Sunteți pe pagina 1din 7

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS

Cincias da Comunicao Curso de Comunicao Social

Jornalismo investigativo Turma 33 2012/2 Prof. Luciana Kraemer Daiane Dalle Tese Wiliam Mansque

Eu preciso saber da sua vida Comecei a receber mensagens de texto suspeitas no incio do ano. Cerca de 50 contatos eram realizados ao dia e todas vinham com contedo ameaador. Estava sendo observada na rua, detalhes do meu vesturio e os lugares por onde passava eram descritos em cada SMS. Os torpedos eram enviados da internet, ento no conseguia identificar o remetente. Minha senha do Facebook foi roubada e meus movimentos eram cada vez mais vistos e detalhados nas mensagens como com quem eu estava no nibus , inclusive durante a noite. Cheguei a receber tambm avisos de que seria um alvo fcil na rua.
Shaiene Garcia 19 anos auxiliar de escritrio

Eu tinha um blog no qual recebia muitas respostas sobre o que era postado. Resolvi bloquear os comentrios, pois estava me sentindo pressionada a dar retorno aos leitores. Um dos meus seguidores sempre participava com comentrios profundos e inteligentes. Ao fazer o bloqueio, comecei a receber emails dele, depois foi me ligando, ligando pro meu trabalho, vindo morar em Porto Alegre, indo no meu trabalho e na minha casa para me matar.
Juliana Szabluk 30 anos editora do Fronteiras do Pensamento

Os casos de Shaiene e Juliana configuram uma nova realidade vivida pelas geraes digitais. Oito em cada dez brasileiros com acesso internet possuem perfil nas redes sociais. Para cada quatro minutos na web, esses brasileiros dedicam um a atualizar seu perfil e observar os amigos, segundo dados do IBOPE Nielsen Online.

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS


Cincias da Comunicao Curso de Comunicao Social

Stalk um termo ingls que est relacionado a perseguidor. Antes da internet, a palavra era utilizada para designar a pessoa obcecada que persegue algum por diversos meios, como por exemplo, na rua. Hoje o termo foi apropriado por usurios da web para denominar a vigilncia exercida virtualmente. A prtica de observar e at perseguir os outros na internet denominada cyberstalking, ou simplesmente stalking.

De acordo com Adriana Amaral, Doutora em Comunicao Social pela PUCRS, o cyberstalker olha e l todas as informaes sobre o seu alvo na web. Busca dados, verifica com quem se conecta e interage, analisa.

Para o psiclogo Alexandre Baldasso, as redes sociais potencializam o ato de bisbilhotar a vida alheia. No s torna mais fcil as pessoas saberem informaes dos outros, mas os reflexos dessa circulao de informao acabam aparecendo muito mais rapidamente e com um impacto maior, explica.

Segundo Adriana, hoje em dia a prtica do cyberstalking normal, mas at certo nvel. Por um lado, todo mundo vigia todo mundo. Quando chega num nvel que a pessoa est obcecada, a outra questo, salienta. Ela ressalta que esse comportamento no surge com as redes sociais. As pessoas sempre monitoraram as outras, seja observando atitudes, controlando ou fazendo fofoca. As redes sociais s potencializam isso.

Extrema identificao

Juliana Szabluk conhecia seu stalker virtualmente. H seis anos perseguida. No comeo, L. comentava em seu blog sobre filosofia e pensamento crtico. Ao desativar os comentrios, passou a lhe enviar e-mails, pois sentia sempre a necessidade de estar em contato com ela. Havia uma identificao intelectual com seus textos. Foi mais uma identificao humano-humano do que dolo-

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS


Cincias da Comunicao Curso de Comunicao Social

humano, avalia. Ele achou o blog de Juliana pesquisando sobre o escritor francs Guy Debord. Ela citava o pensador em seus posts.

A obsesso ficou mais sria quando L. mudou-se de Belo Horizonte para Porto Alegre com intuito de cursar filosofia na UFRGS. Ele estudava em busca da salvao num pensamento perfeito e tornava-se cada vez mais paranico, lembra. O stalker de Juliana sofre de paranoia, neurose e mltipla personalidade.

A situao ficou complexa quando L. tinha surtos e precisava dialogar com Juliana. No incio, ele precisava que eu respondesse um e-mail. Depois, que eu atendesse ao telefone. Criava encontros por acaso na rua e me puxava para tomar um caf, dizia que estava surtando. Eu conversava, ele se acalmava, no apresentando risco, conta. Juliana realizou estudos sobre stalking para buscar a proteo que a lei no iria lhe fornecer. Segundo sua pesquisa, a interao com o perseguidor era a melhor maneira de lidar com a situao.

A perseguio comeou a ficar mais violenta, pois L. criou um universo paralelo no qual acreditava que os dois seriam almas gmeas. Apareceu no meu trabalho, escrevia atrocidades no mural do meu Facebook, exps meu endereo, xingou meus contatos e me coagiu virtualmente. Quando resolvi negar o contato com ele, recebi ameaas de morte.

Um dia L. apareceu na casa de Juliana. Ligou para o ex-namorado da jovem dizendo que iria mat-la se ela no o atendesse. Aps chamar a polcia, foi emitida uma ordem protetiva de restrio. O stalker no foi preso. Quando descobriu que ele j havia perseguido outras vtimas, Juliana conseguiu ajuda da Delegacia Especializada de Atendimento Mulher, de Porto Alegre.

Foram realizadas trs audincias na justia. Na ltima, foi decretada a priso do stalker. Ele permaneceu no Presdio Central durante um ms por desrespeitar a ordem de restrio da Lei Maria da Penha.

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS


Cincias da Comunicao Curso de Comunicao Social

L. foi solto para a realizao de tratamento psicolgico. Ao receber frias pelo mdico responsvel por seu caso, voltou casa de Juliana, mas novamente foi preso e transferido para o Espirito Santo, onde faz tratamento ao lado de sua famlia. A Lei Maria da Penha acolheu e salvou Juliana. A justia virtual no faz nada, nenhuma lei desse tipo entrou nisso, pelo menos no meu caso. As primeiras leis que procurei, h anos, foram as das policias virtuais. Nada foi feito, queixa-se.

O delegado Marcnio Tavares responsvel pela Delegacia de Represso a Crimes Informticos, da Polcia Civil do RS. Ele alega que o termo cyberstalking no existe. A descrio muito genrica e vaga. O que pode acontecer o acusado ser enquadrado em crime contra a honra se houver calnia ou injria. Nesse caso, cabe a vtima procurar qualquer delegacia ou distrito policial, explica Marcnio. Portanto, a Delegacia de crimes virtuais no atende casos de cyberstalker.

A auxiliar-administrativo Shaiene Garcia chegou a receber 70 mensagens inconvenientes do seu stalker por dia. O delegado no acredita que isso seja um delito. Nem tudo que chato configura um crime, minimiza. Marcnio no tinha conhecimento do anteprojeto formulado pela Comisso de Reforma do Cdigo Penal e apresentado ao Congresso que criminaliza o cyberstalking.

A criminalizao do cyberstalking

Em junho de 2012, foi entregue ao senado um anteprojeto para reforma do Cdigo Penal. Entre as novidades, foi criado um captulo para os Crimes Cibernticos que busca conservar os atributos bsicos da segurana da informao: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Nesse captulo, o termo stalking caracterizado como perseguio obsessiva ou insidiosa.

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS


Cincias da Comunicao Curso de Comunicao Social

Lucas Polycarpo, advogado e consultor jurdico, explica que caso seja aprovado o anteprojeto do Novo Cdigo Penal que est em curso, o stalking poder ter sua penalidade aplicada nos meios eletrnicos. Os autores sentem-se protegidos por uma falsa ideia de impunidade. Em tais meios eletrnicos bastante comum o uso de ameaas para fins de perturbar a vtima, explana.

Apesar da prtica de stalking existir no mundo todo, o termo pouco conhecido aqui por no ser tipificado (crime), informa Polycarpo. O advogado salienta que denominao que mais se assemelha ao stalking delito e que est em vigor a contraveno penal de perturbao tranquilidade. Por ser uma mera contraveno, praticamente inviabiliza a priso do autor desta prtica, gerando assim a sensao de impunidade, e, por conseguinte, o estmulo indireto a continuar a prtica. Com a criminalizao, a pena ser privativa de liberdade, de dois at seis anos, o que certamente ir proporcionar uma maior proteo s vtimas e tambm ao desestmulo da prtica do stalking, observa.

Perseguio obsessiva ou insidiosa Art. 147. Perseguir algum, de forma reiterada ou continuada, ameaando-lhe a integridade fsica ou psicolgica, restringindo-lhe a capacidade de locomoo ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade: Pena priso, de dois a seis anos. Pargrafo representao. nico. Somente se procede mediante

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS


Cincias da Comunicao Curso de Comunicao Social

Para Juliana, todo stalker deveria ter tratamento psiquitrico. O cara que chega ao ponto do stalking, esquizofrnico ou no, tem problemas psicolgicos. Polycarpo avalia como esse processo ser com o novo cdigo. Em casos de perturbao mental comprovada do agente ativo ou seja, do stalker a punibilidade delitiva poder ser extinta, assim como em qualquer delito.

De acordo com a Safernet, ONG que se dedica a promover os direitos humanos na internet, as provas coletadas ao longo dos casos no valem em juzo, pois carecem de f pblica. Uma alternativa ir a um cartrio e fazer uma declarao de f pblica de que o crime em questo existiu, ou lavrar uma Ata Notarial do contedo ilegal/ofensivo. Esses procedimentos so necessrios porque, como a Internet dinmica, as informaes podem ser tiradas do ar ou removidas para outro endereo a qualquer momento. O stalking uma prtica que pode provocar sequelas nas vitimas. Quando voc est sendo observado o tempo inteiro, enlouquece. Isso destruiu a minha vida. Eu desligava o computador e ficava horas chorando em um estado de depresso, recorda Juliana. A perseguio sofrida tambm abalou Shaiene. Meu namoro terminou e at hoje no gosto de ficar sozinha em casa, estou sempre com o telefone nas mos, ressente.

Ultimamente, L. cria perfis falsos copiados contatos de Juliana. Assim ele tenta adicion-la se passando por seu amigo. Continua enviando e-mails com passagens de livros de teologia, que so arquivados e redirecionados para o juizado. No sei o que ele quer com isso, acho que se passar desse grau novamente, vou atrs da famlia dele ver o que esta acontecendo. At porque esse rapaz nem poderia ter acesso internet, conclui. Com os recentes assdios de L., Juliana voltou a chorar durante a noite. Ela aguarda uma nova audincia com o stalker.

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS


Cincias da Comunicao Curso de Comunicao Social

O caso de Shaiene j dura quase um ano. Atualmente recebe e-mails do remetente seuconciente@gmail.com, que a aconselha a ir atrs de seu exnamorado. Com frequncia, algum tenta acessar seu Facebook e trocar sua senha.

Como lidar com o cyberstalking

- Fornecer o mnimo de informaes privadas na web; - No responder s ameaas e bloqueie os perseguidores; - Preservar todas as provas recolhidas, guardando todos os e-mails ou mensagens do perseguidor. - Procurar a delegacia de polcia mais prxima em caso de perseguio; - Evitar ao mximo lugares ou ambientes frequentados pelo stalker, inclusive no espao virtual; - preciso estar atento a quaisquer comportamentos repetitivos e sucessivos que gerem uma ameaa tranquilidade fsica e psicolgica; - Na internet, os protocolos de comunicao no so protegidos e a conversa no trafega criptografada, ento algum pode capt-la e se inteirar de histrias confidenciais; - Suspeitar se algum desconhecido souber de algo que s um parente ou amigo seu sabia.

S-ar putea să vă placă și