Sunteți pe pagina 1din 9

21/02/13

Matematica Essencial: Superior: EDO: Segunda ordem

Matemtica Essencial: Alegria Financeira Fundamental Mdio Geometria Trigonometria Superior Clculos

Ensino Superior: EDO de segunda ordem


EDO lineares EDO lineares homogneas Teorema de Exist. e unicidade Eq. Lineares coef. constantes EDO Linear homog. coef. constantes EDO Lineares no homogneas Mtodo: Coeficientes a determinar Mtodo: Variao dos parmetros

Equaes Lineares

Uma equao diferencial ordinria linear de segunda ordem uma equao da forma a(x) y''+ b(x) y' + c(x) y = d(x) onde a=a(x), b=b(x), c=c(x) e d=d(x) so funes conhecidas somente da varivel independente x.

Exemplos de EDO lineares ()xy +snxy +epxy=ux 1 " e()' x() () ()y -y +1y=csx 2 " 7' 2 o()
Equaes Lineares homogneas

Para equaes lineares de segunda ordem, se d(x) diferente de zero, a equao linear ser dita no homognea e se d(x)=0 a equao linear ser dita homognea.

Exemplos de EDO lineares homogneas ()xy +snxy +epxy=0 1 " e()' x() ()y -y +1y=0 2 " 7' 2 No confundir a palavra homognea usada acima com a homnima, empregada quando se estuda equaes diferenciais homogneas de 1a. ordem atravs de funes homogneas de grau zero.

pessoal.sercomtel.com.br/matematica/superior/edo/edo2ord.htm#edo0308

1/9

21/02/13

Matematica Essencial: Superior: EDO: Segunda ordem

Teorema de Existncia e Unicidade de soluo de um PVI

O teorema de existncia e unicidade de soluo garante que a EDO linear de segunda ordem com as condies adicionais dadas abaixo: a(x) y'' + b(x) y' + c(x) y = d(x) y(xo) = yo , y'(xo) = y1 possui uma nica soluo, desde que as funes a=a(x), b=b(x), c=c(x) e d=d(x) sejam contnuas e a=a(x) seja no nula num intervalo real que contenha o ponto xo.
Equaes Lineares com coeficientes constantes

Como toda funo constante real contnua, ento, dentre as equaes diferenciais lineares, existe um grupo de equaes muito importante que formado pelas equaes cujas funes coeficientes de y, y' e y'' so constantes e neste caso, escrevemos simplesmente: a y'' + b y' + c y = d(x) Para resolver este tipo de equao linear no homognea, deve-se resolver primeiramente a equao linear homognea associada a esta equao dada para obter yh=yh(x) e obter por algum procedimento matemtico, uma soluo particular da equao original yp=yp(x). A soluo geral y=y(x) ser a soma da soluo da equao homognea associada com a soluo particular obtida, isto : y(x) = yh(x) + yp(x)
Soluo de EDO homognea com coeficientes constantes

Para resolver a equao homognea com coeficientes constantes, devemos obter a equao caracterstica associada mesma, que dada por: a r + b r + c = 0 Obter as razes da equao caracterstica equivalente a obter os autovalores do Operador Diferencial Linear: L = a D + b D + c I
pessoal.sercomtel.com.br/matematica/superior/edo/edo2ord.htm#edo0308 2/9

21/02/13

Matematica Essencial: Superior: EDO: Segunda ordem

Como a equao caracterstica uma equao do segundo grau, ela possui exatamente duas razes no conjunto dos nmeros complexos. Detalhando um pouco mais, observamos que quando os valores de a, b e c so reais, existem trs possibilidades para a obteno das razes:
1. Duas razes reais e distintas: Se r e s so razes reais e distintas as

duas autofunes (autovetores) associadas a estes autovalores em relao ao Operador L, formam o conjunto: {erx, esx}
2. Duas razes reais e iguais: Se r um autovalor real (multiplicidade 2),

as duas autofunes (autovetores) associadas a estes autovalores em relao ao Operador L, formam o conjunto: {erx, x erx}
3. Duas razes complexas conjugadas: Se r e s so razes complexas

conjugadas, digamos r=a+ib e s=a-ib, as duas autofunes (autovetores) associadas a estes autovalores em relao ao Operador L, formam o conjunto: {eaxcos(bx), eaxsen(bx)} possvel demonstrar que o conjunto formado por qualquer um dos pares de funes apresentados nos trs casos Linearmente Independente no espao vetorial de todas as funes reais sobre o corpo dos nmeros reais. Mais importante ainda que toda combinao linear destas funes tambm ser soluo da EDO linear: a y'' + b y' + c y = 0 Se {f 1,f 2} qualquer um dos conjuntos acima citados, a soluo geral da EDO linear homognea de segunda ordem ser dada por: y = c1 f 1 + c2 f 2
Equaes Lineares no homogneas
pessoal.sercomtel.com.br/matematica/superior/edo/edo2ord.htm#edo0308 3/9

21/02/13

Matematica Essencial: Superior: EDO: Segunda ordem

Existem vrios mtodos para obter uma soluo particular de uma equao linear no homognea, sendo que os dois mais usados so: Mtodo dos coeficientes a determinar e Mtodo da variao dos parmetros.
Mtodo dos Coeficientes a Determinar

Consideremos a EDO linear com coeficientes constantes: a y'' + b y' + c y = d(x) Conhecida a funo d=d(x), nosso objetivo ser o de obter uma soluo particular yp=yp(x) que possa ser escrita como combinao linear de um conjunto de funes linearmente independente capaz de gerar tanto a funo d=d(x) como as funes y=y(x), y'=y'(x) e y''=y''(x). O problema fica mais fcil quando esta funo d=d(x) tem alguma das formas abaixo:
1. Polinmio de grau n na varivel independente 2. Mltiplo de uma funo exponencial 3. Combinao linear de funes trigonomtricas 4. Soma das formas anteriores 5. Produto das formas anteriores

Respectivamente, para cada caso, procuraremos solues particulares das formas:


1. yp(x)=anxn+an-1xn-1+...+a2x+a1x+ao 2. yp(x)=k erx 3. yp(x)=A cos(kx)+Bsen(kx) 4. yp(x)=y1(x)+y2(x)

onde y1=y1(x) a soluo obtida na primeira forma e y2=y2(x) a soluo obtida na segunda forma.
5. yp(x)=y1(x).y2(x) onde y1=y1(x) uma primeira forma e y2=y2(x) uma

segunda forma.
pessoal.sercomtel.com.br/matematica/superior/edo/edo2ord.htm#edo0308 4/9

21/02/13

Matematica Essencial: Superior: EDO: Segunda ordem

Observao: Se as funes sugeridas j apareceram na soluo geral da equao homognea associada, ento a sugesto para a nova funo dever ser a mesma funo sugerida, multiplicada por x.

Exemplos: Seja L um operador diferencial linear com coeficientes constantes e uma EDO linear L(y)=d(x). Equao
L(y)=3x L(y)=7e 3x L(y)=17cos(3x) L(y)=7sen(2x) L(y)=7sen(2x)+8cos(2x) L(y)=7sen(3x)+8cos(2x) L(y)=3e 5x+(x+7x+3) L(y)=3e 5x(x+7x+3) L(y)=3e 5xsen(2x) y(x)=a.e 3x y(x)=a.cos(3x)+b.sen(3x) y(x)=a.cos(2x)+b.sen(2x) y(x)=a.cos(2x)+b.sen(2x) y(x)=a.cos(3x)+b.sen(3x)+c.cos(2x)+d.sen(2x) y=y1+y2 tal que L(y1)=3.e 5x e L(y2)=x+7x+3. y1(x)=k.e 5x e y2(x)=a.x+bx+c y(x)=e 5x[ax+bx+c] y(x)=e 5x[a.cos(2x)+b.sen(2x)]

Forma da soluo procurada


y(x)=ax+bx+c

Mtodo da Variao dos Parmetros de Lagrange

Este mtodo muito mais poderoso que o mtodo dos coeficientes a determinar, para a obteno de uma soluo particular de uma EDO ordinria linear uma vez que resolve equaes com coeficientes variveis. O processo leva em considerao a soluo obtida a partir da equao linear homognea associada e trata a constante obtida como uma possvel funo do parmetro x.

EDO de 1a. ordem: Iniciaremos mostrando como funciona o mtodo para uma EDO linear de 1a. ordem, mesmo sabendo que existe uma outra forma mais fcil para resolver o problema. Seja a equao y'-2y=5. A equao homognea associada: y' - 2y = 0 tem a soluo geral
pessoal.sercomtel.com.br/matematica/superior/edo/edo2ord.htm#edo0308 5/9

21/02/13

Matematica Essencial: Superior: EDO: Segunda ordem

y(x) = A e2x Fazemos a suposio que A seja uma funo de x, isto , A=A(x) e procuraremos descobrir esta funo para que y(x) = A(x) e2x seja uma soluo particular da equao original dada. Para que isto ocorra, devemos realizar a derivada para escrever: y'(x) = A '(x) e2x + 2 A(x) e2x Substituindo esta ltima expresso na equao dada, teremos: A '(x) e2x + 2 A(x) e2x - 2 A(x) e2x = 5 Simplificando esta ltima equao, chegaremos a: A '(x) = 5 e-2x que por integrao nos garante que: A(x) = -(5/2) e-2x logo, a soluo particular ser: y(x) = A(x) e2x = -(5/2) e-2x e2x = -5/2 A soluo geral da equao y'-2y=5 : y(x) = C e-2x - 5/2 EDO de 2a. ordem: Agora, considereramos uma EDO de 2a. ordem L(y)=d(x), sendo que a soluo de L(y) = 0 ser dada por: y(x) = A y1(x) + B y2(x) onde A e B so constantes reais. O mtodo consiste em fazer a suposio que A e B possam variar com a varivel independente x, isto que A=A(x) e B=B(x) e a partir da imposta
pessoal.sercomtel.com.br/matematica/superior/edo/edo2ord.htm#edo0308 6/9

21/02/13

Matematica Essencial: Superior: EDO: Segunda ordem

uma condio de nulidade de uma expresso: A '(x) y1(x) + B '(x) y2(x) = 0 que juntamente com a EDO dada, fora que: A '(x) y'1(x) + B '(x) y'2(x) = d(x) A partir da, monta-se um sistema de equaes, que ser escrito sem as variveis, mas deve ficar claro que todas as funes envolvidas dependero de x: A ' y1 + B ' y2 = 0 A ' y1 ' + B ' y2 ' = d(x) Com a regra de Cramer obtemos A' e B' e por integrao obtemos A=A(x) e B=B(x). Finalmente obtemos uma soluo particular para a equao original dada.

EDO de 3a. ordem: Seja agora uma EDO linear de 3a. ordem L(y)=d(x), com a soluo de L(y)=0 dada por: y(x) = A y1(x) + B y2(x) + C y3(x) sendo A, B e C constantes reais. O mtodo funciona com a suposio que A, B e C possam variar com a varivel independente x, isto que A=A(x), B=B(x) e C=C(x) e a partir da so impostas duas condies de nulidade: A ' y1 + B ' y2 + C ' y3 = 0 A ' y1 ' + B ' y2 ' + C ' y3 ' = 0 que juntamente com a EDO, fora que: A ' y1 '' + B ' y2 '' + C ' y3 '' = d(x) A partir da, monta-se um sistema com 3 equaes: A ' y1 + B ' y2 + C ' y3 = 0
pessoal.sercomtel.com.br/matematica/superior/edo/edo2ord.htm#edo0308 7/9

21/02/13

Matematica Essencial: Superior: EDO: Segunda ordem

A ' y1 ' + B ' y2 ' + C ' y3 ' = 0 A ' y1 '' + B ' y2 '' + C ' y3 '' = d(x) Pela regra de Cramer ou outro mtodo conhecido, podemos obter A ', B ' e C ' e a seguir integrar estas funes para obter A=A(x), B=B(x) e C=C(x) para finalmente obter uma soluo particular para a equao original dada.

Exemplos:
1. Seja a EDO y''+4y=sen(x). A soluo da equao homognea

associada : y(x) = A cos(2x) + B sen(2x) Montamos ento o sistema: A ' cos(2x) + B ' sen(2x) = 0 A ' (-2sen(2x)) + B ' (2cos(2x)) = sen(x) Usando a regra de Cramer, obtemos A' e B': A '(x) = - sen(2x) sen(x) B '(x) = cos(2x) sen(x) Integrando A ' e B ' sem a necessidade de acrescentar a constante de integrao porque estamos procurando por "uma" soluo), obtemos as funes A=A(x) e B=B(x).
2. A equao y''' = x10 tal que a soluo da equao homognea

associada pode ser escrita como: y(x) = A.1 + B.x + C.x Montaremos o sistema: A '+ B ' x + C ' x = 0 B ' + C ' 2x = 0 2 C ' = x10 Dessa forma:
pessoal.sercomtel.com.br/matematica/superior/edo/edo2ord.htm#edo0308 8/9

21/02/13

Matematica Essencial: Superior: EDO: Segunda ordem

C(x) = (1/22) x11 e podemos obter as outras funes por integraes simples e finalmente obter a funo Construda por Ulysses Sodr. Atualizada em 14/out/2004.

pessoal.sercomtel.com.br/matematica/superior/edo/edo2ord.htm#edo0308

9/9

S-ar putea să vă placă și