Sunteți pe pagina 1din 3

AS MANIFESTAES DA CULTURA POPULAR

Nesta sntese ser abordado a cultura popular nos bairros populares das metrpoles capitalistas, e mostrar que so os moradores os verdadeiros agentes de transformao do espao. A relao entre cultura e poder est na base da anlise das manifestaes inventariadas nos bairros pesquisados. Essas pesquisas realizadas com os moradores de cada bairro, teve como objetivo evidenciar a percepo e a imagem que o bairro transmite enquanto conceito, buscando a construo de uma representao coletiva para cada bairro. O foco das entrevistas foi dada s festas e comemoraes dos bairros pesquisados.

Cultura de Bairro O bairro um local de experincia e de obteno de cultura, as relaes entre as vizinhanas constituem num relacionamento do cotidiano, e esse relacionamento relativo perante as classes sociais. "Nos bairros de classe mdia, as relaes entre vizinhos so mais seletivas e pessoais e, na maior parte dos casos, o maior poder aquisitivo faz diminuir a necessidade de ajuda mutua e aumentar a necessidade individual de espao" (Keller, 1979). Para a definio do conceito de um bairro preciso ter experincia, porque assim o bairro se torna um lugar de um esforo mental. O cotidiano faz parte dinmica na vida de seus moradores, ganhando contedos de diversas formas, e criando laos de identidade, tornando essa rea igualizante.

Cultura da experincia e do culto Nos bairros, pode-se dizer que existe uma vida de experincia, essa vida constituda por tempos de reza e de festa, unindo aspectos sagrados ela. A religiosidade e festividade esto interligadas com a maior parte de manifestaes culturais dos bairros que acabam se tornando tradies. A experincia matria de tradio.

Cultura da vivncia e da exposio Durante o dia a dia das pessoas nas cidades, todas elas esto sujeitas a algumas ameaas como cidado, por isso necessrio uma ateno por exemplo enquanto dirigem em um trnsito.

Um outro aspecto que se torna presente na vida dos moradores e que tem crescido muito e se tornado uma "aura" so as exposies de objetos culturais, e eles s desaparecem para abrir um espao onde se instala uma nova "aura". As mercantilizaes dos bairros tem funo de multiplicar produo e consumo dos moradores, tornando assim uma atividade muitas vezes turstica.

Lazer e diverso como negao da cultura "A desintegrao da cultura evidenciada atravs da converso dos objetos culturais em mercadorias sociais, que podem circular e se converter em moeda de troca de toda espcie de valores, sociais e individuais" (Arendt, 2002a). Esses objetos culturais citados acima, servem para o entretenimento necessrio e vital da sociedade, fazendo com que eles tirem um tempo livre para o mundo da cultura. Esse divertimento faz parte do processo vital biolgico, como tambm o sono e o trabalho. Todos passaram a ter essa necessidade de entretenimento a partir de que ela se tornou fcil na vida das pessoas.

Cultura de massa e subculturas A cultura de massa se origina primeiramente da sociedade de massa, elas esto inter-relacionadas, pois quem determina essa "massa" a prpria sociedade que incorpora essa cultura. Essa cultura atende s necessidades de entretenimento de grupos consumidores. Segundo o autor do texto "o verdadeiro princpio gerador das diferenas no mbito do consumo a oposio entre gostos de luxo (ou de liberdade) e os gostos de necessidade". Pois, muitas pessoas se sentem insatisfeitas com aquilo que tem, e apenas consumem algo por luxo, porm, outras j sacrificam boa parte de sua renda alimentao, deixando de gastar com roupas e higiene pessoal.

Aproximando a lente das subculturas nos bairros populares A busca feita pelos bairros de Salvador tiveram diferentes vises em cada um deles. Nos bairros existem diversas subculturas, partindo de costumes at raas diferentes. O bairro de Plataforma por exemplo, uma moradora diz que a capoeira algo muito citado pelos moradores, e eles procuram sempre preservar essa cultura naquele bairro. Em outro bairro, que o do Curuzu eles

procuram resgatar a cultura afro-brasileira, e perante as pesquisas notvel a forte ligao que eles tem com a cultura afro. Alm da sociedade, a cultura de um bairro pode ter tambm uma forte ligao com a natureza, que o caso do bairro de Ribeira, o mar por exemplo tem um destaque muito grande na vida dos pescadores e na sua cultura, pois a vida deles a pesca. Nas entrevistas realizadas, pode-se perceber que as manifestaes culturais do passado eram mais ricas e diversificadas. "Se a cultura de massa e suas subculturas so tidas como standardizadas, geralmente descritas como rudimentares, conformistas e alienantes, elas so tambm, por outro lado, estruturas transversais de organizao, originando 'efeitos de massa' caractersticos". As classes sociais interferem nas diferenas individuais de cada um, e acabam sendo dominantes. Mas os verdadeiros agentes de transformao desses espaos (bairros) so fontes das experincias de seus moradores.

S-ar putea să vă placă și