Sunteți pe pagina 1din 1

Gesto Do Tempo Falta De Foco A Principal Vil Do Tempo A falta de foco um dos maiores inimigos do trabalhador do sculo XXI.

I. Em todo o universo abrangente da gesto do tempo, o item mais difcil de ser combatido a falta de foco. A falta de foco um dos maiores inimigos do trabalhador do sculo XXI. Em todo o universo abrangente da gesto do tempo, o item mais difcil de ser combatido a falta de foco. Esse problema sutil, sorrateiro e precisa de uma grande fora de vontade para ser vencido. Uma recente pesquisa americana mostrou que um profissional s consegue permanecer focado em uma tarefa por, no mximo, 11 minutos at que o telefone toque. Uma vez que ele para um trabalho custa, em mdia, 25 minutos at que a ateno se volte quela primeira tarefa. Isso pode levar a uma perda de at suas horas dirias, devido falta de foco e, consequentemente, acabada gerando uma desorganizao no trabalho. Algumas pessoas tm uma tendncia natural a serem mais organizadas e a seguirem processos. Outras pessoas, por sua vez, so to desorganizadas e avessas s regras que tm mais dificuldade para adquirir novos hbitos de produtividade. A explicao se d ao fato de que o crebro humano possui dois hemisfrios, ligados entre si pelo corpo caloso. O hemisfrio esquerdo, conhecido como consciente, o responsvel pelo raciocnio lgico. O hemisfrio direito, conhecido como inconsciente, o responsvel pelo raciocnio criativo. O hemisfrio esquerdo organizado, racional, lgico, analtico e se baseia no uso das palavras. Ele emite ordens e combina conceitos. O hemisfrio direito completamente diferente. intuitivo, imaginoso e criativo. Ele usa a linguagem do visual, do auditivo e do sensitivo. Pessoas com o hemisfrio esquerdo predominante tm tendncia a serem mais organizadas, analticas e gostam de seguir processos. Conseguem facilmente seguir uma ordem para executar suas tarefas, so mais previsveis, so pontuais e adorariam que o mundo fosse pontual. Pessoas com hemisfrio direito predominante possuem tendncia a serem mais espontneas, tm mais dificuldades com processos, so mais desorganizadas. So fs de pilhas de papis, e caixas de e-mail cheias, gostam de atender diversos projetos simultaneamente e tm uma facilidade enorme de se distrarem. No existe um hemisfrio melhor que o outro. Ambos so igualmente importantes. O segredo saber utilizar os dois a seu favor na hora de ganhar mais tempo no seu dia. O crebro facilmente atrado por acontecimentos ao seu redor. Basta algum no escritrio iniciar uma msica, um falatrio ou alguma novidade e pronto, era essa a desculpa que voc precisava para fugir da atividade por algo mais interessante. Veja algumas estratgias que podem ser adotadas para combater a falta de foco: 1) Priorize suas atividades. Todos os conceitos de administrao de tempo levam voc a ter uma dia mais focado. Quando voc se organiza, voc

define objetivos, se planeja e consegue saber o que precisa realmente fazer no seu dia. Liste todas as atividades e priorize numericamente. Siga essa ordem na execuo das tarefas. 2) Operao Shutdown Quando precisar se focar em alguma atividade, desligue completamente seu celular e telefone, televiso, msn, e-mail, feche a porta e pea para ningum incomod-lo at terminar. Quanto mais voc se afastar das possveis interrupes mais sucesso ter na sua concentrao. 3) Para focar crie um padro Voc pode ritualizar a sua concentrao. Escolha uma msica tranqila que voc goste e o ajude a relaxar. Alguns estudos de superlearning comprovam que a msica barroca aumenta em 3 ou 4 vezes a concentrao e a capacidade de absoro do crebro. Toda vez que precisar se focar oua sempre a msica que o ajuda a se concentrar. Isso criar uma "ancora auditiva" e o colocar em estado de concentrao muito mais rpido. 4) Respire Antes de iniciar seu trabalho, relaxe por alguns minutos. Comece a respirar profundamente algumas vezes. Concentrese apenas na sua respirao e no seu corpo. Deixe sua mente fluir naturalmente. A presso diria acaba aumentando nossa adrelina e deixando nosso ritmo mais ansioso e agitado, o que propicia a falta de foco. Quando voc respira e relaxa, voc diminui sua ansiedade e aumenta sua capacidade de concentrao. 5) Desligue seu e-mail. Deixar o e-mail ligado diretamente um vcio perigoso e hoje posso afirmar que um dos maiores causadores da falta de foco em seu ambiente. Estabelea horrios durante o dia para essa atividade, no deixe que a cada e-mail sua ateno seja desligada. Pare um pouco e analise o momento anterior leitura deste artigo, como voc tem se concentrado? Que tal ganhar alguns minutos preciosos no seu dia, sendo mais focado? Quando voc vai comear a focar no que realmente importante na sua vida?
Autor: Cristian Barbosa especialista em produtividade pessoal e empresarial. Scio da POPCOM Blue Eagle, diretor executivo da Trade do Tempo, facilitador do programa de empreendedores do Sebrae/Onu - Empretec e facilitador da FranklinCovey Brasil.

S-ar putea să vă placă și