Sunteți pe pagina 1din 10

O ENSINO DE ARTE NAS SRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPES E FORMAS DE AVALIAO. Adeilsa da Silva Ferreira adeilsasilva@hotmail.

com UFPE Ana Maria de Barros(Orientadora) anamaria.ufpe@yahoo.com.br UFPE RESUMO: O presente relato de pesquisa tem como objeto de estudo o ensino de arte nas sries iniciais do Ensino Fundamental: concepes e formas de avaliao. O objetivo principal deste trabalho foi compreender a concepo dos professores em torno da avaliao no ensino de arte e os mtodos que os mesmos utilizam para tal prtica. Seguimos nesta pesquisa a perspectiva metodolgica qualitativa com abordagem exploratria. Para o estudo emprico foram realizadas entrevistas e questionrios com 8 professores polivalentes de 4 escolas, sendo duas pblicas e duas particulares de Ensino Fundamental do municpio de Caruaru-PE. O presente texto fruto da interpretao destes dados baseados em tericos crticos da educao e da arte. Palavras-chave: Avaliao, ensino, arte.

Introduo

A realizao do referido trabalho se deu devido a motivaes e interesses pessoais pelo tema e pela inquietao no que se refere principalmente aos mtodos avaliativos do ensino de Arte. As concepes e os mtodos avaliativos na disciplina de Artes nas escolas causam inquietaes e geram controvrsias entre muitos educadores. Em alguns casos a disciplina e suas formas de avaliao so tratadas como irrelevantes ou menos importantes que as demais disciplinas, situao essa que gera aulas pouco interessantes e distantes do real ensino de arte, o que implica diretamente na avaliao. A avaliao, tal como concebida e vivenciada na maioria das escolas brasileiras, tem sido vista apenas como o ato de julgar os conhecimentos, atitudes e aptides que os alunos adquiriram no decorrer de sua vida escolar, onde muitas vezes feita a classificao dos que aprenderam e dos que no aprenderam, do que acertou e do que errou. E esse julgamento ou vocabulrio baseado no certo ou errado se estende aos alunos que julgam a si e aos outros se utilizando desses termos e das concepes que o professor transmite. E segundo REVERBEL (2006):
Cabe ao professor orientar sensvel e habilmente o dilogo, dando oportunidade ao aluno de perceber que o que certo para uma pessoa, pode ser errado para outra, pois todas as manifestaes expressivas de um indivduo so representaes do meio no qual ele vive. (p,135)

Reconhecendo que a avaliao de suma importncia em todas as disciplinas, uma vez que o resultado obtido numa avaliao implicar em valiosas informaes ao educador, tanto com relao aprendizagem do educando, como com relao sua prpria prtica, contribuindo para o estmulo a reflexo e a re-avaliao de sua metodologia que esse trabalho tem como principal objetivo entender como se d o processo de avaliao especificamente na disciplina de Artes nas sries iniciais do ensino fundamental. O presente exerccio de pesquisa teve como objetivo principal conhecer os mtodos que os sujeitos utilizam para a avaliao no ensino de Artes.

Escolhemos como sujeitos 8 professores de quatro escolas, sendo duas particulares e duas pblicas de Ensino Fundamental do municpio de Caruaru. Buscamos especificamente compreender a concepo dos professores em torno da avaliao no ensino de arte e a metodologia utilizada, para assim entender como so construdos os processos avaliativos por eles utilizados. Nomeamos nossos campos e nossos sujeitos da seguinte forma:

EPA: Escola Particular EPU: Escola Pblica PPA: Professor Escola Particular PPU: Professor Escola Pblica O Ensino de arte

Antes de entender como acontecem os processos de avaliao na disciplina de Arte se faz necessrio entender um pouco da histria sobre sua obrigatoriedade e as orientaes metodolgicas e avaliativas estipuladas pela LDB e pelos PCNs. At o surgimento da nova LDB e dos novos PCN's, prevalecia o ensino das Artes Plsticas. Com a LDB de 1996 (lei no. 9.394/96), revogam-se as disposies anteriores e a Arte considerada disciplina obrigatria na educao bsica conforme o seu artigo 26, pargrafo 2 que diz que o ensino de Artes constituiria componente curricular obrigatrio, nos diversos nveis da educao bsica, visando o desenvolvimento cultural dos alunos. Atualmente o ensino de Artes est voltado para as linguagens de Msica, Dana, Teatro e Artes Visuais. No ano de 2008, devido aprovao da Lei Federal n 11.769, o ensino de msica passou a ser obrigatrio, devendo ser ministrado por professor que possua formao na rea, tendo os sistemas de ensino, trs anos para se adequarem s mudanas. No ensino fundamental, temos professores polivalentes, sendo assim, estes trabalham com o componente curricular Arte sem formao especfica.

De acordo Ferraz & Fusari (1993, p. 49): "No encontro que se faz entre cultura e criana situa-se o professor cujo trabalho educativo ser o de intermediar os conhecimentos existentes e oferecer condies para novos estudos". Sendo assim o professor dever ter igual dedicao entre as disciplinas para contribuir no processo de mediao ao qual ele responsvel. A autora Ana Mae Barbosa, defende a abordagem triangular no ensino de Artes, essa teoria criada pela prpria autora defende que o ensino de Artes deve focar trs pilares o apreciar, fazer e contextualizar. Quando a autora se refere ao termo apreciar ela se refere, ao ver, ler, ouvir, interpretar, sentir, analisar, ou seja, uma decodificao da obra de arte que foi apresentada em qualquer uma das linguagens. O fazer toda a produo de representao cultural, una, diversa e singular, por ser este fazer particular, pertencente a um nico indivduo por expressar sua viso de mundo, sua forma de pensar e sentir o mundo a sua volta. O contextualizar est relacionado ao entendimento do contexto em que a obra foi produzida, como o contexto est representado nela e a importncia da mesma no contexto da poca em que foi produzida, alm de relacionar a mesma com a atualidade e com o que ela representa nesta atualidade. De acordo com PEREGRINO e SANTANA(2001) a proposta do PCN de Artes para as sries iniciais no apresenta objetivos gerais, apenas contedos. Os autores ressaltam que para os contedos gerais de Artes so propostos nesse nvel de ensino os trs eixos norteadores da proposta triangular. Mas, que s possvel verificar uma correspondncia entre os contedos propostos com os eixos em algumas linguagens. Ficando mais difcil reconhecer os trs eixos na proposta de Teatro devido forma como os contedos so agrupados, deixando de ressaltar a questo da fruio/apreciao e apresentando contedos inerentes a produo. Diante da polivalncia no ensino de Artes acreditamos que abordar as quatro linguagens artsticas de forma real e objetiva sem nenhuma formao especfica j um grande desafio, e utilizar-se da abordagem triangular nessa abordagem torna-se ainda mais distante da realidade das sries iniciais do Ensino Fundamental, devido precariedade principalmente de formao.

A importncia da arte na educao

O homem sempre buscou atravs da histria compreender e transformar a realidade. E atravs da arte que o homem procura transformar essa realidade. O homem possui diversas caractersticas, tanto fsicas como cognitivas. Essa dimenso de caractersticas j explicaria por si s a importncia da arte na educao. Arte uma forma de expressar cultura. Ela fruto de sujeitos que expressam uma viso de mundo, viso que est atrelada a concepes, vivncias, espaos, tempo e princpios. O contato do indivduo com sua prpria cultura o permite conhecer a si mesmo reconhecendo-se como protagonista da histria do contexto em que est inserido, como ser histrico capaz de estabelecer conexes com o passado e percebendo que pode modificar o futuro. O contato com arte de diversos lugares amplia a viso de mundo do sujeito e faz com que o sujeito cresa intelectualmente e se torne um sujeito crtico em relao a sua cultura e a outras culturas. Assim, o sujeito caminha para uma percepo tolerante, que respeita as diferenas valorizando as diversidades.

Avaliao no ensino de arte

De acordo com os PCNs de Artes a avaliao precisa ser realizada com base nos contedos, objetivos e orientao do projeto educativo em Arte e tem trs

momentos para sua concretizao:


a avaliao pode diagnosticar o nvel de conhecimento dos alunos. Nesse caso costuma ser prvia a uma atividade; a avaliao pode ser realizada durante a prpria situao de aprendizagem, quando o professor identifica como o aluno interage com os contedos; a avaliao pode ser realizada ao trmino de um conjunto de atividades que compem uma unidade didtica para analisar como a aprendizagem ocorreu. (p.67)

Uma proposta baseada nos PCNs Arte e produzida por profissionais envolvidos com Arte e Pedagogia que muito nos chamou ateno foi O Ensino de Arte nas Sries Iniciais Ciclo I da Secretaria da Educao. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedaggicas do estado de So Paulo, baseada na tese

de mestrado de VENTRELLA (2005). Tanto sua proposta de ensino de Arte nas sries iniciais como a de avaliao permitem uma maior aproximao do que acreditamos por avaliao no ensino de Arte nesse nvel de ensino. Segundo esta proposta, devemos observar de cada linguagem os seguintes aspectos: Artes Visuais
A no-repetio de esteretipos Ocupao do espao relao, proporo, volume Uso dos materiais Toda produo artstica tem um autor; Noes de bi e tridimensionalidad e; pode identificar alguns elementos da composio visual; Ele tambm um produtor de imagens visuais.

Msica
A no repetio de esteretipos; Discriminao auditiva; Manipulao de objetos sonoros; Trabalho em grupo. O aluno (dependendo da srie) aprendeu que: a msica e os rudos so parte fundamental de um filme; O som est sempre presente em nossa vida; Que pode identificar alguns parmetros do som; Ele tambm um produtor sonoro.

Teatro
A no repetio de esteretipos; A utilizao do pensamento como se; A relao palco-platia; A construo (e permanncia) da personagem; A ocupao do espao cnico; Inibio, exibio, medo; O trabalho em grupo. O aluno (dependendo da srie) aprendeu que: num palco, cinema, novela, todos atuam; personagens criam vida por meio dos atores/atrizes; Podem contar histrias por meio do teatro; Ele tambm pode atuar

Dana
A no repetio de esteretipos; Utilizao do espao; Utilizao do corpo; A criao de movimentos; Inibio, exibio, medo; O trabalho em grupo. O aluno (dependendo da srie) aprendeu que: em alguns filmes a dana est sempre presente; O movimento faz parte do ser; O movimento pode criar coreografias; Todo mundo pode danar

Escolher os instrumentos de avaliao para qualquer que seja a disciplina uma tarefa bastante desafiadora. Esse desafio se acentua no ensino de Artes devido aos questionamentos em torno da disciplina e nas discusses que envolvem avaliar ou no a aprendizagem do ensino de arte?; como avaliar essa aprendizagem?; atribuir ou no nota?

Metodologia:

Entendendo que a pesquisa qualitativa busca a compreenso dos significados, e leva em considerao a particularidade do assunto abordado, que identificamos nosso estudo como tal. Devido especificidade do entendimento da temtica estudada e compreendendo a dificuldade de sua quantificao nos baseamos na particularidade da pesquisa qualitativa.
A pesquisa qualitativa responde a questes muito particulares. Ela se ocupa nas Cincias Sociais, com um nvel de realidade que no pode ou no deveria ser quantificado. Ou seja, ela trabalha como o universo dos significados, dos motivos das aspiraes, das crenas, dos valores e das atitudes (Minayo,2008, p. 21).

Nossa pesquisa do tipo exploratrio, que segundo Silva e Menezes (2001;p.21)


Visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torn-lo explcito ou a construir hipteses. Envolve levantamento bibliogrfico; entrevistas com pessoas que tiveram experincias prticas com o problema pesquisado; anlise de exemplos que estimulem a compreenso.

Para construo da pesquisa utilizaremos como instrumento de coleta de dados, o questionrio para que estes possam nos ajudar a entender com mais preciso a realidade vivida pelos sujeitos no mbito escolar. Segundo Cervo (2007):
o questionrio a forma mais usada para coletar dados, pois possibilita medir como mais exatido o que se deseja, [...] alm, de possuir a vantagem de os respondentes se sentiram mais confiantes, dado o anonimato, o que possibilita coletar informaes e respostas mais reais. (p.53)

E para concluso de nosso estudo utilizamos entrevistas que subsidiaram nossas interpretaes e anlise de acordo com a necessidade do projeto, baseadas no referencial e nos objetivos pretendidos.

Anlise de dados

Baseadas nos dados obtido nos questionrios e nas conversas informais percebemos que a polivalncia do professor das sries iniciais, sem uma

formao, como disse o sujeito PPA2, inicial ou continuada das linguagens que devem ser trabalhadas, ou a precariedade de profissionais formados nas reas especificas, so as principais causas de um ensino e avaliao de arte de forma maquiada. Segundo PEREGRINO e SANTANA(2001)
o profissional polivalente, cujo perfil assemelha-se imagem pejorativa do pato, que nada sem mergulhar, tem asas mas no voa e anda desengonado. Num momento de crise na educao, faz-se necessrio redirecionar a formao inicial e o aperfeioamento contnuo dos docentes, tendo em vista a grandeza da misso que cabe a esses profissionais. (p.111)

Apesar da incluso da disciplina de Arte-Educao em alguns cursos de Pedagogia, o contato com as linguagens tido em uma disciplina est longe de ser a formao necessria para sanar essas angstias e os problemas enfrentados por esses profissionais.
Deparamos-nos ainda com uma realidade ainda mais gritante quando partimos para a discusso das formas de avaliao. Dois dos sujeitos de uma das escolas particulares nos disseram que O instrumento de avaliao adotado pela

instituio que trabalho uma tabela onde o aluno julgado pelas faltas na disciplina (PPA3) e Na escola que trabalho a cada duas faltas na disciplina a criana perde 1(um) ponto na nota bimestral (PPA4). Com isso percebemos que a concepo de avaliao que temos, nem mesmo a mais tradicional delas aplicada. A avaliao est submetida frequncia, a julgamento de valores do prprio professor, sem nenhum embasamento terico e sem levar em considerao qualquer linguagem artstica, ou qualquer objetivo que estas linguagens busquem atingir.

Concluses preliminares

Devido ao imenso interesse de dar continuidade a pesquisa neste segmento, temos concluses parciais que se limitam ao estudo dos sujeitos e instituies aqui citadas. Preliminarmente conclumos que a precariedade de formao docente para as linguagens da disciplina de Arte tem angustiado os profissionais desde a hora de planejar suas aulas at o momento da avaliao.

Se o ensino de Educao Artstica foi extinto devido polivalncia, buscando-se uma particularidade no ensino das linguagens artsticas, muito nos impressiona a aceitvel polivalncia de um pedagogo sem as condies mnimas de real conhecimento de pelo menos uma das linguagens das quais ele obrigatoriamente ministra aulas. Muito nos preocupa a contradio entre teoria e realidade.

Preocupamos-nos com relao ao ensino que as crianas esto recebendo e a frustrao causada ao professor que se v em uma sala fingindo ser ter conhecimento em torno da disciplina, como se estivesse dando aula vendado, muitas vezes se surpreendendo com o conhecimento de uma ou outra criana que coloca em dvida seu conhecimento por ela ter uma aproximao extraclasse com uma das linguagens que este professor jamais teve. Contudo, percebemos o quanto urgente a necessidade de formao inicial e continuada para professores polivalentes em exerccio e pedagogos em formao em pelo menos uma das linguagens, a fim de minimizar suas angstias e de contribuir com a aproximao desses profissionais com a arte para que cumpram seu papel de mediadores tambm na disciplina de Artes.

Referncias Bibliogrficas - Lei Federal n. 9394/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional. - Lei Federal n. 11769/2008 Dispe sobre a obrigatoriedade do ensino de Msica na Educao Bsica. FERRAZ, M. H. C. T. & FUSARI, M. F. R. Metodologia do ensino da arte. So Paulo:Cortez, 1993. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da.Metodologia cientifica; 6 edio; So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. Silva, Edna Lcia da; Menezes, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaborao de dissertao, 3. ed. rev. Florianpolis: Laboratrio de Ensino a Distncia da UFSC, 2001. MINAYO, Ceclia de Souza. Pesquisa Social. Teoria, mtodo e criatividade. Rio de Janeiro: Petrpolis, 2008. PEREGRINO, Yara Rosas; SANTANA, Aro Paranagu de. ENSINANDO TEATRO: uma anlise crtica da proposta dos PCN.In: PENNA, Maura (org.). este o ensino de Arte que queremos? Uma anlise dos Parmetros Curriculares Nacionais. este o ensino de arte que queremos?Joo Pessoa: Editora Universitra, 2001. VENTRELLA, Roseli C. O ensino de Arte no ciclo I: novos caminhos. So Paulo: [ s.n ], 2005.

Mini-currculo
Autor(a)1: Adeilsa da Silva Ferreira aluna do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Campus do Agreste. Atriz formada pelo Teatro Experimental de Artes (TEA) DRT-2813. Atualmente professora do Ensino Fundamental da rede privada de ensino do municpio de Caruaru-PE. Orientadora: Ana Maria de Barros - Possui graduao em Histria pela Faculdade de Filosofia Cincias e Letras de Caruaru (1986), Mestrado em Educao pela Universidade Federal da Paraba (1998) e Doutorado em Cincia Poltica pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco (CAA).

S-ar putea să vă placă și