Sunteți pe pagina 1din 27

I

MICHAIL maS ALBERTE. KANN


imirmaniMt

7i

**4 ^'ca

S0

llN Wvro AW twtftlt. ftllttllf 'M* J l f ! t o . wni M r r t ^ t f tMrH tfii iiKMiti i


f e m w l s r e m r*4ft ai l n M | i M <WOirili MV Nrm

IU4

>it>H<. t

Editora Brasiliense Ltda.-So Paulo

MICHAEL S A Y E E S e ALBERT E. KAHN

A GRANDE CONSPIRAO
A GUERRA SECRETA CONTRA A RUSSIA S O V I T I C A

6. a

EDIO

EDITRA BRASILIENSE SO PAULO 1959

Nenhum incidente ou dilogo dste livro foi inventado pelos autores. O material foi colhido de vrias fontes de documentao que vm indicadas no texto ou mencionadas no fim, entre as Notas Bibliogrficas.

NDICE
LIVRO IV

449

DE MUNIQUE A SO FRANCISCO
XXII A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL I. Munique 2. II Guerra Mundial 349

1 s

L I V R O IV

DE MUNIQUE A SO F R A N C I S C O

CAPITULO

xxn

A SEGUNDA GUERRA 1. Munique

MUNDIAL

"A dcada fatdica de 1931-1941", declarou o Departamento de Estado dos E.U.A. em sua publicao oficial Paz e Guerra: Poltica Exterior dos E.U.A., "comeou c acabou com atos de violncia pelo Japo. Foi assinalada pelo impiedoso desenvolvimento de uma poltica calculada de dominao mundial por parte do Japo, da Alemanha e da Itlia." A II Guerra Mundial comeou em 1931 com a invaso japonsa da Manchria, sob o pretexto de salvar a sia do comunismo. Dois anos mais tarde, Hitler derribou a Repblica Alem, sob o pretexto de salvar a Alemanha do comunismo. Em 1935 a Itlia invadiu a Etipia para salv-la do "bolchevismo e da barbrie." Em 1936 Hitler remilitarizou a Rennia; a Alemanha e o Japo assinaram um pacto anti-Comintern; e tropas alems e italianas invadiram a Espanha sob o pretexto de salv-la do comunismo. Em 1937 a Itlia aliou-se Alemanha e ao Japo no seu pacto anti-Comintern; o Japo atacou novamente a China, tomando Peipim, Tientsin e Xangai. No ano seguinte, a Alemanha tomou a ustria. O Eixo Roma-Berlim-Tquio se estruturou, disposto a "salvar o mundo do comunismo..." Dirigindo-se Assemblia da Liga das Naes em setembro de 1937, o comissrio do Exterior sovitico, Maxim Litvinov disse: "Sabemos de trs estados que nos ltimos anos atacaram outros estados. Com todas as diferenas de regimes, ideologias, nveis cultural e material da^ vtimas do ataque, todos os trs justificaram a sua agres-

350

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

so com um s e mesmo motivo a luta contra o comunismo. Os governos dsses estados pensam ingnuamente, ou pretendem pensar que suficiente les arvorarem a palavra "anticomunismo", para que tdas as suas felonias e crimes internacionais sejam esquecidos!" Sob a mscara do pacto anti-Comintern, a Alemanha, o Japo e a Itlia marchavam para a conquista e escravizao da Europa e da sia. Duas alternativas possveis se apresentavam ao mundo: unidade de tdas as naes opostas agresso nazista, fascista e japonsa e suspenso da ameaa de guerra do Eixo antes que fsse muito tarde; ou desunio, rendio covarde agresso, e a inevitvel vitria fascista. Os ministros de propaganda do Eixo, os agentes de Leon Trotsky, os reacionrios franceses, britnicos e americanos, estacam todos combinados na campanha fascista internacional contra a segurana coletiva. A possibilidade de unidade contra a agresso foi atacada como "propaganda comunista" ridicularizada como sonho utpico; atacada como incitamento guerra. No seu lugar, foi apresentada a poltica de apaziguamento, o projeto de transformar a guerra inevitvel num assalto unido contra a Rssia Sovitica. A Alemanha nazista bateu-se quanto pde por essa poltica. O primeiro-ministro britnico, Neville Chamberlain, o heri do apaziguamento, disse que a segurana coletiva dividiria a Europa em "dois campos armados." O jornal nazista Nachtausgbe, declarou em fevereiro de 1938: "Sabemos que o primeiro-ministro ingls, como ns, considera a segurana coletiva como uma loucura." Falando em Manchester, aos 10 de maio de 1938, Winston Churchill replicou: "Dizem-nos que dividiramos a Europa em dois campos armados. Ento dever haver um s campo armado? o campo armado de um ditador e a canalha dos povos vizinhos, errando em derredor dos seus limites, ansiosos por saberem quem vai ser abocanhado

GRANDE

CONSPIRAO

351

primeiro, quem vai ser subjugado ou meramente explorado?" ChurcMll foi denominado "propagandista da guerra..." Em setembro de 1938 a poltica de apaziguamento atingiu o seu pice. O govrno da" Alemanha nazista, da Itlia fascista e da Gr-Bretanha e Frana assinaram o Pacto de Munique a Santa Aliana anti-sovitica com que a reao vinha sonhando desde 1918. O Pacto deixou a Rssia Sovitica sem aliados. O Tratado. Franco-Sovitico, pedra angular da segurana coletiva europia, estava sem efeito. Os suaetos tchecos passaram a fazer parte da Alemanha nazista. As portas de Leste estavam escancaradas diante da Wehrmacht (81.) "O Pacto de Munique", escreveu Walter Duranty no Kremlin e o Povo, "parecia assinalar a maior humilhao que a Unio Sovitica sofreia desde o Tratado de Brest-Litovsk."
(81) Aos 24 do setembro de 1938, com os nazistas locomovendo-se sbre a Tcheco-Eslovquia, o artigo de fundo do Socilist Appeal, rgo trotskista de Nova Iorque, declarava: "A Tcheco-Eslovquia um dos mais monstruosos abortos produzidos pelos trabalhos da infame conferncia de Versalhes... A democracia da Tcheco-Eslovquia no tem passado de um miservel disfarce da explorao dos capitalistas, mais avanados... Essa perspectiva necessriamente vincula a mais firme oposio revolucionria ao estado burgus tcheco, em tda e qualquer circunstncia." Debaixo de semelhantes slogans pseudo-revolucionrios. os trotskistas da Europa e da Amrica empennaram-se numa incessante campanha contra a defesa das naes pequenas ante a agresso nazista e contra a segurana coletiva. Quando a Abissnia, a Espanha, a China do Norte e Central, a ustria e a Tcheco-Eslovquia foram invadidas uma aps outra pela Alemanha, Itlia e Japo, os membros da IV Internacional de Trotsky espalharam por todo o mundo que a segurana coletiva era um "estmulo guerra." Trotsky afirmava que a defesa do Estado nacional" era realmente "uma tarefa reacionria." No seu panfleto A Quarta Internacional e a Guerra, que foi utilizado como base de propaganda pelos trotskistas em sua luta contra a segurana coletiva, Trotsky escrevera: "A defesa do Estado nacional, antes de tudo na Europa balcanizada no mais pleno sentido da palavra uma tarefa reacionria. O Estado nacional com os seus limites, passaportes, moedas, costumes e exrcito para proteo dos costumes, tornou-se um temvel empecilho ao desenvolvimento econmico e cultural da humanidade. No a defesa do Estado nacional a tarefa do proletariado, mas a sua destruio final."

352

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

O mundo esperava a guerra nazi-sovitica. De volta Inglaterra, agitando na mo um pedao de papel com a assinatura de Hitler, Neville Chamberlain exclamou: "Isto quer dizer paz para os nossos dias!" Vinte anos antes o espio britnico Capito Sidney George Reilly exclamara: "Custe o que custar, preciso esmagar essa imunda obscenidade que nasceu na Rssia. Paz com a Alemanha! Sim, paz com todo o mundo! Paz, paz a qualquer custo e depois, uma frente nica contra os inimigos da humanidade!" Aos 11 de junho de 1938, Sir Arnold Wilson, defensor de Chamberlain na Cmara dos Comuns, declarou: "A unidade essencial e o perigo real. para o mundo de hoje no vem da Alemanha ou da Itlia... mas da Rssia."
Os companheiros e simpatizantes de Trotsky na Europa e na Amrica conduziram uma luta cerrada contra a Frente Popular na Frana, contra o governo republicano espanhol e outros movimentos populares patriticos e antifascistas que tentavam realizar a unidade nacional em seus prprios pases e chegar a tratados de segurana coletiva cofn a Unio Sovitica. A propaganda trotskista declarou que sses movimentos envolveriam os seus pases na guerra. "A verso stalinista da Frente nica declarou C. L. James, lder trotskista britnico no unidade para a ao, mas unidade para conduzir todos os trabalhadores numa guerra imperialista". O prprio Trotsky incessantemente "admoestava" contra os "perigos" envolvidos na derrota do Eixo para as naes no-agressoras. Uma vitria da Frana, da Gr-Bretanha e da Unio Sovitica... contra a Alemanha e o Japo declarou Trotsky nas audincias do Mxico em abril de 1937 significaria, primeiramente, transformao da Unio Sovitica bum estado burgus e a transformao da Frana num estado fascista, porque para uma vitria contra Hitler necessrio possuir uma monstruosa mquina militar... Uma vitria pode significar a destruio do fascismo na Alemanha e o estabelecimento do fascismo na Frana." Nesse sentido Trotsky e seus co-propagandistas trabalhavam de mos dadas com os apazigualores e com os ministros de Propaganda do Eixo para persuadir o povo da Europa de que a segurana coletiva era pura traficncia guerreira e de que as agncias empenhadas nisso eram instrumentos de "Stlin."

GRANDE

CONSPIRAO

353

Mas as primeiras vtimas do pacto anti-sovitico de Munique no foram os povos soviticos. As primeiras vtimas foram os povos democrticos da Europa. Ainda uma vez, a fachada anti-sovitica escondia uma traio democracia. Em fevereiro de 1939, os governos britnico e francs reconheceram a ditadura fascista do Generalssimo Franco como o govrno legtimo da Espanha. Nos ltimos dias de maro, depois de dois anos e meio de luta pica e agnica contra as hordas esmagadoras, a Espanha Republicana tornou-se uma provncia fascista. Aos 15 de maro, a Tcheco-Eslovquia deixou de ser um estado independente. As divises Panzer nazistas rolaram sbre Praga. As fbricas de munies Skoda e vinte e trs outras fbricas de armamentos, compreendendo uma indstria blica trs vzes maior do que a da Itlia fascista, tornou-se propriedade de Hitler. O General fascista Jan Sirovy, antes lder dos exrcitos intervencionistas tchecos contra a Sibria Sovitica, entregara ao alto comando alemo os arsenais, os depsitos/ mil avies e todo o equipamento militar de primeira qualidade do exrcito da Tcheco-Eslovquia. Aos 20 de maro, a Litunia entregou Alemanha o seu nico prto, Memel. Numa sexta-feira santa, na manh de 7 de abril, Mussolini cruzou o Adritico e invadiu a Albnia. Cinco dias depois, o Rei Vtor Emanuel recebia a coroa da Albnia. De Moscou, mesmo quando Hitler avanava sbre a Tcheco-Eslovaquia, Stlin advertia que os polticos do apaziguamento da Inglaterra e da Frana levariam os seus pases ao desastre. Stlin falou em Moscou aos 10 de maro de 1939, perante o XVIII Congresso do Partido Comunista da Unio Sovitica. A guerra no declarada, disse Stlin, com que as potncias do Eixo j estavam devastando a Europa e a sia, sob a mscara de pacto anti-Comintern, no se dirigia nicamente contra a Rssia Sovitica mas tambm, e de fato, primriamente, contra os intersses da Inglaterra, Frana e Estados Unidos. "A guerra est sendo feita", disse Stlin, "por estados agressores que m qualquer hiptese contrariaro os intersss dos

354

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

no-agressores, principalmente os da Inglaterra, Frana e Estados Unidos, enquanto que stes recuam e batem em retirada, fazendo concesso sobre concesso aos agressores... sem a menor tentativa de resistncia e mesmo com certa ponta de conivncia. Inacreditvel, mas verdade." Os polticos reacionrios nas democracias ocidentais, particularmente na Inglaterra e Frana, disse Stlin, rejeitaram a poltica de segurana coletiva. Ao invs de sonharem eles com uma coalizo anti-sovitica camuflada com frases diplomticas tais como "apaziguamento" e "no interveno." Mas a sua poltica, disse Stlin, j fra superada. Stlin acrescentava: " . . . certos polticos e jornalistas europeus e americanos, perdendo a pacincia de esperar pela marcha contra a Ucrnia Sovitica, j comearam a descobrir o que havia realmente por detrs da poltica da no-interveno. Esto dizendo abertamente, pondo o prto no branco, que os alemes 'os desaontaram cruelmente, pois em vez de marcharem contra a r nio Sovitica, voltaram-se contra o Oeste, pedindo colnias, j se v. Algum podia pensar que os distritos da Tcheco-Eslovquia foram concedidos Alemanha como preo de uma guerra contra a Unio Sovitica, no entanto agora os alemes se recusam a cumprir a sua palavra... "Longe de mim", disse Stlin, "moralizar em matria de poltica de no-interveno, falar de traio, crueldade e coisas assim. Seria ingnuo pregar moral a povos que no reconhecem nenhuma moralidade humana. Poltica e poltica, como dizem os velhos e obstinados diplomatas burgueses. preciso notar, entretanto, que a grande e perigosa partida poltica iniciada pelos defensores da poltica de no-interveno pode terminar num srio fiasco para les." A Unio Sovitica ainda esperava a cooperao internacional contra os agressores e uma poltica realista de segurana coletiva. Mas, esclareceu Stlin, essa cooperao tinha de ser genuna e sincera. O Exrcito Vermelho no pretendia ser a mo do gato para os polticos apaziguadores da Inglaterra e da Frana. Finalmente, na pior das hipteses, o Exrcito Vermelho estava confiante na sua prpria fra e na lealdade e unidade do povo sovitico. Como Stlin declarou:

GRANDE

CONSPIRAO

355

" . . . no caso de uma guerra, a frente e a retaguarda de nosso exrcito... sero mais fortes do que as de qualquer outro pas, fato de que devem recordar-se as pessoas que gostam de conflitos militares." Mas a dura e significativa admoestao de Stlin foi ignorada. Em abril de 1939, 87% da opinio pblica britnica manifestaram-se em favor de uma aliana anglo-sovitica contra a Alemanha nazista. Churchill encarava a aproximao anglo-sovitica como "questo de vida ou de morte." Numa alocuo aos 27 de maio, Churchill declarou cruamente: "Se o governo de Sua Majestade, tendo negligenciado nossas defesas, tendo entregado a Tcheco-Eslovquia com tudo o que a Tcheco-Eslovquia significa de potencial militar, tendo-nos confiado a defesa da Polnia e Rumnia, agora rejeita o indispensvel auxlio da Rssia, conduzindo-nos assim pelo pior dos caminhos pior das guerras, sse govrno desserve generosidade com que foi tratado pelos seus concidados." Aos 29 de julho David Lloyd George apoiou os apelos de Churchill com estas palavras: "Mr. Chamberlain negociou diretamente com Hitler. Foi Alemanha para v-lo. lo o Lorde Halifax visitaram Roma. Foram a Roma, beberam sade de Mussolini e disseram-lho pessoalmente quanto o admiravam. Mas que enviaram Rssia? No mandaram nem mesmo o ltimo ministro do Gabinete... Mandaram apenas um funcionrio do Ministrio do Exterior. Isso um insulto. les no tm o senso da proporo nem da gravidade da situao geral, quando o mundo se agita boira de um grande precipcio..." As vozes do povo britnico e de estadistas britnicos como Churchill e Lloyd George no foram ouvidas. "Um slida

356

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

e rpida aliana com a Rssia", observou o Times de Londres, "embaraaria as nossas negociaes..." (82.) Pelo vero de 1939, quando as coisas se precipitaram e a guerra na Europa chamejava mais perto, William Strang, oficial subalterno do Ministrio do Exterior que Chamberlain enviara a Moscou, era o nico representante britnico empenhado em negociaes diretas com o govrno sovitico. A presso pblica forou Chamberlain a tomar outros rumos nas negociaes com a Rssia. Aos 11 de agsto, uma misso militar britnica chegou a Moscou para entendimentos conjuntos dos estados-maiores. A misso britnica viajara de Londres numa embarcao de 13 ns, o meio mais lento possvel de transporte. Quando a misso chegou, os russos verificaram que ela no tinha mais autoridade do que Strang para assinar qualquer acrdo que fsse com o govrno sovitico. A Rssia Sovitica tinha de ficar isolada e szinha em face de uma Alemanha nazista, apoiada, se no ativa, passivamente ao menos, pelos governos europeus de mentalidade muniquista. Joseph E. Davies descreveu posteriormente a escolha que o govrno sovitico foi forado a fazer. Escrevendo ao consultor do Presidente Roosevelt, Harry Hopkins, antigo embaixador na Unio Sovitica, le declarou aos 18 de julho de'1941:
(82) No dia em que o exrcito nazista entrou em Praga, uma delegao da Federao das Indstrias Britnicas estava em Duesseldorf elaborando 'os detalhes finais de um acrdo compreensivo com os grandes capitais alemes. Em julho a imprensa britnica publicou a sensacional revelao de que Robert S. Hudson, secretrio parlamentar na Direo do Comrcio, estivera com o Dr. Helmuth Wohlthat, consultor econmico de Hitler, para discutir a possibilidade de um emprstimo britnico de 51 milhes de libras Alemanha nazista. Nem todos os grandes capitalistas britnicos simpatizavam com a poltica de apaziguamento com os nazistas. Aos 8 de junho o banqueiro e magnata do carvo Lorde Davies declarou na Cmara dos Lordes: "O govrno russo sabe perfeitamente que em certos crculos de nosso ais se oculta a esperana de que as guias Germnicas voem em ireo a leste, e no a oeste, como parece que deveriam voar no tempo em que Hitler escreveu o Mein Kampf..Com respeito s negociaes ae Chamberlain com o govrno sovitico, disse Lorde Davies: "s vezes eu fico pensando, como agora, se o Gabinete est falando srio ou se essas negociaes no so mais tuna escamoteao da opinio pblica."

GRANDE

CONSPIRAO

357

"De minhas observaes e contactos, desde- 1936, eu acredito que exceto o presidente dos E.U.A., nenhum governo no mundo viu mais claramente a ameaa de Hitler paz e a necessidade de alianas para segurana coletiva entre as naes no-agressoras, do que o govrno sovitico. le estve disposto a lutar pela Tcneco-Eslovquia. Cancelou o seu pacto de no- " -agresso com a Polnia antes de Munique porque le queria limpar o caminho para a passagem de suas tropas pela Polnia para ir cm auxlio da Tcheco-Eslovquia, se necessrio fsse, para cumprir com as suas obrigaes contratuais. Mesmo depois de Munique e mais tarde na primavera de. 1939 o govrno sovitico " concordou em aliar-se com a Gr-Bretarilm e a Frana se a Alemanha atacasse a Polnia ou a Rumnia, urindo, porm, uma conferncia internacional dos estaos no-agressores para determinar objetiva e realisticamente o que cada um poderia fazer c assim informar sbre a resistncia conjugada contra Hitler... Chamberlain recusou essa sugesto, em vista da objeo da Polnia e da Rumnia contra a incluso da Rssia... Durante tda a primavera de 1939 os Sovietes tentaram levar a cabo um acrdo definitivo para unidade de ao e coordenao de planos militares destinados a deter Hitler. A Gr-Bretanha recusou-se a dar Rssia, com referncia aos estados blticos, as mesmas garantias de proteo que a Rssia dava Frana e Gr-Bretanha no caso de uma agresso contra a Blgica ou a Holanda. Os Sovietes convenceram-se, e com razo, de que nenhum acrdo geral efetivo, direto e prtico, poderia ser feito com a Frana e a Gr-Bretanha. Foram levados a um pacto de no-agresso com Hitler."

Vinte anos depois de Brest-Litovsk, os polticos anti-soviticos da Europa tinham forado outra vez a Rssia a um tratado no desejado de autodefesa com a Alemanha. Aos 24 de agosto de 1939, a Unio Sovitica assjnou um pacto de no-agresso com a Alemanha nazista.

358

MICHAEL
*

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

2. II Guerra Mundial
No dia l. de setembro de 1939, as divises mecanizadas nazistas invadiram a Polnia em sete pontos. Dois dias depois, a Gr-Bretanha e a Frana declararam guerra contra a Alemanha. Dentro de duas semanas, o regime polons, que sob a influncia da "clique dos coronis" anti-soviticos se aliara com o nazismo, recusara o auxlio sovitico e se opusera segurana coletiva, caiu em pedaos, e os nazistas estavam limpando os remanescentes dispersos de seu aliado de h pouco. Aos 17 de setembro, quando as colunas nazistas atravessaram a Polnia e o govrno polons fugiu em pnico, o Exrcito Vermelho cruzou a fronteira oriental polonesa de anteguerra e ocupou a Bielo-Rssia, a Ucrnia ocidental e a Galcia antes de serem atingids pelas Panzer alems. Marchando rpidamente rumo ao oeste, o Exrcito Vermelho ocupou o territrio que a Polnia anexara da Rssia em 1920. "Era evidentemente necessrio qu os exrcitos russos estacionassem nessa linha para assegurarem a defesa da Rssia contra a ameaa nazista"... declarou Winston Churchill numa rdioemisso de 1. de outubro. 'Toi criado um front oriental que a Alemanha nazista no se atrever a assaltar. Quando Herr von Ribbentrop foi convocado a Moscou na semana passada le devia saber do fato, e aceitar a realidade que era esta: os desgnios nazistas nos Estados Blticos e na Ucrnia tinham chegado a ponto-morto." O avano do Exrcito Vermelho para o oeste era o primeiro de uma srie de movimentos da Unio Sovitica destinados a contrabalanar a expanso nazista e fortalecer as defesas soviticas em preparativos para "o embate inevitvel contra o III Reich. Durante a ltima semana de setembro e nos primeiros dias de outubro, o govrno sovitico assinou pactos de assistncia mtua com a Estnia, Latvia e Litunia. sses acrdos especificavam que seriam estabelecidas guarnies do Exrcito Vermelho e bases navais e aeroportos soviticos nos Estados Blticos. Comeou imediatamente uma deportao em massa de quinta-coluna nazista na rea bltica. Dentro de poucos dias

GRANDE

CONSPIRAO

359

50.000 alemes foram deportados da Litunia, 53.000 de Latvia e 12.000 da Estnia. Da noite para o dia, as quinta-colunas blticas to laboriosamente construdas por Alfredo Rosenberg sofreram um golpe devastador, e o alto comando alemo perdeu algumas* de suas bases mais estratgicas para o planejado ataque contra a Unio Sovitica. Mas no norte, a Finjndia continuava sendo um aliado militar potencial do III Reich. Existia a mais ntima afinidade entre os altos comandos alemo e finlands. O lder militar finlands Baro Karl Gustav von Mannerheim, estava em ntimas comunicaes com o alto comando alemo. Havia freqentes conferncias conjuntas dos ostados-maiores, e oficiais alemes peridicarnente supervisionavam manobras militares finlandesas. O chefe do estado-maior finlands, General Karl Gesch, recebera o seu treino militar na Alemanha, como tambm o seu principal ajudante, o General Hugo Oeslermann, que servira no Exrcito alemo durante a 1 Guerra Mundial. Em 1939, o govrno do III Reich conferiu ao General Oesch uma de suas mais altas condecoraes... As relaes polticas entre a Finlndia e a Alemanha nazista eram estreitas tambm. O primeiro-ministro socialista Risto Ryti considerava Hitler como um "gnio"; Per Svinhufrud, rico germanfilo que tinha sido agraciado com a Cruz de Ferro alem, foi a mais poderosa figura de fundo na poltica finlandesa. Com o auxlio de oficiais e engenheiros alemes, a Finlndia convertera-se numa poderosa fortaleza para servir de base para a invaso da Unio Sovitica. Trinta e trs aeroportos militares tinham sido edificados no solo finlands, caazes de acomodar dez vzes mais avies do que os que avia na Fra Area Finlandesa. Os tcnicos nazistas supervisionavam a construo da Linha Mannerheim, uma srie de fortificaes intrincadas, esplndidamente equipadas, que percorriam milhas ao longo da fronteira sovitica com artilharia pesada num ponto a 21 milhas apenas de Leningrado. Diferente da Linha Maginot, a Linha Mannerheim aestinara-se no s a objetivos defensivos, mas tambm a guarnecer uma fra ofensiva maior. Quando a Linha Mannerheim se aproximava do seu trmo no vero de 1939, o chefe do estado-maior de Hitler, General Halder, chegou da Alemanha e fz uma inspeo final nas fortificaes macias... .

360

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

Durante a primeira semana de outubro de 1939, enquanto ainda negociava os seus novos tratados com os Estados Blticos, o govrno sovitico props um pacto de assistncia mtua com a Finlndia. Moscou prontificou-se a ceder vrios milhares de milhas quadradas do territrio sovitico na Karlia central em troca de algumas ilhas finlandesas estratgicas perto de Leningrado, uma poro do Istmo da Karlia e um arrendamento por 30 anos do prto de Hango para a construo de uma base naval sovitica. Os lderes soviticos consideravam sses territrios essenciais defesa da base naval vermelha de Kronstadt e da cidade de Leningrado. As negociaes entre a Unio Sovitica e a Finlndia arrastaram-se at meados de novembro sem resultado. A fim de conseguir algum acrdo, o govrno sovitico comprometeu-se considervelmente. "Stlin procurou convencer-me de que tanto a sabedoria dos finlandeses como os intersses soviticos estavam em jgo", declarou o negociador finlands, Juho Passikivi, de volta a Helsinque. Mas a clique pr-nazi que dominava o govrno finlands se -recusou a fazer concesses e rompeu as negociaes. Pelos fins de novembro, a Unio Sovitica e a Finlndia entraram em guerra. "A nao finlandesa", declarou o govrno finlands, est lutando pela sua independncia, liberdade e honra... Como psto avanado da civilizao ocidental, nossa nao tem o direito de esperar auxlio de outras naes civilizadas." Os elementos anti-soviticos na Inglaterra e na Frana acreditavam que' chegara a guerra santa h tanto tempo esperada. A guerra estranhamente inativa no oeste contra a Alemanha nazista era uma "guerra ilegtima." A guerra real era a de leste. Na Inglaterra, Frana e Estados Unidos, comeou uma intensa campanha anti-sovitica sob a bandeira de "Auxlio Finlndia." O primeiro-ministro Chamberlain, que havia pouco declarara que o seu pas no tinha armamento adequado para lutar contra os nazistas, rpidamente providenciou a remessa Finlndia de 144 aeroplanos britnicos, 114 metralhadoras pesadas, 185.000 bombas, 50.000 granadas, 15.700 bombas areas, 100.000 sobretudos e 48 ambulncias. Numa poca em que a Frana necessitava desesperadamente de equipamento militar para o seu exrcito, a fim de deter a inevitvel ofensiva

GRANDE

CONSPIRAO

361

nazista, o governo francs remeteu ao Exrcito finlands 179 avies, 472 metralhadoras, 975.000 bombas, 5.100 fuzis e 200.000 granadas de mo. Enquanto a calmaria ^ continuava no front Ocidental, o alto comando britnico, ainda dominado por militaristas anti-soviticos como o General Ironside, planejava enviar 100.000 soldados atravs da Escandinvia, para a Finlndia, e o alto comando francs fazia preparativos para um ataque simultneo contra o Cucaso, sob o comando do General Weygand, que declarou abertamente que bombardeiros franceses no Oriente Prximo estavam prontos para atacar os campos petrolferos de Bacu. Dia aps dia os jornais britnicos, franceses e americanos estampavam ruidosas vitrias finlandesas e catastrficas derrotas soviticas. Mas depois de trs meses de luta num terreno extraordinriamente difcil e sob condies atmosfricas incrivelmente speras, numa temperatura que caa freqentemente a 60 e 70 graus abaixo de zero, o Exrcito Vermelho abatera a "inexpugnvel" Linha Mannerheim e derrotara o Exrcito finlands (83.) As hostilidades entre a Finlndia e a Unio Sovitica acabaram aos 13 de maro de 1940. Conforme os trmos de paz, a Finlndia cedia Rssia o Istmo Kareliano, o litoral ocidental e norte do Lago Ldoga, algumas ilhas estratgicas no Glfo da Finlndia essenciais defesa de Leningrado. O govrno sovitico restaurou o prto de Petsamo, que tinha sido ocupado pela Marinha Vermelha e arrendou por 30 anos a pennsula de Hango pagando a importncia anual de 8.000.000 de marcos finlandeses. Dirigindo-se ao Supremo Soviete da URSS aos 29 de maro, Molotov declarou: "A Unio Sovitica, tendo derrotado o Exrcito finlands e com oportunidade de ocupar tda a Finlndia, no o fz e no pediu indenizaes pelos seus gastos de guerra, como qualquer outra potencia teria feito, mas confinou ao mnimo os seus desejos... No tratado
(83) Em junho de 1940 o Instituto para Anlise de Propaganda em Nova Iorque relatou: "A imprensa americana disse menos verdade e mais ridculas invencionices acrca da guerra finlandesa do que sbro qualquer outro conflito recente."

362

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

de paz no tivemos outros objetivos seno salvaguardar a segurana de Leningrado, Murmansk e a ferrovia de Murmansk.. A guerra no declarada da Alemanha nazista contra a Rssia Sovitica prosseguia . . . No dia em que cessaram as hostilidades fino-soviticas, o General Mannerheim declarou em proclamao ao Exrcito finlands que "a misso sagrada do exrcito era a de constituir-se num psto avanado da civilizao ocidental a leste." Logo depois o govrno finlands comeou a construir novas fortificaes ao longo das fronteiras revistas. Tcnicos nazistas vieram da Alemanha para supervisionar o trabalho. Grandes pedidos de armamentos foram feitos Sucia e Alemanha. Tropas alems comearam a chegar em nmero considervel Finlndia. Os comandos finlands e alemo estabeleceram quartis-generais conjuntos e faziam manobras militares conjugadas. Bandos de agentes nazistas 'inundaram a embaixada alem em Helsinque e os onze consulados em todo o pas. A calmaria no oeste terminou sbitamente no inverno de 1940. Aos 9 de abril, soldados alemes invadiram a Dinamarca e a Noruega. A Dinamarca foi ocupada num s dia, sem resistncia. Pelo fim do ms os nazistas tinham esmagado a resistncia norueguesa organizada e as tropas britnicas, enviadas em socorro dos noruegueses, estavam abandonando as suas poucas e precrias bases. Estabeleceu-se em Oslo um regime ttere nazista sob a direo do Major Vidkun Quisling. Aos 10 de maio, Chamberlain apresentou a sua demisso como primeiro-ministro, depois de ter conduzido o seu pas situao talvez mais desesperadora de tda a sua longa histria. No mesmo dia, quando o rei pediu a Winston Churchill que formasse um novo gabinete, o Exrcito alemo invadiu a Holanda, a Blgica e o Luxemburgo. Aos 21 de maio, os alemes tinham varrido do seu caminho tda a tnue oposio, alcanando o Canal da Mancha, isolando osaliados em Flandres. O pnico percorreu a Frana tda. Por tda parte, a quinta-coluna estava em ao. Tropas francesas eram abandonadas pelos seus oficiais. Divises inteiras viram-se sem suprimentos militares. Paul Reynaud comunicou ao Senado fran-

GRANDE

CONSPIRAO

363

cs que os chefes do Exrcito francs tinham cometido "erros incrveis." Denunciou os "traidores, derrotistas e os covardes." Inmeros oficiais franceses altamente colocados foram sbitamente presos. Mas as prises vieram muito tarde. A quinta-coluna j estava controlando a Frana. O antigo ministro francs da Aviao, Pierre Cot, escreveu mais tarde em Triunfo a Traio; " . , . Os fascistas dominavam largamente o pas e o Exrcito. A agitao anticomunista era uma cortina de fumaa atrs da qual se preparava a grande conspirao poltica que paralisaria a Frana e facilitaria o trabalho de Hitler... Os instrumentos mais eficientes da quinta-coluna foram Weygand, Ptain e Lavai. No Conselho de Ministros reunido em Cang perto de Tours, aos 12 de junho de 1940, o General Weygand urgiu o govrno a terminar a guerra. Seu principal argumento era o de uma revoluo comunista que tinha irrompido em Paris. Ele afirmou que Maurice Thorez, secretrio-geral do Partido Comunista, j se instalara no Palcio Presidencial. Georges Mandel, ministro do Interior, telefonou imediatamente ao chefe de polcia de Paris, que negou as afirmaes de Weygand; no havia distrbios na cidade, a populao estava calma . . . Logo que tomaram o poder no meio da confuso do colapso, Ptain e Weygand, com o auxlio de Lavai e Darlan, apressaram-se em suprimir todas as liberdades polticas, taparam a bca do povo e estabeleceram um regime fascista." A cada instante, a confuso aumentava e a bacle se aprofundava, enquanto os soldados franceses lutavam desesperados e desalentados. O mundo assistia traio de uma nao em escala jamais testemunhada... De 29 de maio a 4 de junho, o Exrcito britnico evacuou os seus soldados de Dunquerque, salvando hericfimente 335.000 homens.

364

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

Aos 10 de junho, a Itlia fascista declarou guerra Frana e Inglaterra. Aos 14 de junho, Paris caiu, e Ptain, Weygand, Lavai e o trotskista Doriot tornaram-se os chefes tteres nazistas da Frana. Aos 22 de junho, foi assinado um armistcio entre a Alemanha e a Frana na Floresta de Compigne, no mesmo vago em que o Marechal Foch ditara os trmos de rendio aos alemes derrotados havia 22 anos. Quando a Frana caiu, o Exrcito Vermelho movimentou-se rpidamente para fortalecer as defesas da Unio Sovitica. No meado de junho, antecipando um Putsch nazista iminente nos Estados Blticos, as divises blindadas soviticas ocuparam a Estnia, Latvia e Litunia. Aos 27 de junho, o Exrcito Vermelho entrou na Bessarbia e Bukovina do Norte, que a Rumnia tinha arrebatado dos russos antes da revoluo. Agora a Unio Sovitica e a Alemanha nazista iam enfrentar-se em suas futuras linhas de combate. Pelos fins de julho, os nazistas lanaram reides areos em massa sbre Londres e outras cidades inglsas, deitando toneladas de explosivos sbre a populao civil. Os reides, que cresceram em ferocidade no ms seguinte, destinavam-se a aterrorizar a nao inteira, e levar a Inglaterra j debilitada a humilhar-se ante os nazistas. Mas com Churchill como primeiro-ministro, profundas mudanas estavam-se operando dentro da Gr-Bretanha. A confuso e diviso que resultara do govrno" de Chamberlain dera ensejo crescente disposio e unidade nacional. Para alm do estreito canal os inglses viram os trabalhos da quinta-coluna. O govrno de Churchill agiu rpida e resolutamente. A Scotland Yard e o S. S. britnico abateram agentes nazistas, fascistas britnicos e lderes das intrigas secretas da quinta-coluna. Numa sbita batida nos quartis-generais da Unio Britnica dos Fascistas em Londres, as autoridades se apoderaram de importantes documentos e prenderam muitos quinta-colunistas. O lder do Partido Fascista Britnico. Sir

GRANDE

CONSPIRAO

365

Oswald Mosley, foi prso no seu prprio apartamento. Seguiram-se mais prises sensacionais. John Beckett, antigo membro do Parlamento e fundador do Partido Popular pr-nazi; o Capito A. H. Ramsay, membro tory do Parlamento; Edward Dudley Elan, oficial do Ministrio de Sade, sua espsa Dacre Fox e outros pr-nazis e fascistas proeminentes foram presos. Foi decretada a Lei da Traio, prevendo pena de morte para os traidores. Mostrando que aprendera bem a lio da Frana e dos julgamentos de Moscou, o governo britnico anunciou em julho de 1940 a priso do Almirante Barry Domvile, antigo diretor do S. S. naval. Domvile, amigo de Alfredo Rosenberg e do General Max Hoffmann, envolvera-se na maior parte das conspiraes anti-soviticas desde 1918. Na poca de sua priso, Domvile era o chefe de uma sociedade secreta pr-nazi na Inglaterra, denominada O Elo, que fra organizada com o auxlio de Heinrich Himmler, chefe da Gestapo... Seguro contra a traio interna, o povo britnico enfrentou o teste da hlitz area alem sem se abater, defendendo-se szinho. Num dia apenas, 17 de setembro de 1940, a RAF abateu nada menos do que 185 avies germnicos sbre a Inglaterra. Ante tal e to inesperada resistncia, e lembrando-se do Exrcito Vermelho nas fronteiras orientais, Hitler deteVe-se no Canal da Mancha. No invadiu as Ilhas Britnicas... Era o ano de 1941. Um ar de tensa expectativa pairava sbre a Europa tda enquanto a Rssia Sovitica e a Alemanha nazista, as duas maiores potncias militares do mundo, preparavam-se para entrar em luta. No dia 1. de maro, os alemes entraram em Sfia, e a Bulgria tornou-se uma base nazista. Aos 6 de abril, depois de uma revolta popular que derribou o regime do Prncipe Regente Paulo da Iugoslvia e forou os agentes nazistas a abandonarem o pas, o govrno sovitico assinou um pacto de no-agresso com o govrno iugoslavo. No mesmo dia, a Alemanha nazista declarou guerra contra a Iugoslvia e invadiu-a.

366

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

Aos 5 de maio, Stlin tornou-se o 'premier da URSS (84.) * * s 4 hs. da manh do dia 22 de junho de 1941, sem declarao de guerra, os tanques, a fra area, a artilharia mvel, unidades motorizadas e infantaria de Hitler arremessaram-se atravs das fronteiras da Unio Sovitica numa frente estupenda que se estendia desde o Bltico at ao Mar Negro. Mais tarde, nessa mesma manh, Goebbels irradiou a proclamao de guerra de Hitler, que declarava em parte o seguinte: "Povo alemo! Neste momento opera-se uma marcha que, considerada na sua extenso, compara-se com as maiores que o mundo j tenha visto at aqui. Unidos com os seus camaradas finlandeses, os vitoriosos de Narvik esto a postos no rtico Norte. Divises alems comandadas pelo conquistador da Noruega, em cooperao com os heris da liberdade finlandesa, sob o comando do seu marechal, esto protegendo o solo finlands. Formaes da frente oriental alem estendem-se desde a Prssia Oriental at aos Crpatos. H soldados alemes e rumenos unidos sob o comando do seu chefe de Estado, Antonescu, desde os bancos do Pruth ao longo das margens inferiores do Danbio at o litoral do Mar Negro. A tarefa dessa frente, no entanto, no apenas a proteo de cada um dsses
(84) s 10,30 da noite de sbado, aos 10 de maio de 1941, um avio Messerschmidt alemo caiu sbre .Lankshire, Esccia, aterrando num campo perto de Dungavel Castle, propriedade do jovem Duque de Hamilton. Um antigo empregado do duque viu a luz do avio que caa e depois viu descer um pra-quedas silencioso e branco como uma pena. Armado de uma forquilha, correu e deu com um homem que jazia no solo com o tornozelo quebrado. Era Rudolph Hess, Iugar-tenente de Hitler. "Leve-me ao Duque de Hamilton", disse Hess, falando em ingls. "Vim para salvar a humanidade!" Hess esperava, por intermdio de Hamilton e seus amigos, conquistar o apoio dos tories britnicos para o ataque nazista contra a Rssia Sovitica. Sir Patrick Dollam. Lorde Provost de Glasgow, Esccia, disse aos 11 de junho de 1941: "Hess veio a q u i . . . pensando que

GRANDE

CONSPIRAO

367

pases, mas a salvaguarda da Europa e por conseguinte a salvao de todos." A Itlia, a Rumnia, a Hungria e a Finlndia aliaram-se guerra nazista contra a Rssia Sovitica. Contingentes fas-. cistas especiais foram recrutados na Frana e na Espanha. Os exrcitos unidos da Europa contra-revolucinria lanaram a Guerra Santa contra os Sovietes. O plano do General Max Hoffmann estava sendo psto prova...
* * *

Aos 11 de novembro de 1941, o subsecretrio de Estado americano, Summer Wells, disse num discurso em Washington: "Faz hoje 23 anos que Woodrow Wilson se dirigiu ao Congresso dos E.U.A. para informar aos representantes do povo americano os trmos do armistcio que assinalava a vitoriosa concluso da I Guerra Mundial... Menos d cinco anos depois, envolto na mortalha de uma aparente derrota, seu corpo cansado foi colocado no tmulo ao lado do qual nos reunimos agora... A pergunta angustiosa que todo americano deve fazer a si mesmo no dia desta comemorao se, voltando o mundo a sse passado desesperador, os E.U.A. esto dispostos a desempenhar depois de 1919 o seu pleno papel para realizar no mundo uma nova
permaneceria na Esccia dois dias, discutiria as suas propostas de paz com um certo grupo, abastecer-se-ia de gasolina e de um mapa a fim de voltar Alemanha para anunciar os resultados de sua misso." Referindo-se misso de Hess, em sua alocuo de 6 de novembro de 1941, Stlin declarou: "Os alemes sabiam que a sua poltica de jogar com as contradies entre as classes nos estados separados e com as contradies entre sses estados e a Unio Sovitica, j produzira resultados na Frana, cujos governantes deixaram-se intimidar pelo espectro da revoluo, recusaram-se a resistir e, aterrorizados, puseram o seu pas sob o taco de Hitler. Os estrategistas germano-fascistas pensaram que a mesma coisa ocorreria com a Gr-Bretanha e os E.U.A. O conhecido Hess foi enviado Gr-Bretanha pelos fascistas germnicos para isso, a fim de persuadir os polticos britnicos a se aliarem campanha geral contra a URSS. Mas os alemes calcularam pssimamente. Rudolph Hess tornou-se prisioneiro do governo. *

368

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

ordem baseada na justia e num "estvel concerto de a z " . . . Est para acabar um ciclo de acontecimentos umanos... O povo americano... entrou no Vale da Deciso.

Aos 7 de dezembro de 1941, sem aviso, avies bombardeiros japonses e navios de guerra atacaram os E.U.A. A Alemanha nazista e a Itlia fascista declararam guerra aos E.U.A... Aos 9 de dezembro, dirigindo-se ao povo americano, o Presidente Roosevelt disse:

"O curso que o Japo vem seguindo nos dez anos jassados na sia paralelo ao curso de Hitler e Mussoini na Europa e na frica. Hoje, tornou-se mais do que paralelo. uma colaborao calculada de sorte que todos os continentes do mundo, todos os oceanos, so agora considerados pelos estrategistas do Eixo como uma gigantesca frente de batalha. Em 1931, o Japo invaditf a Manchucuo sem aviso. Em 1935, a Itlia invadiu a Etipia sem aviso. Em 1938, Hitler ocupou a ustria sem aviso. Em 1939, Hitler invadiu a Tcheco-Eslovquia sem aviso. Mais tarde em 1939, Hitler invadiu a Polnia sem aviso. Em 1940, Hitler invadiu a Noruega, Dinamarca, Holanda, Blgica e Luxemburgo sem aviso. Em 1940, a Itlia atacou a Frana e depois a Grcia sem aviso. Em 1941, Hitler invadiu a Rssia sem aviso. E agora o Japo atacou a Malaya e a Thailndia sem aviso. So todos da mesma laia."

Tinham-se desafivelado as mscaras. A guerra secreta do anti-Comintern do Eixo contra a Rssia Sovitica manifestara-se como tuna guerra mundial contra todos os povos livres. Aos 15 de dezembro de 1941, numa mensagem ao Congresso, o Presidente Roosevelt declarou:

GRANDE

CONSPIRAO

369

"Em 1936 o govrno do Japo associou-se abertamente com a Alemanha, aderindo ao pacto anti-Comintern. sse pacto, como o sabemos perfeitamente, era nominalmente dirigido contra a Unio Sovitica; mas o seu intuito real era constituir uma coligao fascista contra o mundo livre, particularmente contra a Gr-Bretanha, a Frana e os Estados Unidos." A II Guerra Mundial entrara em sua fase final decisiva, como um conflito global entre as fras do fascismo internacional e os exrcitos unidos da humanidade progressista.

Josef Sttin
http://w wwvY.com

tajiii blogspot.com

com uni dade js tal i n hotmail. com

S-ar putea să vă placă și