Sunteți pe pagina 1din 8

FaculdadedeTecnologiadeSorocaba TecnologiaemAnliseeDesenvolvimentodeSistemas

INTERAOHUMANOCOMPUTADOR:INTERFACES ATIVIDADE2

Prof. Disciplina:InteraoHumanoComputador

Sorocaba Maro/2013

SUMRIO

1INTRODUO 3

2DEFINIESPARAINTERFACES 3

3DIFERENASEEVOLUODEINTERFACES 4

4INTERFACESHUMANOCOMPUTADORESISTEMASINTERATIVOS 5

5TENDNCIAS 6

6CONCLUSO 7

7REFERNCIASBIBLIOGRFICAS7

1INTRODUO

Este trabalho apresentar de maneiraconcisa o temarelacionado a interfaces humanocomputador. Trazendo algumas definies bsicas de segundo diversos autores. Ser apresentando tambm as etapas de evoluo de interfaces, separandoas em geraes e explanando suas principais caracterscas juntamente com as diferenas bsicas de interfaces humanocomputador. Adiante mostrarse pontosimportantesondeainterfaceserelacionacomsistemasinterativos,seguidopor umaprevisodecomointerfaceshumanocomputadorcomportarseofuturamente.

2DEFINIESPARAINTERFACES

De uma forma mais simplista, possvel definir interface como o ponto de contato entre duas entidades distintas, dois sistemas com caractersticas distintas entre si. No caso de um sistema de processamento de informaes, as interfaces servem como elo de comunicao entre o sistema e o usurio final, servindo como tradutoresdainformaocibernticaparainformaorealeviceversa. Diferentes especialistas tem vises distintas para a definio de interface. Carey(1998) tema visodeque interfacesso pontosdecontatoentredoissistemas e que a interface entre o ser humano e o computador pode abranger diversas caractersticas,incluindomeio,dilogoeastcnicasdemanipulao.JHarstoneHix (1989) separam as expresses dilogo homemcomputador e interface homemcomputador, sendo o dialgo a troca vsivel de informaesentre ambos e a interface o apoio de hardware e software que torna possvel essa troca. As duas expresses, porm, soutilizadascomosinnimosdevidoaproximidadenoprocesso dedesenvolvimentodesistemas. Barfield (1993), por sua vez, vem dizer que a interface de usurio formada pelo prprio sistema,elementos que fazemparte do usuriodosistemaemtodosde comunicao entreousurio eosistema.Assim,ainterfacedeusuriosegundoele,

composta por partes do sistema projetadas para serem aparentes e os modelos e impressesque estoembutidosnamentedousurio.Mayhew(1992),emumenfoque mais sistmico, define a interface como o meio que permite ao subsistema ser humanosecomunicacomotambmsubsistemacomputador. notvel ento que otermointerface podeserinterpretadodediversasformas do ponto de vista acadmico, mas, em resumo, usado para definir o meio de comunicao que torna possvel a interao do ser humano com o sistema computacional,seadequandoaocontextoaoqualosistemaserempregado.

3EVOLUODEINTERFACESEDIFERENAS

Nos dias de hoje, quando falamos em interfaces em sistemas digitais no estranho que amaioria daspessoastomenopensamentoasfamosas janelas,umdos conceitos mais bem enraizados por usurios nos dias atuais. Mas esse tipo to comum de interfaceno foi e noonico.Samosdeinterfacesgrficasdeusurios extremamente simples para chegar nas famosasjanelas ou ainda mais recentemente ambientes com interfaces voltadas para toques e gestos. Foram mudanas que no aconteceram do diaparanoite e sim numacaminhadaqueevoluiucomotempoeque aindanoparoudesetransformar. Diversos autores classificam a evoluo de interfaces por etapas. Pressman (2006)organizaestesperodosem4geraes:

1Gerao:Comandoseinterfacesdeperguntas Comunicao textual feita via comandos perguntas/respostas geradas pelo sistema.

2Gerao:MenuSimples Usurio passa a ter acesso a listas de opes, ondeaseleodasopes feitaatravsdecdigodigitado.

3Gerao:Orientadaajanela,interfacesdeapontareapanhar Janelas,cones,menusedispositivosparaapontar(mouses/touchpads).

4Gerao:Hypertextoemultitarefa Somasinterfacesde3geraotcnicasdehipertextoemultitarefas.

Ostiposmaiscomunsdeinterfacesso:

CUI (characterbased user interface) So interfaces baseadas em textos e caracteres alfanumricos, fazendo usa da metfora de uma mquinade escrever. As CUIsfazempartedaprimeirageraodeinterfaces.

GUI (graphical user interface) So interfaces baseadas em desenhos e grficos, fazendo usodemetforasde mesade trabalho,documentos,botes,janelaseetc.As GUIsfazempartedaterceirageraoapresentadaporPressman(2006)

PUI (penbased user interface) Interfaces compostas deum monitor de vdeos em formato de planilha ou bloco de anotaesquerecebe dadosatravsdeumaespcia de caneta. Exemplo, PDA e Tablets. Tais interfaces fazem uso da metfora de desenhar/escreverempapelmo.

VRUI (virtual realtybaseduserinterface) Interfaces fundamentasnoparadigma de realidade virtual e utilizadas com muito menor frequncia que as anteriores devido a custoedisponibilidadedetecnologia.

4INTERFACESHUMANOCOMPUTADORESISTEMASINTERATIVOS

Atualmente, cada vez mais computadores e sistemas de diversos tipos so incorporados aocotidianodaspessoas,sendoutilizadosnoapenascomoferramenta de trabalho, mas tambm como meio de comunicao, de entretenimento, de

aprendizagem e de planejamento pessoal, alm disso, a variedade e a qualidadeda interfacedesistemasinterativostemevoludomuito,comoprovaasinterfacescadadia mais simples e organizadas. Com isso, a qualidade ainda maior da interface fundamental para que sistemas interativos possam ser utilizados com sucesso e avaliados positivamente pelo usurio. Para se obter interfaces de alta qualidade essencialque estassejam avaliadasdurante o processo deimplementao e design, permitindoassimaidentificaoeajustesdeproblemasdeinteraoentre ohomeme amquina.

Antes de declarar um software pronto para uso, importante saber se eleatendeas necessidades dousurio,se agradvelesimplesproporcionando assimum melhor uso nas terefas em que desempenhar. Assim como testes de funcionalidade so necessrios para se verificar a robustezda implementao, aavaliaodeinterface necessriaparaseanalisaraqualidadedeusodeumsoftware.

5TENDNCIAS

AssoluesIHC esto emumestadodemudana.Asinterfacesindustriaisdeusurio tm inspirao em produtos voltados ao consumidor, como telefones mveis, com grficos avanados no estilo3D,conebaseadoemnavegao econtroles,resultando em interfaces de usurio amigveis e intuitivas. As tendncias de definio de solues IHC apoiaro essa mentalidade com grficos e funcionalidade totalmente incorporada, proporcionando interfaces de usurio intuitivas e bem projetadas, baseadas na flexibilidade amplamente difundida nas modernas tecnologias de software,eumaarquiteturadeplataformaverdadeiramenteaberta. Asinterfaces deusurio no tmnecessariamentede incluir a utilizaode solues grficas avanadas.Simplicidadee consistncia muitasvezes batemacomplexidade e as solues excessivamente artsticas. No entanto, o processo de projeto, muitas vezes,beneficiaacooperaoentredesignersgrficoseengenheirosdeaplicao.

6CONCLUSO

No h dvidas que a rpida evoluo de interfaces permitiu a melhor comunicao do usuriocomocomputadoresistemasdeumamaneirageral.Eneste processodecomunicao osfatoresclareza,organizao,simplicidade,consistncia, segurana e fcil aprendizado so de suma importncia no desenvolvimento de interfaces voltadas a usurios, e que o bom desenvolvimento das mesmasinfluencia diretamentee/ouindiretamentenosucessooufracassodeumsistema. Ficou claro neste trabalho que as interfaces como veculo de comunicao homemmquina podeexplorar diversas formas deinterao, textos, imagens, sonse ou gestos a fim de tornaremse mais amigveis deixando o usurio final mais satisfeito.

7REFERNCIASBIBLIOGRFICAS

Barfield,Lon(1993).TheUserInterfaceConcepts&Design.Wokingham,Englad, AddisonWesleyPublishingCompany. Carey,JaneM.(1988).HumanFactorsinManagementInformationSistems.NewJersey, AblexPublishing CARVALHO,JoseO.F.Referenciaisparaprojetistaseusuriosdeinterfacesde computadoresdestinadasaosdeficientesvisuais.Dissertao(MestradoemEngenharia Eltrica)UniversidadeEstadualdeCampinasFaculdadedeEng.Eltrica.Campinas1994. ExploringHumanComputerInteractionandSoftwareEngineeringMethodologiesforthe CreationofInteractiveSoftware. http://bulletin.sigchi.org/1997/january/workshop/brown/ Hartson,H.RezandHix,Deborah(1989)HumanComputerInterfaceSurveys.NewYork, v21,Marchp.592 InteraoHumanoComputadorCaptulo4UsabilidadeParte1 http://www.youtube.com/playlist?list=PL702DA056109B30A3 Mayhew,Deborah(1992).PrinciplesandGuidelinesinSoftwareUserInterfaceDesign. PrenticeHall.

PRESSMAN,RS.Engenhariadesoftware.6.ed.SoPaulo:McGrawHill,2006 ROCHA,H.V.BARANAUSKAS,M.C.C.DesigneAvaliaodeInterfacesHumano Computador.Campinas:NIED/UNICAMP,2003.Disponvelem http://subversion.assembla.com/svn/puc_minas/5%C2%BA%20PERIODO/INTERFACE%20 HOMEMMAQUINA/inicio.pdf

S-ar putea să vă placă și