Sunteți pe pagina 1din 4

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n 3 Escola Secundria de Rio Tinto Curso Profissional Tcnico de Comrcio 11Q

Material de apoio mdulo 7 Legislao Comercial Noo de Contrato Contrato um acto jurdico bilateral porque se traduz num acordo de vontades entre duas partes, conducente constituio, modificao ou extino de direitos e obrigaes. Manifestao de vontades Acordo Produz direitos e obrigaes No contrato existem duas partes envolvidas (denominadas de contraentes ou outorgantes) representadas por uma ou mais pessoas. Classificao Quanto regulamentao legal:

Contratos tpicos regulados pela lei Contratos atpicos contratos no regulados na lei, podendo as partes incluir as clusulas que acharem necessrias, sempre dentro dos limites da lei.

Quanto natureza:

Contratos de natureza civil regulados pela lei civil - casamento Contratos de natureza comercial regulados pela lei comercial Operaes bancrias Contratos de natureza civil e comercialse regulados pela lei civil e pela lei comercial Contrato de compra e venda

Requisitos para a celebrao dos contratos 1. Capacidade jurdica

Capacidade de Gozo ser sujeito de direitos


1

Capacidade de Exerccio possibilidade de exercer os direitos.

Incapacidades Menoridade Incapacidade por interdio Incapacidade por inabilitao

As incapacidades por interdio e por inabilitao s produzem efeitos depois dos tribunais as decretar e aps requisio das entidades j mencionadas. 2. Mtuo Consenso Outro requisito da celebrao de contratos o mtuo consenso ou a concordncia das vontades. 3. Objeto possvel Requisitos do objeto:

Possibilidade Fsica e Legal ConformidadeCom a lei; Com a ordem pblica Determinabilidade o objecto tem de ser definido

4. Forma Externa Contratos ConsensuaisA sua validade no depende da observncia de qualquer forma. Exemplo: compra de electrodomstico. Contratos Formais A sua validade depende do respeito pela forma que a lei exige. Exemplo contrato de seguro, contrato de arrendamento. Cumprimento dos contratos Cumprir um contrato concretizar o comportamento a que as partes se encontram obrigadas, da que cumprir um contrato implique cumprir uma obrigao. Sempre que a obrigao envolve um determinado pagamento, h que referir os intervenientes dessa relao negocial. Falamos do credor e do devedor. O credor a entidade que tem que receber determinada coisa e o devedor aquele que deve pagar essa coisa.
2

O devedor responsvel pelo cumprimento da obrigao perante o credor. No caso de no cumprimento da obrigao, a lei atribui uma garantia ao credor chamada Garantia Geral, esta garantia constituda pelos bens dos devedores.

Existem tambm Garantias Especiais

Garantias pessoais consiste na obrigao assumida por uma terceira pessoa perante o credor caso o devedor no cumpra a sua obrigao. Exemplos fiana e o aval.

Fiana A fiana uma garantia pessoal que se traduz no compromisso assumido por uma terceira pessoa, o fiador (no envolvido no contrato), de honrar o cumprimento do contrato no lugar do devedor, o afianado. Aval A fiana uma garantia pessoal que se traduz no compromisso assumido por uma terceira pessoa, o avalista, no pagamento total ou parcial das dvidas expressas em ttulos de crdito, as letras, as livranas e os cheques.

Garantias reais Consistem na afectao de um determinado bem ou bens ao cumprimento da obrigao. Estas podem ser extrajudiciais ou judiciais.

Extrajudiciais Penhor O penhor consiste em salvaguardar o cumprimento da obrigao incidindo sobre os bens mveis do devedor ou sobre direitos existentes sobre esses bens. Hipoteca uma garantia que confere o direito ao credor de ser pago pelo valor de certas coisas imveis ou equiparadas, pertencentes ao devedor ou a terceiros. Consignao de rendimentos se o devedor consignar o rendimento de certos bens imveis sujeitos a registo, para garantia de um emprstimo contrado e que vai amortizar com o rendimento do bem, o credor tem direito de receber esse rendimento at extino da dvida. Judiciais Arresto o arresto uma garantia real e judicial que consiste na apreenso preventiva dos bens do devedor. Penhora a penhora uma garantia real e judicial que consiste na apreenso dos bens do devedor necessrios para cobrir o valor da dvida contrada pelo devedor
3

Contrato de Locao O cdigo civil diz, a locao o contrato pelo qual uma das partes se obriga a proporcionar outra o gozo temporrio de uma coisa, mediante retribuio. O contrato de locao tem alguns elementos essenciais: Termo final ou prazo determinado; Retribuio certa e determinada.

Intervenientes e Obrigaes Locador Individuo que proporciona a outrem o gozo da coisa ou bem.

Obrigaes entregar ao locatrio a coisa locada. Assegurar o gozo desta para os fins a que a coisa se destina.

Locatrio Individuo que aproveita o gozo da coisa ou bem.

Obrigaes pagar a renda ou aluguer; permitir que o locador examine o bem locado; No aplicar a coisa a fim diverso daquele a que se destina; Restituir a coisa locada no fim do contrato

S-ar putea să vă placă și