Sunteți pe pagina 1din 7

PROCESSO SELETIVO PBLICO DE ESTAGIRIOS - NOVOS TALENTOS EDITAL N 01/2013

O INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLGICAS DO ESTADO DE SO PAULO S/A IPT torna pblico o Processo Seletivo de Estagirios para preenchimento de vagas e formao de cadastro reserva para estgio remunerado nos termos da Lei Federal n 11.788 de 25 de setembro de 2008. O estgio ser realizado na sede do IPT, na Cidade Universitria, So Paulo SP e em suas filiais. FINALIDADE Estabelecer e divulgar critrios para a realizao de processo seletivo que tem por finalidade o provimento de vagas de estgio remunerado em conformidade com a Lei Federal n 11.788/08. As vagas de estgio sero abertas mediante instrumentos de aditamento ao presente edital, os quais sero publicados integralmente no endereo eletrnico do IPT e mediante nota no Dirio Oficial do Estado. O estgio ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa proporcionar ao estudante regularmente matriculado em instituio de ensino pblica ou privada, o exerccio de atividades correlatas sua formao profissional, em complementao aos conhecimentos tericos recebidos. O processo seletivo reger-se- pelas disposies complementadas pelos mencionados aditamentos. gerais constantes deste Edital,

1. DO PROCESSO SELETIVO
1.1. O processo seletivo ser realizado sob a responsabilidade do INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLGICAS DO ESTADO DE SO PAULO S.A. - IPT, com sede na capital do estado de So Paulo, Avenida Professor Almeida Prado, 532 Bairro Butant Cidade Universitria So Paulo (SP) - CEP 05508-901, com endereo eletrnico www.ipt.br e e-mail ntalentos@ipt.br. Ser de inteira responsabilidade dos candidatos o acompanhamento da publicao de todas as etapas referentes ao processo seletivo. As convocaes para todas as etapas sero divulgadas no endereo eletrnico: www.ipt.br. As disposies gerais da seleo, objeto deste Edital, o processo seletivo contnuo de estagirios do IPT, tero validade por prazo indeterminado e seus aditamentos tero validade de 12 (doze) meses, a contar da data de homologao do resultado final, perodo durante o qual os candidatos relacionados em cadastro reserva podero ser

1.2.

1.3.

1.4.

convocados para as vagas s quais se inscreveram originalmente ou outras vagas disponveis compatveis com o seu perfil.

2 DOS REQUISITOS PARA A SELEO


2.1. Os candidatos devero estar matriculados, frequentando e/ou devendo horas de estgio devidamente comprovadas por declarao de vnculo com Instituio de ensino regular em instituies de ensino superior, de educao profissional e de ensino mdio, devidamente reconhecidas pelo MEC, bem como atender aos requisitos especficos estabelecidos nos aditamentos que determinaro as vagas abertas.

3 DAS VAGAS
3.1 Os aditamentos de abertura de vagas, publicados integralmente no endereo eletrnico do IPT, e mediante nota em Dirio Oficial do Estado, instrumentaro o processo seletivo contnuo, informando as condies especficas para cada vaga, o nmero de vagas abertas, bem como outras informaes pertinentes seleo. 3.2 Do total de vagas disponveis sero reservadas vagas para Portadores de Deficincia, nos termos da Lei. 3.3 Os candidatos no aprovados na seleo de determinada vaga ou que estejam em cadastro reserva, podero se inscrever e concorrer para outras vagas que sejam objeto de um novo aditamento de abertura de vagas.

4 DAS INSCRIES
4.1. As inscries ficaro abertas durante o prazo mnimo de 15 (quinze) dias ininterruptos, contados a partir da publicao do respectivo aditamento de abertura de vagas, conforme item 3.1. 4.2. O candidato dever preencher a ficha de inscrio disponvel no endereo eletrnico www.ipt.br. 4.3 No ser deferida a inscrio que for efetuada fora do perodo fixado no aditamento de abertura de vagas ou for preenchida de forma incorreta ou incompleta.

5 DAS INSCRIES DAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICINCIA 5.1 Fica assegurado o direito de inscrio no presente Processo Seletivo Pblico de Estagirios s pessoas portadoras de deficincia que pretendam fazer uso do direito previsto no 5 do Art. 17 da Lei n 11.788/2008, inciso VIII do artigo 37 da Constituio Federal e na Lei complementar Estadual n 683/92.

5.2. Consideram-se pessoas portadoras de deficincia aquelas que se enquadram na categoria do artigo 4 do Decreto n 3.298/99 e alteraes. 5.3. As pessoas portadoras de deficincia, resguardadas as condies especiais previstas no Decreto n 3.298/99, particularmente em seu artigo 40, participaro da seleo em condies de igualdade com os demais candidatos, no que se refere ao contedo da avaliao, aos critrios de aprovao, ao horrio e ao local de aplicao das avaliaes. 5.4. Nos termos estabelecidos pelo Decreto n 3.298/99, o candidato portador de deficincia dever especific-la no requerimento de inscrio, informando a espcie, o grau e/ ou o nvel de deficincia. 5.5. As condies declaradas pelo candidato portador de deficincia, no ato da. inscrio, sero consideradas pelo IPT para efeitos de preparao da prova e das condies de acessibilidade e de aplicao. 5.6. Os candidatos que se declararem portadores de deficincia, aprovados no processo seletivo pblico, sero convocados para se submeter avaliao do mdico do trabalho, na qual o candidato dever entregar o Laudo Mdico Original com o nome, carimbo, assinatura e telefone do mdico, emitido nos ltimos 6 (seis) meses, atestando a deficincia, conforme a Classificao Internacional de Doenas (CID). Nessa avaliao ser verificada a compatibilidade entre as atividades, a deficincia apresentada e as condies atuais do candidato nos termos Decreto n 3.298/99 e suas alteraes, para emisso do Atestado de Sade Ocupacional (ASO). 5.7. As vagas reservadas aos candidatos com deficincia que no forem providas por falta de candidatos ou reprovao ou eliminao no processo seletivo pblico, sero preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem de classificao.

6 DO PROCESSO DE AVALIAO E CLASSIFICAO


O Processo Seletivo ser constitudo das seguintes etapas: 6.1 Realizao da Avaliao de Conhecimentos Especficos. Esta etapa ser eliminatria e classificatria e valer 100 (cem) pontos, e ter peso 1. 6.1.1 Os critrios de eliminao e classificao, as formas e contedos das avaliaes de conhecimentos especficos sero detalhados nos respectivos aditivos. 6.2 Preenchimento do Questionrio do Perfil do Candidato. 6.2.1 O preenchimento do Questionrio de Perfil do candidato ser meramente informativo e subsidiar a Entrevista Tcnica. 6.3 Entrevista Tcnica. Esta etapa ser classificatria e valer 100 (cem) pontos.

6.3.1. Para cada natureza de vaga sero chamados para entrevista tcnica todos os candidatos aprovados e classificados na Avaliao de Conhecimentos Especficos, em ordem decrescente dos pontos, em at 5 (cinco ) vezes a quantidade de vagas reservadas aos candidatos de ampla concorrncia, respeitados os empates na ltima colocao. 6.3.2 Esta etapa ser embasada no Questionrio do Perfil do Candidato e no resultado da Avaliao de Conhecimentos Especficos, no histrico escolar e no curriculum vitae.

7 DA APLICAO DA AVALIAO DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS, PREENCHIMENTO DO QUESTIONRIO DE PERFIL DO CANDIDATO E ENTREVISTA TCNICA
7.1. A Avaliao de Conhecimentos Especficos bem como a Entrevista Tcnica sero realizadas nos dias, horrios e locais divulgados nos Aditamentos de Abertura de Vagas. 7.2. O candidato dever comparecer ao endereo designado 60 minutos antes do horrio determinado. O ingresso do candidato no local da avaliao ser terminantemente proibido aps o horrio estabelecido para o incio das avaliaes. 7.3. Ser eliminado do processo seletivo o candidato que faltar avaliao de conhecimentos especficos, bem como entrevista tcnica ou chegar aps o horrio estabelecido. 7.4 Ser eliminado do processo seletivo o candidato que, durante a realizao das avaliaes for surpreendido comunicando-se com outros candidatos ou portando livros, impressos, anotaes, aparelhos eletrnicos, culos escuros ou itens de chapelaria, como gorros e bons. 7.5 Em casos especficos, os Aditamentos de Abertura de Vagas podero autorizar o uso de determinadas especificaes de calculadoras, as quais estaro sujeitas anlise dos fiscais durante a aplicao das avaliaes. 7.6 Na Avaliao de Conhecimentos Especficos, o candidato tambm preencher o Questionrio do Perfil do Candidato, que ser utilizado como subsdio para a Entrevista Tcnica. 7.7. O candidato no poder sair da sala de provas com qualquer material da avaliao. 7.8. No dia da realizao da Entrevista Tcnica, o candidato dever levar o histrico escolar e curriculum vitae 7.9 Os resultados da avaliao de conhecimentos especficos e entrevista tcnica sero publicados no endereo eletrnico www.ipt.br.

8 DA CLASSIFICAO
8.1. A classificao final dos candidatos resultar da soma dos pontos das avaliaes de Conhecimentos Especficos e Entrevista Tcnica.

8.2. A classificao ser nica para cada vaga, exceto para as vagas reservadas aos Portadores de Deficincia. Nestas, a classificao em cada vaga ser feita considerando-se duas listas: a primeira composta apenas dos candidatos portadores de deficincia e a segunda composta por todos os demais candidatos inscritos na vaga. A ordem de convocao para contratao ser a que constar na primeira lista, considerando-se as vagas previamente reservadas para este fim. No caso da inexistncia de candidatos portadores de deficincia ou da no comprovao de deficincia ou ainda da impossibilidade do exerccio do estgio, sero chamados na ordem de classificao os candidatos constantes da segunda lista. 8.3. Em caso de empate entre candidatos, sero considerados os seguintes critrios, sucessivamente: 8.3.1. O candidato que obtiver maior pontuao na Entrevista Tcnica; 8.3.2. O candidato que obtiver a maior nota na avaliao de conhecimentos especficos; 8.3.3. Maior idade; 8.3.4. Sorteio, na hiptese de prevalecer o empate aps a aplicao dos critrios anteriores. 8.4. Os candidatos aprovados na classificao final e que excederem o nmero de vagas, comporo o cadastro reserva durante a validade de 12 (doze) meses, a contar da data de homologao do resultado final do respectivo Aditivo do Processo Seletivo Pblico de Estagirios. 8.5 A lista de classificao final ser publicada no endereo eletrnico www.ipt.br. 8.6 Aps a publicao dos resultados da avaliao de conhecimentos especficos e dos resultados finais, sero aceitos recursos por 2 (dois) dias teis. O candidato que desejar impetrar recurso dever preencher o formulrio especfico disponvel no endereo eletrnico www.ipt.br e entreg-lo pessoalmente no Departamento de Recrutamento e Seleo Coordenadoria de Recursos Humanos IPT. Os recursos devero ser digitados ou datilografados e entregues em via original. Cada questo ou item dever ser apresentado em folha separada, com argumentao lgica e consistente, com identificao do Candidato. 8.7 No sero aceitos Recursos interpostos por via postal, fac-smile (fax), internet, telegrama ou outro meio que no seja o especificado neste Edital, devendo ser feito diretamente, pessoalmente ou por procurador. 8.8 Em hiptese alguma ser aceita reviso de Recurso.

9 DO EXAME MDICO
9.1. O exame mdico ser eliminatrio e ter carter de preveno, rastreamento e diagnstico precoce dos agravos sade, inclusive de natureza sub-clnica, alm da constatao da existncia de casos de doenas profissionais ou danos irreversveis sade dos candidatos. A

avaliao mdica ser realizada de acordo com o Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO) do IPT. 9.2. Os candidatos aprovados no processo seletivo pblico de estagirios devero aguardar a convocao pelo endereo eletrnico www.ipt.br e por e-mail, cadastrado no momento da inscrio, para a realizao do exame mdico, em data e horrio a serem definidos pelo IPT. 9.3. O no comparecimento do candidato na data e horrio informados para a realizao do exame mdico, acarretar na sua desclassificao. 9.4. Os candidatos convocados, considerados aptos pela avaliao mdica para o exerccio das atividades de estgio, estaro habilitados para o processo de contratao.

10 DA DIVULGAO DOS RESULTADOS


A lista dos candidatos aprovados ser publicada no endereo eletrnico www.ipt.br

11 DA CONTRATAO
11.1. Os candidatos aprovados nas vagas, conforme classificao final, sero convocados no endereo eletrnico www.ipt.br e por e-mail, cadastrado no momento da inscrio, devero comparecer ao IPT munidos dos seguintes documentos originais e cpias: 11.1.1. Carteira de Identidade: RG ou Carteira Nacional de Habilitao CNH com foto; 11.1.2. Comprovante de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas: CPF; 11.1.3. Carteira de Trabalho e Previdncia Social CTPS; 11.1.4. Comprovante de residncia: conta de luz, gua ou telefone; 11.1.5. Comprovante de quitao com as obrigaes militares e eleitorais se for o caso; 11.1.6. Declarao da Instituio de Ensino constando o nome do aluno, o ano ou semestre que est cursando, o nome do curso, a durao do curso, horrios das disciplinas nas quais est matriculado e o nome/ assinatura da pessoa responsvel; 11.1.7. Declarao da Instituio de Ensino com informaes dos cursos que alternam teoria e prtica, conforme previsto no projeto pedaggico do curso, pois somente nestes casos o estagirio poder efetuar 160 horas mensais; 11.1.8. Histrico Escolar; 11.1.9. 1 foto 3x4; 11.2. Na impossibilidade de comparecimento do candidato, sero aceitos os documentos

entregues por procurador munido de procurao especfica para essa finalidade e mediante a apresentao de respectivo documento de identidade original.

12 DAS DISPOSIES FINAIS


12.1. A inscrio do candidato implicar conhecimento e tcita aceitao das condies estabelecidas no inteiro teor deste edital e dos respectivos aditivos com suas instrues especficas, dos quais no poder alegar desconhecimento. 12.2. Sem prejuzo das sanes criminais cabveis, a qualquer tempo, o IPT, poder anular a inscrio, avaliao ou contratao do candidato, desde que sejam verificadas falsidades de declarao ou irregularidade no Processo Seletivo Pblico de Estagirios. 12.3. Se constatada, a qualquer tempo, irregularidade substancial insanvel, o IPT poder anular, no todo ou em parte, o Processo Seletivo Pblico de Estagirios. 12.4 Os itens deste Edital e dos respectivos aditivos podero sofrer eventuais alteraes, atualizaes ou acrscimos, enquanto no consumada a providncia ou evento que lhes disser respeito, ou at a data da convocao dos candidatos para a avaliao correspondente, circunstncia que ser mencionada em aditivo ou aviso publicado. 12.5. O IPT se exime das despesas com viagens e hospedagens dos candidatos em quaisquer das fases do Processo Seletivo Pblico de Estagirios, bem como de outras de qualquer natureza. 12.6 Todos os casos omissos ou duvidosos relativos ao presente Processo Seletivo Pblico de Estagirios sero resolvidos pela Comisso do Processo Seletivo Pblico de Estagirios do IPT. INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLGICAS DO ESTADO DE SO PAULO S/A IPT, Estado de So Paulo, aos 20 de Fevereiro 2013. Diretor do Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo - IPT

S-ar putea să vă placă și