Sunteți pe pagina 1din 7

A incluso de indivduos portadores de necessidades especiais nas aulas regulares de educao fsica: repensando sobre a prtica

Introduo
No h dvida que um assunto muito discutido na sociedade atual a incluso. importante destacar que o conceito de incluso relativamente amplo. Assim, utiliza-se esse termo para se referir s possibilidades de diferentes grupos usufrurem de recursos de informao como, por exemplo, a incluso digital. Alm disso, emprega-se essa palavra na discusso sobre o acesso de grupos tnicos e de classes economicamente menos favorecidas Universidade. Em meio a esse conturbado mbito de discusso e, em especial na rea da educao especial, surge a discusso do processo de incluso de indivduos portadores de necessidades especiais nas aulas regulares das escolas. Essa proposta faz parte de um conjunto de medidas que tm sido tomadas por parte de estabelecimentos de ensino, sobretudo, da rede pblica para ir ao encontro da nova LDB. Tomando como base o eixo da proposta, em linhas gerais, parte-se do pressuposto que indivduos portadores de necessidades especiais beneficiariam-se do compartilhamento do processo pedaggico em contexto inclusivo. Entretanto, so vrios os conflitos que tm sido enfrentados na concretizao dos ideais da incluso. Os problemas esbarram em diferentes nveis, pois envolvem desde a esfera governamental at a pessoal. Um aspecto que, em particular chama a ateno, diz respeito s dificuldades que particularmente tm sido enfrentadas por parte dos profissionais de educao fsica nesse processo. possvel que, pela prpria natureza da interao entre os fenmenos com que lida a educao fsica - movimento humano e ser que se movimenta - os entraves sejam maiores. Em linhas gerais pergunta-se, por exemplo, "qual o melhor momento para realizar a interveno em contexto integrado?" ou, "Como deve ser iniciada a interveno em contexto integrado?". Convm destacar que essas dificuldades so, em geral, vivenciadas durante qualquer processo de interveno com indivduos portadores de necessidades especiais (GIMENEZ & MANOEL, 2005). Contudo, existem aspectos pertinentes mais especificamente Educao Fsica que carecem de maior reflexo. Vale ainda mencionar que a pretenso dessa obra est longe da proposio de qualquer receita ou ideologia de trabalho, mesmo porque o "estado da arte" no nos permite alcanar esse objetivo, mas sobretudo, almeja-se provocar uma reflexo sobre a problemtica que norteia a incluso.

Consideraes gerais sobre o conceito de incluso e o papel do governo no processo de incluso A discusso em torno das possibilidades e desafios para a incluso passa pela prpria falta de clareza sobre os conceitos de integrao e incluso. Uma forte corrente na rea da educao fsica sugere que o iderio de incluso estaria num plano mais ideolgico, ao passo que o conceito de integrao indica uma perspectiva mais operacional (SUGDEN & KEOGH, 1991; BLOCK & ZEMAN, 1996). Por outro lado, pesquisadores da rea da educao ressaltam que a integrao seria representada muito mais por uma aproximao fsica, ao passo que a incluso pressupe assegurar a participao do indivduo ao convvio em grupo (MAZZOTA, 1987; MANTOAN, 1997; SASSAKI, 1998). Existem ainda outros que optam por no estabelecer uma diferenciao mais efetiva entre esses conceitos, sob o argumento de que os mesmos podem ser considerados, em termos operacionais, como sinnimos (PICCHI, 2002) Nesse sentido, uma das alternativas poderia ser discutir nveis em que ocorre integrao ou incluso. EDLER DE CARVALHO (1991) estabelece uma distino entre quatro diferentes tipos de integrao: a. Integrao fsica: reduo da distncia fsica entre pessoas com e sem deficincia. b. Integrao social: aproximao psicolgica e social com contatos espontneos e regulares, estabelecendo-se laos afetivos. c. Integrao funcional: utilizao dos mesmos meios e recursos disponveis por pessoas com e sem deficincia. d. Integrao Societal: igualdade de possibilidades legais e administrativas no acesso aos recursos sociais, de influir em sua prpria situao pessoal, de realizar trabalho produtivo, de fazer parte da comunidade.

Tomando como base a classificao adotada por Edler de Carvalho, em especial, o conceito de integrao societal engloba os demais. Trata-se do ideal imaginado pela maioria das propostas de incluso. Entretanto, freqentemente percebe-se que o prprio uso dos conceitos de incluso ou integrao feito sem uma devida delimitao. No raro, verificarmos o emprego da palavra incluso para se referir apenas ao nvel de integrao fsica. De qualquer forma, o ideal seria se existisse o que EDLER DE CARVALHO (1991) denominou de integrao societal. Mais especificamente, no que tange ao nvel governamental alguns avanos podem ser notados, sobretudo, no que tange a esse nvel de incluso. Em linhas gerais, cabe ao governo a elaborao de leis e projetos de lei que criem condies favorveis incluso. possvel enumerar as polticas governamentais adotadas, sobretudo nos ltimos dez anos, para incentivar esse processo que tm sido adotadas tanto no nvel municipal, como estadual e federal, como: 1. a contratao de profissionais especializados para atuao nos segmentos de educao especial e educao inclusiva; 2. a reserva de assentos preferenciais em meios de transporte pblico e atendimentos preferenciais em instituies tais como bancos e estabelecimentos pblicos; 3. a implantao de semforos com sonorizao para indivduos portadores de deficincia visual e de telefones especiais para indivduos portadores de deficincia auditiva e disponibilizao de cadeiras de rodas em estabelecimentos pblicos. 4. o treinamento de ces guia por meio de projetos especiais da polcia militar; 5. a concesso de escolha prioritria de imveis em conjuntos habitacionais para indivduos portadores de deficincia; 6. a concesso de linhas de crdito para a aquisio da casa prpria e para a compra de veculos adaptados; 7. a criao de Centros de Equoterapia; 8. o desenvolvimento e implementao de programas de preveno e de programas de treinamento especfico para profissionais relacionados ao segmento educacional. Considerando o teor das medidas adotadas pelo governo em prol da incluso, cabe ressaltar o avano que tem sido feito, sobretudo nos ltimos dez anos. Todavia, possvel dizer tambm que os incentivos e regulamentaes criadas podem ter um carter palhativo. exceo das propostas de qualificao profissional e a implementao de programas de preveno as demais so de carter quase que exclusivamente assistencialista. Nesse sentido, embora elas contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos indivduos portadores de necessidades especiais, de fato, elas no vo ao encontro dos desafios do ideal de incluso, mas apenas amenizam os efeitos nocivos da segregao. possvel dizer que, talvez, o que esteja ao alcance do governo seja atender s necessidades de integrao fsica e funcional. Porm um grande caminho ainda necessita ser percorrido at o nvel de integrao societal. So inmeras as barreiras que devem ser superadas para a concretizao de propostas de incluso.

Barreiras para a concretizao das propostas de incluso na rea da educao e da educao fsica Tendo em vista a necessidade de aprofundar a discusso dos problemas enfrentados para a incluso optamos por dividir os mesmos em dois grandes grupos: problemas de carter macro, que norteiam a rea da educao como um todo; problemas de ordem micro que remetem especificamente rea da educao fsica. Dentre as dificuldades encontradas para uma interveno em contexto inclusivo no nvel macro possvel destacar: a. Desinformao por parte da comunidade em geral; Nos mais variados campos de atuao percebe-se uma falta de compreenso por parte da comunidade no que tange as caractersticas de cada deficincia. De modo geral, possvel inferir que ainda prevalece grande falta de entendimento sobre as possveis conseqncias da prtica inclusiva. Em especial esse problema pode ser percebido por meio de receios como, por exemplo, "Ser que o professor no vai atrasar toda a turma e prejudicar o meu filho, para acomodar a aula aquela criana deficiente?"; ou at mesmo, "No h perigo desse problema contagiar a minha filha?".

b. Insuficincia de informaes atualizadas relativas pessoa portadora de deficincia. H uma tendncia, at mesmo, em muitos eventos cientficos e publicaes de se discutir muito propostas de interveno para indivduos portadores de deficincia. Contudo, percebe-se uma falta de compreenso mais efetiva das caractersticas e possibilidades de cada indivduo. Em outras palavras, ao

invs de se propor "como ensinar", talvez seja necessrio compreender mais efetivamente "como esses indivduos aprendem".

c.

Atitudes de muitos portadores de deficincia que querem conviver apenas com seus pares; Mais especificamente, o envolvimento dos prprios indivduos portadores de deficincia, pode representar uma dificuldade para a concretizao de alguns projetos de interveno. Grande parte das vezes, discusses polticas e ideologias acabam segregando grupos de indivduos portadores de deficincia que, desarticuladamente, encontram dificuldades para propor e implementar medidas em prol da incluso.

d. Reaes de negao deficincia, ou mesmo de super-proteo por parte das famlias dos indivduos portadores de deficincia; Muitas vezes, a prpria famlia representa um embargo considervel para a proposta de interveno. Caso no ocorra uma grande interao entre o que prope a instituio e o que, de fato, a famlia promove, corre-se o risco de fazer com as metas de trabalho no sejam alcanadas.

e. Caractersticas de muitas organizaes de atendimento s pessoas portadoras de deficincia que apelam para o assistencialismo protecionista; Algumas instituies que proporcionam atendimento a indivduos portadores de deficincia, pecam pelo excessivo amadorismo em seus quadros de funcionrios, ou mesmo, oferecem resistncia implantao de polticas mais ousadas de divulgao de seus projetos e captao de recursos junto ao setor privado, o que particularmente cria uma relao de dependncia em relao aos projetos pblicos governamentais.

f.

Falta de uma anlise crtica em relao idia de integrao e ambigidades nos textos e documentos legais em relao tema; A dificuldade na interpretao de algumas leis, bem como, a discusso mais aprofundada das limitaes e ganhos com o processo de incluso podem representar uma grande entrave ao alcance das propostas.

g. Carncia de recursos financeiros, humanos e materiais destinados ao atendimento nas reas da sade, educao, esporte e preparao para o trabalho. Reconhecidamente, por mais que os servios de interveno tenham se estendido a um nmero maior de indivduos portadores de deficincia, ainda prevalece uma grande carncia em diversos segmentos. Em especial essa carncia dificulta a elaborao e a implementao de condutas voltadas incluso. Em meio a essa conjuntura que ainda dificulta a plena insero de indivduos portadores de necessidades especiais nas aulas regulares, existem dificuldades especficas que se consolidam no universo da rea da Educao fsica, ou seja, existem problemas de ordem micro. No raro que o processo de incluso esteja acontecendo gradualmente, independentemente de percalos administrativos por parte de outras disciplinas e que o profissional de educao fsica encontre dificuldades em promover a proposta de forma similar. Um dos aspectos que merece considerao a prpria natureza do fenmeno movimento, com o qual lida a educao fsica. Das mais variadas situaes que norteiam o movimento humano surgem entraves especficos ao processo de incluso que podem e devem ser analisados de forma mais cautelosa por parte dos profissionais da rea. A busca pela superao das dificuldades individualmente ou em grupos, muitas vezes, tpicas dos contextos dos jogos pr-desportivos, pode criar condies favorveis segregao. Para a conquista, freqentemente, privilegia-se a formao de pares e a

composio de grupos com os considerados mais "aptos" ou "melhores", os quais, nem sempre incluem os indivduos portadores de necessidades especiais. Mais especificamente no que tange formao dos professores de educao fsica possvel destacar quatro aspectos fundamentais que podem contribuir de forma significativa para essa dificuldade. O primeiro diz respeito falta de disciplinas ou mesmo nfase na formao profissional para essas discusses. Em especial, no Brasil, somente a partir da dcada de 80 que passou a ocorrer uma discusso mais efetiva sobre as diferentes deficincias e as possveis implicaes para a interveno nos cursos de Educao Fsica por meio de disciplinas especficas, tais como Educao Fsica Adaptada, Educao Fsica Especial ou Educao Fsica para portadores de necessidades especiais. Outro aspecto refere-se prpria tendncia das disciplinas que abordam temas associados interveno junto a indivduos portadores de deficincia atriburem muita nfase etiologia do problema, negligenciando, grande parte das vezes, um aprofundamento na caracterizao e nas implicaes de cada problema para o processo de incluso dos indivduos. Alm disso, um fator fundamental corresponde prpria caracterstica da rea. Uma das condies que contribui para dificultar o aprimoramento de algumas propostas pedaggicas na educao fsica a dicotomia corpomente prevalecente. Invariavelmente essa discrepncia entre as duas dimenses impe forte restrio ao estabelecimento de propostas de interveno nos mas diferentes campos de atuao profissional (DALIO, 1992). Em especial, esse problema seria ainda maior no que tange s populaes portadoras de necessidades especiais (GIMENEZ & MANOEL, 2005). Finalmente, cabe ressaltar a prpria falta de identidade ainda prevalecente na rea da Educao Fsica. Mais especificamente, existem diferentes abordagens no somente no que diz respeito aos meios de ensino possveis nas situaes de ensino-aprendizagem, mas sobretudo, ainda existe muita controvrsia acerca de qual o papel do profissional de educao fsica, problema que tem sido vastamente abordado pela literatura (p.e. MARIZ DE OLIVEIRA, 1991; TANI, 1992; GIMENEZ, 2004). Cabe ressaltar que, esse se trata de um problema j abordado e que tambm permeia a atuao dos profissionais de educao fsica com indivduos com necessidades especiais e, at mesmo, possibilita questionar a sua contribuio com uma equipe multidisciplinar voltada para a capacitao de indivduos portadores de deficincia (GIMENEZ, 1999; 2001). Diante da falta de clareza sobre o seu efetivo papel, os profissionais de educao fsica, muitas vezes, no ousam compor equipes de trabalho multidisciplinares, ou ento, so naturalmente excludos por outros profissionais, ou ainda, simplesmente se omitem em discusses de carter interdisciplinar voltadas incluso.

Possibilidades para a incluso na rea da Educao Fsica Sem sombra de dvida, existem uma srie de barreiras que devem ser suplantadas para o alcance de propostas de incluso na rea da educao fsica. Tomando como base o "estado da arte" talvez no seja possvel aplicar um modelo nico e que sirva de receita para todos os contextos de atuao, mas sim, realizar uma anlise de alguns projetos que no alcanaram seus objetivos e avaliar o que os mesmos deixaram de fazer. Ao mesmo tempo, cabe destacar a existncia de alguns caminhos que podem ser percorridos para o desenvolvimento de polticas de incluso na rea da educao fsica e do esporte. Algumas dessas propostas implicam necessariamente em mudanas na esfera macro, como a das prprias polticas pblicas na rea da educao. Essas iniciativas passam, at mesmo, por investimentos maiores na rea da educao e, mais especificamente, no segmento da educao especial. Desse modo, seria possvel que essas mudanas de carter macro resultassem na aquisio de equipamentos especializados, na estruturao de ambientes e na qualificao de profissionais. No mbito das escolas, talvez no seja possvel apontar um modelo ideal que leve incluso, mas convm ressaltar a experincia de alguns projetos de incluso que no atingem seus propsitos. Dentre eles, parte razovel no cria condies favorveis para o envolvimento das famlias das crianas nos projetos de incluso. fundamental que a implantao dessas propostas envolva a participao da famlia. No so poucas as situaes em que o discurso e a prtica das famlias de crianas, portadoras de deficincia ou no, resulta em conflito com o projeto inclusivo. A criana com necessidades especiais e a criana normal permanecem razovel parte do seu tempo dirio em suas residncias. Desse modo, fundamental que exista uma interao entre os profissionais e o projeto pedaggico da instituio com a famlia. Em outras palavras, necessariamente, a famlia deve rumar na mesma direo que a escola ou a instituio que almeja uma proposta de incluso. Mais especificamente, a rea da educao fsica apresenta peculiaridades que podem favorecer esse envolvimento, como as situaes que levam a famlia escola tendo em vista o acompanhamento de uma competio, semana de jogos, eventos de carter ldico. Cabe aos profissionais da rea da educao fsica ampliar as possibilidades para que ocorram essas situaes (WINNICK, 2004). Outro aspecto crucial corresponde necessidade de se refletir sobre a preparao que feita sobre as crianas com necessidades especiais para se inserir num grupo com outras crianas, ditas normais. Freqentemente, para as outras disciplinas ou componentes curriculares a clssica "lio de casa" de valor inestimvel. Por meio dela, a criana ou

jovem tem a possibilitar de exercitar ou como, mais recentemente tem sido dito, o indivduo pode fazer a transposio do que, de fato, foi aprendido. No entanto, por tradio a rea da educao fsica no prope atividades ou metas que devam ser atingidas pelos alunos nos contextos de seus lares ou em ambientes fora da escola. O profissional de educao fsica deve, na medida do possvel, proporcionar melhor orientao aos pais das crianas ou jovens sobre como os mesmos podem estruturar o ambientes residenciais e de outros locais e, at mesmo, realizar a estimulao motora de seus filhos, tendo em vista favorecer a sua melhor adaptao no mbito escolar. Essa proposta tem sido relativamente defendida por autores da rea da educao fsica (p.e. SUGDEN & KEOGH, 1990; SUGDEN & WRIGHT, 1998). Ao mesmo tempo, necessrio que haja uma grande reflexo sobre os meios que tm sido utilizados na rea da educao fsica adaptada para o processo de ensino-aprendizagem e para a avaliao de indivduos portadores de necessidades especiais. Tradicionalmente as intervenes dos profissionais de educao se baseiam em estilos de ensino eminentemente diretivos, bem como, a forma de elaborao das metas a serem sobrepostas pelos alunos nas sesses de atividade pouco levam em considerao as possibilidades individuais. Indivduos portadores de necessidades especiais, marcados, muitas vezes, por restries estruturais e funcionais podem encontrar dificuldades em apresentar os padres de movimento tpicos de indivduos normais. Na busca de interagir no seu ambiente esses indivduos, em algumas ocasies empregam estratgias motoras no usuais. So vrias as ocasies em que essas estratgias refletem um dinamismo no seu comportamento motor. Esses meios alternativos refletem uma propriedade presente no comportamento motor do ser humano denominada de equivalncia motora (MANOEL, 1997). A valorizao desses meios alternativos tende a valorizar a auto-estima e a aprimorar a competncia motora do aprendiz. Quando o processo de avaliao tambm leva em considerao parmetros dessa natureza a relao "normal" e "deficiente" se modifica, incitando um repensar sobre conceitos como aptido e capacidade (GIMENEZ, 2000). O emprego de ferramentas de ensino e avaliao que levem em considerao dimenses como a equivalncia motora pode contribuir de forma preponderante no processo de aprendizagem de crianas com necessidades especiais, sobretudo quando isso acontece em contexto voltado para a incluso. Cabe destacar o inquestionvel papel do grupo que acolher a criana com necessidades especiais. Para tanto, no se encerra em palestras e discusses isoladas o esclarecimento dos integrantes desse grupo. Essa questo deve, gradualmente, compor o rol de atividades do cotidiano escolar e das aulas de educao fsica. Os prprios Parmetros Curriculares Nacionais levantam a importncia de se enfocar esses aspectos no projeto educacional na perspectiva de temas transversais (PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAO FSICA, 1999) No so poucos os estudos que tm mostrado a existncia de ganhos considerveis nas propostas de incluso nas aulas de educao fsica, quando, de fato, existe uma predisposio dos grupos em receber a criana ou jovem com necessidade especial (OBRUSNKOVA, VLKOVA, BLOCK, 2003; PALLA & MAUERBERG DE CASTRO, 2004). Para tanto, o esclarecimento desses grupos assume um papel fundamental para a gerao de uma atitude inclusiva. Indiscutivelmente, uma das alternativas para as propostas de incluso corresponde aos projetos de incluso s avessas. Em outras palavras, gradualmente a escola especial pode ampliar seus espaos de convivncia para o seu meio externo. Por meio das aulas de educao fsica nas escolas especiais encontra-se em campo frtil para a abertura das escola especial comunidade e para o cultivo de espaos para uma poltica de incluso (WINNICK, 2004). Outro aspecto fundamental a idia de que, pelo menos, no incio de um processo de interveno a incluso no deve ser pensada a partir de grandes grupos, mas sim, deveria acontecer por meio de grupos com nmero reduzido de componentes. fundamental que sujeito a ser includo e grupo acolhedor se conheam relativamente. Esse conhecimento pode ser decorrente do nmero de relaes estabelecidas entre os diferentes elementos do grupo, bem como, do tempo em que essas relaes acontecem. difcil inferir, por exemplo, que numa festa de casamento com cerca de 400 convidados exista uma integrao efetiva entre todos os participantes. Contudo, possvel dizer que essa integrao aconteceu entre grupos reduzidos em nmero de pessoas. Finalmente, a discusso desses elementos nos remete a pensar na formao profissional na rea da educao fsica. So vrios os trabalhos que demonstram preocupao na forma pela qual os conhecimentos associados aos indivduos com necessidades especiais e sobre a prtica inclusiva chegariam aos profissionais de educao fsica. Reid (2000), por exemplo, sugere que essa preparao deva acontecer no mbito do prprio curso de graduao em educao fsica. Mais especificamente isso aconteceria por meio de: cursos nicos de educao fsica adaptada; estgios e experincias prticas; cursos de especializao ou infuso. Em particular essa ltima modalidade corresponde

discusso de conceitos e a caracterizao de vrias deficincias no mbito de todo um curso de graduao e de forma diluda entre as vrias disciplinas. Por outro lado, Cruz & Ferreira (2005) sugere que essa formao no se encerra no contexto da graduao ou dos cursos de especializao, mas advm, sobretudo da experincia cotidiana, o que corresponde a uma construo diria. Levando em considerao que, grande parte desse conhecimento gerado dessa forma, existem alguns caminhos que podem ser tomados visando estabelecer uma atuao mais consistente ao profissional da rea. Em primeiro lugar, sugere-se uma participao mais efetiva dos profissionais de educao fsica nas equipes de trabalho multidisciplinares. Trata-se de um momento que exige a aproximao entre as diferentes reas, uma vez que no existe propriamente um modelo de atuao para a incluso. Acreditamos que a possibilidade de troca de experincias entre os profissionais de diferentes reas possa ser de grande valia para uma a elaborao de propostas mais eficazes de incluso. Contudo, cabe destacar tambm que, a possibilidade de troca entre diferentes reas somente acontece quando os diferentes profissionais tm algo a oferecer ao grupo. Nesse sentido, urgem para a rea da educao fsica, conquistas no plano conceitual, no entendimento mais aprofundado de cada deficincia e do ser humano de modo geral, bem como, o estabelecimento de uma prpria identidade para a sua rea de interveno. Em outras palavras, a superao desses desafios dependem fundamentalmente de uma atitude interdisciplinar.

Referncias bibliogrficas BLOCK, M & ZEMAN, R. Including students with disabilities in regular physical education: effects on nondisabled children. Adapted Physical Activity Quarterly, v.13, p.38-49, 1996. CRUZ, G.C.& FERREIRA, J.R. Processo de formao continuada de professores de educao fsica em contexto inclusivo. Revista Brasileira de Educao Fsica e Esporte, v.19, n.2, p.163-80, 2005. EDLER DE CARVALHO, R. Panorama Internacional da Integrao: enfoque nacional. Revista Integrao, v.12, n. 3, 1991, p.9-13. GIMENEZ, R. O profissional e Educao Fsica na equipe multidisciplinar de trabalho com portadores de deficincia mental. Revista Brasileira de Educao Fsica e Esporte, v.4, n.4, p.56-58, 1999. GIMENEZ, R. Inteligncia e deficincia mental: num olhar voltado para a complexidade. Eccos, v.2., n.2, p.81-90, 2000. GIMENEZ, R. O papel do profissional de educao fsica na equipe de trabalho com portadores de deficincia mental. Revista de Educao Fsica da Cidade de So Paulo, v.1, n.1, 2001. GIMENEZ, R. Preparao profissional em educao fsica: chegamos idade adulta. Revista Dialogia, v. 3, n.1, 2004. GIMENEZ, R. & MANOEL, E.J. Comportamento motor e deficincia: consideraes para a pesquisa e interveno. In: TANI, G. Comportamento Motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2005. MANOEL, E.J. O estudo do comportamento motor da pessoa portadora de deficincia: problemas e questes. Revista Brasileira de Sade Escolar, v.4, n.3, p.11-21, 1996. MANTOAN, M.T. A integrao da pessoa com deficincia: contribuio para uma reflexo sobre o tema. So Paulo, Memmon, 1997. MARIZ DE OLIVEIRA, J. G. Educao fsica escolar: construindo castelos de areia, Revista Paulista de Educao Fsica, n.5, p.5-11, 1991. MAZZOTTA, M. Educao Escolar: comum ou especial? So Paulo, Pioneira, 1987. PALLA, A.C. & MAUERBERG DE CASTRO, E. Atitudes de professores e estudantes de educao fsica em relao ao ensino de alunos com deficincia em ambientes inclusivos. Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v.9, n.1, p.25-34, 2004. PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS, Educao Fsica, Ministrio da Educao, Brasil, 1999. PICCHI, M.B. Parceiros da Incluso Escolar. So Paulo, Arte e Cincia, 2002. REID, G. Preparao profissional em atividade fsica adaptada: perspectivas norte-americanas. Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v.5, n.1, p.1-4, 2000. SASSAKI, R.K. Educao para o trabalho e a proposta inclusiva. In: Educao Especial: Tendncias Atuais. Revista da Associao de Comunicao Educativa Roquete-Pinto, v.1, n.1, p.54-60, 1998. SUGDEN, D. & KEOGH, J.F. Problems in skill development. South Caroline, University of South Caroline Press, 1990. SUGDEN, D. & WRIGHT, H. Motor coordination disorders in children. London, Sage Publications, 1998. TANI, G. O estudo do comportamento motor, a educao fsica escolar e a preparao profissional em educao fsica., n.6, p.62-66, 1992. VLKOVA, H.; OBRUSNIKOV; BLOCK, M. Impact of inclusion in general physical education on students without disabilities. Adapted Physical Activity Quarterly, v.20, p.230-45, 2003. WINNICK, J. Educao fsica e esportes adaptados. Barueri, Manole, 2004.

S-ar putea să vă placă și