Sunteți pe pagina 1din 5

LISTA DE EXERCCIOS DE BIOLOGIA

Referente s aulas 37 a 41 Setor A 01 - (UDESC SC/2011) Assinale a alternativa incorreta a respeito das caractersticas gerais dos vrus. a) Muitos vrus so especficos em relao ao hospedeiro; atacam apenas um tipo de clula ou poucos tipos. b) Os vrus so considerados parasitos intracelulares obrigatrios, pois so capazes de se multiplicar apenas no interior de clulas hospedeiras. c) Um vrus um organismo acelular, constitudo basicamente por um capsdio proteico e por molculas de DNA e RNA. d) Infeco viral consiste na penetrao do vrus no interior da clula hospedeira. e) Aps a adeso do vrus membrana plasmtica da clula hospedeira, pode haver a entrada de todo o vrus no interior celular ou apenas do seu material gentico. 02 - (UEG GO/2011) Os vrus apresentam-se como agentes infecciosos que causam diversas doenas entre animais e plantas. Mediante sua importncia, pesquisadores no mundo todo estudam os vrus, sua organizao, reproduo, gentica e evoluo. Tendo como base as informaes geradas a partir dessas pesquisas para caracterizar os vrus, responda ao que se pede: a) Os vrus podem ser considerados organismos vivos? Justifique a sua resposta. b) Cite duas doenas causadas por vrus. 03 - (UNESP SP/2010) Observe a tirinha, que alude gripe Influenza A (H1N1).

(Jornal UNESP, n. 246, julho 2009. Adaptado.)

Na tirinha, o personagem afirma que os vrus podem ser de DNA ou RNA e que estes no tm vida prpria fora das clulas. Esta ltima afirmao se justifica, pois os vrus de a) DNA no apresentam genes para RNA mensageiro, ribossmico ou transportador, utilizando-se de todos esses componentes da clula hospedeira. b) DNA apresentam todos os genes que necessitam para sua replicao, utilizando-se apenas da energia e nutrientes da clula hospedeira. c) DNA apresentam apenas os genes para RNA mensageiro, e para sua replicao utilizam-se dos demais elementos presentes na clula hospedeira. d) RNA no apresentam nenhum gene, e por isso so incapazes de replicar seu material gentico, mesmo quando em uma clula hospedeira, utilizando-se desta apenas para obteno de energia. e) RNA so os nicos que apresentam seus prprios ribossomos, nos quais ocorre sua sntese proteica. Utilizam-se da clula hospedeira apenas como fonte de nutrientes.

04 - (FUVEST SP/2010) Considere as seguintes caractersticas atribudas aos seres vivos: I. Os seres vivos so constitudos por uma ou mais clulas. II. Os seres vivos tm material gentico interpretado por um cdigo universal. III. Quando considerados como populaes, os seres vivos se modificam ao longo do tempo. Admitindo que possuir todas essas caractersticas seja requisito obrigatrio para ser classificado como ser vivo, correto afirmar que a) os vrus e as bactrias so seres vivos, porque ambos preenchem os requisitos I, II e III. b) os vrus e as bactrias no so seres vivos, porque ambos no preenchem o requisito I. c) os vrus no so seres vivos, porque preenchem os requisitos II e III, mas no o requisito I.

d) os vrus no so seres vivos, porque preenchem o requisito III, mas no os requisitos I e II. e) os vrus no so seres vivos, porque no preenchem os requisitos I, II e III. 05 - (UFT/2010) Avalie a figura abaixo e marque a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA. 1. A figura representa os ciclos ltico e lisognico de um vrus. 2. O ciclo ltico est representado em I 3. No ciclo lisognico o DNA viral incorporado ao DNA da clula hospedeira; 4. O ciclo ltico no est relacionado com o rompimento da clula hospedeira; 5. O ciclo lisognico sempre resulta em morte da clula hospedeira. a) 1-V, 2-V, 3-F, 4-F, 5-V b) 1-V, 2-V, 3-F, 4-F, 5-F c) 1-V, 2-V, 3-V, 4-V, 5-V d) 1-V, 2-F, 3-F, 4-F, 5-V e) 1-V, 2-V, 3-V, 4-F, 5-F

06 - (UFRJ/2010) Os grficos a seguir apresentam o crescimento de uma espcie de bactria e de um vrus bacterifago em ciclo ltico, ambos em ambientes sem limitao de recursos. Identifique qual grfico (A ou B) representa o crescimento das bactrias e qual representa o crescimento dos bacterifagos. Justifique sua resposta.

07 - (UNESP SP/2009) O dogma central da biologia, segundo o qual o DNA transcreve RNA e este orienta a sntese de protenas, precisou ser revisto quando se descobriu que alguns tipos de vrus tm RNA por material gentico. Nesses organismos, esse RNA orienta a transcrio de DNA, num processo denominado transcrio reversa. A mesma s possvel quando a) a clula hospedeira do vrus tem em seu DNA nuclear genes para a enzima transcriptase reversa. b) a clula hospedeira do vrus incorpora ao seu DNA o RNA viral, que codifica a protena transcriptase reversa. c) a clula hospedeira do vrus apresenta no interior de seu ncleo protenas que promovem a transcrio de RNA para DNA. d) o vrus de RNA incorpora o material gentico de um vrus de DNA, que contm genes para a enzima transcriptase reversa. e) o vrus apresenta no interior de sua cpsula protenas que promovem na clula hospedeira a transcrio de RNA para DNA. 08 - (UEL PR/2010) O tratamento de infeces bacterianas foi possvel com a descoberta dos antibiticos, substncias estas capazes de matar bactrias. Como exemplos de mecanismos de ao dos antibiticos, podemos citar: Ao I: inibe a enzima responsvel pelo desemparelhamento das fitas do DNA. Ao II: inibe a ligao da RNA polimerase, DNA-dependente. Ao III: ao ligar-se a subunidade ribossomal inibe a ligao do RNA transportador. Quanto interferncia direta dessas aes nas clulas bacterianas, correto afirmar: a) Ao I inibe a duplicao do DNA, impedindo a multiplicao da clula. b) Ao II inibe a traduo, interferindo na sntese de DNA bacteriano. c) Ao III inibe a transcrio do RNA mensageiro. d) Aes I e III inibem a sntese de cidos nucleicos. e) Aes II e III inibem a sntese de protenas bacterianas.

09 - (UEPB/2010) As informaes abaixo referem-se a processos de reproduo bacteriana. Identifique-os e assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. Corresponde transferncia de genes de uma bactria para outra por meio de bacterifagos. Mecanismo de reproduo assexuada em que um indivduo d origem a dois outros, geneticamente idnticos entre si. Processo atravs do qual alguns tipos de bactrias conseguem adquirir trechos de molculas de DNA dispersos no meio e incorpor-los ao seu prprio DNA. a transferncia direta de DNA de uma bactria para outra, por meio de uma ponte citoplasmtica que se estabelece temporariamente entre essas bactrias. a) Transduo, bipartio, conjugao bacteriana, cissiparidade. b) Transformao, bipartio, transduo, conjugao bacteriana. c) Conjugao bacteriana, cissiparidade, transformao, transduo. d) Transformao, transduo, conjugao bacteriana, cissiparidade. e) Transduo, cissiparidade, transformao, conjugao bacteriana. 10 - (UFBA/2010) A figura ilustra mecanismos moleculares de resistncia bacteriana a antibiticos, a saber: a) o recrutamento de uma enzima que destri ou incapacita a droga; b) o uso de uma bomba no envoltrio celular que expulsa a droga antes que ela aja; c) a substituio da protena-alvo da droga por uma verso que a droga no reconhece.

A partir da anlise das informaes, explique a resistncia bacteriana a antibiticos, relacionando-a estratgia reprodutiva do grupo.

11 - (UEPB/2009) Observe o esquema de uma clula bacteriana e assinale, em ordem crescente, a alternativa que identifica corretamente as estruturas numeradas. a) Mesossomo, ribossomos, nucleide, fmbrias, cpsula. b) Mesossomo, plasmdeos, nucleide, enzimas respiratrias, parede celular. c) Corpo basal, lisossomos, DNA, fmbrias, membrana plasmtica. d) Mesossomo, plasmdeo, nucleide, enzimas respiratrias, membrana plasmtica. e) Mesossomo, ribossomos, nucleide, membrana plasmtica, parede celular. 12 - (UFABC SP/2009) Os desenhos representam microrganismos que apresentam caractersticas especficas e conseguem se reproduzir de modo peculiar. Analise-os e, em seguida, responda. a) Quais tipos de microrganismos esto representados pelas letras X e Z, respectivamente? b) O microrganismo X pode parasitar e destruir o microrganismo Z. Explique como isso pode ocorrer.

13 - (PUC MG/2008) A figura mostra as quatro etapas do experimento de transformao bacteriana realizado por Griffth em 1928.

+ Associao entre bactrias capsuladas inativas e no capsuladas vivas. Analisando os resultados acima de acordo com seus conhecimentos, INCORRETO afirmar: a) As bactrias no capsuladas poderiam estar mais susceptveis ao sistema imunolgico do camundongo sendo, por isso, menos virulentas. b) As bactrias no capsuladas foram transformadas em bactrias virulentas ao absorverem as glicoprotenas das capsuladas. c) A inativao pelo calor foi capaz de desnaturar enzimas necessrias ao crescimento bacteriano, mas no destruiu o material gentico das bactrias. d) Seria possvel recuperar bactrias capsuladas vivas dos camundongos mortos na etapa 4 do experimento.

14 - (UNEB BA/2010) Com base na anlise da figura de uma clula bacteriana tpica, correto afirmar:

01. A estrutura indicada em I corresponde aos plasmdeos bacterianos, elementos genticos provenientes do ncleo, essenciais para sobrevivncia de bactrias. 02. A indicao em II corresponde aos inmeros flagelos celulares presentes ao longo de toda a superfcie celular, que possibilitam a locomoo de bactrias em meio aquoso. 03. A indicao em III representa o nucleossomo bacteriano, formado a partir da unio do material gentico a protenas compactadoras especficas. 04. A estrutura indicada em IV consiste na parede celular, que protege as clulas bacterianas contra agresses do meio em que se encontram e determina a sua forma estrutural. 05. A indicao em V representa os clios bacterianos, que, ligados membrana dupla bacteriana, realizam movimentos por meio de batimentos coordenados.

15 - (UEG GO/2007) Durante a realizao da coleta e da anlise da gua de um determinado aude, foi levantada a presena dos organismos representados no grfico a seguir.

Com base no conhecimento sobre esses organismos e nos dados apresentados, responda ao que se pede: a) A que reinos esses organismos pertencem? b) Considerando-se a anlise da gua, recomendvel a sua utilizao para o consumo humano? Justifique sua resposta.

GABARITO:
1) Gab: C 2) Gab: a) Se a resposta for SIM, a justificativa deve ser baseada no fato de que os vrus so seres vivos extremamente simples, que no curso da evoluo teriam perdido a estrutura celular, ficando restritos ao que era essencialmente necess rio para a reproduo, caracterstica fundamental para a perpetuao da espcie. Se a resposta for NO, justificar pelo fato de os vrus no apresentarem organizao celular, no possurem metabolismo prprio e por no serem capazes de se reproduzir sem estar dentro de uma clula hospedeira. Podendo ser considerados, portanto, parasitas intracelulares obrigatrios (partculas infecciosas), e no seres vivos, j que fora da clula hospedeira no manifestam propriedades vitais. b) Dengue, ebola, febre amarela, gripe, Aids, varola, catapora, rubola, hepatite, sarampo, caxumba, raiva, entre outras. 3) Gab: C 4) Gab: C 5) Gab: E 6) Gab: Bactria, B; bacterifago, A. As bactrias possuem diviso binria, por isso seu nmero dobra a cada ciclo. Os bacterifagos so vrus que infectam as bactrias e utilizam seu metabolismo para formar novos vrus. A cada ciclo ltico, um nico bacterifago gera muitos outros. 7) Gab: E 8) Gab: A 9) Gab: E 10) Gab: A resistncia bacteriana nos trs casos ilustrados ocorre em funo da variabilidade gentica dos microorganismos no enfrentamento do antibitico. Essa variabilidade decorrente de mutao e recombinao gnica transformao, conjugao e transduo , expressando a transferncia vertical e horizontal da informao gentica. Sendo as bactrias organismos de ciclo de vida curto com crescimento exponencial (investimento macio na reproduo), a propagao da resistncia se faz rapidamente, originando linhagens resistentes ao antibitico. 11) Gab: B 12) Gab: a) Em X, representado um vrus (bacterifago); em Z, uma bactria. b) O bacterifago, ao fixar-se na parede bacteriana, injeta seu material gentico, que se multiplica e termina formando novas unidades virais; ocorre a destruio (lise) da clula bacteriana, e novos vrus so liberados no meio. 13) Gab: B 14) Gab: 04 15) Gab: a) Reino Monera b) no, pois os cianobactrias (presentes em grande quantidade na amostra colhida da gua) so txicas para consumo humano.

S-ar putea să vă placă și