Sunteți pe pagina 1din 9

ESTRUTURA DE UM PROJECTO

1. APRESENTAO
Instituto Universitrio da Educao Polo do Mindelo Ttulo: Relao Escola e Famlia: Impacto no Sucesso Escolar. - Orientador(a) : Dra Genoveva - Local e Data: Mindelo, 14 de Dezembro de 2012 - Folha do rosto

2. OBJECTIVOS
*Gerais e especficos Objectivos Gerais:

- Melhorar a relao entre escola e famlia na Escola Dr.Jos Augusto Pinto. - Promover o sucesso escolar na Escola Dr. Jos Augusto Pinto.
Objectivos Especficos: - Identificar as causas da fraca participao dos Pais e Enccarregados de educao nas actividades da Escola. - Descobrir meios de incentivo partipao da famlia na Escola. - Criar Programas que promovam o sucesso escolar. - Criar actividades pedaggicas e ldicas que sensibilizam os alunos ao estudo. - Fazer sesses de esclarecimento com os pais no sentido de os orientar no acompanhamento dos seus educandos. - Melhorar o apoio socio-educativo aos alunos.

3. JUSTIFICAO
*Razes da escolha do tema *Importncia do tema *Contribuio terica que a pesquisa pode trazer Tendo em conta que nesta escola notamos uma fraca participao da famlia na vida escolar, o que vem trazendo alguns constrangimentos na prpria escola. Nota-se um afastamento cada vez maior entre as duas instituies, tambm, visvel o nmero elevado de alunos com problemas de comportamento e de aproveitamento escolar, contribuindo assim, para o insucesso e abandono escolar. A escolha deste tema importante porque faz-nos reflectir que a educao no algo exclusivo escola, mas sim, uma complementao daquilo que a famlia deve fazer. Pportanto, estas duas instituies nunca devero estar divorciadas mas sim, trabalhar lado a lado, ajudando-se mutuamente. claro que a primeira escola comea na famlia, onde nos primeiros anos de vida se forma o carcter do indivduo transmitindo os valores e princpios que devero nortear a vida toda. Se a famlia falhar neste aspecto, por mais que a escola faa, parece que o trabalho no ser completo e os objectivos sero fracassados. Da a pertinncia deste tema sobretudo para os dias actuais , em que temos vrios modelos de famlia na nossa sociedade. Pensamos que este trabalho contribuir para responder algumas preocupaes e sobretudo a nossa pergunta de partida. Esperamos descobrir atravs de inquritos aos pais, alunos, professores e direco da Escola, as razes da fraca participao da famlia na vida escolar, bem como da relao que isto tem a ver com o sucesso escolar. Ainda esperamos descobrir se a Escola vem respondendo as espectativas da famlia e em caso da resposta ser no, como poder faz-lo.

4. OBJECTO (O QU)
- Problema informao da questo fundamental que ir servir de ncleo da investigao e reflexo temtica. Este problema prendese, necessriaamente ao tema proposto.

Como que uma boa relao entre a Escola e Famlia pode contrubuir para o insucesso escolar na Escola Secundria Dr. Jos Augusto Pinto?

*HIPTESES
Bsica traduz o ponto bsico do tema uma necessidade sentida e compreendida. Secundria detalhe e aspectos extras no contidas na hiptese bscica. Variveis Traduzem-se em qualidades, quantidades, caractersticas e traos

Para melhorar a relao Escola/ Famlia na Escola Dr. Jos Augusto Pinto, prevemos duas hipteses: Existe uma boa relao entre Escola e Famlia que tem contribuido para o sucesso escolar. A famlia dos alunos da Escola Dr. Jos Augusto Pinto est engajada e participa activamente na vida da Escola.

5. ESTRUTURA PRVIA DO TRABALHO


( Aqui discrimina-se, sob a forma de ndice, os tpicos considerados pontos provisrios da investigao a efectuar.)

6. METODOLOGIA
(como, com qu, onde, quando?) Mtodos de abordagem (indutivo, dedutivo, hipottico dedutivo e dialtico) Vamos utlilizar uma abordagem Mista, porque utilizaremos uma combinao de mtodos quantitativos e qualitativos. Haver momentos em que utilizaremos a abordagem Qualitativa por este possibilitar ao investigador estudar um nmero restrito de unidades de anlise, este estudo valer-se- da apresentao e anlise dos dados estatsticos existentes na Escola Dr. Jos Augusto Pinto, sustentando a sua validao. Segundo Reichardt e Cook (1986) um investigador para melhor resolver um problema de pesquisa no tem que aderir rigidamente a um dos dois paradigmas, podendo mesmo escolher uma combinao de atributos pertencentes a cada um deles. O investigador tambm no obrigado a optar pelo emprego exclusivo de mtodos quantitativos ou qualitativos e no caso da investigao assim o exigir, poder mesmo combinar o emprego dos dois tipos de mtodos. Outros autores pem em evidncia as dificuldades de os utilizar conjuntamente numa mesma investigao. Julia Brannen (1992), por exemplo, salienta que a utilizao conjunta de mtodos quantitativos e de mtodos qualitativos tem implicaes de natureza terica, atendendo a que a utilizao de diferentes mtodos de investigao tem tambm como base diferentes pressupostos, entre outros, acerca da realidade social e de natureza dos dados recolhidos. A mesma autora salienta ainda que o procedimento correcto dever ser o de realacionar cada conjunto de dados com a teoria que lhe est subjacente e analisar de que modo os diferentes conjuntos de dados so complementares ou apresentam contradies uns em relao aos outros. (Expliccar o mtodo Qualitativo apontando pelo menos Mtodos de procedimento (estratgico, comparativo, monogrfico, tipolgico, funcionalista e estruturalista) Utilizaremos o mtodo Estatstico para analisar os dados recolhidos, utilizando o programa Excel e SPSS.

Tcnicas e meios (instrumentos de pesquisa) Questionrio, observao participante e anlise de dados estatsticos - Documentao indirecta (pesquisa documentalista e bibliogrfica) Recorremos tambm a pesquisa documental analisando Relatrios, Actas, livros que abordam o assunto, pesquisa na nos web sites sobre o tema - Documentao directa (observao directa intensiva: ver, ouvir e examinar) Analisaremos relatrios e ouviremos informaes dos membros da Direco, Professores directores de Turma, alguns encarregados de educao e alguns alunos. - Entrevista (estruturada e no estruturada) Sero realizadas entrevistas a alguns professores directores de

turmas do 1 Cclo (7 e 8 anos) da Escola por existir um nmero grande de professores Directores.

- Observao (participante ou no participante) Faremos uma Observao a pelo menos uma actividade a realizar pela escola com a participao dos Pais e encarregados de educao. - Questionrio *Mtodos de Recolha de dados As prticas de observao sero organizadas de forma crtica de modo a obter-se uma estratgia de investigao a que designamos de mtodo. De realar que atravs do problema e das perspectivas tericas que sero escolhidos os mtodos ou estratgias. Logo, para se atingir os resultados propostos, recorreremos ao mtodo qualitativo por este possibilitar ao investigador estudar um nmero restrito de unidades de anlise, este estudo valer-se- da apresentao e anlise dos dados estatsticos existentes na Escola sustentando a sua validao.

Na sequncia, sero realizadas entrevistas a alguns professores directores de turmas do 1 Cclo (7 e 8 anos) da Escola por existir um nmero grande de professores Directores. 2. Anlise dos dados estatsticos

2.1. Evoluo do n de repetentes matriculados na Escola

(Grfico) O grfico 1 mostra a evoluo do n de alunos matriculados e o nmero de repetentes matriculados referente aos anos do 7 e 8. Voltaremos a referir-nos a esta situao ao analisarmos os dados relativos ao final do ano lectivo comparando, ou no, a tendncia para este comportamento. Um outro dado que se pode retirar da anlise do grfico 1 que a quantidade de alunos matriculados nos dois anos lectivos varia de forma inconstante, aparentemente, no obedecendo a nenhum critrio linear. 2.2. Evoluo do nmero de alunos e repetentes matriculados no 1 Cclo Grfico 2 Evoluo do nmero de alunos e repetentes matriculados 8 Ano (Grfico) Segundo os dados estatsticos representados no grfico acima, o 8 notrio que o sexo masculino continua a apresentar maior n de repetentes nas matrculas, embora a percentagem seja menor do que verifica no 7 ano (...% no 7 Ano contra ...%... no 8 ) (conferir grficos 2B e 1B) .......(Interpretao dos grficos apresentados)

3. Caracterizao Social dos professores do 1 Cclo

(apresentar o quadro contendo: Sexo, Idade, Habilitaes Literrias, Formao Pedaggica, N de turmas, Ano que lecciona, Tempo de servio, Vnculo). No quadro acima estaro representados os dados relativos aos professores que ensinam no 1 cclo na Escola Dr. Jos Augusto Pinto. Podemos observar que existem mais professores do sexo....... do que ....... e suas idades esto compreendidas entre ----- e os ...... anos excepto um de idade inferior a .... e outro de idade superior a ...... A maioria dos professores no possui formao expecfica havendo apenas ... com Bacharel em ...... na vertente do Ensino. Existe um outro Bacharel em .... com vocao para aplicaes prticas (Engenharia, Estatstica, etc.) e os restantes possuem formao noutras rea como Fiscalizao, Contabilidade e gesto de Empresas. Segundo os dados do quadro pode-se observar que a maioria no tem formao pedaggica e que tambm h superioridade numrica dos que pertencem ao quadro de nomeao. O tempo de servio dops professores bastante heterognio situando-se abaixo e acima dos 10 anos de servio mas nunca superior a 15, tendo a maioria menos de 10 anos de servio. Um outro dado que se pode retirar do quadro que a maior parte dos professores lecciona o 7 e 8 anos de escolaridade. 7- DELIMITAO DO UNIVERSO ( descrio da populao)

8 TIPOS DE AMOSTRA: aleatria e intencional


*Aleatria : Sistemtica Simples Por rea Por grupos Internacional : Amostra tipo (principal) Amostra padro

9- TRATAMENTO ESTATSTICO ( mtodos, nvel de


significncia e medidas estatsticas) Fundamento terico da pesquisa Teoria de base Reviso bibliogrfica Definio de termos Indicadores

10- CRONOGRAMA
Previso e definio de cada uma das fases da pesquisa, clarificando datas e perodos durante os quais se pensa ultimar e apresentar os resultados do trabalho, naturalmente, em concordncia com os itens ou tpicos constantes no esquema prvio.

11- ORAMENTO
*Quandro geral de despesas (custos pessoais e materiais)

*Discriminao das deslocaes efectuadas e /ou previstas e clculo ou apresentao de despesas previstas ou efectuadas.

12- BILBLIOGRAFIA

13- ANEXOS

Docente: Antnia Gomes

S-ar putea să vă placă și