Sunteți pe pagina 1din 4

As sociedades ocidentais em transformao:

A sociedade de consumo
Nos anos 50 do sculo XX ocorreram grandes transformaes a nvel cientifico, tecnolgico e social nas sociedades ocidentais. Estes desenvolvimentos levaram mecanizao da agricultura e da industria o que originou o aumento da produo e a reduo da populao envolvida nessas actividades. Estas transformaes levaram ao crescimento da classe media e ao aumento do seu poder de compra. Aps a II Guerra Mundial este elevado crescimento econmico originou uma grande abundncia e permitiu o melhoramento da qualidade de vida. Para este fenmeno contribuiu o desenvolvimento de uma politica de proteco aos cidados atravs da segurana social. Nessa poca o Estado-Providencia, surgido na Grande Depresso americana, generalizou-se o que possibilitou a uma grande camada da populao melhorias no seu nvel de vida. A publicidade, o marketing, as grandes superfcies comerciais e as vendas a crditos levaram ao aparecimento de uma Sociedade de Consumo, uma sociedade que implicou gastos desnecessrios, pobreza e o aumento da poluio.

Problemas emergentes da juventude e das minorias


Devido ao fenmeno do Baby Boom (aumento demogrfico) a percentagem dos adolescentes nos anos 60 era elevada, crescendo num perodo influenciado pela Guerra Fria. Sentindo grandes dificuldades em integrarem-se na sociedade, os jovens americanos e europeus geraram movimentos contestatrios, nesses destacavam-se os hippies (maioritariamente na Amrica do Norte) que se revoltavam contra a guerra e o modelo capitalista (baseado no consumo e nas desigualdades sociais). Eram caracterizados por atitudes inovadoras e por vezes radicais que contrastavam nas mentalidades tradicionais. A musica pop e rock era uma forma de divertimento desta comunidade (festival de Woodstock 1969 foi o mais famoso) tambm como o consumo de lcool e drogas e a forma de vestir extrovertida. Na Europa destacou-se o protesto juvenil em Frana em Maio de 1968. Os estudantes universitrios exigiam a reforma dos cursos e do ensino revoltando-se contra a

hipocrisia dos polticos, a arrogncia do seu presidente e a represso policial. Este movimento foi acompanhado por varias greves, paralisando a Frana durante 3 semanas.

Durante os anos 60 tambem surgiu contestao por parte das minorias tnicas, contra o racismo e a marginalizao pois nos EUA os afro-americanos e os imigrantes sulamericanos eram descriminados. A luta contra esta marginalizao foi chefiada por Martin Luther King de 1963 a 68, ano em que foi assassinado. Na Amrica do Sul destacou-se Nelson Mandela que lutou contra o apartheid (separao entre negros e brancos). O movimento feminino tambm foi impulsionado, reivindicando a igualdade entre sexos.

Experincias comunistas:
O caso da China
Em 1949 Mao Ts-Tung instituiu na China um regime comunista. O objectivo era eliminar todos os opositores ao regime e educar a populao segundo os princpios maostas.

O caso da Jugoslvia
O governo de Tito implementou um modelo de economia descentralizada, baseado na gesto das empresas pelos prprios trabalhadores. O lucro e a concorrncia eram aceites assim como a propriedade privada que coexistia com as empresas nacionalizadas.

O caso de Cuba
O socialismo cubano surgiu em 1959 pela via revolucionria quando Fidel Castro ps fim ao governo ditatorial de Fulgncio Batista apoiado pelos norte-americanos. Fidel, inspirado no socialismo sovitico, instituiu um partido nico, colectivizou as terras e nacionalizou as empresas levando ao bloqueio econmico imposto pelos Estados Unidos nos anos 60.

A evoluo da URSS

A era de Khruschv Aps a morte de Estaline, Khruschv iniciou uma politica de aproximao ao ocidente e de maior liberalizao e resultando num abrandamento de tenses no relacionamento das duas superpotncias (EUA e URSS) iniciou a crise do modelo Leninista. Em 1964 este dirigente abandonou o poder sucedendo-lhe Brejnev. A era de Brejnev Brejnev retomou os mtodos repressivos e autoritrios de Estaline: No plano econmico a economia era controlada pelo estado sendo frequente a falta de alimentos e precria a prestao de servios (fornecimento de electricidade e gua) populao. No plano social embora oficialmente no existisse desemprego e houvesse algumas melhorias na sade e no ensino, o nvel de vida da populao era baixo e o consumo de bens escasso. No plano militar reforou o seu poderio. Para isso aumentou a produo de armamento e a explorao espacial e invadiu o Afeganisto. Os mtodos repressivos de Brejnev aniquilavam todas as tentativas de oposio. A era Gorbatchv sucedeu Brejnev iniciando uma abertura politica ao exterior orientandose por dois princpios: - Perestroika (reestruturao) que se traduziu no seguinte: diminuio da importncia do partido comunista, libertao dos presos polticos, realizao de eleies livres, introduo da economia no mercado, diminuio das despesas militares e concesso de mais poderes s repblicas soviticas -Glasnost (transparncia) consistiu: na ebulio da censura concebendo a liberdade de expresso e de informao.

O desmoronamento do mundo socialista Varios factos contriburam para a queda do mundo socialista: O acidente nuclear de Chernovyl Os problemas de Gorbatchv enfrentou dentro da URSS O fim da guerra fria, originando uma politica de aproximao entre Gorbatchv e Reagan A queda do muro de Berlim E o pacto de Varsvia.

O desmoronamento do mundo socialista marcou o fim da Guerra Fria e o inicio de uma nova ordem mundial marcada pela existncia uma nica superpotncia.

S-ar putea să vă placă și