Sunteți pe pagina 1din 49

Programa de Formao em Gesto Cultural Pontos de Cultura

Disciplina: Gesto Cultural e Planejamento Estratgico


Maria Helena Cunha
Mestre em Educao/Diretora da DUO Informao e Cultura

2009

Programa de Formao em Gesto Cultural Pontos de Cultura

Desenho de projetos culturais Parte 3

Programa de Formao em Gesto Cultural Pontos de Cultura De idias a projeto Planejamento, conceituao e elaborao do projeto cultural

Plano, Programa e Projeto

Plano, Programa e Projeto


Um plano uma soma de programas que procuram objetivos comuns. O programa um conjunto de projetos a serem executados, para os quais h recursos especficos. Portanto, um programa persegue um determinado objetivo, estabelecendo as prioridades de interveno, identificando e ordenando os projetos, definindo o mbito institucional e alocando os recursos a serem utilizados.

Programa de Formao em Gesto Cultural Pontos de Cultura

Planejamento de Projetos Culturais

Planejamento de Projetos Culturais


Cada projeto um caso nico e deve ter um tratamento especfico. O projeto o detalhamento mais preciso de um planejamento complexo proposto por grupos, instituies, empresas. O produtor deve estar atento aos editais das Leis de Incentivo Cultura (Estadual e Municipal), a Lei federal est aberta a receber projetos durante o ano. Editais pblicos (IPHAN, pontos de cultura) e privados.

Planejamento de Projetos Culturais


Elaborao do Projeto Cultural: o primeiro passo estruturar a idia bsica do projeto, buscando compreende-lo em um contexto (social, histrico, artstico, entre outros), por meio de levantamento de dados e pesquisas que possam subsidiar e fortalecer a sua concepo. Desenvolvimento da proposta conceitual e artstica, estruturao da programao e dos recursos humanos envolvidos, do plano de divulgao, do oramento, cronogramas, enfim todos os itens que compem o conjunto do projeto cultural.

Planejamento de Projetos Culturais


Enquadramento do projeto nas Leis de Incentivo Cultura (se for o caso). Enquadramento em editais: Correios; Petrobras, BNDES, CEF; OI Futuro; Pontos de Cultura etc Pesquisa e levantamento dos provveis patrocinadores e das formas de reciprocidades permitidas pelo projeto (formao de banco de dados). Planejamento para a captao de recursos do projeto.

Planejamento de Projetos Culturais


Com o projeto bem estruturado e um planejamento bem feito permite rapidez na hora de tomar decises. Realizao do projeto. Gesto do projeto: acompanhamento e execuo, tendo como base o planejamento estruturado anteriormente (oramentos, cronogramas de atividades, planilhas etc). Ps-produo: finalizao e avaliao do projeto, prestao de contas.

Planejamento de Projetos Culturais


coleta de informaes e pesquisas para subsidiar e contextualizar o projeto; estruturao da programao e recursos humanos; plano de comunicao; oramento; plano de cotas e reciprocidade; finalizao do projeto cultural; adequao s leis de incentivos fiscais; identificao dos possveis patrocinadores etc realizao do evento; administrao; ps-produo e avaliao.

Programa de Formao em Gesto Cultural Pontos de Cultura


Projeto Cultural

Projetos Culturais
Consideraes preliminares: um dos momentos mais importante: conceber e organizar as idias para a criao e conceituao do projeto cultural. Para tanto, preciso imaginar toda a estrutura de acordo com a complexidade especifica de cada projeto e com o maior nmero de detalhes.

Projetos Culturais
Definio de projeto O projeto um emprendimento planejado que consiste num conjunto de atividades interrelacionadas e coordenadas para alcanar objetivos especificos dentro dos limites de um oramento e de um perodo de tempo dados. ONU, 1984

Projetos Culturais
Existem diferentes formas de apresentao de projetos: Projeto Cultural Projeto Comercial ou Projeto de Patrocnio Cultural Formulrio das Leis de Incentivo Cultura Editais Projetos especficos para instituies financiadoras nacionais e internacionais.

Projetos Culturais
Tendncias gerais: Reestruturao e profissionalizao so termos que, cada vez mais, vm fazendo parte do cotidiano daqueles que trabalham no campo da cultura. Preocupao com o impacto e resultados gerados pelos projetos e instituies apoiados por empresas, organizaes no governamentais, poder pblico.

Projetos Culturais
A tendncia procurarem organizaes parceiras que possam levar adiante estes projetos, reduzindo o oramento para atendimento a demandas pontuais. Preocupao crescente com a sustentabilidade e a replicabilidade dos projetos e iniciativas. Isto leva priorizao de projetos que nascem e se desenvolvem apoiados em relaes de parceria e colaborao entre vrias organizaes e projetos. Priorizao de projetos participativos, que envolvem o pblico alvo no desenho de um projeto: na definio do problema, na indicao das solues e na execuo das aes.

Projetos Culturais
Anlise Comparativa de Projetos
Cada vez mais se assemelham!

Projetos Culturais Pblicos Projetos de Patrocnio Cultural Editais

Projetos Culturais
Projetos Culturais Pblicos

Projetos Culturais
Projetos que busquem resultados a longo prazo e no apenas resultados imediatistas. Projetos que visam a formao profissional e do pblico consumidor de cultura. Projetos que visam profissionalizar a rea cultural, tanto do ponto de vista pblico quanto privado. Projetos que visam instrumentalizar a rea cultural: pesquisas, estatsticas, formao de banco de dados. Projetos que visam proteger e preservar o patrimnio histrico, arquitetnico e artstico. Projetos que visam valorizar a produo cultural e artstica local.

Projeto Cultural

Projeto de Patrocnio Cultural

Projetos Culturais
O projeto comercial deve ter algumas caractersticas que o diferencia, tais como: Singularidade - direcionado empresa patrocinadora. Adequao - pertinente empresa patrocinadora. Diferenciao - ao distinta, apresentar um diferencial no projeto. Competncia - demonstrar profissionalismo na apresentao da proposta. Custo-benefcio - equivalncia entre o que se prope e o que se oferece. Exeqibilidade - apresentar aes viveis de realizao. Flexibilidade - saber negociar alteraes sem comprometer a qualidade da proposta. Avaliao - apresentar formas de aferio de resultados.

Projeto Cultural
Editais: Pontos de cultura Banco do Nordeste Petrobras OI Futuro...

Projeto Cultural
Redao de Projetos Culturais De idias a projetos Roteiro Bsico

Projetos Culturais
Roteiro de projeto no nenhuma "camisa de fora: A dimenso da proposta dever ser adequada complexidade de cada projeto. No existe uma frmula para a elaborao de projetos, pois depende exclusivamente do tipo de evento ou produto que vai ser realizado. Depois da fase de planejamento, onde avaliado o cenrio, oportunidades, problemas, demandas, estratgias (o que, como, quem, quando), hora de organizar as idias em formato de projeto

Projetos Culturais

Capa Nome do projeto Nome do proponente (pessoa fsica ou jurdica) Localizao Data (ms e ano)

Projetos Culturais
Sumrio

Descrio dos itens apresentados no projeto e suas respectivas pginas. Facilita uma leitura seletiva e o manuseio dos assuntos abordados durante uma apresentao

Projetos Culturais
Apresentao
Resumo geral do projeto, buscando mostrar as aes a serem desenvolvidas, de que forma (mtodo) e em que contexto. o momento de se fazer a defesa conceitual do projeto, situando-o em um contexto histrico, social, cultural e/ou regional. Deve ser clara, concisa, mas que d a noo do todo. A partir da apresentao, o leitor ter idia do que vir adiante.

Projetos Culturais
Objetivos
O que pretende-se resolver ou modificar, onde pretende-se chegar. Objetivo geral representa a amplitude maior da ao a ser desenvolvida Objetivo(s) especfico(s) representa(m) onde pretende-se chegar com cada ao realizada. Observao: Devem ser comprovveis ao final da execuo do projeto.

Projetos Culturais
Justificativa
So os argumentos que justificaro a importncia de realizao do projeto ( o por qu do projeto). Ressaltar suas caractersticas mais marcantes, como originalidade e pertinncia naquele momento, por exemplo, e que reforce a sua insero no contexto apresentado no item anterior. Relevncia do projeto cultural para seu pblico-alvo e os impactos que provocar ao ser realizado. Porque as aes previstas devem ser realizadas e motivos de escolha da forma/mtodo proposto.

Projetos Culturais
Pblico-alvo
A quem o projeto se destina. Quem ser atingido positivamente pelo projeto Identificao scio-econmica, espacial, faixa etria, dimensionamento (nmero), mesmo que sejam estimativas aproximadas. Quanto mais focado, mais fcil se torna a avaliao dos impactos gerados pelo projeto

Projetos Culturais
Detalhamento tcnico
(pode-se utilizar outro ttulo, como descrio tcnica, detalhamento das atividades, programao etc) Informaes que ajudem na compreenso do que ser realizado: Detalhamento de produto: tiragem, caractersticas, contedos inseridos etc. Detalhamento de aes: programao, contedos abordados, forma de organizao etc.

Projetos Culturais
Cronograma de Atividades
Descrio de todas as etapas a serem desenvolvidas pelo projeto. Planejar de acordo com as aes propostas demonstra uma capacidade organizacional dos proponentes. Um cronograma bsico deve determinar, em forma de quadro, o perodo necessrio de realizao (semana/ms) e as fases do projeto: pr-produo, produo e ps-produo.

Ms 1 Pr-produo: Contratao de produtor executivo, produtor artstico e equipe tcnica Contratao de teatro, fechamento de datas Contratao de msicos solistas e msicos de base Contratao de figurinista, cengrafo e cenotcnico Produo/execuo Alvars, licenas, Ecad Organizao de logstica - transporte de equipamentos e pessoas Confeco de cenrios e figurinos Fotografia, criao das peas grficas Contratao de assessoria de imprensa Impresso das peas grficas do concerto do ms - programa, convite, cartaz Execuo do plano de mdia Realizao de ensaios no teatro Montagem de cenrio, provas finais de figurinos Realizao da temporada de concertos Finalizao/ps-produo Prestao de contas Avaliao final, relatrio

Ms 2

Ms 3

Ms 4

Ms 5

Ms 6

Ms 7

Ms 8

Projetos Culturais
Plano de Comunicao
Apresentar a proposta e os instrumentos a serem utilizados para a promoo e divulgao do projeto cultural, levando em considerao o equilbrio entre a solicitao de patrocnio e a sua reciprocidade. Identificar os itens previstos na proposta como : Peas grficas: cartazes, folders, panfletos, faixas, estandartes, convites, catlogos, informando a tiragem, formas de distribuio, por exemplo, atravs de mala direta etc. Plano de mdia: a sua dimenso ser compatvel com a complexidade do projeto, devero ser apresentadas as estratgias para veiculao do projeto na mdia: impressa (jornais, revistas), eletrnica (televiso e rdios) e mdia especializada ou alternativa.

Projetos Culturais
Equipe tcnica
Apresentar as funes e cargos da equipe e os respectivos nomes dos profissionais responsveis que iro atuar no projeto.

Projetos Culturais
Oramento
A formatao e metodologia para se montar um oramento depender do modelo e dimenso do projeto: quanto mais complexo, maior o detalhamento oramentrio. Todas as despesas devero ser especificadas: recursos humanos, recursos materiais, impresso, transporte, alimentao, hospedagem e outros itens que variam por projeto. importante que os custos sejam equivalentes ao de mercado. No caso de um projeto comercial, dever ter um item especfico sobre as leis em que o projeto j estiver enquadrado, informando sobre os benefcios fiscais de aplicao das leis.

Projetos Culturais
Anexos
Devero ser includos como anexo todo o material importante para melhorar a visualizao ou complementao do projeto, mas que no puderam ser inseridos na sua formatao final. Podem constar aqui currculos, clipping de trabalhos anteriores, bonecas de peas grficas do projeto, entre outros. Observao: Nunca se esqueam de assinar o projeto, deixando todos os contatos possveis.

Projetos Culturais
Projeto de Patrocnio Cultural Itens mais especficos

Projetos Culturais
Carta de apresentao
A carta de apresentao acompanha o projeto, apresentando o contedo de forma sucinta, sempre pautado pela objetividade. A inteno situar o leitor e identificar a natureza do projeto, preparando-o para sua leitura mais detalhada. A carta dever ser dirigida a cada patrocinador com a solicitao especificada. ltimo item a ser feito do projeto.

Projetos Culturais
Plano de cotas e reciprocidade Em forma de quadro, apresentar as cotas e as formas de participao no projeto, especificando os benefcios a serem oferecidos em contrapartida.

Reciprocidade Assessoria de Imprensa - citao em release.

Realizao

Patrocnio

Apoio

Citao em entrevistas coletivas Campanha de out door Mala direta Convite Cartazes Folder Direito de insero de texto institucional no catlogo.

Direito % da tiragem do catlogo. Vinhetas promocionais no vdeo de lanamento.

Logomarca no vdeo de lanamento. Direito de utilizar a imagem institucional do evento em campanhas promocionais.

Projetos Culturais
Cronograma de desembolso
Em forma de quadro, especificar o valor e o perodo do desembolso financeiro ideal para a realizao do projeto. Este quadro importante para o planejamento interno das empresas e do prprio projeto.

Projetos Culturais

Avaliao de Projetos Culturais

Projetos Culturais
Avaliar o projeto por meio de monitoramento constante e anlises finais fundamental para:
Validao das metas alcanadas Aferio dos objetivos propostos Resultados Continuidade do projeto Manuteno de parcerias Crescimento profissional de todos os envolvidos

Projetos Culturais
Acompanhamento e monitoramento
Nos permitem verificar se estamos no caminho dos objetivos propostos. Servem para indicar mudanas de percurso, o que pode significar melhor aproveitamento dos recursos (humanos, fsicos, etc), economia e necessidades de readequaes. Balizam avaliaes finais, ajudam na aquisio de dados quantitativos e qualitativos.

Projetos Culturais
Acompanhamento e monitoramento
Por mais simples que seja o projeto, possvel realizar o monitoramento e a avaliao. Construir um memorial ajuda a coletar e comparar dados para anlise. Caso o projeto realize aes peridicas, aproveite para aplicar questionrios para coleta de dados. Ao final, voc ter informaes valiosas em mos. Envolva mais de uma pessoa no acompanhamento e monitoramento do projeto. Fundamental para a auto-crtica e para perceber pontos positivos que poderiam ter se perdido.

Projetos Culturais
Relatrio de Avaliao Ao final do projeto, no deixe de fazer uma avaliao cuidadosa. Gaste tempo, pesquise opinies, escreva. O relatrio final deve conter tpicos que ajudem o leitor a compreender as etapas de realizao do projeto e o alcance das aes, de acordo com o que foi proposto inicialmente. Tpicos sugeridos para anlise: impactos gerados/resultados (de acordo com os objetivos propostos), patrocnio/parceria, pblico atendido, realizao financeira, comunicao, equipe envolvida, gerao de empregos e renda, desdobramentos e continuidade

Projetos Culturais
Aps a realizao do projeto: Relatrio final, clipping, peas e produtos gerados, registros fotogrficos e em vdeo para permitir que a empresa coloque o projeto em relatrios anuais e produtos institucionais dela.

S-ar putea să vă placă și