Sunteți pe pagina 1din 4

Escola Municipal da Fazenda Avenida Aluno (a): ___________________________________________________________________ Professora Adriana Ferreira Data:03 /11/ 2012 4 ano Nota:

__________

AVALIAO DE PORTUGUS

TEXTO 1

A Raposa e o Lenhador
Esopo Uma raposa era perseguida por uns caadores, quando viu um lenhador e suplicou que ele a escondesse. O homem ento lhe aconselhou que entrasse em sua cabana. De imediato chegaram os caadores, e perguntaram ao lenhador se havia visto a raposa. Com a voz ele disse que no, mas com sua mo disfaradamente mostrava onde havia se escondido. Os caadores no compreenderam os sinais da mo e se confiaram no que disse com as palavras. A raposa, ao v-los irem, saiu sem dizer nada. O lenhador a reprovou porque, apesar de t-la salvo, no agradecera, ao que a raposa respondeu: Agradeceria se tuas mos e tua boca tivessem dito o mesmo. Moral da histria: No negues com teus atos, o que pregas com tuas palavras. 1) O nome da fbula ___________________________ e o autor da fbula _____________ 2) Os personagens da fbula so _________________________________________________ 3) O que o homem (lenhador) aconselhou raposa? ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 4) Qual foi a pergunta que os caadores fizeram para o lenhador? ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 5) O que voc entendeu com a moral da histria? ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ TEXTO 2 . Observe a seguinte tirinha e responda as perguntas.

1- Quem cala consente! significa: (a ) Aquele que no se manifesta contra uma atitude concorda com ela. (b ) O espelho no fala porque no tem boca.

2- A tirinha faz aluso a qual histria de conto de fadas: (a ) Chapeuzinho Vermelho (b ) A Bela Adormecida

(c ) O espelho costuma no falar a verdade. (d ) Mnica bonita. TEXTO 3

(c ) Branca de Neve (d ) Cinderela

O louco e o pingim
O louco acorda de manh e encontra um pingim no quintal. O vizinho do louco, que estava espiando pelo muro, faz uma sugesto: - Por que voc no leva o pingim para o zoolgico? - Boa idia! Vou levar. No dia seguinte, o vizinho encontra o louco com o pingim no colo. - U!? Voc no levou o pingim para o zoolgico? - Levei, sim. Hoje vou lev-lo ao parque de diverses e amanh vamos ao shopping center.
Fonte: Meu primeiro livro de piadas; Fizetto, ngela - Editora Todo livro.

1- Leia novamente o trecho : - Por que voc no leva o pingim para o zoolgico? Ao dizer isso ao louco, o vizinho sugeria que: (a ) O levasse para passear no zoolgico. (b ) O levasse para ver outros pingins no zoolgico. (c ) O levasse para ser deixado aos cuidados do zoolgico. (d ) O levasse para brincar com outros animais no zoolgico. 2- Por que o vizinho ficou supresso ao encontrar o louco com o pingim no colo? (a ) Porque no se coloca pingim no colo. (b ) Porque ele no gostou de ir ao zoolgico. (c ) Porque ele no levou o pingim para passear no zoolgico. (d ) Porque o louco no entendeu o que ele tinha sugerido. 3- Hoje vou lev-lo... . Nesse trecho, lo se refere: (a ) Ao louco. (b ) O vizinho. (c ) Ao pingim. (d ) No se refere a ningum. 4- A funo desse texto : (a ) Informar como divertir um animal na cidade. (b ) Fazer o leitor rir. (c ) Instruir como cuidar de um pingim. (d ) Informar o leitor sobre onde levar um pingim para passear.

TEXTO 4

O lobo e a cabra
Um lobo, tendo visto uma cabra pastando numa montanha escarpada, e como no pudesse chegar at l, pediu-lhe que descesse, pois, sem perceber, ela poderia cair de l de cima. Disse ainda que o pasto onde ele estava era melhor, que a relva estava florida. Mas a cabra lhe respondeu : No em meu benefcio que me chamas para o pasto, mas porque tu prprio ests sem alimento.
Esopo: Fbulas completas. Traduo, introduo e notas de Neide Cupertino de Castro Smolka. So Paulo: Moderna, 1994, p. 125.

1- De acordo com o texto, em relao ao lobo, pode-se afirmar que: ( A ) podia chegar at a montanha. ( B ) queria acompanhar a cabra. ( C ) estava sem alimento.

2 A cabra no atendeu a sugesto do lobo porque: ( A ) fingiu que no ouviu o lobo. ( B ) no concordou que o pasto era melhor. ( C ) percebeu que o lobo falava de uma coisa, mas queria outra.

( D ) queria ajudar a cabra. TEXTO 5

( D ) ela no conseguiu descer do monte.

O co e seu reflexo
Um co estava se sentindo muito orgulhoso de si mesmo. Achara um enorme pedao de carne e a levava na boca, pretendendo devor-lo em paz em algum lugar. Ele chegou a um rio e comeou a cruzar a estreita ponte que o levava para o outro lado. De repente, parou e olhou para baixo. Na superfcie da gua, viu seu prprio reflexo brilhando. O co no se deu conta que estava olhando para si mesmo. Julgou estar vendo outro co com um pedao de carne na boca. Opa! Aquele pedao de carne maior que o meu, pensou ele. Vou peg-lo e correr. Dito e feito. Largou seu pedao de carne para pegar o que estava na boca do outro co. Naturalmente, seu pedao caiu na gua e foi parar bem no fundo, deixando-o sem nada. MORAL: Quem tudo quer tudo perde. 1- O texto acima : ( A ) Fbula ( B ) Conto de fadas ( C ) Propaganda ( D ) Notcia 2- O texto foi escrito com o objetivo principal : ( A ) anunciar um produto. ( B ) dar instrues. ( C ) transmitir ensinamento. ( D ) mostrar pesquisa. 3- O texto trata principalmente da: ( A ) coragem do co. ( B ) fome do co. ( C ) ambio do co. ( D ) sabedoria do co.

4- O fato que deu incio a narrativa foi: ( A ) a grande fome do co. ( B ) o sentimento de orgulho do co. ( C ) a sombra que o co viu no rio. ( D ) a ponte que o co atravessou. TEXTO 6

5- O co largou seu pedao de carne porque: ( A ) atravessou um rio procurando alguma coisa. ( B ) deixou que o pedao menor fosse levado pelo rio. ( C ) ficou privado dos dois pedaos de carne. ( D ) julgou que o outro co tinha um pedao maior.

Isso no est me cheirando bem


Imagine uma bolinha de neve no topo de uma montanha e quando ela chegar l embaixo, vai ter virado um imenso bolo, no ? Isso o que acontece com o lixo. Cada um de ns, brasileiros, produz mais ou menos 500 gramas de lixo todos os dias. Parece pouco, mas s fazer as contas. Todos os dias, esse lixo vira um bolo de milhes de toneladas! S na cidade de So Paulo, so produzidas 12 mil toneladas por dia. Para resolver esse problemo, a reciclagem uma grande idia! Na reciclagem, o lixo tratado e ser reaproveitado para fazer novos produtos. Para reciclar, preciso primeiro separar os tipos de lixo feitos de plstico, papel metal e vidro, que so materiais reaproveitveis. por isso que em alguns lugares a gente encontra aquelas lixeiras coloridas.
Suplemento O Estadinho, agosto/2006.

1- O texto foi escrito para: (A) Informar as pessoas. (B) Divertir as pessoas. (C) Promover um produto. (D) Dar um recado

2- Segundo o texto, cada brasileiro produz por dia: (A) 200 g de lixo (B) 300 g de lixo (C) 500 de lixo. (D) 1 kg de lixo.

3- Para solucionar este problema 4- De acordo com as informaes do texto, o preciso: grande problema nas cidades : (A) Separar o lixo para reciclagem. (B) Jogar o lixo nos lixes. (C) Limpar o lixo dos rios. (A) A separao do lixo. (B) A reciclagem do lixo. (C) A produo de lixo.

(D) Produzir mais lixo.

(D) Decomposio do lixo.

S-ar putea să vă placă și