Sunteți pe pagina 1din 9

O PAPEL DA CONTABILIDADE E SUAS CONTRIBUIES PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL

Gabriel Freitas Brenha*

Resumo A contabilidade rural vem se desenvolvendo no decorrer dos anos e se fala bastante na importncia da sua existncia para o desenvolvimento do agronegcio no pas. Concomitantemente a agricultura familiar vem tendo um crescimento bastante expressivo nas ultimas dcadas, e tem sido de extrema relevncia para o pequeno agricultor a utilizao de determinadas ferramentas contbeis na manuteno do seu negcio. Este artigo visa demonstrar a importncia da contabilidade rural para esse pequeno produtor agrcola embatendo as teorias de alguns autores que abordam essa temtica bastante atual e de extrema importncia para o nosso Pas.

Palavras-Chaves: Agricultura Familiar. Contabilidade Rural. Economia.

Introduo

A Contabilidade Rural o ramo da contabilidade que estuda o patrimnio rural, composto, por exemplo, por ativos como: Caixa, terras, tratores, estoques de produtos agrcolas (fertilizantes e sementes) e passivos como: Emprstimos bancrios, fornecedores, e patrimnio lquido (capital, reservas, entre outros). Conforme a Lei n 11.326 (BRASIL, 2006, art. 3 inciso I a V) Entende-se por agricultor familiar aquele que pratica atividades no meio rural, desde que, no detenha rea superior a 4 (quatro) mdulos fiscais, utilize predominantemente mo de obra da prpria famlia nas atividades econmicas do seu estabelecimento, tenha percentual mnimo da renda familiar originada de atividades do seu estabelecimento e dirija seu estabelecimento com sua famlia. Este artigo cientfico tem como propsito avaliar alguns aspectos da atividade rural, com foque no uso da Contabilidade Rural pelo pequeno produtor, como ferramenta de gesto, controle e organizao do seu negcio. Fazer isso

* Graduando em Cincias Contbeis pela UFMA (gabriel_freitaz@hotmail.com)

demonstrar a importncia que deve ser dada a esse ramo da contabilidade e sua aplicabilidade para o produtor rural.

Metodologia

A elaborao deste artigo teve como base a anlise de livros e sites direcionados temtica da contabilidade rural que abordassem a sua finalidade, importncia e aplicabilidade, para uma melhor gesto.

Os nmeros da Agricultura Familiar no nosso Pas.

Antes de esmiuar o papel da contabilidade dentro dessa atividade econmica, interessante entender que espao ocupa a Agricultura Familiar dentro da economia brasileira. O ultimo censo agropecurio realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) que data de 2006, aponta que cerca de 60% dos alimentos consumidos pela populao brasileira so produzidos por pequenos produtores agrcolas. Apesar de cultivar uma rea menor com lavouras e pastagens a agricultura familiar responsvel por garantir boa parte da segurana alimentar do pas, como importante fornecedora de alimentos para o mercado interno. Ainda segundo este censo a agricultura familiar em 2006 respondia por 1/3 das receitas dos estabelecimentos agropecurios brasileiros. A importncia da agricultura familiar evidenciada pelo fato de participar da produo de itens integrantes da cesta bsica alimentar do brasileiro, alm de ser responsvel pela gerao de emprego e renda no meio rural, provocando a distribuio dos recursos financeiros e assim gerando um crescimento nessa atividade econmica. O Governo tem colaborado bastante para esse crescimento criando programas que estimulam a produo agrcola desses pequenos produtores. O Pronaf Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar um desses exemplos, ele estimula a produo rural atravs da concesso de financiamentos para projetos individuais ou coletivos dos agricultores. Isso tem aumentado ainda mais os nmeros da agricultura familiar no Brasil. Num outro aspecto, o agricultor familiar alm de ser o explorador do estabelecimento rural, que composto pela terra, pelos animais, mquinas e

equipamentos, e estruturas utilizadas para desenvolvimento da atividade, emprega nesta, sua fora de trabalho e de seus familiares, aliado a responsabilidade pelo gerenciamento das rotinas administrativas do estabelecimento. Deste modo, a contabilidade rural vem representando uma ferramenta imprescindvel na manuteno desta atividade, como aponta Eryma Carneiro (1967)
O sucesso de qualquer empreendimento est subordinado a uma administrao eficiente (...) a contabilidade a radiografia de uma empresa rural, ela traduz, em valores monetrios, o desempenho do negcio e denuncia o grau de eficincia de sua administrao. Em ultima analise a contabilidade vai dizer se uma empresa rural est atingindo seu objetivo final: o lucro.

Finalidades da Contabilidade Rural

De acordo com Crepaldi (1998) a Contabilidade Rural tem como finalidades:


Orientar as operaes agrcolas e pecurias; Medir o desempenho econmico-financeiro da empresa e de cada atividade produtiva individualmente; Controlar as transaes financeiras; Apoiar as tomadas de decises no planejamento da produo, das vendas e dos investimentos; Auxiliar as projees de fluxos de caixa e necessidades de crdito; Permitir a comparao da performance da empresa no tempo, e desta com as outras empresas; Conduzir as despesas pessoais do proprietrio e de sua famlia; Justificar a liquidez e capacidade de pagamento da empresa junto aos agentes financeiros e outros credores; Usar informaes para a declarao do IR.

A contabilidade rural um instrumento utilizado com a finalidade de controlar, estudar, interpretar, registrar e prestar informaes acerca das variaes patrimoniais das entidades rurais. Nesse contexto, ela desempenha um papel imprescindvel para a manuteno do empreendimento rural, pois proporciona informaes importantes sobre a evoluo do patrimnio, informaes estas, que devem ser elaboradas com acompanhamento de pessoas qualificadas, utilizando de mtodo cientifico, para evitar o levantamento de dados incorretos que podem causar danos irrecuperveis ao patrimnio da empresa.

Registros Contbeis

Os registros contbeis devem evidenciar as contas de receitas, custos e despesas, com obedincia aos Princpios Fundamentais de Contabilidade. So receitas operacionais, por exemplo, o aluguel ou arrendamento de bens imobilizados utilizados na produo, bem como o ganho de capital atravs da alienao de bens do ativo imobilizado, excetos a terra-nua. As despesas que entram na apurao do resultado do exerccio so aquelas necessrias percepo dos rendimentos e manuteno da fonte produtora e que estejam relacionadas com a natureza da atividade exercida, de acordo com o regime de competncia. Em relao aos registros contbeis, a empresa rural difere no trato do trmino do exerccio social. Normalmente na maioria das empresas (comerciais, industriais e de servios) o exerccio encerrado em 31/12, coincidindo com o ano civil, pois estas empresas, de maneira geral, tm receitas e despesas constantes todo o ano, no havendo problemas quanto determinao do ms de encerramento do exerccio social. Contudo, na atividade pecuria, por exemplo, o perodo adequado para o encerramento do exerccio social logo aps os nascimentos dos bezerros, porquanto ocorrendo este evento, a contabilidade, atravs dos relatrios contbeis, informar imediatamente os usurios sobre tal fato. Para tanto h necessidade do encerramento do exerccio social e da confeco do Balano Patrimonial. Na empresa agrcola funciona da mesma forma, nesse caso, porm, o fruto ser o produto final. Com o advento da Lei n. 7.450/85 e posteriores ajustes, o Imposto de Renda tornou-se obrigatrio, para todas as empresas, o exerccio social coincidindo com o ano civil, ou seja, de 01/01 a 31/12. Essa imposio veio trazer srios prejuzos contabilidade rural, j que este setor, necessariamente, deveria ter seu exerccio social coincidente com o ano agrcola, para melhor avaliar o desempenho da empresa.

A obrigatoriedade Fiscal da Contabilidade

Numa poca em que a importncia da informao indiscutvel, parece ser bvio que a escriturao contbil de qualquer empresa ou organizao tornou-se imprescindvel. O Cdigo Civil Brasileiro - Lei 10.406/2002, a partir do artigo 1.179, versa sobre a obrigatoriedade da escriturao contbil, para o empresrio e para a sociedade empresria: Art. 1.179. O empresrio e a sociedade empresria so obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou no, com base na escriturao uniforme de seus livros, em correspondncia com a documentao. A escriturao contbil composta pelo registro de fatos administrativos que alteram de forma qualitativa ou quantitativa o patrimnio, e estes registros devem ser expostos atravs de demonstraes contbeis, o objetivo da contabilidade o patrimnio, que o conjunto de bens, direitos e obrigaes, as variaes desses itens e sua mensurao. Contudo, apesar da relevncia das informaes contbeis, no Brasil, a contabilidade rural ainda no um instrumento to utilizado pelos pequenos produtores rurais, pois estes a consideram de difcil aplicao, e, alm disso, difundiu-se a ideia de que ela serve somente para tratar de obrigaes fiscais. Como aponta Crepaldi (1998)
Uma das ferramentas administrativas menos utilizadas pelos produtores brasileiros , sem dvida, a Contabilidade Rural, vista, geralmente, como uma tcnica complexa em sua execuo, com baixo retorno na prtica. Alm disso, quase sempre conhecida apenas dentro das suas finalidades fiscais. A maioria dos produtores sujeitos tributao do Imposto de Renda no mostra grande interesse por uma aplicao gerencial, relegando toda sua Contabilidade a profissionais da rea contbil.

Na verdade, a legislao no obriga que o produtor rural pessoa fsica tenha escriturao contbil, como ocorre com os produtores rurais pessoa jurdica. Para atender a legislao, basta escriturao do Livro Caixa, mas como o livro caixa uma escriturao bem simplificada, e no permite muitas anlises para tomada de deciso, nada impede que facultativamente, a escrita contbil seja realizada. Dentre as inmeras atividades/servios que a contabilidade pode oferecer ao setor agropecurio para incrementar e alavancar o seu crescimento destaca-se:

- Elaborao do oramento da empresa: relacionar os recursos disponveis, estimar o que os recursos podero produzir previso das culturas e criaes, estimar as despesas administrativas da fazenda e os custos relacionados aos animais e culturas, previso do volume de vendas e dos preos de venda, consolidar receitas e despesas, montar o fluxo de caixa. - Anlise do negcio da empresa: os registros contbeis e suas demonstraes financeiras, trabalhos de auditoria e percias contbeis, anlise individualizada de cultura ou criao, avaliao da eficincia do negcio agricultura e/ou pecuria, anlise da rentabilidade, endividamento e liquidez. - Identificao das alternativas de investimentos da empresa: fontes de financiamento, melhores aplicaes fixas, retorno dos investimentos, entre outros. - Controle da operao: contas a pagar e a receber, quadro de pessoal, controle do estoque e produo, aplicaes financeiras, reduo de despesas desnecessrias.

A Importncia do Contador para O Pequeno Produtor Rural Na viso de Oliveira (1996), O sistema de informao influencia diretamente trs nveis: o estratgico, o ttico e o operacional. Onde, o nvel estratgico considera a interao entre as informaes internas e do ambiente empresarial (externas). J o nvel ttico considera a aglutinao de informaes de uma rea de resultado e no do empreendimento como um todo. Quanto ao nvel operacional, este considera a formalizao, principalmente atravs de documentos escritos das vrias informaes estabelecidas para o processo produtivo. Os produtores rurais tornaram-se mais dependentes de conhecimento, informao e tecnologia para decidir sobre as necessidades de produo
A informao um produto de anlise dos dados existentes na empresa, devidamente registrados, classificados, e organizados, relacionados e interpretados dentro de um contexto para transmitir conhecimento e permitir a tomada de deciso de forma otimizada. (OLIVEIRA, 1996, p.36).

Os contadores responsveis pelas empresas rurais tm um papel cada vez mais relevante. medida que a produo e a competitividade no mercado

agropecurio tm crescido, sua presena torna-se fundamental no auxlio ao produtor rural na utilizao de prticas de planejamento e controle de todos os negcios realizados pelas empresas, podendo garantir sua continuidade. Para isso, o contador deve estar sempre atualizado em relao s mudanas ocorridas na legislao, s prticas mais recentes de planejamento na rea rural e respectiva escriturao dos fatos contbeis.

Um horizonte para o Contador Rural

Programar a contabilidade rural, para que ela possa ser utilizada como ferramenta de gesto, no uma tarefa fcil para o contador, devido dificuldade da coleta de informaes, o desconhecimento da legislao, o gerenciamento e a contabilizao. neste cenrio que o contador deve-se inserir, para buscar a aproximao com os produtores rurais e entidades ligadas ao setor, diminuindo essa distncia existente entre ambos, pois sua presena efetiva fundamental para identificar, mensurar e atender s necessidades do setor, indicando as melhores opes de negcios e dessa forma contribuindo para o aproveitamento melhor das oportunidades e o aumento da rentabilidade. A conscientizao do produtor rural, de que a contabilidade uma ferramenta importante de gesto, que o planejamento e controle da produo so necessrios em qualquer empreendimento, independentemente de seu porte, uma tarefa rdua e difcil do profissional de contabilidade. Pois s assim, o contador estar cumprindo a sua funo de gerar informaes teis para a tomada de deciso e conseqente crescimento da empresa.

Concluso A necessidade de uma atualizao dos meios de gerenciamento nas empresas rurais hoje uma realidade fundamental para alcanar resultados de produtividade que garantam o sucesso do empreendimento. Para tanto, necessrio que se tomem decises de forma rpida, adequando-se assim s mudanas da poltica economia do pas. Este artigo cientfico teve por objetivo contribuir para demonstrar a relevncia da Contabilidade Rural para o pequeno, mdio e grande produtor rural, e sua

utilizao como uma ferramenta gerencial que permite, por meio da informao contbil, o planejamento, o controle oramentrio e a tomada de deciso.

Referncias

VALLE, Francisco. Manual de Contabilidade Agrria. So Paulo: Atlas, 1987. CARNEIRO, Erym. Contabilidade Rural. Rio de Janeiro: Edies Financeiras, 1967. CREPALDI, Silvio. Contabilidade Rural: Uma abordagem decisorial - 2 ed. So Paulo: Atlas, 1998. MARION, Jos Carlos. Contabilidade rural contabilidade agrcola, contabilidade da pecuria, imposto de renda - pessoa jurdica 8 ed. So Paulo: Atlas, 2005. SILVA, Jose Graziano da. Tecnologia e agricultura familiar - 2 ed. Porto Alegre: ED.DA UFRGS, 2003. BRASIL. Cdigo Civil Brasileiro. Lei n 11.326/06. Estabelece as diretrizes para a formulao da Poltica Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. BRASIL. Cdigo Civil Brasileiro. Lei n. 10.406/02. BRASIL. Cdigo Civil Brasileiro. Lei n. 7.450/85.

S-ar putea să vă placă și