Sunteți pe pagina 1din 6

Contabilidade Pblica x Contabilidade Geral

PRINCIPAIS DIFERENAS ENTRE A CONTABILIDADE PBLICA E A CONTABILIDADE GERAL Aspectos Legislao Princpios Registro Regime de Escriturao Contbil Contabilidade Pblica Lei n 4.320/64 PFC e Princpios Oramentrios Atos e Fatos Administrativos Regime Misto, sendo: Regime de Caixa para as receitas e Regime de Competncia para as despesas. Supervit ou dficit de gesto Balano Oramentrio; Balano Financeiro; Demonstrao das Variaes Patrimoniais e Balano Patrimonial. 4 sistemas independentes. So eles: Sistema Oramentrio; Sistema Financeiro; Sistema Patrimonial e Sistema de Compensao. Contabilidade Geral Lei n 6.404/76 PFC Fatos Administrativos Regime de Competncia tanto para as receitas quanto para as despesas. Lucro ou prejuzo do Exerccio Balano Patrimonial; DRE; DOAR; DLPA e DMPL.

Resultado Demonstraes Financeiras

Sistemas de Escriturao

Um s sistema onde so registradas as contas patrimoniais e de resultado.

Lei n 4.320/64 estatui normas de direito financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal. Lei n 6.404/76 Dispe sobre as Sociedades por Aes.

PFC = Princpios Fundamentais de Contabilidade. So eles: Entidade Continuidade Oportunidade Competncia Prudncia Registro pelo Valor Original Atualizao Monetria

Princpios Oramentrios: Legalidade Universalidade Periodicidade Exclusividade Oramento Bruto Publicidade Equilbrio No Afetao da Receita Especificidade Unidade

Fato Administrativo: Fato administrativo ou fato de gesto qualquer negcio realizado pela administrao que modifique o patrimnio da empresa, em termos de qualidade ou quantidade. Exemplos: as compras vista ou a prazo de bens; as vendas vista ou a prazo de mercadorias e servios; os pagamentos e recebimentos etc. Fato Contbil: Fato administrativo a mesma coisa que fato contbil? Em sentido estrito, no. Fato contbil qualquer ocorrncia que modifique o patrimnio, seja decorrente ou no de negcio realizado pela administrao. A expresso fatos contbeis mais abrangente, pois inclui os fatos administrativos. Todo fato administrativo necessariamente um fato contbil. Entretanto, existem fatos contbeis que no so fatos administrativos. Por exemplo: se um incndio provoca a perda de mercadorias, o patrimnio sofre reduo. Este fato no decorrente da gesto, mas produz variao patrimonial. um fato contbil. Ato Administrativo: qualquer negcio realizado pela administrao que no modifique o patrimnio. Alguns atos administrativos tm como conseqncia fatos administrativos. Quando a empresa, por intermdio de seus diretores, fiadora num contrato de aluguel, ocorre um ato administrativo. Todavia, se o valor da locao no for honrado pelo locatrio, a empresa poder ter de pagar o aluguel. Tratar-se- de um fato administrativo. A consulta de preos a um fornecedor um ato administrativo. No entanto, a compra das mercadorias, se houver, ser um fato administrativo. Algumas empresas mantm o controle dos atos administrativos relevantes por meio de contas de compensao. As contas de compensao no se confundem com as contas patrimoniais ou de resultado, que so destinadas ao registro dos fatos contbeis. Os atos administrativos que possam provocar efeitos relevantes sobre o patrimnio devem se indicados em notas explicativas. As notas explicativas so esclarecimentos que acompanham as demonstraes contbeis e tm como objetivo facilitar o entendimento e a anlise da situao patrimonial da empresa.

Regime Misto: De acordo com o art. 35 da Lei n 4.320/64, pertencem ao exerccio financeiro: I as receitas nele arrecadadas; e II as despesas nele legalmente empenhadas.

Assim sendo, adotado o regime de caixa para as receitas e o regime de competncia para as despesas. O regime de caixa para as receitas significa que so reconhecidas somente as receitas cujo numerrio j foi arrecadado. O regime de competncia para as despesas significa que no importa se a despesa j foi ou no paga, mas sim se o fato gerador j ocorreu, isto , se a despesa j foi devidamente empenhada (autorizada pelo ordenador da despesa). Regime Contbil Processo de registro em Contabilidade; normas que orientem o controle e o registro dos fatos patrimoniais. Regime de Caixa: Norma contbil pela qual os ingressos so atribudos ao exerccio em que so recebidos e os custos ao exerccio em que so pagos. Regime de Competncia: Norma contbil pela qual os ingressos e os custos so atribudos ao exerccio a que pertencem, embora recebidos e pagos em outros exerccios.

Resultados: Nas entidades pblicas, os resultados so apurados nos Balanos Oramentrio, Financeiro e na Demonstrao das Variaes Patrimoniais. O resultado econmico do exerccio somado ou diminudo (depende do caso) do saldo da conta Saldo Patrimonial, no Balano Patrimonial. O resultado, quando positivo, denominado supervit. O resultado, quando negativo, denominado dficit. Supervit: excesso de receita sobre a despesa; saldo credor que representa a supremacia dos ganhos sobre os custos; lucro; redito positivo. Dficit: deficincia de receita sobre a despesa, ou ainda, insuficincia das operaes da entidade, demonstrada por comparao entre as receitas e as despesas, onde estas so maiores que aquelas.

No devemos chamar de lucro ou prejuzo. Lucro ou prejuzo a denominao que utilizamos na Contabilidade Privada (tambm conhecida como Contabilidade Geral; Contabilidade Bsica; Contabilidade Financeira etc.). Lucro: resultado da atividade aziendal que representa o acrscimo patrimonial atravs daquela. Prejuzo: resultado da atividade aziendal que representa o decrscimo patrimonial atravs daquela.

Azienda: so sistemas organizados que visam a atingir um fim qualquer. So aziendas: a casa de comrcio, a indstria, o nosso lar, a Prefeitura, os hospitais etc. o patrimnio considerado juntamente com a pessoa que tem sobre ele poderes de administrao e disponibilidade. O conceito azienda rene o patrimnio e a pessoa que o administra: Azienda = Patrimnio + Gesto Empresa e azienda so conceitos diferentes. Empresa uma espcie de azienda. Empresa uma azienda com finalidade lucrativa.

Demonstraes Contbeis ou Demonstraes Financeiras: Na rea pblica: Balano Oramentrio: Art. 102. O Balano Oramentrio demonstrar as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. Balano Financeiro: Art. 103. O Balano Financeiro demonstrar a receita e despesa oramentrias, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-oramentria, conjugados com os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte. Demonstrao das Variaes Patrimoniais: Art. 104. A Demonstrao das Variaes Patrimoniais evidenciar as alteraes verificadas no patrimnio, resultantes ou independentes da execuo oramentria, e indicar o resultado patrimonial do exerccio. Balano Patrimonial: Art. 105. O Balano Patrimonial demonstrar: I - o Ativo Financeiro; II - o Ativo Permanente; III - o Passivo Financeiro; IV - o Passivo Permanente; V - o Saldo Patrimonial; VI - as Contas de Compensao. Na rea privada:

Em relao s sociedades por aes, a Lei n 6.404/76, art. 176, estabelece que, ao fim de cada exerccio social, a diretoria deve fazer elaborar, com base na escriturao comercial, as seguintes demonstraes contbeis, que devem exprimir com clareza a situao do patrimnio da companhia e as mutaes ocorridas no exerccio: 1234Balano Patrimonial; Demonstrao dos Lucros Ou Prejuzos Acumulados; Demonstrao do Resultado do Exerccio; Demonstrao das Origens e Aplicaes Patrimoniais;

Consideradas, porm, as excees previstas na Lei n 6.404/76 e as normas da Comisso de Valores Mobilirios CVM, so demonstraes obrigatrias para as companhias abertas: 1234Balano Patrimonial; Demonstrao do Resultado do Exerccio; Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido. Demonstrao das Origens e Aplicaes Patrimoniais;

Companhias abertas so as sociedades annimas que negociam seus ttulos (aes, debntures) no mercado, com o pblico em geral. Para as companhias fechadas, so as demonstraes obrigatrias: 1- Balano Patrimonial; 2- Demonstrao do Resultado do Exerccio; 3- Demonstrao dos Lucros Ou Prejuzos Acumulados; 4- Demonstrao das Origens e Aplicaes Patrimoniais, se o patrimnio lquido for superior a R$ 1.000.000,00 na data do balano.

Sistemas de Escriturao na rea pblica: Sistema Oramentrio: O sistema de contas oramentrio registra a receita prevista e as autorizaes legais da despesa constantes da Lei Oramentria Anual e dos crditos adicionais, demonstrando a despesa fixada e a realizada no exerccio, comparando, ainda, a receita prevista com a arrecadada. Sistema Financeiro: Nesse sistema so registrados a arrecadao da receita e o pagamento da despesa oramentria e extra-oramentria. Tudo o que movimenta o disponvel (entrada e sada de numerrio) deve ser registrado no sistema financeiro. Sistema Patrimonial: No Sistema Patrimonial so registrados os bens patrimoniais do Estado, os crditos e os dbitos suscetveis de serem classificados como permanentes ou que sejam resultado do movimento financeiro, as variaes patrimoniais provocadas pela execuo do oramento ou que tenham outras origens e o resultado econmico do exerccio. Sistema de Compensao: No Sistema de Compensao so efetuados os registros dos valores que direta ou indiretamente possam vir a afetar o patrimnio. No Sistema de Compensao sero registrados, entre outros, as responsabilidades contratuais do Estado e os bens e valores em poder de terceiros.

O Sistema de Compensao representado pelos atos praticados pelo administrador que no afetam ao Patrimnio de imediato, mas que podero vir afet-lo. No quadro abaixo temos exemplos de alguns desses atos: CONVNIOS; CONTRATOS; ACORDOS; CAUES EM TTULOS; GARANTIAS; BENS E VALORES SOB RESPONSABILIDADE. Como se pode observar, o Sistema de Compensao compreende, apenas, as contas com funo especfica de controle, relacionadas com as situaes no compreendidas no patrimnio, mas que possam vir a afet-lo.

Ateno: Na rea privada, no temos essa separao em 4 sistemas, visto que os registros nas contas patrimoniais e de resultado so efetuados em um s sistema.

S-ar putea să vă placă și