Sunteți pe pagina 1din 3

Pesquisando sobre o tema do post abaixo, encontrei mais duas

matrias de autoria do Mons. Jos Luiz Marinho Villac, respondendo questes e pondo os pingos nos is no problema gravssimo do homossexualismo. Hoje segue a matria publicada na revista Catolicismo de janeiro/1997 (sobre a diferena entre tendncia homossexual e prtica homossexual) e proximamente postarei a de fevereiro/1997. A pergunta formulada foi a seguinte: A imprensa tem tratado com muita frequncia do problema da homossexualidade. O Sr. poderia dizer o que ensina a Igreja Catlica a respeito, e o que Ela recomenda para a pessoa se afastar desse vcio? Eis a sbia resposta do Mons. Villac:

Com muito gosto me honrarei de dar aos caros leitores alguma orientao sobre o
problema da homossexualidade e homossexualismo, assunto to delicado, mas tambm to atual quanto sinistro. A respeito da homossexualidade, a doutrina catlica distingue entre a tendncia homossexual(homossexualidade) que pode ser devida a defeitos genticos, de educao ou a fatores psicolgicos e morais e a prtica homossexual (homossexualismo).

Tendncia homossexual
A tendncia homossexual uma paixo, isto , um apetite desordenado, que j denota um desvio da natureza, pois o instinto sexual normalmente s se manifesta em relao a pessoas de outro sexo, uma vez que foi dado ao homem e mulher com vista procriao. A pessoa que sofre essa tentao contrria natureza, preciso realar tem obrigao moral de combat-la a ferro e fogo, e no consentir absolutamente em nada do que ela pede. Nem por pensamentos, nem por palavras, nem por atos. Se a pessoa assim agir, estar isenta de culpa. tentao vencida, vitria alcanada. aumento em graa e virtude! A paixo pode solicitar at veementemente para um ato mau, mas se a pessoa tentada no consente, lutando para afastar o mau pensamento e fugindo das ocasies de queda, no s no comete pecado, mas ganha mritos perante Deus, pela batalha vitoriosa que desenvolve contra as ms inclinaes que tem dentro de si, triste herana do pecado original.

Como combater essa m tendncia


Um dos segredos da vitria nessa matria est na estratgia do combate aos maus pensamentos. A batalha contra os maus pensamentos deve comear muito antes que eles despontem na imaginao ou na memria, isto , muito antes que nasam na cabea. A resistncia deve comear pelo combate raiz desses maus pensamentos. Qual essa raiz? Geralmente as pessoas com tendncia homossexual so tendentes a uma viso acentuadamente egosta da vida, de cunho sentimental e romntico. No fundo, gostam de

admirar-se, "adorar-se", de se acharem maravilhosas e sublimes, e de se considerarem incompreendidas pelos outros. com base nessa mentira que, de incio at imperceptivelmente, pem-se a procurar uma "alma irm" que as compreenda. E uma "alma irm" do mesmo sexo... Se uma pessoa assim no combate essa auto-contemplao e esse sonho a respeito de sua suposta sublimidade, ela pe o p na rampa, derrapando depois para todas as desordens monstruosas da vida homossexual. A esse respeito, leia na Sagrada Escritura o que diz So Paulo na Epstola aos Romanos, cap. 1, vers. 21 a 32. impressionante. Outro segredo a fuga das ocasies prximas de pecado. Segundo a doutrina catlica, h obrigao moral sub-gravi de evit-las. Uma ocasio de pecado prxima quando se percebe que pode levar logo ao pecado. Por exemplo, manter amizade e frequentar rodas de pessoas do mesmo sexo em relao s quais o indivduo, por um apelo de seus instintos desviados, sente atrao homossexual. Assim, falar de "amizade" entre homossexuais sem temer que acabe, mais cedo ou mais tarde, desfechando no ato abominvel, o mesmo que achar possvel brincar de riscar fsforos a dois milmetros da boca aberta de um tonel de gasolina e no prever a exploso. No lcito.

Prtica homossexual
Por outro lado, a prtica homossexual ou seja, manter relaes sexuais com pessoas do mesmo sexo constitui um pecado abominvel aos olhos de Deus, daqueles que a Igreja classifica como "pecados que clamam a Deus por vingana". De fato, na Sagrada Escritura so vrias as condenaes explcitas a esse pecado, mostrando eloquentemente a sua ignomnia. Basta citar o proverbial exemplo das cidades de Sodoma e Gomorra, que foram destrudas num apocalptico dilvio de fogo vindo do cu, como castigo por esse pecado (Cfr. Gen., cap. 18 e 19). Tambm no Levtico a condenao ao homossexualismo clara e radical: "Aquele que pecar com um homem como se fosse mulher, ambos cometem coisa execranda e sejam punidos de morte; o seu sangue caia sobre eles"(20, 13). Existem ainda condenaes ao abjeto ato sodomtico em outros livros da Bblia, que seria suprfluo acrescentar.

Requinte desenfreado de luxria


Nem sempre a prtica homossexual (homossexualismo) deriva de uma tendncia (homossexualidade) observada desde a juventude ou mesmo desde a infncia. Muitas pessoas se tornam homossexuais por um requinte desenfreado de luxria. Querem ter novas "experincias" nessa matria, embora antes fossem perfeitamente normais, ou seja, heterossexuais de tendncia e de prtica. Isto constitui um pecado ainda mais grave, pois no se trata apenas de uma concesso tendncia desregrada e antinatural que porventura a pessoa j tivesse, mas sim da procura deliberada de um pecado contra a natureza, em busca de novas sensaes torpes e vergonhosas, severamente proibidas por Deus.

"Vtima" do homossexualismo
Outras vezes uma pessoa de tendncia originria normal, heterossexual, pode ser "forada" note bem: forada a adotar prticas homossexuais devido a uma permanncia

prolongada em certos ambientes de baixo nvel moral, como penitencirias, navios em viagens de longo curso, etc. Neste caso o pecado, embora gravssimo e abominvel, pode no ter o mesmo grau de abominao do caso anterior, principalmente se a pessoa for vtima de violncia para consentir no ato torpe. Mas deve heroicamente opor toda a resistncia possvel, sacrificando at a prpria vida, a exemplo de uma Santa Ins, de Santa Maria Goretti e de tantos outros heris da F e da Pureza. As pessoas que adotam prticas homossexuais nestas duas circunstncias, geralmente ficam sendo taradas bissexuais, ou seja, com tendncia e prticas sexuais com pessoas do mesmo sexo e do outro. Neste caso, suas prticas homossexuais constituem pecado gravssimo contra a natureza, que clamam a Deus por vingana devido ao extremo grau de malcia que lhes prprio, enquanto as relaes heterossexuais, se realizadas fora do casamento, constituem pecado de fornicao ou, mais grave ainda, de adultrio.

A importncia da orao e dos Sacramentos


Para evitar isso, preciso pedir a graa de Deus e a especial proteo de Nossa Senhora. O que se conseguerezando e frequentando assiduamente os Sacramentos. Porque, sem o auxlio sobrenatural da graa, nenhum homem capaz de cumprir estavelmente os Dez Mandamentos, sobretudo o 6 e o 9, ainda mais no mundo permissivista em que vivemos.

S-ar putea să vă placă și