Sunteți pe pagina 1din 1

Habilidades lingusticas As habilidades lingusticas representam a capacidade que o aluno tem para falar, ouvir, ler e escrever, onde

o conjunto dessas quatro habilidades do uma maior autonomia ao aluno ao se expressar em uma lngua estrangeira. Para Widdowson (2005), falar e ouvir so processados pelo meio auditivo e ler e escrever so processados atravs do meio visual, onde falar e escrever so habilidades ativas e ouvir e ler so habilidades receptivas. A fala a maneira com que o sistema fonolgico ou gramatical do indivduo se manifesta, ela a utilizao produtiva do meio auditivo. A variao para a manifestao fonolgica chama-se sotaque e a variao gramatical chama-se dialeto. Para Widdowson (2005), a fala representa
... a parte de uma ao recproca na qual tanto a recepo como a produo tomam parte. Nesse sentido, habilidade da fala implica numa participao ao mesmo tempo receptiva e produtiva.

O ato de falar no se resume exclusivamente produo de sons, mas tambm ao uso de gestos, movimentos e msculos da face, que so transmitidos atravs do meio visual. Quando percebemos a fala como uma manifestao que vai alm das formas gramaticais ela se torna produtiva e receptiva, auditiva e visual. Produtiva por conta da sua verbalizao, receptiva por causa do indivduo que est ouvindo o discurso, auditiva devido produo de som e visual por conta dos gestos. Ao dizermos que entendemos um trecho de linguagem falada estamos concordando que compreendemos esse trecho como forma ou como uso, pois ns reconhecemos os sons e o significado das frases da lngua em questo. O ato de reconhecer o significado da frase denominado escuta, j o ato de ouvir, segundo Widdowson (2005)
a atividade de reconhecer quais funes as frases tm numa interao, qual fora comunicativa elas assumem enquanto amostras de uso. Ouvir, portanto nesse sentido, contrapartida receptiva de dizer e depende tanto do meio visual quanto do auditivo.

Tanto a fala quanto a escrita so habilidades produtivas, pois na fala h o movimentos dos rgos fonadores responsveis pela produo do som, e na escrita os braos e os dedos produzem palavras coerentes que so percebidas pelo olho. Widdowson (2005). Escrever nada mais do que criar frases coerentes, compreensveis e contextualizadas e transmiti-las atravs do meio visual com marcas no papel; vale salientar que no ato da escrita o mesmo tambm assume o papel de leitor. Ler a habilidade que o indivduo possui de reconhecer o que est escrito atravs do meio visual enquanto parte de um discurso. A compreenso existe quando o indivduo j tem um conhecimento prvio de um determinando assunto e ao ler tal documento, o mesmo prediz o que ainda vir, essa capacidade denomina-se interpretao. Nesse contexto, a capacidade de ler e escrever so idnticas, pois ambas tem como base a interpretao. A interpretao, segundo Widdowson (2005)
a capacidade no meio visual que corresponde conversa no meio auditivo/visual , com a diferena de que na conversa os aspectos produtivo/receptivo so tornados explcitos no dizer e no ouvir.

S-ar putea să vă placă și