Sunteți pe pagina 1din 3

PRECISO VOLTAR A GOSTAR DO BRASIL

Csar Benjamin

Muitos motivos se somaram, ao longo da nossa histria, para dificultar a tarefa de decifrar, mesmo imperfeitamente, o enigma brasileiro. J independentes, continuamos a ser um animal muito estranho no zoolgico das naes: sociedade recente, produto da expanso europeia, concebida desde o incio para servir ao mercado mundial, organizada em torno de um escravismo prolongado e tardio, nica monarquia em um continente republicano, assentada em uma extensa base territorial situada nos trpicos, com um povo em processo de formao, sem um passado profundo onde pudesse ancorar sua identidade. Que futuro estaria reservado para uma nao assim?

Durante muito tempo, as tentativas feitas para compreender esse enigma e constituir uma teoria do Brasil foram, em larga medida, infrutferas. No sabamos fazer outra coisa seno copiar saberes da Europa (...) Enquanto o Brasil se olhou no espelho europeu s pde construir uma imagem negativa e pessimista de si mesmo, ao constatar sua bvia condio no-europeia.

Houve muitos esforos meritrios para superar esse impasse. Porm, s na dcada de 1930, depois de mais de cem anos de vida independente, comeamos a puxar consistentemente o fio da nossa prpria meada. Devemos ao conservador Gilberto Freyre, em 1934, com Casa grande & Senzala, uma revolucionria releitura do Brasil, visto a partir do complexo do acar e luz da moderna antropologia cultural, disciplina que ento apenas engatinhava. (...) Freyre revirou tudo de pontacabea, realizando um tremendo resgate do papel civilizatrio de negros e ndios dentro da formao social brasileira. ()

A colonizao do Brasil, ele diz, no foi obra do Estado ou das demais instituies formais, todas aqui muito fracas. Foi obra da famlia patriarcal, em torno da qual se constituiu um modo de vida completo e especfico. ()

Nada escapa ao abrangente olhar investigativo do antroplogo: comidas, lendas, roupas, cores, odores, festas, canes, arquitetura, sexualidade,

supersties, costumes, ferramentas e tcnicas, palavras e expresses de linguagem. (...) Ela (a singularidade da experincia brasileira) no se encontrava na poltica nem na economia, muito menos nos feitos dos grandes homens. Encontrava-se na cultura, obra coletiva de geraes annimas. (...)

Devemos a Srgio Buarque, apenas dois anos depois, com Razes do Brasil, um instigante ensaio clssico de nascena, nas palavras de Antnio Cndido que tentava compreender como uma sociedade rural, de razes ibricas,

experimentaria o inevitvel trnsito para a modernidade urbana e americana do sculo 20. Ao contrrio do pernambucano Gilberto Freyre, o paulista Srgio Buarque no sentia nostalgia pelo Brasil agrrio que estava se desfazendo, mas tampouco acreditava na eficcia das vias autoritrias, em voga na dcada de 1930, que prometiam acelerar a modernizao pelo alto. Observa o tempo secular da histria. Considera a modernizao um processo. Tambm busca a singularidade do processo brasileiro, mas com olhar sociolgico: somos uma sociedade

transplantada, mas nacional, com caractersticas prprias. ()

Buarque anuncia que a nossa revoluo est em marcha, com a dissoluo do complexo ibrico de base rural e a emergncia de um novo ator decisivo, as massas urbanas. Crescentemente numerosas, libertadas da tutela dos senhores locais, elas no mais seriam demandantes de favores, mas de direitos. No lugar da comunidade domstica, patriarcal e privada, seramos enfim levados a fundar a comunidade poltica, de modo a transformar, ao nosso modo, o homem cordial em cidado.

O esforo desses pensadores deixou pontos de partida muito valiosos, mesmo que tenham descrito um pas que, em parte, deixou de existir. O Brasil de Gilberto Freyre girava em torno da famlia extensa da casa grande, um espao integrador dentro da monumental desigualdade; o de Srgio Buarque apenas iniciava a aventura de uma urbanizao que prometia associar-se a modernidade e cidadania.

BENJAMIN, Csar. Revista Caros Amigos. Ano X, n. 111. jun. 2006.

S-ar putea să vă placă și