Sunteți pe pagina 1din 3

SERVIO PBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SERVIO DE SELEO, ORIENTAO E AVALIAO

VESTIBULAR 2005 2 FASE GABARITO HISTRIA

Questo 01

(valor: 20 pontos)

Reivindicaes: 1. Acesso dos camponeses posse da terra, extinguindo o controle dos patrcios sobre os latifndios. Essas reivindicaes se constituram como objeto das Leis Agrrias propostas por Tibrio Graco, que visavam a doao de terras pelos grandes proprietrios, para serem redistribudas pelo Estado aos camponeses, em forma de arrendamento. 2. Atendimento s necessidades bsicas das camadas desprivilegiadas de Roma. Entre essas necessidades pode-se citar a escassez de alimentos entre pobres e desocupados da rea urbana da cidade. Proposta da Lei Frumental, que estabelecia a distribuio de trigo a preos baixos aos plebeus. Apresentada por Caio Graco, foi aprovada, sendo a nica reivindicao atendida que subsistiu. Questo 02 (valor: 10 pontos)

1. Contramovimento porque os camponeses usaram a doutrina luterana (reformista) como bandeira para desenvolverem revolta social e poltica contra o domnio da nobreza alem. 2. Os revoltosos reivindicavam o confisco das terras senhoriais e da Igreja. Em seu manifesto defendiam os direitos, para todos, caa, pesca e explorao das florestas. Defendiam a formao de uma sociedade igualitria, justa e sem hierarquia. 3. Os camponeses, embora usando elementos da doutrina luterana, eram contrrios aliana entre Lutero e a nobreza latifundiria que os oprimia. Questo 03 (valor: 20 pontos)

1. Aparecimento da mquina e seus efeitos sobre a estrutura de produo, alterando profundamente a relao entre o trabalhador e o produto do seu trabalho. Instalao da fbrica como espao de produo, distanciando o trabalhador do produto final.

2. As foras sociais referidas se apresentam atravs da presso de trabalhadores desempregados, que responsabilizaram a mquina pela substituio do seu trabalho, levando-os situao do desemprego. 3. A presso da burguesia industrial sobre o operariado, buscando aumentar seus lucros, despedindo trabalhadores considerados excedentes, ampliando o desemprego. Questo 04 (valor: 10 pontos)

1. Ofereciam um modelo de revolta para a populao escrava porque, embora diferenciados etnicamente, enfrentaram a ordem social e poltica estabelecida na Bahia provincial do sculo XIX. 2. Chamou a ateno da classe dominante para a dificuldade de controlar a populao escrava. O temor de um levante de escravos j existia em Salvador desde as notcias do levante do Haiti. 3. Demonstrou a capacidade de os escravos se organizarem como agentes de movimentos. Destaque caracterstica urbana, singular, da revolta dos mals. Questo 05 (valor: 20 pontos)

1. Reivindicavam a diminuio da jornada de trabalho, ou seja, queriam uma legislao trabalhista que garantisse a melhoria das condies de trabalho. 2. Contestavam a ordem poltica atravs da expanso de ideologias defensoras do proletariado, a exemplo do anarcosindicalismo e do socialismo. 3. Propiciaram condies para a organizao do Partido Comunista.
Questo 06 (valor: 20 pontos) Bases ideolgicas das Ligas Camponesas: 1. Ideologia socialista disseminada pelo Partido Comunista colocado na clandestinidade desde 1946.

2. A doutrina social defendida pela ala progressista da Igreja Catlica, organizando camponeses para a defesa de seus direitos. 3. Participao de grupos socialistas e comunistas nos movimentos radicalizao da esquerda propostas revolucionrias. Em 10 de janeiro de 2005

NELSON ALMEIDA E SILVA FILHO Diretor do SSOA/UFBA

S-ar putea să vă placă și