Sunteți pe pagina 1din 3

Princpio Bsicos 1 - Fsica - Nascimento da Cincia

Nascimento da Cincia
A Filosofia
A cerca de 5000 a.C. alguns povos da frica, sia e Europa haviam desenvolvido vrias tcnica emprica. Sabiam produzir o fogo, ferramentas de pedra e osso, comeavam a dominar alguns animais e a praticarem algumas formas de agricultura rudimentar. A partir dessa poca entrou-se na idade dos metais, produzindo algumas ligas como o bronze (cobre e estanho) e a produo de vidro. Por volta de 3500 a.C. surgem s primeiras civilizaes como a egpcia e Mesopotmica, ambas desenvolveram importantes tcnicas empricas: Obs.: Emprica: Baseado na experincia / Terico: Baseado em teorias. Egito: Medicina, astronomia, matemtica e arquitetura. Mesopotmia: Medicina e astronomia. importante expor que eles utilizavam tcnicas e no cincia. Por exemplo, o egpcio conhecia o triangulo, mas no sabiam demonstrar que em um triangulo retngulo o quadrado da hipotenusa igual soma dos quadrados dos catetos. a

a 2 = b2 + c 2

c Demonstrao uma caracterstica da matemtica como cincia, que s apareceu mais tarde, com os gregos.

Mitos
At aproximadamente 600 a.C. o conhecimento se limitava as tcnicas empricas e ainda no havia a cincia, as explicaes para os fenmenos eram explicados na forma de mitos. Segundo Mircea Eliade o mito conta uma histria sagrada, relata um acontecimento que teve lugar no tempo primordial. O tempo fabuloso do comeo. Ou seja, ele explica como a realidade passou a existir pelos feitos dos seres sobrenaturais.

Filosofia Antiga
A filosofia antiga tinha carter de abrangncia, ou seja, buscava compreender a totalidade do conhecimento por meio da razo. Foi s aps o sculo XVII que a fsica, biologia, sociologia, psicologia, etc. comearam a se destacar da filosofia. Outra caracterstica que a filosofia grega tinha o objetivo de conhecer por conhecer, isto , buscava o conhecimento pelo puro prazer de conhecer, sem a preocupao de que esse conhecimento pudesse ter alguma aplicao pratica.

Amilton R. Souza

Site: http://planodeauladefsica.blogspot.com.br/

Pgina 1

Princpio Bsicos 1 - Fsica - Nascimento da Cincia

Aristteles
Nasceu em Estagira 384 322 a.C. considerado o grande sistematizador do conhecimento antigo, muitos filsofos antigos foram especialista em Physis (Fsica), tica, etc. Ele, portanto estudou todas as reas do conhecimento. Com relao Physis ele optou pela teoria dos quatro elementos, com a diferena que no os considerava indestrutveis, mas transformveis uns nos outro. Ele dividia o universo em duas partes O sublunar: Seria formado por tudo o que esta debaixo da lua e que seria formado pelos quatro elementos. O supralunar: Tudo o que est depois da lua incluindo a mesma, e que seriam formados por um quinto elemento o ter. Os corpos sublunares estariam sujeitos a transformaes, portanto corruptveis, j os supralunares seriam incorruptveis, ou seja, indestrutveis, no sofrendo qualquer alterao. Devido ao seu prestigio, suas teorias foram aceitas por muitos sculos. S sendo questionada a parti do sculo XVII e o modelo que conhecemos hoje s foi estabelecido em 1932 com a descoberta do nutron. Muitos culpam Aristteles pelo atraso no desenvolvimento da qumica e fsica, mas ele no tem responsabilidade sobre as geraes posteriores que aceitaram suas ideias sem questionamento. Porque no desenvolveram outras teorias? Inclusive suas ideias foram utilizadas pela igreja para justificarem certas aes.

Teoria dos Quatro Elementos


Teoria formulada por Empdocles de Agrigento, que viveu entre 480 e 420 a.C. Para ele todas as coisas seriam obtidas por mistura de quatro substncias indiscutveis: ar, fogo, gua e terra. Mais tarde, essas substncias ficaram conhecidas como os quatro elementos.

Alquimia
Como a impossibilidade de testar varia teorias que surgiram a respeito do universo, essa questo ficou parada at o sculo XVII. Dessa forma, os estudos foram direcionados para o movimento e posteriormente o calor, a eletricidade, o magnetismo, o som, a luz, etc. No se pode dizer que os estudos sobre a matria tenha ficado abandonado durante esse perodo. Pois, a partir do sculo IV d.C. surgiram os chamados alquimistas. Os Alquimistas utilizavam as tcnicas j conhecidas e utilizadas na fabricao de vidro, metais e tendo como base a teoria dos quatro elementos, procuravam novas tcnicas de transformao da matria. Eles so responsveis por varias descobertas como: cido actico, cido clordrico e desenvolveram algumas tcnicas de separao de misturas como a destilao. Tambm desenvolveram a iatroqumica, que procurava tratar das doenas usando substncias produzidas em laboratrios. No era vista com bons olhos pelos estudiosos em geral, e tambm sofreram perseguies da igreja, os quais foram acusados de bruxaria. Tinha ideias estranha como a procura da pedra filosofal (que transformaria qualquer metal. em ouro) o elixir da longa vida (que tornaria as pessoas imortais). Consideravam o universo como um ser vivo, e que os metais geminavam no interior da terra (como sementes), acreditando tambm na influencia dos astros sobre os organismos (astrologia). No final do sculo XVII com o retorno do estudo da matria a alquimia comeou a cair em descredito.

Amilton R. Souza

Site: http://planodeauladefsica.blogspot.com.br/

Pgina 2

Princpio Bsicos 1 - Fsica - Nascimento da Cincia

Origem Teoria Atmica


Teoria formulada por Leucipo que viveu por volta de 475 a.C. Desenvolvida por Demcrito que nasceu em Abdera em 460 a.C. Segundo a teoria tudo seria feito de um nmero infinito de partculas invisveis e indivisveis, da o nome tomo, que significa, no divisvel. Sua constituio seria de uma mesma substncia, se diferenciando apenas pelo formato e tamanho, e quando se juntam ocorre a gerao de um corpo, e separando-se ocorre a destruio.

Revoluo Cientifica
Ocorrida entre os sculos XVI e XVII e que geraram alteraes drsticas no conhecimento. Mudana na viso geocntrica do universo: (Terra no centro) para heliocntrica (Sol no centro), proposta por Coprnico (1473-1543). Alterao do mtodo de busca do conhecimento: Passou a ser fundamental o uso da experimentao e da matemtica, Galileu (1564-1642). Abandono da concepo de Aristteles: (sublunar e supralunar), os corpos passaram a obedecer a s mesmas leis. A separao de algumas reas da filosofia: Primeira a Fsica, segundo a Biologia, e posteriormente as cincias humanas (Sociologia, Psicologia, etc.).

Fsica e Qumica
A partir do sculo XVII aumentou o nmero de cientistas preocupados com a estrutura da matria, e por ser uma rea de estudo da alquimia, e os cientistas no querendo ser confundidos com os mesmo foram chamados de qumicos, e sua atividade de qumica, e como ainda no havia especializao eles trabalhavam em mais de uma rea. Lavoisier foi considerado o fundador da qumica moderna. No final do sculo XIX, chegou-se ao modelo do tomo que conhecemos hoje, e os fsicos criaram teorias que conseguiram explicar o comportamento do mesmo. Aps isso os fsicos passaram a estudar a estrutura da matria e do universo, o que gerou uma fuso entre a fsica e qumica. Existindo ainda uma diviso de tarefas: Fsica: Preocupa-se com a estrutura geral do Universo. Qumica: Preocupa-se com um tipo especial de transformao da matria. A separao ocorre apenas por ordem pratica. _______________________________________________________________________________________ Professor: Explicar e debater o texto. Levantar questes sobre o mesmo, evitar respostas engessadas ou reprodues automticas.

Amilton R. Souza

Site: http://planodeauladefsica.blogspot.com.br/

Pgina 3

S-ar putea să vă placă și