simultaneamente milhares de imagens e sons, sendo que tendemos a priorizar aquilo que nosso foco de ateno determina (MORO, 2002, p. 36). Com o surgimento das tecnologias os recursos udios visuais tambm passaram a ser parte da cultura de todos aqueles que usufruem tais recursos.

O audiovisual uma produo cultural, no sentido em que uma codificao da realidade, na qual so utilizados smbolos da cultura, e que so partilhados por um coletivo produtor do audiovisual e por outras pessoas para as quais o audiovisual destinado. (ARROIO e GIORDAN, 2006, p. 8).

Os recursos udios visuais mesmo na poca atual, ainda no esto completamente familiarizados e acessveis a todos. Sendo assim, ao utilizarmos um destes recursos, por exemplo, um filme, devemos antes conhecer a quem este vdeo se destina e qual a mentalidade que os receptores vo ter diante do tal. Nossa sociedade formada por diferentes culturas, onde povos que possuem a mesma esto habilitados com conceitos construdos completamente diferentes do nosso, e aquilo que pode no ser novo pra mim,

para eles uma novidade. O Professor deve ter em mente, quando utiliza recursos audiovisuais, qual a matriz cultural a partir da qual foi construda a obra que vai ser exibida, qual a sua prpria matriz cultural e o modo como estas duas matrizes se relacionam. (ROSA, 2000, p. 36). A utilizao dos recursos multimdia bastante ampla, uma vez que existe varias possibilidade de se trabalhar com estes recursos tanto no ensino de matemtica, como em outras reas de ensino. A utilizao do recurso udio visual no ensino da matemtica, servir tanto num desenvolvimento de uma conscincia critica do educando frente a esse tipo de informao, quanto no suporte para alcanar objetivos pedaggicos. (ABREU, 2011, p. 16). A escola um espao marcado pela informao, onde esta se d pelos agentes efetivamente envolvidos com a mesma, que utiliza de seus conhecimentos para transmitir informaes e formar cidados. Mas atualmente as informaes esto sendo transmitida para os cidados, via radio, TV, internet e at o celular, onde estes hoje so um conjunto inseparvel de pessoas informatizadas, que recebem a informao dentro de seu prprio lar. Com isso, cabe a escola ligeiramente aperfeioar e adotar a era miditica, utilizando conjuntos como estes, como ferramenta de ensino. A mdia , ento, estruturadora de percepes e cognies, atuando sobre as identidades culturais, a educao, o mundo do trabalho, o exerccio de cidadania e a percepo do tempo (PIRES, 2011, p. 291). Ao passo que a sociedade moderna se desenvolve, a mesma exige dos indivduos nela inseridos, que os mesmos tambm se desenvolvam ao passa que no fiquem atrasados no tempo.

6. Metodologia
Nossa pesquisa ser realizada em trs etapas questionrio. alunos. Organizar debates entre os alunos para aprofundar os conhecimentos, A partir dos resultados da etapa anterior ser apresentado vdeos aos Realizar sondagem com os alunos atravs da aplicao de um

atravs de exposio e relatos individuais dos vdeos sobre a matemtica

Na primeira etapa o questionrio aplicado com relao ao conhecimento dos alunos com os materiais multimdia, se eles sabem manusea-los, o que eles acham dos recursos audiovisuais no ensino de matemtica, como eles se relacionam com estes matrias no dia-a-dia que servir como base de entendimento, da aplicao destes de acordo com os conhecimentos que os mesmos trazem na bagagem. Na segunda etapa apresentamos o vdeo que haja bastantes contedos da matemtica, como por exemplo, o vdeo, Donald no pas da matemtica, e a partir da pedir a eles que descrevam o mximo de contedos de matemtica que se conseguem ver no vdeo, e aps comentar os mesmos. O terceiro aps a realizao das amostragens dos vdeos realizar debates da contribuio do vdeo na aprendizagem de matemtica dos alunos, bem como verificar se os alunos conseguiram v a beleza da matemtica nos vdeos apresentados.

Pesquisa O tipo de pesquisa a ser realizada de bibliogrfica e de campo. De acordo Roberto a pesquisa bibliogrfica tem por objetivo maior trazer veracidade aos fatos elencados no trabalho. Esse estudo sistematizado e desenvolvido com base em material publicado. (ROBERTO, 2007, p.54)1. J a pesquisa de campo apresenta-se como investigao emprica realizada no local onde ocorreu o fenmeno ou que dispe de elementos para investig-los (ibidem p. 53)2.

Amostra A amostra com alunos do ensino fundamental em uma serie especifica desta (6; 7, 8 ou 9 ano), em uma escola do municpio do cariri Ocidental localiza em MonteiroPB.

Instrumentos Os instrumentos que vo fazer parte da pesquisa so: os prprios recursos audiovisuais como cmara fotogrfica para registrar os procedimentos, os recursos multimdia, como vdeo aulas, documentrios de pequenos vdeos em sala de aula, assim como xerografados (questionrios, atividades e dentre outras similares a estes) como forma de estruturao da pesquisa.

Analise dos dados Logo aps a exibio dos audiovisuais, onde j ouve questionamentos e relatos dos alunos, por meios de questionrios e descries, coletamos o material dos alunos e a sim analisamos os mesmos, buscando assim autenticar as possveis respostas que os audiovisuais podem contribuir com o aprendizado de matemtica dos alunos.

1 2

ROBERTO S, Kahlmeyer-Mertens.Como elaborar projetos de pesquisa. Rio de janeiro, 2007, p.53. ibedem. p.53.

7. Cronograma

PERODO MESES JAN X ESCOLHA DE LITERATURA MONTAGEM DO PROJETO COLETA DE DADOS ANLISE E TRATAMENTO DOS DADOS REDAO DA DISSERTAO DEFESA DA DISSERTAO X X FEV MAR

1 SEM ABR MAI JUN

X X X

8. Resultados Esperados
Almeja-se que os alunos se identifiquem com os recursos audiovisuais como alternativas e facilitadores de aulas na disciplina matemtica, de forma que por meio destes recursos eles possam identificar a beleza da matemtica no s em uma disciplina especifica, mas sim em todas as reas do conhecimento. Espera-se ainda por meio da utilizao dos recursos audiovisuais, que as aulas sejam mais dinmicas, participativas, elegantes e que favorea ensino aprendizado slido sem que haja memorizao. Alm de utilizarmos os recursos audiovisuais no ensino de matemtica, temos ainda que essa pesquisa se torna importante para estudos futuros de outras pesquisas. Assim como a matemtica pode ser trabalhada com recursos audiovisuais, podemos utilizar outras mdias para realizao da construo e realizao do conhecimento matemtico. Recursos como data show, Power Point, e dentre outros podem e muito nos seus efeitos contribuir para o ensino e aprendizado dos alunos na disciplina de matemtica.

Referencias bibliogrficas: ABREU. Jeferson Rodrigues. Vdeo na matemtica. Porto Alegre: 2011. MORTIMER, E.F. e GIORDAN, M. (Orgs). Vdeos de Qumica Nova na Escola. n. 4 (A qumica da atmosfera). So Paulo: Diviso de Ensino de Qumica da SBQ, 2004. ARROIO. Agnaldo. GIORDAN. Marcelo. Educao em qumica e multimdia. N 24, novembro 2006. MOURO, Maria Dora. Cincia e Cultura. v 54. So Paulo: 2012. PIRRES, Eloza Gurgel. Educao e Pesquisa. v. 36. So Paulo: 2010. ROSA, Paulo Ricardo da Silva. O uso dos recursos audiovisuais e o ensino de cincias. v.17. Campo Grande- MS: 2000.

S-ar putea să vă placă și