Sunteți pe pagina 1din 182

Eu e o Sociedade Vivendo em Universo Beatriz Monteiro da Cunha

Do Big-Bang s civilizaes e valores humanos, uma viso da caminhada evolutiva da vida

Coleo Aventura Humana

Eu e o Universo

Beatriz Monteiro da Cunha

Eu e o Universo

"Obrigado coisas fiis! Saber que ainda h florestas, sinos, palavras, que a Terra prossegue seu giro, e o tempo no murchou, no nos dilumos! Clara manh, obrigado, O essencial viver !" Carlos Drummond de Andrade

Sumrio Prefcio Primeira Parte


A vida tudo .................................................................. 9 E eu sou eu ..................................................................... 13 Um mundo de atraes ..................................................... 29 Ciclos de criao ............................................................ 35 Entre extremos - o equilbrio .......................................... 43 Quem semeia vento, colhe tempestade ............................. 51 Sinalizando o caminho ..................................................... 59 O bem bom ................................................................... 65 Verdade verdadeira .......................................................... 77 Mergulhando na harmonia ................................................ 85

Segunda Parte
Big-bang, planeta e suco de laranja ............................... 97 Por um ambiente inteiro ................................................... 107 guas claras .................................................................... 117 Bicho tambm gente? ................................................... 127 Quanto lixo! ..................................................................... 135 A Terra nosso cho ....................................................... 143 E se o ar acabar? ............................................................ 151 Preserve os humanos ...................................................... 159 Agenda 21 - roteiro de um ideal .................................... 167 O mundo que queremos .................................................. 179 Concluso

DICAS PARA A UTILIZAO DESTE LIVRO


Este no um livro de Filosofia. Mas espera ajudar voc a filosofar sobre a vida. Tambm no um livro de Psicologia. Mas deseja contribuir para seu autoconhecimento. No um livro de Histria, mas gostaria de levar voc a perceber a trajetria da humanidade. No , ainda, um livro de tica. Mas pretende despertlo para os valores da Verdade, do Bem e da Beleza. No , tambm um livro de Ecologia, mas quer inspirar voc a pensar em uma civilizao caracterizada pela Harmonia. Este um livro INTERATIVO, portanto a participao por escrito nos espaos solicitados fundamental para o bom aproveitamento. Para responder a algumas questes, voc precisar refletir, mergulhar em suas prprias emoes. Faa-o com calma, sem pressa de complet-lo e com a maior sinceridade possvel. Antes de comear a fazer os exerccios, certifique-se de que tem tempo suficiente e de que no ser interrompido. Nosso mais profundo desejo de que as idias que vamos partilhar possam ser teis para a sua vida, para o progresso da sociedade e o relacionamento harmonioso com a natureza.

PREFCIO
Num mundo dominado pela tecnologia, o homem Se sente um ser parte, em meio a outros tantos seres: Prevalece o sentimento de no integrao e j No h mais o encantamento. As faculdades integradas Campos Sallesentendem Que o despertar de uma conscincia participante, Tambm funo das instituies que se dedicam formao de nossos jovens, para que , ao assumirem seus papis na sociedade, passam a tomar parte no desenvolvimento do planeta de forma tica e responsvel. Nosso objetivo de contribuir para a reflexo e uma tomada de posio diqante do relacionamento do ser humano com o cosmo s portas do novo milnio, j no se concebe que o homem destrua o ambiente em que vive, do qual parte integrante. Despertar essa conscincia de participao, convidar cada leitor para abrir-se inteiramente ao espetculo da vida. Esperamos que esse exerccio de auto- conhecimento e esta proposta de convivncia harmoniosa com a natureza, possam levar- nos a um novo encantamento com o planeta que habitamos

PRIMEIRA PARTE

A VIDA TUDO

A VIDA TUDO
Neste livro vamos refletir sobre a vida do mundo. Podemos ver o mundo de muitos pontos de vista: os astrnomos vem galxias, estrelas, planetas; os bilogos vem plantas, microorganismos; os psiclogos, a mente e o comportamento das pessoas; os fsicos, a natureza e as propriedades da matria... e tantos, tantos outros... Ns vamos refletir sobre um ponto de vista que engloba tudo isso

A VIDA 0COMO TOTALIDADE OU A TOTALIDADE DA VIDA


Talvez at pudssemos dar um ttulo:

PERCEBENDO A TOTALIDADE DA VIDA E BUSCANDO A COMPREENSO DO SEU FUNCIONAMENTO: UM OLHAR HUMANO


Se voc visse um livro com esse nome, de que assuntos esperaria que ele tratasse?

Vamos falar de como a vida, considerando vida tudo o que existe, desde as galxias at as clulas, desde os buracos negros at os tomos, passando pelos sis, planetas, gentes e bichos.

15

Para focalizar a vida por esse ngulo voc vai precisar usar todo o seu crebro. Ento: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Respire profundamente Solte bem o corpo Feche os olhos Pense suavemente: a totalidade da vida Imagine um funil saindo da sua testa O funil vai aumentando at o planeta Terra caber nele Tambm o Sol e todo o sistema solar Fique imaginando um pouco essa cena, ainda de olhos fechados Suavemente, abra os olhos e vamos continuar a refletir.

9.

At agora estivemos falando apenas das coisas fsicas, que podemos ver, tocar, mas existem tambm, nessa totalidade da vida, outras coisas, mais sutis, como pensamentos, sentimentos, ideais, desejos, msica, poesia, cincias.
Repita o exerccio e focalize esses aspectos. Quando falamos em totalidade da vida, queremos dizer que ela inclui tudo, portanto no podemos ver onde ela comea nem onde acaba. Inclui tambm todo o tempo; assim, como saber quando foi seu incio e quando ser seu fim?
16

TOTALIDADE TUDO
Considerando a Vida como TUDO o que existe consideramos tambm que

TUDO O QUE EXISTE VIDA


(Claro que estamos falando num sentido amplo - neste sentido tambm as pedras, o gro de areia, o gs carbnico so vida). Ento, existe um elemento comum a todos ns - homens, pedras, galxias, pssaros;

NS TODOS SOMOS VIDA


Em um certo sentido, ns todos fazemos parte de uma mesma coisa. A partir deste sentido que afirmamos que o

MICROCOSMO SEMELHANTE AO MACROCOSMO


Nota: Microcosmo quer dizer um ser pequeno, uma coisa ou pessoa individual, e macrocosmo quer dizer o ser maior, a vida como um todo. Claro que o frango diferente da montanha, ou que eu sou diferente do planeta Urano. Mas claro, tambm, que todos ns somos parte da vida, e portanto, alguma coisa a gente tem em comum... Diga com suas palavras: o que queremos dizer com totalidade da vida?

17

Em que sentido o microcosmo semelhante ao macrocosmo?

Em que sentido diferente?

porque o microcosmo semelhante ao macrocosmo que podemos fazer analogias, isto , encontrar pontos de semelhana entre nveis ou dimenses diferentes. Dessa forma, a partir do conhecimento de ns mesmos e das leis que regem o mundo material, podemos formular hipteses a respeito do mundo sutil. Ao captarmos a nossa essncia individual, podemos, por analogia, perceber a essncia de vida. Da o dito famoso da Grcia antiga e vlido at hoje: Conhece-te a ti mesmo.
Continuando com nossa reflexo sobre a totalidade da vida (na qual, obviamente, eu estou includo), vamos, s para ficar bem claro, lembrar de algumas coisas, fatos, pessoas, sentimentos, estados, que ela contm: Fogo, gua, montanhas, plancies, rios, gente, bichos, pedras, bactrias, galxias, amor, dio, slidos, lquidos, gasosos, sabedoria, ignorncia, alegria, tristeza, esperana, desespero, tranqilidade, rvores, frutos, folhas, razes...

18

A lista no tem fim, mas aumente-a um pouco:

Observando essa lista voc v que ela inclui muitas coisas, seus contrrios e o que existe entre esses opostos, por exemplo:

SLIDO - GASOSO -LQUIDO AMOR - DIO - INDIFERENA ESPERANA - DESESPERO - TRANQUILIDADE MONTANHA - PLANCIE - PLANALTO
D mais alguns exemplos:

Conclumos, ento, que a vida contm:

TODOS OS OPOSTOS TODOS OS CONTRRIOS TUDO QUE EXISTE ENTRE ELES

19

E quando ns observamos isso tudo a uma certa distncia, vemos que todas essas coisas se transformam com o tempo: a raiva passa e volta o amor, o fogo apaga, a semente vira rvore, o rio seca, o vero comea, o inverno acaba, gente cresce, fica adulto... Conte mais algumas mudanas que voc observa na vida, dentro ou fora de voc.

Assim, uma coisa certa: a vida dinmica, est sempre em movimento.

TUDO SE TRANSFORMA
Resumidamente, neste captulo estamos refletindo sobre um ponto de vista em que:

A vida a totalidade de tudo que existe e, portanto, tudo o que existe vida. Neste sentido o microcosmo semelhante ao macrocosmo, contm todos os opostos e o que existe entre eles, e tudo muda, tudo se transforma.

20

Faa uma redao sobre o tema: A vida grande, cheia de contradies e sempre em movimento. Como que eu fico, nisso tudo?

21

A vida o conhecido e o desconhecido


J que voc percebe a conexo entre todas as coisas, procure perceber o que existe de comum a todas elas, o que est por detrs ou permeia tudo o que existe.

No preciso explicar nem dar um nome. Apenas SINTA esse nvel sutil da realidade. No vamos nem pedir que voc o descreva, porque nenhuma palavra teria esse poder.
E tambm no adianta pensar nisso com a cabea. S o corao nos permite sintonizar a essncia da vida. Mas usamos a cabea para pedir ao corao que faa isso. Vamos experimentar? 1. Fique bem descontrado; 2. Inspire e expire profunda e lentamente dez vezes, acompanhando, com sua ateno, a entrada e a sada do ar; 3. Pense, observe, sinta a sua cabea; 4. Dentro da sua cabea, imagine um fio transparente que tem preso, na ponta, um peso de metal dourado; 5. V soltando esse fio e acompanhe sua descida pela garganta at o meio do peito, na altura do corao; 6. Ajuste o peso em uma posio confortvel e mantenha sua ateno a; 7. Observe este local - o meio do peito, na altura do corao;

22

8. Agora, transforme com a sua imaginao, o peso em um holofote; 9. Permita que a luz do holofote saia para fora do seu peito; 10. Sempre de olhos fechados acompanhe a luz, sinta-a saindo de voc; 11. Fique por alguns minutos sentindo a luz que sai do holofote, no meio do seu peito; 12. Se vierem outros pensamentos, volte luz. Aprendendo a sintonizar esses nveis sutis dentro de ns, aprendemos a sintoniz-los tambm fora, e vamos assim enriquecendo nossa experincia de viver. Viver passa ento a ser algo mais do que falar, comer, comprar... Viver passa a ser tambm conhecer, experimentar, sentir, tanto o que est fora como o que est dentro. Tanto lugares, paisagens, pessoas, como as idias e sentimentos que eles despertam em voc. Tanto o que material como o que imaterial. Tanto a experincia objetiva como a subjetiva. Descreva, faa, invente duas viagens:

Ao mundo exterior

Ao mundo interior

23

Lembra-se do exerccio anterior? Vamos viajar novamente. Quanto mais voc treinar, maior ser a facilidade de se conectar com sua imaginao ou intuio, ou at com nveis mais refinados de percepo. Descreva sua VIAGEM ao mundo exterior e ao mundo interior:

Exterior

Interior

Compare as duas:

No mundo exterior voc observa cidades, montanhas pssaros, rios, mares, shopping-centers, etc. No mundo interor voc observa pensamentos, imagens, lembranas, emoes, desejos, sentimentos. Quando nos abrimos para expandir nossa conscincia percebemos que a vida inclui uma gama infinita de coisas, desde as bem concretas, como as pedras, at as mais sutis, como a essncia sem forma, tudo isso passando pelas criaes do homem: casas, poe-sias, msica, cincia, tecnologia, etc.

24

Vamos ver: As pedras, rvores, ssaros, homens e cidades ns conhecemos bem. Mas o que ser que existe nesse espao entre a civilizao humana e a essncia sem forma da vida? Haver seres e mundos em estado de energia to menos condensado que o nosso - material - que no conseguimos enxergar? Onde os sons vibram em ondas to acima ou abaixo das captadas por nossos ouvidos, que no conseguimos ouvir? Onde os cheiros so to suaves que nosso olfato no consegue distinguir? Onde a textura das coisas to sutil que no conseguimos tocar? Ou onde os sabores so to suaves que nosso paladar no consegue experimentar?

Voc ouviu dizer que, por exemplo, os cachorros ouvem sons que ns humanos no ouvimos? Ou que os cavalos percebem um terremoto horas antes de ele acontecer? E que as formigas saem dos seus formigueiros muito antes das tempestades?
O que ser que isso indica?

QUE NOSSA FORMA HUMANA, DE PERCEBERMOS AS COISAS NO A NICA POSSVEL. QUE A REALIDADE EXTERNA, A VIDA, NO SE LIMITA
25

NOSSA PERCEPO
A partir dessa constatao podemos formular variadas hipteses sobre o que a vida, sobre sua faixa de atuao. Uma das hipteses muito em voga, hoje em dia, a de que a vida um campo contnuo de energia em vibrao. Nesse campo, cada ser individual corresponde a um certo grau de condensao da energia original. O plano material da vida, este em que vivemos juntamente com as plantas, os animais, os rios e montanhas, corresponderia a uma determinada faixa vibratria do campo total. Fica em aberto a possibilidade da existncia de outras faixas vibratrias. Qual a sua opinio sobre esta hiptese?

Muita gente acredita que existem anjos e demnios, mundos paralelos, etc. Outros no acreditam. Como formar uma opinio pessoal a este respeito?

Pesquisando com nossa prpria cabea Refinando nossa percepo Expandindo nossa conscincia Estudando
Claro que podemos achar que este mundo em que normalmente vivemos j est bom ou at que j tem problemas demais.
26

Mas, quem sabe, expandindo nossa compreenso da vida no encontraremos solues mais adequadas? E este nosso mundo no poder se tornar ainda melhor? Mergulhe em cada um dos reinos da natureza, inclusive no espao desconhecido e na essncia sem forma da vida. Mergulhe e explore cada um deles. Sinta como se voc fizesse parte, morasse l, fosse um de seus membros. Imagine-se, por exemplo, como um rio, ou uma montanha, um pssaro, um leo, uma flor ou uma ma, enfim, o que voc quiser e resuma as suas experincias.

A vida tudo - o que conhecemos e o que desconhecemos, o que material e o que imaterial, o que presente e o que passado ou futuro. Expandir a conscincia perceber cada vez mais aspectos da vida e, desta forma, tornar a nossa, cada vez mais rica.

27

28

E EU SOU EU

E EU SOU EU
Estamos falando tanto da vida como um todo, mas e onde fica a individualidade de cada um, nessa histria? A totalidade existe a partir da individualidade, ou vice-versa? Por que importante que cada indivduo expresse o mais possvel sua individualidade? Para que no fiquem furos na totalidade da vida. Como um buqu de flores do campo - se as branquinhas no forem brancas, as roxinhas no forem roxas, os crisntemos no foram amarelos - o buqu ficar prejudicado, no ter a beleza dos contrastes em seu colorido. O mesmo se pode dizer de uma salada de frutas - quando a ma no tem gosto de nada, a manga est verde e o morango simplesmente azedo como limo, mas sem seu gostinho especial que salada essa?

Assim com a humanidade. Quando pudermos, ns todos, expressar todo o nosso potencial de seres humanos, a vida no planeta Terra ganhar formas e cores muito mais intensas e harmoniosas.
Nosso primeiro compromisso deveria ser com ns mesmos: com nossa verdade interior. Por ns e pela vida. Ser que nossa verdade interior diferente da exterior? Qual a sua opinio?

31

Vamos pensar em nossa individualidade como aquele potencial que plasmado pelas normas da sociedade, da cultura, do pas, da famlia. At que ponto nossa cultura e sociedade esto conectados com as foras primordiais da vida?

Olhando a sociedade humana hoje, olhando a insatisfao das pessoas, percebendo que os produtos que movimentam a maior soma de dinheiro em todo o mundo no so alimentos e diverses, mas armas e drogas, vemos que algo est errado.
A vida quer viver - uma semente chega a brotar at no meio das pedras e do cimento. Mesmo que no lhe dem a oportunidade adequada, a fora da vida faz com que ela cresa. Ao andar pela rua, ou mesmo mesmo em sua casa ou escola, procure observar a fora das plantas. Qual a sua impresso sobre isso?

Por que entre ns, homens, so os objetos de destruio, as armas e as drogas, que destroem corpos e mentes que tm mais valor econmico? Voc j pensou sobre isso?

Uma das respostas est em que ns homens, perdemos o contato com a fonte interna de vida dentro de cada um. E nada substitui isso.

32

As pessoas tm que recuperar este contato, porque ele que justifica, alegra, d razo de ser ao nosso estar no mundo. No a religio, nem a sociedade, nem os bens materiais ou intelectuais que do significado nossa vida. a conscincia que temos de ns mesmos, da vida e do papel que desempenhamos nela que do esse significado. E esta conscincia que, acima de tudo, temos de buscar. E esse significado que precisamos construir, para que, com segurana, possamos afirmar:

EU TENHO A LIBERDADE DE SER QUEM EU SOU EU TENHO O DIREITO DE SER QUEM EU SOU EU TENHO O DEVER DE SER QUEM EU SOU
E ao exercer esta liberdade, este direito e este dever, ns reencontraremos a fonte real da nossa existncia e mergulharemos no prazer de viver. Buscar meu DNA, meu cdigo gentico fsico, mental, emocional - esta a meta. Buscar e permitir que ele escoe atravs de meus pensamentos, sentimentos, aes, iluses, fantasias, desejos. Ser eu mesmo, em cada instante do turbilho de movimentos de cada clula, de cada dimenso. Talvez voc tenha achado este captulo meio complicado. Realmente, ele fala de um nvel mais abstrato, mas vale a pena refletir sobre ele. Releia-o e responda com suas palavras: Por que cada um tem de ser o que , ao mximo, com fora total?

33

34

UM MUNDO DE ATRAES

UM MUNDO DE ATRAES
Sabemos que a vida a totalidade da tudo o que existe e que dinmica, est sempre em movimento, sempre se transformando. Por que tudo se transforma? Como isso acontece? Vamos refletir sobre algumas hipteses. Pense bem para formar sua opinio. Um fato atrai outro, um acontecimento atrai outro acontecimento, uma pessoa atrai outra pessoa, um relacionamento atrai outro relacionamento... E assim a vida vai acontecendo. Atravs de atraes, unies e separaes, coisas, pessoas, relacionamentos e fatos acontecem e se desfazem, surgem e se transformam. Como que isso acontece?

A vida tende para a unio. Se assim no fosse, o que existiria seriam tomos ou quarks, que so a menor partclula de matria, soltos, isolados uns dos outros, cada um na sua.
Vamos imaginar por alguns momentos um mundo de tomos, um universo em que a nica coisa que existe so tomos separados uns dos outros. Conte como voc percebeu isso.

Estranho, no ? Em um mundo desses no teramos sol, nem gua, nem rvores, nem gente. Seria um mundo impossvel nossa compreenso. Felizmente
37

os tomos, os quarks, as molculas, as partes, os rgos, as pessoas, os fatos

SE UNEM SE ATRAEM UNS AOS OUTROS


e dessa forma ns existimos, as coisas existem, as sociedades e a histria acontecem. Vamos experimentar essa fora de atrao: 1. Sente-se confortavelmente 2. Respire profunda e lentamente cinco vezes 3. Imagine uma folha de alface, ou qualquer outra folha 4. Desintegre, em sua mente, essa folha, transforme-a em milhares de molculas 5. Observe 6. Reintegre as molculas, recompondo a folha. Mas onde estamos querendo chegar com essa histria de desintegrao, fora de atrao, coisas, fatos, pessoas? Queremos entender o mecanismo da vida, como os seres, os fatos acontecem e como se transformam. E estamos vendo que o que acontece em primeiro lugar que

Os tomos se atraem uns aos outros e assim so formadas as coisas, as pessoas, os acontecimentos. E como se atraem?

38

Os semelhantes atraem os semelhantes para se expandirem. Os opostos se atraem para se complementarem.


Vamos ver alguns exemplos: Mrcia muito afetuosa, gosta de ajudar as pessoas, de incentivlas. Um dos assuntos que mais a atrai Psicologia. Por isso ela escolhe essa faculdade e pretende, depois de formada, montar um consultrio e atender pessoas com problemas. Ricardo do tipo musical. Tem sempre msica tocando em sua cabea. Entre um grupo que comenta futebol e outro que fala do ltimo CD do Sepultura, se sente mais atrado para o segundo. Uma cidade cheia de rvores atrai pssaros e borboletas. Um grupo de marginais praticando um crime atrai a polcia. Cite trs exemplos de atrao de semelhantes:

E trs de atrao de opostos:

Qual a vantagem de perceber o sistema de atraes?

1. Entender melhor a vida 2. Conhecer-me melhor


Quando percebo para quem e para o qu me sinto atrado, comeo

39

a entender melhor a mim mesmo, a tomar conscincia de lados meus, de tendncias que eu talvez desconhecesse. E ao conheclas, possa decidir se quero continuar com elas, transform-las ou fortalec-las. E isso vlido tanto para as pessoas, individualmente, como para os grupos e a sociedade, em geral. Por exemplo: Andr sempre vtima de Rodrigo, garoto agressivo, que vive fazendo gozao com suas roupas e seu jeito de falar. E reage sempre com timidez e tristeza. Em outras palavras: Andr atrado para situaes que trazem tona seu lado fraco. Se ele perceber isso com clareza, poder reorganizar-se internamente, mobilizar seu lado forte e reagir. Ao se mostrar seguro e forte, deixar de atrair a ateno de Rodrigo, que tambm se sente atrado por situaes em que pode mostrar seu lado forte, e por isso busca sempre os fracos para se sentir superior. Outro exemplo: Os eleitores de uma cidade pobre e desorganizada votam, em vrias eleies, em candidatos que vivem dizendo que vo resolver todos os problemas, que faro os eleitores ricos e felizes para sempre, sem explicar como vo fazer isso. Que tipo de eleitores so atrados por esse tipo de candidato?

Que capacidades e qualidades um candidato precisa ter para atrair o voto de eleitores inteligentes e exigentes?

40

Voc est vendo como essa fora de atrao funciona em vrios nveis? E como ela est presente em todos os aspectos da vida? Vamos tomar conscincia dela no que diz respeito a ns mesmos! Que tipo de comida atrai mais seu paladar?

Que tipo de amigos?

Que atividade de lazer atraem mais voc?

Discuta o tema: Entre os seres humanos a fora de atrao se chama amor

41

42

CICLOS DE CRIAO

CICLOS DE CRIAO
Sabemos que a vida tudo o que existe, j existiu e pode vir a existir. o campo de todas as possibilidades. Sabemos que, nela, tudo muda. E que a mudana tanto pode ser para melhor como para pior. O que poderia nos ajudar a influenciar as transformaes no sentido de que elas ocorram a nosso favor? A favor de ns, da sociedade, do planeta? O primeiro passo, com certeza, entendermos seus princpios bsicos. Vamos pensar em alguns deles. Tudo nasce, cresce e morre, ou, qualquer pessoa, animal, coisa, idia, sentimento, desejo, civilizao, imprio ou plano de governo, grande como uma galxia ou pequeno como um tomo, passa por trs fases:

CRIAO, MANUTENO, DESTRUIO, CRIAO, MANUTENO, DESTRUIO, CRIAO, MANUTENO, DESTRUIO, CRIAO...
Voc sabia que at as estrelas nascem e morrem? Mas vamos pensar um pouco e ver se esta idia de que tudo nasce, permanece por um tempo e depois desaparece mesmo verdadeira.Vamos pensar em alguns exemplos para cada reino da natureza:

REINO VEGETAL - uma ma surge da transformao da flor,


pequena, verde, depois cresce, amadurece, e, ou apanhada e comida, ou apodrece, cai no cho e seca, se misturando terra e deixando suas sementes.

45

D exemplos sobre:

REINO ANIMAL:

REINO MINERAL:

REINO HUMANO:

E de que serve sabermos que tudo nasce, cresce e morre, que a destruio do velho que permite o nascimento do novo e que a manuteno temporria, porque s assim a vida pode estar em constante renovao?
Serve para aceitarmos o fluir dos acontecimentos. Para no nos apegarmos muito aos fatos, s circunstncias ou s pessoas. Para sabermos que sempre haver um espao e um tempo para expressarmos nossa criatividade.

46

Para entendermos o movimento da Histria, o surgimento, apogeu e decadncia das sociedades, governos e prticas sociais. Para entendermos o porqu dos terremotos, inundaes, eroses. E o surgir e o desaparecer das espcies vegetais e animais. Reflita um pouco sobre o ciclo criao - manuteno - destruio - criao e responda: Como voc pode aproveitar-se dele para melhorar sua personalidade?

Como a sociedade pode us-lo para corrigir as desigualdades sociais?

Como ele atua sobre a natureza?

Vamos agora pensar na questo por um outro ngulo: ser que estes ciclos de criao - manuteno - destruio - criao... so sempre naturais ou podemos interferir neles? Por exemplo:

A)

Uma garota de 17 anos, bonita, saudvel, vai a uma festa. Entram assaltantes, do tiros, ela atingida e morre. Voc diria que essa morte foi parte de um ciclo natural? Por qu?

47

B) Um pas governado por um presidente, deputados e senadores eleitos pelo povo. Um grupo de pessoas discorda das diretrizes polticas em prtica, arma-se, invade a sede do governo, prende ou mata as autoridades e assume o poder. O que esse golpe de Estado tem a ver com o processo de eleio, governo e entrega do poder para o novo mandato?

C)

Uma floresta h milhares de anos ocupa grande extenso de terra, abrigando milhares de vidas vegetais e animais que s podem viver nesse tipo de meio ambiente. Algumas pessoas, que desejam criar gado, fazem nelas grandes queimadas para plantar pasto. A morte das rvores, outras plantas e animais e faz parte do ciclo natural de destruio?

Vimos, ento, um dos jeitos que a vida funciona: em ciclos. As coisas surgem, ou so criadas, ou nascem; permanecem um certo tempo e depois desaparecem; e outras coisas surgem... s vezes os ciclos ocorrem por fora do prprio movimento da natureza. s vezes, por interferncia das pessoas.
48

Quando olhamos para um ponto especfico desses ciclos, ficamos, muitas vezes, sem saber se eles representam um momento de evoluo ou de regresso, de melhora ou piora, de engrandecimento ou de enfraquecimento daquela situao.
Por exemplo: A liberao dos costumes dos anos 60, isto , o rompimento das regras vigentes tanto no que dizia respeito forma de vestir, pentear os cabelos, relacionar-se sexualmente, entre outros, representou destruio da ordem social no mundo ocidental? Sim. Representou o fim de um ciclo de represso da individualidade, de valorizao dos preceitos e modelos sociais para dar lugar a maior espontaneidade e liberdade. E mais liberdade e espontaneidade representam evoluo ou regresso para os seres humanos? Qual a sua opinio?

Para analisarmos bem esta questo necessrio refletirmos sobre

PARA ONDE CAMINHA A HUMANIDADE?


Mergulhe em seu corao e passe por sua mente o filme da vida csmica - das galxias aos pssaros, do gro de areia ao perfume das rosas, do amor ao som do trnsito das grandes cidades. Veja e reveja esse filme e responda: Para onde voc gostaria que a humanidade se encaminhasse? J vimos que a vida o campo de todas as possibilidades. E, ainda por cima, em contnua transformao.
49

Por que, ento, ela no poderia se encaminhar para o destino que desejamos? Fazer com que a vida humana seja como os homens a desejam uma questo de

VONTADE POLTICA DA HUMANIDADE


uma questo de

ENTENDER COMO A VIDA FUNCIONA, ENTENDER COMO NS, HOMENS FUNCIONAMOS. TER CLARAS AS METAS PARA NS, INDIVIDUALMENTE, TER CLARAS AS METAS PARA A SOCIEDADE, EXERCER CONTROLE SOBRE NS MESMOS E EXERCER CONTROLE SOBRE AS SITUAES
. E como desejamos que seja nossa vida? Ns jogamos no time que deseja uma vida boa, pacfica, bonita e harmoniosa - para cada um de ns, para toda a sociedade, para todo o planeta. Esperamos que voc tambm. E para aprendermos juntos como faz-lo que estamos discutindo estas idias com voc. Vamos continuar?

50

ENTRE EXTREMOS O EQUILBRIO

51

52

ENTRE EXTREMOS - O EQUILBRIO s vezes parece que as coisas vo de um extremo a outro. Nossos sentimentos, os fatos, o tempo do a impresso de se moverem como pndulo de relgio. E isso acontece mesmo!
Voc se lembra de alguma vez em que estava no fundo do poo e, de repente, algo aconteceu que colocou voc nas alturas? Conte como foi.

Ou de um dia de sol maravilhoso, em que todo mundo se divertia e, ao entardecer, uma tempestade que alagou a cidade toda, deixando muita gente sem casa para morar? No se pode dizer que a vida montona! Se a observarmos bem, h sempre alguma coisa acontecendo, ou fraca ou forte. Mas quando muito forte, pode esperar o muito fraco. E quando muito fraco, pode esperar o muito forte.E, de um extremo a outro, as coisas vo tambm acontecendo... D dois exemplos de coisas, situaes ou sentimentos muito bons, que se transformaram em muito ruins:

D dois exemplos de coisas, situaes ou sentimentos muito ruins,


53

que se tornaram muito bons:

Qual a vantagem de sabermos que muitas vezes os fatos da vida se comportam como pndulos de relgio, isto , indo de um extremo a outro, deixando-nos at confusos entre situaes opostas? A vantagem sabermos que:

NO H BEM QUE SEMPRE DURE E NEM H MAL QUE NO SE ACABE DEPOIS DA TEMPESTADE SEMPRE VEM A BONANA AGUENTA FIRME QUE DAQUI A POUCO PASSA. CURTA BEM, PORQUE NADA ETERNO
D sua opinio a respeito dessa caracterstica de pndulo que o movimento da vida assume, tantas vezes. Conte como voc ou outros o experimentaram, alguma vez.

Quando observamos esses extremos, tanto nos nossos sentimentos como nas situaes ou no clima, em geral nos lembramos do

MEIO TERMO
54

EQUILBRIO
Os extremos tm suas vantagens: viver uma grande paixo, um dia brilhante de vero, ganhar na loteria... Mas tm tambm suas desvantagens: o fim do grande caso de amor, a tempestade que alaga tudo, ter todos os bens roubados... O meio-termo, por outro lado, pode no nos trazer grandes alegrias, mas tambm no nos traz grandes tristezas. Faa uma lista contendo trs situaes ou sentimentos que faam lembrar o movimento do pndulo e indique, ao lado, o que seria o meio termo entre elas:

Ser, ento, que ns devemos fugir s situaes e sentimentos extremos e buscar estar sempre no equilbrio? No seria possvel. O movimento do pndulo uma das formas pela qual a prpria vida se movimenta. E se ns somos parte da vida, como fugir dele? No necessrio fugir ou ter medo dos extremos: basta saber que eles existem, mas passam, basta termos a conscincia desses momentos, quando eles chegam e a sabedoria e a fora para agentar firmes at que eles se equilibrem.

E UMA BOA DICA: NO PROCURAR PELOS EXTREMOS, SE NO ESTIVERMOS CERTOS DE AGUENTAR AS

55

CONSEQUNCIAS
Comente em uma dissertao o seguinte ditado da sabedoria popular: Quem sai na chuva para se molhar.

Um outro nome desse movimento da vida, em que um extremo leva a outro at chegar ao meio termo,

PROCESSO DIALTICO OU TESE - ANTTESE - SNTESE


dessa forma que so explicados muitos movimentos sociais, em que um perodo de represso, com limitao das liberdades e privao das necessidades bsicas, acaba levando revolta, ao terrorismo. Ou inversamente, perodos de grande agitao popular e desordem que, acabam provocando o surgimento de regimes fortes e repressores. At que as necessidades de uns sejam supridas, a represso de outros seja aliviada e a sociedade chegue a um sistema mais satisfatrio e menos autoritrio do que anteriormente.
56

Nos exemplos acima, cite o que tese, anttese e sntese:

1) Tese

Anttese

Sntese

2) Tese

Anttese

Sntese

Converse com seus pais, seus professores, pesquise em seus livros e d alguns exemplos de tese, anttese e sntese na histria de alguns pases.

Muitas vezes as snteses se transformam em novas teses que, por no acompanharem o movimento dos tempos, provocam novas antteses, at que consigam chegar a novas snteses.
E assim a evoluo vai se processando, meio aos trancos e barrancos - no brao - quando poderia ser na inteligncia...
57

Muitas vezes podemos observar esse movimento nas relaes entre pais e filhos: Os pais impem determinadas regras que os filhos no aceitam, discutem, brigam e acabam chegando a um acordo. D um exemplo acontecido com voc ou algum amigo.

s vezes so os filhos que passam a ter comportamentos ou costumes que os pais se sentem na obrigao de reprimir, e s com muita boa vontade atingem o consenso. Voc se lembra de algum caso desse tipo? omo foi?

S VEZES PRECISO UMA GUERRA PARA SE CHEGAR PAZ


Pense um pouco nessa afirmao e discuta-a. Voc pode ou no concordar com ela. Ou melhor ainda, sugerir uma alternativa.

58

QUEM SEMEIA VENTO, COLHE TEMPESTADE

60

QUEM SEMEIA VENTO COLHE TEMPESTADE


A vida vai acontecendo porque os tomos, as pessoas, as coisas e os acontecimentos vo se atraindo e se afastando, surgindo e desaparecendo e, nesse movimento, vo se transformando. E o que ser que leva as coisas a se transformarem, a surgirem e desaparecerem? Uma das coisas o princpio da

CAUSA E EFEITO OU AO E REAO


Toda ao provoca uma reao, toda causa produz um efeito. E cada efeito se torna causa e produz novo efeito, e cada reao tambm ao que gera nova reao, e assim a vida est sempre em movimento. Vamos ver um exemplo: Cludia ajudou a me de Renata a preparar uma festa-surpresa para seu aniversrio. A festa f oi super divertida e a me de Renata, agradecida, deu a Cludia o ltimo CD dos Tits. Quando chegou em casa, Cludia convidou a turma para ouvir o CD novo. E todos curtiram muito.

Vamos ver uma outra histria?

Paulo foi fazer um trabalho na casa de Lus. Lus, que estava fumando maconha, ofereceu um cigarro para Paulo. Paulo aceitou. A partir de ento Lus e Paulo comearam, quase que diariamente, a se encontrar para fumar juntos. Dentro de pouco tempo comearam a perder o apetite, a sade piorou. A mente ficou meio devagar, as notas baixaram. E o resto da histria voc j sabe... A ao de Lus: oferecer maconha; a reao de Paulo, aceitar. A ao da maconha sobre o crebro e sobre o corpo, a reao do crebro: moleza e do corpo: fraqueza... Outro exemplo: Um grupo de pessoas comea a construir casas e fbricas beira de um rio, cheio de peixes. Sem pensar muito nas conseqncias, vo jogando no rio o esgoto e o lixo. Em algum tempo as guas esto poludas. Os peixes morrendo. O cheiro fica insuportvel. A populao se rene e analisa a situao. Decide tratar os esgotos e organizar um sistema eficiente de coleta de lixo.

AO - REAO - AO - REAO CAUSA - EFEITO - CAUSA - EFEITO


Na histria acima, aponte as aes e reaes, as causas e os efeitos.

62

Procure na sua vida algumas de suas aes e conte quais foram as conseqncias. Pense em duas boas, que trouxeram conseqncias bem agradveis, e duas que foram frias, que levaram voc a ficar muito pior:

Em relao ao meio ambiente, pesquise tambm duas aes que trouxeram conseqncias negativas e duas positivas:

TODA AO TRAZ UMA REAO TODA CAUSA PRODUZ UM EFEITO TODO ATO TEM UMA CONSEQUNCIA
Atravs de causas e efeitos, de aes e reaes, de atos e conseqncias a vida vai acontecendo... Que lio voc tira disso?

Que tal:

VAMOS PRESTAR ATENO A NOSSAS AES, VAMOS PLANTAR O QUE QUEREMOS COLHER. E VAMOS ESCOLHER O QUE QUEREMOS PLANTAR.

63

Diga isso com suas palavras e d exemplos bem claros:

Pergunte a seus amigos e a seus pais e escreva abaixo alguns ditados populares ou letras de msica que falem sobre o princpio da ao, sobre:

QUEM SEMEIA VENTO COLHE TEMPESTADE

64

SINALIZANDO O CAMINHO

65

SINALIZANDO O CAMINHO
Estamos refletindo sobre como a vida funciona, procurando entendla do ponto de vista da totalidade, que est sempre em movimento. E analisamos alguns deles: o da atrao, da causa e efeito e do pndulo. Vimos tambm que, quando concebemos a vida como um campo que contm todas as possibilidades, podemos eleger algumas delas como meta para nossa caminhada, seja individual ou coletiva. Da nossa casa ao nosso planeta. So como sinais de trnsito que indicam: estrada livre, velocidade controlada, contramo, no ultrapasse... A esses sinais, ou a essas metas, vamos dar o nome de

VALORES

Valores so idias ou princpios que consideramos importantes; so ideais que queremos atingir, qualidades que gostaramos de ver expressas na nossa vida e no nosso mundo.
Vamos citar uma srie de valores e pedir que voc assinale os seus:

Solidariedade Paz Individualismo Pobreza Beleza Verdade Violncia Harmonia


Se quiser, complete a lista:

Desordem Limpeza Ignorncia Bondade Alegria Respeito Consumismo Fora

67

Selecione, entre os que voc assinalou, os trs valores que voc considera mais importantes e explique por qu:

Como j dissemos anteriormente, ns da Coleo Aventura Humana escolhemos

BEM VERDADE HARMONIA


como os valores que apresentam as melhores probabilidades de tornar a vida de cada um, da sociedade e do planeta, uma experincia rica e realizadora. Vamos ver por qu.

68

O BEM BOM

O BEM BOM
Podemos pensar no BEM como um conceito abstrato ou como uma qualidade das coisas concretas.

Como conceito abstrato bem tem a ver com felicidade, ventura, plenitude, amor, afeio, unidade, aprovao, perfeio, justia, clareza...
Cite algumas coisas, pessoas ou situaes que apresentam a qualidade do bem.

Qual a diferena entre BEM e BOM? O bem, sendo um conceito abstrato, diz respeito ao bem em si, incondicional, isto , no depende de nada, de ningum, de nenhuma circunstncia. uma idia, que ns, humanos, criamos para representar a luz, o amor, a perfeio, a felicidade, a sade, a sabedoria, a plenitude. O bem absoluto.

O bom relativo. O bom quando pessoas, coisas ou situaes assumem algumas das caractersticas do bem, em determinadas circunstncias e em certo tempo. O bom depende do lugar e da hora.
Vamos ver alguns exemplos: O fogo bom? Quando cozinha a comida bom.Quando queima a casa mau.

71

A faca boa? Quando corta a laranja boa.Quando corta a mo m. Ser que existe alguma coisa que seja sempre boa ou sempre m? Vamos refletir um pouco sobre isso. Considere os exemplos seguintes e d sua opinio:

ESTUDOS

ESPORTES

TELEVISO

SEXO

TERREMOTO

Viu como tudo tem vrios lados? Dependendo do ponto de vista pelo qual analisamos uma coisa que vamos consider-la boa ou m.

72

Claro que nem sempre os vrios lados tm o mesmo peso, a mesma importncia. Muitas vezes o lado negativo de uma coisa de tal modo mais forte que o positivo, que nem vale a pena considerarmos o pouco de bom que a coisa pode trazer.
Por exemplo: ficar ouvindo msica ou batendo papo em vspera de prova, no estudar nada e tirar zero. D outros exemplos:

Muitas vezes acontece tambm que aquilo que consideramos um mal por um tempo determinado, depois mostra ser um bem. Como se tivesse sido um passo difcil, negativo, s vezes at destrutivo, mas necessrio para que uma etapa melhor pudesse ser atingida.
Como nos intensos e dolorosos treinamentos dos atletas para, finalmente, ganhar um campeonato ou uma medalha olmpica. Ou os exerccios de tirar sangue dos ps das bailarinas antes da noite de estria. Pense em outros exemplos que nos mostram que um mal provisrio pode se transformar em um bem.

73

E, alm disso, temos de considerar que um bem pode se transformar em um mal.


Quem j no experimentou comer um monte de chocolate delicioso e depois ter aquela dor de barriga? Ou ficar cheio de espinhas? Conte sobre algum bem que se transformou em mal, acontecido com voc ou com seus amigos:

Estamos falando de bom e mau, certo e errado, positivo e negativo, e vendo que h sempre muitos lados para analisarmos essa questo. Alm disso, temos de considerar o que acontece ao longo do tempo, e tambm se pensamos s em ns mesmos ou em relao a outras pessoas: nossos amigos, a famlia, a sociedade, o pas, o planeta, o universo.
s vezes uma coisa ou uma atitude boa para mim, mas atrapalha os outros. Por exemplo: eu adoro ouvir msica na altura mxima daquele aparelho de som superpotente. Mas minha me fica uma fera.... Ou, meu tio insiste em fumar charuto que provoca tosse em vrios amigos. Cite algumas coisas que so boas para voc, mas ruins para outros:

74

E vice-versa? Isto , boa para os outros e ruins para voc?

E quando pensamos na vida da sociedade como um todo: ser mais fcil saber o que certo ou errado, positivo ou negativo, bom ou mau? Ou ser que tambm a as coisas tm que ser analisadas de vrios lados, ao longo do tempo e de diferentes pontos de vista? Vamos pensar na luta pela DEMOCRACIA . O ideal bom: Liberdade, Igualdade, Fraternidade, mas para realiz-lo houve muitas guerras, muita gente morreu, foi torturada; voc se lembra de ter estudado, por exemplo, a Revoluo Francesa? Mas, ao longo do tempo, aquela fase de anarquia e terror foi superada pela construo de uma sociedade livre, aberta. No sabemos, entretanto, o que os descendentes dos reis da Frana at hoje pensam sobre o destino de seus antepassados. Pode ser que, do ponto de vista deles, a Revoluo Francesa tenha sido errada, m e negativa. Analise a Revoluo Francesa. Como voc percebe suas conseqncias do ponto de vista de jovem, vivendo no Brasil neste final do sculo XX?

Vamos sugerir alguns outros temas que dizem respeito no s vida individual, mas tambm social e ambiental e pedir que voc os analise de vrios pontos de vista:

75

DROGAS

VIAGENS ESPACIAIS

CLONAGEM DE HUMANOS

COMPUTADORES

PESTICIDAS E AGROTXICOS

DESMATAMENTO DE FLORESTAS

Concluindo: tudo tem muitos lados, que podem ser vistos de muitos ngulos. Que se transformam ao longo do tempo. Uma anlise cuidadosa fundamental para que, em cada circunstncia, possamos responder a questo: BOM OU MAU

76

VERDADE VERDADEIRA

VERDADE VERDADEIRA
Uma rosa uma rosa uma rosa... Eu sou eu? O que verdade? Verdade conformidade com o real, exatido, realidade, franqueza, sinceridade, princpio certo, representao fiel de alguma coisa da natureza. (Aurlio Buarque de Hollanda) Por que a verdade um valor importante? Pense um pouco nisso e d sua resposta.

Quando falamos em verdade, temos que distinguir dois aspectos:

a verdade da coisa, isto , a coisa o que , a situao a que , a pessoa o que . e a verdade da nossa mente, isto , a possibilidade da nossa mente apreender a coisa, a pessoa ou a situao como elas realmente so.
Isso possvel? Conhecer a verdade tem sido uma das mais antigas aspiraes da humanidade; tanto o saber pelo saber como o saber para tornar melhor a vida. E o prprio progresso material uma prova de que possvel. Quando conseguimos criar um avio que realmente voava, tivemos a confirmao de que havamos descoberto a verdade sobre a lei da gravidade.

79

Quando descobrimos a vacina contra a paralisia infantil, descobrimos a verdade sobre o vrus que a provoca. D mais alguns exemplos da capacidade humana de descobrir a verdade.

Mas claro que na busca da verdade j cometemos muitos erros, enganamo-nos inmeras vezes, tivemos de voltar atrs e desdizer vrias verdades tidas como incontestveis. Voc se lembra de ter estudado que achavam que a Terra era quadrada? Como foi mesmo?

O grau de certeza que temos em relao ao que consideramos verdade varia de acordo com a rea que estamos considerando:

Nas Cincias Exatas, como o prprio nome indica, por podermos fazer experincias objetivas, quantific-las e repeti-las, podemos ter mais certeza de que as verdades a que chegamos so realmente verdadeiras, isto , representam fielmente a natureza.
Pesquise nos livros de Fsica e Qumica algumas concepes verdadeiras sobre a natureza e escreva abaixo:

80

Na rea das Cincias Biolgicas, o grau de certeza de que muitas descobertas so verdadeiras tambm grande: tm sido imensos os avanos no mapeamento dos cromossomas, na engenharia gentica, chegamos at clonagem de animais adultos, etc. No h como negar que nosso conhecimento da verdade do plano biolgico est cada vez maior.
Que verdades voc gostaria de conhecer a respeito dos animais e dos vegetais?

E a respeito dos seres humanos, tanto individualmente como sociedade?

Em relao a como ns somos e funcionamos, voc acha que podemos chegar verdade? Por qu?

Talvez voc tenha dito: h tantas teorias e to divergentes, tanto a respeito do que influencia mais a personalidade como sobre a melhor forma de governar um pas, que fica difcil sabermos o que verdadeiro e o que falso... De certa maneira voc teria razo de afirmar isso:
81

As cincias psicolgicas e sociais esto ainda criando um mtodo mais eficiente, que permita um nvel maior de certeza em suas afirmaes e previses. E esse um motivo para sermos ainda mais cuidadosos, quando queremos conhecer essas reas.
Mas, assim como estamos sempre progredindo na descoberta das verdades do mundo fsico, tambm estamos progredindo, embora em ritmo mais lento na descoberta das verdades do mundo psicolgico e social.

Mas uma coisa certa: s a verdade possibilita uma evoluo real. Os preconceitos atrasam o progresso, a ignorncia impede que a vida seja vivida em plenitude, a mentira no encontra sustentao no decorrer do tempo. E isso vlido tanto para uma pessoa como para uma sociedade.
(Nota: No livro Jeitos de Ser, da Coleo Aventura Humana, analisamos a dimenso intelectual, o potencial da mente, o discernimento e a lgica - nossos instrumentos para a busca da verdade.)

S A VERDADE POSSIBILITA A EVOLUO REAL

Assim, sendo evolutivo o caminho natural da vida, vamos buscar a verdade para trilh-la com conscincia e plenitude.

Vamos buscar a verdade dos fatos, a verdade de ns mesmos, a verdade das coisas. Vamos fundo nessas descobertas. Vamos procurar a essncia, sem nos contentarmos com as aparncias.

82

Vamos procurar as vrias faces da verdade, e no nos satisfazermos com apenas uma delas. Vamos pesquisar as verdades permanentes e distingui-las das provisrias. Vamos conhecer as coisas em pessoa, diretamente, aceitando as opinies alheias como hipteses que podem ou no ser comprovadas. Vamos nos comprometer com a verdade verdadeira, nos esforar para atingi-la, embora sabendo que, muitas vezes, s conseguiremos chegar s meias-verdades. E vamos ter coragem de assumir nossas verdades, mesmo que meio mundo possa ser contra elas.

E para voc, o que a Verdade?

83

84

MERGULHANDO NA HARMONIA

MERGULHANDO NA HARMONIA
Segundo o dicionrio, harmonia :

Disposio bem ordenada entre as partes de um todo Suavidade e sonoridade de estilo Consonncia ou sucesso agradvel de sons Sucesso lgica dos sons Proporo, ordem, simetria Acordo, conformidade Paz
A harmonia possibilita:

A diversidade A individualidade O progresso

E o respeito s diferenas E a aceitao do outro E a ordem

O que voc entende por harmonia?

Uma imagem vale por 1.000 palavras. Vamos, ento, a ela:

87

Voc sente a harmonia dessa imagem? Qual a sensao que elas provocam em voc?

Observe agora esta foto:

Qual a sensao que ela provoca em voc?

Como voc se sente melhor:

olhando a harmonia ou olhando a desarmonia?

88

Pena que no livro no d para tocar msica. A msica , por excelncia, a expresso da harmonia. Ou da desarmonia. Ligue o rdio ou oua alguns CDs, observe algumas msicas deste ponto de vista e faa uma lista das:

Harmoniosas

Desarmoniosas

Voc j experimentou tomar limonada com sal? E com acar? E comer brigadeiro com pimenta? At entre os sabores existem os que combinam e os que no combinam, no mesmo? No que exista uma regra externa para dizer o que tem a ver com o qu. o nosso paladar que vai dizer que sabores se harmonizam ou se desarmonizam. Faa algumas experincias ou lembre-se das que j fez e, partindo dos sabores bsicos, combine-os de forma harmoniosa e desarmoniosa, em algum tipo de comida ou bebida.

DOCE - SALGADO - AZEDO - AMARGO Harmoniosas Desarmoniosas

89

Que sensaes seu corpo prefere?

Veludo

ou

Lixa gua fresca ou gua fervendo Espinho ou Seda

Assinale com que cheiros voc se sente mais harmonizado: Esgoto Chocolate Rosas Maresia Fumaa de caminho Eucalipto queimando gua de colnia

HARMONIA UMA QUESTO DE SINTONIA


Eu me sinto em harmonia com uma coisa, quando tenho a ver com ela, quando ela agradvel para mim, quando no me oponho a ela. Quando eu a quero perto e no longe de mim. E por que estamos refletindo sobre isso?

Porque nem sempre prestamos ateno ao que nos traz harmonia ou desarmonia. Porque podemos, pouco a pouco, nos acostumar desarmonia e achar que ela natural. Porque podemos deixar de buscar a harmonia para nosso corpo, nossa mente, nossos relacionamentos, nossa cidade e nosso pas. Podemos at desistir de que ela se expresse em nosso mundo.

90

E a, o que aconteceria? Pense voc mesmo. E resuma abaixo o que a desarmonia:

No corpo:

N mne a et:

N sr l c o a e t s o eainmno:

N cdd: a iae

No pas:

91

No mundo:

E, inversamente, o que a harmonia:

No corpo:

Na mente:

Nos relacionamentos:

Na cidade:

92

No pas:

No mundo:

E, ento, vale ou no a pena nos sintonizarmos com a harmonia? Estabelec-la em nosso corpo, mant-la em nossa mente. E, a partir de ns mesmos, espalh-la para os outros, s cidades, aos pases, ao mundo.
Mais uma vez, vamos buscar a harmonia, conhec-la melhor, nos sintonizarmos com ela. Vamos experimentar

SERMOS HARMONIOSOS
Sente-se confortavelmente Feche os olhos Inspire e expire 10 vezes bem lentamente Pense: vou levantar a mo direita Suavemente, levante a mo direita Pense: vou levantar a mo esquerda Suavemente, levante a mo esquerda Observe a harmonia entre seu pensamento e sua ao. Entre sua mente e seu corpo.
93

Viver em harmonia fluir com os pensamentos, sentimentos e acontecimentos.


E isto sempre possvel? No. No no nosso mundo, to desarmonioso, cheio de guerras, fome, agressividade, conflitos, doenas... At para instaurar a harmonia, muitas vezes preciso criar desarmonia.

Para rompermos com o comodismo que aceita desarmonia como natural - ou que a ignora, finge que no a percebe; para romper esse comodismo, tambm , muitas vezes, necessrio criar desarmonia maior.
Ea, como ficamos? Buscamos a harmonia. E pagamos o preo. Cite duas reas da sua vida em que voc pode aumentar a harmnia. Como poderia fazer isso?

Olhe o mundo atual. Em que setores voc acha mais necessrio estabelecer a harmonia?

94

SEGUNDA PARTE

BIG BANG, PLANETA E SUCO DE LARANJA

BIG-BANG, PLANETA E SUCO DE LARANJA


Na primeira parte deste livro estivemos falando da vida como a totalidade de tudo o que existe. Vimos que

A VIDA A TOTALIDADE DE TUDO O QUE EXISTE E TUDO O QUE EXISTE VIDA. NESTE SENTIDO, O MICROCOSMO SEMELHANTE AO MACROCOSMO, CONTM TODOS OS OPOSTOS E TUDO O QUE EXISTE ENTRE ELES. E TUDO MUDA, TUDO SE TRANSFORMA
Vimos tambm algumas das formas atravs das quais a vida vai acontecendo, se transformando: Atraes Ciclos evolutivos Ao e reao Dos extremos ao equilbrio Do equilbrio aos extremos Muitas dessas coisas pudemos descobrir por

ANALOGIA
E tambm com base nela encontramos nos valores do

BEM VERDADE HARMONIA


o critrio para a caminhada humana. Dito dessa forma at parece que a vida uma coisa abstrata, terica. Mas claro que ela tambm muito concreta e prtica. Eu estou aqui, agora e voc tambm. Vivemos todos neste Planeta Terra, o 3 de um sistema que tem no centro o Sol. E este sistema faz parte da Via Lctea, uma entre tantas galxias que compem o universo.
99

E sobre este aspecto concreto da vida que vamos refletir agora. Partindo do Big-Bang, a grande exploso que deu origem a tudo, vamos pensar no nosso planeta, nos seus mares, rios e montanhas. No ar, nos animais, nos homens. Vamos pensar nas civilizaes que criamos, nos povos que aqui habitam. Em como temos nos relacionado uns com os outros e com o ambiente que nos cerca. Vamos pensar na nossa sociedade industrial moderna e avaliar o que ela tem feito para o homem e para o mundo. De bom e de mau. De certo e de errado. O que ela acrescentou em harmonia e em desarmonia. Vamos refletir sobre os grandes problemas ecolgicos que marcam este final de sculo XX e sonhar em como poder ser o sculo XXI. Como disse um grande estadista: Alguns vem as coisas como elas so e perguntam: por qu? Eu vejo as coisas como elas poderiam ser e pergunto: por que no?...

Este o nosso mundo. A sociedade humana a nossa sociedade. Temos o direito e o dever de escolher para eles o que de melhor estiver ao nosso alcance sonhar. E oferecer o que de melhor temos em ns para concretizar esse sonho.
Uma grande exploso! E foi assim que tudo comeou. Pelo menos o que dizem os fsicos sobre a origem do universo. (Claro que ningum estava l para ver, mas essa teoria de George Gamow, apresentada em 1946, at hoje considerada a base para a explicao da origem do universo, que aconteceu, segundo cientistas, h 15 bilhes de anos atrs. J nosso planeta bem mais novinho: 4,6 bilhes de anos e nele, as

100

primeiras formas de vida, 3,5 bilhes. Quanto aos seres humanos estamos aqui h cerca de 50 mil anos, tempo suficiente para fazer algumas melhorias e muitos estragos de parte dos quais j estamos tomando conscincia e tentando consertar. Vamos nos encontrar com a Terra em pessoa. Imaginar que estamos sentados em alguma nuvem, no espao, e olh-la como se fosse a primeira vez. Vamos fazer isso? D um tempo para encontrar uma boa posio e acomodar a vista. O que voc v? Continentes e oceanos. Mais oceanos que continentes. A Terra , na verdade, gua. Mais gua do que terra. Mas como ns, seres humanos vivemos na parte de terra, ns a chamamos Terra. Talvez os peixes a chamem Planeta gua. E se fixarmos melhor a vista, o que mais perceberemos nos oceanos? Montanhas e vales, milhares de tipos de vegetao, bilhes de seres das mais variadas formas e cores. E nos continentes? Ah! A d para ver melhor: cordilheiras brancas de neve, florestas exuberantes, desertos dourados, rios caudalosos, regatos ondulantes, alguns vulces flamejantes, desfiladeiros de pedras, plantaes de laranja, de caf, de arroz..., povoados e cidades, com suas casas, prdios, ruas e praas. Muitos animais: insetos, cavalos, gado, pssaros, jacars, alguns elefantes, tigres, camelos... E gente, concentrada nas grandes cidades, espalhada pelos campos. Assim, distncia, o que voc acha da Terra como lugar para morar?

101

um planeta lindo, no mesmo? Agora, que com o telescpio Hubble j pudemos fotografar Marte, Jpiter, os anis de Saturno, que j estivemos at andando pela Lua, d para comparar: modstia parte, pelo que vimos at agora, a nossa Terra o planeta mais bonito do sistema solar. Onde mais encontrar rvores, rios, pssaros... E essa temperatura, com exceo dos plos, em geral to agradvel? A diversidade de vida o que mais chama ateno - biodiversidade, como dizem os ecologistas. Mas no preciso ser ecologista para perceber e se encantar. To grande a variedade que, para conhec-la melhor, tivemos que dividi-la em reinos: os reinos da natureza.

REINO ANIMAL REINO VEGETAL REINO MINERAL REINO HUMANO


Vamos fazer um parnteses: muitos consideram os seres humanos como parte do reino animal - mas, sinceramente, algum j viu um animal construir um computador, falar lnguas estrangeiras, viajar para outros planetas? O simples bom-senso nos mostra que Mozart, Ghandi, Vincius de Morais, Picasso, o tcnico que conserta a televiso ou eu mesmo temos tanto a ver com uma girafa como a mangueira tem a ver com a pedra, ou a abelha com a flor. Nosso corpo fsico apresenta muita semelhana com o dos primatas, inclusive a nvel dos cromossomos, mas quem disse que somos apenas um corpo fsico?

102

Vamos refletir sobre este assunto: pense, veja alguns filmes sobre animais, observe os que existirem por perto de voc e faa uma dissertao: "Eu e os animais - semelhanas e diferenas"

103

Caso voc tenha chegado concluso de que o reino humano deve continuar dentro da classificao de reino animal, tudo bem, muitos pensam assim. Mas vamos voltar aos reinos da natureza. No reino mineral, as pedras, metais, guas, nuvens, terra, areia... Brilhantes, esmeraldas, granitos, ouro, prata, ferro, chumbo, ar, oxignio, aquilo tudo que chamamos de inanimado, mas que est presente no animado, nos seres vivos. Faa uma lista de elementos do reino mineral. D uma olhada na tabela de elementos qumicos, por exemplo.

Cite alguns deles que se encontram em quantidade no nosso corpo, e atravs de quais alimentos podemos ingeri-los. Ex.: clcio; se encontra nos ossos e podemos ingeri-lo atravs do leite.

Vamos nos conectar agora com o reino vegetal: as rvores, flores, verduras, plantas que enfeitam, curam, alimentam ou simplesmente existem, como expresso da riqueza da vida. Qual a relao entre as plantas e os minerais?

104

S de cabea, sem pesquisar: as plantas precisam de terra e gua para viver. As plantas transformam em oxignio o gs carbnico. Mas, e o que mais? O que que o feijo tem a ver com o ferro?

E a laranja com o potssio?

D mais alguns exemplos:

E o reino animal? O que ces, pardais, cavalos e lees tm a ver com as plantas? E com os minerais?

isso mesmo: os animais se alimentam das plantas, e tm se corpo constitudo de elementos minerais. E ns, seres humanos, o que temos a ver com os animais, as plantas e os minerais? Para responder a esta pergunta, vamos imaginar um mundo sem eles.
105

Como seria um mundo sem terra, sem ar, sem gua, sem rvores ou pssaros?

SERIA UM MUNDO VIRTUAL, S POSSVEL NA IMAGINAO OU NA DIMENSO IMATERIAL, OU NO COMPUTADOR


Voltando ento questo, o que ns, homens, temos a ver com os minerais, vegetais e animais?

TUDO !
Ns todos temos a ver com tudo. Al Gore, vice-presidente dos Estados Unidos e reconhecido como um grande ecologista da atualidade, afirma em seu livro A Terra em Balano: A perspectiva ecolgica comea com uma viso do conjunto, uma compreenso de como as diversas partes da natureza interagem em padres que tendem ao equilbrio e persistem ao longo do tempo. Mas essa perspectiva no pode encarar a Terra como dissociada da civilizao humana; somos parte do todo e olhar para ele significa, em ltima anlise, olhar para ns mesmos.

E se no percebermos que a parte humana tem uma influncia cada vez maior sobre o conjunto da natureza - que somos, de fato, uma fora natural, como os ventos e as mars - no conseguiremos perceber quo perigosamente estamos ameaando colocar a Terra fora de equilbrio.
O que Al Gore quer dizer com isso? Voc concorda ou discorda dele? Por qu?

106

POR UM AMBIENTE INTEIRO

POR UM AMBIENTE INTEIRO


O que um meio ambiente inteiro?

UM AMBIENTE QUE PROPICIA A CONVIVNCIA HARMONIOSA E ENRIQUECEDORA DE TODOS OS SERES QUE DELE FAZEM PARTE
Um ambiente em que os espaos dos minerais, vegetais, animais e humanos so respeitados, porque existe uma conscincia de que cada um deles tem o direito de existir. E quem determina esse direito a prpria pluralidade da vida, que criou seres to numerosos e diversificados .

EXISTE UMA HIERARQUIA DE PODER NA VIDA E NESTA HIERARQUIA A PRPRIA VIDA A AUTORIDADE MXIMA
A prpria vida que, por vezes, se manifesta como o homem que desvia o curso de um rio ou dinamita uma montanha. E, por vezes, como o terremoto que destri uma cidade. Ou como o Sol, que possibilita a existncia da vida. Se ento a prpria vida que cria e permite a destruio (como nos terremotos, queima de florestas), ento tudo certo, podemos tambm ns, homens, destruir vontade? Se pensarmos bem, veremos que a lgica da vida e seus ciclos so muito maiores do que os da humanidade. Estamos includos neles, mas no os determinamos. O que voc acha?

109

Tirando alguns grandes fenmenos, como terremotos, furaces e vulces, somos, ns seres humanos, a segunda autoridade do planeta. E no pela quantidade: aqui existem muito mais insetos que pessoas. Ou gros de areia...

SOMOS AUTORIDADE, PORQUE SOMOS MAIS INTELIGENTES E A INTELIGNCIA NOS D PODER.


A inteligncia nos levou a construir pontes e, assim, a termos poder sobre os rios. A inteligncia nos levou a entender as sementes e, assim, adquirimos o poder de plantar. Como a inteligncia nos levou a dominar:

Distncias

Tempo

110

Fome

D outros exemplos do poder que temos sobre a natureza devido nossa inteligncia:

Mas nossa inteligncia vem crescendo aos poucos. Assim, muitas vezes temos exercido nosso poder de forma meio burra, sem perceber muito bem as consequncias a longo prazo, sem prestarmos ateno ao que pode acontecer paralelamente a certas aes.
Por exemplo, quando queimamos florestas para criar gado, matamos milhares de animais e plantas que viviam l. O que acontece quando jogamos o esgoto no mar ou nos rios?

Ou quando lanamos fumaa no ar?

111

Voc est vendo - ns temos poder sobre as matas, os rios, o ar, porque ns conseguimos atac-los e eles no conseguem se defender. Mas como estamos usando esse poder? Com pouca inteligncia, no mesmo? Rios, mares, ar, florestas, animais, esto todos a para compartilharmos a existncia. Para mutuamente nos enriquecermos. E assim que ser quando todos, desde crianas, tivermos essa conscincia .

Antigamente ningum pensava muito nesses assuntos, porque a populao mundial era pequena em relao rea do planeta e tambm porque no dispunha de instrumentos capazes de fazer um estrago muito grande, como bomba-atmica, usinas hidreltricas ou grandes fbricas.
Hoje, porm, os conceitos mudaram. Somos muito mais numerosos e com o aumento da populao vieram tambm maiores necessidades de alimento, vesturio, transporte, energia, abrigo, lazer, lixo, esgoto, etc.. E todas estas necessidades s podem ser supridas a partir de um nico lugar: a Natureza. Assim, fica fcil entender as transformaes causadas pelo homem sobre o meio ambiente para satisfazer estas necessidades. Este tipo de transformao ou impacto chamado de

IMPACTO AMBIENTAL

112

Pense um pouco na sua regio h, digamos, 200 anos atrs. Pense em como ela hoje. Reflita e resuma o impacto ambiental que ela sofreu:

E impacto ambiental ruim? Qual a sua opinio? Por qu?

Faz parte da vida, no mesmo? O mico-leo-dourado tem direito de existir nas florestas. E ns tambm temos o direito de viver nas cidades. As rvores tm direito de existir. E as casas e os mveis, precisam ser fabricados a partir de algum tipo de material Os rios tm direito de existir, com seus peixes e plantas. E o esgoto tem de ir para algum outro lugar! As fbricas tm de fabricar: chocolate, automveis, cadernos. E a fumaa txica tem de ser filtrada antes de ser lanada na atmosfera! Os carros tm de levar as pessoas a seus destinos. Mas no podem poluir tanto assim o ar!

O problema no o impacto ambiental. a pouca inteligncia com que ele ainda feito, em alguns lugares.
E se no usarmos a nossa inteligncia para minimizarmos estes impactos,

113

sem comprometer o desenvolvimento, correremos um grande risco. Mas temos de admitir que a luta dos ecologistas pela preservao de um meio ambiente harmonioso, respeitador da diversidade da vida, isto , da

BIODIVERSIDADE
tem surtido efeitos positivos. Mesmo sendo uma cincia nova comeou em 1866, na Alemanha, com os estudos do bilogo Ernest Haeckel - a Ecologia hoje respeitada e querida em todo canto.

Claro que ainda existem alguns opositores que deixam seus interesses pessoais, os de suas empresas e corporaes falar mais alto do que o bem-estar geral. Por exemplo, o pessoal que quer manter energias poluidoras como petrleo e carvo ao invs de incentivar e pesquisar outras formas mais limpas, como a solar, eletromagntica, etc. Ou o pessoal da indstria pesqueira que no respeita o ciclo reprodutor dos peixes, exterminando, assim, com muitas espcies... Cite outros grupos que permitem que seus interesses particulares se sobreponham ao interesse geral:

Voc v, uma questo de bom-senso. De ver mais longe e a mais longo prazo, de buscar o progresso hoje sem prejudicar o de amanh, isto , buscarmos o

114

DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO
De usar nossa autoridade de seres humanos, nosso poder sobre os recursos naturais, minerais, vegetais e animais, para nos enriquecermos e no para nos empobrecermos. Para melhorar nossa vida e no para pior-la. Para propiciar a evoluo dos seres e no seu extermnio. Para promover a harmonia e no o desequilbrio. Como dizem os ndios Sioux: Ns no herdamos a terra de nossos pais, mas a emprestamos de nosso filhos. Se no usarmos a nossa inteligncia para minimizar estes impactos, correremos um grande risco. Isto porque, ao causarmos impactos ao meio ambiente, afetamos uma enorme quantidade de seres - vivos ou no - e as relaes entre eles, ou seja, afetamos o

ECOSSISTEMA.
E a toda essa vastido de seres - plantas, insetos, microorganismos, seres humanos, ou seja, a vida em todas as suas formas, chamamos de

BIODIVERSIDADE

E este o ponto da questo. Preservar os ECOSSISTEMAS para q e o n s o d s n o v ment no cause IMPACTOS AMBIENTAIS u os eevli o demasiados nem destrua a BIODIVERSIDADE to necessria para a manuteno da vida no planeta. daqui para frente que temos de pensar: alguma devastao j foi feita, algum desequilbrio j foi criado - e, o leite derramado, no h como reaproveit-lo.

115

Mas podemos ser mais cuidadosos! Agora, que sabemos mais sobre os efeitos, podemos controlar melhor as causas. Agora, que percebemos que os interesses de alguns so s deles mesmos, podemos defender os nossos. Nos captulos seguintes vamos refletir sobre alguns dos principais problemas ambientais. A tomada de conscincia o primeiro passo para a mudana de atitude:

O MEIO AMBIENTE SOMOS TODOS NS: RIOS, PLANTAS, PEDRAS, MONTANHAS, HOMENS, PSSAROS... RESPEITEMO-NOS E CONSTRUIREMOS ASSIM UM AMBIENTE INTEIRO

116

AGUAS CLARAS

GUAS CLARAS

117

Imagine voc desidratado, no s um pouquinho, mas totalmente, tipo uvapassa. Imagine bananeira-passa, cachorro-passa, gente-passa... Que horror! Imagine a Terra-passa... Isso o que aconteceria se a gua terminasse e se pudesse haver vida sem ela. Mas no : a gua constitui cerca de 2/3 do planeta e de ns, seres humanos. Em alguns vegetais, como o alface, chega a ser 90%. Voc v que a questo da gua muito importante. No fundo somos todos aquticos (ou aquosos?)... E o estado das nossas guas o estado do nosso planeta. A terra recicla continuamente a gua entre os oceanos e os continentes atravs da evaporao e escoamento; a distribui sob a forma de chuva, rios, neve, mananciais e a armazena em lenis subterrneos, lagos, geleiras, nuvens, florestas...

Este padro tem sido alterado principalmente neste sculo: tanto a evaporao como a precipitao tm sido maiores, e com isso as chuvas e as temperaturas tm aumentado muito em algumas regies e diminudo em outras, trazendo grandes desequilbrios.
Mostre como isso vem acontecendo no Brasil - o drama das enchentes, etc.:

Outra mudana que est ocorrendo a alterao do nvel dos mare e perda de reas litorneas baixas. Qual ser a conseqncia disso?

119

Um ponto importantssimo quando consideramos a questo da gua o quanto que temos disponvel para consumo nosso, dos animais e das plantas, isto , o potencial de gua doce. Sabemos que ele representa 2,5% do total de gua na terra. A maior parte sob a forma de gelo, nos plos; outra parte nos lenis subterrneos. Para todos os rios, lagos e chuva estima-se que haja menos que 0,01%.
Voc acha que isso :

Muito Pouco

Razovel

At agora tem sido suficiente, mas com o aumento da populao mundial comea a surgir um perigo: falta de gua. No pelo que as pessoas bebem o problema est na maior necessidade de produzir alimentos e conseqente aumento do uso da irrigao na agricultura. Voc sabia que 73% da gua potvel consumida usada na irrigao?E agora o pior: grande parte perdida devido a tcnicas ineficazes. Reflita sobre o dilema: precisamos produzir mais alimentos. Para isso precisamos irrigar as plantaes. Ao irrigar as plantaes perdemos grande quantidade de gua. Qual sua sugesto para resolver isso?

E no basta pensarmos na quantidade das guas. Temos de pensar tambm na sua qualidade. Como queremos nossas guas?

120

Com certeza voc respondeu algo semelhante a

CLARAS LIMPAS VIVAS


Todas elas:

DA CHUVA DOS MARES DOS RIOS DAS FONTES DOS LAGOS AS SLIDAS AS LQUIDAS AS GASOSAS
Claro! Queremos tambm a neve limpa, as geleiras, as nuvens, o vapor.Ns todos, homens, animais, plantas, solo, precisamos dela para beber. E outros tantos animais e plantas precisam dela tambm para morar. Quais os animais marinhos de que voc mais gosta?

Alm disso as guas so importante fonte de alimentos: peixes, algas, crustceos, frutos do mar. Em muitos lugares eles so a maior fonte de
121

protenas disponvel populao. E como no pensar na maravilha dos oceanos, na delcia do banho de mar, no que rios e lagos embelezam as paisagens criando o turismo e com ele o desenvolvimento de tantas regies... E voc acredita que, com tudo isso tem gente que joga o esgoto nos rios, lixo no mar, agrotxicos nos lagos...? Isso sem falar nos navios petroleiros que vez ou outra deixam vazar petrleo nos oceanos, sujando as guas e praias, matando milhares de peixes e aves marinhas... Pior que isso s o lixo txico que fica passeando de navio, de um lado para outro, at que algum pas mais descuidado permita que seja despejado nas proximidades, ou mesmo no meio de algum oceano. A natureza forte, resistente. Tem uma grande capacidade de agentar e transformar todo esse lixo. Mas essa capacidade tem limite, e em muitos lugares esse limite est sendo ultrapassado. Cite alguns rios que ficaram completamente poludos pelo esgoto despejado neles.

Em outros lugares conseguiram intoxicar at a chuva! Voc j ouviu falar da chuva cida? No norte da Europa queimam tanto carvo e petrleo que poluem o ar com produtos qumicos. Como eles no se dissipam, quando se juntam ao vapor dgua na atmosfera transformam-se em chuva cida.

122

E sabe quais seus efeitos? Assinale com um x os que considerar mais provveis:

sobre rios e lagos: matam plantas e peixes sobre o solo: torna-o mais cido, menos produtivo sobre as plantas: as colheitas se tornam txicas sobre os animais que bebem as guas: afeta a sade sobre as aves que se alimentam dos peixes: tornam-se raras sobre os mares: peixes esto sendo afetados geneticamente sobre as florestas: morte e enfraquecimento das rvores sobre as construes: materiais vo se corroendo sobre a sade das pessoas: problemas respiratrios, alergias todos esses e mais alguns que, com certeza, ainda vamos descobrir mais tarde.
E os problemas nos oceanos s no so maiores, porque eles so muito fundos... Mas em grande parte seu equilbrio j est afetado por:

esgotos sem tratamento derramamento de petrleo resduos txicos industriais e agrcolas que so despejados no mar testes com armas nucleares pesca predatria destruio do habitat marinho e litorneo

123

Que pena! Limpar isso tudo vai dar um trabalho enorme, mas possvel. Pior mesmo perdemos para sempre milhares de espcies animais e vegetais. preciso tomar mais cuidado com os estragos que estamos causando de modo geral. E mais ainda com certos lugares especiais, como os recifes de coral da Austrlia, os manguesais da costa da frica, ndia, Flrida e Amrica do Sul, os esturios de alguns rios como o Amazonas, o Pantanal Mato-grossense. Esses lugares precisam ser transformados e mantidos como reservas ecolgicas, protegidos da poluio e da destruio. Por que so lugares preciosos e insubstituveis, verdadeiros tesouros de fauna e flora, nicos no planeta! Cite algumas reservas ou parques ecolgicos sobre as quais voc j ouviu falar, leu ou conheceu pessoalmente:

Quais as providncias que teremos de tomar para tornar nossas guas - claras, vivas e limpas?

Veja se voc se lembrou de citar: Diminuir a poluio por produtos qumicos, txicos, agrotxicos, esgotos, lixo, lixo radioativo, derramamentos de petrleo, testes nucleares, e acima de tudo

mudana de comportamento das pessoas, maior respeito s guas.

124

EDUCAO - ENSINAR S CRIANAS, DESDE PEQUENAS, A IMPORTNCIA DA GUA, SUA INTERRELAO COM TODA A VIDA DO PLANETA, A NECESSIDADE DE VIVERMOS DE UMA FORMA QUE NO AS PREJUDIQUE, DE BUSCARMOS UM DESENVOLVIMENTO ECONMICO QUE LEVE EM CONTA SUA PRESERVAO.
Seno... O que voc acha que aconteceria com a vida no planeta Terra se polussemos todas as guas? Pense na gua que voc bebe ou toma banho, no lazer das pessoas, na produo de alimentos, nos peixes e outros animais que vivem nos oceanos...

O desastre no vai acontecer. J estamos conscientes. A natureza nos deu vrios toques e j estamos aprendendo a consertar alguns estragos. Em Londres, limpamos o Tmisa e, em So Paulo, estamos fazendo o mesmo com o Rio Tiet. Recolhemos o petrleo derramado no Alasca, e, uma por uma, lavamos milhares de gaivotas e focas... Montamos guarda para proteger os recifes da Austrlia e cercamos a Juria para garantir que ela continue linda. Enfim, entre tapas e beijos vamos nos relacionando com nossas guas. Que tal aumentarmos os beijos?

125

BICHO TAMBM GENTE?

BICHO TAMBM GENTE?


Voc j viu um pssaro dod? Nem eu! E sabe por qu? Mataram todos. J pensou se tivessem matado tambm os elefantes, os lees marinhos, os golfinhos e as gaivotas? E os beija-flores? Ou as estrelas-do-mar? As baleias foram salvas por um triz. Em vrios pases foram feitas campanhas para sua preservao, os rgos internacionais proibiram seu comrcio, algumas ONGs (Organizaes No Governamentais), como o GreenPeace, filmaram a violncia de sua caa e mostraram nas televises do mundo todo. Deu certo. Hoje a populao de baleias voltou a aumentar. Valeu a reclamao. Algumas espcies tem sido mortas diretamente - pela caa exagerada, pela pesca predatria, que no respeita os perodos de reproduo e o crescimento dos filhotes. Outras espcies vo se escasseando pela destruio do seu habitat, isto , da sua moradia natural. Quando destroem, por exemplo, uma floresta tropical, ou para usar as rvores ou para fazer pasto, os animais que habitavam essa floresta tendem a desaparecer, porque perdem sua fonte de alimento e at seu jeito de viver. Voc pode imaginar macacos sem rvores para pular de galho em galho? Qual a importncia das rvores para avida e crescimento desses animais?

Alm disso, muito difcil os animais silvestres, isto , de florestas, procriarem em cativeiro. Assim, mesmo que se conseguisse recolher alguns indivduos, a continuidade da espcie estaria ameaada - uma perda para todos. Esse o caso do macaco-aranha, do mico-leo-dourado, do orangotango,

129

do gorila africano, para no falar de espcies menores de pssaros, insetos e plantas que, segundo dizem os especialistas, desaparecem a um ritmo de vrios por dia. No s as florestas abrigam animais! Nos Estados Unidos, por exemplo, tambm as pradarias, antigo lar de imensas manadas de bfalos e cervos, foram progressivamente sendo usadas para pecuria e plantao de milho. Os herbicidas acabaram matando as ervas daninhas que eram o alimento de animais menores, rpteis e pssaros, e assim, todo um sistema ecolgico foi praticamente destrudo. Essas perdas de patrimnio so lamentveis, mas serviram para alguma coisa: ocupao do homem. E o que dizer da matana de tigres, leopardos e raposas para fazer casaco de pele? Ou de elefantes para, com seus chifres, fabricar enfeites de mesa? Ou dos de rinocerontes para fazer remdio? As savanas africanas e as florestas do extremo oriente que j abrigaram grandes populaes desses magnficos animais contam hoje com pouqussimos remanescentes.

Mas h sempre uma luz no fim do tnel e, no caso, felizmente, ela j est aparecendo.
Em 1872 surgiu pela primeira vez a idia de proteger a vida selvagem plantas, animais e at paisagens naturais e assim foi criado nas Montanhas Rochosas, nos Estados Unidos, o Parque Nacional de Yellowstone. Em 1922, o rei da Itlia transformou tambm em parque nacional a reserva de Gran Paradiso para proteger o cabrito alpino e seu habitat. E, a partir da, quase todos os pases passaram a criar seus parques nacionais e reservas ecolgicas. Preservam, assim, suas riquezas naturais e garantem sua sobrevivncia econmica abrindo esses parques visitao de turistas e cientistas. Como parques e reservas podem ajudar a preservar florestas e animais?

130

Claro que os turistas devem ser educados para no poluir com lixo, no arrancar plantas ou caar animais. Os parques mais organizados mostram vdeos sobre sua vida natural e distribuem folhetos com instrues e regras a serem observadas durante a visita. A idia que passam : este parque visitado por milhes de pessoas anualmente. Tudo o que voc fizer, pense nas conseqncias quando multiplicado por esses milhes! Que responsabilidade! Melhor mesmo seguir o lema do turista ecolgico:

NO SE TIRA NADA A NO SER FOTOS NO SE DEIXA NADA A NO SER PEGADAS NO SE PERDE NADA A NO SER O TEMPO NO DE LEVA NADA A NO SER RECORDAES
Alm dos parques e reservas, outra forma de preservar espcies animais e de possibilitar que sejam apreciadas pelas pessoas so os zoolgicos. Comearam com uma srie de jaulas onde colocavam lees, pumas, leopardos, ursos, mas evoluram bastante e, hoje, quase todos procuram recriar o ambiente natural, colocando os animais em espaos maiores, com rvores e lagos. s vezes colocam vrias espcies juntas, como elefantes, girafas, antlopes, etc. E muitos zoolgicos tm at conseguido a reproduo de animais quase extintos em seu ambiente natural e ainda: os devolvem a ele. Foi o caso do orix rabe, uma espcie de cabrito que estava quase desaparecendo. Pegaram uns poucos remanescentes, levaram a um zoolgico nos Estados Unidos e o tratamento foi to bom que conseguiram criar uma manada de procriao, parte da qual, voltou a Oman, seu lugar de origem. O mesmo se deu com os gansos havaianos, com vrias espcies de macaco, aves e outros

131

animais. Reflita um pouco sobre os elefantes, os lees, as florestas, as pradarias, os oceanos, as baleias, as aves-do-paraso, os tigres e os leopardos, e faa uma redao com o tema: A terra da emoo

Animal no gente, mas a Terra tambm no s da gente. Ela tambm dos bichos, das plantas, das pedras, que tm tanto direito de existir como ns mesmos. Claro que cada um em seu lugar: ningum esperaria encontrar um tigre no restaurante. Mas, provavelmente, eles tambm no esperam encontrar um homem em sua clareira. Em seus 12.756 Km de dimetro, com certeza h na Terra lugar para todos.

E a Terra de todos ns. Ou melhor, ns somos todos da


132

Terra - nossa grande me.

133

QUANTO LIXO!

QUANTO LIXO! Voc acredita que em alguns lugares do mundo uma pessoa produz o dobro do seu peso, por dia, de lixo? Pois verdade! Quando pesquisadores somaram todo o lixo das cidades e das fbricas, tanto o slido, como o lquido e o gasoso e dividiram o total pelo nmero de habitantes, foi a esse nmero que chegaram. O lixo tanto que no sabem mais o que fazer com ele: se jog-lo no oceano, enterr-lo, queim-lo, recicl-lo ou lev-lo para qualquer outro lugar, contanto que seja longe (s que o longe de uns o perto de outros...). Voc j parou para pensar porque geramos tanto lixo?

E no pense que os nicos problemas do lixo so a feiura e o mau-cheiro. Com o tanto de produtos qumicos, muitos dos quais altamente txicos que so usados nas vrias etapas do processo industrial, a quantidade do que os especialistas chamam de rejeitos perigosos vem aumentando em propores assustadoras. Chumbo, mercrio, lixo hospitalar contaminado, lixo nuclear, alm de txicos, perma-necem na terra, no ar, nos rios e oceanos por milhares de anos! muito mais fcil produzir lixo do que nos livrarmos dele. E ainda por cima caro tratar desses rejeitos para que eles fiquem menos txicos. Assim, o sistema poltico, econmico e industrial acha mais fcil continuar envenenando a natureza...O que voc pensa disso?

Saiba que o problema causado pelo lixo urbano, isto , o lixo das casas, lojas, restaurantes, no menor! So milhares de toneladas por dia, nas grandes cidades.

137

S para voc ter uma idia: existe um aterro perto de Nova York onde, todos os dias, so jogadas 20.000 toneladas de lixo slido. Segundo pesquisa, logo ele se tornar um dos pontos mais altos da Costa Leste americana e chegar a se tornar ameaa aos avies. Pior que isso o que ocorre nos pases subdesenvolvidos, onde os lixes so ameaa a toda uma populao de miserveis que vive de vasculh-lo. Contraem a doenas que, por vezes, se transformam em epidemia, como a do clera, que iniciada em Lima, no Peru, se espalhou at o Mxico. Infelizmente, os lixes a cu aberto existem ainda em grande nmero de pases, inclusive no nosso. Existe uma outra forma de tratar o lixo: so os aterros sanitrios - buracos imensos onde ele jogado com a esperana de que se decomponha. Isso realmente acontece, mas s custas de gerar metano, que pode provocar exploses no subsolo e contribuir para o efeito estufa, quando liberado na atmosfera sem tratamento adequado. Mas nem lixes nem aterros so suficientes. O lixo tanto que passaram a queim-lo. Os incineradores pareciam uma boa soluo, at que perceberam que a fumaa resultante produz poluio altamente venenosa, porque concentra, entre outros poluentes, mercrio, chumbo e enxofre. A principal conseqncia da incinerao, portanto, a transferncia do lixo de um lugar para outro, em forma de gs liberado na atmosfera, onde permanecer por muitos anos. Como o problema grave, os pases ricos pensaram em exportar o lixo para pases pobres, mediante pagamento. Se o GreenPeace, a famosa Organizao No Governamental ambientalista no tivesse feito um escndalo, dezenas de milhares de toneladas de lixo americano teriam ido parar no Tibete.

H uma outra soluo mais razovel, mas ainda pouco


138

econmica - a reciclagem, isto , o reaproveitamento do refugo.


Alguns projetos de reciclagem deram timos resultados, mas a dificuldade que as coisas so feitas e embaladas tendo-se em vista sua utilidade e marketing, isto , potencial de vendas - sem se pensar no lixo que ser gerado ou nos produtos txicos que vo liberar ao serem reaproveitados. Com isso a reciclagem se torna mais complicada, mais cara, mais rara. Voc j participou de algum projeto de reciclagem, separando os vidros dos papis, das latas e das comidas? Como tudo isso poderia ser reaproveitado, se as quantidades fossem apropriadas? Reflita um pouco e d sua resposta.

VIDROS

ALUMNIO

PAPEL

ORGNICOS

RESTOS

Voc est vendo que o problema do lixo srio. Precisamos mudar nosso modo de pensar. Como diz Al Gore, famoso ambientalista

NO PODEMOS SIMPLESMENTE CRIAR QUANTIDADES CADA VEZ MAIORES DE LIXO, DESPEJ-LOS NO MEIO AMBIENTE E FAZER DE CONTA QUE ISSO NO TEM IMPORTNCIA...
139

Ns, seres humanos, aumentamos em nmero e no poder de modificar o mundo. Comeamos, ento, a criar rejeitos que superam - em quantidade e potencial txico - a capacidade do meio ambiente de absorv-los ou reuslos a uma velocidade compatvel com a que so produzidos. Enfim, temos que tomar uma deciso:

1. Mudar os processos de produo e consumo para reduzir a quantidade de lixo. 2. Descobrir uma forma saudvel de dar fim aos rejeitos que inevitavelmente sobram.
Embora sem fazer parte dos chamados pases ricos, o Brasil, principalmente nas grandes cidades, tambm enfrenta esse problema. E o consumismo tambm causa importante em certas faixas da populao. Pense em voc, na sua casa, na sua escola, na quantidade de embalagens de papel e tantas outras coisas, que vo para o lixo: Como voc poderia contribuir para diminuir esse problema?

EM CASA:

NA ESCOLA:

NO TRABALHO:
140

O que a sociedade poderia dizer aos industriais e s empresas de publicidade no sentido de diminuir o lixo?

Vamos pensar juntos: produtores, consumidores, polticos, adultos, crianas.

VAMOS CRIAR UMA NOVA MENTALIDADE A RESPEITO DA UTILIZAO DOS BENS QUE, EM LTIMA INSTNCIA, A NATUREZA QUE NOS OFERECE. VAMOS ABRIR MO DOS ABUSOS E CONTROLAR OS USOS PARA QUE O QUE SOBRA HOJE NO FALTE AMANH, E PARA QUE O QUE NOS DELICIA NO PRESENTE NO NOS ENVENENE NO FUTURO.

141

A TERRA NOSSO CHO

A TERRA NOSSO CHO


A superfcie da terra, que pode ser comparada nossa prpria pele, vem sofrendo inmeras agresses:

DESMATAMENTO IRRIGAAO DESORDENADA CONTAMINAO POR LIXO TXICO CONTAMINAO POR RADIAO POLUIO POR FERTILIZANTES QUMICOS ENVENENAMENTO POR PESTICIDAS, FUNGICIDAS E HERBICIDAS
E est respondendo a essas agresses com:

EROSO DESERTIFICAO DESEQUILBRIO DO CLIMA EM TODO O GLOBO DESEQUILBRIO DO CICLO DAS GUAS DESTRUIO DE MILHARES DE SERES VIVOS DESTRUIO DE INFORMAES GENTICAS DO PLANETA SALINIZAO
O que voc pensa ao ler estas informaes? ( ( ( ( ) ) ) ) So exageradas, Deus vai dar um jeito, O governo tem que tomar providncia, Temos, todos ns, que ser mais conscientes de como estamos tratando a Terra.

145

Ns teramos assinalado a ltima alternativa. E o que sermos mais conscientes de como estamos tratando a Terra?

equacionar os vrios lados da questo, avaliando a importncia de cada um deles a curto, mdio e longo prazos.
No seramos conscientes se dissssemos simplesmente: no vamos mais usar fertilizantes, porque a produtividade das lavouras cairia tanto que em breve haveria falta de alimentos. Mas tambm no seria sbio dizermos: o que importa acabarmos com as pragas, se a terra ficar envenenada, depois a gente resolve... Estamos justamente nessa fase: usaram agrotxicos e fertilizantes qumicos vontade e agora temos de resolver... Que recado voc mandaria s geraes anteriores a sua, a esse respeito?

Voc est entendendo onde queremos chegar? Vamos levantar os vrios lados da questo, vamos separar os resultados esperados dos efeitos colaterais indesejados, vamos tentar encontrar solues mais inteligentes para nossos problemas. A populao humana aumentou muito no incio do sculo at agora. Somos, hoje quase 5 bilhes. Gente ocupa espao, tem de comer, beber, vestir-se, morar, ir para a escola, divertir-se. Muitos lugares que eram mata tiveram de ser transformados em cidades.

Mas no seria possvel escolher lugares e ocup-los preservando a harmonia com a paisagem?
146

Ex.: cidades planejadas que mantm parques, lagos e matas, e onde se aproveitam os rios para reas de lazer? O que voc acha dessa soluo ?

Outra questo: comida e roupa vm da natureza - o algodo para o tecido tem de ser plantado, assim como o arroz, o feijo, etc. Para se ter uma boa colheita necessrio terra rica em nitrognio e fsforo; importante que os insetos no destruam a plantao e que as ervas daninhas no a enfraqueam. Quando a terra no naturalmente rica e quando h pragas de origem animal ou vegetal, torna-se necessrio adub-la e proteger a plantao com defensivos.

Que adubos e defensivos poderiam ajudar as plantaes sem envenenar a terra? Ser que no hora de obrigarmos as indstrias a respeitar essas exigncias?
Presso da sociedade e mudana da legislao poderiam surtir efeito, voc no acha ? O que mais voc sugere para protegermos a Terra?

A gua fundamental para as plantas, e nem sempre se pode contar com a chuva, que em muitos lugares insuficiente. Para suprir a falta de chuvas usa-se a irrigao. Segundo pesquisas, 75% da gua destinada irrigao , entretanto,
147

perdida ou utilizada de maneira imprpria. E como conseqncia os lenis de gua subterrneos esto se esgotando e est aumentando a salinizao, isto , a quantidade de sal na terra.

Na sua opinio, o que mais pesquisa nessa rea, conscientizao dos agricultores e controle por parte da comunidade poderiam trazer como conseqncia?

As grandes florestas tropicais esto sendo derrubadas para dar lugar a atividades econmicas diversas: criao de gado, plantao de soja, etc. Sabe-se que as grandes florestas tm grande importncia na manuteno do equilbrio do clima, do ciclo das guas, que o habitat de milhares de seres animais e vegetais que morreriam fora dela e que nela h um potencial incalculvel de riqueza gentica. Alm disso, estamos apenas comeando a descobrir as possibilidades medicinais e bioqumicas da infinidade de plantas l existentes.

Qual a sua opinio sobre formas alternativas de uso das florestas, como por exemplo explorao da biodiversidade, criao de banco de dados genticos, laboratrios de pesquisa farmacutica?
E por que no criar gado e plantar soja em regies em que o prejuzo para a biodiversidade e para o clima do planeta sejam menores ou mesmo inexistentes?

148

Saiba que isso j est acontecendo em boas propores devido aos protestos dos ecologistas nacionais e internacionais, que alertaram a populao, pressionaram os polticos, mudaram as leis e exigiram seu cumprimento. Voc se lembra de ter visto algum protesto deste tipo nos jornais ou na T.V. ? Como foi ?

Como voc v, estamos aprendendo. Alguns mais rapidamente que outros. Alguns com interesses mais abrangentes e a mais longo prazo. Outros, com interesses mais pessoais e imediatistas.
Voc quer ver como isso acontece? Suponha que o governo entregue duas grandes reas de terra para serem exploradas, isto , para que nelas sejam iniciadas cidades e atividades agrcola e pecuria. Uma das reas dever ser planejada e dirigida por um grupo de pessoas conscientes, comprometidas com o desenvolvimento sustentado e com o equilbrio ecolgico (Grupo A). A outra rea, por pessoas interessadas basicamente em produtividade e lucro (Grupo B). O que voc supe que cada um deles faria com a terra?

GRUPO A

149

GRUPO B

Como voc avalia cada um desses projetos?

E se fosse voc o responsvel pelo desenvolvimento de uma rea de terra, como seria seu planejamento? O que voc levaria em considerao para a explorao desse local?

Como vimos, o respeito Terra mais de que importante. vital para a nossa sobrevivncia e para a sobrevivnvia de nossos filhos e netos. Como diz um velho ditado indgena:

NS NO HERDAMOS A TERRA DE NOSSOS PAIS; NS A TOMAMOS EMPRESTADA DE NOSSOS FILHOS

150

E SE O AR ACABAR?

E SE O AR ACABAR ?
Respire fundo. Encha o pulmo e sinta o ar puro pelo seu corpo adentro. Sinta como ele vital para todos os seus gestos e movimentos. Pense agora no ar poludo e cheio de gases txicos. Este ar sujo, indo parar dentro dos seus pulmes e da sua corrente sangunea. No precisamos pensar muito para dizer qual das duas experincias foi a melhor. Isto porque

O AR ESSENCIAL PARA TUDO O QUE VIVO, E SUA QUALIDADE INFLUENCIA A QUALIDADE DE VIDA DE TUDO
O ar, ou melhor, a Atmosfera, ainda no chegou ao ponto de se tornar intragvel. Entretanto, ns j estamos causando estragos difceis at de se imaginar. Com certeza voc j deve ter lido ou ouvido alguma coisa sobre a

Camada de Oznio. A Camada de Oznio protege a vida aqui embaixo, pois atua como um filtro solar, tornando os raios de sol mais fracos.
Mas estamos criando um buraco nesta camada. Ao usarmos certos tipos de produto como os CFCs existentes em alguns aerossis, geladeiras e ar condicionado, estamos contribuindo para abrir ainda mais este buraco. H ainda o to falado efeito estufa, isto , o aumento, na atmosfera, dos gases que impedem que o calor solar escape. Qual seria o efeito do aumento exagerado desses gases? Voc sabe que gases so esses? Os principais so:

153

e carbono, Assinale o que aumenta sua produo:

Dixido de cabono, Metano, Nitrognio Clorofluorcarbonos (CFC)

( ( ( ( ( ( ( (

) ) ) ) ) ) ) )

fumaa de automvel queima de petrleo queima de carvo queima de gs natural fertilizantes qumicos aerossis ruminao do gado gs de geladeira

Se voc assinalou todos, acertou. Tudo isso vai formando na atmosfera uma camada que aprisiona o calor, como o vidro em uma estufa. E se o calor aumentar muito na terra, o problema no ser resolvido s com ventiladores. Pense no gelo, na neve, nas calotas polares derretendo. O que aconteceria com os rios, os mares e mesmo as terras vizinhas, se aquilo tudo comear a derreter?

Voc j est ficando apavorado? J est pensando nas frias na praia, naquele barzinho que pode ficar embaixo dgua? um risco que no precisamos correr.

154

O que a nossa civilizao pode fazer para impedir o aumento do efeito estufa?

Voc deve ter mencionado coisas do tipo: Usar menos combustvel, usar combustveis menos poluidores, retirar deles os poluentes antes que cheguem ao ar. O que e por que estas medidas tm a ver com:

MAIS TRANSPORTE COLETIVO CATALISADORES NOS ESCAPAMENTOS DE VECULOS COMBUSTVEIS MENOS POLUENTES ECONOMIA DE TODOS OS TIPOS DE ENERGIA
Elas tm tudo a ver, no mesmo? Ao usarmos transporte coletivo, regularmos o motor do carro, utilizarmos combustveis menos poluentes e economizarmos mais energia, estamos sujando menos a atmosfera, alm de utilizar mais racionalmente os recursos naturais. Voc j sabe que as florestas absorvem muito dixido de carbono, aquele gs que um dos principais responsveis pelo efeito estufa. O que, ento, deveramos fazer com as florestas, em todo o mundo?

155

E quanto ao lixo qumico, txico e radioativo, cuja queima libera gases venenosos na atmosfera. Como voc v essa questo?

Como grande parte da poluio da atmosfera causada por nosso jeito de conseguir energia, vamos ver quais so eles. Analise todos eles e conclua qual o mais adequado para a regio em que voc vive

FONTES DE ENERGIA e

DESVANTAGENS
Causa chuva cida, Perda de terras para minerao

VANTAGENS
A poluio pode ser controlada a um certo custo No polui O combustvel gratuito

Termoeltrica (carvo/petrleo) Energia elica (dos ventos)


Pode estragar a paisagem Barulhenta. Precisa de uma grande rea de terra Alaga grandes reas, destruindo o habitat original. No causa poluio do ar Produz lixo radioativo. Perigos ao meio ambiente Precisa de grandes reas para a instalao de painis solares

Energia hidreltrica
Cria um novo habitat para espcies aquticas

Energia nuclear
No causa poluio do ar Usinas ocupam pequenas reas No causa poluio do ar Energia gratuita renovvel

Energia solar

156

Nos pases desenvolvidos, a populao tem brigado muito com os poluidores da atmosfera e conseguido grandes vitrias:

- REDUO DA TAXA DE CHUMBO NA GASOLINA - MOTORES E COMBUSTVEIS MENOS POLUENTES - PROIBIO DO USO DE CFCs EM AEROSSIS E SPRAYS - PROIBIO DA INCINERAO DO LIXO TXICO - MAIOR SEGURANA EM USINAS NUCLEARES - MAIOR CONTROLE SOBRE PRODUTOS QUMICOS PERIGOSOS
uma grande esperana! Mais uma vez, vamos enfatizar a necessidade de pensarmos de forma mais abrangente e a mais longo prazo em tudo o que se refere ao meio ambiente. J aprendemos que no podemos usar a natureza como um grande saco de lixo. Ou como uma fonte inesgotvel de recursos para satisfazer nosso insacivel apetite por tudo...

Se tivermos bom senso, o ar estar a, puro, por um bom tempo, ainda. Assim como os rios, os mares, as matas, os animais. E ns todos partilharemos da grande aventura de viver no planeta Terra.

157

PRESERVE OS HUMANOS

PRESERVE OS HUMANOS CRIANAS ABANDONADAS VTIMAS DE GUERRA DROGADOS CRIMINOSOS SEM-TETO SEM TERRA DOENTES ESTRESSADOS INFELIZES IGNORANTES FAMINTOS
H uma imensido de humanos, em todo o planeta, vivendo em alguma dessas condies. E essas so todas

CONDIES INSUSTENTVEIS
Se j podemos determinar com tanta segurana o que um perfeito espcime animal e qual o ambiente mais adequado para ele, se at criamos esse ambiente (como fazemos para cavalos de raa ou gado leiteiro), como no fazer o mesmo para os seres humanos? O que voc acha?

A quais das causas seguintes voc atribui os problemas mencionaos? Complete a seguir:
161

(A) azar

(B) governo

(C) a prpria pessoa (E) famlia (G) educao

(D) situao econmica (F) sociedade

1. Crianas abandonadas:........................................................ 2. Vtimas de guerra:.............................................................. 3. Drogados:.......................................................................... 4. Criminosos:........................................................................ 5. Sem-teto:........................................................................... 6. Doentes:............................................................................ 7. Estressados:....................................................................... 8. Infelizes:............................................................................. 9. Ignorantes:......................................................................... 10. Famintos:........................................................................... O assunto complexo, no mesmo? As causas esto, em geral, interligadas e produzem vrias conseqncias ao mesmo tempo: muitas vezes os criminosos so tambm drogados e ignorantes. Os estressados so infelizes. A sociedade que permite governos ineficientes, mas o governo que determina o tipo de educao que poderia gerar uma sociedade melhor. Por outro lado, a situao econmica exerce grande influncia sobre a famlia e esta sobre a pessoa. Reflita um pouco sobre as causas possveis dos problemas que estamos analisando - a condio dos excludos da vida saudvel, produtiva e feliz - e mostre a inter-relao entre entre elas:

162

Reflita tambm sobre os excludos: Quais deles tocam mais sua sensibilidade?

Que problemas voc acha mais difceis de resolver?

Que problemas voc acha mais fceis?

Nesse assuntos h espao para muita discusso, mas uma coisa certa: temos de partir da aceitao desses fatos. No adianta querer tapar o sol com a peneira:

UMA PARCELA DA HUMANIDADE SOFRE MUITO


E o segundo passo o oposto do primeiro:

NO PODEMOS ACEITAR ESSES FATOS

163

Por qu? Porque a humanidade somos todos ns. Algum aceitaria tranqilamente ter o p cortado e no colocar nem um esparadrapo? Ou saber que tem cncer e no fazer tratamento? Por que, ento, aceitaramos saber que tantos de ns sofrem e pretendermos que isso no tem nada a ver conosco? Ser que nos tornamos insensveis, de tanto ver desgraa na televiso? Ser que no distinguimos mais o que fico e o que realidade? Ser que a violncia dos filmes nos anestesiou para a violncia da vida? Voc acha que a TV pode ser uma das responsveis pela insensibilidade da sociedade diante do sofrimento dos marginalizados? Por qu?

Mas e quando existiam marginalizados e no existia a TV?

Talvez tenhamos que ir mais fundo para encontrar a causa da marginalizao. Talvez tenhamos que tocar os coraes para encontr-la: o corao do marginalizado, o corao de cada um e o da sociedade. Porque se o corao fechado do poltico que o leva a se apropriar de verba destinada educao, o corao do drogado que o

164

dopou para o milagre da vida, e o de cada um de ns que nos cega para o lado triste da realidade. No que devamos focalizar toda nossa ateno nele: ele apenas uma pequena parte da perfeio csmica - e tem sua razo de ser, como vimos no incio deste livro: a totalidade da vida contm tudo - todos os opostos e o que est entre eles. Mas como vimos, tambm, a vida dinmica, est sempre se modificando; e tambm evolutiva, tende para a realizao de seu potencial. Podemos considerar que a parcela marginal da humanidade aquela parcela que ainda no realizou seu potencial de participao na vida, que ainda no atingiu o nvel de sade, alegria e conscincia que caracteriza a humanidade realizada.

E, ESSA PARCELA, S NOS CABE AJUDAR. ASSUMIR O PAPEL DAS FORAS EVOLUTIVAS QUE, EM ALGUM MOMENTO, E DE ALGUMA FORMA, NOS IMPULSIONARAM PARA QUE PUDSSEMOS SER O QUE HOJE SOMOS.
Como? Como voc acha? Pense um pouco, consulte seu corao. D uma olhada no livro Vivendo em Sociedade desta Coleo Aventura Humana e pense nas ONGs, na Declarao dos Direitos Humanos, na Cidadania. Voc pode preferir uma ao individual ou coletiva, isto , ajudar sozinho ou participar de algum grupo. E na rea que voc gostar mais: crianas, doentes, etc. Pense, abra seu corao e deixe que dele saia a resposta: como posso ajudar?

165

AGENDA 21 ROTEIRO DE UM IDEAL

AGENDA 21 - ROTEIRO DE UM IDEAL


Como voc viu, os problemas que o planeta est enfrentando so srios, e globais. A atmosfera no obedece as fronteiras geogrficas, portanto, a poluio de um pas pode ocasionar chuva cida em outro. O desmatamento da Amaznia interfere no clima da Europa, etc. Partindo dessa constatao, governos de todo o mundo se reuniram no Rio de Janeiro, em 1992, para discutir os problemas ambientais comuns. Foi a famosa ECO 92, cujas concluses esto contidas na Agenda 21.O que voc sabe sobre a ECO 92?

A Agenda 21 um documento assinado por 170 pases participantes da Rio 92 (Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano), foi o maior esforo conjunto, feito por governos de todo o mundo, para identificar as aes que combinem o desenvolvimento com a proteo do meio Ambiente. Ele dividido em 4 sees: - Aspectos sociais e econmicos: as relaes entre Meio Ambiente e pobreza, sade, comrcio, dvida externa, consumo e populao. - Conservao e administrao de recursos: as maneiras de gerenciar recursos fsicos como terra, mares, energia e lixo para garantir o desenvolvimento sustentvel. - Fortalecimento dos grupos sociais: as formas de apoio a grupos sociais organizados e minoritrios que colaboram para a

169

sustentabilidade. - Meios de implementao: financiamento e papel das organizaes governamentais e no governamentais. Em primeiro lugar, a proposta mais consistente que existe de como alcanar o desenvolvimento sustentvel, isto , de como podemos continuar desenvolvendo nossos pases e nossas comunidades sem destruir o meio ambiente e com maior justia social. Em segundo lugar, um planejamento do futuro com aes de curto, mdio e longo prazos, em outras palavras, reintroduz uma idia esquecida de que podemos e devemos planejar e estabelecer um elo de solidariedade entre ns e nossos descendentes, as futuras geraes. Em terceiro, trata-se de um roteiro de aes concretas, com metas, recursos e responsabilidades definidas. Em quarto, deve ser um plano obtido atravs de consenso, ou seja, com todos os atores e grupos sociais opinando e se comprometendo com ele. Em resumo, a Agenda 21 estabelece uma verdadeira parceria entre governos e sociedades. um programa estratgico, universal, para alcanarmos o desenvolvimento sustentvel no sculo XXI.

VAMOS CONHECER A AGENDA 21 1. O QUE A AGENDA TRAZ DE INTERESSANTE PARA A POPULAO DE UM MODO GERAL?
Especialmente, a possibilidade de participar do planejamento dos servios bsicos que afetam seu dia a dia e influenciar a determinao das prioridades, bem como a distribuio delas no oramento municipal (transporte, sade pblica, ensino obrigatrio, se170

gurana e melhoramentos dos espaos pblicos). Ela muda o sistema comumente utilizado pelos governos locais para selecionarem prioridades e definir os programas de ao e os respectivos investimentos.

2. COMO PARTICIPAR DA AGENDA 21 LOCAL?


Atravs de iniciativas comunitrias (ao nvel do bairro, da escola, da empresa, do sindicato, etc.), atravs do Frum da Agenda 21 (a ser criado por lei/decreto Municipal) e dos Grupos de Trabalho. A comunidade deve acompanhar e participar das audincias pblicas e discusses do Frum e dos Grupos de Trabalho, atravs de seus representantes ou, quando possvel, pessoalmente.

3. QUEM FAZ A AGENDA 21?


Governo e sociedade. Trocando em midos, tanto o poder local, municipal, quanto as comunidades organizadas podem ter iniciativas e propor projetos para melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento sustentvel.

4. QUEM J EST IMPLANTANDO A AGENDA 21 L0CAL?


Sete cidades brasileiras, algumas pequenas outras com a complexidade do Rio de Janeiro, j iniciaram suas Agendas Locais: Santos, Porto Alegre, Curitiba, Vitria, Angra dos Reis, So Paulo e Belo Horizonte. Tambm h tentativas regionais como a do Vale da Ribeira, em So Paulo e da Regio Sul-Fluminense, que est comeando. Olhando para cada experincia, vemos que so muito diferentes, no existe uma receita. O importante, contudo, o objetivo e o processo participativo. So Paulo, comeou com projetos envolvendo a sade, o saneamento, a preservao dos recursos naturais, etc.

171

5. QUEM EST FAZENDO A AGENDA 21 NACIONAL?


Fazer a Agenda 21 Nacional responsabilidade da CIDES- Comisso Interministerial para o Desenvolvimento Sustentvel. O primeiro passo foi a confeco de um diagnstico, chamado de country-profile. Este primeiro documento j est sendo gerado e vai apontar para os planejadores e para ns cidados, quais so os pontos fortes do nosso planejamento e quais aqueles que vo merecer uma discusso maior, investimentos, etc.

6. COMO A AGENDA 21 LOCAL PREV A MELHORIA DA SITUAO DE TRANSPORTE, SADE, EDUCAO, SEGURANA, HABITAO, TRABALHO E SANEAMENTO?
A Agenda 21 estabelece metas para cada uma destas reas e no processo de elaborao da Agenda Local entra tudo o que tem a ver com a qualidade de vida das pessoas. Como no possvel resolver todos os problemas ao mesmo tempo, discute-se as prioridades e as opes de acordo com os princpios do desenvolvimento sustentvel. A participao das associaes de moradores, entidades ambientalistas e comunidade empresarial, junto com o poder pblico, ajudar na definio das prioridades de investimento. A Agenda 21 Local no uma soluo especfica mas uma metodologia que cria melhores condies para o encaminhamento de todas essas questes bsicas para a vida da populao.

7. COMO EU POSSO APLICAR A AGENDA 21 NA MINHA ESCOLA, BAIRRO OU RUA?


Claro que sim. Ao criar uma Agenda 21 para a sua escola, por exemplo, voc, os diretores, alunos e funcionrios estaro priorizando os problemas que afetam a qualidade de vida daquele local e propondo as solues.

172

Este caminho certamente no se far de forma isolada e sim, compartilhada com os pais de alunos, pessoas da comunidade vizinha e parceiros interessados em participar da construo de um plano de aes que visa melhorar as condies da escola e da comunidade do entorno. Este movimento pode vir a influenciar a definio dos programas de ao para a localidade e conseqentemente a alocao dos recursos municipais. Este raciocnio vale para a comunidade ou bairro. A aplicao da metodologia da Agenda 21 Local em comunidades especficas certamente uma importante via de participao dos cidados e uma forma de influenciar as propostas de solues para os problemas da cidade.

8. COMO A POPULAO PODE ENCAMINHAR PROJETOS PARA SEREM INCORPORADOS AGENDA 21 LOCAL?
As propostas podero ser encaminhadas ao Frum da Agenda 21 atravs dos espaos de representao j existentes na cidade, tais como os diversos Conselhos Municipais, o Plano Estratgico da Cidade e os Fruns do Oramento Participativo e da Reforma Urbana. Quando forem criados os Fruns Regionais da Agenda 21 Local em cada em RA ( Regio Administrativa), a populao poder encaminhar projetos e sugestes atravs das entidades da sociedade civil integrantes destes conselhos, tais como ONGs, igrejas, associaes de moradores, etc.

9. QUEM SO AS "AUTORIDADES LOCAIS"ENCARREGADAS DE ELABORAR A AGENDA?


As autoridades locais encarregadas da Agenda 21 Local so o Prefeito, seus Secretrios e a Cmara dos Vereadores. Mas devem ser estabelecidos mecanismos de participao das comunidades no processo.

173

10. OS PREFEITOS TM O DEVER DE SABER O QUE A AGENDA 21?


Sim. E devem comear dando o exemplo, aplicando os princpios do desenvolvimento sustentvel aos servios da prefeitura: reduzindo o desperdcio de energia nos prdios pblicos, incentivando a reciclagem, comprando produtos menos agressivos ao meio ambiente, etc. Cabe tambm ao Prefeito prover treinamento aos funcionrios municipais para que eles possam adequar sua atuao ao planejamento participativo. Os prefeitos que pretendem acompanhar o movimento histrico de nossa civilizao devem governar suas cidades sintonizados com esta proposta atual e desafiadora de gesto pblica.

11. O QUE ACONTECE COM OS MUNICPIOS QUE NO ELABORAREM SUAS AGENDAS LOCAIS?
Vo perder o bonde do desenvolvimento. Os municpios que no prepararem a sua Agenda Local deixaro de participar da discusso e elaborao de propostas para o desenvolvimento sustentvel, prejudicando o exerccio da cidadania. Alm disso, tero dificuldades de receber recursos externos para a aplicao em seus projetos e certamente fecharo vrias portas para o estabelecimento de parceriascom as diversas instituies envolvidas na elaborao da Agenda 21. Enfim, ficaro de fora de um movimento que global e que precisa das responsabilidades e compromissos locais para ter sucesso.

174

12. UMA VEZ CRIADO O FRUM DA AGENDA 21 LOCAL, COMO OS CIDADOS PODERO PARRTICIPAR DELE?
O Frum da Agenda 21, tambm chamado de Frum 21, um espao poltico do planejamento scio-econmico-ambiental participativo. O Frum constitudo de representantes governamentais e da sociedade e tem importantes atribuies: 1 r p e e t ro i t r s e d c muni a e . ersna s neess a o dd; 2 p o o g u o d t a a h s t mt c s . r p r r p s e r b l o e io; 3 f r e e s b i sC mara M u i i a d Ri d J n i oea . oncr usdo ncpl o o e a e r o P e e t s b e a f r a d p l t c sp b i a ; rfio or o mul o e o i a l c s 4 s g r ra o a d r c r o ; . uei lco e euss 5 e c mi h red v l a r l t r o d s a a i i a e ; . n a na iugr eais e us tvdds 6 ao . c mpanhar audi o i s tra. A manei ad a c muni a e eo c d d o s e v l e e e e e r eso dds s ias e novrm lgr com cri i s u r p e e t n e e a o p n a o t a a h s d tro es ersnats cm a h r s r b l o o Frum.

13. QUAIS OS INDICADORES DE QUE UMA SOCIEDADE EST CAMINHANDO NA DIREO DE SER SUSTENTVEL?
Desenvolvimento sustentvel o desenvolvimento que prov a todos os servios sociais, econmicos e ambientais bsicos, sem ameaar a viabilidade dos sistemas natural, social e construdo, dos quais estes servios dependem. Portanto o desenvolvimento sustentvel aquele que atende s necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras atenderem s suas prprias. Os indicadores do desenvolvimento sustentvel esto sendo desenvolvidos em vrios lugares.

175

Cada comunidade pode eleger uma srie de indicadores apropriados para avaliar sua situao ambiental, econmica e social - o seu bem estar. Por exemplo, uma realidade que observamos hoje nas cidades a necessidade de se buscar gua cada vez mais longe, pois os cursos dgua locais esto todos poludos, imprprios para o consumo humano. A recuperao gradual mais firme destes mananciais locais, evitando obras caras e complicadas, baratear o custo da gua e melhorar a salubridade. A diminuio de casos de doenas transmitidas pela gua pode ser um indicador de que a qualidade da gua melhorou.

14. COMO EU POSSO ME INFORMAR MAIS A RESPEITO DA AGENDA 21 ?


Na Cmara Municipal, na Secretaria de Meio Ambiente da Cidade, no Ministrio do Meio Ambiente e com Organizaes NoGovernamentais. No Rio de Janeiro, temos a Comisso Pr-Agenda 21 Local. A Comisso publica e distribui um boletim mensal com notcias sobre suas atividades e informaes sobre a Agenda 21 Local. Ela tem como misso atuar como uma verdadeira embaixada junto aos poderes constitudos e a vrios segmentos da sociedade, divulgando a Agenda 21, incentivando aes/inciativas para sua elaborao e implementao com a maior brevidade possvel. Resuma com suas palavras, o que a Agenda 21?

176

Como voc pode aplicar a Agenda 21 na sua escola? Converse com seus colegas, professores e diretores e estabelea um plano para melhoria de algum setor que vocs achem importante (exemplo: melhorar a biblioteca, segurana...). Converse, pesquise, reflita e resuma aqui suas idias:

Voc acha que sua cidade apresenta indicadores de ter um desenvolvimento sustentvel? Por qu? (Reflita sobre o captulo antes de responder):

Saber que voc tem um instrumento, para participar diretamente do desenvolvimento da sociedade, deixa voc:

( ) Animado ( ) Esperanoso ( ) Feliz


Tudo isso. E at mais. Estamos vivendo novos tempos - o Brasil e o mundo. Tempos de mais conscincia e de maior responsabilidade - que traro um futuro melhor para todos.
177

O MUNDO QUE QUEREMOS

O MUNDO QUE QUEREMOS Para cada um de ns, para todos ns, para o mundo todo queremos

Sade do corpo Tranqilidade do esprito Aumento da inteligncia Fora da vontade Amor Solidariedade Justia social Paz entre as naes Beleza dos pssaros Sombra das rvores Convivncia enriquecedora com a natureza Conscincia da vida como um todo Conhecimento do seu jeito de funcionar
Aumente essa lista. O que mais seria bom que ns, seres humanos, buscssemos:

Em relao a ns mesmos:

Em relao aos outros homens:

181

Em relao a natureza:

Voc j sabe que, segundo consta, o nosso mundo, o Planeta Terra, existe h cerca de 5 bilhes de anos e que, a partir dos ltimos 50.000 anos, aqui estamos ns tambm, os Homens Modernos, que como nos chamam os arquelogos. Comeamos lascando pedras, aprendemos a fazer fogo, cultivar plantas, domesticar animais, compor msica, desenhar, e a partir de um certo ponto, ningum nos segurou... Inventamos avies, computadores, TV, fax, foguete, e, quem diria, estaes espaciais... Temos de nos orgulhar dessas conquistas. Quanta coisa j aprendemos e como j marcamos nossa presena... Mas muita coisa ainda precisamos aprender:

Curar mais doenas Viver com mais tranqilidade Ser mais felizes Ter mais amizades Ser mais amorosos Dominar mais o egosmo Resolver conflitos com mais inteligncia e menos fora Manter os rios mais limpos O ar mais puro Respeitar os animais e seu habitat Conhecer outras dimenses da vida
182

Cite mais algumas coisas que precisamos aprender para considerar boa a vida humana no planeta:

Faz de conta que estamos confortavelmente sentados fora da Terra, observando o que vem se passando nela ao longo dos tempos . Veremos vrios perodos - de muito calor, ou muito frio, oceanos e continentes que apareceram e desapareceram, plantas e animais que existiram e desapareceram. Civilizaes e povos que surgiram, atingiram o apogeu e se extinguiram. Como vimos, estamos aqui h apenas 50.000 anos. No muito, se considerarmos a idade do universo. Seria bom se pudssemos contar com professores mais experientes que nos ensinassem a lidar melhor com nosso corpo e nossa mente, a nos organizar melhor como sociedade, a nos relacionar mais eficazmente com a natureza. Mas, na aparente falta deles, vamos ns mesmos refletindo, observando, testando e criticando este nosso estar no mundo - das coisas, das plantas, dos animais, dos homens e dos deuses... E vamos, ns mesmos, buscando o melhor caminho que nos conduza a uma vida melhor.

NS, SERES HUMANOS, ESTAMOS APRENDENDO A VIVER, ESTAMOS EVOLUINDO, AINDA NO ESTAMOS PRONTOS, ACABADOS. POR ISSO NOSSA HISTRIA, SEGUNDO AFIRMAM VRIOS CIENTISTAS, AINDA SE BASEIA MAIS EM ACERTOS E ERROS DO QUE EM UM PROJETO BEM DEFINIDO
183

isso, ruim ou bom? certo ou errado? O que podemos responder com certeza :

"' ASSIM QUE !"


E, como tudo, isso tem vrios lados: - Ser ruim o beb no andar ou comer sozinho, no ter dentes ou cabelo? (Isso o torna paraltico, banguela e careca?) - Ser que preparar a terra, semear e regar muito pior do que colher os frutos? O que voc acha da afirmao:

Ns, seres humanos, ainda estamos aprendendo a viver?


Explique.

A partir de uma viso panormica da histria da humanidade desde o homem das cavernas at o homem moderno, s grandes metrpoles do sculo XX - como voc descreveria as mudanas na forma de viver, nos relacionamentos, nos sentimentos?

184

Vamos selecionar alguns aspectos da vida humana e tentar entender como tem sido a nossa caminhada em relao a cada um deles:

O HOMEM E A NATUREZA
De incio completamente dominado pelas foras da natureza (frio, calor, chuvas...), o homem vai, pouco a pouco, dominando-as: descobriu o fogo, criou abrigos, ar condicionado, desviou rios, criou audes, queimou florestas, mudou climas, rompeu a camada de oznio, reflorestou desertos... Reflita um pouco sobre a relao Homem - Natureza, como tem sido, como poderia ser, para onde voc acha que se encaminha, agora que j tomamos conscincia da Ecologia.

O HOMEM E OS OUTROS HOMENS


Faa o mesmo tipo de anlise: como tem sido, como poderia ser, para onde se encaminha o relacionamento entre os seres humanos em geral.

185

O HOMEM CONSIGO MESMO


Como tem sido a auto-imagem do homem, como poderia ser, como voc v a meta que o ser humano busca atingir enquanto indivduo?

Analise agora essa trajetria e procure lembrar-se, pesquise ou pergunte a respeito de fatos, obras literrias e artsticas, ou descobertas cientficas que mostrem a tendncia a uma crescente:

LIBERDADE

RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS

CONHECIMENTO DAS LEIS DA NATUREZA

186

CONFORTO MATERIAL

PROLONGAMENTO DO TEMPO DE VIDA

CONTROLE E PREVENO DE DOENAS

DIMINUIO DA MORTALIDADE INFANTIL

FACILIDADE NAS COMUNICAES

187

RESPEITO ECOLOGIA

CONTROLE DOS ESTADOS EMOCIONAIS

Cite outros setores da vida humana que voc acha importante considerar nesta anlise e d sua opinio:

Ainda a partir da viso panormica da histria da humanidade, desde o homem das cavernas at o homem moderno das grandes metrpoles do sculo XX, observamos que alguns problemas tm resistido ao tempo, sua soluo parece mais complexa. Entre eles, citamos:

FOME DESIGULADES SOCIAIS VIOLNCIA

188

Cite outros que voc considera importantes:

A que voc atribui esses problemas?

( ( ( ( ( ( (

) Ganncia ) Ignorncia ) Fatores genticos ) Omisso dos governos ) Irresponsabilidade ) Egosmo ) Consumismo

Que outros fatores voc acrescentaria:

Temos de considerar que ainda falta muita coisa para que a socie dade humana, como um todo, viva nos nveis materiais e sociais que, hoje, consideramos inerentes dignidade humana. Nveis que a Organizao das Naes Unidas declarou serem direitos humanos. De qualquer forma, at a existncia de uma ONU (Organizao das Naes Unidas), mostra que a trajetria dos homens ao longo da histria uma trajetria

EVOLUTIVA

189

Consulte sua mente e seu corao, e cite trs aspectos da evoluo da humanidade que deixam voc especialmente feliz:

Cite outras trs que voc gostaria muito de presenciar:

. Agora, que j pensamos bastante nesse assunto da caminhada da humanidade, que j percebemos que ela EVOLUTIVA, podemos nos perguntar:

PARA ONDE VAMOS? QUAL SER NOSSO FUTURO?


D a sua opinio a esse respeito:

Pesquise algumas opinies de filsofos, religiosos, socilogos, bilogos ou historiadores e resuma-as abaixo:

190

Voc gostaria de reconsiderar suas idias a respeito do futuro da humanidade?

Quando estivemos refletindo sobre o INCONSCIENTE tanto o individual quanto o coletivo da humanidade, vimos que ele como um imenso reservatrio de idias, sentimentos, motivaes. Muitos o chamam de

CAMPO DE TODAS AS POSSIBILIDADES


Isto , tudo est l (ou aqui, na nossa cabea). Tudo: amor, dio, esperana, desespero, criao, destruio, manuteno, liberdade, aprisionamento, luz, sombras, inteligncia, ignorncia... Todos os opostos e tudo que fica entre eles. o potencial da vida, aquilo que existe como possibilidade, dependendo da VONTADE humana para se tornar realidade. E essa a grande oportunidade que a humanidade tem agora. A partir das grandes descobertas dos psiquiatras, neurolinguistas, psiclogos, entre outros, aprendemos a acessar o inconsciente.

APRENDEMOS A ESCOLHER, ENTRE AS INFINITAS POSSIBILIDADES PARA A NOSSA EVOLUO, AQUELAS QUE CONSIDERAMOS MELHOR PARA CADA UM DE NS
E, se podemos escolher, como indivduos, podemos escolher como grupo, como espcie. Finalmente, chegamos a um grau de conscincia, individual e coletiva, que nos permite planejar o futuro, equacionar os passos, avaliar obstculos e super-los.

191

Ento, no precisamos mais ser impulsionados por nossos desejos inconscientes, dominados por nossos medos, inseguranas ou desejos de dominao. Portanto, podemos, a partir da conscincia - de ns mesmos, da sociedade, do planeta - fazermos as escolhas e tomarmos as decises que visem melhoria de todos: indivduos, pases, natureza. E no s no nvel fsico, mas tambm no psicolgico, no social, no econmico.

FINALMENTE PODEMOS ESCOLHER. E PORQUE PODEMOS ESCOLHER, PODEMOS REALIZAR !


Qual o futuro que voc escolhe para a humanidade?

E para voc mesmo?

Nessas escolhas separe as que dizem respeito a:

IDIAS

192

SENTIMENTOS

ORGANIZAO DA SOCIEDADE

REALIZAES MATERIAIS

RELAO COM A NATUREZA

Se algum comentasse com voc que uma boa meta para a humanidade seria realizar

VERDADE BEM BELEZA HARMONIA


193

Voc : CONCORDARIA DISCORDARIA


Porque:

Pense nesse assunto - que idias, energias, sentimentos voc precisaria acessar em seu inconsciente e mobilizar em sua vida para tornar realidade a sua meta para a histria dos homens?

194

CONCLUSO

CONCLUSO
Expandindo nossa mente, podemos entrar em contato com a totalidade da vida e com a essncia que a permeia. E perceber que a vida dinmica, est sempre se transformando. Podemos perceber que o potencial para as transformaes infinito - o campo de todas as possibilidades. E que tambm o potencial da nossa mente imenso: ainda no conhe cemos os limites do inconsciente. Dessa forma, so incontveis as possibilidades para a aventura que ns, seres humanos, podemos viver aqui, no planeta Terra. Assim como so numerosas as metas que podemos eleger para essa caminhada. Vamos eleger a busca da verdade que leve ao bem - com beleza e har monia. Ser melhor para todos.

Como dizem os Tits:

"...A gente no quer s comida, A gente quer comida, diverso e arte. A gente no quer s comida, A gente quer sada para qualquer parte. A gente no quer s comer, A gente quer comer e fazer amor A gente no quer s prazer A gente quer prazer para aliviar a dor A gente no quer s dinheiro A gente quer dinheiro e felicidade A gente no quer s dinheiro A gente quer inteiro e no pela metade..."
197

"Eu e o Universo" - 3 volume da Coleo Aventura Humana


"... A UNESCO no pode deixar de manifestar seu apreo pela coleo, pelo nvel dos textos - seu contedo, metodologia de abordagem e motivao como tambm pelo nvel de apresentao grfica cuidadosa e interessante..." Maria Dulce A. Borges UNESCO "...E a grande oportunidade de nos tornarmos cidados planetrios se coloca para cada um de ns: Esse Eu e o Universo comea com o entendimento das principais ameaas ao meio ambiente: a poluio do ar, das guas, do solo, a extino de espcies da fauna e da flora, o destino do lixo. Das suas causas e efeitos. Das maneiras como cada um pode contribuir para a soluo do problema, em casa, no bairro, na escola, no trabalho.Assim comeamos a pensar globalmente e agir localmente.... Fbio Feldmann Secretaria Estadual do Meio Ambiente ...O homem precisa compreender que somos parte da natureza, parte de um todo maior, parte de um universo dinmico e em expanso. O livro "Eu e o Universo" muito bem vindo por ajudar na mudana da nossa mente acerca do nosso relacionamento com o resto da criao..." Jlia Schreiner Alves CETESB

Patrocnio

S-ar putea să vă placă și