Sunteți pe pagina 1din 2

Seminrio Adventista Latino-Americano de Teologia Mestrado Intra-Corpus em Teologia Arqueologia Bblica Professor: Dr.

Elias Brasil de Souza Aluno: Isael Santos Souza Costa Resenha Crtica Gerhard, M. Hasel, New Light on the Book of Daniel from the Dead Sea Scrolls. Bible and Spade Vol. 5 (Ephrata, PA: Associates for Biblical Research, 1992).

O artigo New Light on the Book of Daniel from the Dead Sea Scrolls distribui-se de uma introduo onde se expressa o objeto proposto do estudo, seguido por seis tpicos que desenvolvem as ideias afins. O estudo reitera o carter contributivo de duas publicaes desde rolos do mar morto, sobre os escritos hebraicos e aramaicos do livro de Daniel. No primeiro tpico From Discovery Until Publication, o autor apresenta os intrigantes atrasos de publicaes de materiais a dcadas descobertos mas no expostos ao escrutnio de especialistas do gnero. Em 1961 o professor Frank M. Cross da Harvard University, referiu-se ao fragmento de Daniel como uma cpia inscrita nos pergaminhos/escritos do segundo sculo A.C. e categorizado em muitos sentidos como entre os melhores textos desde os mais antigos escritos de Qumran. Anos depois ele encarregou dado material a Eugene Ulrich da universidade de Notre Dame que em 1987 publicou os materiais da Caverna 4 como: 4QDana. Seguindo-se o tpico entitulado Contents of the Dead Sea Scroll Daniel Manuscripts apresenta-se, alm destes j mencionados, D. Barthlemy, que em 1955 publicou dois fragmentos destes rolos. 1QDan a, e 1QDanb, contendo 22 versos de Daniel 1-3. Tambm em 1962, Maurice Baillet com a publicao do fragmento de um papiro da Caverna 6 provavelmente contendo partes de Daniel 8:16,17,21,22 e seguramente 10:8-16; 11:33-36,38. Sendo as partes mais extensivamente preservadas aquelas da Caverna 4: 4QDana, 4QDanb e 4QDanc que contm grandes pores do livro. Significance of the Scrolls terceira parte apresenta uma comparao de incidncias do livro de Daniel frente a outros tambm ali encontrados. Em 1977 uma lista fora publicada e a disposio era: 13 fragmentos de manuscritos dos Salmos, 9 de xodo, 8 de Deuteronmio, 5 de Levticos, quatro cada, de Gnesis e Isaas. E no menos que 8 rolos representando Daniel. Embora

ainda no se tenha completa segurana do total de rolos da Bblia que tem sido preservado em Qumran evidente que Daniel fazia parte da preferncia daquela comunidade. Nesta perspectiva sugerido que esta preservao por parte de tal comunidade dificulta a proposta histrico-crtica de que o livro de Daniel em sua forma presente fora originado no perodo da crise Antoco Epifaniana, i.e., entre 168/167-165/164 A.C, a hiptese Macabeia datada do segundo sculo AC. Dificilmente uma simples comunidade preservaria quantidade significativa de documentos de origem to tardia. No quarto tpico Date of the Daniel Dead Sea Scrolls and Its Significance o autor prope que as datas para os rolos de Daniel, publicadas em 1955, sugerem sua origem de como de 60 D.C. ou datas anteriores. O 4QDanc, por exemplo, remontando ao segundo sculo A.D. Diante disto, como suportar hipteses redacionais para um texto com um perodo de origem to curta, i.e., 50 anos apenas desde o que seria o documento autgrafo para o que agora se acha num todo, quantas edies? Portanto, uma data anterior quela do segundo sculo A.C. inegocivel para a origem de Daniel. No quinto momento sob o ttulo Dead Sea Scrolls and the Original Hebrew/Aramaic Text of Daniel, dito dos questionamentos levantados ao longo dos anos acerca confiabilidade dos textos em Daniel, e da liberdade com que crticos at se dispunham a reconstru-lo. Menciona-se as dificuldades frente a comparaes do TM com a LXX dentre outros. Apresenta-se a mxima de Klaus Koch de que no existe nenhum texto autoritativo para Daniel, bem como outras propostas semelhantemente truncadas. At que apresenta-se um nova reao com as publicaes de manuscritos de Daniel das Cavernas de Qumran. Por fim em The Daniel Dead Sea Scrolls and Canonical Book of Daniel parte conclusiva do artigo, o autor elabora que segundo o professor D. Barthlemy, publicao de 1955, Daniel ainda no era considerado cannico na comunidade de Qumran. F.F. Bruce, por sua vez, em 1964 declarou que Daniel j bem poderia ter partilhado do status cannico entre tal comunidade. John Goldingay em 1989 afirmou no haver nos manuscritos qualquer indicao contra ou a favor de sua canonicidade em meio comunidade. Contudo, Ulrich em 1987, apresenta Daniel tido entre eles na mesma categoria que Deuteronmio, Reis, Isaas e Salmos. Apresenta-se ainda 4QFlorilegium cuja citao como escrito no livro de Daniel o profeta, frmula tpica de citaes desde escrituras cannicas em Qumran, similar a Mateus 24:15, onde Jesus se refere a Daniel como o profeta. Se ele j era considerado cannico em Qumran, logo sua origem de fato deve ser bem anterior proposta macabeia histrico-critica do segundo sculo A.C. No pode haver qualquer razo possvel para considerar o livro de Daniel como um produto macabeu.

S-ar putea să vă placă și