Sunteți pe pagina 1din 2

XXVII SIMPSIO BRASILEIRO DE TELECOMUNICACES - SBrT 2009, 29 DE SETEMBRO-02 DE OUTUBRO DE 2009, BLUMENAU, SC

Filtragem Morfolgica para Reduo do Rudo na Deteco de Movimento em Sistema Automtico de Vigilncia
Simara Sonaglio e Marcos Moecke
ResumoNeste trabalho apresentado um sistema automtico de deteco de movimento baseado apenas em sinais de vdeo, que detecta o movimento atravs da subtrao de fundo. A reduo de rudos feita atravs da filtragem morfolgica. Os resultados mostram que o sistema eficiente na deteco de movimentos, evitando alarmes falsos devido variao da iluminao, sombras, alterao de fundo e movimentos causados pelo vento. Palavras-chaveDeteco de movimento, monitoramento de ambientes, filtragem morfolgica.1 vdeo,

II. SISTEMA VDAM O sistema de vigilncia por deteco automtica de movimento (VDAM) tem como objetivo realizar a deteco de movimento baseado apenas em sinais de vdeo, sendo capaz de eliminar informaes irrelevantes captadas na aquisio da imagem, como rudo de aquisio e condies do ambiente como iluminao, sombras, vento, reflexos. O diagrama de blocos da Figura 1 mostra as etapas deste sistema.

AbstractThis paper presents an automatic system for motion detection based only on the video signals. The noise reduction is done by morphological filtering. The results show that the system is efficient in the motion detection, avoiding false alarms due to variations in lighting, shadows, change the background and movements caused by wind. KeywordsMotion detection, video, environment monitoring, morphological filtering.

Figura 1 Diagrama de blocos do sistema VDAM.

A. Aquisio da Imagem A informao de vdeo capturada com uma cmera de baixa resoluo do tipo webcam, a qual tem sensores do tipo CMOS de baixo custo, apresentando um forte rudo de aquisio, principalmente em ambientes pouco iluminados. Para reduzir este rudo, aplicada uma filtragem mediana nas componentes de cor Y, Cb e Cr tanto da imagem de fundo quanto da imagem atual. Posteriormente os rudos remanescentes so eliminados atravs da filtragem morfolgica. B. Deteco de Movimento A deteco de movimento atravs de sinais de vdeo tem como objetivo bsico detectar o movimento em ambientes com predominncia de cenas estticas [3], [4]. A deteco de movimento pode ser feita atravs da subtrao de fundo ou da diferena temporal entre imagens [1]. O mtodo de deteco de movimento DMFMorf usado neste trabalho utiliza a tcnica de subtrao de fundo, ilustrada na Figura 2, sendo constitudo das seguintes etapas: 1: Reduo do rudo de aquisio da cmera atravs da filtragem mediana da imagem atual e do fundo. 2: Subtrao da imagem de fundo da atual, resultando na matriz de diferenas absolutas de pixels. 3: Obteno da imagem binarizada, a partir da comparao dos pixels da matriz de diferenas com os limiares de rudo pr-determinados. 4: Realizao da filtragem morfolgica atravs das operaes Abrir e Fechar. A eliminao de rudos na imagem binarizada feita pela operao Abrir, sendo constituda de uma eroso seguida de uma dilatao. O preenchimento do contorno dos objetos que no ficaram bem

I. INTRODUO Recentemente est ocorrendo uma grande expanso no mercado de equipamentos com a capacidade de detectar o movimento seja por sensores externos ou pela prpria informao de vdeo [1], [2]. A deteco de movimento atravs de sinais de vdeo e a segmentao da imagem tem forte apelo de uso, seja em sistemas de vigilncia eletrnica ou em outras aplicaes como controle de acesso, viso robtica e sistemas de auxlio direo de veculos [1]. Este artigo visa descrever o desenvolvimento de um sistema de vigilncia denominado vigilncia por deteco automtica de movimento (VDAM). O VDAM utiliza o mtodo desenvolvido denominado deteco de movimento por filtragem morfolgica (DMFMorf). Ele permite a gravao em mdia de armazenamento digital das imagens relevantes das reas supervisionadas. Para facilitar a posterior anlise de eventos e identificao dos objetos acrescentada uma moldura em torno dos objetos causadores do movimento e a informao de data e hora do evento. Na Seo I apresentada uma breve introduo do trabalho desenvolvido. Na Seo II apresentado o sistema VDAM. Na Seo III so apresentados resultados obtidos, finalmente so apresentadas as concluses mais relevantes.
Simara Sonaglio e Marcos Moecke. Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Departamento de Telecomunicaes, So Jos, SC. E-mail: simara@gmail.com e moecke@ifsc.edu.br. Este trabalho foi parcialmente financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq) atravs de bolsa PIBITI.

XXVII SIMPSIO BRASILEIRO DE TELECOMUNICACES - SBrT 2009, 29 DE SETEMBRO-02 DE OUTUBRO DE 2009, BLUMENAU, SC

segmentados feito pela operao Fechar, sendo realizada uma dilatao seguida de uma eroso. 5: Uma filtragem por tamanho, na qual os segmentos com rea de pixel menor que 100 pixels so excludos.

Figura 2 - Diagrama de blocos do DMFMorf.

C. Deteco de Alterao no Fundo O fundo a imagem esttica utilizada como referncia na deteco de movimento, necessitando ser constantemente atualizada para compensar as variaes de iluminao e alteraes da cena produzidas pela mudana de objetos no leiaute do ambiente [5]. No VDAM, a deteco de alterao de fundo feita atravs da tcnica da deteco de fundo por blocos (DFB) que usa a diferena temporal entre a imagem atual e a anterior (ver Figura 3). A diviso da imagem de fundo em 16 blocos permite que o fundo seja atualizado em cenas nas quais haja movimento em parte da imagem, evitando detectar erroneamente objetos que foram removidos como sendo objetos em movimento.

Para o desenvolvimento do sistema so utilizados: i) cmera de vdeo do tipo webcam A4TECH modelo PK-333MB, com resoluo de 160120 a 1280960 e taxa de quadros por segundo de 6 a 30fps; ii) Computador com processador Intel Pentium Dual Core de 1,6GHz, com memria de 2GB, sistema operacional.Windows XP e monitor de LCD de 17 com resoluo de 1280x1024 pixels; iii) Os algoritmos foram desenvolvidos em linguagem m com o software MATLAB. O sistema VDAM mostrou bons resultados quanto segmentao do objeto e reduo de rudos, sendo testado em ambiente interno e externo. Em ambientes internos foram obtidos bons resultados quanto diminuio de alarmes falsos, pois a variao da luminosidade e projeo de sombras pequena. Em ambientes externos os resultados obtidos foram satisfatrios, porm com maior nmero de alarmes falsos ocasionados por movimentao de folhas pela ao do vento, reflexos de luz em superfcies lisas e alteraes temporrias do cenrio devido mudana de objetos visuais. A troca da imagem de fundo tornou-se mais freqente devido s variaes de luminosidade durante o dia ou presena de nuvens obscurecendo a luz solar. IV. CONCLUSES Neste artigo foi descrita a implementao do sistema VDAM. Foram usadas imagens adquiridas atravs de cmeras de baixo custo, com o objetivo de viabilizar o desenvolvimento de um produto barato que possa ser utilizado em ambientes pblicos. O armazenamento somente das imagens com movimentos significativos resulta em um tamanho de arquivo menor, e ao mesmo tempo reduz a fadiga dos vigilantes encarregados de observar diversos monitores de imagem. A ocorrncia de falsos alarmes devido movimentao de vegetao, sombras, variao de luminosidade ambiente foi significativamente reduzida pelos algoritmos de deteco e troca de fundo propostos. As falhas de deteco ocorreram quando as pessoas estavam muito distantes da cmera, ou utilizavam roupas que se assemelhavam ao fundo da imagem. REFERNCIAS
[1] WANG L., HU W., TAN T., e MAYBANK S. A survey on visual surveillance of object motion and behaviors. IEEE Trans. on Systems, Man and Cybernetics, vol. 3: p. 334-352, 2004. CEDRAS, C.; SHAH, M. Motion-based recognition: a survey. Image Vision Comput. v.13, p.129155, 1995.TOTH, D.; AACH, T.; METZLER, V. Illumination invariant change detection. In: Proc. 4th IEEE SW Symp. Image Analysis and Interpretation. 2000. p. 3-7. JONES, B.J. Low-cost outdoor video motion and non-motion detection. In: Proc. 29th Annual 1995 Int. Carnahan Conf. on Security Tech., Sanderstead, Surrey Reino Unido. Surrey: IEEE, 1995. p. 376-381. PINHEIRO, R.H.; LINS, R.C. Segmentao de vdeo baseada em movimento. XXV Simp. Brasileiro de Telecomunicaes, Recife: SBrT, 2007. DVD. BROFFERIO, S.; CARNIMEO, L.; COMUNALE, D.; MASTRONARDI, G. A Background Updating Algorithm for Moving Object Scenes. In: CAPPELLINI, V. (ed.). Time-varying Image Processing and Moving Object Recognition, 2., Amsterdam, The Netherlands: Elsevier Publishers B.V., 1997. p. 289-296.

Figura 3 - Diagrama de blocos da deteco de alterao de fundo DFB.

D. Gravao da Imagem No sistema VDAM, somente as imagens nas quais so detectados movimentos significativos so armazenadas em arquivo. A informao de data e hora sobreposta aos quadros armazenados e uma moldura inserida em torno de cada objeto causador de movimento, possibilitando a anlise posterior de eventos e a identificao destes objetos. Atualmente o sistema necessita em mdia 2,6 kBytes para armazenar quadros com resoluo de 320240 pixels. As imagens so armazenadas a uma taxa mxima de 3 fps. Cada arquivo de vdeo tem no mximo 900 quadros e seu nome formado pela data e hora em que foi armazenado o primeiro quadro. E. Ajuste da Exposio Luz da Cmera O algoritmo desenvolvido denominado Variao Contnua da Exposio Luz (VCEL) permite controlar a quantidade de luz que atinge o sensor de imagens da cmera. Este algoritmo calcula o valor mdio dos pixels capturados, e ajusta o tempo de exposio de modo a obter valores mdios na faixa de 100 a 200, garantindo a qualidade da imagem a ser processada, independentemente das variaes de iluminao do ambiente que ocorrem durante a captura. III. RESULTADOS EXPERIMENTAIS

[2]

[3]

[4]

[5]

S-ar putea să vă placă și