Sunteți pe pagina 1din 2

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL TURMA DA NOITE 13-JAN.

-2009 TPICOS DE CORRECO

1) Carta de A a B, de dia 1: qualificao como proposta contratual, com indicao dos respectivos requisitos. A recepo da carta no dia 8 fixa o incio de eficcia da proposta (224/1, 1 parte). Indicao dos efeitos jurdicos da proposta (estado de sujeio de A e direito potestativo de aceitar de B) e da durao da eficcia da proposta (228/1, c)). O atraso dos CTT no suscita, evidentemente, qualquer situao de recepo tardia (229) (trata-se de uma proposta e no de uma aceitao). Qualificao da declarao de B, de dia 10: trata-se de uma aceitao (identificao dos requisitos desta), a que acresce uma proposta quanto ao modo de pagamento (que no ir ser aceite). No existe contraproposta (cfr. 233 in fine). No h qualquer obstculo possibilidade de a declarao negocial ter lugar por via electrnica (25/1 do DL n. 7/2004): porque, no caso, no h qualquer exigncia de forma legal (219), no se coloca qualquer problema quanto formao da compra e venda por via electrnica (email). A declarao negocial torna-se eficaz no dia 10 (224/1), portanto, dentro do prazo de eficcia da proposta (228/1, c)). Celebrou-se, portanto, um contrato de compra e venda, entre A e B, tornando-se este, automaticamente (408/1), proprietrio do veculo, desde essa data. B tem, pois, razo na sua pretenso.

2) Formao de novo contrato de compra e venda do carro, entre A e C, dado estarem verificados os requisitos da proposta (de C) e da aceitao (de A). Quanto a C, ocorre uma divergncia no intencional entre a vontade e a declarao negocial (erro-obstculo). Trata-se de um erro na transmisso da declarao (250/1); perante os dados fornecidos, no estar verificado, pelo menos, um dos dois requisitos de relevncia do erro, para efeitos de anulabilidade do negcio: no h conhecimento ou cognoscibilidade, por parte de A (250/1 e 247). Independentemente disso, atendendo anterior alienao, feita por A a B, o contrato entre A e C constitui uma venda de bem alheio nula (892) que, por isso, no produz efeitos, nomeadamente, a obrigao de pagar o preo. Regime da nulidade (286, 289). H uma situao de culpa in contrahendo (227), por celebrao de um contrato nulo, por culpa de uma das partes (A), que violou deveres pr-contratuais, impostos pela boa f (em especial, o dever de lealdade), com a consequente obrigao de indemnizar os danos sofridos por C.

3) Quanto a E, verifica-se uma divergncia intencional entre a vontade e a declarao negocial: h reserva mental; indicao dos respectivos requisitos e do regime legal (244). Por este motivo, perante os dados fornecidos, a declarao de E seria vlida, pois a reserva no conhecida do declaratrio (244/2). Todavia, as declaraes de A e E consubstanciariam um contrato de mtuo (1142), no tendo, porm, havido a traditio que , tambm, elemento constitutivo deste tipo negocial: referncia categoria dos negcios reais quoad constitutionem e questo da admissibilidade de celebrao dos correspondentes negcios consensuais.

4) Est em causa a matria das clusulas contratuais gerais: indicao fundamentada dos respectivos requisitos (1/1 LCCG) e da sua aplicao ao caso concreto (2 e 3 LCCG). Provavelmente, a clusula em causa considerar-se- excluda, por violao do dever/encargo de (adequada) comunicao (pequeno dstico) (5 e 8/a) LCCG); de todo o modo, trata-se de uma clusula de excluso da responsabilidade, proibida (18/a), b)/20 LCCG), como tal, nula, nos termos da LCCG (12 ss. e 24).

S-ar putea să vă placă și