Sunteți pe pagina 1din 10

1

FUNDAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDNIA NCLEO DE CINCIA E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE FSICA Programa Formao Continuada Mdias na Educao Intermedirio Plo de Ji-Paran Turma MIERO 2010 JIPI - MDULO RDIO

Ciclo

VIVENCIANDO A RADIO ESCOLA


Maria Amlia Moreira Lima 1 Andra Aparecida Cattaneo de Mello 2

Resumo O grande desafio dos educadores o de procurar meios mais criativos para fazer uso das diversas linguagens da mdia dentro do contexto escolar a fim de desenvolver nos alunos o interesse pelas novas tecnologias e propiciar aos mesmos, condies para adquirir habilidades para utilizar os instrumentos dessa nova cultura. A sociedade atual movida pela informao e por isso, a EEEFM Olga Dellaia no deve desconsiderar a presena da mdia. Dessa forma, o projeto vivenciando a rdio escola, com a participao de vinte alunos do 9 ano, uma das principais metas que se pretende atingir com este trabalho, pois sua criao viabilizar a comunicao entre todos os segmentos da comunidade escolar objetivando a divulgao de aes pertinentes, bem como, projetos interdisciplinares desenvolvidos no mbito escolar, oportunizando momentos de lazer e entretenimento aos alunos. Palavras-chave: Ao pedaggica; Rdio escola; Aprendizagem; Globalizao. Introduo Atualmente, difcil pensar sobre qualquer coisa ou assunto sem que haja uma ligao com a comunicao tecnolgica e, mais difcil ainda no associar isso tudo ao processo ensino e aprendizagem, pois, os educadores nos dias atuais, trabalham sempre com as diversidades, as mudanas, enfim, com a conscincia de que necessrio ensinar para uma sociedade que vive em funo da globalizao, ou seja, para uma sociedade cada vez mais focada nos meios de comunicao eletrnica, atualmente uma das maiores ferramentas utilizada para trabalho, lazer, relacionamentos e busca por informaes.
________________________
Graduada em Geografia pela UNIR-Universidade Federal de Rondnia; Ps-graduada em Gesto Ambiental pela FARO E Gesto Escolar pela UNIR. ameliajaru@hotmail.com. Professora Orientadora, Jornalista e Mestre em Cincias da Comunicao-DEJOR/UNIR/Vilhena. cattaneo.andrea@gimail.com.

Com o passar do tempo foram acontecendo muitas transformaes no mundo e coisas que no eram imaginveis a alguns anos, hoje so corriqueiras e to comuns que j no causam espanto. Uma das causas para todas essas mudanas foi o avano tecnolgico ocorrido no mundo, fazendo surgir a internacionalizao das mdias, que tornou possvel essa globalizao universal e fez com que as pessoas se ternassem conectados por uma diversidade de informaes e saberes vindos em tempo real por meio de palavras e imagens atravs do radio, televiso, internet, enfim, pelas novas tecnologias, parte imprescindvel na sociedade moderna. Seguindo essa premissa, os participantes do projeto, ou seja, a EEEFM Olga Dellaia de Jaru/RO, os alunos do 9 ano e a autora enquanto professora, optaram por trabalhar as mdias como fonte de enriquecimento educacional, por meio principalmente do rdio e da internet, atualmente um dos meios de comunicao mais utilizado na sociedade. importante salientar que tais meios de comunicao podem se tornar fontes para os mais diversos conhecimentos e que por isso, dentro do meio escolar, importante que sua utilizao seja sempre orientada para fins educacionais vlidos, como aprendizagem mais ampla e diversificada, transmisso de valores e conceitos morais e sociais que venham a contribuir para uma formao mais humana e cidad.
1. A mdia como ferramenta auxiliar no sistema pedaggico

A comunicao como um processo de interao entre os seres humanos fundamental para o processo educativo, pois essa relao entre aqueles que ensinam e os que aprendem ocorre sempre como uma espcie de troca onde grande parte do que se fala entendido como uma forma de aprendizagem, a qual acontece naturalmente por meio da interao, do dilogo entre aquele que fala e o que escuta. A comunicao, nesse sentido, torna-se mediadora dessas novas tecnologias, fazendo com que a educao tenha papel primordial na vida dos seres humanos e na sociedade como um todo. Segundo Jos Manuel Moran:
As tecnologias nos ajudam a encontrar o que est consolidado e a organizar o que est confuso, catico, disperso. Por isso to importante dominar ferramentas de busca da informao e saber interpretar o que se escolhe, adapt-lo ao contexto pessoal e regional e situar cada informao dentro do universo de referncias pessoais. (MORAN, 2009. p. 103).

Contudo, atualmente, quando se fala do uso das tecnologias em projetos educacionais, a maioria, tanto dos educadores quanto dos educandos se voltam logo para a

ferramenta tecnolgica de informao e comunicao mais utilizada no mundo, ou seja, a internet e depois para programas televisivos como vdeos e filmes. O rdio, o jornal, e todas as formas miditicas impressas no so to destacados como fonte de pesquisas e informaes para a aprendizagem.

A escola est sendo pensada, assim, como espao meditativo cada vez mais cruzado pelas novas linguagens e pelas transformaes cientficas, tecnolgicas, culturais e de comportamento que marcam o mundo contemporneo. preciso de fato fazer o aluno assumir a sua voz como instncia de valor a ser confrontada a outras vozes incluindo-se a do professor. Desse modo, a sala de aula passaria a ser entendida como um lugar carregado de histria e habitado por muitos atores que circulariam do palco platia medida que estivessem exercitando o discurso. (CITELLI, 2000, p. 81 e 98).

O uso do rdio na escola tem a capacidade de vislumbrar e realizar novos desafios, tornando, dessa forma, todos os seus integrantes conscientes do papel da tecnologia na vida diria e tambm de seu papel individual e coletivo no s dentro do contexto escolar quanto na sua vida em sociedade, sendo capazes de compreender a construo do conhecimento na sociedade da informao, descobrir como participar mais efetivamente desse processo e como inseri-lo em sua relao de educador e educando, contribuindo para a qualidade da educao e incluso social de crianas e adolescentes, organizando assim, uma comunidade ativa, participativa e construtiva no processo de desenvolvimento de novas aprendizagens.
A divulgao hoje faz com que o conhecimento compartilhado acelere as mudanas necessrias e agilize as trocas entre alunos, professores, instituies. A escola sai do seu casulo, do seu mundinho e se torna uma instituio onde a comunidade pode aprender contnua e flexivelmente. (MORAN, 2009. p. 108).

O rdio sem sombra de dvida, um dos veculos mais dinmico, abrangente e democrtico que existe e em vista disso, um recurso valiosssimo para a criao das mais diversas atividades ligadas ao estudo da oralidade, pois so recheados de momentos de leitura, escrita, pesquisa, debates, entrevistas e tantas outras atividades que acabam por desenvolver a aprendizagem em todos os sentidos. Atualmente, com um mercado de trabalho to globalizado e competitivo, saber se comunicar oralmente um grande diferencial. Uma pessoa com desenvoltura para se expressar tem uma grande vantagem em relao aos que demonstram certa dificuldade de

expresso oral. por isso que a prtica da oralidade deve ser desenvolvida nas crianas desde muito cedo e uma das formas sempre dar a elas a oportunidade para se expressar. No entanto, na maioria das escolas o ensino relacionado s novas tecnologias, como a informtica tem sido ministrado como se fosse um fim em si mesmo, por isso, o trabalho com a produo de programas de rdio vem para quebrar esse crculo vicioso e com isso, a informtica passar a ser uma ferramenta til para os alunos saberem escrever, pesquisar, editar, gravar e transmitir suas ideias e aprendizagens por meio desses programas.

2. A importncia da mdia no processo educacional Implantar o projeto Rdio Escola dentro do contexto educacional sempre uma ideia inovadora, no entanto, requer muita reflexo e anlise por parte de todos os envolvidos. Devese avaliar os desafios a serem enfrentados pela comunidade escolar, levando-se em conta a realidade na qual a escola est inserida e suas condies sociais, para que as aes propostas no adquiram dimenses desfavorveis e inalcanveis para a escola e os alunos, pois poderia com isso, frustrar o interesse e a vontade de buscar novos caminhos por meio de aprendizagens diferentes. Portanto, fazer uso das mdias ou de outras tecnologias dentro do contexto escolar requer muita reflexo e tambm conhecimento em relao ao assunto. necessrio tambm, enfatizar uma relao dialgica, voltada para a busca de novos conhecimentos e para o fortalecimento do cidado enquanto sujeito autnomo.
O aumento da adequao e da produtividade dos sistemas educacionais vai exigir [...], a integrao das novas tecnologias de informao e comunicao, no apenas como meios de melhorar a eficincia dos sistemas, mas principalmente como ferramentas pedaggicas efetivamente a servio da formao do indivduo autnomo. (BELLONI, 2005, p. 24).

Deve-se considerar ento, que a construo da cidadania comea pela busca da autonomia e pelo respeito s diversidades, assim, saber avaliar e tomar decises tanto individual quanto coletivamente condio primordial para uma participao de sucesso nesse projeto educacional. Nas rdios escolares, a pauta sempre construda coletivamente, portanto, a ao dialgica o elemento fundamental para alcanar as metas propostas.

nessa perspectiva construtiva e reflexiva que o Projeto Rdio Escola foi inserido no contexto escolar, realizando novos produtos comunicacionais, transmitindo novas ideias e conceitos que venham a contribuir para o crescimento individual e social de cada ser humano.

2.1. Vivenciando a rdio escola

A escolha da metodologia para a realizao deste trabalho esteve sempre em consonncia com os objetivos propostos, que era o de fazer uso da mdia na escola de uma maneira diferente da tradicionalmente utilizada pela maioria dos professores, que leva os alunos para a sala de vdeo e os coloca para assistir algum filme sem nenhum objetivo. Segundo Silva (2008, p. 53), no geral, usa-se mais de um mtodo e mais de uma tcnica na realizao de uma pesquisa. Visando uma abordagem mais ampla e significativa do tema pesquisado, foram utilizados alguns mtodos, tcnicas e procedimentos metodolgicos, que facilitou o desenvolvimento da pesquisa. O Projeto Vivenciando a Rdio Escola tratou-se de um projeto piloto, buscando a melhoria das aes e estratgias educacionais, alm de um melhor desempenho no desenvolvimento dos alunos em relao s suas habilidades e capacidades de aprendizagem. O projeto teve incio a partir da obteno dos equipamentos necessrios para o funcionamento efetivo da rdio dentro da escola e foi coordenado por professores e vinte alunos do 9 ano do ensino fundamental. O trabalho foi organizado durante o segundo semestre do ano letivo de 2012 e os alunos, juntamente com um professor, ficaram responsveis pela elaborao e veiculao dos programas durante esse perodo. A escolha das turmas responsveis durante cada ms foi feita atravs de sorteio. Em seguida houve uma oficina para capacitao dos alunos quanto ao uso dos equipamentos da rdio escola, dirigida por tcnicos das rdios locais. A oficina foi realizada na sala da TV escola, nos turnos matutino e vespertino. A turma responsvel pela programao do ms escolheu, sob a coordenao de seus professores, os temas a serem discutidos, fizeram pesquisas e entrevistas, selecionaram as notcias e anncios, escolheram as msicas, as vinhetas e o nome do programa, bem como, os sonoplastas e os locutores.

Os programas foram organizados por escrito, prevendo o tempo e a sequncia da programao. Cada programa dirio teve o tempo de durao de 15 minutos durante o intervalo de cada turno, e foi ao ar sempre na semana seguinte durante os intervalos das aulas (recreio) de segunda a sexta feira. A elaborao e a gravao dos programas aconteceram s quintas-feiras, das 15h s 17h. Os assuntos veiculados nos programas tiveram o acompanhamento e a coordenao dos professores de lngua portuguesa, matemtica, histria, arte, lngua estrangeira, cincias, os quais sero trabalhados em sala de aula. 3. A Radio Escola em ao

Sob tais perspectivas, o projeto representou um instrumento rico em possibilidades pedaggicas e de grande abrangncia para a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio Olga Dellaia, pois a mdia que possibilita aos estudantes socializar e tornar pblica sua fala pessoal. Nesse sentido, o rdio pode ser um mediador e ampliar as relaes entre as pessoas na escola e tambm no seu meio social. Com a explorao do rdio no processo educativo, o educando e o educador, juntos, tiveram a oportunidade de planejar e realizar uma significativa atividade social disseminando a cultura, construindo novos conhecimentos e ampliando novos horizontes atravs da comunicao e da expresso de suas opinies. O Projeto de ao pedaggica Vivenciando a Rdio Escola abrangeu as turmas do 9 anos e foi realizado por meio da construo de uma oficina prtica, envolvendo ao menos duas horas-aulas semanais, totalizando carga horria de trinta e duas (32) horas. Foram formadas as equipes que elaboraram, criaram e divulgaram programas de rdio para o lazer e para o apoio das mais variadas disciplinas. Foi criado um estdio de gravao permanente que atender a demanda por programas transmitidos preferencialmente no intervalo para o recreio. Alguns programas puderam ser usados na sala de aula e outros foram postados na internet no site da Rdio Escola (escolaolgadellaiajaru@seduc.ro.gov.br), por isso o grupo precisou do apoio da direo e da coordenao pedaggica e tambm de toda a comunidade escolar, pois a ao pedaggica envolve a voz de todos como cidados conscientes de seu papel no s no mbito escolar como tambm na sociedade.

O pblico alvo composto por alunos e professores que sero alcanados pelo sistema de caixas de som espalhadas no ptio da escola. As estratgias de desenvolvimento para o andamento da ao envolvero a sala de informtica para a gravao digital de programas de rdio; pesquisa musical e de contedos trabalhados em sala de aula com a orientao dos professores, alm da criao de fruns, chats e blogs por parte dos alunos. Assim, durante o perodo de agosto a setembro de 2012, o Projeto Vivenciando a Radio Escola realizado na EEEFM Olga Dellaia, desenvolveu atividades com aproximadamente 20 alunos do 9 ano do perodo matutino e vespertino. No dia 06 de agosto foi realizada com os alunos do perodo matutino, a oficina do Audacity, ferramenta utilizada para editar e mixar qualquer arquivo de udio em vrios formatos. No dia 10 de agosto, a oficina do Audacity foi realizada com os alunos do perodo vespertino. No dia 13 de agosto, foi desenvolvido um trabalho com os alunos do 9 ano do perodo vespertino, com textos referentes importncia das mdias no contexto escolar e que foram retirados de sites ligados ao assunto, o que j fez com que vissem a importncia do uso das mdias, principalmente a internet para o enriquecimento do conhecimento em diversas reas da aprendizagem. No dia 17, o mesmo texto com os alunos do perodo vespertino. Nos dias 20 e 24 de agosto foi realizada a gravao do Audacity com temas como, indisciplina no mbito escolar; higiene na escola; hbitos alimentares; bullyng; o exerccio da cidadania e tambm foi desenvolvido um trabalho sobre os riscos do consumismo: fator marcante da regio; dia dos Pais; semana da ptria; folclore; dia do estudante; efeito estufa; higiene corporal e a sade dos dentes. A gravao foi realizada em grupo com a participao de dois alunos no intervalo do recreio, que acontece entre 9:45 e 10:00 horas. Nas datas comemorativas, os alunos apresentaram poemas e poesias com dois alunos fazendo o papel de locutor da Radio Escola. Durante o ms de setembro, os alunos trabalharam atividades com diferentes tipos de msicas como: gospel; rock; sertanejo universitrio e MPB. Todos os alunos participantes gostaram e elogiaram efusivamente a iniciativa, pois como so jovens e ligados s mais diversas religies, consideraram a programao muito ecltica e totalmente imparcial em relao programao, favorecendo todos os gostos musicais, o que deixou todos muito felizes com a iniciativa.

Alm dessas atividades, foram desenvolvidas diversas outras envolvendo os professores de Ingls, Histria, Sociologia e Ensino Religioso. Todas as atividades foram realizadas no Laboratrio de Informtica da escola.

3.1. Perspectivas esperadas pela ao pedaggica

O projeto proporcionou principalmente aos alunos, o aumento da autoestima e a valorizao de suas capacidades intelectuais, por esse motivo, todos os participantes foram incentivados para se revezar nos momentos de discusso, pesquisa, produo e realizao dos programas criados. Foi proposto que utilizassem os diversos gneros de oralidade como entrevistas, debates, dramatizaes, msicas e leitura de textos na produo dos programas, alm de incentiv-los a se alternarem como locutores, independentemente da popularidade, nvel de aprendizagem ou timbre de voz. A ao pedaggica foi tambm de cunho multidisciplinar e inclusiva, pois usou os programas de rdio como recurso de ensino na sala de aula, criando programas temticos para divulgao e enriquecimento dos contedos das disciplinas trabalhadas, alm de propor trabalhos e pesquisas sobre determinados temas, disponibilizando a fonte da matria ou solicitando trabalhos em forma de programas de rdio. A ao estender o projeto para outros alunos e professores, proporcionando um intercmbio entre alunos especiais e demais alunos e entre professores das vrias disciplinas, por isso dever ter continuidade na EEEFM Olga Dellaia, podendo ser tambm estendido para outras escolas que vierem a se interessar pelo projeto. Levando em conta a importncia das mdias no processo de ensino e aprendizagem, a escola se prope a cada vez mais buscar apoio e incentivos para que os alunos participem ativamente dessa ao, propiciando dessa forma, uma aprendizagem mais significativa, inovadora e voltada para o futuro. Consideraes finais

Considerando tudo isso, um projeto de Rdio Escola pode vir a contribuir consideravelmente na aprendizagem escolar, proporcionando uma educao mais dinmica e autentica, diferenciando o ensino, tornando-o mais significativo e construtivo para o aluno, pois o rdio, assim como outras mdias

eletrnicas mais atraente e rpido do que a dinmica escolar utilizada no dia a dia dos educadores e alunos. Acredita-se, enfim, que o rdio como recurso pedaggico, seja um instrumento favorvel ao desenvolvimento de novas alternativas para estimular a qualidade da educao. Diante do exposto, a ao pedaggica teve a inteno de melhorar o coeficiente comunicativo das aes educativas, favorecendo o uso da linguagem oral na interao em sala de aula como mecanismo de ensino-aprendizagem, recorrendo oralidade na abordagem da leitura e da produo de textos, devendo explorar as diferenas e semelhanas que se estabelecem entre a linguagem oral e a escrita, explorar as potencialidades dos recursos tecnolgicos no ensino, colocando os alunos em situaes reais de interlocuo, divulgando a cultura local proporcionando a leitura histrica das manifestaes culturais. Alm disso, a ao pedaggica promoveu o desenvolvimento de prticas pedaggicas solidrias, desenvolvendo no aluno o aprendizado das vrias linguagens prprias da sociedade da informao, favoreceu a atualizao do ouvinte e seu conhecimento crtico a respeito dos fatos sociais, polticos, religiosos, culturais e artsticos, tornando-o apto para abordar questes envolvendo a escola, o pas e o mundo, promovendo reflexes e atuaes referentes luta pela sua cidadania e tambm pela sociedade como um todo.

Referncias bibliogrficas Obras Citadas BELLONI, Maria Luiza. O que mdia-educao. 2 ed. Campinas, SP. Autores Associados, 2005. (Coleo polemicas do nosso tempo; 78). CITELLI, Adilson. Comunicao e Educao: a linguagem em movimento. So Paulo: Senac, 2000. MORAN, Jos Manuel. A educao que desejamos: Novos desafios e como chegar l. 4 ed. Papirus, 2009, p. 101-111. Disponvel em: www.eca.usp.br/moran/utilizar.htm. SILVA, Antonio Carlos Ribeiro da. Metodologia da pesquisa aplicada contabilidade. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2008. Obras Consultadas ASSUMPO, Zeneida Alves de. Rdio-escola: uma proposta para o ensino. So Paulo: Annablume, 1999.

10

BORGES, Martha Kaschny. Tecnologia, educao e aprendizagem; os desafios para o educador na era da comunicao e da informao /. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional n 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996 (LDB). Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Disponvel em: HTTP://www.planalto.gov.br/ccvil/LEIS/L9394.htm. acesso em: 18/05/12. ______. Ministrio da Educao. Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. Braslia: Cmara de Educao Bsica do Conselho Nacional de Educao, 1998. Disponvel em: HTTP://www.diariooficial.com.br/fed_res_cne_ceb_021998.htm. acesso em: 18/05/12. LEITE, Mrcia Costa Rodrigues. As Tecnologias educacionais. SENAC, SP, 2000. VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. SP, Martins Fontes, 1988. ______, Leontiev, Luria. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. SP, cone. 1988.

S-ar putea să vă placă și