Sunteți pe pagina 1din 36

DE VILA ESPERANA

Rua Nilza, 385 CEP 03651-120 So Paulo Fone 6684-6015 www.ipbve.v10.com.br contato599-ipbvilaesperanca@yahoo.com.br www.teologiacalvinista.com

Lies para classe de Catecmenos


(Ensinando novos membros)

Rev. Dr, Edson Pereira Lopes


Rev. Dr, Edson Pereira Lopes casado com Nvea e tem dois filhos, o Tales e a Taila. Formao: Bacharelado em Teologia pelo Seminrio Rev. Jos Manoel da Conceio (1989-1992) Licenciatura Plena em Filosofia Centro Assuno (FAI) (1996) Especializao em Estudos Brasileiros Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999) Mestre em Educao, Arte e Histria da Cultura Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001) Doutor em Cincias e Filosofia da Religio Universidade Metodista de So Paulo (2004) Escritor dos livros: A teologia e a pedagogia na Didtica magna de Comenius (2004); A inter-relao da teologia com a pedagogia no pensamento de Comenius (2006); Reflexes tica (2005), e autor de artigos em revistas que tratam de Educao, Teologia e tica. Atualmente (desde 2006) est pastoreando a IPB de Vila Esperana.

Dedico este trabalho a Deus sustentador da minha vida. minha esposa Nvea, fiel companheira, e incentivadora dos meus estudos. Aos meus filhos Tales e Taila. Aos meus pais, meus primeiros educadores. s Igrejas: Belm, Bom Pastor, Brasilndia e Parada XV de Novembro.

3 APRESENTAO

O presente estudo surgiu em fevereiro de 1996, quando lecionei para a primeira Classe de Catecmenos, aps minha ordenao ao ministrio pastoral em 11/02/1996. Ao ser ordenado pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, pelo Presbitrio Oeste Paulistano, assumi o pastorado da Igreja Presbiteriana Belm, na cidade de Embu das Artes. Foi nessa Igreja que senti a necessidade de preparar adequadamente os novos membros da comunidade crist. Com o passar dos anos, ao ser eleito para pastorear a Igreja Presbiteriana de Brasilndia percebi a mesma necessidade, e foi-me solicitado uma srie de estudos para serem lecionados na Classe de Catecmenos. Resultado disto foi uma reformulao do texto preparado para a I.P. Belm. Infelizmente, no consegui aplicar os estudos na ocasio reformulados na I.P. de Brasilndia, visto que sai daquela comunidade, s vsperas da implantao deste estudo na Classe de Catecmenos. Hoje (ano 2004), a Igreja Presbiteriana em Parada XV de Novembro solicitou-me um estudo apropriado para a Classe de Catecmenos. Assim, reformulei pela segunda vez, o texto original, antes, oferecido a I.P. Belm. No presente estudo procurei aproxim-lo das regras da metodologia cientfica acadmica, sem, contudo, perder de vista a preocupao com a escrita simples, de maneira que, qualquer pessoa pode estudar este opsculo, que embora, em formato acadmico, simples de se compreender. Registro que a reformulao deste estudo foi de intenso trabalho e causou-me dificuldades, pois, tinha como objetivo a defesa do meu doutorado, a qual ocorreu em 14 de maio de 2004. A partir da, pude focar-me na reformulao deste trabalho. Espero, portanto, que seja de bom uso, e que apresente apenas o caminho para o conhecimento intelectual dos alunos da Classe de Catecmenos na Igreja Presbiteriana em Parada XV de Novembro, e uma vez descoberto o caminho, seja bno nas mos do Deus Soberano. Rev. Edson P. Lopes

SUMRIO

Apresentao ..........................................................................................................03

Lio 1 Bblia a Palavra de Deus (Parte 1) ..........................................................05

Lio 2 Bblia A Palavra de Deus (Parte 2) ........................................................07

Lio 3 Os atributos de Deus ................................................................................10

Lio 4 A Santssima Trindade .............................................................................14

Lio 5 A Criao e o Pacto de Deus .....................................................................16

Lio 6 O Redentor Estados e obras ..................................................................19

Lio 7 A doutrina da salvao .............................................................................24

Lio 8 A doutrina da Igreja ..................................................................................29

Lio 9 Breve histria do Presbiterianismo Brasileiro ..........................................34

Referncias bibliogrficas ........................................................................................36

5 LIO 1 BBLIA - A PALAVRA DE DEUS (Parte 1)

Nesta lio procurou-se desenvolver os principais termos teolgicos relativos s Escrituras Sagradas: Inspirao, Revelao e Iluminao.

Inspirao das Escrituras

As Escrituras declaram de si mesma que inspirada por Deus (2 Tm 3.16,17; 2 Pe 1.21), todavia, no so raras s vezes que alguns cristos indagam: O que significa Inspirao da Bblia? Necessita-se, portanto, compreender o significado do termo Inspirao, pois, a convico de que a Bblia a Palavra de Deus Inspirada, um dos fundamentos principais da f crist. A palavra Inspirao significa a influncia divina exercida sobre os escritores da bblia, a fim de preserv-los de erros em seu ensino (CLARK, s.d., p. 37). A Inspirao, no tornou aos homens meras mquinas, mas os inspirou no sentido de empregarem todos os seus conhecimentos, estilo, cultura, sem, contudo, cometerem erros, pois pela influncia do Esprito Santo, foram guardados de quaisquer erros, enquanto eram instrumentos de Deus na escrita das Escrituras.

Revelao das Escrituras

Revelao a comunicao do conhecimento ou dos fatos feitos ou realizados por Deus. Ela possui dois objetivos principais: 1) ensinar o que no homem deve crer acerca de Deus; 2) O dever que Deus requer do homem. Um dos textos bblicos que trata a respeito da revelao da Bblia Hebreus 1.1,2. A revelao das Escrituras tem seu pice na Encarnao do Verbo, Cristo Jesus (Jo 1.1.). Isto significa que desde o primeiro livro do Antigo Testamento, Gnesis, at o ltimo livro do Novo Testamento, apocalipse, as Escrituras tem um objetivo principal, que nos mostrar o caminho da salvao, revelando-nos ainda, que Deus o autor e consumador da salvao dos eleitos (Fp 1.6).

6 Iluminao das Escrituras

A Iluminao das Escrituras uma das obras do Esprito Santo. A tnica refere-se ao princpio de que o Esprito Santo de Deus convence os eleitos de que so pecadores, necessitam do arrependimento para serem salvos e, uma vez salvos, o mesmo Esprito os ajuda a compreenderem a verdade bblica (RYRIE, 1990, p. 305). A comprovao desta doutrina bblica pode ser lida em: Jo 14.25,26; 16.7-13.

QUESTIONRIO 12Faa um resumo sobre os termos: Inspirao, Revelao e Iluminao. Como voc pode provar que a Bblia a Palavra de Deus?

3 O fato do Esprito Santo inspirar os escritores da Bblia significou que eles sempre foram inspirados, a saber, mesmo nos momentos em que no estavam escrevendo a Bblia?

7 LIO 2 A BBLIA - A PALAVRA DE DEUS (PARTE 2)

No prosseguimento do estudo a respeito da Bblia como Palavra de Deus, analisar-se- algumas consideraes gerais a respeito dos livros apcrifos, os livros da Bblia, as lnguas originais e seus manuscritos.

Os livros apcrifos

Os livros apcrifos, no so de inspirao divina, no fazem parte do cnon das Escrituras; no so portanto, de autoridade na Igreja de Deus, nem de modo algum podem ser provado ou empregados seno como escritos humanos (CONFISSO DE F, 2001, p. 18). Os livros apcrifos mais conhecidos so: Abdias, Baruc, Eclesistico, Judite, Macabeus 1 e 2 e Tobias. Estes livros esto presentes na verso bblica da Igreja Catlica Romana, e foram inseridos como cannicos, a partir do Conclio de Trento em 1546 d.C.. Antes do Conclio de Trento da Igreja Catlica romana, ningum ousou reconhecer os livros citados como inspirados por Deus. Os protestantes reformados no reconheceram estes livros divinamente inspirados por Deus. Por esta razo, h uma diferena bsica entre a Bblia Catlica Romana e a dos Protestantes ou Evanglicos em geral.

Os livros da Bblia

Os livros da Bblia so 66 em termos gerais. No Velho Testamento so 39 e no Novo Testamento 27. Os 66 livros da bblia foram escritos por 40 escritores, durante 15 sculos ou 1.500 anos. Abrangendo um perodo que compreende desde Moiss at o apstolo Joo. Destaca-se que os escritores so muitos, porm, somente Um o autor, o Esprito Santo. Por esta razo, no h contradio nas Escrituras; mas uma nica biblioteca.

8 Classificao dos Livros da Bblia 5 livros da Lei: Gnesis a Deuteronmio 12 Livros Histricos Josu a Ester a) Composio do Velho Testamento 05 Livros Poticos J a Cantares 17 Livros Profticos Isaas a Malaquias

4 Evangelhos Mateus a Joo 1 Livro Histrico - Atos b) Composio do Novo Testamento 13Epstolas de Paulo:Romanos a Filemon 05 Epstolas Gerais Hebreus a Judas 01 Livro Proftico - Apocalipse

As Lnguas Originais e os Manuscritos

No Velho Testamento a predominncia o hebraico e algumas pores do Aramaico nos livros de Daniel e Esdras. No Novo Testamento, a lngua grega. O grego falado era o koin (popular, comum). Os manuscritos (mss) originais da Bblia no existem mais, visto que eram feitos a mos, em pergaminhos de peles de animais e, se desfizeram com o tempo. Os manuscritos mais antigos de onde procedem as tradues bblicas so: a) PAPIROS GREGOS P45,47 Chester Beatty 3 Sculo P52 John Rylands Library 1 metade do 2 Sculo P66 Martin Bodmer 3 Sculo

9 b) PAIROS UNCIAIS Cdigo Sinatico 4 sculo Contedo: Velho e Novo Testamentos Descoberto em 1844. B Vaticano 4 sculo. Contedo: Gnesis, 2 Cr, Esdras 1 e 2; Salmos, Provrbios, Eclesiastes, Cantares, Sabedoria, Siraque, ster, Judite, Tobias e os 12 profetas maiores. A Alexandrino 5 sculo a Bblia com todos os livros, ausentes alguns captulos de alguns livros. C Efraimita 5 sculo Pores do Velho e do Novo Testamento Quase a Bblia Toda c) ALGUMAS VERSES ANTIGAS DAS ESCRITURAS 1. Septuaginta LXX 285a.C., traduo do hebraico para o grego. Contedo: Velho Testamento. 2. Diatessarom Tentativa de Harmonizar os evangelhos (Taciano 160 d.C.) 3. Vulgata Latina Jernimo Traduo da LXX para o Latim. Adotada no Conclio de Trento (1546). QUESTIONRIO 1. Por que a Igreja Romana possui 73 livros enquanto os Protestantes apenas 66? 2. Apesar de vrios escritores, a bblia apresenta contradies? 3. Se os originais no existem podemos confiar nas Escrituras? 4. Como era composta a Septuaginta?

10 LIO 3 - OS ATRIBUTOS DE DEUS

Atributos so qualidades ou [pefeies] essenciais nas quais o Ser de Deus revelado e com os quais podem ser identificados (BERKHOF, 1990, p. 43). Para fins didticos, dividiremos os atributos de Deus em Incomunicveis e Comunicveis.

Os Atributos Incomunicveis

Estes atributos enfatizam o Ser Absoluto de Deus, e que tais perfeies somente podem ser encontrados no Ser Divino. a) Auto-Existncia Deus auto-existente. Ele possui vida em si mesmo, existncia autnoma e prpria. Ele a base de Sua existncia. Deus, no dependeu de ningum para existir, mas todas as coisas existem por causa de Sua existncia. J 5.26; Sl 94.8; Is 40.18; At 17.25; Rm 11.33-36; Dn 4.35; Rm 9.19; Ef 1.5; ap 4.11; Sl 115.3; Sl 33.1. b) Imutabilidade de Deus a perfeio pela qual no h mudana em Deus. Ex 3.14; Sl 102.26-28; Is 41.4; 48.12; Ml 3.6; Rm 1.23; Hb 1.11,12; Tg 1.17. c) Infinidade de Deus a essncia divina pela qual Deus isento de toda 1. Perfeio Absoluta Em tudo Deus absoluto e Perfeito. J 11.7-10; Sl 145.3; Mt 5.48. 2. Eternidade a durao pelos sculos sem fim nem comeo. 2 Pe 3.8; Ssl 90.2; 102.12; Ef 3.21. 3. Imensidade Deus preenche todo o espao e no est sujeito a ele. neste sentido que falamos da onipresena de Deus. 1 Rs 8.27; Is 66.1; At 7.48,49; Sl 139.7-10; Jr 23.23,24; At 17.27,28. 4. Unidade de Deus Ainda que sejam trs pessoas, distintas, a essncia divina a mesma. Portanto, no so trs deuses, mas nico Deus. 1 Rs 8.60; 1 Co 8.6; 1 Tm 2.5; Dt 6.4.

e qualquer limitao. A infinidade de Deus abrange:

11 Os Atributos Comunicveis de Deus

So os atributos que revelam o nosso Deus como um Ser Pessoal, e que ns temos alguma participao. Deus, pois, comunica a ns alguns dos Seus atributos, ainda que nEle sejam perfeitos, enquanto em ns imperfeitos. 1. Espiritualidade de Deus idia mais perfeita de espiritualidade, no permitindo qualquer idia de corporificao. Jo 4.24; 1 Tm 6.15,16. 2. Intelectualidade de Deus Para compreendermos melhor a perfeio de Deus da intelectualidade mister entende-lo luz de outras duas perfeies. Vejamos. a) Conhecimento de Deus Perfeio de Deus pela qual conhece a si mesmo e, todas as coisas possveis e reais. 1 Sm 2.3; Jo 12.13; Sl 94.9; 147.4; Is 29.15; 40.27,28. Assim, Deus possui conhecimento inato (natural a Sua pessoa) e no aprendido (no necessita aprender de ningum, nem com qualquer pessoa). Deve-se observar que Deus no conhece por partes, como o ser humano, mas de uma s vez, em sua plenitude. b) Sabedoria de Deus Deus busca os melhores fins possveis, com os melhores meios possveis. Rm 11.33; 14.7,8; Ef 1.11,12; Cl 1.16; Pv 8. 3. Atributos Morais Os atributos morais de Deus so discutidos sob os ttulos: a) Bondade de Deus Deus bom em Si mesmo, e tambm, bom para com as suas criaturas. Mc 10.18; Lc 18.18,19; sl 145.9,15,16; 36.6; sl 104.21; Mt 5.45; 6.26; At 14.7. b) Amor de Deus Este amor deve ser aplicado no sentido mais rico e mais completo. J 16.27; Rm 5.8; 1 Jo 3.1.

12 c) Graa de Deus Concesso de bondade a algum que no tem nenhum direito a ela. Presente de Deus. Gn 33.8,10,18; 39.4; Rt 2.2; 1 Sm 1.18; 16.22. d) Misericrdia de Deus o fato do nosso Senhor conhecer que o pecador est necessitando do socorro divino, e por Sua natureza Santa e justa, estar pronto para aliviar a desgraa do pecador. Dt 5.10; Sl 57.10; Ex 20.2; Dt 7.9; Sl 86.5. e) Longanimidade de Deus a tolerncia de Deus para com os rebeldes e maus. tardio em irar-se, possui pacincia. 4. Santidade de Deus Deus Santo e Excelso. A santidade de Deus, gera no homem um sentimento de nulidade ou sentimento da condio de criatura do homem, conduzindo-o a humilhar-se completamente na presena de Deus. Ex 15.11; 1 Sm 2.2; Is 57.15; Hc 1.13; Is 6.5. 5. Justia de Deus Est intimamente ligada com a santidade de Deus. A justia diz respeito a punio do pecado e a manuteno do direito e da justia. Ed 9.15; Ne 9.8; Sl 119.137; 145.7; Jr 12.1; Lm 1.18; Dn 9.14; J 17.25; 2 Tm 4.8; 1 Jo 2.29; 3.7; Ap 16.5. 6. Atributos de Soberania A base da soberania enfatiza que Deus criou todas as coisas, logo, o que Ele deseja acontece. Estes atributos so desdobrados em: a) Vontade Soberana de Deus. Tudo ocorre de acordo com Sua vontade. Em Sua vontade soberana podemos distinguir entre vontade decretatria e vontade permissiva. Dt 29.29; Sl 115.5; Rm 9.18,19; 11.33,34. b) Poder soberano de Deus Tudo quanto Deus quer, acontece, por causa de Seu poder.

13 QUESTIONRIO

1 O que so Atributos? 2 quais so os atributos Incomunicveis e os comunicveis? 3 - Existe algum atributo mais importante que outro, em Deus? 4 Como devemos entender quando a Bblia declara que Deus se arrependeu?

14 Lio 4 - A SANTSSIMA TRINDADE

Ao se estudar a respeito da Trindade necessrio entender que h somente uma essncia, divina, no Ser de Deus; entretanto, so trs pessoas distintas: A Pessoa do Pai, do filho e do Esprito Santo. A Pessoa do Pai

1. A Propriedade distintiva do Pai Consiste em que ele no gerado. 2. As obras particularmente atribudas ao Pai: a) Planejador da Obra da redeno. Sl 2.7-9; Is 55.3-10; Ef 1.3-6. b) As obras da criao e da providncia, principalmente em seus estgios iniciais. 1 Co 8.6; Ef 2.9.

A Pessoa do Filho

O Filho eternamente gerado (Hb 1.5). Se Ele gerado do Pai, participa da mesma essncia que o Pai, est a tnica de Hebreus, revelar que Cristo tem essncia divina. 1) A Divindade do Filho Cristo Deus. Jo 1.1; 20.28; Fp 2.6. 2) A Humanidade do filho. 1 Jo 1.1-3; Jo 1.14. 1)

A Pessoa do Esprito Santo A Personalidade do Esprito Santo

Alguns textos provam que o Esprito Santo uma Pessoa, da o termo, Personalidade. J 16.14; Ef 1.14; J 14.26; 15.26; 16.7; At 16.7; 1 Co 12.11; Is 63.10; Ef 4.30. 2) A Divindade do Esprito Santo

So Lhe atribudos nomes e perfeies (atributos) divinos . Ex 17.7// Hb 3.7-9; At 5.3-4; Sl 139.10; Is 40.13,14; 1 co 2.10,11; 1 Co 12.11. 3) b) A Obra do Esprito Santo Instruo e qualificao dos homens. Ex 28.3; 31.2,3,6; 36.35; 1 Sm

a) Gerao da vida. Gn 1.3. 11.6; 16.13,14.

15 c) Ensino e direo da Igreja O Esprito Santo livra do erro a Igreja. Jo

14.26; 15.26; 16.13,14; At 5.32. QUESTIONRIO 1 Por que falamos em Trindade sendo Um s Deus? 2 - Cristo menor que Deus Pai? 3 - O Esprito Santo Deus ou fora ativa? 4 - Comente sobre a Divindade e Humanidade do Filho e a Divindade do Esprito Santo.

16 Lio 5 - A CRIAO E O PACTO DE DEUS Esta doutrina relaciona-se com o ensino a respeito das obras de Deus, e envolve, no s a criao material, mas tambm espiritual. Para o presente estudo o foco estar na criao em geral, enfatizando a relao da natureza com o homem e o Pacto estabelecido por Deus.

Criao em Geral

A Bblia coloca a Criao no incio de sua narrativa e, declara, afirmativamente, que Deus o Criador de todas as coisas (Gn 1.1). O valor desta declarao consiste nos seguintes pontos (CLARK, s.d., p. 129): - A Criao coloca Deus sobre todas as coisas; - A criao faz de Deus soberano do Universo; - Ela torna todos os homens dependentes de Deus - A Criao conduz-nos a adorao ao Deus Criador 1. Criao do Homem ( Gn 1.26,27; 2.7; 21-23) a) Criado conforme imagem e semelhana de Deus. O homem ao ser criado imagem de Deus, distingue-o dos animais e de todas as criaturas. Calvino (1986, p. 116) declara: que a imagem de Deus abrange tudo que na natureza sobrepuja a de todas as outras espcie de animais. Isto equivale a dizer que, a imagem de Deus no homem consiste: Natureza espiritual e imortal; Alma racional; Santidade e Retido; Em domnio (BERKHOF, 1990, p. 207).

Pode-se perceber, que Calvino no entendia os termos: imagem e semelhana como palavras distintas, mas como termos sinnimos (CALVINO, 1986, p. 116). Isto significa que o homem ao ser considerado como imagem de Deus, deve entender que isto ocorre, por ser semelhante a Deus. Era como se Deus dissesse que criara o homem para ser Seu representante na terra. Assim, esta imagem de Deus esteve na pessoa de Ado at sua Queda. digno de nota que na Queda, Ado se afastou de Deus e, sua natureza tornou-se, depravada.

17 c) O Homem no Pacto de Deus 1. Definio de Pacto Pacto significa: convnio; acordo; aliana, e promessa de duas partes. Da parte de Deus: as Promessas; da parte do homem: guardar o Pacto, temer a Deus, andar em Seus caminhos, servindo-Lhe em tudo. importante observar que, Deus quem procura o homem para estabelecer aliana e, no, o homem quem procura Deus. Este pacto mtuo selado pelos sacramentos que testificam da vontade de Deus e Suas promessas e, de nossa obrigao para com Ele.

2. O Pacto das Obras feito com Ado O primeiro concerto feito com Ado foi um pacto de obras, no qual a vida foi prometida a Ado e sua posteridade sob a condio de obedincia perfeita e pessoal (CONFISSO DE F, 2001, p. 65). No Pacto das Obras, Ado representava a raa humana e, como ele caiu, toda a sua posteridade caiu com ele: Rm 3.23; 5.12,14,17,19.

3. Pacto da Graa Com o Pacto das obras foi quebrado por Ado, aprouve ao Senhor, fazer um Segundo Pacto. Este pacto geralmente chamado de Pacto da Graa (CATECISMO MAIOR, 2001, p. ). O Pacto da Graa foi feito com Cristo como segundo Ado e nEle com todos os leitos com sua semente. Is 53.10,11; 59.21 Assim, como o Pacto das Obras foi feito diretamente com Ado e, s envolveu sua posteridade porque esta se achava nele representada. Assim, o pacto da graa foi feito com o Senhor Jesus Cristo, sendo os eleitos includos nele por estarem representados por Cristo. Desta forma, os Pactos feitos com: No,Abrao, Isaque, Jac, Davi, Israel, no so pacto das obras, mas da Graa (MURRAY, 1986, pp. 3-47). Este Pacto assim chamado pois:

18 a) Originou-se no amor de Deus para com os homens, apesar do no merecimento humano; b) Porque as bnos que dele emanam so concedidas absolutamente de graa aos pecadores; c) Porque administrado voluntariamente por Deus como Soberano concedendo Suas bnos a quem Ele quer (Rm 9.21). 3. Administrao do Pacto no Novo e Velho Testamentos Na compreenso da questo do pacto no Velho e no Novo Testamento recorreremos ao que declara a Confisso de F (2001, pp. 69,70):
Este pacto no tempo da lei no foi administrado como no tempo do Evangelho. Sob a lei foi administrado por promessas, profecias, sacrifcios, circunciso, pelo cordeiro pascoal e outros tipos e ordenanas dadas ao povo judeus, prefigurando tudo, o Cristo que havia de vir; por aquele tempo essas cousas, foram suficientes e eficazes para instruir e edificar os eleitos na f do Messias prometido, por quem tinham plena remisso dos pecados e a vida eterna: essa dispensao chama-se Velho Testamento. Hb 1.13; Gl 3.7-9,14; Rm 6.7. Sob o Evangelho, quando Foi manifestado Cristo, a substncia, as ordenanas pelas quais este pacto dispensado so: a pregao da Palavra e a administrao dos sacramentos batismo e Ceia do Senhor; por estas ordenanas, posto que poucas em nmero e administradas com maior simplicidade e menor glria externa, o pacto manifestado cm maior plenitude, evidncia e eficcia espiritual, a todas as naes, aos judeus bem como aos gentios. chamado de Novo Testamento. No h, pois dois pactos de graa diferentes em substncias, mas UM e o mesmo sob vrias dispensaes. Cl 2.17; Mt 28.19-20; 1 Co 11.23.

QUESTIONRIO 1- O que Pacto? 2- O que se deve entender por Pacto de Obras e da Graa? 3- O Pacto da Graa foi feito com quem? 4- Quais os principais sacramentos do antigo Testamento e do Novo Testamento?

19 LIO 6 - O REDENTOR - ESTADOS E OBRAS

O Pacto da graa foi estabelecido com Cristo, e Ele o Redentor e Representante legal, dos seus eleitos, diante de Deus. Para se entender Cristo como Redentor necessrio recorrer aos Estados e Obra de Cristo.

Estados de Humilhao

Este estado corresponde a duas divises: 1) Esvaziamento de Cristo Diz respeito ao renunciar a sua majestade divina, a Majestade do supremo governador do universo, e assumir a natureza humana na forma de SERVO; 2) Humilhao O fato de Cristo estar sujeito s exigncias e maldio da lei em toda a Sua vida. Sendo obediente em suas aes e sofrimento at o prprio limite de uma morte ignominiosa. Assim, Ele se tornou legalmente responsvel por nossos pecados maldio da Lei. 1) Os estgios da humilhao de Cristo a) Encarnao e Nascimento O fato do preexistente filho de Deus assumir a natureza humana, e se revestir de carne e sangue humanos um milagre que ultrapassa o nosso entendimento. J 8.38,42; J 1.14; Lc 2.1-7; 39-40; Gl 4.4,5. O nascimento de Cristo foi por operao do Esprito Santo (Mt 1.18-20; Lc 1.34,35; Hb 10.5). a obra do Esprito concernente concepo foi: 1) a causa eficiente do que foi concebido no ventre de Maria, excluindo a atividade do homem; 2. santificou a natureza humana de Cristo e a manteve livre da corrupo do pecado. J 3.34; Hb 9.14. b) Os sofrimentos do Salvador Sofreu durante toda a Sua vida. Foi uma vida de Servo, de investidas de Satans com dio e a incredulidade do povo e perseguio dos seus inimigos. c) A morte do Salvador Deus naquele momento imps judicialmente a sentena de morte a Cristo desde que ele se incumbiu voluntariamente de cumprir a pena do pecado da raa humana. d) Sepultamento do Salvador Sepultar ir para baixo, portanto, foi uma humilhao. Sl 16.10; At 2.27,31; 13.34,35.

20 e) Descida ao hades Em 1 Pe 3.18,19, Pedro refere-se: esprito em priso, refere-se aos desobedientes na poca do dilvio, que eram esprito em priso, quando Pedro escreveu sua epstola. Aqui vemos que Cristo adentrou na mais profunda humilhao do estado de morte.

Estado de Exaltao de Cristo 1. A Ressurreio A natureza humana de Cristo foi restaurada

perfeio e elevada a um nvel superior (1 Co 15.42,44). um corpo incorruptvel no envelhece; glorioso, esplendoroso de fulgor celestial; poderoso, cheio de vida; espirituais, o esprito domina a matria. A ressurreio significa: 1. Declarao do Pai de que a morte foi vencida; 2. uma amostra de como ser nosso corpo; 3. que Cristo est nos cus intercedendo por ns. 2. A Ascenso Foi o complemento e a consumao da ressurreio. A Ressurreio foi aperfeioada na Ascenso. Lc 24.50-53; At 1.6-11; Ef 1.20; 4.8-10; 1 Tm 3.16; Hb 1.3; 4.14; 9.24. A ascenso significa: 1. O sacrifcio de Cristo foi totalmente aceito por Deus. Assim, Cristo o nosso mediador. 2) Todos os crentes esto destinados a permanecer com Ele para sempre (J 17.24). 3) Assinalou a necessidade de ir para o Pai para preparar-nos lugar (Jo 14.2,3). 3. Assentamento a destra de Deus Ef 1.20-22; Hb 10.12; 1 Pe 3.22; Ap 3.21; 22.1. 4. O regresso fsico de Cristo Este o ponto culminante da exaltao, pois, ele julgar todas as pessoas. Mt 19.28; 25.31-34; Lc 3.17; Rm 2.16; 14.9; 2 co 5.10; 2 Tm 4.1; Tg 5.9.

A obra gloriosa de Cristo 1. Ofcio Proftico Profeta aquele que recebe revelaes divinas e, tem

ordem para comunicar a outros a revelao que recebeu. Era dever do profeta revelar a vontade de Deus ao povo. Isto podia ser feito na forma instruo, admoestao e exortao, promessas gloriosas ou censuras severas. Era seu dever, tambm, protestar contra o pecado, promover os interesses da verdade e justia. Cristo agiu como profeta no antigo Testamento, nas revelaes especiais do anjo do Senhor nos ensinos dos profetas, nos quais agiu como o Esprito de revelao

21 (1 Pe 1.11). Depois da encarnao ele prosseguiu em sua Obra proftica com os Seus ensinos e milagres com a pregao dos apstolos e instruo dos crentes com o Esprito que neles habitava. At 3.22,23; Mt 24.33-35; Lc 19.41-44. 2. Ofcio Sacerdotal O sacerdote era representante do homem junto a Deus e sua responsabilidade e privilgio era de se aproximar de Deus, de falar e agir em favor do povo do Senhor. O Velho Testamento prediz a figura e o sacerdcio do Redentor Vindouro (Sl 110.4; Zc 6.13). A verdade que o sacerdcio no Velho Testamento prefigurou um Messias Sacerdotal. No Novo Testamento, a epstola aos Hebreus aplica a funo de Sacerdote a Cristo (Hb 3.1; 4.14; 5.5; 6.20; 7.26; 8.1). O Oficio Sacerdotal de Cristo reveste-se da seguinte importncia: A Obra Sacrificial de Cristo A obra sacrificial de Cristo foi simbolizada e tipificada pelos sacrifcios mosaicos. Os seguintes pontos merecem nossa ateno: 1. Sua natureza expiatria e vicria Os sacrifcios foram destinados a prefigurar os sofrimentos vicrios de Jesus e Sua morte expiatria. Isto claramente exposto no Salmo 40.6-8. Nestas palavras, o Messias substitui os sacrifcios do Velho Testamento pelo Seu grande sacrifcio. Hb 10.5-9; Hb 9.23,24; 10.1; 13.11,12; Cl 2.17. Sua morte expiatria e vicria possuiu os seguintes aspectos. 1) Que era um presente para agradar a Deus e expressar a gratido a Deus ou para aplicar a Sua ira. 2) que era o meio determinado por Deus pelos quais se confessava a odiosidade do pecado. 3) dava sentido de substituio. Os sacrifcios foram destinados a prefigurar os sofrimentos vicrios de Jesus e Sua morte expiatria. Isto claramente visto em Sl 40.6-8. Nestas palavras o Messias substitui os sacrifcios do Velho Testamento pelo seu grande sacrifcio Hb. 10.5-9; Cl 2.17; Hb 9.23,24; 10.1; 13.11,12. 2. Causa e necessidade da expiao A parte central da obra sacerdotal de Cristo jaz na Expiao. De acordo com a Escritura, a causa principal da expiao se acha no beneplcito de Deus, em Sua vontade de salvar os pecadores mediante uma expiao substitutiva. Se se disser que a expiao se funda somente na retido e na justia de Deus no faremos justia ao amor de Deus. Por lado, se considerarmos a expiao como

22 pura expresso do amor de Deus no faremos justia retido e veracidade de Deus. Assim, a expiao tem como parte integrante estes dois lados: Amor e Justia. A expiao assegurou: 1. justificao, isto inclui o perdo dos pecados e adoo de filhos e o direito a uma herana eterna; 2. A comunho com Cristo por meio da regenerao e da santificao; 3. a bem-aventurana final em comunho com Deus, mediante Jesus Cristo na glorificao subjetiva e no gozo da vida eterna em uma nova e perfeita criao. 3. A obra intercessria de Cristo Ela est intimamente ligada obra sacerdotal de Cristo, pois, a Sua obra no se restringe ao sacrifcio na cruz. Mas, ele s principiou a Sua obra sacerdotal na terra e, est completando-a no cu. Por esta razo, Cristo est junto ao trono de Deus intercedendo por seus eleitos. Percebe-se a obra de Cristo nos textos de Joo 14.16,26; 15.26; 16.7; 1 Jo 2.1. Cristo se apresenta como o consolador e advogado. A idia de algum chamado para ficar ao lado de outrem. Assim, Cristo, como nosso advogado defende nossa causa junto ao Pai e contra satans, o acusador. Zc 3.1; Hb 7.25; 1 Jo 2.1; Ap 12.10. d. A natureza da obra intercessria de Cristo Ver-se- alguns pontos desta natureza e substncia da intercesso de Cristo. 1. Comparao: Dia da Expiao No dia da Expiao, o sumo sacerdote entrava no lugar santssimo (santo dos santos) com o sacrifcio consumado para apresent-lo a Deus, assim, Cristo entrou no Santo Lugar com o Seu sacrifcio consumado, perfeito e todo suficiente e o ofereceu ao Pai, ao mesmo tempo apresentou-se a Deus como representante do Seu povo Hb 9.24. 2. Elemento Judicial H um elemento judicial na intercesso de Cristo. Cristo satisfez a exigncia da lei de modo que nenhuma condenao legal, pode ser feita contra aqueles pelos quais Ele pagou o preo, pois, Cristo nosso advogado Rm 8.31-34. 3. Condio Moral Cristo se responsabiliza pela nossa condio moral com a nossa santificao gradativa. Quando nos dirigimos ao Pai em nome de Cristo, Ele santifica as nossas oraes que, muitas vezes so imperfeitas, superficiais e insinceras. Assim, Ele as torna aceitveis ao Pai e, tudo isto Ele faz por nos amar Hb 4.15; 2.18. 4. Orao pelo Seu povo Assim, como Ele orou pelos apstolos (Joo 17), ele est orando por ns, apresentando as nossas necessidades

23 espirituais e nos protegendo contra quaisquer perigos dos quais nem sempre estamos conscientes. 3. Ofcio Real Pode-se definir a realeza de Cristo com o Seu poder oficial de governar todas as coisas do cu e da terra para glria de Deus e para execuo do Seu propsito de salvao. a) Reinado espiritual de Cristo O reinado espiritual de Cristo o seu governo real sobre o Reino da Graa, isto sobre seu povo (igreja). o governo de Cristo estabelecido nos coraes e nas vidas dos crentes exercido pela Palavra e pelo Esprito Santo. Observa-se que, este reino espiritual, mas tambm eterno. Assim, Cristo, exerce o ofcio rela no sentido de ser: Senhor da Igreja e do Mundo. Todos os reis, leis e governos esto submissos ao Senhor Jesus Cristo Cl 1.13-20; Fp 2.9,10-11. QUESTIONRIO 1234Comente sobre cada estgio da humilhao e exaltao de Cristo. Disserte sobre a obra gloriosa de Cristo os trs ofcios. O que nos ensina a obra intercessria de Cristo sobre a nossa vida de orao? Como eram administrados os sacrifcios no antigo Testamento e, o que isso

tem a ver com a Pessoa de Cristo?

24 LIO 7 - A DOUTRINA DA SALVAO O estudo da doutrina da salvao visa mostrar os elementos essenciais para que a o homem receba a Cristo e a certeza de que ele pode ter comunho e vida eterna com Deus.

F em Jesus Cristo

A f salvadora um dom da graa de Deus por meio da qual os eleitos so habilitados a receber a Jesus Cristo como seu nico e suficiente salvador e, a crer em todas as promessas do Deus trino, conforme esto registrada nas Escrituras (BREVE CATECISMO, 2001, pergunta 86). A f salvadora no simplesmente emocional ela constituda de trs elementos, a saber: a. Elemento intelectual Caracteriza-se pela convico racional de que aquilo que a palavra diz a verdade At 11.13,14; 10.43; J 3.31-34; Rm 10.14-17; b. Elemento emocional a f no s racional, ela envolve as nossas emoes, pois, o ato de crer envolve todo o nosso ser, visto que passamos a viver intensamente a realidade da f Mt 13.20; At 8.5-8; c. Elemento volitivo H o desejo do corao em ser transformado pelo Esprito Santo, de receber a Cristo como Senhor, entregando-se totalmente a Deus Rm 10.9,10; Mt 11.28-29; J 1. 12; 14.1; At 16.31. Percebe-se que a f produto da graa de Deus, que age por meio de Sua Palavra (At 3.16; 18.28; Rm 10.17; Ef 2.8). A f sendo obra da graa de Deus, resulta no princpio de somente os eleitos crero Jo 10.26//Jo 8.43-48. 1. Evidncias da f salvadora a) O desejo de ser batizado O batismo uma seqncia natural da f salvadora Mc 16.16; At 8.37, 38; 16.30-33; 18.8; b) Comunho e fraternidade Isto demonstrado na vida diria da igreja At 2.44; 4.32; c) Obedincia inconcebvel um crente, que afirma possuir f, desobediente palavra e s determinaes da igreja, enquanto esta permanecer fiel Palavra de Deus;

25 d) Santificao cresce-se espiritualmente por meio dos meios concedidos por Deus para o crescimento dos seus filhos Mt 13.23; At 26.18; 2 Ts 1.3; 1 Tm 4.6; e) Operosidade A f demonstrada pelo trabalho operoso 1 Ts 1.3,8. 2. Arrependimento Uma exigncia da f o arrependimento. Arrependimento uma graa salvadora, pela qual o pecador, tendo um verdadeiro sentimento do seu pecado e percepo da misericrdia de Deus se enche de tristeza e horror pelos seus pecados, abandona-os e volta para Deus, inteiramente resolvido a prestar-lhe obedincia At 3.19; 11.18; 20.21; Lc 24.47; Mc 1.15. 3. Justificao Justificao na significa tornar algum justo, mas declarar justo do ponto de vista judicial Gn 15.6. Para Abrao foi imputada, creditada ou atribuda justia de Deus (CONFISSO DE F, 2001, p. 100). Justificao, portanto, apresenta os seguintes ensinos: a. b. c. Ela fruto da graa de Deus (Rm 3.24; Tt 3.3-5; Gl 5.4.); O preo foi o sangue de Jesus (Rm 5.9); O instrumento da justificao: a f (Rm 5.1).

4. Adoo Adoo significa o ato da livre graa de Deus, pelo qual somos recebidos no nmero dos filhos de Deus e temos direitos a todos os privilgios como filhos Jo 1.12; Rm 8.16,17; 1 Jo 3.1-2 (CONFISSO DE F, 2001, p. 107). Privilgios da adoo a. nova natureza somos nascidos de Deus (Jo 3.5,6); b. permanncia uma vez tornado filho de Deus continuaremos eternamente neste estado; c. disciplina o texto de Hb 12.4-11, demonstra que Deus quer o nosso bem. Assim, como um pai disciplina seus filhos, tambm o Senhor nos disciplina; d . herana Somos herdeiros de Deus (Rm 8.17; 1 Co 3.22).

26

Os Cinco pontos do Calvinismo

Para finalizarmos o estudo a respeito da salvao deve-se analisar, os chamados Cinco Pontos do Calvinismo, pois, eles expem que o cristo deve ter a certeza da vida eterna, visto que ela nos foi outorgada pela graa de Deus.

A Origem do termo Cinco Pontos do Calvinismo

Os Cinco Pontos do Calvinismo surgiu na histria eclesistica, no Snodo de Dort No Snodo de Dort foram reunidas autoridades dos Estados Gerais dos Pases Baixos, em Dort, Holanda, no perodo de 13/111618 a 9/5/1919). Este Snodo rejeitou os Cinco Pontos do Arminianismo, o conhecido Demonstrance, que prescrevia: 1. 2. 3. 4. O homem nunca de tal modo corrompido pelo pecado que no possa O homem nunca de tal modo controlado por Deus que no possa A eleio divina daqueles que sero salvos alicera-se na previso divina a morte de Cristo no garantiu a salvao para ningum, pois, no crer salvificamente no evangelho, uma vez que lhe seja apresentado; rejeit-lo; de que eles havero de crer, por sua prpria deliberao; garantiu o dom da f; o que ela fez foi criar a possibilidade de salvao para todo aquele que cr; 5. Depende inteiramente dos crentes manterem-se em um estado de graa, conservando a sua f; aqueles que falham nesse ponto, desviam-se e se perdem (SPENCER, 2000, pp. 11-14). A Igreja Reformada rejeitou cada um destes pontos conforme os argumentos a seguir: 1. Depravao total O ensino deste Ponto adverso do arminianismo mostra que o homem caindo, perdeu totalmente todo o poder da vontade quanto a qualquer bem espiritual, que acompanhe a salvao, pois o homem est morto, e incapaz, pelo seu prprio poder, de se converter ou mesmo desejar as coisas de Deus (CONFISSO DE F, p. 88). O apstolo Paulo declara que o homem est morto diante de Deus (Ef. 2.1; Rm 7.1). Assim, se esse o estado natural do homem, devemos perguntar: Pode um morto se levantar? Uma vez morto pode reviver por si s? Isso significa que enquanto o homem no for vivificado pelo Esprito Santo, este est morto diante de Deus.

27

2. A Eleio incondicional Significa que, dentre os mortos diante de Deus, o Senhor resolveu, em Sua imensa Graa, escolher uns para a vida eterna e preterir outros para a morte eterna. A eleio se baseia na Soberania de Deus, e demonstra que Deus ao escolher o homem, no o faz, por que previu f em ns, mas porque Deus misericordioso e gracioso Ef. 1.4; Ef. 2.8,9; Rm 8.28-30; Rm 9.11 (ANGLADA, 1996, pp. 32-42). 3. Expiao limitada A eleio em si no salva ningum, ela s marcou os que deveriam ser salvos, pois, necessitava-se de que a justia de Deus fosse satisfeita. Por esta razo, Cristo veio e morreu na cruz do calvrio para garantir a vida eterna aos eleitos. Entretanto, Cristo morreu, somente pelos eleitos Mt 25.12 e 32// J 10.14 e 26; Jo 17.9//Rm 9.1123; 1 Ts 5.9 (OWEN, 1986, pp. 17-86). 4. Graa irresistvel Este Ponto do calvinismo declara que a chamada eficaz obra do Esprito Santo, mediante a qual, convence-nos dos nossos pecados e misria, iluminando as mentes com o conhecimento de Cristo, e renovando a vontade, convence-os e capacita-os a abraar a Jesus Cristo, que oferecido gratuitamente no Evangelho do Senhor (BREVE CATECISMO, pergunta 31). No se pode resistir a chamada eficaz do Esprito Santo. esta obra que faz com se creia no sacrifcio e nos mritos de Cristo, passando a ter a vida eterna (Rm 8.30; 1 Co 1.9; 1 Pe 2.9; 1 Pe 5.10; At 16).

5. Perseverana dos santos Este Ponto do calvinismo a seqncia lgica dos demais. Deus quem comea a salvao concedendo vida, escolhendo os eleitos antes da fundao do mundo, enviando Seu Filho para morrer por Seus eleitos, e no devido tempo, o Esprito os convence do pecado, conduzindo-os converso. Neste Ponto ensina-se que uma vez iniciada a obra da salvao, o nosso Deus a confirmar at o fim (Fp 1.6). Este o fundamento da proposio: uma vez salvos, sempre salvos. Jamais os eleitos cairo do estado de graa. A razo uma vez que Deus mesmo comeou a

28 salvao far com que permanea nela por toda a eternidade (Jo 10.28-30; 5.24; 6.37-40, 47,54; 1 Jo 11.13, 20; 1 Co 1.8; Ef 1.13,14; 1 Pe 1. 3-5; Jd 24; Jr 32.40). Diante de tudo o que foi visto, chega-se a considerao final: pode-se ter certeza da vida eterna, porque ela totalmente planejada e consumada por Deus. Os crentes devem louvar a Deus por to grande bno recebida, inteiramente de graa. QUESTIONRIO 1 Comente sobre os elementos da converso. 2 A salvao pela graa ou por obras? Por qu? 3 Como surgiram os Cinco Pontos do Calvinismo? 4 Como se pode ter certeza da vida eterna?

29 LIO 8 - A DOUTRINA DA IGREJA

Cabe, agora, falar a respeito do ensino das Escrituras relativo Igreja. Procurarr-se- responder s seguintes questes: 1. Quando comeou a Igreja? Qual o carter da Igreja? Como se constitui o governo da Igreja Presbiteriana do Brasil? Quais os sacramentos e os meios de graa? O incio da igreja

Alguns entendem que a Igreja teve seu incio no Pentecostes (Atos 2), resultando no princpio de que no Antigo Testamento no houve Igreja; ao contrrio, ela diz respeito somente ao Novo Testamento. Alguns chegam ao extremo de dizer que a Igreja nada mais do que um parntese na histria da redeno, isto , ela entra nesta redeno por causa da rejeio do povo de Israel. Todavia, a Igreja j existia no Antigo Testamento, o que temos no Pentecostes a concretizao histrica da igreja. Na leitura do Credo apostlico deparamo-nos com as expresses: [...] creio na comunho dos santos[...]. Estes santos so os de todas as pocas (KUIPER, 1985, pp. 21-24). Assim, a Igreja crist no iniciou no Pentecostes, ao contrrio, Ado e Eva foram os primeiros membros da Igreja (Hb 12.22,23). A Confisso de F (2001, pp. 196-201), ensina este princpio: A Igreja Catlica ou Universal, que invisvel, consta do nmero dos eleitos que j foram, dos que agora so e dos que ainda sero reunidos em Um s corpo sob Cristo, Sua cabea. 2. O carter da Igreja

1. Igreja militante e triunfante Ela militante porque convocada por Deus para levar avante incessante luta contra os poderes das trevas. Ela triunfante, pois a batalha j est ganha nos cus. 2. Igreja invisvel e visvel A igreja invisvel a perfeita completa Igreja; a Igreja que no podemos ver. o verdadeiro corpo de Cristo, onde s os eleitos podero estar e esto arrolados. A igreja visvel a que pode ser vista; so os membros da igreja. Nela podem adentrar inclusive os no-eleitos.

30 As marcas da Igreja Crist ensinadas pelos reformadores so: Fiel pregao da Palavra A fiel pregao da Palavra, que o grande meio para a manuteno da Igreja (J 8.31, 32, 47; 14.23; 1 Jo 4.1-3; 2 Jo 9); Correta ministrao dos sacramentos Esta outra marca da Igreja de Cristo (Mt 28.19; Mc 16.15,16; At 2.42; 1 Co 11. 23-30); Exerccio da disciplina manuteno da pureza da Igreja (Mt 18.18; 1 Co 5.1-5, 13; 14.33, 40; Ap 2.14,15,20). 3. Governo da Igreja 1. Tipos de governo Episcopal o governo constitudo por um ser supremo: O papa, metodista, etc. Congregacional O governo fica exclusivamente com os membros da igreja: batistas, congregacionais, etc. Representativo A Igreja elege representantes para responder por ela: Igreja Presbiteriana do Brasil e Igreja Presbiteriana Independente.

2. O governo da Igreja Presbiteriana do Brasil Igreja local: Pastor, Presbteros, Diconos, Conselheiros, Presidentes das Sociedades Internas; Presbitrio: Pastores e Representantes dos Conselhos das Igrejas Snodo: Representantes dos Presbitrios; Supremo Conclio: Representantes dos Presbitrios. A Igreja Presbiteriana do Brasil rege-se sob a Constituio estabelecida desde 1958, aceita as Escrituras como nica regra de f e prtica; adota como smbolos de f: Confisso de F e os dois catecismos Maior e Breve. Segue, abaixo, o organograma da Igreja Presbiteriana do Brasil.

31

SISTEMA DE GOVERNO DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL

Bblia Sagrada
Smbolos de F Breve Catecismo Confisso de F Constituio da IPB Supremo Conclio Snodo Presbitrio Conselho Escola Dominical Conselheiros Sociedades Internas UPH SAF UMP UPA UCP Departamentos Catecismo Maior

32
Sacramento uma santa ordenana instituda por Cristo, na qual mediante sinais perceptveis, a Graa de Deus em Cristo e os benefcios da Aliana da Graa so representados, selados e aplicados aos crentes, e estes por sua vez expressam sua f e sua fidelidade a Deus (BERKHOF, 1990, p. 622)

Deve-se distinguir trs elementos nos Sacramentos: 1. 2. Sinal visvel Cada sacramento contm um elemento material, palpvel Graa espiritual Os sacramentos representam visivelmente as bnos

aos sentidos. Ele inclui: gua batismo; po e vinho Ceia do Senhor. em Cristo, e nos aprofunda a conscincia nas mesmas bnos espirituais da aliana, do perdo dos nossos pecados e da nossa participao na vida que h em Cristo (Mt 3.11; Mc 1,4,5; 1 Co 10.2, 3, 16, 17; Rm 2.28,29; 6.3,4; Gl 3.27). 3. O significado do sinal espiritual, de maneira que, quando o Sacramento recebido com f a graa de Deus, o acompanha. 4. O Batismo Cristo

1. Modo prprio do batismo Temos trs modos de batismos pregados pelas comunidades evanglicas: imerso, asperso e efuso. A parte essencial no batismo no a quantidade de gua, o que importa o ser uma nova criatura. A gua smbolo de limpeza e purificao. Um outro fator a confisso ou profisso diante dos homens, que recebemos publicamente a Cristo. Temos fundamento bblico para ministrarmos o batismo por asperso (At 2.41; 8.35-39; 9.17,18; 10.33; 10.47; 19.3-6), em nenhum desses textos afirma que houve imerso. Alm disso, o antigo Testamento nos mostra que era prtica em Israel aspergir oblues (Ez 36.25). O Esprito Santo seria derramado ( Jl 2.28,29// At 2.4,33). 2. Os objetos do batismo O batismo deve ser administrado tanto para crianas como para adultos. Preocuparemo-nos com o batismo infantil, visto que alvo de alguns questionamentos. Batismo Infantil

Assim como a Ceia do Senhor substitui a celebrao da Pscoa, o batismo cristo, substitui a circunciso. A circunciso era realizada na criana com apenas oito dias de idades (Gn 17.12). As crianas, tambm, devem ser batizadas, pois, a

33 circunciso no era ministrada aos que criam, mas aos filhos de Israel, por isso, pertencentes ao povo de Deus (OSRIO, s.d., pp. 1-4). No h no Noto Testamento, um nico texto do qual se possa inferir que crianas no devem ser batizadas pelos apstolos. Pelo contrrio, pode-se indagar que as famlias de: Ldia (At 16.15), carcereiro de Filipos (At 16.33), Estfanes (1 Co 16) e a famlia de Cornlio (At 10.24. 47,48) ser que no haveria nenhuma criana? Isso parece ser improvvel. Observa-se que Deus deixou para o crescimento espiritual e santificao dos eleitos os seguintes Meios de Graa: 1 Orao um dilogo com Deus. No devemos entender que nossas oraes so em si um poder que possa mudar a vontade e os planos de Deus para nossa vida, ao contrrio, o momento em que reconhecemos nossa pequenez e a que Deus governa sobre todas as coisas. O modelo da nossa orao o Pai Nosso. Nesta orao aprendemos que os nossos pedidos em primeiro lugar devem versar sobre a vontade de Deus, e depois, pedirmos as coisas necessrias para nossa sobrevivncia (Mt 6). 2 Palavra de Deus Ela o Meio de Graa por que o manancial de todo conhecimento de Deus, e por meio dela que o Esprito Santo edifica e nutri Sua Igreja. 3 Os sacramentos Eles so Meios de Graa, porque o Esprito Santo os utiliza no sentido de produzir e confirmar a f em nossos coraes.

QUESTIONRIO 1 As marcas da Igreja Crist so? Cite os trs, comentando-os. 2 quais os Tipos de governos e o adotado pela Igreja Presbiteriana do Brasil? 3 Defina o que Sacramento. 4 Por que batizamos crianas?

34 LIO 9 - BREVE HISTRIA DO PRESBITERIANO BRASILEIRO

1. Reforma Protestante A Reforma Protestante ocorreu em 31.10.1517 com o monge agostiniano Martinho Lutero. Ele afixou na porta da capela de Wittenberg, Alemanha, as 95 teses denunciando o erro da Igreja (LOPES, 2003, p. 44). Apesar de apresentar as 95 teses, ele no tinha o objetivo de se separar da Igreja, ou criar um sistema de governo e doutrina distintos da Igreja de sua poca. Joo Calvino, ao contrrio, quem formulou a necessidade de uma Igreja independente da catlica romana (LOPES, 2003, p. 54). Com isso surge a igreja calvinista ou reformada, que mais tarde ser tambm conhecida por meio de John Knox, escocs, como Igreja Presbiteriana. 2. Presbiterianismo no Brasil O presbiterianismo chegou ao Brasil com Ashbel Green Simonton em 12.08.1859, Rio de Janeiro. Ele fundou duas igrejas em So Paulo, uma na capital paulista e outra e Brotas; um seminrio, no Rio de Janeiro e uma Igreja, a Catedral do Rio de Janeiro. Alm de Simonton outro importante colaborador para fundamentao do presbiterianismo brasileiro foi Jos Manoel da Conceio, ex padre, que aps sua converso, foi ordenado pastor em dezembro de 1865. a partir daquela data passou pelas Igrejas catlicas, onde tinha sido padre. Seu quartelgeneral foi a cidade de Brotas; De Brotas, o presbiterianismo se estendeu por todo o Brasil. Tivemos ainda neste mesmo perodo a formao da Escola Americana, iniciada na residncia do Rev. Chamberlain. Ele se tornou mais tarde, a Universidade Presbiteriana Mackenzie. A influncia dos americanos no Brasil, mais tarde provocou crescente nacionalismo brasileiro que teve como conseqncia o Cisma de 1903 e a origem da I.P. Independente. importante dizer disso, sem esquecer da questo da maonaria levantada pelo Rev. Eduardo Carlos Pereira.

35 QUESTIONRIO 1 Comente a sentena: Por que aconteceu a Reforma Protestante? 2 Quantos anos Simonton trabalhou no Brasil? 3 Por que aconteceu o Cisma de 1903? 4 Quem foi o sistematizador da Reforma Calvinista?

36 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALMEIDA, A. - Curso de doutrina bblica. So Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1979. ANGLADA, P. Calvinismo as antigas doutrinas da graa. So Paulo: Os Puritanos, 1996. BERKHOF, L. Teologia sistemtica. So Paulo, Luz para o Caminho, 1990. CALVINO, J. Institucin de la religion. Espanha, Felire, 1986. CLARK, D. Compndio de teologia sistemtica. So Paulo: Casa Editora Presbiteriana, s.d. CONFISSO DE F DE WESTMINSTER. 17 edio, So Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 2001. CATECISMO MAIOR. So Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 2001. CATECISMO BREVE. 6 edio, So Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 2001. DOUGLAS, J. D. Novo dicionrio da bblia. 9 edio, So Paulo: Vida Nova, 1990. COSTA, H.M.P. A igreja presbiteriana e os smbolos de f. So Paulo, s.d. KENNEDY, J. Verdades que transformam. So Paulo: Fiel, 1986. KUIPER, A El cuerpo glorioso de Cristo. Michigan, SLC,1985. LEONARD, E. O protestantismo brasileiro. Rio de Janeiro - So Paulo, Juerp/Aste, 1981. LOPES, E.P. O conceito de teologia e pedagogia na Didtica magna de Comenius. So Paulo: Editora Mackenzie, 2003. __________ Perseverana dos santos. So Paulo, 1992 [mimeo]. MURRAY, J. El pacato da gracia. 2 edio, Barcelona: Felire, 1986. OWEN, J. Por quem Cristo morreu? So Paulo: PES, 1986. PACKER, J.I. O antigo evangelho. So Paulo: Fiel, 1985. RYRIE, C. C. Enciclopdia histrico-teolgica. So Paulo: Vida Nova, vol 3, 1990. SPENCER, C.C. Tulip os cinco pontos do calvinismo luz das Escrituras. 2 edio, So Paulo: Parakletos, 2000. SPURGEON, C.H. Um escravo livre-arbtrio. So Paulo: PES, 1990. Teologia Calvinista
Pela graa sois salvos, por meio da f, e isto no vem de vs, dom de Deus Ef2.8

www.teologiacalvinista.com
Neste site temos centenas de estudos cuidadosamente selecionados para expor nossa f Presbiteriana com contedo e simplicidades. Os estudos so organizados por assuntos nas sees a esquerda deste site. Continuem seus estudos com site Teologia Calvinista.

S-ar putea să vă placă și