Sunteți pe pagina 1din 6

Reviso da Estrutura Curricular

26/03/2012

O Ministrio da Educao e Cincia apresentou hoje a verso final da Reviso da Estrutura Curricular que entrar em vigor no ano letivo de 2012-13. Esta verso resulta do dilogo iniciado com a apresentao da proposta, em dezembro de 2011. Promovemos uma consulta pblica, recebemos contributos variados e valiosos, procedemos sua anlise. Apresentamos agora o que consideramos melhor contribuir para o progresso do ensino e para a promoo do sucesso escolar. Destacamos o grande interesse pblico neste debate, nomeadamente a receo de mais de 1600 contributos na plataforma estabelecida para o efeito, e de pareceres, nomeadamente do Conselho Nacional de Educao e do Conselho de Escolas. Continuamos assim a preparar o futuro sem precipitaes, tendo em conta os recursos existentes, garantindo a qualidade do ensino, o equilbrio do sistema educativo, a autonomia pedaggica e organizativa das escolas. Orientamo-nos por valores fundamentais, nomeadamente, o esforo individual e coletivo, o trabalho, o rigor e a qualidade do que se aprende. Deste modo, avanamos na concretizao dos princpios para a Educao estabelecidos no programa do XIX Governo Constitucional. As medidas agora tomadas visam trs aspetos fundamentais: 1. a atualizao do currculo, nomeadamente atravs da reduo da disperso curricular; 2. a melhoria do acompanhamento dos alunos, com uma melhor avaliao e a deteo precoce de dificuldades; 3. o aumento decisivo da autonomia das escolas na gesto do currculo e numa maior liberdade de escolha das ofertas formativas.

1.ATUALIZAO DO CURRCULO A reduo da disperso curricular concretiza-se no reforo de disciplinas fundamentais, tais como a Lngua Portuguesa, a Matemtica, a Histria, a Geografia, as Cincias Fsico-Qumicas e da Natureza. Concretiza-se tambm pela promoo do ensino do Ingls, mantendo a pluralidade de oferta de Lnguas Estrangeiras, bem como as Expresses. Mantm-se a Educao para a Cidadania como inteno educativa em todas as reas curriculares, mas no como disciplina isolada obrigatria, e acentua-se o seu carter transversal. Esta reviso permite s escolas consolidar a autonomia pedaggica e organizativa, conferindo-lhes a capacidade de tomar decises em continuidade e harmonia com as do Ministrio.

Ao longo do Ensino Bsico e Secundrio, sero tomadas as seguintes medidas: reforar as reas disciplinares fundamentais; afirmar a identidade de disciplinas que se renem sob a designao de Expresses (Educao Visual, Educao Musical, Educao Fsica e Educao Tecnolgica); garantir uma aprendizagem mais consolidada da Lngua Inglesa, tornando-a disciplina obrigatria ao longo de um mnimo de 5 anos; reforar o carter transversal da Educao para a Cidadania, estabelecendo contedos e orientaes programticas, mas no a autonomizando como disciplina de oferta obrigatria.

Sero tomadas as seguintes medidas no 2. ciclo: substituir Educao Visual e Tecnolgica pelas reas disciplinares de Educao Visual e de Educao Tecnolgica, cada uma com o seu programa prprio e cada uma com um s professor; manter a atividade experimental nas Cincias da Natureza, a realizar com toda a turma.

Sero tomadas as seguintes medidas no 3. ciclo: apostar no conhecimento cientfico atravs do reforo de horas de ensino das cincias experimentais; alterar o modelo de desdobramento de aulas nas cincias experimentais, atravs de uma alternncia entre as disciplinas de Cincias Naturais e de Fsico-Qumica; oferecer, nos 7. e 8. anos, uma disciplina, por deciso da escola, de acordo com o seu projeto educativo; valorizar o conhecimento social e humano, reforando as horas de ensino nas disciplinas de Histria e de Geografia; antecipar para o 7. ano a aprendizagem das Tecnologias de Informao e Comunicao, garantindo a alunos mais jovens uma utilizao segura e adequada dos recursos digitais e proporcionando condies para um acesso universal informao; manter a oferta de uma segunda lngua estrangeira;

Sero tomadas as seguintes medidas no Ensino Secundrio: reforar o ensino do Portugus, tendo em especial ateno a melhoria da capacidade de expresso oral e escrita do aluno; manter o reforo da carga horria nas disciplinas bienais da formao especfica de Fsica e Qumica e Biologia e Geologia; manter duas opes disciplinares anuais.

2. MELHOR ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS O acompanhamento e a avaliao dos alunos so fundamentais para o seu sucesso. Sero garantidos atravs das seguintes medidas: implementar medidas que incrementem a igualdade de oportunidades, de homogeneidade relativa em disciplinas estruturantes, ao longo de todo o Ensino Bsico, atendendo aos recursos da escola e pertinncia das situaes; fomentar, no 1. ciclo, a coadjuvao nas reas das Expresses, por professores de outros ciclos do mesmo Agrupamento de Escolas, que pertenam aos grupos de recrutamento destas reas; promover no 1. ciclo um acompanhamento mais eficaz face ao desempenho dos alunos, atravs de apoios especficos; dar continuidade ao Apoio ao Estudo no 1. ciclo, a par das outras atividades de enriquecimento curricular; prestar um maior acompanhamento aos alunos, atravs da oferta de Apoio Dirio ao Estudo no 2. ciclo. Esta oferta obrigatria para as escolas e de frequncia facultativa para os alunos indicados pelo Conselho de Turma e os encarregados de educao; promover o rigor na avaliao obtendo dados fiveis sobre a aprendizagem, atravs da introduo de provas finais no 4. ano e da sua manuteno no 6. e no 9. ano, a Portugus e a Matemtica.

3. REFORO DA AUTONOMIA PEDAGGICA E ORGANIZATIVA DAS ESCOLAS As escolas mobilizam-se no sentido de desenvolver o ensino, tendo em conta os objetivos e os contedos definidos nas Metas Curriculares e nos Programas disciplinares. Para este efeito, devero atender s suas especificidades e necessidades e aos fatores que as enquadram e condicionam, selecionando, entre outros aspetos, as metodologias e a durao dos tempos letivos que se afigurem mais apropriadas. No desenvolvimento do currculo, assume particular importncia a promoo da autonomia pedaggica e organizativa das escolas. Estas aplicam o currculo e completam-no tendo em ateno os princpios gerais estabelecidos. A sua aplicao dever adaptar-se s caractersticas dos alunos e das escolas. O ensino dever acolher e criar condies a todos os alunos, tanto para colmatar dificuldades de aprendizagem como para desenvolver as suas capacidades. Pretende-se tambm que em cada escola se valorizem as experincias e as prticas colaborativas que conduzem melhoria do ensino. A autonomia permite s escolas implementar projetos prprios, ao mesmo tempo em que potencia a sua capacidade de melhorar, contando com os recursos humanos e materiais de que dispem. Por um

lado, induz compromissos que devem promover um ensino de qualidade, por outro implica a responsabilizao pelas opes tomadas e pelos resultados obtidos. O Ministrio da Educao e Cincia pretende operacionalizar os princpios consagrados no regime de autonomia, articulando-o com o desenvolvimento curricular, conferindo maior flexibilidade na organizao das atividades letivas, aumentando a eficincia na sua distribuio e valorizando os resultados escolares, nomeadamente atravs das seguintes medidas: conceder um crdito de horas, em funo de fatores tais como a eficiente gesto de recursos e o nmero de turmas, considerando ainda os progressos e resultados escolares alcanados; flexibilizar a durao das aulas segundo o critrio de cada escola, removendo a obrigatoriedade de organizar os horrios de acordo com tempos letivos de 45 minutos ou de seus mltiplos; estabelecer um mnimo de tempo por disciplina e um mximo total de carga curricular, dando autonomia s escolas para distribuir cargas letivas que facilitem o estabelecimento de padres ou solues que permitam atingir objetivos pr-estabelecidos em determinadas disciplinas; possibilitar ofertas de componentes curriculares complementares com carga flexvel, a serem utilizadas com o crdito da escola, nomeadamente a Educao Cvica, a Educao para a Sade, a Educao Financeira, a Educao para os Media, a Educao Rodoviria, a Educao para o Consumo, a Educao para o Empreendedorismo e outras.

----------------O Ministrio da Educao e Cincia continua a trabalhar no sentido de tomar medidas para a aprofundamento da reviso curricular, nomeadamente: na definio de objetivos claros, rigorosos, mensurveis e avaliveis, atravs da elaborao de novas metas curriculares e de uma reviso e possvel reformulao de programas; na atualizao do leque de opes da formao especfica, no Ensino Secundrio, tendo em conta o prosseguimento de estudos e as necessidades do mercado de trabalho; no reforo e melhoria das ofertas vocacionais e profissionais; na melhoria da orientao escolar e profissional.

O Ministrio da Educao e Cincia est ciente de que a reviso em curso decisiva para o futuro da educao em Portugal e s pode ser concretizada com o empenho e a dedicao dos professores, dos alunos, dos encarregados de educao e de toda a comunidade educativa.

ANEXO A reviso da estrutura curricular concretiza-se nas seguintes alteraes s matrizes curriculares atualmente em vigor. Os tempos assinalados nas grelhas anexas so indicados na unidade de 45 minutos, ficando ao critrio de cada escola o estabelecimento de outra unidade, assim como a adaptao aos limites pr-estabelecidos, mnimo por disciplina e mximo por carga curricular. 2. Ciclo

3. Ciclo

Secundrio

S-ar putea să vă placă și