Sunteți pe pagina 1din 28

Apontamentos Mquinas Alternativas 1- Porque q no se utilizaram taxas de compresso superiores de 7,5 a quando da concepo de motores a gasolina normal?

? Compare com os actuais motores a gasolina super. Se utilizssemos uma taxa de compresso superior a 7,5, haveria um aumento significativo da temperatura, o q iria originar uma auto-ignio. Nos motores actuais a gasolina super, poder-se-ia utilizar uma maior taxa de compresso, uma vez que estes tm um maior ndice de octano suportando assim o aumento da taxa de compresso. 2- Diferencie os processos q desencadeiam a combusto bem como a forma de propagao da chama em motores diesel e a gasolina, referenciando eventuais limitaes na concepo dos mesmos. Compare as velocidades de propagao da chama com a velocidade instantnea do motor. Ciclo diesel: No motor Diesel, o combustvel injectado no cilindro quando o pisto comprime e sobreaquece fortemente o ar. A temperatura atingida pelo ar devido forte compresso de tal ordem que faz acender espontaneamente as gotas de gasleo finalmente pulverizado. O ciclo Diesel caracterstico do motor de ignio espontneo lento. No motor Diesel no existe qualquer limitao ao dimetro do pisto, que pode ser, neste caso, bastante grande. A relao de combusto a presso constante normalmente igual a 2,5. O grau de variabilidade de situa-se entre os 14 a 22. Valores superiores a 22, geram solicitaes mecnicas e trmicas inaceitveis para os rgos do motor. O limite inferior =14 imposto pela necessidade de se obter no fim da fase de compresso uma temperatura suficientemente elevada para provocar a auto-ignio do combustvel. Ciclo Otto: No final do curso de compresso desencadeia-se a combusto atravs da fasca elctrica de uma vela colocada num ponto da cmara de combusto. A partir deste ponto, a chama propaga-se com frente esfrica em toda a cmara de combusto. A velocidade de propagao da chama na cmara de combusto da ordem de 30/35 m/s, isto , no muito superior velocidade linear mdia do pisto. Esta relativa lentido de propagao da chama, leva a que nos motores de ciclo otto os dimetros dos pistes no ultrapassem muito os 10cm. Tambm nestes motores, se a taxa de compresso atingisse um valor demasiado elevado, o forte aumento de temperatura resultante da compresso, provocaria a ignio espontnea da mistura.

3 Qual o objectivo e em que tipo de motores se justifica mais a sobrealimentao? A sobrealimentao um meio que permite incrementar o valor da presso mdia de ciclo. Consiste em aumentar o valor da presso inicial atravs de um compressor, o qual assegura a condio de aspirao do motor independentemente do estado fsico do ar ambiente. Este tipo de sobrealimentao muito usada no motor diesel. O compressor comprime o ar atmosfrico da presso p0, para uma presso P1>p0 qual introduzida no cilindro do motor (criao de uma presso superior presso atmosfrica no colector de admisso (melhor V), que para isso necessrio um compressor)

4 O que entende por ciclo indicado (real) de um motor alternativo? Trace os ciclos indicados de um mesmo motor a gasolina comparando uma situao de ignio com o avano ideal com a ignio adiantada. Justifique as diferenas entre os dois ciclos. Referindo as consequncias desta alterao. O ciclo indicado de um motor o que reflecte as condies efectivas de funcionamento de um motor, isto , representa os valores reais de presso e volume correspondentes s diversas posies do pisto. Este valor obtm-se por intermdio de um aparelho denominado indicador.

Diagramas:

A ignio deve ocorrer antes do ponto morto superior (PMS), a fim de que a combusto, que necessita de um certo tempo para se realizar, se parea quanto mais possvel com o ciclo terico, isto , neste caso, a introduo de calor a volume constante. Se a fasca salta com atraso, quase toda a combusto se desenrola depois do PMS e a presso mxima alcana-se quando o pisto est a caminho do PMI e o seu valor mais abaixo que o normal. A superfcie do ciclo reduz-se como representam na 1figura com a consequente perda de rendimento. A mesma deformao do diagrama indicado produz-se no caso de uma combusto lenta. Se a fasca salta antecipadamente, a combusto ocorre em grande parte antes do PMS, a presso mxima superior normal e o ciclo aparece deformado, como se observa na 2figura, ocorre uma diminuio da rea til (menor rendimento), para alm do excesso de presso para o motor.

5 Deduza a expresso da potncia indicada em funo da presso mdia indicada. Explique como possvel determinar a potncia indicada de um motor alternativo de 4 cilindros, 4 tempos, utilizando exclusivamente um freio de atrito.

Potncia Indicada Rotao til Presso mdia indicada Trabalho til (indicado) n de rotaes

6 Trace as curvas caractersticas de um motor a gasolina. Justifique a forma das mesmas.

Curva de potncia: Sendo a potncia, o produto do binrio pela velocidade do motor, a curva destes dois parmetros. A potncia cresce rapidamente at ao mximo do binrio e a velocidade do motor crescem paralelamente. A partir deste ponto, a potncia continua a crescer

enquanto a velocidade do motor for predominante. Nesta fase o aumento do n de ciclos por unidade de tempo, compensa com a diminuio do trabalho por ciclo. A partir do ponto A, a potncia diminui, porque o binrio diminui excessivamente. Nota: Nos motores CI , o binrio praticamente constante, a potncia cresce proporcionalmente com a velocidade do motor. Curva do Binrio: O binrio motor traduz o trabalho realizado por ciclo, sendo este por sua vez, funo do enchimento do cilindro pela carga fresca. Este enchimento, ou V, depende da perda de carga na admisso e vlvula e da inrcia da coluna gasosa admitida. A primeira prejudica, a segunda beneficia, pois uma faz pior enchimento e a outra faz melhor enchimento, isto , at certa velocidade, a inrcia da coluna gasosa predomina e com ela aumenta o enchimento. A partir de certa velocidade, o efeito das perdas de carga torna-se predominante. Logo o enchimento menor e o binrio diminui. Para um mximo V o binrio mximo. Curva de consumo especifico: O consumo especifico funo inversa do rendimento global do motor. O mnimo da curva de consumo (mximo global), no tem relao com qualquer ponto particular das outras curvas. A baixos regimes, so sobretudo elevadas as perdas de calor atravs das paredes que justificam o elevado consumo. Para regimes elevados, so as perdas por atrito que se tornam predominantes.

7 Quais as principais diferenas e respectivas causas entre os ciclos Otto real e terico?

1- Diferenas de forma a) Perdas de calo (A) So consideradas as perdas de calor que no ciclo so desprezadas, mas correspondem a uma perda significativa (no ciclo real) de trabalho. Expanso: n > K ; Compresso: n < K b) Combusto no instantnea (B) No se efectua a volume constante Avano do ponto ignio Se no existir, as perdas so maiores. c) Tempo de abertura e fecho das vlvulas de escape No se efectua a volume constante. Antecipao na abertura de escape Vlvulas no abrem nem fecham instantaneamente. No ciclo terico, a subtraco de calor (escape) ocorria instantaneamente no PMI. No ciclo real o escape ocorre num tempo relativamente grande, tendo a vlvula de escape que abrir antecipadamente para que o pisto no comprima os gases queimados.

8- O que entende por condutas de ressonncia? Como poderemos aproveitar esse efeito nos motores descritos anteriormente?

Condutas de ressonncia so projectadas de modo a que se crie uma inrcia, e por consequncia, uma maior presso na admisso. Poderemos aproveitar esse efeito nos motores descritos anteriormente para um melhor enchimento do cilindro, o que leva a um maior rendimento.

9- Quanto aos variantes de fase VANOS e VTEC, explique o seu funcionamento, referindo qual o interesse destes sistemas e quais as suas limitaes relativamente a outros estudados. O VANOS funciona em alguns modelos da marca BMW. Varia a posio de cada uma das duas arvores de cames relativamente cambota, independentemente uma da outra, medida que variam as condies de funcionamento do motor. Esta variao corrigida atravs da variao de posio de dois pequenos cilndricos hidrulicos, que ao moverem-se deslocam os carretos. Estes, por sua vez, como tm um estriado inclinado, alteram a posio das arvores de cames relativamente cambota, alterando portanto os ngulos de abertura e fecho das vlvulas. Limitaes: A limitao deste dispositivo, reside no facto de no conseguir melhorar todos os ngulos em simultneo. Ex: Se o motor operar a rotaes elevadas, ao atrasar o fecho da admisso, vamos reduzir o avano da admisso, o que piora o enchimento do motor. Apesar das suas limitaes, os resultados em termos de potencia mxima obtida e elasticidade do motor so bastante bons. VTEC: As duas cames tm perfis diferentes uma da outra e comandam cada uma delas uma vlvula de admisso (ou escape). Os perfis so adaptados ao funcionamento a baixas rotaes (ngulos pequenos) e levantamento de vlvulas pequenos, o que se traduz por um maior volume de passagem de gases a baixa rotao, sendo no entanto, o perfil de uma delas ainda mais suave que o outro e com um levantamento de vlvula menor. A came adaptada de altas rotaes tem um perfil adaptado ao seu funcionamento (ngulos grandes e levantamentos de vlvulas grandes). A baixas rotaes as cames esto a comandar cada uma, a sua vlvula de admisso ou de escape por intermdios de balanceiros. A partir das 4500r.p.m. , so actuados por presso hidrulica, os mbolos que solidarizam os balanceiros passando a ser as cames que comandam a actuao sobre as vlvulas, impondo o seu diagrama a altas rotaes. Nesta situao as cames no tocam nos balanceiros, pois o seu perfil no os atinge e pelo facto destes ficarem solidrios com os balanceiros. Este sistema de distribuio varia no s o diagrama de distribuio, mas tambm a seco de passagem dos gases. Comparao entre VANOS e VTEC VANOS: 1) Aumenta gradualmente os ngulos, mas no actua em paralelo no avano e no atraso. Ex: Enquanto aumenta o atraso no fecho da admisso, diminui a abertura de admisso. Enquanto aumenta o avano na abertura de escape, diminui o atraso ao fecho de escape 2) No varia o levantamento de vlvulas.

VTEC 1) Aumenta os ngulos convenientemente e paralelamente aumenta os levantamentos das vlvulas. 2) No faz alteraes de forma gradual, mas sim por estgios.

10- Explique o funcionamento de variador de fase valvetronic e diga os seus inconvenientes. Este sistema equipa os novos motores a gasolina da BMW, dispensando as vlvulas de borboleta. Inspira-se na respirao natural, mais concretamente na inspirao. O diagrama de distribuio e o levantamento de vlvulas so completamente variveis. A arvore de cames no actua directamente nas tuches das vlvulas, mas sim num conjunto complexo de veios, braos e alavancas regulados por um pequeno motor elctrico. Este por sua vez comandado electronicamente por uma unidade com 1,6Mb de memria. Na primeira verso desenvolvida, enquanto se pisa o acelerador de forma moderada, a abertura das vlvulas varia de 0,5 a 2mm, o que restringe a entrada de mistura na cmara de combusto, sendo esta mistura mais optimizada, pois composta por gotculas de combustvel mais pequenas. O curso das vlvulas de admisso pode variar at 9,7mm e o motor elctrico pode passar a abertura mnima mxima em apenas 3 dcimos de segundo. A resposta do motor e por conseguinte a acelerao, mais rpida e mais suave e os consumos e as emisses tm um maior grau de optimizao. Inconvenientes: a) maior complexidade da cabea do motor. b) Volume e custos de produo, sobem em relao aos de um motor convencional.

11- Trace o diagrama indicado de um motor a gasolina a 4 tempos, bem como o correspondente diagrama de presses em funo do deslocamento angular da cambota. Assinale os pontos singulares do ciclo e caracterize a sua forma. Diagrama indicado (real) de um motor a gasolina a 4 tempos:

Diagrama de presses em funo do desdobramento angular da cambota:

Este diagrama tem como objectivo infererir da necessidade de definio dos tempos de abertura e fecho das vlvulas de admisso e escape, sobre o ponto de ignio e tambm para calcular os esforos que se exercem sobre os apoios das cambotas (bronzes) Admisso: Ponto 1: Entre 1 e 2 h uma presso ligeiramente superior atmosfrica uma vez que se acabou de concluir o escape. Ponto 2: Comea a introduzir uma certa quantidade de mistura. Cria-se no interior do cilindro uma presso inferior atmosfrica, chamada depresso da aspirao. Devido ao atrito dos gases nos colectores e nas vlvulas de admisso, a depresso da aspirao ser tanto maior quanto maior for a velocidade dos gases. Isto representa um trabalho negativo.

Ponto3: Deveria comear o curso de compresso. No interior do cilindro existe ainda uma certa depresso, pelo que no se fecha a vlvula de admisso. Apesar do pisto continuar a subir ( 34 ), mantendo a vlvula de admisso aberta, continua e entrar mistura no cilindro, devido inrcia. Ponto 4: A depresso iguala a atmosfrica. Nessa altura que deve fechar a vlvula de admisso e comea a verdadeira compresso. Compresso: Esta conseguida pelo movimento do pisto de 4 a 6. A combusto demora um certo tempo a realizar-se. Assim teremos que fazer saltar a fasca antes do PMS para se conseguirem presses mais elevadas. Ponto 5: Salta a fasca, comeando a fase de combusto de 5 a 6 h compresso e combusto. Ponto 6: O trabalho comea a ser positivo. Neste ponto inicia-se a expanso que a fase que produz trabalho. A expanso deveria prolongar-se o mais possvel, isto at ao PMI. Ponto 7: Presso e temperatura mxima. Escape Ponto 8: Abre a vlvula de escape. Esta foi ligeiramente antecipada para que haja uma presso mnima quando se inicia o escape. Perde um pouco de energia na expanso, mas h menos desperdcio desta no escape. Nesta primeira fase, d-se o chamado escape espontneo, pois a presso que existe no interior do cilindro bastante maior do que a que existe no exterior. Esse escape bastante violento, a presso baixa com bastante rapidez e prolonga-se at ao ponto 9. Ponto 9: Atingimos o PMI. O pisto comea a subir e a contribuir para a expulso dos gases. Se os colectores esto suficientemente bem desenhados, cria-se uma depresso relativamente elevada no interior do cilindro por efeito de inrcia dos gases, que facilita o esvaziamento do cilindro. Ponto 10: Inicia-se uma 2fase do escape, em que o prprio pisto a empurrar os gases de escape. Neste perodo, cria-se uma sobrepresso no escape, pela resistncia que os colectores oferecem ao escoamento dos gases. Isto representa um trabalho negativo. O pisto no pode, portanto, expulsar todos os gases do interior, pois alguns permanecem alojados na cmara de combusto. No final do curso de escape, ainda h uma presso superior atmosfrica e portanto, prolonga-se a abertura da vlvula de escape. Nesta altura, j est aberta a vlvula de admisso, pois ela comea a abrir-se ligeiramente antes do PMS para estar totalmente aberta no PMS. Podemos aqui aproveitar a inrcia da coluna gasosa, para esta arrastar o fluido de admisso e fazer assim uma ligeira lavagem da cmara de combusto.

12- Explique o funcionamento de um freio de atrito e estabelea a expresso que lhe permite determinar a potencia efectiva de um motor alternativo, recorrendo a este tipo de equipamento. Um freio de atrito consiste num freio aplicado cambota que cria um momento resistente. Conhecendo este momento e o n de rotaes do motor, pode-se calcular a potncia efectiva.

potncia efectiva Velocidade angular ( rad )

13- Faa o esquema e legenda de um sistema de ignio convencional, referente a um motor de ignio comandada com 4 cilindros em linha e a 4 tempos. Justifique o interesse do condensador. Sistema de ignio convencional (Motor a 4 tempos)

O condensador serve para eliminar as fascas dos contactos de um interruptor (proteger dos platinados) provocados por extra-corrente. Serve tambm para permitir a continuidade da corrente e a estabilidade da bobine (absorve corrente quando o platinado abre e devolve corrente quando este fecha).

14- Explique, recorrendo a um esquema e legenda como se realiza a lubrificao forada num motor trmico alternativo.

O leo posto em circulao por meio de uma ou mais bombas e dirigido por canais e tubos adequados aos pontos que se quer lubrificar. O leo que flui nas partes lubrificadas, regressa ao crter e depois posto de novo em circulao por meio de uma bomba de leo. Consegue-se regular a presso por meio de uma vlvula de reduo de presso, e de acordo com as indicaes de um manmetro montado na conduta. O leo antes de chegar aos rgos filtrado de forma a no deixar passar as impurezas.

15- Uma tcnica para aumentar o rendimento volumtrico de um motor a gasolina a utilizao de mais de duas vlvulas por cilindro. a) Quais as suas vantagens e inconvenientes? As vantagens so reduzir as dimenses das vlvulas logo melhor facilidade no fecho das mesmas. Melhor aproveitamento da rea disponvel na cmara de combusto para colocar as vlvulas. Maior facilidade em colocar a vela no ponto ideal. Melhor aproveitamento da inrcia dos gases. Havendo vlvulas de menores dimenses haver um arrefecimento mais rpido das mesmas. Quanto aos inconvenientes so um custo maior por pea havendo maior numero de peas visto existirem duas arvores de cames. A fundio tambm mais difcil devido ao maior numero de orifcios havendo maior numero de orifcios h uma maior fragilidade das cabeas. Outro inconveniente o baixo rendimento volumtrico a baixas rotaes e falta de elasticidade. b) Quais as causas determinantes da sua utilizao em cada vez maior n de motores de serie? Torna-se mais caro fabricar menos peas de muito boa qualidade e grande preciso, do que mais peas que por serem menos solicitadas, poderiam ser de qualidade inferior. Tambm existe o factor ecolgico que nos dias de hoje muito importante, este tipo de motor menos poluente. H tambm que ter em conta o factor de marketing. c) Quais as solues para melhorar as elasticidade dos motores multi-vlvulas Solues:

Interposio de uma pea entre os colectores de admisso e a cabea do motor. Metade dos orifcios dos colectores (1 por cada vlvula por cilindro), podem ser total ou parcialmente obturados por uma borboleta, permitindo que o motor funcione como se tivesse s uma vlvula de admisso quando funciona a baixas rotaes e duas vlvulas de admisso quando funciona a altas rotaes.

16- Estabelea as diferenas entre os processos de combusto ocorridos em motores de combusto interna de ignio comandada e ignio espontnea. Caracterize tambm as restries existentes em termos de limites inferiores e superiores das respectivas taxas de compresso. Ignio comandada motores SI Ignio espontanea Motores CI Enquanto que os motores SI admitem mistura ar combustvel (na admisso), mistura essa preparada pelo carburador (em alguns motores), nos motores de ignio espontnea, admite-se apenas ar puro, j que nestes motores no h carburador para preparar as misturas. Nos motores SI, d-se a compresso da mistura que depois inflamada (combusto), por meio de uma fasca provocada pela vela, proporcionada pelo sistema de ignio. Nos motores CI de ignio espontnea, apenas vai ser comprimido ar puro a alta presso, ficando bastante aquecido para que quando se d a injeco do gasleo, este se auto-inflame devido ao calor de compresso, relativamente s restries nas taxas de compresso nos motores SI os limites so: - Limite superior =12 -Limite inferior =6 - Em motores normais =9,5 Relativamente s restries, nos motores CI de ignio espontnea, os limites so: - Limite superior =22 - Limite inferior =14

17- Quais os motivos que tm levado intensificao da utilizao de tecnologias de sobrealimentao em motores trmicos alternativos na industria automvel? Estabelea diferenas na sua aplicao em motores a gasolina e a gasleo. Com o sobrealimentando consegue-se introduzir no cilindro uma quantidade de fluido activo maior do que aquela que o motor era capaz de aspirar naturalmente. Os motivos para a utilizao da sobrealimentao so o aumento da potncia por unidade de cilindro sem grandes custos, obter consumos especficos mais baixos e compensar a diminuio da presso atmosfrica. Enquanto que os motores a gasolina indispensvel estudar um abaixamento da relao da relao de compresso para evitar as detonaes no motor, visto que com a sobrealimentao se verifica um elevado aumento de presso mdia dentro do cilindro, e ainda, estes motores quanto aos esforos trmicos e mecnicos, vo sofrer um considervel aumento, sendo necessrio um rendimento dos vrios componentes do ponto de vista da resistncia trmica e mecnica. Nos motores a Diesel temos de

estudar um abaixamento da relao de compresso, no por causa das detonaes, mas porque caso contrario, os materiais do motor podem no suportar os esforos trmicos e mecnicos ou ento, temos de aumentar a resistncia trmica e mecnica.

18- Refira algumas anomalias que podem ser diagnosticadas atravs de um exame de diagrama indicado. As anomalias que podemos identificar so: - Abertura e fecho de vlvula de admisso/escape de escape com avano ou com atraso. - Saltar da fasca com avano ou com atraso.

Estes dois diagramas representam um motor a plena carga e outro com abertura parcial. A parte branca representa a parte positiva e a parte tracejada a parte negativa. Com a borboleta totalmente aberta, a resistncia entrada da mistura mnima, logo a superfcie positiva a que representa o trabalho til mxima. Com a borboleta parcialmente aberta, a resistncia entrada de mistura considervel, logo o trabalho perdido maior e a superfcie negativa aumenta. Diagramas que representam o avano e o atraso ignio:

A fasca deve saltar antes do PMS para que a combusto se possa realizar bem, j que esta precisa de um certo tempo. A presso que se atinge quando salta a fasca metade daquela que se atinge no PMS. Se a fasca saltar com atraso, quase toda a combusto acontece depois do PMS, logo a presso mxima que se atinge inferior normal. Se a fasca saltar com avano, grande parte da combusto ocorre antes do PMS, logo a presso mxima que se alcana superior normal.

Diagramas que representam o atraso da abertura da vlvula de admisso e atraso da abertura da vlvula de escape:

Se a vlvula de admisso abrir atrasada, significa que vai haver uma maior resistncia entrada da mistura dentro do cilindro, logo a presso no cilindro durante o curso de aspirao inferior normal, aumentando o trabalho perdido. Se a vlvula de escape abrir com atraso, a presso no cilindro vai ser superior normal durante o curso de

expanso de gases, logo o trabalho perdido aumenta, verificando-se ainda uma excessiva quantidade de gases de combusto que permanecem no cilindro.

19- Considere os sistemas de ignio susceptveis de serem utilizados em motores de exploso. Como podem ser conseguidos os avanos automticos? Sistemas de ignio: 1- Ignio electromecnica com ruptor de contactos 2- Ignio electrnica c/ruptor de contactos 3-Ignio electrnica s/contactos 4-Ignio integral 1-Ignio electromecnica c/ruptor de contactos: Um distribuidor encarrega-se ao mesmo tempo de interromper a passagem de corrente pelo primrio da bobina, por meio de contactos mecnicos (platinados) e de estabelecer os ngulos de avano requeridos de acordo com a velocidade de rotao do motor. Este sistema efectua a sua funo com excessiva inexactido e com desajustes peridicos. 2- Ignio electrnica c/ruptor de contactos: A caracterstica fundamental destes equipamentos a de obter fascas mais vigorosas em qualquer regime de rotao, alem de proteger o trabalho dos contactos para que estes trabalhem a menores intensidades elctricas e prolonguem os seus perodos de reviso e afinao (regulao). 3- Ignio electrnica s/contactos: O corte da passagem de corrente pelo primrio da bobina efectua-se sem desgaste, por processos magnticos, de modo que tanto o espao da afinao (regulao) como a correco do dispositivo s se efectua uma vez, permanecendo depois invariveis. Nota: Nestes sistemas os avanos de ignio continuam a cargo do distribuidor e quer os seus contrapesos centrfugos, quer as membranas podem sofrer e sofrem alteraes. 4- Ignio Integral: Encarrega-se dos valores de avano por meio de um microcomputador elementar denominado unidade electrnica de controlo, a qual memoriza todos os estados possveis de avano de acordo com diferentes parmetros. No desenvolvimento posterior desta ignio integral, a unidade de controlo encarrega-se no s da ignio com todos os seus elementos, desde os avanos prpria bobina de ignio, como est preparada para ter a seu cargo outras funes do motor, tais como os sistemas de injeco de gasolina, os quais combina com o momento do salto da fasca para obter, deste modo, uma coordenao entre a mistura (sua dosagem) e o momento do salto da fasca. Avanos automticos: O distribuidor deve dispor de avano da ignio para conseguir que a fasca se produza tanto mais antes do PMS do pisto quanto maior for a sua velocidade.

Consegue-se esse objectivo graas ao emprego dos avanos automticos que podem ser avanos centrfugos e avanos em vcuo. Nos avanos centrfugos o dispositivo de avano centrifugo composto de massas que ao girarem mesma velocidade que o eixo do distribuidor e em virtude da fora centrifuga, que tende a afastar do centro de rotao um corpo que se mantenha em tais condies, produz a deslocao da came (excntrico) em relao ao eixo. Estes contrapesos, unidos s por uma das suas extremidades aos roscados, levam as molas, que so as que pem em contacto o eixo do distribuidor com o eixo da portachaves. Quando ocorre a rotao do eixo quanto maior a sua velocidade, tanto mais as massas centrifugas se movem para o exterior, pelo que se estabelece uma relao de foras entre a presso das molas e as cabeas das massas centrifugas que fazem presso sobre o eixo porta-cames (excntricos) no sentido de modificar a sua posio em relao ao eixo do distribuidor. Este mecanismo foi estudado para que a proporcionalidade entre os movimentos dos dois eixos corresponda s necessidades de avano no momento em que se produz a fasca de acordo com a velocidade do motor. O avano por meio de vcuo obtm-se por meio de um dispositivo automtico baseado na depresso que pode existir no colector de admisso. Quando existe um valor importante de depresso no colector de admisso, o diafragma retira-se at a sua posio de mximo retraimento e por meio da vareta, atrai a placa de suporte do ruptor, deslocando esta da sua posio em relao came (excntrico). Durante o regime ou relanti do motor, ou seja, com a borboleta fechada, o diafragma no fica submetido a qualquer depresso de importncia, mas esta comea a tornarse sensvel logo que se abre a borboleta, aumentando neste momento rapidamente e decrescendo depois lentamente medida que a borboleta do carburador maior. A pleno gs a depresso diminui e fica totalmente anulada quando a borboleta se encontra totalmente aberta. As vantagens so manifestas a baixas velocidades, dado que a borboleta se encontra ligeiramente aberta. Nota: Os avanos por vcuo nunca se podem substituir os centrfugos de que devem dispor todos os distribuidores, mas sim ser-lhes complementares.

20- Explique o funcionamento do platinado de uma ignio convencional, definindo e representando num esquema o ngulo Dwell. Para se conseguir uma boa afinao da separao dos contactos, que seja mais efectiva quanto ao tempo de saturao da bobina, utilizam-se outros processos, e h at distribuidores modernos aos quais s por aparelhos se pode fazer esta verificao. A teoria em que se baseiam denomina-se ngulo de Dwell. ngulo de Dwell a fraco de ngulo (ou de tempo) em que os contactos do platinado se encontram fechados em relao ao total de um ciclo de ignio completo. Representao:

21-Defina, justificando, o que estabilidade de um motor compare um motor a gasolina e um motor a diesel do ponto de vista da estabilidade. Um motor diz-se estvel quando possvel atingir uma nova posio de equilbrio, isto quando o binrio motor tende a diminuir com o aumento do n de rpm. Desta forma, diz-se que um motor estvel e elstico, portanto auto-regulvel. Comparando um motor diesel com a um a gasolina pode-se dizer q o motor a gasolina estvel direita do ponto de binrio mximo. Motor estvel auto regulvel Elstico Nota: Se quisermos melhorar a estabilidade do motor reduz-se a seco dos colectores de admisso. Regimes baixos v mximo O Motor a diesel e sempre instvel e no auto regulvel necessitando sempre de reguladores. O Regulador um dispositivo de regulao que no deixa o motor embalar, ou seja mesmo que tenhamos um veiculo a funcionar em plena carga, a partir de um determinado valor de rpm, o dispositivo corta a entrada de combustvel, no deixando o motor embalar (evita que o motor atinja velocidades excessivas) 22- Defina o rendimento mecnico de um motor de combusto interna e caracterize os parmetros que o condicionam. Explique como pode determinar o rendimento mecnico de um motor, tendo sua disposio um freio hidrulico. Rendimento mecnico a relao entre o trabalho til medido na cambota e o trabalho indicado, ou a relao entre potncia efectiva e a potncia indicada. Os parmetros que condicionam so o trabalho absorvido pelo atrito do pisto e dos rgos auxiliares do motor (Chumaceiras), bem como as perdas por bombagem (aspirao e escape), isto , por lavagem do cilindro.

Potencia efectiva normal Potncia indicada O aumento ou diminuio do rendimento mecnico, traduz-se na qualidade do motor. Baixa quando aumenta a velocidade media do embolo. Em igualdade de velocidade mdia do embolo baixa quando o motor trabalha a carga mais baixa, ou seja, ao desenvolver uma potncia inferior, baixa ainda desde que diminua o valor da cilindrada unitria. O seu valor est normalmente compreendido entre 80-90% em motores a gasolina. (Os valores mais baixos correspondem, a motores muito rotativos e de pequena cilindrada).

23- Trace o diagrama indicado de um motor a gasolina a 2 tempos, de lavagem por crter, bem como o correspondente diagrama de presses em funo do deslocamento angular da cambota. Assinale os pontos singulares do ciclo e caracterize a sua forma.

Diagrama de presses em funo do deslocamento angular da cambota:

1 Tempo: Pr-compresso da mistura no crter (combusto/escape)

2Tempo: Admisso/Lavagem, compresso admisso ao crter 1 Tempo: No ponto 3 efectua-se a ignio e desenrola-se a combusto para dar origem expanso. Esta continua at que o pisto em correspondncia com o ponto5, abre a janela de escape. Como a presso no cilindro elevada, a fase de escape comea de modo espontneo. Imediatamente depois, quando a presso se iguala aproximadamente existente na conduta de alimentao, abre-se em 1 a janela de admisso e a mistura, empurrada pela presso existente no crter ou originada por um compressor, entra no cilindro. 2Tempo: Neste ponto, comea a fase do varrimento, que se desenrola passando pelo PMI, e por se encontrarem abertas as janelas de escape e de admisso, verifica-se simultaneamente o escape de gases e a admisso de carga nova. Os gases novos expulsaram os gases de combusto para ocupar o seu lugar. 29- Relacione os ngulos de abertura de vlvulas com os dimetros das condutas, no sentido da obteno de bons binrios a baixas rotaes. Quanto menor for o dimetro das condutas, menor vai ser o dimetro das vlvulas, por este motivo, como a conduta de dimetro menor, o ar ganha mais velocidade, o que, conciliado com o ngulo de abertura das vlvulas pequeno, aumenta a passagem dos gases, facto que favorece o binrio a baixas rotaes. 30- Qual a razo do atraso ao fecho e de avano abertura das vlvulas de escape? O avano abertura de vlvulas serve para baixar a presso dos gases antes do inicio do curso de escape, aproximando o seu valor ao da presso atmosfrica, sem reduzir sensivelmente o trabalho de expanso, (menor trabalho de expanso mas expulso mais completa dos gases de escape). Quanto ao atraso ao fecho, a vlvula de escape fecha j depois do pisto ter atingido o PMS para aproveitar a inrcia da coluna gasosa

34- O que entende por diagrama de distribuio? Trace um referenciando os diversos ngulos de distribuio sobre as curvas caractersticas de um motor de ignio por fasca.

ngulo a - Avano da abertura da vlvula de admisso. ngulo b Atraso no fecho da vlvula de admisso ngulo c Avano na abertura da vlvula de escape ngulo d Atraso no fecho da vlvula de escape. ngulo de cruzamento das vlvulas ngulo a + ngulo d O ngulo de cruzamento das vlvulas referente ao perodo em que se encontram simultaneamente abertas as vlvulas de admisso e escape na zona do PMS. Comea a abrir-se a vlvula de admisso antes de se fechar completamente a vlvula de escape. Diagrama de distribuio o diagrama que relaciona os ngulos de abertura e fecho das vlvulas de admisso e escape, tendo em conta os PMS e PMI como referencia. Os efeitos dos ngulos de distribuio sobre as curvas caractersticas de um motor de ignio por fasca so: Considerando o aumento dos tempos de abertura : - Rotao mxima aumenta.

- Aumenta a potencia mxima ocorrendo para uma rotao mais elevada. - Binrio mximo mais elevado ocorrendo para uma rotao mais elevada. Considerando a diminuio dos tempos de abertura : - Rotao mxima decresce. - Binrio e potncia mxima ocorrem para rotaes mais baixas. - Diminui o binrio e a potencia mxima.

36 Defina rendimento volumtrico de um motor de combusto interna. Indique, justificando, quais so os factores que mais o influenciam. O rendimento volumtrico de um motor de combusto interna definido pelo coeficiente entre a massa de ar introduzido efectivamente no motor e a massa de ar que Seria possvel introduzir teoricamente. = Os factores q influenciam: - Densidade de carga fresca e dilatao originada pelos gases. Gases residuais cedem calor Reduo da densidade da mistura ou seja baixa o v - Desenho dos colectores de admisso e escape: Seco das condutas e seco de passagem das vlvulas interferem com a velocidade do ar e consequentemente com o v. Podemos aumentar a potncia a baixas rotaes utilizando colectores de menor dimetro. - Tempo de abertura e fecho das vlvulas O v influenciado pelas ondas de presso que se geram nos colectores de aspirao e escape, devido s rpidas variaes de velocidade a que est sujeito o fluido operante. Aproveitamento condutas de ressonncia.

37 - Defina rendimento mecnico de um motor de combusto interna e caracterize os parmetros que o condicionam. Explique como pode determinar o rendimento mecnico de um motor, tendo sua disposio um freio hidrulico. Rendimento mecnico a relao entre o trabalho til medida na combota e o trabalho indicado, ou a relao entre a potncia efectiva e a potncia medida (indicada). Os parmetros que o condicionam so o trabalho absorvido pelo atrito do pisto e dos rgos auxiliares do motor (chumaceiras), bem como as perdas por bombagem (admisso e escape), isto , por lavagem do cilindro.

Ne => potncia efectiva Ni => potncia indicada

Num freio hidrulico, temos duas turbinas e variamos a posio de uma relativamente outra, alterando assim a resistncia por atrito. Como sabemos que:

1) Determina-se a potncia efectiva com o motor a funcionar normalmente, com auxlio do freio. 2) Desliga-se um cilindro ao motor e determina-se a Ne nesta situao. ; Neste caso para quatro cilindros. ; Neste caso para trs cilindros, ou seja, com um desligado. Como as perdas mecnicas permanecem praticamente constantes, a diferena entre d-nos a potncia indicada (Ni) do cilindro que foi desligado. , logo a potncia absorvida, : O rendimento mecnico ser:

38 - O que entende por ar estequiomtrico? Ar estequiomtrico: a mnima quantidade de ar para que se ocorra uma combusto completa. 39 - Um dos factores que afecta o atraso inflamao o nmero de cetano do combustvel. Indique o significado deste nmero e de que modo obtido. O nmero de cetano: a capacidade do combustvel se auto-inflamar com facilidade. Logo, se s por si se inflama podemos atrasar a injeco. Este nmero obtido utilizando um motor mono-cilindrico, faz-se variar a taxa de compresso, que por sua vez altera a temperaturea. n de cetano= % n-cetano + 0,15x% HMN 40 - Os processos que compem o ciclo Otto consideram-se como um sistema fechado ou como de escoamento em regime permanente? Consideramos como um sistema fechado, porque as transformaes termodinmicas ocorrem todas dentro do cilindro.

41- O que entende como riqueza ou coeficiente de excesso de combustvel numa reaco de combusto? Ar (mistura) < Ar (Estequiomtrico)

Falta de ar, riqueza do combustvel. 42 - Defina o que a diluio ou coeficiente de excesso de ar de uma reaco de combusto? Diluio ou coeficiente de excesso de ar: Consiste numa mistura que contm mais ar que o necessrio para uma combusto completa. Ar (mistura)> Ar (estequiomtrico)

44 - Considere dois motores a gasolina cuja distribuio assegurada, em cada um deles, por uma nica rvore de cames. Os motores so iguais entre si, s diferindo nos ngulos de distribuio, os quais so os seguintes: Motor M1: Avano na abertura da admisso - 4 Atraso no fecho da admisso - 50 Avano na abertura do escape - 51 Atraso no fecho do escape - 5 Motor M2: Avano na abertura da admisso - 13 Atraso no fecho da admisso - 74 Avano na abertura do escape - 74 Atraso no fecho do escape - 14 a) Faa os diagramas de distribuio para os dois motores, assinalando as respectivas diferenas, justifucando-as. b) O que entende por condutas de ressonncia?

a)

Avano na abertura das vlvulas de escape - O Motor M1 tem um avano da abertura da vlvula de admisso de 4 que menor do que motor M2 tem 13, significa que o motor M2 ao abrir 13 antes vai aproveitar a inrcia dos gases de escape antes da ignio e melhorar o rendimento. O mesmo se passa com o avano da abertura da vlvula de escape. O motor M1 tem um avano de 51 e o motor M2 de 74, significa que o motor M2 vai ter menor

trabalho de expanso, mas uma expulso mais completa dos gases de escape. Isto porque ao avanar a abertura da vlvula de escape diminui a presso dos gases antes de se iniciar o escape, aproximando o seu valor ao da presso atmosfrica, sem diminuir o trabalho. -Quanto ao atraso no fecho da vlvula de admisso o motor M2 apresenta um atraso maior que M1. Nota: quanto maior for o atraso no fecho da vlvula de admisso maior a inrcia e maior a rotao. O que pode acontecer neste caso descrito que o motor M2 tem um maior aproveitamento da inrcia do fluido que se encontra na conduta de admisso, j que a suco menor na zona do ponto morto inferior. Quanto ao atraso no fecho da vlvula de escape o motor M2 tambm apresenta maior fecho da vlvula que o motor M1, o que significa que este motor o M2 tem um maior aproveitamento da inrcia dos gases. c) Quando as condutas so dimensionais de tal forma que a mxima presso seja atingida no interior da cmara de combusto num instante em que fecha a vlvula de admisso conseguindo assim mximo enchimento. Podemos aproveitar os picos das ondas da presso no interior dos colectores de admisso. 45 - Explique a influncia do diagrama de distribuio no comportamento a rotaes elevadas. O aumento dos tempos de abertura e fecho das vlvulas de admisso e de escape aumenta a potncia a altas rotaes devido ao aproveitamento da energia cintica dos gases. No caso de veculos desportivos, interessa ter mxima potncia, ento adoptam-se grandes ngulos de avano e atraso, muitas vezes combinados com o aumento das dimenses das vlvulas e dos colectores. 46 - Uma tcnica para aumentar o rendimento volumtrico de um motor, a gasolina, a utilizao de mais vlvulas por cilindro. a) Quais as suas vantagens e inconvenientes? b) Quais as causas determinantes da sua utilizao em cada vez maior nmero de motores de srie? c) Relacione o nmero de vlvulas e o mecanismo (sistema de ignio convencional), descrevendo a sua relao na optimizao do funcionamento dos motores. a)Vantagens: Reduo das dimenses das vlvulas provoca mais facilidade de fecho, o que implica menor flutuao, quebra e facilidade de arrefecimento das mesmas. Melhor aproveitamento da rea disponvel na cmara de combusto para a colocao das vlvulas. Colocao da vela de ignio no ponto ideal. Melhor aproveitamento da inrcia dos gases. Inconvenientes: Preo, porque maior nmero de peas implica preo mais elevado. Dificuldade de fundio das cabeas do motor. Baixo rendimento volumtrico destes motores a baixa rotao (falta de elasticidade)

b) As causas determinantes so: A partir de determinado momento custava mais fabricar menos peas com materiais de alta qualidade e com grande preciso de maquinagem, do que fabricar mais peas, que por serem menos solicitadas, poderiam ser de qualidade inferior. Limites s emisses poluentes contidas nos gases de escape. Influencia dos aspectos de marketing. c) Uma das vantagens de mais de duas vlvulas por cilindro a possibilidade de colocao da vela de ignio num ponto ideal combusto. 47 - Diferencie os sistemas de ignio susceptveis de serem utilizados em motores de exploso. Como podem ser conseguidos os avanos automticos? Sistema de ignio convencional

um sistema constitudo por bateria, chave de ignio, bobine, platinado, excntrico, condensador, rotor e velas de ignio. Sistema de ignio transstorizada

um sistema constitudo tambm por bateria, chave de ignio, bobine, platinado, condensador, rotor e velas de ignio a diferena que este tipo de ignio tem um transstor que funciona como um rel que est situado depois da bobine e antes do platinado. Sistema de ignio transistorizada com gerador magntico

um sistema constitudo por bateria, chave de ignio, bobine, transstor, um gerador que cria um campo magntico que est situado no lugar do platinado, condensador, rotor e velas de ignio.

Sistema de ignio elctrica

um sistema constitudo por uma unidade de comando electrnica que substitui o transstor e o platinado. Este tipo de ignio mais vantajoso porque no tem qualquer elemento mecnico exposto a desgaste no necessitando assim de nenhuma afinao. Os avanos automticos podem ser conseguidos por uma unidade elctrica de comando que controla os captadores que podem ser: captadores de velocidade e posio, captadores de presso, captadores de temperatura, detector de detonaes e controla tambm a alimentao assim como os elementos externos. 48 - Diga qual e explique o funcionamento do sistema de lubrificao mais utilizado em motores alternativos dos automveis, comparando-o com os outros menos usados. O sistema de lubrificao mais utilizada o da lubrificao forada, em que utilizado uma ou mais bombas que impulsionam o leo atravs de tubos e canais at aos pontos a lubrificar. No h chapnagem como no sistema de lubrificao em meio de leo, no h mistura de leo com combustvel como no sistema de lubrificao por mistura de combustvel-leo. E o leo retorna ao crter por um circuito de retorno e no tem uma bomba de dosificar como um sistema de dosificar como nos motores a diesel lentos.

49 - Explique como se realiza a lubrificao por crter seco, referindo situaes da sua aplicao. O leo encaminhado de um depsito ao motor atravs de uma bomba de dosificar, no existindo circuito de retorno, sendo s assim a nica maneira para que o leo se queima totalmente. Este sistema muito utilizado em motores diesel lentos.

S-ar putea să vă placă și