Sunteți pe pagina 1din 12

VII Semana de Geografia e II Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia FCT/UNESP 1

14 a 18 de agosto de 2006 - Presidente Prudente-SP

ROMANTISMO E GEOGRAFIA.
SILVA, Elias Coimbra FCT Unesp Presidente Prudente: elias_coimbra@yahoo.com.br BARBOSA, Tulio FCT Unesp Presidente Prudente: tuliobarbosa2004@yahoo.com.br

RESUMO:

Este trabalho tem como fulcro a histria, dada sua importncia para se

compreender a realidade. No caso, trata-se da Histria da Geografia e, mais especificamente, no perodo que se convencionou chamar de Romantismo (sobretudo a primeira metade do Sculo XIX). Seu objetivo apontar a influncia do movimento esttico e filosfico romntico nas cincias humanas e, conseqentemente, na Geografia; uma vez que ambas nasceram (para o sentido que lhes damos ainda hoje, de objetividade e independncia metodolgica) exatamente nesse perodo. Para tanto, relacionaremos conceitos de ambos os fenmenos procurando, mesmo usando da filosofia, ficar fora da metafsica. No caso da Geografia, abordaremos trs autores fundamentais: Humboldt, Ritter e Ratzel, pois consideramos que seja o suficiente. Para as Cincias Humanas, no vamos muito alm de Comte e Dilthey. Finalmente, no tocante ao mtodo, eminentemente comparativo, ele se apoia no axioma foucaultiano de que o nascimento das cincias humanas se deve uma mudana da episteme ocidental, qual seja: da Representatividade, na relao sujeito/objeto, vai-se na direo da Positividade.

PALAVRAS-CHAVE: Romantismo, Cincias Humanas, Historicidade, Empiricidade. INTRODUO AS CINCIAS HUMANAS E O ROMANTISMO
O primeiro passo a ser dado, neste texto, o reconhecimento da Geografia como Cincia Humana. Para que isso seja possvel, diremos que tal dado nosso pressuposto. Deste modo, se a Geografia for posta (doravante) como uma cincia meramente formal (como a matemtica), ou fsica, ou ainda, biolgica, a ento este texto no ter mais razo de ser; pois estaria falseado 1. Poderamos, usando a denominao: Geografia Humana, fazer uma breve genealogia das cincias humanas que englobasse todas elas inclusive a geografia. Ao final desse exerccio terico, perceberemos que, a rigor, justamente na primeira metade do Sc.

Esse um conceito que Popper desenvolve em seu: The Logic of Scientific Discovery. London: Hutchinson, 1959. Embora o mesmo j havia sido formulado por Charles Sanders Peirce, no seu: Semitica e Filosofia. Trad. Octanny Silveira da Mota e Lenidas Hegenberg. 2. ed. So Paulo: Cultrix, 1975.

VII Semana de Geografia e II Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia FCT/UNESP 2


14 a 18 de agosto de 2006 - Presidente Prudente-SP

XIX que se instauram as Cincias Humanas, ou seja, sob a influncia de e, s vezes, paralelamente a, o Romantismo. Essa sincronia , portanto, cronolgica: tanto o nascimento das cincias humanas2, quanto a ecloso do Romantismo, deram-se na primeira metade do Sc. XIX. Mas no se deve descartar uma sincronia lgica, digamos: no se deve subestimar a influncia que esse movimento esttico-filosfico exerceu sobre a epistemologia, sobretudo a geogrfica. Alis, justamente nossa inteno acentuar as semelhanas, sem, entretanto, apostar em qualquer nexo causal entre os fatores, mas, simplesmente, apontando algumas hipteses para que outros possam trilhar caminhos fora da territorialidade das cincias rigorosas (nesse ponto, nos aproximaramos da abordagem hermenutica que Dilthey utilizara to bem3). Podemos, para contextualizar, fazer referncia ao conjunto revolucionrio que, desde a Guerra Civil Americana at a Primavera dos Povos iria assimilar e assinalar dois pontos nevrlgicos do Romantismo: a Historicidade e a Empiricidade. Por outro lado, poderamos nos perguntar pelas possveis causas desse fervor poltico e teramos, numa anlise tipicamente marxista, que elas so infraestruturais. Que o capitalismo industrial resume a idia toda, no constitui novidade parece bvio que sua implantao causasse convulses sociais , mas de que forma isso se deu, Hobsbawm (1996, p. 19-24) resume de forma bem simples: houve uma espcie de atualizao poltica em relao mudana infraestrutural; que teve sua suspenso, pela coaliso das foras reacionrias (sobretudo os capitalistas), a partir de 1848. Abrindo um parntese, poderamos destacar a importncia, para a Revoluo Econmica, da revoluo comportamental que operava o adestramento da neccessria mode-obra:
No se deveria dizer que a alma uma iluso, ou um efeito ideolgico, mas afirmar que ela existe, que tem uma realidade,[...]. Sobre essa realidadereferncia, vrios conceitos foram construdos e campos de anlise foram demarcados: psique, subjetividade, personalidade, conscincia, etc; sobre ela tcnicas e discursos cientficos foram edificados; a partir dela, valorizaram-se as reivindicaes morais do humanismo. Mas no devemos nos enganar: a alma, iluso dos telogos, no foi substituda por um homem real, objeto do saber, de reflexo filosfica ou de interveno tcnica. O homem de que nos falam e que nos convidam a liberar j em si mesmo o efeito de uma sujeio bem mais profunda que ele. Uma alma o habita e o leva existncia, que ela mesma uma pea no domnio exercido pelo poder sobre o corpo. A alma, efeito e instrumento de uma anatomia poltica; a alma, priso do corpo. (FOUCAULT, 1991<grifo nosso>)

[...] no sculo passado (XIX) j se podia falar com rigor de Cincias Humanas [...]. Houvera antes inmeras pesquisas sobre o organismo, a mente e o comportamento geral do ser humano, mas no se tratava ainda de cincia propriamente nem verdadeiramente de Cincia Humana. (VANNUCCHI, 1977, p. 105). Podemos dizer com segurana que Wilhelm Dilthey (1833 1911) foi o primeiro terico propriamente dito das cincias humanas. [...] Dilthey se inscreve na corrente hermenutica que j vinha sendo aplicada no campo da teologia por Scheleiermacher, [...] (JAPIASSU, p. 122 e 124).

VII Semana de Geografia e II Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia FCT/UNESP 3


14 a 18 de agosto de 2006 - Presidente Prudente-SP

Talvez essa violncia (do adestramento) se ligue s revoltas operrias! O fato que desde o incio da Revoluo Industrial, desde a Fbrica de Alfinetes de Smith e, por outro lado (poltico propriamente dito), desde o Utilitarismo de Bentham: o arquiteto do Panptico4, o homem tem sido subjulgado pelos mecanismos que criou um grupo de homens, seja dito, subjulgado por outro grupo de homens. Primeiro o trabalho, depois o trabalhador, o Sc. XIX assistiu, mais que inveno da fbrica, inveno do operrio da fbrica. Marx chama essa aritmtica do gesto, ou seja, multiplicao da eficincia pela subtrao dos espaos em branco do gesto do trabalhador5, de extrao da mais-valia relativa. Agora, retomando os dois aspectos do movimento romntico, ou seja, Historicidade e Empiricidade, os quais podem ser apontados como intrnsecos ao perodo revolucionrio que vai da Guerra Civil Americana Primavera dos Povos, posto que, o socialismo que marca profundamente essas lideranas polticas no o oposto do nacionalismo e ambos, assim como a exigncia do experimentalismo6 que no uma oposio do intuicionismo fazem com que o romantismo coincida com as revoltas. O prprio Napoleo, que empreendeu o golpe do 18 de brumrio e que foi reconhecido mesmo por Beethoven (que comps a Sinfonia n. 3, a Herica, em sua homenagem) como tutor do romantismo poltico (que extinguiria o absolutismo), responsvel por grande parte da atualizao poltica supracitada e pela qual a Europa passou entre Lus XVI e Napoleo III; e responsvel tambm, pela formulao moderna (e pejorativa) da concepo de ideologia (MANNHEIM, 1968, p. 98), a qual privilegia a prtica/experincia, em detrimento do racionalismo/idealismo. As Cincias Humanas, nesse perodo originrio, chamadas Cincias do Esprito, iro revestir duas formas bsicas: o pragmatismo e a hermenutica. Se cruzarmos os dois aspectos do Romantismo j apontados (Historicidade e Empiricidade), podemos presumir que o pragmatismo fez um certo recuo, enquanto a hermenutica aprofundou a
4

Trata-se do projeto de um presdio que substituiria a segurana pela certeza, a coero real pela coero iminente. Foi, provavelmente, inspirado no zoolgico de Versalhes construdo por Le Vaux, onde, no centro, um pavilho octogonal era encerrado por sete jaulas (posto que a oitava face era o porto de entrada).

(...) um trabalhador, o qual executa a sua vida inteira uma nica operao simples, transforma todo o seu corpo em rgo automtico unilateral dessa operao e portanto necessita para ela menos tempo que o artfice, que executa alternadamente toda uma srie de operaes. O trabalhador coletivo combinado, que constitui o mecanismo vivo da manufatura, compe-se porm apenas de tais trabalhadores parciais unilaterais. Em comparao com o ofcio autnomo produz por isso mais em menos tempo ou eleva a fora produtiva do trabalho. (MARX, 1996, p. 432).
6

A nfase na experincia a base da epistemologia romntica. Ela implica a recusa de uma objetividade externa absoluta do processo de conhecimento ou da prtica cientfica, em nome de uma considerao constante dos processos subjetivos em jogo na relao com o mundo exterior. J Goethe enunciava essa proposta na sua Farbenlehre: contra uma tica que considerasse a luz e a formao das cores como processos objetivos, universais, independentes da percepo humana, dispunha-se ele a oferecer uma considerao sistemtica dos modos como a experincia humana da luz e das cores se estruturava. O grande desenvolvimento da fisiologia e da psicologia dos sentidos e das sensaes na academia alem do sculo XIX (de que Wundt e Freud foram epgonos) testemunha a crucialidade dessa conexo entre o objetivo e o subjetivo. (DUARTE, 2004, p. 7).

VII Semana de Geografia e II Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia FCT/UNESP 4


14 a 18 de agosto de 2006 - Presidente Prudente-SP

Weltanschauung romntica. Falando do trabalho de Foucault, Hilton Japiassu (1978, p. 70-72) assinala a passagem da era da representao para a era da positividade como ponto de partida das Cincias Humanas alis, onde surgem as classificaes das cincias (p. 111), nas quais se aponta, ao lado das Exatas, a existncia das Humanas, ou Morais, ou Do Esprito. Pois bem, duas classificaes ficam famosas ento e, uma delas, exatamente de carter pragmtico, sendo a outra, de carter hermenutico: a primeira de Comte e a segunda de Dilthey. O importante assinalar que a Historicidade, por exemplo, era um pressuposto da teoria comteana, ou melhor, estruturava-a. Primeiro pela Lei dos Trs Estados que ele deve ter aprendido de Vico7 e que Spencer (KARDINER & PREBLE, 1964) teria chamado de dois: os Estados Beligerantes e os Estados Industriais quais sejam: o Teolgico, o Metafsico e o Poltico (COMTE, 1978. p. 46-51); segundo porque sua classificao cientfica atende ao axioma segundo o qual, h um movimento do conhecimento positivo que vai do geral ao particular e do simples ao complexo (JAPIASSU, 1978, p. 117) e nesse movimento, nessa histria do conhecimento, a sociologia (que para Comte englobava todas as cincias humanas) ocupa o ponto mais alto: a cincia mais particular e mais complexa. O interessante em Comte a noo de dialtica, pois, para ele, a teologia, a metafsica e a cincia so inimigas. A medida que vo dominando a razo, uma destri a anterior. o tempo que passa devorando tudo. (TORRES, 1957, p. 40). Ora, como no reconhecer as idias de Hegel nessa passagem! Como no reconhecer a concretizao do ser no devir (NBREGA, 2005, p. 51)! E, de outro modo, como no pensar no que dizia Herclito sobre o rio e o tempo!8 Para Dilthey a historicidade no teleolgica, mas lgica; motivo porque insistiu numa razo histrica que no se ateria s relaes causais do mecanicismo. Por outro lado criticava o naturalismo to em voga, pois os fenmenos humanos no podem ser explicados, mas sim, compreendidos (JAPIASSU, 1978, p. 131). Aqui poderamos voltar pgina 3 e buscar o termo intuicionismo para esclarecer o aspecto: Empiricidade, na teoria de Dilthey, mas seria redundante, dada a nota de rodap 6 e mesmo a nota de rodap 8, pois o

Agora, com tais luzes, tanto de filosofia como de filologia, a seguir s Dignidades que giram em torno da histria ideal eterna, j acima expostas, neste livro quarto acrescentaremos o curso que fazem as naes, com constante uniformidade procedendo em todos os seus to variados e to diversos costumes em relao diviso das trs idades, que diziam os egpcios terem decorrido anteriormente no mundo deles, isto , a dos deuses, a dos heris e a dos homens. (VICO, G. B. Sc. N2 IV. In: VITA, 1964, p. 171). A essas trs idades correspondiam os governos Teocrticos, Aristocrticos e Democrticos (porm monrquicos), respectivamente. [...] dimenso a examinar a do fluxo. Quero a sublinhar a nfase na qualidade permanentemente dinmica e mvel de todos os fenmenos e entes, por oposio considerao estabilizada do mundo, [...]. evidente que a fsica newtoniana pressupunha e visava essencialmente o movimento, mas um movimento que se expressava sobretudo como uma temporalidade reversvel, tpica do pensamento fsico-matemtico. A temporalidade romntica agudamente irreversvel; na melhor das hipteses pode conter a idia de ciclos ou de retornos (como o eterno, de Nietzsche), nunca a de uma indiferena ou indistino. A distino feita por um romntico tardio importante como Henri Bergson entre temps e dure esclarece possivelmente o que quero ressaltar. A dure irreversvel e espessa, diferencial. No se mede com o mecanismo comum do relgio, mas com a sensibilidade interior. (DUARTE, 2004, p. 6).
8

VII Semana de Geografia e II Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia FCT/UNESP 5


14 a 18 de agosto de 2006 - Presidente Prudente-SP

tempo tambm experimentvel. Somente vamos ressaltar que foi Max Weber a descrever as caractersticas do mtodo de Verstehen (compreender, em alemo) ainda hoje difundido. Em Comte, a experincia a fonte do conhecimento fato que o aproxima do tpico Empirismo ingls (tambm o romantismo no tipicamente ingls?9). Mas a experincia do Empirismo pretende ser objetiva. Ento surge a pergunta: e o que fazer quando o objeto no for to objetivo? Kant j distinguia entre a coisa em si e o fenmeno-invlucro (JAPIASSU, 1978, p. 133), sendo que o primeiro no podia ser conhecido. O Empirismo positivista fica com o fenmeno-invlucro, pois, mais importante que a verdade das coisas, sua utilidade. Mas e quando o objeto o homem (no caso das cincias humanas)! Devemos nos perguntar somente pela sua utilidade? Ou, pior: quem garante que h uma relao constante entre a coisa em si humana e o fenmeno-invlucro (constncia essa que garante a exatido e a prpria utilidade dos mtodos pragmticos)? Por causa de questes como essa, o mtodo hermenutico ganhou fora entre as cincias humanas e esse, dado seu intuicionismo, relativismo histrico e holismo (o Todo outra coisa que no somente a soma das partes), profundamente enraizado na filosofia romntica. J o pragmatismo, mesmo tendo algo de romntico (ao menos no Sc. XIX) seguir uma direo diferente, inclusive passando pela Geografia.

A CRIAO DA GEOGRAFIA HUMANA


Numa edio castelhana de As Palavras e as Coisas (M. Foucault), os trs autores do livro: El Pensamiento Geogrfico (MENDOZA, JIMNEZ & CANTERO, 1982, p. 21) encontram que a transio da era da representao para a da positividade, que se deu, basicamente, na primeira metade do Sc. XIX, foi marcada por dois aspectos centrais: a ascenso da Histria que passa a dar sentido aos fatos, ou seja, deixa de ser meramente descrio de eventos; e a introduo da conscincia epistemolgica do Homem, ou seja, sua existncia concreta, enquanto criatura viva, passa a ser reconhecida e considerada cientificamente. Para entendermos o sentido dessa transio, podemos seguir um outro estruturalista, com a seguinte fala: Que significa realmente a economia racional da linguagem clssica seno que a Natureza plena, possuvel, sem vazamentos e sem sombra, submetida toda s redes da palavra? (BARTHES, 2004, p. 44); que quer dizer que na era da representao, o discurso era to natural quanto os objetos, ou melhor, seu arranjo, sua lgica

Nascido na Inglaterra, no momento em que o pensamento ingls se emancipava em filosofia, em moral, em cincia, o Romantismo passou ao mesmo tempo Frana e Alemanha. (Reynaud, Lus. Le Romantisme. Paris: Armand Colin, 1926, p. 116. Apud: ELIA, 1978, p. 117).

VII Semana de Geografia e II Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia FCT/UNESP 6


14 a 18 de agosto de 2006 - Presidente Prudente-SP

(gramtica) era idntica lgica da realidade (que, nem sempre, era o mundo material). Enquanto que, na era da positividade: a Natureza se torna uma sucesso de verticalidades, o objeto se ergue de repente, repleto de todos os seus possveis (p. 45), ou seja, a Natureza j no pensada fora do plano do significado; tais verticalidades so descobertas no discurso e no no mundo material. Do primeiro pargrafo deste captulo, podemos entender que os aspectos indicados por Foucault, muito se aproximam daqueles que vnhamos destacando acerca do Romantismo, ou seja, Historicidade e Empiricidade. O primeiro deles no deixa dvida, enquanto que poderia parecer difcil associar a descoberta da objetitidade-Homem nossa Empiricidade. Mas mais fcil do que parece. Ora, esse homem concreto, que, ao contrrio do homem sujeito da era da representao no se confunde com a prpria razo, pois tem sentimentos, condicionamentos sociais (etc) e o qual portador do discurso das verticalidades, de que nos fala Barthes, justamente a causa da empiricidade romntica e no ignorado de todo, pela empiricidade positiva. Na medida em que se reconhece, como Protgoras, que o homem a medida das coisas, surge a possibilidade de que a mera observao, sobretudo dos fatos humanos, no d conta da verdade; o que se chama: falsa conscincia (MANNHEIM, 1968, p. 120). Por outro lado, reconhecendo que certo fenmeno-invlucro pode obedecer uma certa coerncia e implicar em leis, ou ser controlado estatisticamente, pergunta-se: quando este for tambm um sujeito (nas cincias humanas) no seria razovel acreditar que ele (o fenmeno-invlucro) saiba que no to simples, que aquelas leis no tm muita ligao com sua realidade que , sobretudo, qualitativa? (JAPIASSU, 1978, p. 137). So questes que os adeptos da Empiricidade (ou: objetividade-Homem) tentam responder, sendo que a hermenutica responde bem primeira (da ideologia), mas o pragmatismo se enrola com a segunda (do Homem como fenmeno-invlucro). Em todo caso, a Geografia Humana surge nessa fase de transio do Sculo XIX (MENDOZA, JIMNEZ & CANTERO, 1982). Sendo que h um agravante para a consolidao do mtodo geogrfico: ele herdou o descritivismo que j dissemos tambm comprometer o mtodo histrico clssico, mas enquanto a histria lida com uma abstrao, o tempo dos homens (tpico fenmeno do esprito), a geografia lida com o espao fsico (obra humana ou no). Desta maneira, temos Humboldt e Ritter como os primeiros gegrafos a sistematizarem a Geografia enquanto cincia por meio de uma postura metodolgica que buscava entender o meio fsico por si e tambm a relao do mesmo com o homem e, portanto, o projeto cientfico destes gegrafos no avanou como deveria avanar do ponto de vista rigorosamente cientfico pois os mesmos se comprometeram a entender o kosmo atravs da harmonia entre elementos que tanto o pragmatismo quanto a hermenutica, consideravam dspares: Homem e Natureza.

VII Semana de Geografia e II Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia FCT/UNESP 7


14 a 18 de agosto de 2006 - Presidente Prudente-SP

Capel entende que (2004, p. 13): O projeto cientfico de Humboldt se dispunha a demonstrar empiricamente essa concepo idealista da harmonia universal da natureza concebida como um todo de partes intimamente relacionadas, um todo harmonioso movido por foras internas. Ou seja, e aqui temos uma conseqncia do intuicionismo romntico: a natureza era tida como um todo harmnico e inter-relacionado, um organismo em consrcio com o Todo, pois o valor: Vida, era ponto nevrlgico dos romnticos.10 Todavia, o Todo precisava de ordenamento e sistematizao, pois o kosmo sem ordem no poderia ser jamais compreendido; assim, a superao do aparente do mundo mecnico que aparncia e a existncia de uma razo11 se deu pela busca do sentido e sentimento das coisas; e neste momento que a objetividade-Homem surge (e como um dos fatores da natureza); o homem torna-se mais uma pea no enorme quebra-cabea da relao espao e tempo. Logo, Humboldt busca o sentido e o sentimento do mundo por meio do prprio entendimento humano que parte do Todo, mas no o Todo ; nico que pode realizar a compreenso (o Verstehen) da natureza:
La Naturaleza, considerada por medio de la razn, es decir, sometida en su conjunto a la accin del pensamiento, es la unidad en la diversidad de los fenmenos, la armona entre cosas creadas que difieren por su forma, por su constituicin y por las fuerzas que las animan; es el Todo animado por un soplo de vida. La consecucin ms importante de un estudio racional de la Naturaleza es aprehender la unidad y la armona que existe en esta inmensa acumulacin de cosas y fuerzas [...] (HUMBOLDT, 1982, p. 160).

Enquanto que Ritter, segundo Capel (2004), tambm busca um compreenso do todo
10 12

atravs da sistematizao da prpria natureza. Ele cria uma teleologia, uma razo

O nvel orgnico era superior ao mecnico, pois o subsumia. Por outro lado, o nvel orgnico estava alm do puro naturalismo: alcanava a dimenso do esprito: Geist, em alemo. (NUNES, 1978, p. 58). Para DUARTE (2004): Outra manifestao importante da nfase na totalidade foi a progressiva afirmao da categoria "vida" na conceptualizao e na compreenso dos fenmenos naturais. Por oposio ao modo mecanicista prevalecente na ento chamada fisiologia herdeiro direto do modelo newtoniano, tendo por base as invenes da circulao sangunea e do sistema nervoso (cf. Figlio, 1975; Lawrence, 1979) , a nfase na especificidade dos seres vivos como totalidades em si veio a ser a sustentao de toda a biomedicina do sculo XIX, a partir do conceito de organismo.

Era muito em voga intentar-se uma explicao do Universo (uma Cosmologia). Haviam, assim, duas formas de faz-lo: dando-lhe uma causa ou dando-lhe uma razo (NBREGA, 2005, p. 13). Os mecanicistas tentavam explicar o mesmo Universo pela via da causa e os idealistas, entre os quais Hegel, pela via da razo.
12

11

Sua frmula tpica originria, a da cosmologia de Newton, pressupunha tambm "elementos" isolados (os corpos celestes), articulados em sistemas graas ao de certas foras naturais. A denncia da perda implicada por essa fragmentao do mundo, por essa nfase na segmentao dos elementos constitutivos de todos os entes, a frmula bsica do romantismo. Perda sobretudo do sentido especfico que a co-presena dos elementos na totalidade acarretaria. A totalidade perdida (e a ser recuperada) podia e pode ser encontrada em muitos nveis. Um dos primeiros, historicamente, cheio de implicaes para o que se veio a constituir mais tarde como uma antropologia, o da totalidade cultural. Herder conferiu-lhe uma forma cannica ao lidar com a cultura germnica como um ente especfico, menor que a Humanidade, mas certamente maior e mais expressivo que os entes individuais que compunham as populaes de fala alem. A estava um dos focos mais ativos da ideologia da nao moderna, assim como da noo contempornea, antropolgica, de "culturas" especficas. J em sua poca, a oposio explcita se fazia contra o ideal da justaposio indistinta indiferenciada ou igualitria dos cidados, membros de uma Humanidade abstrata. (DUARTE, 2004, p. 4).

VII Semana de Geografia e II Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia FCT/UNESP 8


14 a 18 de agosto de 2006 - Presidente Prudente-SP

que estabelece uma natureza direcionada por princpios divinos posto que fora influenciado por Schelling (MENDOZA, JIMNEZ & CANTERO, 1982, p. 26), segundo o qual, o Esprito um querer, mais que um ser, ou seja, ele pura vontade (BORNHEIM, 1978, p. 98) ; bem como entende a mesma natureza, de maneira muito parecida com Humboldt: enquanto quadro natural organizado. Ritter diferenciou a superfcie da Terra de forma orgnica, tendo cada um dos diferentes continentes papis desempenhados no palco (planeta) de forma especfica, principalmente na configurao da relao do homem para com a natureza e vice-versa. De certa forma, Ritter13 entendeu que a natureza avana sobre o homem e acaba por moldar o prprio: Concebida de un modo metafsico, fue esta misma naturaleza lo que Ritter se empe en describir y analizar, en demostarar su influencia sobre o desarrollo de las grandes civilizaciones. (CLAVAL, 1974, p. 50). No obstante a importncia de Humboldt e Ritter, a questo do espao geogrfico (metade fsico, metade humano), s seria solucionada com Ratzel. Esse autor lanou mo do evolucionismo que era, indiscutivelmente, a idia mais aceita de ento. Isso se deu porque, embora a idia no fosse nova o transformismo de Lamarck teve, antes, certa aceitao, por exemplo (CLAVAL, 1974, p. 48) uniu os dois aspectos centrais do Sculo XIX: Historicidade e Empiricidade. A Historicidade, que no se confunde com cronologia (o tempo homogneo do relgio) e a qual, como nos explicava Adorno e Horkheimer (1971), o objeto da Cincia da Histria, j vinha demonstrada na dialtica hegeliana (NBREGA, 2005), junto com a idia de progresso contnuo. Porm, o Evolucionismo, de Darwin, conseguia unir o progresso Empiricidade, pois no era uma Cosmologia ideal, [...] mas uma detalhada e ricamente documentada teoria do modo e do processo real de evoluo por meio da seleo natural, [...] (DURANT, 1996, p. 332). A teoria de Ratzel, exposta num breve texto (1982), coincide, de um lado com os Dois Estados de Spencer, os quais chama de Democracia e Oligarquia (contra Industriais e Beligerantes, de Spencer), e de outro com um certo mecanicismo (MENDOZA, JIMNEZ & CANTERO, 1982, p. 40), onde as causas externas para as quais elegeu os fatores naturais impulsionam os movimentos; ela ficou conhecida como Determinismo Geogrfico. Essa teoria deu status de cientificidade geografia, pois sanou o dualismo cincia humana / cincia fsica que, problemtico para a epistemologia do Sc. XIX, existia no interior da prpria Geografia (Humana?):
Sin el reconocimiento y la aceptacin de cierto determinismo, la geografia pierde a la vez su unidad y su originalidad; su unidad porque, fragmentada en
13

Al ser las costas africanas perifricas poco articuladas, son ms cortas que las de los dems continentes. De ah la pobreza de los contactos entre el mar y el interior de las tierras y la dificultad de acceso al corzon del continente. Las condiciones naturales y humanas han negado al cuerpo inatirculado da Africa toda individualizacin [...] Esto es lo que explica el estado primitivo y patriarcal en el que viven los pueblos de este continente haya permanecido al margen de los progresos [...]. (RITTER, 1982, p. 171-172)

VII Semana de Geografia e II Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia FCT/UNESP 9


14 a 18 de agosto de 2006 - Presidente Prudente-SP

una geografa fsica y una geografa humana, se identificar rpidamente con las ciencias humanas por una parte y con las ciencias naturales por otra; su originalidad que reside justamente en esta visin sinttica de las relaciones mltiples que mantienen desde hace milenios los grupos humanos y sus marcos naturales. (PINCHEMEL, P. Gographie et dterminisme. Bulletin de la Socit belge dEtudes gographiques. Vol. 26, p. 211-225, 1957. Apud: CLAVAL, 1974, p. 61)

Mas Ratzel no foi completamente romntico, pois, como se pode ler na nota de rodap 6, a existncia do esprito (inclusive para os povos quem nunca ouviu falar de O Esprito Alemo, O Esprito Francs, etc?) poderia desmentir tanto o nexo causal: natureza/homem, quanto a universalidade e, ambos os elementos tpicos do determinismo so caros teoria ratzeliana. Se, por exemplo, ele partisse da perspectiva etnogrfica (que La Blache vai assimilar14), sua teoria, que era to grandiosa, teria tido melhor aceitao, pois ele no hierarquizaria as culturas do mundo inteiro, como nesse universalismo da era da representao, pelo qual Lewis Morgan teve a imprudncia de se notabilizar. A descoberta das culturas orientais15, por causa da expanso europia, teve um papel crucial no Romantismo, pois se pde perceber que a Lgica (grega) no to universal que abarcasse todo o pensamento possvel. Na lingstica, por exemplo, isso significou o abandono da Gramtica de Port-Royal de Arnauld e Lancelot, e a adoo do mtodo comparativo de Bopp e Rask (ELIA, 1978, p. 120-121). Como o pensamento linguagem, iniciou-se, nesse momento, o reconhecimento de outras lgicas (etnolgicas); todas com a mesma importncia; mas era fundamental a noo de cultura (maior que os homens) que negava o universalismo iluminista (onde os homens so idnticos proprietrios de razo). Ratzel reconheceu a existncia das culturas, mas hierarquizou-as; e isso improvvel.

CONCLUSO
Intentamos lanar um olhar panormico sobre um tema de Histria da Geografia, com a finalidade de, menos que esclarecer, problematizar a questo. Por outro lado, sabemos das limitaes deste texto e sabemos da concomitante complexidade do tema. Pretendemos, inclusive, futuramente, empreender uma pesquisa mais acurada.
14

[...] esos planteamientos se encuetran claramente articulados, en el terreno de la antropologa, en los trabajos de autores como Bronislaw Malinowski o A. R. Radcliffe-Brown; y en el campo de la sociologa, esos mismos planteamientos aparecen en la obra de un autor que influy directamente en Paul Vidal de la Blache: Emile Durkheim, quien precisamente critic con severidad algunas de las afirmaciones totalizadoras y uniformizadoras del pensamiento ratzeliano. (MENDOZA, JIMNEZ & CANTERO, 1982, p. 62).

Considerando a matria como energia em movimento, energia que se diferencia constantemente, evoluindo at chegar ao homem, o Hindusmo mais humanstico do que teocntrico, mais de iluminao do que de revelao, mais de meditao do que de orao v cada indivduo humano como um microcosmo que repete o macrocosmo divino, afirmando a unidade do homem com os outros seres vivos plantas e animais todos em p de igualdade e unidos uns aos outros, numa vasta democracia do Ser, na expresso de Max Scheler (Mensch und Geschichte). (VANNUCCHI, 1977, p. 83).

15

VII Semana de Geografia e II Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia FCT/UNESP 10


14 a 18 de agosto de 2006 - Presidente Prudente-SP

Assim mesmo, podemos dizer que uma concluso se fez clara, sobretudo tomando os quatro ltimos pargrafos do captulo anterior. uma proposio segundo a qual, os dois elementos fundamentais do romantismo, a empiricidade e a historicidade, esto presentes na teoria ratzeliana, mas a empiricidade longe daquilo que discutimos na pgina seis muito mais um empirismo (pragmatista) do que o reconhecimento da experincia como mtodo qualitativo. Se fosse o contrrio, esse autor nunca generalizaria, nunca consideraria o objeto: Humanidade, mas sim, o objeto singular que a cultura, ou seja, a totalidade romntica, em Ratzel, um universalismo; a primeira analtica, enquanto o segundo sinttico. Ratzel foi, portanto, nosso ponto de chegada, tanto por estar j na transio para as filosofias materialistas, quanto por se tratar de um autor fundamental: o autor da primeira teoria geogrfica propriamente cientfica, que influenciou inmeros outros pensadores das mais variadas reas da cincia e at mesmo da poltica, como Adolf Hitler:
A natureza, na sua lgica implacvel, decide a questo, deixando entrarem em luta os diferentes grupos na competio pela vitria e conduzindo ao fim almejado o movimento dos que tiverem escolhido o caminho mais reto, mais curto e mais seguro. (HITLER, s/d, p. 122).

A lgica da natureza condutora do mundo fatalista nas palavras de Hitler e, conseqentemente, aliena principalmente os dominados, tal como Hitler fez ao justificar a superioridade ariana em relao aos demais povos. A naturalizao da pobreza para muitos e a riqueza para poucos, segue a lgica desenvolvida por Hitler, ou seja, h, indiscutivelmente, uma ordem pr-estabelecida de todas as coisas no universo e seria loucura lutar contra isso. Mas no sabemos se Ratzel endossaria o pensamento nazista. O fato que, ao hierarquizar a humanidade em patamares nos quais encontramos cada cultura do mundo, de acordo com seu desenvolvimento tecnolgico, o autor abriu o perigoso precedente de que um povo, julgado superior, domine o julgado inferior. De todo modo, no queremos levar longe esse debate, mas somente apontar, de novo, como a histria das idias complicada esse nosso objetivo mximo.

VII Semana de Geografia e II Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia FCT/UNESP 11


14 a 18 de agosto de 2006 - Presidente Prudente-SP

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ADORNO, T. W. & HORKHEIMER, M. La Sociedad: lecciones de la sociologa. Buenos Aires: Proteo, 1971. BARTHES, R. O Grau Zero da Escrita. Trad. de Mrio Laranjeira. 2 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2004 BORNHEIM, G. Filosofia do romantismo. IN: O Romantismo. GUINSBURG, J. (Org). So Paulo: Perspectiva, 1978. CAPEL, H. Filosofia e Cincia na geografia Contempornea: Uma Introduo Geografia. Maring: Massoni, 2004. CLAVAL, P. Evolucin de la Geografa Humana. Barcelona: Oiko-Tau S.A, 1974. COMTE, A. Os Pensadores. Trad. Jos Arthur Giannotti e Miguel Lemos. So Paulo: Abril Cultural, 1978. DUARTE, L. F. D. A pulso romntica e as cincias humanas no ocidente. Rev. Bras. Cincias Sociais. Vol.19, no.55. Junho. So Paulo, 2004. DURANT, W. A Histria da Filosofia. Trad. Luiz Carlos do Nascimento Silva. Rio de Janeiro: Nova Cultural, 1996. ELIA, S. Romantismo e lingstica. In: O Romantismo. GUINSBURG, J. (Org). So Paulo: Perspectiva, 1978. FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Trad. de Lgia Ponde Vassalo. 8 ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1991. HITLER, A. O forte mais forte sozinho. In: PAIVA, M. W. Hitler por ele mesmo. So Paulo: Martin Claret, s/d. pg. 119-130. HOBSBAWM, E. J. A Era do Capital. Trad. de Luciano Costa Neto. 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. HUMBOLDT, A. In: Cosmos: ensayo de uma descripcion fisica del mundo. MENDOZA, J. G. & JIMNEZ, J. M. & CANTERO, N. O. El Pensamiento Geogrfico. Madrid: Alianza Editorial, 1982. p. 159-167. JAPIASSU, H. Nascimento e Morte das Cincias Humanas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978. KARDINER, A. & PREBLE, E. Herbert Spencer: O alfinete de segurana. In: Eles Estudaram o Homem. Trad. Octavio Mendes Cajado. So Paulo: Cultrix, 1964. MANNHEIM, K. Ideologia e Utopia. Trad. Srgio Magalhes Santeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1968. MARX, K. O Capital. Trad. de Regis Barbosa e Flvio R. Kothe. Coleo Os Economistas. So Paulo: Nova Cultural, 1996.

VII Semana de Geografia e II Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia FCT/UNESP 12


14 a 18 de agosto de 2006 - Presidente Prudente-SP

MENDOZA, J. G. & JIMNEZ, J. M. & CANTERO, N. O. El Pensamiento Geogrfico. Madrid: Alianza Editorial, 1982. NBREGA, F. P. Compreender Hegel. Petrpolis: Vozes, 2005. NUNES, B. A viso romntica. In: O Romantismo. GUINSBURG, J. (Org). So Paulo: Perspectiva, 1978. RATZEL, F. El territorio, la sociedad y el Estado. In: MENDOZA, J. G. & JIMNEZ, J. M. & CANTERO, N. O. El Pensamiento Geogrfico. Madrid: Alianza Editorial, 1982. p. 193-204. RITTER, K. La organizacin del espacio em la superficie del globo y su funcin en el desarrollo histrico. In: MENDOZA, J. G. & JIMNEZ, J. M. & CANTERO, N. O. El Pensamiento Geogrfico. Madrid: Alianza Editorial, 1982. p. 168-178. TORRES, J. C. O. O Positivismo no Brasil. Petrpolis: Vozes, 1957. VANNUCCHI, A. Filosofia e Cincias Humanas. So Paulo: Edies Loyola, 1977. VITA, L. W. Momentos Decisivos do Pensamento Filosfico. So Paulo: Melhoramentos, 1964.

S-ar putea să vă placă și